Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Duvida sobre pé de vela Tourney
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Duvida sobre pé de vela Tourney

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Luiz Ebbesen Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2019
Goiânia
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luiz Ebbesen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Duvida sobre pé de vela Tourney
    Postado: 25 Mar 2019 as 11:13
Recentemente mandei minha MTB aro 26 para revisão e o mecânico verificou que minha relação estava toda desgastada e precisava ser trocada. Até aí tudo bem. Autorizei a troca da relação. Só que quando peguei a bike ela estava com o pé de vela Shimano Tourney sendo que minha catraca é de 9 velocidades. Sempre soube que Shimano Tourney é compatível com catracas de 7 e 8 velocidades mas não é com as de 9. Questionei isso com o mecânico que revisou minha bike e ele garantiu que o pé de vela Tourney mais recente já vem compatível para catracas de 9 velocidades. Acontece que Sábado fui fazer um pedal e nas subidas a corrente começou a pular. Achei muito estranho. A pergunta é. Existe pé de vela Shimano Tourney compatível com catracas de 9 velocidades? Pesquisei na internet e só achei pé de vela Shimano Tourney compatível com catracas de 7 e 8 velocidades.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2019 as 11:32
Até onde eu sei não existe tourney pra 27 não.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2019 as 11:40
https://bike.shimano.com/en-EU/product/component/tourney-tx800/FC-TX801.html

Compatible chain
HG for 8/7-speed

Essa é a informação no site da Shimano. Tudo indica que o mecânico está equivocado.

Editado por ghd - 25 Mar 2019 as 11:41
Voltar ao Topo
Luiz Ebbesen Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2019
Goiânia
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luiz Ebbesen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2019 as 13:45
Estranho. Porque eu pesquisei em tudo que é site falando sobre bike e estes sites falam que o pedivela Shimano Tourney é compatível com catracas de 7 e 8 velocidades. Mas consultei um outro mecânico e ele confirmou o mecânico que revisou minha bike. Shimano Tourney é assim compatível com catracas de 9 velocidades. Não é compatível com de 10. Agora fiquei totalmente perdido. Acredito nos 2 mecânicos que consultei ou nos sites inclusive da Shimano que falam que o pédivela Shimano Tourney é compatível com catacras de 7 e 8 velocidades?
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2019 as 14:24
acho que é pq as correntes shimano que são pra 6/7/8 velocidades parecem casar até certo ponto com relações de 9v (na teoria não poderiam), é um mito comum e meio antigo de quando as relações de 9v eram bem mais caras que as de 8v mas como os colegas falaram a shimano não recomenda (e o mito pode ser falso)
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2019 as 17:35
Pedivelas Shimano Tourney
FC-TX801 - 8v
FC-TY701 - 6/7/8v
FC-TY501 - 6/7/8v
FC-TY301 - 6/7/8v

- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2019 as 18:05
Olha, no cassete faz mais sentido pois do 9V em diante o espaçamento entre os pinhões diminui para que eles carimbam no m amo espaço do freehub, na coroa é uma verdadeira incógnita. Esses dias mesmo estava pensando se um pedivela Claris funciona em um sistema 9v, já que atualmente ele tem a opção com hollowtech, não sendo obrigatório o uso de um pedivela Sora.
Mas é uma questão até simples de averiguar, veja se sua corrente está muito justa nos dentes da coroa, pois é necessário uma certa folga para que na hora da passagem de marcha a corrente encaixe com mais facilidade, se estiver muito justo a tendência é ficar pulando pios teria que ser algo muito preciso e sabemos que o sistema de troca de marchas não tem a precisão de uma caixa de marchas de automóvel que possuem suas engrenagens na diagonal. Bike é "caixa seca".
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2019 as 20:12
Entendo que o mecânico quis dizer que funciona... O grande problema, talvez seria o espaçamento entre as coroas. Observei que ele é bem menor de 7s para 10s. Presumo que seja menor em 9s também.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
Luiz Ebbesen Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2019
Goiânia
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luiz Ebbesen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 08:35
Pessoal. Conversei com o mecânico e ele reconheceu o erro. Colocou pedivela para 8 velocidades sendo que minha catraca e o trocador de marcha são de 9. Ele disse que irá arrumar para mim um pedivela de 9 velocidades. Aí eu devolverei o pedivela que ele instalou errado e pago a diferença. Só não sei se vou ficar com o Altus, Acera ou Alívio. Gostaria do Alivio já que os câmbios traseiro e dianteiro e o passador são Alivio. Mas se a diferença de preço for grande vou ter que escolher entre Altus e Acera.
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 08:59
Aproveita e bota um pedivela integrado.
Se o alivio for muito caro tem um shimano non-series que é um pouco mais barato.
Iria sugerir já converter também para 2x9 porém sendo 26" não sei se vai encontrar com coroas adequadas.
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 09:04
Pedivela 8v com cassete de 9v até que funciona razoavelmente bem, só que daí tem que ter o câmbio dianteiro de 8v também. ANDEI muito tempo assim é resolvi trocar o câmbio dianteiro por câmbio 9v e foi daí que deu problema.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 10:05
Caso vá trocar por um pedivela de coroas substituíveis se atente ao detalhe do BCD, se for o de 96 sai fora, pois é mais difícil achar coroas e quando acha os preços são meio salgados. Prefira os de BCD 104 independente da série, pois tem maior oferta de coroas e com preços mais em conta.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 13:13
Originalmente postado por Luiz Ebbesen Luiz Ebbesen escreveu:

Pessoal. Conversei com o mecânico e ele reconheceu o erro. Colocou pedivela para 8 velocidades sendo que minha catraca e o trocador de marcha são de 9. Ele disse que irá arrumar para mim um pedivela de 9 velocidades. Aí eu devolverei o pedivela que ele instalou errado e pago a diferença. Só não sei se vou ficar com o Altus, Acera ou Alívio. Gostaria do Alivio já que os câmbios traseiro e dianteiro e o passador são Alivio. Mas se a diferença de preço for grande vou ter que escolher entre Altus e Acera.

no teu caso acho que a m361 é o melhor dos mundos (excelente para aro 26) pois é barata e com bom range.


Editado por RuanRAC - 26 Mar 2019 as 13:17
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2019 as 13:32
Porém é para 8v, não?
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X