Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Montar uma "tipo" gravel partindo de uma mtb 26
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Montar uma "tipo" gravel partindo de uma mtb 26

 Responder
Autor
Mensagem Inverter Ordem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
cordeirofilho Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cordeirofilho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Montar uma "tipo" gravel partindo de uma mtb 26
    Postado: 19 Set 2019 as 12:59
pô as dicas são ótimas, o pessoal do forum é fera..
Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2019 as 12:35
Animal que conseguiu fazer o lance certo!!! Otimas dicas da galera ai!!!

Voltar ao Topo
cordeirofilho Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cordeirofilho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2019 as 10:28
Olá, acabei pegando a triban 100 mesmo, garimpando um pouco peguei uma usada por um bom preço.

Minha ideia é utilizar ela da maneira que está para sentir qual upgrade vou fazendo.
Voltar ao Topo
danilo.eletroquimica Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Mai 2018
Botucatu
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danilo.eletroquimica Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2019 as 15:22
Como mudou a linha eles estão liquidando, se for longe liga antes para perguntar se tem o seu tamanho, tem que procurar nas decathlon, não tem mais no site a unica que sobrou da antiga linha foi a triban 100.
Voltar ao Topo
cordeirofilho Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cordeirofilho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2019 as 13:36
Nossa, ainda não fui, mas vou ver  vale a pena, será que é em alguma loja especifica ?

Voltar ao Topo
danilo.eletroquimica Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Mai 2018
Botucatu
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danilo.eletroquimica Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2019 as 13:32
Já foi na decathlon? Tem a triban 500 por 2000 com garfo carbono, 24 marchas e cabe pneu até 35.
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2019 as 03:39
Originalmente postado por cordeirofilho cordeirofilho escreveu:

Obrigado a todos pela opinião, consegui vender a 26 e vou pegar uma triban 100 mesmo, vi que tem alguns upgrades importantes, mas a ideia agora será ir se adaptando a bicicleta e ir mudando aos poucos

Com certeza está foi a melhor escolha, continue postando o progresso do projeto e as modificações nela aqui
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
cordeirofilho Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cordeirofilho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Ago 2019 as 08:50
Obrigado a todos pela opinião, consegui vender a 26 e vou pegar uma triban 100 mesmo, vi que tem alguns upgrades importantes, mas a ideia agora será ir se adaptando a bicicleta e ir mudando aos poucos
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2019 as 10:35
Originalmente postado por cordeirofilho cordeirofilho escreveu:

Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Olha, se for pra pegar estradão, esse freio da triban 100 vai penar um pouco, mas se for pra rodar na cidade ela deve se dar bem. Se vc tá pensando em pegar estrada de terra, mas nada de hardcore, só tirar essa suspa e colocar um garfo rigido já ajuda pra caramba, fica agil no asfalto, pneu e freio não vai faltar na terra. Colocar um sti são outros quinhentos, fica bem caro, é preciso avaliar se o custo vale a pena, mas usando rapid fire e guidão flat já dá pra se divertir muito gastando pouco.

Eu ando 90% na cidade, muito pouco em estrada de terra, você tem algum garfo para recomendar ? 


O garfo da Mosso é bem leve, mas o preço é mais salgado também. Eu uso o da Fib, é um pouco mais pesado e bem duro, porem é bem resistente, pode jogar na terra que ele aguenta. A triban 100 pra subir é um pouco pesada, mas a menos que vc suba ladeiras muito íngremes dá pra ir de boa.
Voltar ao Topo
marp Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Out 2018
santo andré
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2019 as 11:26
A triban 100 tem uma coroa 48 única na frente e 14-34 atrás.
Com um preparo bom, dá pra subir bastante coisa sim, tenho amigo que sobe o pico do jaraguá com ela. Comparado com uma fixa 44-16 ou 46-16 vai ser bem mais leve, mas uma relação "normal" de bike de estrada tipo compacto 50/34 na frente e 11-28/11-32 atrás ambos são mais leves.
Pelo preço a triban 100 é bastante bike, dá pra se divertir bem (: Tem umas usadas por 1200 em ótimo estado por aí.
Voltar ao Topo
cordeirofilho Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cordeirofilho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2019 as 10:08
Originalmente postado por misera misera escreveu:

https://www.youtube.com/watch?v=uT8IKN-NEls - https://www.youtube.com/watch?v=uT8IKN-NEls

o vídeo empolga bastante...
Voltar ao Topo
cordeirofilho Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cordeirofilho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2019 as 08:48
Aproveitando o tópico, vocês acham que essa triban se saí bem em subidas ? eu moro em São Paulo e meu bairro tem muita ladeira, acabei desistindo da minha fixa por conta disso..hehe
Voltar ao Topo
cordeirofilho Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cordeirofilho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2019 as 08:22
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Olha, se for pra pegar estradão, esse freio da triban 100 vai penar um pouco, mas se for pra rodar na cidade ela deve se dar bem. Se vc tá pensando em pegar estrada de terra, mas nada de hardcore, só tirar essa suspa e colocar um garfo rigido já ajuda pra caramba, fica agil no asfalto, pneu e freio não vai faltar na terra. Colocar um sti são outros quinhentos, fica bem caro, é preciso avaliar se o custo vale a pena, mas usando rapid fire e guidão flat já dá pra se divertir muito gastando pouco.

Eu ando 90% na cidade, muito pouco em estrada de terra, você tem algum garfo para recomendar ? 
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2019 as 22:14
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2019 as 22:10
Olha, se for pra pegar estradão, esse freio da triban 100 vai penar um pouco, mas se for pra rodar na cidade ela deve se dar bem. Se vc tá pensando em pegar estrada de terra, mas nada de hardcore, só tirar essa suspa e colocar um garfo rigido já ajuda pra caramba, fica agil no asfalto, pneu e freio não vai faltar na terra. Colocar um sti são outros quinhentos, fica bem caro, é preciso avaliar se o custo vale a pena, mas usando rapid fire e guidão flat já dá pra se divertir muito gastando pouco.
Voltar ao Topo
cordeirofilho Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cordeirofilho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2019 as 18:04
Muito obrigado pelas opiniões, e não me ofendo de maneira nenhuma realmente faz muito mais sentido, vou anunciar a bike e ver quanto consigo nela.

A bike está redondinha, mas como não faço trilha me sinto usando pouco os recursos.

Valeu todos.
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2019 as 17:44
Originalmente postado por marp marp escreveu:

Não encare minha opinião como agressiva, vou tentar ser claro, o que é de gosto regala a vida, e tu pode fazer o que quiser. mas essa tua ideia é tanta adaptação que precisa que eu acho que entra na categoria de "jogar dinheiro bom em coisa ruim" que eu acho que mesmo depois de muito esforço e fuçadas, tu vai conseguir uma 26/27.5 de pneu fino com guidão drop que não vai desenvolver como uma gravel. Vai continuar sendo uma mtb de guidão drop. Vende tua bike e vai na triban 100 que é um negócio muito melhor.
+1

Eu queria dizer justamente algo como isso, mas ao mesmo tempo tentei respeitar o gosto do rapaz do tópico e peguei mais leve.

Essa parte "mesmo depois de muito esforço e fuçadas, tu vai conseguir uma 26/27.5 de pneu fino com guidão drop" foi exatamente o que eu pensei que pode acontecer. 

Pode acabar gastando quase o preço da Triban 100 e no final descobrir que montou uma bike bem diferente do que gostaria que fosse... fora as várias adaptações que podem nem dar tão certo no projeto e acabar virando dor de cabeça.

A Triban 100 pelo menos você já sabe que é aquilo e que qualquer upgrade de componente aliado ao bom gosto vai agregar mais robustez à bike. Em se tratando de baixo custo, é a escolha mais acertada para essa categoria.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2019 as 17:41
O marp foi mais objetivo do que eu. Minha híbrida MTB 26 adaptada com os aro 700, não rendia o que rende o meu quadro atual, apesar de ser de ferro a geometria dele é bem mais favorável. Foi um quadro feito pelo Igor Miyamura com objetivo de ser uma bike de cicloturismo.

Se quiser acompanhar o minha saga...
https://www.pedal.com.br/forum/topic94743.html
Voltar ao Topo
marp Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Out 2018
santo andré
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2019 as 17:30
Não encare minha opinião como agressiva, vou tentar ser claro, o que é de gosto regala a vida, e tu pode fazer o que quiser. mas essa tua ideia é tanta adaptação que precisa que eu acho que entra na categoria de "jogar dinheiro bom em coisa ruim" que eu acho que mesmo depois de muito esforço e fuçadas, tu vai conseguir uma 26/27.5 de pneu fino com guidão drop que não vai desenvolver como uma gravel. Vai continuar sendo uma mtb de guidão drop. Vende tua bike e vai na triban 100 que é um negócio muito melhor.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2019 as 17:11
Olha amigo, o rowisen já direcionou você, mas digo uma coisa não sai barato, a não ser que você goste de fazer algo bem personalizado.
Se já usa freio a disco vai precisar comprar pinças para STI, comprei no Aliexpress por 32$ semana passada TRP Spyre-c. Os STI's comprei no ML mesmo por 494,00 da Sunrace, guidão 100,00 o mais simples que encontrei que é um compacto da UNO. Você ainda vai ter que adquirir as rodas ou rodar com aro 26 por enquanto. Tem que levar em consideração a geometria do quadro e outras coisas, pois o quadro MTB tem o top tube mais longo. Dependendo a triban pode ser um bom negócio. Vai do que você pretende com a bike.
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2019 as 15:31
Originalmente postado por cordeirofilho cordeirofilho escreveu:

Eu achei a triban 100 muito legal, ainda não consegui testar em uma decathlon, mas será que nesse projeto gasto mais que os R$1600,00 da triban ?
Acredito que vá depender muito do custo de cada componente que irá colocar, podendo ficar bem menos ou bem mais que isso rsrs.

Mas considerei no palpite também o resultado final do projeto, pois se irá ficar realmente bom e agradável aos olhos é uma incógnita. No caso da triban você já tem uma noção estética da bike e as alterações futuras não irão impactar tanto nessa questão, podendo inclusive ficar com aspecto ainda mais robusto dependendo dos componentes substituídos... e com relação a como a bike se comporta, indo até uma loja Decathlon fazer um teste você já vai ter uma noção também.
Voltar ao Topo
cordeirofilho Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cordeirofilho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2019 as 15:11
Originalmente postado por rowisen rowisen escreveu:

Recomendo a leitura desses dois tópicos, pode ser que você encontre algumas informações relevantes para o seu projeto neles:

https://www.pedal.com.br/forum/gravel-bikes-por-que-vemos-tao-poucas_topic89766. - https://www.pedal.com.br/forum/gravel-bikes-por-que-vemos-tao-poucas_topic89766.html

https://www.pedal.com.br/forum/clube-da-gravel-tipo-gravel-e-monstercross_topic90642_page1. - https://www.pedal.com.br/forum/clube-da-gravel-tipo-gravel-e-monstercross_topic90642_page1.html

Muito obrigado, eu li o fórum e isso que me despertou o espirito aventureiro ..kkk
Voltar ao Topo
cordeirofilho Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cordeirofilho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2019 as 15:07
Eu achei a triban 100 muito legal, ainda não consegui testar em uma decathlon, mas será que nesse projeto gasto mais que os R$1600,00 da triban ? 


Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2019 as 14:56
Como por sinal você terá que fazer bastante modificações na bike (garfo, rodas/pneus, STI's, discos, guidão drop...), o que significa que terá um custo significativo, já deu uma olhada por exemplo na Triban 100 da Btwin?

Na minha concepção ela também não vem pronta, mas com a vantagem de já ser concebida para esse propósito, sendo possível já utilizar ela de imediato e ir fazendo as melhorias com o tempo.



Eu digo isso pois comprei uma MTB 29 e transformei ela em híbrida, mas penso que se eu tivesse comprado a Triban 100 em vez da MTB, com poucas melhorias e com preço final semelhante ao da MTB eu teria tido uma bike mais adequada. Como você ainda não começou nada, não custa dar esse palpite rs

O que eu mudaria nessa Triban 100 de imediato seria o manete do lado direito por um STI, eliminando assim o trocador separado no guidão, o garfo por um de carbono e talvez o selim. A bike tem um visual bem agradável, e tem garantia vitalícia para o quadro, talvez compensasse até ir fazendo alguns upgrades com o tempo.
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2019 as 14:40
Recomendo a leitura desses dois tópicos, pode ser que você encontre algumas informações relevantes para o seu projeto neles:

Voltar ao Topo
cordeirofilho Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cordeirofilho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2019 as 14:35
Não é a foto real mas só para ter uma ideia do modelo da bike 

Voltar ao Topo
cordeirofilho Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cordeirofilho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2019 as 14:17
Olá a todos no fórum, estou tendo algumas informações para uma ideia de novo projeto. 


Tenho uma bike Sundown Team 5000 aro 26, cambio traseiro deore, e suspensão Rock Shox Dart 3. 

Estou querendo transformar essa bike em uma tipo gravel, o que pensei : 

- Rodas 27,5 (acho que a 29" ficaria muito grande) com pneu misto
- Garfo rígido 
- freios a disco ( para resolver o tamanho da roda, hoje está com v-brake)
- Guidão drop com STI ( esou pensando em importar um 3x8)

Caso não consiga os STI 3x8 vi um claris 2x8 que o anunciante diz ser compatível com o deore, ai precisaria de um pedivela 2 coroas.



Utilizei por bastante tempo uma hibrida com pneu fino e adorava a agilidade dela, hoje acho a suspensão muito peso para a cidade. 

O acham da modificação ? conseguiria vender essa suspensão ? Alguma outra ideia ? 
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X