Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda com modelo/ano da Caloi 10.
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda com modelo/ano da Caloi 10.

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
yugo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mar 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yugo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda com modelo/ano da Caloi 10.
    Postado: 18 Mar 2019 as 03:15
Olá amigos, andei lendo bastante postagens sobre caloi 10 no fórum e já sei que financeiramente não vale reformar uma, mas decidi simplesmente pelo prazer de reformar eu mesmo uma. Pois bem, achei uma na olx, paguei R$80(acredito que um bom preço, visto que em média está R$150 só o quadro). Hoje desmontei ela toda e surgiu a curiosidade de saber o ano e modelo dela, sei que dá pra ver pelo guidon , mas o dela não é original. Segundo o comentário de um usuário de outra postagem :" Não tem guias de cabos soldadas no quadro, pédivela HPK Japonês" e se tratava de uma caloi 10 standard 1980. Segue abaixo imagens da bike e das peças que acredito que sejam originais:


Pelo que andei pesquisando, essa parte do seat tube parece com o da sportissima, mas não é uma pois o quadro não tem guia de cabos soldada. Não acho que seja sprint, em função do pedivela. Não achei um freio igual a esse em nenhum lugar na internet. Desde já grato pela ajuda!
Voltar ao Topo
gscs Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Nov 2009
João pessoa
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gscs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2019 as 20:45
Esse freio chama-se center pull. Ele é bem antigo, o que trabalhei foi em uma Caloi arco duplo super luxo 76.
Voltar ao Topo
yugo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mar 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yugo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2019 as 21:03
Eu busquei bastante, parece que o freio não é dela. Vi que o freio com a inscrição da caloi que veio nela era usado em várias bikes de modelo antigo,mas não na caloi 10.
Voltar ao Topo
Rogersnn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:107
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Rogersnn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2019 as 10:47
Originalmente postado por yugo yugo escreveu:

Eu busquei bastante, parece que o freio não é dela. Vi que o freio com a inscrição da caloi que veio nela era usado em várias bikes de modelo antigo,mas não na caloi 10.

Não vou conseguir te ajudar na identificação, mas nessas Caloi 10 os cabos eram presos com cintas plasticas que tinha encaixe para o conduite. Me lembro de uma minha que tinha o freio assim, lá pelo anos 80. 
Voltar ao Topo
yugo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mar 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yugo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2019 as 11:57
Acho que nem vou ter problemas com a questão dos cabos, pois ela vai virar uma single de cubo contra pedal ou flip flop com freio na frente só.
Voltar ao Topo
Black Knight Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:532
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Black Knight Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2019 as 03:44
Primeiramente, seja Bem-vindo ao nosso Fórum.
Agora vamos ao "tema"! rsrsrsr
Após uma rápida passada de olhos nas fotos que vc postou, na minha humilde opinião, acredito que o ano dela deve estar ali entre 1978 (no mínimo) e 1980 (no máximo)! Mais ela seria uma Caloi 10 Standard, ou uma Sprint 10???
Pois é... o quadro, em si, era o mesmo para os dois modelos, e como vc sabe, o que diferenciava era as peças! No seu caso, é tão pouca coisa que sobrou que fica mais difícil! Mas vamos lá.
O pedivela; parece ser mesmo um "H.P.K"; nessa época ele poderia ser montado em qualquer modelo, visto que os Duque apareceriam posteriormente (pra baratear mais a bicicleta)! O cubo (da frente) parece ser o Sunshine, próprio da Caloi 10! Já a ferradura de freio, esse sim, saiu nas SPRINT 10 (vide o link abaixo)! Saiu também na Formula C, Ceci, Caloicross 1, etc. Os aros não deu pra ver! O resto não salva nada!
Dito isso, eu acho que é uma SPRINT 10, por causa da ferradura! As peças de Caloi 10 que estão ai costumeiramente eram montadas nas SPRINT, assim como as manetes de freio e o avamço Dia-Compe! Enfim... essa é minha opinião!
Boa sorte!
 
Link pra um vídeo legal:
 
Voltar ao Topo
yugo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mar 2019
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yugo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2019 as 22:27
Muito obrigado mesmo! Achei umas rodas semi-novas completas vzan pelo preço que eu ia gastar de pneu e câmara. O projeto tá engatinhando e assim que estiver pronta mostro,agora sim, minha sprint do final dos anos 70 aqui! Abraço =]
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2019 as 19:41
Boa noite pessoal!
Estou postando a mesma dúvida novamente em outro tópico (mais recente) pois não encontrei a resposta na primeira tentativa. Vamos lá...

Em uma manhã de sorte encontrei esse quadro de C10 encostado e arrematei por 120 Bolsonaros. Agora gostaria de contar com a ajuda dos senhores (e senhoras tb) p/ descobrir o ano/modelo desta belezinha, que de acordo com o vendedor seria de 1985.

Alguns pontos que chamaram minha atenção:
1. O tamanho é pequeno, 51 de seat tube e 54 de top tube... Perfeito pra mim!
2. A ornamentação do garfo é diferente das que eu já vi;
3. Os apoios do suporte de câmbio tem formato de coração;
4. A pintura é original, nessa cor azul "calcinha" mesmo;
5. Já raspei a gancheira e o timbre da CALOI tá lá.

Não pretendo restaurar, a intenção é apenas trocar com as peças que estão montadas em outro quadro de C10 grande demais pra mim (57x55) e manter do jeito que está mesmo - depois de tirar as fotos dei uma lixada e passei verniz, ficou lindão!

Enfim, gostaria de saber um pouco da história deste quadro... E ai, alguém se arrisca?

NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2019 as 21:59
Interessante de lixar (um pouco?) a tinta original e bater verni por cima mantendo a pintura original. Mas uma dúvida: Verniz novo sobre tinta velha, mesmo que lixada, funciona e permanece sem descascar? Approve

Porque se for assim, tenho uma ótima oportunidade de fazer um retoque em pintura velha mas bem conservada com verniz colorido pra disfarçar ainda mais as imperfeições existentes.
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2019 as 12:24
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Interessante de lixar (um pouco?) a tinta original e bater verni por cima mantendo a pintura original. Mas uma dúvida: Verniz novo sobre tinta velha, mesmo que lixada, funciona e permanece sem descascar? Approve

Porque se for assim, tenho uma ótima oportunidade de fazer um retoque em pintura velha mas bem conservada com verniz colorido pra disfarçar ainda mais as imperfeições existentes.


A minha intenção foi deixar com um visual "RAT-LOOK" então acabei lixando um tanto até que razoável (nem muito, nem pouco), principalmente perto dos cachimbos, onde aparace aquela característica solda dourada por debaixo da tinta.

Primeiro usei uma lixa d'água 150 pra desgastar a pintura em alguns pontos, em seguida passei a 1200 no quadro todo pra dar o acabamento. Feito isso, realizei uma boa limpeza com desengraxante e apliquei 2 mãos de verniz + catalisador (talvez 3 ficaria melhor ainda, mas o verniz estava acabando).

O material q eu usei foi este aqui:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-870746542-verniz-pu-5x1-v511-750ml-catalisador-c511-150ml-roberlo-_JM?quantity=1


NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2019 as 12:27
Originalmente postado por joaoandre1990 joaoandre1990 escreveu:

Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Interessante de lixar (um pouco?) a tinta original e bater verni por cima mantendo a pintura original. Mas uma dúvida: Verniz novo sobre tinta velha, mesmo que lixada, funciona e permanece sem descascar? Approve

Porque se for assim, tenho uma ótima oportunidade de fazer um retoque em pintura velha mas bem conservada com verniz colorido pra disfarçar ainda mais as imperfeições existentes.


A minha intenção foi deixar com um visual "RAT-LOOK" então acabei lixando um tanto até que razoável (nem muito, nem pouco), principalmente perto dos cachimbos, onde aparace aquela característica solda dourada por debaixo da tinta.

Primeiro usei uma lixa d'água 150 pra desgastar a pintura em alguns pontos, em seguida passei a 1200 no quadro todo pra dar o acabamento. Feito isso, realizei uma boa limpeza com desengraxante e apliquei 2 mãos de verniz + catalisador (talvez 3 ficaria melhor ainda, mas o verniz estava acabando).

O material q eu usei foi este aqui:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-870746542-verniz-pu-5x1-v511-750ml-catalisador-c511-150ml-roberlo-_JM?quantity=1

EDIT: Se não vai descascar só vou descobrir com o tempo, mas eu usei o mesmo verniz em outras peças também: mesa, guidão, pedivela e coroa, aderiu mto bem!




Editado por joaoandre1990 - 06 Abr 2019 as 12:27
NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X