Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - O quanto esses bikefits virtuais são confiáveis?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


O quanto esses bikefits virtuais são confiáveis?

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: O quanto esses bikefits virtuais são confiáveis?
    Postado: 20 Fev 2019 as 10:39
Moçada, andei vendo uns bike fits virtuais por aí e uma coisa me chamou a atenção. Comparando esses dois:

http://www.nograu.com.br/bike-fit-no-grau/
http://www.mediafire.com/file/5xnxnyynzih/Biomechanicalcyclingv8english.zip (esse é um arquivo excel)

e até que foram bem "exatos" em algumas coisas (quadro, altura do banco), mas o No Grau me disse que a soma dos tamanhos do top tube e da mesa deveria dar um tamanho de 76,5 cm no total. Minha bike é quadro 19 (por minha escolha) e do jeito que ela está me atende muito bem (76 cavalo, 176 de altura, externo de 158, de braço 63 e de cotovelo 46 para testes nos dois sistemas de medidas). Pô, 76 cm de top+mesa numa bike de quadro 17? Na de 19 eu teria que usar um avanço de 120 mm (uso um de 80 mm com 7º de inclinação positiva) e com canote sem recuo. Fiz outros testes com medidas de amigos e amigas e os resultados do top tube + mesa deram resultados assim "hilários" (usando o No Grau).

Esse do No Grau não está meio furado não? Tongue
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2019 as 11:01
Esses bike fit são apenas um norte a seguir, para não errar tão feio na compra da bike, depois somente com um bikefit presencial para ajeitar...

Eles não analisam o Reach, Stack, que variam de acordo com a geometria da bike, devido aos diferentes ângulos de Head Tube e Seat Tube, altura do Head Tube, recuo do selim, e proporções corporais próprias....

Nenhuma bike tem as mesmas proporções que a outra, assim como nenhum corpo é igual ao outro....

Esse do excel tem mais dados que o do Nograu, como a flexibilidade....

O mais completo, mas que requer mais atenção para tirar as medidas corretas, e depois para saber analisar os dados é este site:



Editado por rafael_rtg - 20 Fev 2019 as 11:02
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2019 as 11:12
Como o Rafael disse, Bike fit virtual é somente pra dar uma noção e não errar feio na compra da bike, comprando uma bike "não ajustável" pro seu corpo.

Por isso que digo que o melhor deles é o do NoGrau. É simples, rápido e não deixa vc cometer esse erro.

Depois disso os ajustes finos só em um Bike fit presencial ou estudando mais do assunto e ir ajustando de acordo com seu corpo e demais indicações das ferramentas disponíveis.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2019 as 11:46
É, eu sei disso (de ser uma base para a compra de uma bike), mas caramba... Wink
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2019 as 11:49
Só pra efeito comparação, a medida de top tube + mesa que o nograu me dá como ideal é menor do que a minha bike tamanho 17 veio originalmente.
Voltar ao Topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Offline
Mensagens:1240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoZnL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2019 as 13:21
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Só pra efeito comparação, a medida de top tube + mesa que o nograu me dá como ideal é menor do que a minha bike tamanho 17 veio originalmente.

Qual sua altura? Pq o toptube da fsi carbon 5 no tamanho 17 é de 60cm + mesa de que? 90? 

Pq eu tenho 1,90 e o toptube + mesa pra mim da 70cm, a não ser que eu esteja medindo o braço de força errada ( oque acho dificil) LOL

Falando sobre BIKEFIT... sei la, se for pra pagar teria que ser um lugar muito bom, maioria faz de qualquer jeito. Amigo meu pagou 250 reais e pagou pra trocar a mesa também! Mas aí esses dias fui pedalar com ele e vi que o selim dele tava muito baixo. 250 reais e não ajeitaram nem o selim? 


Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2019 as 13:25
1,73m
86cm de cavalo

Mesa original era 70 ou 80mm. Hoje uso uma de 60mm. Mas como troquei o guidão por um com menos backsweep perdi 1cm de distância que queria encurtar, não ficou curto como queria (bikefit virtual tb não leva isso em conta).
Voltar ao Topo
BR040 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mar 2011
MG
Offline
Mensagens:645
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BR040 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2019 as 13:32
O complemento do bikefit é no pedal, leva o jogo compacto de ferramentas e vai sentindo os ajustes, o selim cede uns milímetros, o pneu traseiro abaula outros milímetros e o movimento da suspensão, em um pedal longo a mesa, selim, guidão, etc, acusa se estão no jeito e qualidade, assim eu acho, o bikefit presencial que eu fiz não resolveu...
se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás

Voltar ao Topo
Fabio.dmn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jun 2018
Campinas-sp
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio.dmn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2019 as 13:49
Nunca fiz BikeFit, sou uma pessoa muito atenta ao meu corpo e sempre fiz as correções conforme sentia a necessidade, claro que observando alguns detalhes básicos como posicionamento do corpo sentado em relação ao pedal, ângulo do corpo referente ao guidão e no meio do pedal, quando algo começa a incomodar e doer com uma ferramenta já faço uma correção pontual ou alteração de equipamento até chegar no ponto de conforto e desempenho.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2019 as 14:02
Virtual para mim é tão útil (ou inútil) quanto o presencial. Como já disse várias vezes aqui, isso não é ciência exata. E só confiaria no dia que visse uma seção de bikefit com dinamômetro e túnel de vento (caso de bikes de triatlo e speed). Enquanto isso, é tudo muito achismo e serve só para não comprarmos uma bike muito grande ou muito pequena. 
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2019 as 14:21
Há um outro detalhe que já havia observado: temos uma tendência a mesas curtas... Seja por influência, ou seja por hábito, nossos amigos gringos, usam mesas generosamente mais longas... Talvez por influência do ciclismo de estrada...

Pessoalmente, me senti bem surpreso quando o Henrique do PQP, usou uma mesa de 100 mm.
No meu caso, já seria uma de quase 140 mm, para ficar proporcional a ele. Evidentemente, isso não funciona, já que temos um biotipo diferente.
Outro relato, mais técnico, é que o Samuca trocou a mesa de um assessorado por uma maior. O argumento de que isso traria maior aerodinâmica, e ele era flexível o suficiente para isso. Desta feita, tiro a conclusão de que o limite é muito mais determinado pela flexibilidade, que por qualquer outra coisa...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Offline
Mensagens:1240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoZnL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2019 as 14:22
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

1,73m
86cm de cavalo

Mesa original era 70 ou 80mm. Hoje uso uma de 60mm. Mas como troquei o guidão por um com menos backsweep perdi 1cm de distância que queria encurtar, não ficou curto como queria (bikefit virtual tb não leva isso em conta).

Isso que eu tava em duvida.

Tipo, meu indicado é cerca de 70cm+-. Porém meu guidão é um specialized com 8 ou 9º graus de backsweep o que joga acho que uns 4cm pra trás da minha mesa que é de 110mm


Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2019 as 14:26
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Há um outro detalhe que já havia observado: temos uma tendência a mesas curtas... Seja por influência, ou seja por hábito, nossos amigos gringos, usam mesas generosamente mais longas... Talvez por influência do ciclismo de estrada...

Pessoalmente, me senti bem surpreso quando o Henrique do PQP, usou uma mesa de 100 mm.
No meu caso, já seria uma de quase 140 mm, para ficar proporcional a ele. Evidentemente, isso não funciona, já que temos um biotipo diferente.
Outro relato, mais técnico, é que o Samuca trocou a mesa de um assessorado por uma maior. O argumento de que isso traria maior aerodinâmica, e ele era flexível o suficiente para isso. Desta feita, tiro a conclusão de que o limite é muito mais determinado pela flexibilidade, que por qualquer outra coisa...


Eu já acho o contrário. Acho que existe uma tendência muito louca por mesas longas. Flexibilidade é ponto chave. Mas depende do curso e do tipo de bike. Nada adianta um MTBiker com uma super flexibilidade usar uma posição aerodinâmica em detrimento do torque numa prova de MTB.


Editado por Fabio - 21 Fev 2019 as 08:53
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:531
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2019 as 15:33
Eu fiz bikefit presencial na sexta da semana passada. 
No sábado fiz 62 km de MTB com muito mais conforto que antes.
Ja na segunda fiz uma volta que normalmente fazia em 70 minutos, agora em 59minutos (peguei 2 KOM).
Pra mim mudou muito. 

Ele corrigiu principalmente a altura do banco (pedalava com banco muito alto), distancia do banco ao guidão, que aumentou 40mm, ajustou a posição do taco da sapatilha e recomendou cortar o guidão 50mm de cada lado (isso não fiz e nao vou fazer). 
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2019 as 15:41
Originalmente postado por TGTECH TGTECH escreveu:

Eu fiz bikefit presencial na sexta da semana passada. 
No sábado fiz 62 km de MTB com muito mais conforto que antes.
Ja na segunda fiz uma volta que normalmente fazia em 70 minutos, agora em 59minutos (peguei 2 KOM).
Pra mim mudou muito. 

Ele corrigiu principalmente a altura do banco (pedalava com banco muito alto), distancia do banco ao guidão, que aumentou 40mm, ajustou a posição do taco da sapatilha e recomendou cortar o guidão 50mm de cada lado (isso não fiz e nao vou fazer). 

Esse valeu a pena então. 20% de diferença no tempo. Não sei como era antes, mas um leigo imaginaria que você estava até torto na bike antes do bikefit. Smile
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2019 as 15:42
Originalmente postado por TGTECH TGTECH escreveu:

recomendou cortar o guidão 50mm de cada lado (isso não fiz e nao vou fazer). 


Isso eu não faria nunca. Se fizer vai se arrepender.


Agora uma curiosidade minha. Esse bikefit te filmou de frente para entrar no mérito da largura do guidão, pois ele teria que trabalhar com o terceiro eixo para isso? A largura influi no alcance como um todo e ele poderia indicar uma mesa menor em vez de diminuir o guidão. A não ser que a sua envergadura de cotovelo à cotovelo fosse muito pequena igual uma criança que não deve ser o caso. E deduzo ainda que seu guidão seja entre 680mm e 740mm.

Sei lá, as vezes tenho a impressão que se fosse possível você voltar nesse mesmo bikefitter sem que ele lhe reconhecesse, o mesmo ia achar outras coisas para mudar só para dizer que fez algo. Tipo frentista que sempre quer colocar 1/2 litro de óleo no motor de qualquer carro, mesmo que o carro tenha acabado de sair de uma troca de óleo em outro lugar. Ou mesmo um "oculista" de ótica que sempre vai querer te vender um óculos. Aliás, o que bikefitter mais gosta é de trocar mesa, já que eles tem várias para vender.


"O Bike Fitting é um ajuste da geometria de uma bicicleta a um indivíduo com o objetivo de aumentar a eficiência mecânica, o conforto e, ao mesmo tempo, reduzir o risco de ocorrência de lesões"

No trecho acima retirado de um site se vê o absurdo já que eficiência mecânica (no caso potência) nem sempre consegue ser atingido com conforto. São 2 situações antagônicas. 


Editado por Fabio - 20 Fev 2019 as 16:09
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2019 as 17:09
É comum deixar o selim apontando para baixo para aumentar o desempenho, o que certamente diminui o conforto.

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:


"O Bike Fitting é um ajuste da geometria de uma bicicleta a um indivíduo com o objetivo de aumentar a eficiência mecânica, o conforto e, ao mesmo tempo, reduzir o risco de ocorrência de lesões"

No trecho acima retirado de um site se vê o absurdo já que eficiência mecânica (no caso potência) nem sempre consegue ser atingido com conforto. São 2 situações antagônicas. 
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:531
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2019 as 17:10
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por TGTECH TGTECH escreveu:

Eu fiz bikefit presencial na sexta da semana passada. 
No sábado fiz 62 km de MTB com muito mais conforto que antes.
Ja na segunda fiz uma volta que normalmente fazia em 70 minutos, agora em 59minutos (peguei 2 KOM).
Pra mim mudou muito. 

Ele corrigiu principalmente a altura do banco (pedalava com banco muito alto), distancia do banco ao guidão, que aumentou 40mm, ajustou a posição do taco da sapatilha e recomendou cortar o guidão 50mm de cada lado (isso não fiz e nao vou fazer). 

Esse valeu a pena então. 20% de diferença no tempo. Não sei como era antes, mas um leigo imaginaria que você estava até torto na bike antes do bikefit. Smile

Eu sou amador, então os ganhos sempre são em percentuais maiores que os profissionais do pedal. Mas entra neste 20% o fator psicológico. 
Eu gostei do resultado.

Quanto a filmagem não foi feito. Ele não é um profissional dedicado somente ao tema ciclismo. O estudo da engenharia do movimento foi feito em seu doutorado, voltado para o ciclismo como auxilio de recuperação de lesionados e deficientes motores . Ele trabalha pouco com isso, não divulga seu trabalho (bikefit). 
Sua clinica de fisioterapia está mais voltada para recuperação motora de pessoas com deficiências temporárias ou permanentes. 






MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2019 as 18:22
No meu caso eu deixo o banco levemente apontado para cima, pra diminuir a carga nas mãos e nos braços, já que se eu deixar o banco mais pra baixo ou mesmo na horizontal sou projetado para a frente da bike.

Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

É comum deixar o selim apontando para baixo para aumentar o desempenho, o que certamente diminui o conforto.

Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2019 as 18:26
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

No meu caso eu deixo o banco levemente apontado para cima, pra diminuir a carga nas mãos e nos braços, já que se eu deixar o banco mais pra baixo ou mesmo na horizontal sou projetado para a frente da bike.

Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

É comum deixar o selim apontando para baixo para aumentar o desempenho, o que certamente diminui o conforto.




Uma vez quando era garoto peguei uma Caloi 12 assim para andar. Loucura. Medo de machucar o períneo.
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2019 as 18:29
Teu selin é vazado?

Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

No meu caso eu deixo o banco levemente apontado para cima, pra diminuir a carga nas mãos e nos braços, já que se eu deixar o banco mais pra baixo ou mesmo na horizontal sou projetado para a frente da bike.

Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

É comum deixar o selim apontando para baixo para aumentar o desempenho, o que certamente diminui o conforto.

Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2019 as 22:41
É, uso um Venzo TX e outro VX...

Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Teu selin é vazado?

Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

No meu caso eu deixo o banco levemente apontado para cima, pra diminuir a carga nas mãos e nos braços, já que se eu deixar o banco mais pra baixo ou mesmo na horizontal sou projetado para a frente da bike.

Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

É comum deixar o selim apontando para baixo para aumentar o desempenho, o que certamente diminui o conforto.

Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2019 as 03:59
Da ótica esportiva...  Na prática, quase nunca se está sentado em descida.
Logo, faz todo sentido apontar a frente levemente para baixo, já que é na subida que está o maior tempo sentado... No plano, é mais um senta e levanta...


Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Eu já acho o contrário. Acho que existe uma tendência muito louca por mesas longas. Flexibilidade é ponto chave. Mas depende co curso e do tipo de bike. Nada adianta um MTBiker com uma super flexibilidade usar uma posição aerodinâmico em detrimento do torque numa prova de MTB.


É possível, já que não posso aplicar o que observo no meu círculo, como estatística... 
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
BR040 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mar 2011
MG
Offline
Mensagens:645
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BR040 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2019 as 06:21
Se o selim não estiver plano vai forçar os braços, mãos e punhos, pois o corpo ficará deslizando pra trás ou pra frente com mais intensidade nas inclinações do terreno
se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás

Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2019 as 06:42
Não sei na terra, mas pedalando no asfalto a gente passa muito tempo sentado, e parece mesmo que quando vc pedala muito agressivo os solavancos das imperfeições do asfalto te joga pra frente. Quando eu deixo o selim totalmente plano, fico o tempo todo ajustando minha posição, parece que eu to sempre indo na direção do bico do selim. Logo eu deixo levemente inclinado pra trás, só o suficiente pra ficar estável mesmo no asfalto ruim, mas interessante que na estradeira eu tenho um fizik gobi e esse eu deixo plano, ele é bem flexível e quando eu sento parece que ele se molda, não tenho problemas com ele.

Mas isso eu acho bem pessoal, depende da forma como o sujeito pedala, do tipo de terreno, eu costumo seguir meu feeling, se não tiver indo e voltando no selim é por que tá ok.
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2019 as 07:19
Selim plano assim como o KOPS devem ser pontos de partida...
Se está sentindo braço ou períneo pode-se fazer ajustes de poucos mm / graus para tentar corrigir.
Se mesmo assim não funcionar, aí o selin não casou com o ciclista.

Originalmente postado por BR040 BR040 escreveu:

Se o selim não estiver plano vai forçar os braços, mãos e punhos, pois o corpo ficará deslizando pra trás ou pra frente com mais intensidade nas inclinações do terreno
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2019 as 08:21
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Da ótica esportiva...  Na prática, quase nunca se está sentado em descida.
Logo, faz todo sentido apontar a frente levemente para baixo, já que é na subida que está o maior tempo sentado... No plano, é mais um senta e levanta...


Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Eu já acho o contrário. Acho que existe uma tendência muito louca por mesas longas. Flexibilidade é ponto chave. Mas depende co curso e do tipo de bike. Nada adianta um MTBiker com uma super flexibilidade usar uma posição aerodinâmico em detrimento do torque numa prova de MTB.



É possível, já que não posso aplicar o que observo no meu círculo, como estatística... 


Acho que isso faz sentido. Existe algum documento ou relato de profissionais de bike fit confirmando isso?
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2019 as 08:38
Então, Ismah, essa do banco depende da pessoa em cima da bike e do "momento". Quem faz grau na bike ou "brinca" de BMX normalmente usa o banco apontado para cima, pois isso facilita as manobras; os bunda-mole (numa concordância plural bem ruim, hehehe) como eu que andam 80% em plano/asfalto, no meu caso o banco levemente levantado diminui o efeito "pra frente" mesmo sentado praticamente o tempo todo no banco. Mas é bem sutil essa elevação, usando-se um programa de "nível de bolha", a pontinha da bolha que fica fora do nível central é de uns 2-3 mm...


Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Da ótica esportiva...  Na prática, quase nunca se está sentado em descida.
Logo, faz todo sentido apontar a frente levemente para baixo, já que é na subida que está o maior tempo sentado... No plano, é mais um senta e levanta...
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2019 as 10:44
Tem um programa no celular que ajuda a ajustar o selim, é ótimo.
Voltar ao Topo
BR040 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mar 2011
MG
Offline
Mensagens:645
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BR040 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2019 as 11:02
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Tem um programa no celular que ajuda a ajustar o selim, é ótimo.

olá amigo, qual programa é esse? eu tenho o nivel de bolha para deixar o selim plano, não conheço outro.
se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás

Voltar ao Topo
Pierrex Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Nov 2015
Joinville
Offline
Mensagens:187
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pierrex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2019 as 11:15
no meu caso (80% mtb) ajusto o selim paralelo ao solo. sentia uma tendência a deslizar para a frente e isso só parou de acontecer após um bikefit presencial. o selim estava muito para trás. após o ajuste minha sensação é que a pedalada me empurra contra o selim, que continua plano. no dia o profissional que fez o fit me disse que dois graus pra cima ou para baixo são perfeitamente admissíveis, dentro do que se pode chamar de preferência pessoal.
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1003
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2019 as 11:54
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Tem um programa no celular que ajuda a ajustar o selim, é ótimo.

Se puder passar o nome desse programa, agradeço.
Voltar ao Topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Offline
Mensagens:1240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoZnL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2019 as 13:27
Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Tem um programa no celular que ajuda a ajustar o selim, é ótimo.

Se puder passar o nome desse programa, agradeço.

numa rápida pesquisa no google achei este:

Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1003
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2019 as 13:44
Originalmente postado por ThiagoZnL ThiagoZnL escreveu:

Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Tem um programa no celular que ajuda a ajustar o selim, é ótimo.

Se puder passar o nome desse programa, agradeço.


numa rápida pesquisa no google achei este:






Muito obrigado
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2019 as 02:18
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Acho que isso faz sentido. Existe algum documento ou relato de profissionais de bike fit confirmando isso?


Eu vi em alguma entrevista escrita, acho que no GMBN... Mas realmente não tenho ideia de qual era. Sei que estava no dilema: no passo da "castanha", ou o selim apontava um pouco para cima, ou um pouco para  baixo e cheguei nesse texto..
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2019 as 02:30
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Então, Ismah, essa do banco depende da pessoa em cima da bike e do "momento". Quem faz grau na bike ou "brinca" de BMX normalmente usa o banco apontado para cima, pois isso facilita as manobras; os bunda-mole (numa concordância plural bem ruim, hehehe) como eu que andam 80% em plano/asfalto, no meu caso o banco levemente levantado diminui o efeito "pra frente" mesmo sentado praticamente o tempo todo no banco. Mas é bem sutil essa elevação, usando-se um programa de "nível de bolha", a pontinha da bolha que fica fora do nível central é de uns 2-3 mm...


Então Sid... Eu falei da ótica esportiva, aka XC* mais puro possível... O que não é o seu caso, e nem de quem "brinca de BMX"...

* Pensando pela ótica que cito, no XCM faz sentido uma posição mais neutra, com selim mais plano. Enquanto no XCE, XCO e XCC, faz sentido a posição mais agressiva... Até acredito que acabem eliminando o selim algum dia, porque os cabrones não sentam nunca... LOL
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2019 as 08:26
Se isso acontecer vai ser engraçado os caras procurarem o banco e o "crú" deles dar de cara com o buraquinho de colocar o canote, hehehehehehe... Big smileLOL


Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Até acredito que acabem eliminando o selim algum dia, porque os cabrones não sentam nunca... LOL
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2019 as 13:30
Desde que conheço o pessoal do trial, eles não usam selim, e ninguém acertou o "cru" em nada...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2019 as 13:56
Foi gozação, Ismah, gozação... Embarrassed


Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Desde que conheço o pessoal do trial, eles não usam selim, e ninguém acertou o "cru" em nada...
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2019 as 13:57
Na década de 90 teve uma BMX sem selim e canote com o freio a disco traseiro Pro Stop, aquele da Mountain Cycles, que era hidráulico, mas usava cabos, porque na época os manetes da Shimano eram grudados nos Rapid Fire. Depois eu comecei a questionar por que as DH tinham. Mas depois que comecei a usar dropper eu entendi, pois no começo eu achava falta do selim quando abaixava e tive que me acostumar. O negócio é que a gente seguro o selim no meio dos joelhos para ajudar a controlar a bike. A ideia do dropper da Specialized é essa, deixar a ponta mais alta para prender com os joelhos e a traseira mais baixa para facilitar os movimentos.

Editado por Fabio - 24 Dez 2019 as 13:29
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X