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O quanto esses bikefits virtuais são confiáveis?

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Fabio Ver Drop Down


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    Postado: 24 Dez 2019 as 16:25
Originalmente postado por misera misera escreveu:

O bikefit no grau que foi muito utilizado aqui pelo que eu me lembre não dá nenhuma sugestão , só te dá a distância mesmo.

Aí depois vai entrar a experiência da pessoa e o uso da bike , se vc vai fazer trilha e quer usar um guidão de 760-600 mm e uma mesa curta vc vai comprar o quadro onde o tte ou reach complementa seu conjunto mesa/guidão levando em consideração que quanto maior o guidão mais arqueado seus braços ficam e seu alcance diminui.

A mesa pequena compensa isso mais não sei dizer até que ponto , isso é algo que nunca vi sendo discutido aqui , a cada x mm que vc adiciona de cada lado do guidão seu corpo vai se inclinar tantos graus pra frente.

esse negocio de sugestão pode ser porque muitos fits desses são antigos e baseados em bikes road ou mtbs que vieram das roads ?


Já li em sites de fora que diziam que para cada 2cm de guidão a mais deveria encurtar 1cm da mesa. Mas tem mais coisas envolvidas, backsweet que hoje temos inúmeros, sem falar que isso também não diz nada, pois depende de onde o backsweet se inicia em relação à largura do guidão. Tem ainda guidão com muito backsweet que vão para frente antes de voltar, tipo da SQLab e outro que não lembro de mais de 16°.

Em road bikes o cara ainda tem que considerar o reach do próprio guidão que somados com a mesa chegam ao redor de 20cm, por isso usam quadros com TTE pequenos e que chega a causar interferência da ponta do pé com o pneu nas curvas.

Editado por Fabio - 25 Dez 2019 as 23:34
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Dez 2019 as 16:21
O bikefit no grau que foi muito utilizado aqui pelo que eu me lembre não dá nenhuma sugestão , só te dá a distância mesmo.

Aí depois vai entrar a experiência da pessoa e o uso da bike , se vc vai fazer trilha e quer usar um guidão de 760-600 mm e uma mesa curta vc vai comprar o quadro onde o tte ou reach complementa seu conjunto mesa/guidão levando em consideração que quanto maior o guidão mais arqueado seus braços ficam e seu alcance diminui.

A mesa pequena compensa isso mais não sei dizer até que ponto , isso é algo que nunca vi sendo discutido aqui , a cada x mm que vc adiciona de cada lado do guidão seu corpo vai se inclinar tantos graus pra frente.

esse negocio de sugestão pode ser porque muitos fits desses são antigos e baseados em bikes road ou mtbs que vieram das roads ?


Editado por misera - 24 Dez 2019 as 16:23
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Dez 2019 as 16:00
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Olha colega, 5cm num quasro de estrada é inviável devido ao fato de um avanço de downhill de 50mm quando utilizado com um guidão pequeno de 400mm deixar a direçao muito instável e arisca.

Eu, por exemplo, tenho 1,67m e utilizo quasro com toptube de 52 cm e avanço de 90mm. Um quadro de 57cm seria inviável, o headtube seria muito alto e altura do selim talvez ficasse abaixo do guidao e eu teria então uma speed allmountain.

O melhor bike fit virtual é o do competitivecyclist.com que além das medidas dos quadro dispõe ainda das medidas de avanço recomendadas, com uma tolerância de quase 2cm para maior ou menor, um compensando o outro.

Faz o fit do competiyivecyclist e pista o resultado pra gente discutir o fit baseado em algo sério.

Agora se você comprou uma bike enorme e quer compensar com uma mesa minúscula, vai simplesmente perder rendimento e culpar o pseudo fit corrigido eternamente.

Comprei uma MTB outro dia, com geometria mais moderna, headtube com 69.8 graus e suspensao com 51mm offset que leva a roda lá pra frente. Utilizo um avanco de 70mm original da bike e a mesma é totalmente na mão devido ao enorme guidão de 750mm. Para cada aplicacao há diferenças.




Não achei o bike fit nesse site.

Pelos seus números ou é uma Chisel M ou uma Epic HT M antiga.

51mm de offset já não é mais moderno, hoje ou é 42mm em Rock Shox ou 44mm em Fox. Isso diminui infimamente o entre-eixos, mas aumenta o trail dando estabilidade. No fim essas bikes novas usam menor ângulo no STA e acaba ficando com entre-eixos igual mesmo com offset menor, e isso junto com o trail deixam as bikes mais estáveis ainda.

Minha Crave tem 71,5° e veio com guidão de 700mm e mesa de 60mm. As vezes, em altas velocidades dava shimmie em curvas. Troquei por uma mesa de 33mm e coloquei um guidão de 820mm, nunca mais senti nada. Agora estou testando uma mesa de 35mm com guidão de 780mm e ainda está de boa.

Mas na Chisel de 69,8° talvez eu teste a mesa de 35mm com o guidão original de 720mm para ver de curiosidade.

Realmente é foda ajustar um quadro muito errado na base de troca da mesa, pois o resto vai estar errado também, se bem que dá para fazer loucuras e descontar na mesa, no canote e no carrinho do selim para acertar a triangulação. Descontar no canote é o de menos, depois na mesa é o pior se for para por mesa grande, pois o ângulo formado entre o CG e o eixo dianteiro vai ficar maior e mais chance de voar por cima do guidão em impactos, agora se for mesa menor basta descontar no guidão para aumentar o paralelogramo. Mais foda é descontar no carrinho, pois isso muda o STA real e a forma de aplicação de força mudando até o grupo de músculos em ação e em qual ° do pedivela eles vão entrar em ação. E também muda o CG em relação aos eixos.

Foda mesmo é que quadros maiores ainda se aumentam muito o ST. Pois eu gostaria de um quadro com grande top tube efetivo para usar mesa curta, mas com seat tube menor para não bater o saco e poder usar dropper maior, se fosse o caso.


Acrescentando, esse dia peguei uma trena e coloquei de ponta a ponta no guidão de 820mm com a mesa de 33m e, com o backsweet do guidão, essa linha projetada passou exatamente por cima do parafuso do top cap, oi seja, efetivamente minhas mãos ficam no limite do eixo da caixa de direção. Fabian Barel já tinha testado isso e disse que precisa ficar pelo menos 10mm a frente para auto-estabilizar a direção quando os braços pressionam o guidão. Mas ele testou isso numa época que não tinham guidões de 820mm. Lembrando que motos, as mãos ficam a trás do eixo de direção como se fosse uma mesa negativa efetivamente e elas são estáveis, deve ser também porque a moto também é pilotada pelos joelhos e não se tem tanto peso sobre as mãos nas MX. Tanto que o alcance geral mas MX é girando o guidão para frente ou para trás mudando o backsweet efetivo.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Dez 2019 as 15:55
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

https://www.competitivecyclist.com/Store/catalog/fitCalculatorBike.jsp


Acho que o bike fit deveria dar o top tube efetivo sem a mesa mesmo e depois a gente escolhe qual quadro quer baseado em qual comprimento de mesa a gente vai querer.


Isso não sei se seria bom , o bikefit te da a distância baseado no tamanho do seu tronco e braço , essa distância é até o guidão , a informação apenas do tte é incompleta.



Me expressei totalmente errado. Ele deveria sim dar o total de top tube efetivo + mesa e depois a gente decide se quer TTE grande + mesa curta ou vice-versa.as acabei de fazer no tal link e apesar de darem a distância do selim até o guidão (ótimo), eles levam depois em dar a sugestão de meses ridiculamente grandes, logo para se usar um TTE menor.



Editado por Fabio - 24 Dez 2019 as 15:55
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belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Dez 2019 as 15:51
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

https://www.competitivecyclist.com/Store/catalog/fitCalculatorBike.jsp


Acho que o bike fit deveria dar o top tube efetivo sem a mesa mesmo e depois a gente escolhe qual quadro quer baseado em qual comprimento de mesa a gente vai querer.


Isso não sei se seria bom , o bikefit te da a distância baseado no tamanho do seu tronco e braço , essa distância é até o guidão , a informação apenas do tte é incompleta.
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https://www.competitivecyclist.com/Store/catalog/fitCalculatorBike.jsp


Acho que o bike fit deveria dar o top tube efetivo sem a mesa mesmo e depois a gente escolhe qual quadro quer baseado em qual comprimento de mesa a gente vai querer.

Editado por Fabio - 24 Dez 2019 as 15:49
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belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Dez 2019 as 15:46
Originalmente postado por Jaozeiro Jaozeiro escreveu:

Originalmente postado por misera misera escreveu:

Inclusive já que vc fomentou essa discussão seria bom vc dizer qual é o método correto de se medir uma bike já que aqui ta todo mundo errado e vc tá antenado nos métodos gringos revolucionários.

Compartilhe a informação.

O que eles usam lá fora agora pra medir ao inves de ett ? Seria o reach ? stack ?

Ou lá fora a pessoa simplesmente compra a primeira bike que vê pela frente e depois troca a mesa pra consertar tudo ?

Hello , i bought this 16inch wheel bike and i need a 250mm steam please


Dispensável sua ironia. Não tô ligado de método revolucionário nenhum. Coloque "Effective Tob Tube Lenght" no Google e volte aqui postando os sites em que é considerado o avanço nessa medida.

É só isso. Não tô dizendo que a pessoa tem que andar com medida errada, apenas questionando por que ela não pode compensar alguns centímetros no avanço apenas. É só isso. E isso tudo eu disse desde meu primeiro post. Só ler devagar que você consegue.


Realmente a confusão se deu porque eu não percebi o que vc disse inicialmente , mais como já falei acima vc é que se confundiu nas medidas.

assim é medido o tte aqui, igual em qualquer lugar do mundo.

Editado por misera - 24 Dez 2019 as 15:49
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Originalmente postado por Jaozeiro Jaozeiro escreveu:

Originalmente postado por misera misera escreveu:



Vale lembrar que mesa curta vc acha uma maior nem sempre , se vc compra uma bike pequena com avanço de 80 e vc precisa de mais 5 cm como no exemplo que vc deu falando que 5 cm não é nada vai ser bem difícil achar uma mesa de 130 mm.


Prestou atenção que eu disse que no caso da pessoa ele queria encurtar é não alongar?

Originalmente postado por misera misera escreveu:

Mais vc tem que ser mais específico , dizer "ah porque eu vi um posto onde UM cara falou isso e OUTRO veio e falou aquilo" não quer dizer muita coisa pra condenar todo mundo como vc fez.


O tópico é "Top Tube muito longo, o que fazer?" Dá uma busca aí no Forum. E eu não "condenei" todo mundo.
Mas a sua opinião tá sendo parecida...de que não pode mexer em 5, centímetros a menos numa mesa de 100mm/90mm.


Vamos relembrar o que vc falou inicialmente então...

Originalmente postado por Jaozeiro Jaozeiro escreveu:

Coloquei no Google "Effective Tob Tube Lenght" e em nenhum site gringo a medida do top tube efetivo considera a mesa (avanço).

Mas aqui fala-se o contrário, que ao top tube efetivo tem que ser adicionada a medida do avanço.


Aqui vc já falou errado , ninguém aqui considera mesa parte do tte , o BIKEFIT te da medida que vc precisa dos DOIS combinados , aí fica a seu critério um tte de 55 com mesa 80 ou um tte de 60 com mesa de 4 guidão de 600 ou 800 etc de acordo com o que vc vai fazer.
O bike fit é apenas uma referência pra vc não fazer uma besteira e comprar uma bike muito fora do seu tamanho e depois não ter como utiliza-la de forma confortável.


Originalmente postado por Jaozeiro Jaozeiro escreveu:

Diferente daqui, onde li vários e vários posts dizendo que se o quadro tá um pouco maior ou menor, não se deve mexer na mesa, e sim trocar de bike.


Aqui vc não fala sobre encurtar a mesa , quadro pouco maior ou menor dá a entender que a pessoa vai precisar de uma mesa mais longa ou mais curta , vai depender do tamanho do quadro. E fez a afirmação que em VARIOS E VARIOS posts aqui o povo diz que não se deve mexer na mesa e sim trocar de bike... o povo so recomendaria isso no caso de a pessoa ter comprado a bike sem ter feito o fit e comprado um tamanho muito errado (por isso vc faz o fit pra ter uma referência depois faz o ajuste fino ...)

Originalmente postado por Jaozeiro Jaozeiro escreveu:

BikeFit é uma das coisas mais mal esclarecidas no ciclismo. Pelo menos por aqui.


Essa última fala por si só , o bikefit por aqui é uma das coisas mais mal esclarecidas , ou seja ninguém aqui sabe nada.
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Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Olha colega, 5cm num quasro de estrada é inviável devido ao fato de um avanço de downhill de 50mm quando utilizado com um guidão pequeno de 400mm deixar a direçao muito instável e arisca.

Eu, por exemplo, tenho 1,67m e utilizo quasro com toptube de 52 cm e avanço de 90mm. Um quadro de 57cm seria inviável, o headtube seria muito alto e altura do selim talvez ficasse abaixo do guidao e eu teria então uma speed allmountain.

O melhor bike fit virtual é o do competitivecyclist.com que além das medidas dos quadro dispõe ainda das medidas de avanço recomendadas, com uma tolerância de quase 2cm para maior ou menor, um compensando o outro.

Faz o fit do competiyivecyclist e pista o resultado pra gente discutir o fit baseado em algo sério.

Agora se você comprou uma bike enorme e quer compensar com uma mesa minúscula, vai simplesmente perder rendimento e culpar o pseudo fit corrigido eternamente.

Comprei uma MTB outro dia, com geometria mais moderna, headtube com 69.8 graus e suspensao com 51mm offset que leva a roda lá pra frente. Utilizo um avanco de 70mm original da bike e a mesma é totalmente na mão devido ao enorme guidão de 750mm. Para cada aplicacao há diferenças.




Não achei o bike fit nesse site.

Pelos seus números ou é uma Chisel M ou uma Epic HT M antiga.

51mm de offset já não é mais moderno, hoje ou é 42mm em Rock Shox ou 44mm em Fox. Isso diminui infimamente o entre-eixos, mas aumenta o trail dando estabilidade. No fim essas bikes novas usam menor ângulo no STA e acaba ficando com entre-eixos igual mesmo com offset menor, e isso junto com o trail deixam as bikes mais estáveis ainda.

Minha Crave tem 71,5° e veio com guidão de 700mm e mesa de 60mm. As vezes, em altas velocidades dava shimmie em curvas. Troquei por uma mesa de 33mm e coloquei um guidão de 820mm, nunca mais senti nada. Agora estou testando uma mesa de 35mm com guidão de 780mm e ainda está de boa. Desci um trecho da Anchieta a milhão.

Mas na Chisel de 69,8° talvez eu teste a mesa de 35mm com o guidão original de 720mm para ver de curiosidade.

Realmente é foda ajustar um quadro muito errado na base de troca da mesa, pois o resto vai estar errado também, se bem que dá para fazer loucuras e descontar na mesa, no canote e no carrinho do selim para acertar a triangulação. Descontar no canote é o de menos, depois na mesa é o pior se for para por mesa grande, pois o ângulo formado entre o CG e o eixo dianteiro vai ficar maior e mais chance de voar por cima do guidão em impactos, agora se for mesa menor basta descontar no guidão para aumentar o paralelogramo. Mais foda é descontar no carrinho, pois isso muda o STA real e a forma de aplicação de força mudando até o grupo de músculos em ação e em qual ° do pedivela eles vão entrar em ação. E também muda o CG em relação aos eixos.

Foda mesmo é que quadros maiores ainda se aumentam muito o ST. Pois eu gostaria de um quadro com grande top tube efetivo para usar mesa curta, mas com seat tube menor para não bater o saco e poder usar dropper maior, se fosse o caso.


Editado por Fabio - 24 Dez 2019 as 16:22
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Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Olha colega, 5cm num quasro de estrada é inviável devido ao fato de um avanço de downhill de 50mm quando utilizado com um guidão pequeno de 400mm deixar a direçao muito instável e arisca.

Eu, por exemplo, tenho 1,67m e utilizo quasro com toptube de 52 cm e avanço de 90mm. Um quadro de 57cm seria inviável, o headtube seria muito alto e altura do selim talvez ficasse abaixo do guidao e eu teria então uma speed allmountain.


Interessante seu post. Bem argumentado e relacionado ao caso da road bike. Gostei

Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:


Agora se você comprou uma bike enorme e quer compensar com uma mesa minúscula, vai simplesmente perder rendimento e culpar o pseudo fit corrigido eternamente.


Tenho minha bike há 1 ano e sem problemas com fit ou dores.
Só estou discutindo.
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Originalmente postado por misera misera escreveu:

Inclusive já que vc fomentou essa discussão seria bom vc dizer qual é o método correto de se medir uma bike já que aqui ta todo mundo errado e vc tá antenado nos métodos gringos revolucionários.

Compartilhe a informação.

O que eles usam lá fora agora pra medir ao inves de ett ? Seria o reach ? stack ?

Ou lá fora a pessoa simplesmente compra a primeira bike que vê pela frente e depois troca a mesa pra consertar tudo ?

Hello , i bought this 16inch wheel bike and i need a 250mm steam please


Dispensável sua ironia. Não tô ligado de método revolucionário nenhum. Coloque "Effective Tob Tube Lenght" no Google e volte aqui postando os sites em que é considerado o avanço nessa medida.

É só isso. Não tô dizendo que a pessoa tem que andar com medida errada, apenas questionando por que ela não pode compensar alguns centímetros no avanço apenas. É só isso. E isso tudo eu disse desde meu primeiro post. Só ler devagar que você consegue.
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Originalmente postado por misera misera escreveu:



Vale lembrar que mesa curta vc acha uma maior nem sempre , se vc compra uma bike pequena com avanço de 80 e vc precisa de mais 5 cm como no exemplo que vc deu falando que 5 cm não é nada vai ser bem difícil achar uma mesa de 130 mm.


Prestou atenção que eu disse que no caso da pessoa ele queria encurtar é não alongar?

Originalmente postado por misera misera escreveu:

Mais vc tem que ser mais específico , dizer "ah porque eu vi um posto onde UM cara falou isso e OUTRO veio e falou aquilo" não quer dizer muita coisa pra condenar todo mundo como vc fez.


O tópico é "Top Tube muito longo, o que fazer?" Dá uma busca aí no Forum. E eu não "condenei" todo mundo.
Mas a sua opinião tá sendo parecida...de que não pode mexer em 5, centímetros a menos numa mesa de 100mm/90mm.
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Olha colega, 5cm num quasro de estrada é inviável devido ao fato de um avanço de downhill de 50mm quando utilizado com um guidão pequeno de 400mm deixar a direçao muito instável e arisca.

Eu, por exemplo, tenho 1,67m e utilizo quasro com toptube de 52 cm e avanço de 90mm. Um quadro de 57cm seria inviável, o headtube seria muito alto e altura do selim talvez ficasse abaixo do guidao e eu teria então uma speed allmountain.

O melhor bike fit virtual é o do competitivecyclist.com que além das medidas dos quadro dispõe ainda das medidas de avanço recomendadas, com uma tolerância de quase 2cm para maior ou menor, um compensando o outro.

Faz o fit do competiyivecyclist e pista o resultado pra gente discutir o fit baseado em algo sério.

Agora se você comprou uma bike enorme e quer compensar com uma mesa minúscula, vai simplesmente perder rendimento e culpar o pseudo fit corrigido eternamente.

Comprei uma MTB outro dia, com geometria mais moderna, headtube com 69.8 graus e suspensao com 51mm offset que leva a roda lá pra frente. Utilizo um avanco de 70mm original da bike e a mesma é totalmente na mão devido ao enorme guidão de 750mm. Para cada aplicacao há diferenças.

Editado por dimas2dimas - 24 Dez 2019 as 15:11
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
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Inclusive já que vc fomentou essa discussão seria bom vc dizer qual é o método correto de se medir uma bike já que aqui ta todo mundo errado e vc tá antenado nos métodos gringos revolucionários.

Compartilhe a informação.

O que eles usam lá fora agora pra medir ao inves de ett ? Seria o reach ? stack ?

Ou lá fora a pessoa simplesmente compra a primeira bike que vê pela frente e depois troca a mesa pra consertar tudo ?

Hello , i bought this 16inch wheel bike and i need a 250mm steam please
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Não sei de que escândalo vc ta falando , seria melhor postar todos esses exemplos.

Quase todo mundo que eu vejo aqui usa mesa super curta hj em dia.


Vale lembrar que mesa curta vc acha uma maior nem sempre , se vc compra uma bike pequena com avanço de 80 e vc precisa de mais 5 cm como no exemplo que vc deu falando que 5 cm não é nada vai ser bem difícil achar uma mesa de 130 mm.

Mais vc tem que ser mais específico , dizer "ah porque eu vi um posto onde UM cara falou isso e OUTRO veio e falou aquilo" não quer dizer muita coisa pra condenar todo mundo como vc fez.

Poste todos os exemplos que vc achou que devem ser muitos pelo que vc disse lá em cima tenho certeza que vai ser fácil ja que são a amioria.
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Originalmente postado por Jaozeiro Jaozeiro escreveu:

Originalmente postado por leao leao escreveu:

Originalmente postado por Jaozeiro Jaozeiro escreveu:

E qual o problema em encurtar a mesa?
Lá fora não consideram a mesa no top tube efetivo e mudam esse componente a gosto.

Aqui não pode encurtar pra encaixar o fit?

Qual é a única explicação pra isso acontecer aqui?



<span style="white-space:pre">     </span>Então, se o quadro tem 5cm a mais de top tube que o recomenado para o ciclista, nitidamente não é o tamanho adequado para essa pessoa. Se encurtar a mesa, digamos, esses 5cm, vai ficar com a medida da distância entre o selim e o guidão correta (isso se a mesa original for longa o suficiente para permitir troca-lá por uma 5cm menor, pois tem bikes hoje com mesa original de 60mm).
<span style="white-space:pre">     </span>Mas e o restante das medidas quadro ? O canote dá para ajustar, beleza, mas e altura total do quadro em relação ao solo ? E também tem outras medidas e como vai ficar a dirigibilidade depois disso. 


A mesa dele era 100mm.
Com a mesa mais curta ele ajusta a medida correta entre selim e guidão (como você mesmo disse). A medida do Seat Tube praticamente não interessa pra esse propósito, ninguém se guia por essa medida pra mensurar um quadro no bike fit, já que se ajusta com a altura do canote (que você também concorda).

Temos então duas importantíssimas medidas ajustadas sem precisar trocar de quadro, que você mesmo concordou.

E então? O que mais tá crítico que a pessoa precisa trocar o quadro da bike porque algum fit que ela fez tá dizendo que tem 5 centímetros errados?


Novamente a pergunta: a turma lá fora troca mesa a gosto, desconsiderando essa medida no Effective Tob Tube Lenght. Por que aqui é esse escândalo quando falam em encurtar a mesa?

Altura do quadro em relação ao solo, comprimento total da bike, entre eixos.

O uso da bike é tranporte, na cidade, 1 hora pedalando. É um caso, daria para usar de boa um quadro maior ajustado para a pessoa.

O uso da bike é trilhas, singles, trechos técnicos travados, etc. É outro caso que vai fazer muita diferença o tamanho do quadro.

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Jaozeiro Ver Drop Down


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Originalmente postado por leao leao escreveu:

Originalmente postado por Jaozeiro Jaozeiro escreveu:

E qual o problema em encurtar a mesa?
Lá fora não consideram a mesa no top tube efetivo e mudam esse componente a gosto.

Aqui não pode encurtar pra encaixar o fit?

Qual é a única explicação pra isso acontecer aqui?



<span style="white-space:pre">     </span>Então, se o quadro tem 5cm a mais de top tube que o recomenado para o ciclista, nitidamente não é o tamanho adequado para essa pessoa. Se encurtar a mesa, digamos, esses 5cm, vai ficar com a medida da distância entre o selim e o guidão correta (isso se a mesa original for longa o suficiente para permitir troca-lá por uma 5cm menor, pois tem bikes hoje com mesa original de 60mm).
<span style="white-space:pre">     </span>Mas e o restante das medidas quadro ? O canote dá para ajustar, beleza, mas e altura total do quadro em relação ao solo ? E também tem outras medidas e como vai ficar a dirigibilidade depois disso. 


A mesa dele era 100mm.
Com a mesa mais curta ele ajusta a medida correta entre selim e guidão (como você mesmo disse). A medida do Seat Tube praticamente não interessa pra esse propósito, ninguém se guia por essa medida pra mensurar um quadro no bike fit, já que se ajusta com a altura do canote (que você também concorda).

Temos então duas importantíssimas medidas ajustadas sem precisar trocar de quadro, que você mesmo concordou.

E então? O que mais tá crítico que a pessoa precisa trocar o quadro da bike porque algum fit que ela fez tá dizendo que tem 5 centímetros errados?


Novamente a pergunta: a turma lá fora troca mesa a gosto, desconsiderando essa medida no Effective Tob Tube Lenght. Por que aqui é esse escândalo quando falam em encurtar a mesa?

Editado por Jaozeiro - 24 Dez 2019 as 11:39
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Originalmente postado por Jaozeiro Jaozeiro escreveu:

E qual o problema em encurtar a mesa?
Lá fora não consideram a mesa no top tube efetivo e mudam esse componente a gosto.

Aqui não pode encurtar pra encaixar o fit?

Qual é a única explicação pra isso acontecer aqui?


Então, se o quadro tem 5cm a mais de top tube que o recomenado para o ciclista, nitidamente não é o tamanho adequado para essa pessoa. Se encurtar a mesa, digamos, esses 5cm, vai ficar com a medida da distância entre o selim e o guidão correta (isso se a mesa original for longa o suficiente para permitir troca-lá por uma 5cm menor, pois tem bikes hoje com mesa original de 60mm).
Mas e o restante das medidas quadro ? O canote dá para ajustar, beleza, mas e altura total do quadro em relação ao solo ? E também tem outras medidas e como vai ficar a dirigibilidade depois disso. 

É igual você usar uma calça número 40 e pegar uma 56 e colocar um cinto. Vai ficar bom ? Não.
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E qual o problema em encurtar a mesa?
Lá fora não consideram a mesa no top tube efetivo e mudam esse componente a gosto.

Aqui não pode encurtar pra encaixar o fit?

Qual é a única explicação pra isso acontecer aqui?

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Originalmente postado por Jaozeiro Jaozeiro escreveu:

Originalmente postado por misera misera escreveu:

Não me lembro de ter visto esse tipo de recomendação por aqui não.

O que o povo diz aqui é pra não pegar um quadro muito longe do recomendado porque apesar de poder fazer alguns ajustes na bike isso é limitado e se vc comprar um quadro muito fora da sua medida vai ser difícil a bike ficar boa mesmo trocando mesa guidão canote pedivela.


Tem um tópico em que a pessoa diz que a bike que comprou tem top tube 5 cm a mais do que o bike fit dele. Ele diz que tem sentido algumas dores e pergunta o que pode ser feito.

As opiniões são quase unânimes, que 5 centímetros é um exagero, que não tem salvação, que não pode usar mesa mais curta pra corrigir (mas no mesmo tópico dizem que pode usar mesa mais longa pra corrigir top tube curto (????)) e que ele tem que trocar de quadro urgente.

Ele dizia estar sentindo dores no pescoço apenas. Em momento algum perguntam qual o estilo de pedalada dele, o tempo em que ele pedala, o que ele pode estar fazendo de certo ou errado, nem perguntam coml esse bike fit foi feito, quais medidas foram tiradas, qual o peso dele, sua flexibilidade. Simplesmente condenam o quadro porque 5 centímetros é um caso absurdo irremediável e que com certeza é esse o problema.


5 cm realmente é muita coisa se tratando do comprimento do toptube. É só olhar os tamanhos de top tube de uma bike qualquer, nos tamanhos S, M, L, XL. Vai ver que a difrença é bem pequena entre eles.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jaozeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Dez 2019 as 09:51
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Não me lembro de ter visto esse tipo de recomendação por aqui não.

O que o povo diz aqui é pra não pegar um quadro muito longe do recomendado porque apesar de poder fazer alguns ajustes na bike isso é limitado e se vc comprar um quadro muito fora da sua medida vai ser difícil a bike ficar boa mesmo trocando mesa guidão canote pedivela.


Tem um tópico em que a pessoa diz que a bike que comprou tem top tube 5 cm a mais do que o bike fit dele. Ele diz que tem sentido algumas dores e pergunta o que pode ser feito.

As opiniões são quase unânimes, que 5 centímetros é um exagero, que não tem salvação, que não pode usar mesa mais curta pra corrigir (mas no mesmo tópico dizem que pode usar mesa mais longa pra corrigir top tube curto (????)) e que ele tem que trocar de quadro urgente.

Ele dizia estar sentindo dores no pescoço apenas. Em momento algum perguntam qual o estilo de pedalada dele, o tempo em que ele pedala, o que ele pode estar fazendo de certo ou errado, nem perguntam coml esse bike fit foi feito, quais medidas foram tiradas, qual o peso dele, sua flexibilidade. Simplesmente condenam o quadro porque 5 centímetros é um caso absurdo irremediável e que com certeza é esse o problema.



Editado por Jaozeiro - 24 Dez 2019 as 09:56
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Uma coisa que considero muito importante e que não é feito em bike fit virtual (até porque não dá), mas tem vários sites que ensinam como fazer é a posição do taquinho na sapatilha. 
Eu quase ferrei o meu joelho de verdade, cheguei até a parar de pedalar por isso, e depois que fiz um fit real aqui na cidade (simples, mas me ajudou bastante) resolveu meu problema com isso. Tá certo que era um pouco de burrice minha ter colocado o taquinho errado, mas faz bastante diferença.
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misera Ver Drop Down


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Não me lembro de ter visto esse tipo de recomendação por aqui não.

O que o povo diz aqui é pra não pegar um quadro muito longe do recomendado porque apesar de poder fazer alguns ajustes na bike isso é limitado e se vc comprar um quadro muito fora da sua medida vai ser difícil a bike ficar boa mesmo trocando mesa guidão canote pedivela.
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Coloquei no Google "Effective Tob Tube Lenght" e em nenhum site gringo a medida do top tube efetivo considera a mesa (avanço).

Mas aqui fala-se o contrário, que ao top tube efetivo tem que ser adicionada a medida do avanço.

Inclusive estou lendo um site em que diz que o avanço é uma das partes para você justamente ajustar o quão esticado você fica na bike. Ou seja, pra eles é normal trocar a mesa em função de você ficar melhor na bike.

Diferente daqui, onde li vários e vários posts dizendo que se o quadro tá um pouco maior ou menor, não se deve mexer na mesa, e sim trocar de bike.

Isso soa totalmente absurdo. Fosse assim não seria possível ajustes finos para pessoas de medidas diferentes mas que no bikefit concordam com o mesmo tamanho de quadro. Ou então teria que haver infinitas medidas de top tube para o mesmo quadro, para atender milimetricamente todas as dimensões físicas existentes de ciclistas, o que é um absurdo maior ainda.

BikeFit é uma das coisas mais mal esclarecidas no ciclismo. Pelo menos por aqui.
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2019 as 13:57
Na década de 90 teve uma BMX sem selim e canote com o freio a disco traseiro Pro Stop, aquele da Mountain Cycles, que era hidráulico, mas usava cabos, porque na época os manetes da Shimano eram grudados nos Rapid Fire. Depois eu comecei a questionar por que as DH tinham. Mas depois que comecei a usar dropper eu entendi, pois no começo eu achava falta do selim quando abaixava e tive que me acostumar. O negócio é que a gente seguro o selim no meio dos joelhos para ajudar a controlar a bike. A ideia do dropper da Specialized é essa, deixar a ponta mais alta para prender com os joelhos e a traseira mais baixa para facilitar os movimentos.

Editado por Fabio - 24 Dez 2019 as 13:29
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Foi gozação, Ismah, gozação... Embarrassed


Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Desde que conheço o pessoal do trial, eles não usam selim, e ninguém acertou o "cru" em nada...
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Desde que conheço o pessoal do trial, eles não usam selim, e ninguém acertou o "cru" em nada...
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Se isso acontecer vai ser engraçado os caras procurarem o banco e o "crú" deles dar de cara com o buraquinho de colocar o canote, hehehehehehe... Big smileLOL


Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Até acredito que acabem eliminando o selim algum dia, porque os cabrones não sentam nunca... LOL
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Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Então, Ismah, essa do banco depende da pessoa em cima da bike e do "momento". Quem faz grau na bike ou "brinca" de BMX normalmente usa o banco apontado para cima, pois isso facilita as manobras; os bunda-mole (numa concordância plural bem ruim, hehehe) como eu que andam 80% em plano/asfalto, no meu caso o banco levemente levantado diminui o efeito "pra frente" mesmo sentado praticamente o tempo todo no banco. Mas é bem sutil essa elevação, usando-se um programa de "nível de bolha", a pontinha da bolha que fica fora do nível central é de uns 2-3 mm...


Então Sid... Eu falei da ótica esportiva, aka XC* mais puro possível... O que não é o seu caso, e nem de quem "brinca de BMX"...

* Pensando pela ótica que cito, no XCM faz sentido uma posição mais neutra, com selim mais plano. Enquanto no XCE, XCO e XCC, faz sentido a posição mais agressiva... Até acredito que acabem eliminando o selim algum dia, porque os cabrones não sentam nunca... LOL
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Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Acho que isso faz sentido. Existe algum documento ou relato de profissionais de bike fit confirmando isso?


Eu vi em alguma entrevista escrita, acho que no GMBN... Mas realmente não tenho ideia de qual era. Sei que estava no dilema: no passo da "castanha", ou o selim apontava um pouco para cima, ou um pouco para  baixo e cheguei nesse texto..
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zoda Ver Drop Down


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Originalmente postado por ThiagoZnL ThiagoZnL escreveu:

Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Tem um programa no celular que ajuda a ajustar o selim, é ótimo.

Se puder passar o nome desse programa, agradeço.


numa rápida pesquisa no google achei este:






Muito obrigado
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ThiagoZnL Ver Drop Down


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Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Tem um programa no celular que ajuda a ajustar o selim, é ótimo.

Se puder passar o nome desse programa, agradeço.

numa rápida pesquisa no google achei este:

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zoda Ver Drop Down


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são paulo
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Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Tem um programa no celular que ajuda a ajustar o selim, é ótimo.

Se puder passar o nome desse programa, agradeço.
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Pierrex Ver Drop Down


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no meu caso (80% mtb) ajusto o selim paralelo ao solo. sentia uma tendência a deslizar para a frente e isso só parou de acontecer após um bikefit presencial. o selim estava muito para trás. após o ajuste minha sensação é que a pedalada me empurra contra o selim, que continua plano. no dia o profissional que fez o fit me disse que dois graus pra cima ou para baixo são perfeitamente admissíveis, dentro do que se pode chamar de preferência pessoal.
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BR040 Ver Drop Down
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Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Tem um programa no celular que ajuda a ajustar o selim, é ótimo.

olá amigo, qual programa é esse? eu tenho o nivel de bolha para deixar o selim plano, não conheço outro.
se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás

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am.araujo Ver Drop Down
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Tem um programa no celular que ajuda a ajustar o selim, é ótimo.
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Então, Ismah, essa do banco depende da pessoa em cima da bike e do "momento". Quem faz grau na bike ou "brinca" de BMX normalmente usa o banco apontado para cima, pois isso facilita as manobras; os bunda-mole (numa concordância plural bem ruim, hehehe) como eu que andam 80% em plano/asfalto, no meu caso o banco levemente levantado diminui o efeito "pra frente" mesmo sentado praticamente o tempo todo no banco. Mas é bem sutil essa elevação, usando-se um programa de "nível de bolha", a pontinha da bolha que fica fora do nível central é de uns 2-3 mm...


Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Da ótica esportiva...  Na prática, quase nunca se está sentado em descida.
Logo, faz todo sentido apontar a frente levemente para baixo, já que é na subida que está o maior tempo sentado... No plano, é mais um senta e levanta...
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ghd Ver Drop Down
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Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Da ótica esportiva...  Na prática, quase nunca se está sentado em descida.
Logo, faz todo sentido apontar a frente levemente para baixo, já que é na subida que está o maior tempo sentado... No plano, é mais um senta e levanta...


Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Eu já acho o contrário. Acho que existe uma tendência muito louca por mesas longas. Flexibilidade é ponto chave. Mas depende co curso e do tipo de bike. Nada adianta um MTBiker com uma super flexibilidade usar uma posição aerodinâmico em detrimento do torque numa prova de MTB.



É possível, já que não posso aplicar o que observo no meu círculo, como estatística... 


Acho que isso faz sentido. Existe algum documento ou relato de profissionais de bike fit confirmando isso?
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miniic Ver Drop Down


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Selim plano assim como o KOPS devem ser pontos de partida...
Se está sentindo braço ou períneo pode-se fazer ajustes de poucos mm / graus para tentar corrigir.
Se mesmo assim não funcionar, aí o selin não casou com o ciclista.

Originalmente postado por BR040 BR040 escreveu:

Se o selim não estiver plano vai forçar os braços, mãos e punhos, pois o corpo ficará deslizando pra trás ou pra frente com mais intensidade nas inclinações do terreno
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am.araujo Ver Drop Down
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Não sei na terra, mas pedalando no asfalto a gente passa muito tempo sentado, e parece mesmo que quando vc pedala muito agressivo os solavancos das imperfeições do asfalto te joga pra frente. Quando eu deixo o selim totalmente plano, fico o tempo todo ajustando minha posição, parece que eu to sempre indo na direção do bico do selim. Logo eu deixo levemente inclinado pra trás, só o suficiente pra ficar estável mesmo no asfalto ruim, mas interessante que na estradeira eu tenho um fizik gobi e esse eu deixo plano, ele é bem flexível e quando eu sento parece que ele se molda, não tenho problemas com ele.

Mas isso eu acho bem pessoal, depende da forma como o sujeito pedala, do tipo de terreno, eu costumo seguir meu feeling, se não tiver indo e voltando no selim é por que tá ok.
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