Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Review trocador Sunrace M9
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Review trocador Sunrace M9

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Review trocador Sunrace M9
    Postado: 17 Fev 2019 as 13:32
Depois de um tempo (1 ano e 8 meses e mais de 2500km) usando os trocadores M9 resolvi fazer um breve Review, o que me motivou foi uma característica que descobri essa semana e só está presente em trocadores mais caros. Hoje eles estão instalados na minha híbrida/cicloturismo e a referida característica é bem vinda. Existe um tópico sobre ele mas não é um Review. É este abaixo.
https://www.pedal.com.br/forum/opiniao-rapid-fire-sunrace-9v-m900_topic93531.html

Vamos ao Review:
O trocador M9 tem um preço médio de 100,00. São trocadores dual release, tem uma boa contrução e acabamento. Recentemente foi preciso abrir o trocador esquerdo, o cabo soltou da cabeça de chumbo e como era serviço em garantia levei a oficina e o mecânico instalou novo cabo sem tirar o chumbo, o que resultou em falha na troca de marcha. Presenciei a desmontagem e os materiais internos são bem robustos.

Uma característica mencionada nos anúncios que é um diferencial é a possibilidade de usá-lo 2/3x9 ele possui uma chave comutadora na parte de baixo onde se isola a marcha 1 da coroa ficando apenas um clique. Para acionar a chave é necessário movê-la para a posição acionando o gatilho ao mesmo tempo, caso contrário ela não se move e isso não vem descrito na caixa e não vem manual. ( Na minha não veio )

Visão frontal do trocador esquerdo.


Parte de baixo com destaque pra chave comutadora


Agora vou falar do que descobri essa semana sobre o trocador direito, ele possui um sistema progressivo de troca de marchas bem abrangente nos pinhões favorecendo algas situações onde precisa passar de uma marcha mais pesada para uma mais leve, principalmente em cassete onde o escalonamento tem menos gaps. Segue abaixo a posição do trocador, quantidade de cliques possíveis em uma única passada e posição posterior do trocador.

Pinhão 9 - 6 cliques - pinhão 3
Pinhao 8 - 5 cliques - pinhão 3
Pinhão 7 - 4 cliques - pinhao 3
Pinhão 6 - 3 cliques - pinhão 3
Pinhão 5 - 3 cliques - pinhão 2
Pinhão 4 - 2 cliques - pinhão 2
Pinhõe 3 - 1 clique - pinhão 2
Pinhão 2 - 1 clique - pinhão 1

Essa progressividade me chamou bastante atenção, para certas aplicações, um exemplo seria uma bike urbana de uma coroa única (Ex:40T) e cassete com um escalonamento bem aproximado (11/25), uma situação onde você vem embalado e pega aquela subida e para não ir perdendo o giro já joga lá pra cima e mantém.
Pequei esta configuração porque sexta fiz um pedal de 37km de só usei a coroa 40T e até o pinhão 7 do meu cassete que tem 24T.

Resumo da atividade:


Minha referência é o Alivio M4000 que tenho na MTB que só passa 3 cliques no máximo por passada.

Visao por baixo do trocador direito.


Vista da parte de trás.
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2019 as 09:02
Cara gostei do seu review, boas funcões ele tem.

Será que o M5 pra 8v tem as mesmas, dual release os vendedores dizem que é mas ao perguntar estas outras funcões eles nem sabem do que estamos falando LOL

No futuro quando precisar de up na urbana cogito usar ele, a minha agora está com 16v com coroas 32/44 e cassete 11/34 mas quando acabar o cassete vou colocar um 12/32 de 8v pra ter o menor gap possivel com esta escala, acho que assim vai ficar bom, dai na hora de upas os frios pra hidraulico usaria este M5 que aparentemente é igual ao seu M9
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2019 as 16:26
Nesse caso João seria até viável usar o 9V mesmo, já que vai colocar hidráulicos também e o câmbio dá certo, o que uso mesmo é um Alivio 8v.
Estou usando um cassete Sunrace que peguei no ML por menos de 60,00 é um estoque antigo e tem pequenos sinais de oxidação, no próprio anúncio informa isso. Ele tem um bom escalonamento.
11-12-14-16-18-21-24-28-32
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1010431556-cassete-sunrace-9v-11-32-prata-11x32-bike-mtb-ou-speed-novo-_JM

A Sunrace tem um outro que acha por 100,00, é o M96.
11-12-13-14-16-18-21-24-28
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1027371593-catraca-cassete-k7-bike-m96-9v-18v-27v-index-11-28-sunrace-_JM
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2019 as 17:34
Valeu pela dica Hugo, mas a City eu vou deixar com 16v mesmo, pois ja da e sobra e custa menos pra manter, a corrente dura mais e a regulagem não é tão minuciosa como no de 9v.

To de olho no M5 depois deste seu relato positivo sobre o M9
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2019 as 21:24
Bacana o review. É interessante ver outras marcas vendendo produtos deiferenciados do padrão Shimano/Sram (fora as marcas diabo) aqui no BR. Concorrência sempre é boa!
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2019 as 22:15
Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Valeu pela dica Hugo, mas a City eu vou deixar com 16v mesmo, pois ja da e sobra e custa menos pra manter, a corrente dura mais e a regulagem não é tão minuciosa como no de 9v.

To de olho no M5 depois deste seu relato positivo sobre o M9


Acho que tô meio paranóico com marchas, ou não.
Na minha MTB que era 27 deixei com 18 22/36 com cassete 11-34.
E agora na cicloturismo tô vendo que a coroa 22T tá de enfeite e a 30T tô deixando pra quando pesar. Os dois últimos pedais só usei a 40T. Até estou pensando em deixar ela 18 também só que com coroa 26/40.

Acredito que o M5 deve seguir o mesmo padrão, é uma pena não conseguirmos mais informação sobre os produtos Sunrace, tudo que comprei até hoje tem se mostrado a contento.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2019 as 23:15
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2019 as 23:43
Mísera, o site da Sunrace já visitei por outras vezes, informações técnicas a gente encontra, mas informações de uso e certas características não acha. O que tem mais relevância e informação é sobre os cassetes.
Até o STI deles tem um preço atrativo, mas não se acha muita coisa sobre.
Fico na vontade de arriscar o 9v deles, no ML 499,00.
Para quem sabe dropar minha bike.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2019 as 23:54
500 reais o que ?

Grupo completo ou só esse sti ?
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2019 as 06:11
Somente o STI, mas mesmo assim achei bem mais acessível e se seguir a mesma qualidade...
O preço fica variando, agora o menor está em 480,00.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163145803-alavanca-passador-manete-sti-sunrace-23x9v-str91-speed-_JM.
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2019 as 09:05
No link que o Misera passou tambem não tem as infos que queremos LOL

Voces viram a catraca de 8v 13/32? 
Esse tipo de coisa que deviam trazer, aqui vejo apenas da Shiftec e da Gios, a Gtzinha quando comprei veio com uma Megarange da SunRace e eu usei bastante e depois doei pra um amigo que usou ate a ''catorzinha'' ficar lisa LOL e ela estava funcionando perfeita em seu interior, mas megarange depois de um tempo arrebenta com o pulo da 24 pra 34 de uma vez, ja estas de 8v tem um escalonamento bem legal
Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2020 as 17:36
Alguem comprou o trocador M5 de 8v? Será que vale mais a pena do que o shimano altus de 8v.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2020 as 18:07
Originalmente postado por LeoSilva LeoSilva escreveu:

Alguem comprou o trocador M5 de 8v? Será que vale mais a pena do que o shimano altus de 8v.

Nao instalei mas, apesar de bem construído a passagem parece um pouco seca comparando com o robusto Alivio M410 lá dos idos de 2010 que é um pouco melhor na troca.
Agora que Altus vc se refere? O altus M310 ou o m315? O altus M310 me parece igual ao citado Alivio. Já o A. M315 é excepcional bem mais macio q todos acima, nem sonoridade "seca" ele tem. Comentei dessas impressões em outro tópico, fiquei impressionado.
Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2020 as 10:08
Isso. Me referia ao M310 de 8 velocidades. Esse M315 tem de 8 velocidades?
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2020 as 19:24
De 7 e 8V. Imagino que o Altus M310 e o Sunrace 8V estão praticamente no mesmo patamar. Mas o Altus M315 é superior, apesar da aparência similar.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X