Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Quadro hardtail para All Mountain
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Quadro hardtail para All Mountain

 Responder Página  <1 23456>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
MatheusLPS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2011
Ouro Branco-MG
Offline
Mensagens:336
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MatheusLPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Nov 2019 as 23:06
Originalmente postado por Rfc Rfc escreveu:

Mas não tem saída pra quando começa a procurar componente mais durável e melhor....

Estou montando uma Fuse com a seguinte configuração:

Rodas Roval (original)
SLX 12v (incluindo cubo traseiro)
Pedivela Sram XO1 com coroa AbsoluteBlackOval 32d
Reba RC2 com 130mm
Freios Guide Ultimate 4 pistões frente (original) e atrás (up)
Discos XT 203 e 180mm
Canote retrátil Specialized (original)
Restante original da Specialized (quadro Alumínio)

Beirando os 10k....mas tá perto dos 12 kilos.


Achei o preço até bom. A Fuse 2020 custa 12600 e vem peças bem inferiores.
Voltar ao Topo
Rfc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rfc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2019 as 07:21
A nova está linda, mas muito cara pois acabou de lançar.

Deve chegar abaixo de 10 quando começarem as promoções por vender pouco.

Consegui comprar uma Fuse do modelo anterior numa promoção e coloquei os upgrades...dei sorte.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2019 as 07:34
Originalmente postado por MatheusLPS MatheusLPS escreveu:

Legal e tals esse ideia de All mountain e HT.

Mas me diz aí, onde vcs estão arrumando suspensão de 140 e 150mm? Só tenho visto Pike na faixa dos 5K por aí. Aí aperta.

que nada, as vezes acha pike ou fox 34 usada na faixa de 2000 a 2500. é só ter paciência.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2019 as 07:44
Originalmente postado por Rfc Rfc escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Rfc Rfc escreveu:

[QUOTE=TheLittle] role q fiz com a HT a com as rodas 275 plus, a uns 10 dias atrás. andando junto c os amigos de full 29
trilha longa e alguns trechos muito técnicos com pedras, vai q vai... da uns 15 min de trilha sem parar.

https://youtu.be/SWTDcTWs08c - https://youtu.be/SWTDcTWs08c - https://youtu.be/SWTDcTWs08c%5b - https://youtu.be/SWTDcTWs08c[/QUOTE]

Estou saindo de uma Stumpjumper 29 Full...pro demônio com pneus 3.0....estou apostando no que você já provou...e ainda esperando uma bike mais divertida pra uns saltos e empinadas...

Já andou de Full?


além dessa hardtail eu tenho as outras bikes da assinatura.

a Hightower (primeiro modelo) é bastante parecida com a hardtail em termos de geometria, e a suspensão dianteira é a mesma nas 2 bikes. Além disso eu tenho 3 pares de roda que compartilho entre a hardtail e a hightower. Já fiz praticamente todos os comparativos que eu queria e finalmente cheguei que as seguintes combinações são as melhores:

Hightower com pneus 29x2.5 aros 28mm de largura
a bike acelera muito, atropela muito e fica muito estável em alta velocidade. 

Hardtail com pneus 275x2.8 aros 35mm de largura
a bike fica estável e controlada, absorve melhor os impactos e fica muito "na mão" ótima pras curvas. além disso o grip do pneu 2.8 é ótimo na subida


Hightower com as rodas 275 plus fica baixa demais, o que obriga a usar a geometria na posição "high" que definitivamente não gosto.
A hardtail com as rodas 29x2.5 fica absurdamente rápida, acelera muito a ponto de ser assustador na trilha, mas perde um pouco da estabilidade pq os pneus absorvem menos e ela acaba dando mais o efeito "cabrito doido"

ainda tenho umas rodas mais simples, com pneus 2.3 e aros vzan extreme pro. Essas rodas uso quando vou fazer pedais mais longos, pois são ligeiramente mais leves e os pneus arrastam um pouco menos. Na trilha é uma roda inferior em amortecimento, estabilidade e grip comparado com as outras.


além disso tudo ainda tem possibilidade de combinar rodas 29 diferentes, e até montar uma "mullet bike" com rodas de tamanhos diferentes.
mas agora que já testei de tudo devo ficar usando a combinação que postei acima.

sobre hardtail vs full, acho a HT ideal pra quem não quer gastar muito com a bike ou com manutenção.

minha opinião sobre bike pra iniciante vai ser meio polêmica, mas:

Mas se puder ter uma full pra começar, com certeza vai de full.  
Elas são mais estáveis, toleram mais erros, e vão dar confiança muito mais rápido pra andar na trilha em maiores velocidades. E acho que ter confiança pra andar rápido é importante pra evoluir na técnica principalmente pra transpor obstáculos.

Se vier a ter uma hardtail depois da full, esta pode servir pra aprimorar ainda mais sua técnica. 
Começar na hardtail pode ser uma boa caso não dê mesmo pra pegar uma full, mas dado o mercado atual, tá mais fácil encontrar uma full por um bom preço do que uma hardtail com geometria trail.


Show! Tinha a mesma impressão da Stumpy que você descreveu da Hightower.

Concordo contigo sobre começar com a Full, mas só pra quem quer fazer trilha pra valer. Se não o investimento fica alto, melhor ficar com as HT XC nacionais que dão bem pro gasto pro pedal de final de semana.

Tá "premium" demais ter uma HT trail...acabei encontrando o quadro de Fuse no tamanho L pra montar a bike, mas estava quase importando um Nukeproof Scout ou um Whyte 905...

Dia 11 começo a montagem...e dia 16 vou estrear fazendo umas trilhas punks aqui na região de Campinas-SP (2k de elevação em 80km...e sempre que sobe...DESCE!!!)

Galera usa STRAVA? Vamos criar um clube de 27.5+?

na verdade é um reflexo do nosso mercado que não absorve esse tipo de bike, que por sua vez é um reflexo da preferência nacional por ficar andando de moutain bike em asfalto e estrada de terra. 
Pior que em muitos casos não é nem questão de não ter trilhas ou as pessoas não gostarem, mas sim por pura ignorância mesmo. As pessoas procuram bikes super leves com pneus mais finos que "andam rápido" e  esse tipo de bike só vai bem na trilha se você for um piloto muito bom. Quando o sujeito sem experiência tenta colocar na trilha seus pneus 2.0, suspensão quase rígida, mesa longa e negativa e geometria dos anos 90 vai achar uma experiência ruim e vai decidir que trilha não é legal, que é perigoso e é melhor ficar na estrada mesmo.

Bikes com geometrias mais agressivas não costumam render bem nos estradões, e são mais pesadas por terem componentes mais robustos. As pessoas no geral só querem saber de PESO e MÉDIA NO STRAVA, então é natural que quase ninguém queira hardtails mais agressivas pois HT virou sinônimo de bike leve por aqui. Com pouca saída, ninguém se mete a trazer bikes assim pois encalha. E quando vem, fica caro demais, vide a spz fuse nova que veio a preço de full de entrada.

---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2019 as 08:05
Eu vejo um pouco diferente, vejo como uma questão de disponibilidade, temos MUITO poucas trilhas aqui no BR, e muito estradão... E as poucas trilhas que se tem, são escavadas por motos.

Lá fora, há milhares de bike park, com uma infra adequada e manutenção das trilhas... Aqui, são raros... E as poucas trilhas que existem, tem que ser muito macho pra encarar, pois a infra é zero.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2019 as 08:37
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Eu vejo um pouco diferente, vejo como uma questão de disponibilidade, temos MUITO poucas trilhas aqui no BR, e muito estradão... E as poucas trilhas que se tem, são escavadas por motos.

Lá fora, há milhares de bike park, com uma infra adequada e manutenção das trilhas... Aqui, são raros... E as poucas trilhas que existem, tem que ser muito macho pra encarar, pois a infra é zero.

bom, aqui no RJ capital não é bem assim.

Temos sim o problema das motos, mas temos bastante trilhas e algumas poucas pessoas (ainda) empenhadas em mantê-las.

E temos ainda um representante local do Soil Searching


Vi bastante gente trocando as bikes de XC por trail e enduro bikes recentemente, o que meu deixa bastante feliz. Algumas pessoas começando agora nas trilhas e já procurando bikes trail/enduro de cara ao invés do tradicional início com bikes de xc mais simples.
Na verdade a situação hoje da cidade do RJ é que ou você anda no asfalto ou na trilha. Tem pouquissimos estradões dentro da cidade. Nem todas as trilhas são acessíveis pra todos, a cidade é grande e fica longe pra muita gente, mas poderia dizer que somos privilegiados em quantidade e qualidade de trilhas, basta conhecer os lugares certos.

Vejo muitas pessoas reclamando que não tem trilhas nos lugares que moram, mas vejo poquíssimas pessoas colocando a mão na massa pra abrir e manter. Enquanto a cultura for essa, teremos sim poucas trilhas com pouca manutenção.
Lá fora a cultura é diferente, nem sempre (na verdade muito raro) existe apoio do governo. Nossa cultura é esperar que o governo faça alguma coisa.

LÁ FORA AS PESSOAS SE UNEM E FAZEM ACONTECER!

Voltando a falar do Brasil, tenho um exemplo do desinteresse total do pessoal da bike por trilhas, que é onde meus pais moram. Não tem tanta altimetria, porém tem um potencial enorme de fazer trilhas estilo "xco" mas bastante técnicas subindo e descendo algumas "chapadas" de 80 a 100m de elevação. Até abriram uma trilha XCO mais tecnica lá esses tempos, mas praticamente ninguém treina pois acha muito difícil.

Enquanto isso existem 2 ou 3 moto clubes na cidade, com membros pagando mensalidade, promovendo eventos, sinalizando trilhas e fazendo manutenção, pontes de madeira, abrindo novas trilhas, etc. 
Não que eu seja a favor das motos, acho que causam muito estrago (principalmente aqui no RJ), mas pelo menos lá eles são organizados e o resultado é uma enorme rede de singletracks bastante divertidos. 
Se os bikers da região fossem interessados, poderiam compartilhar essa rede com as motos porém mudando as subidas e fazendo "switchbacks", já que a galera de moto curte subir paredes quase verticais, que são impossíveis de bike. Ou poderiam abrir as trilhas deles. Eu mesmo fui, sozinho, explorar essas trilhas e são muito legais. Mas não, a galera da bike prefere ficar rodando no acostamento das rodovias e estradas de chão com caminhão passando a 120km/h na orelha. E continuam falando "ahhh a gente não anda em trilha porque aqui não tem". E as lojas de bike da região não incentivam as trilhas obviamente por que isso não dá dinheiro pra eles. Até tentaram promover uns pedais mais técnicos e não vai ninguém. Quando promovem um pedal de 150 km de  asfalto com caminhão passando e estradão liso dá 200 inscrições fácil.

Aqui no Rio estamos tentando manter redes de trilhas, inclusive com instituições do governo ATRAPALHANDO nosso trabalho. Vide o post anterior sobre os quilombolas.
Existem outros grupos mantendo trilhas em niterói, e em outras regiões do Rio. 

Outros exemplos são a galera de Floripa que estão bem evoluídos em relação a manutenção de trilhas, a galera de Palmas-TO que também constrói e mantém trilhas, pessoal de Brasilia, Goiás. Minas Gerais tem uma quantidade ENORME de trilhas mapeadas também. E sei que devem existir dezenas de iniciativas assim pelo Brasil todo, mas infelizmente ainda são poucos perante ao potencial que temos.

A minha percepção nesse caso:

POUCAS PESSOAS FAZEM MUITA DIFERENÇA. E QUANDO ESSAS PESSOAS QUEREM ELAS VÃO LÁ E FAZEM, NÃO FICAM ESPERANDO APOIO DE NINGUÉM. 




Editado por TheLittle - 06 Nov 2019 as 11:24
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Rfc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rfc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2019 as 09:49
É essa a triste historia do MTB na minha região....

Felizmente já tem uma trupe boa que curte trilhas reais, não necessariamente a turma do enduro ou downhill, então temos boas opções. Então não dá pra reclamar

Mas a realidade é pneu Raceking 2.0 e geometria dos anos 90....eu fico enchendo o saco da galera que procurem bikes mais modernas (a Sense está ajudando nisso com bikes XC com uma pegada indo pro trail), mas a maioria fica nas Caloi e Oggi...belas bikes, mas pra andar em estradão de terra.

Preferem colocar um cambio XTR do que investir num quadro trail e suspa melhor.

Mas vamos devagarzinho mudando a cabeça da turma.
Voltar ao Topo
MatheusLPS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2011
Ouro Branco-MG
Offline
Mensagens:336
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MatheusLPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2019 as 17:06
Não é a toa que ando 90% do tempo sozinho.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2019 as 17:30
Originalmente postado por MatheusLPS MatheusLPS escreveu:

Não é a toa que ando 90% do tempo sozinho.


achei q em minas tivesse muita gente nas trilhas.

po a gente podia levar essa discussão pro outro topico q criei pra não fugir muito do assunto.
depois vou fazer um post la tentando resgatar o assunto daqui
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Rfc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rfc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2019 as 18:18
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por MatheusLPS MatheusLPS escreveu:

Não é a toa que ando 90% do tempo sozinho.


achei q em minas tivesse muita gente nas trilhas.

po a gente podia levar essa discussão pro outro topico q criei pra não fugir muito do assunto.
depois vou fazer um post la tentando resgatar o assunto daqui

Manda o link...
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2019 as 09:29
Originalmente postado por MatheusLPS MatheusLPS escreveu:

Não é a toa que ando 90% do tempo sozinho.
Rodo na região metropolitana de BH, sou de Sabará e aqui tem uma turma que gosta de trilha mesmo, mas tb tem a turma do speed com poeira! As vezes levo essa segunda turma nas trilhas mais casca grossa e é uma chiadeira só. Mas já trouxe uns 3 ou 4 pro lado mais Trail do MTB nessas aí.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2019 as 09:59
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Originalmente postado por MatheusLPS MatheusLPS escreveu:

Não é a toa que ando 90% do tempo sozinho.
Rodo na região metropolitana de BH, sou de Sabará e aqui tem uma turma que gosta de trilha mesmo, mas tb tem a turma do speed com poeira! As vezes levo essa segunda turma nas trilhas mais casca grossa e é uma chiadeira só. Mas já trouxe uns 3 ou 4 pro lado mais Trail do MTB nessas aí.

é por isso que eu falo.

muita gente gosta de trilhas mas não sabe disso, e acaba comprando a bike errada (XC) e andando no estradão, seja pela onda dos outros (vai pela maioria) ou por falta de conhecimento mesmo.

O certo é tentar fazer essas pessoas andarem em boas trilhas com boas bikes, aí elas mudam de opinião rapidinho e vão atras de uma trail bike na hora rs.


Editado por TheLittle - 06 Nov 2019 as 10:01
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2019 as 10:02
Originalmente postado por Rfc Rfc escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por MatheusLPS MatheusLPS escreveu:

Não é a toa que ando 90% do tempo sozinho.


achei q em minas tivesse muita gente nas trilhas.

po a gente podia levar essa discussão pro outro topico q criei pra não fugir muito do assunto.
depois vou fazer um post la tentando resgatar o assunto daqui

Manda o link...

É o tópico sobre trail building
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Rfc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rfc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2019 as 10:32
Voltar ao Topo
s74 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Set 2017
Taquara - RS
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar s74 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2019 as 11:31
muita vontade de montar minhas peças aro 26, mas...
depois de alguns meses sem sucesso procurando por um quadro HT AM aro 26 tamanho grande acabei de fazer uma loucura:
converti minha gt karakoram aro 29 para aro 26 com garfo marzocchi 55.
antes de partir para a conversão fiz um comparativo no corel draw usando medidas reais do gabarito da GT, dos aros, altura dos pneus e dos garfos e cheguei a esta conclusão:
o movimento central baixou 17mm e o head angle passou de 71° para aproximadamente 65°.

em breve imagens...



Editado por s74 - 12 Nov 2019 as 11:59
NUKEPROOF SCOUT29
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2019 as 13:03
Originalmente postado por s74 s74 escreveu:

muita vontade de montar minhas peças aro 26, mas...
depois de alguns meses sem sucesso procurando por um quadro HT AM aro 26 tamanho grande acabei de fazer uma loucura:
converti minha gt karakoram aro 29 para aro 26 com garfo marzocchi 55.
antes de partir para a conversão fiz um comparativo no corel draw usando medidas reais do gabarito da GT, dos aros, altura dos pneus e dos garfos e cheguei a esta conclusão:
o movimento central baixou 17mm e o head angle passou de 71° para aproximadamente 65°.

em breve imagens...


cara considera que além de diminuir 6 graus na direção vc diminuiu quase isso no angulo do seat tube também.
visto que a karakoram não tem dos seat angles mais altos, pode ficar extremamente ruim de pedalar com a frente tão alta assim em relação a traseira. Sem falar que reduz drasticamente o reach fazendo isso, pode afetar bastante quando você está em pé na bike.
não seria melhor vender o quadro e peças da GT e encomendar um quadro certo para as peças q vc tem?

---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
s74 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Set 2017
Taquara - RS
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar s74 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Nov 2019 as 10:08
concordo
com certeza
mas a vontade é grande (o quadro sob medida ainda vai demorar muito)

dei um role no pátio de casa
aparentemente muito boa, leve e ágil
vou testar em um pedal mais longo e na trilha sexta feira





NUKEPROOF SCOUT29
Voltar ao Topo
Rfc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rfc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Nov 2019 as 16:19
Originalmente postado por s74 s74 escreveu:

muita vontade de montar minhas peças aro 26, mas...
depois de alguns meses sem sucesso procurando por um quadro HT AM aro 26 tamanho grande acabei de fazer uma loucura:
converti minha gt karakoram aro 29 para aro 26 com garfo marzocchi 55.
antes de partir para a conversão fiz um comparativo no corel draw usando medidas reais do gabarito da GT, dos aros, altura dos pneus e dos garfos e cheguei a esta conclusão:
o movimento central baixou 17mm e o head angle passou de 71° para aproximadamente 65°.

em breve imagens...



Manda aí! Fiquei curioso. Gostei da sua "calculeira" para ver como ficava no Corel...mas que a mudança é radical e com chance de não ficar boa...a geometria vai ficar bem estranha...menos radical se partisse para umas rodas 27.5 com pneus 2.5 ou 2.6...mas na verdade o ideal é um quadro adequado para as rodas que você quer usar
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2019 as 23:56
Tbm tô curioso pra ver como ficou...
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
Rfc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rfc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Nov 2019 as 17:53

Minha Fuse ficou pronta!

Pedal insano no sábado pra estrear.

Só falta subir o curso da suspa para 130mm.
Voltar ao Topo
gpassarini Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2015
são josé do rio
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gpassarini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2019 as 10:00
Rfc, bom dia!

Pode mandar as configurações? Tem mais fotos?

Pelo que vi, me parece que ficou muito boa, pneuzão "balão", relação bacana e canote retrátil... parabéns!
Voltar ao Topo
s74 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Set 2017
Taquara - RS
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar s74 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2019 as 15:14
olha ae como ficou

caras!
tudo isso foi só pra matar a saudade de andar com com meu 55.
só isso.

ruim não ficou.
na trilha eu curti mais do que a configuração original com aro 29 e 100mm de curso.
fazia muito tempo que eu não me divertia tanto.
ótimas descidas e muito rápidas.

mas no pedal longo que fiz eu sofri.
não anda... em um minuto perdi de vista a galera com 29 hehehe
mas era esperado, senti todas as pedrinhas...
compensação nas subidas andei junto ou na frente as vezes.

a central baixou realmente 17mm.
não bati pedal no chão e nem coroa nos drops.

não é uma conversão ideal e nem indicada.
talvez como foi dito, para 275, acredito que fica bom mesmo.








NUKEPROOF SCOUT29
Voltar ao Topo
s74 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Set 2017
Taquara - RS
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar s74 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2019 as 15:19
desculpe pelas fotos
mesmo com 1024kb o site aqui se atrapalhou e informava tamanho maior


o que eu aprendi com isso?
não tenho certeza, mas eu penso que este quadro vai muito bem de 275.
e tenho certeza de uma coisa: o quadro suporta muito bem um garfo 29 de até uns 130 ou 140mm.
com 130mm fica muito parecido com as geometrias da fuse ae cima por exemplo
ou com a própria gt pantera.
NUKEPROOF SCOUT29
Voltar ao Topo
s74 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Set 2017
Taquara - RS
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar s74 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2019 as 15:21
edit

Editado por s74 - 18 Nov 2019 as 15:22
NUKEPROOF SCOUT29
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2019 as 09:52
ainda vejo como o maior problema o seat angle.
olha como ele está extremamente inclinado pra tras.
seu reach, que já costuma ser curto numa XC, ficou ainda mais curto.

n estou desmerecendo sua bike, acho muito legal essas experiências mas esse lance do seat angle eu ja reparei que atrapalha demais a bike na subida.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2019 as 09:57
https://www.youtube.com/watch?v=GNHKkiqiCZs

dá uma olhada nesse video, ele explica a relação seat angle, reach, e os impactos disso.


---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Rfc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rfc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2019 as 22:52
Originalmente postado por gpassarini gpassarini escreveu:

Rfc, bom dia!

Pode mandar as configurações? Tem mais fotos?

Pelo que vi, me parece que ficou muito boa, pneuzão "balão", relação bacana e canote retrátil... parabéns!


É uma Fuse.

Rodas 27,5 com pneus 3.0
Rockshox com 120mm de curso (precisa de 130mm)
Relação SLX 12V com pedivela Sram de carbono
Canote retrátil original
Geometria do quadro bem agressiva (trail)

Já fiz alguns pedais. Os pneus rodam supreendentemente bem nos estragões e são muito bons nas trilhas
Voltar ao Topo
Rfc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rfc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2019 as 22:56
Originalmente postado por s74 s74 escreveu:

olha ae como ficou

caras!
tudo isso foi só pra matar a saudade de andar com com meu 55.
só isso.

ruim não ficou.
na trilha eu curti mais do que a configura ao original com aro 29 e 100mm de curso.
fazia muito tempo que eu não me divertia tanto.
ótimas descidas e muito rápidas.

mas no pedal longo que fiz eu sofri.
não anda... em um minuto perdi de vista a galera com 29 hehehe
mas era esperado, senti todas as pedrinhas...
compensação nas subidas andei junto ou na frente as vezes.

a central baixou realmente 17mm.
não bati pedal no chão e nem coroa nos drops.

não é uma conversão ideal e nem indicada.
talvez como foi dito, para 275, acredito que fica bom mesmo.










Ficou estilosa!!! Mas realmente as rodas 26 não dão mais pra trilha, perdem muito em rendimento.

De qualquer forma parabéns!
Voltar ao Topo
s74 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Set 2017
Taquara - RS
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar s74 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2019 as 11:11
boa!!!!

mas você pensa que prejudicaria usar neste meu
quadro gt com um garfo aro 29 de 130 ou 140mm?

NUKEPROOF SCOUT29
Voltar ao Topo
s74 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Set 2017
Taquara - RS
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar s74 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2019 as 11:16
o garfo 55 que usei neste teste tem 550mm de tamanho
um RockShox Recon de 130mm de curso te 540mm de tamanho.
NUKEPROOF SCOUT29
Voltar ao Topo
Rfc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rfc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2019 as 22:09
Originalmente postado por s74 s74 escreveu:

o garfo 55 que usei neste teste tem 550mm de tamanho
um RockShox Recon de 130mm de curso te 540mm de tamanho.


Tem que considerar o tamanho da roda tb...26 contra
29. Pra não subir muito a altura original do movimento central (sua GT é 29 originalmente né?) nem deitar demais o ângulo do canote, pode recorrer aquelas caixas de direção que diminuem o ângulo do garfo (acho que até 2 graus) e colocando uma suspa maior não mexe muito com a traseira da bike...mas é tudo remendo...pois a base (a bike GT) é uma XC old school (pra bike 29”)...se está atrás de uma HT mais trail precisa da base certa.

Ps: Mas o estilo desse quadro da GT é muito massa
Voltar ao Topo
Rfc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rfc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2019 as 22:17
Regrinha meio sem vergonha, mas que serve pra base de cálculo....cada 10mm pra cima na suspensão, perde 0,5 grau na caixa de direção (bom) e no tubo do canote (muito ruim) e sobe à altura do movimento central (ruim se já for alto...movimentos centrais mais baixos dão mais estabilidade e agilidade)

De 100mm pra 130mm vai “relaxar” a caixa de direção em 1,5 grau..fica bem melhor...mas estraga a traseira...a caixa de direção que muda o ângulo original do quadro, da uma consertada nisso
Voltar ao Topo
s74 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Set 2017
Taquara - RS
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar s74 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2019 as 18:40
alguém já está usando a gios frx29?



Editado por s74 - 05 Dez 2019 as 18:43
NUKEPROOF SCOUT29
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2019 as 09:16
Originalmente postado por s74 s74 escreveu:

alguém já está usando a gios frx29?


Quadro Giosbr FRX 29
 

eu cogitei seriamente comprar esse quadro, mas não fiz por que:
- usa canote 27.2, apesar de eu até ter um dropper nessa medida, o meu canote é meio antigo e não é muito confiável
- head angle ainda meio "steep"
- seat angle baixo
- não cabe pneu 275 plus e nem 29 muito largo
- eixo 135mm traseiro de blocagem.
- caixa não é tapered, teria q usar adaptador ( eu eu ja tinha uma caixa tapered cane creek)

eu cheguei a conversar com o representante (dono) da marca, antes mesmo de lançar. 
ele me disse q fazem nesses padrões pra baratear mesmo, já que as peças nessas medidas são mais fáceis e baratas de achar. o foco da Gios são bikes de entrada baratas, se eles colocarem uma caixa tapered, um eixo 142mm ou boost, canote 31.6, começa a ficar caro pra quem quer montar por isso não o fazem.

obs: pra quem não sabe o quadro gios padrão (26) passa rodas 27.5 tranquilamente...... só não sei até qual pneu.




Editado por TheLittle - 06 Dez 2019 as 09:37
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Dez 2019 as 00:09
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Seguem umas fotos dela.

Suspensão Pike RCT3 140mm Boost 29/27.5+
Câmbio e shifter XT, Cassete 11-46 Sunrace, Corrente KMC, Pedivela Deore coroa 30
Guidão Cube 760mm 31.6
Mesa 35mm comprimento
Freios SLX antigo (vou trocar por um Deore 615 em breve).
Rodas Crest MK3, Novatec 791/792
Pneu Ardent 2.25 dianteiro, Kenda 2.05 traseiro.
Canote Xfusion Hi-Lo (trocarei por um Reverb que falta revisar)

essas rodas são bem XC. não dá pra abusar nas trilhas..






Qual diâmetro do tubo de selim? Cabe a garrafa de 750mm na vertical? Os parafusos do suporte de caramanhola não atrapalharam o limite de inserção para usar um dropper maior?

Editado por Fabio - 24 Dez 2019 as 16:07
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Dez 2019 as 16:07
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por StFred StFred escreveu:

Little, meio offtopic mas.... tu acha que o Miyamura faz um quadro full?


é complicadíssimo fazer um quadro full.. se ele fizer um dia provavelmente vai ser como forma de experimentação, e não como produto comercial.




Acho que ele fez para um usuário do fórum aqui para um TCC.
Voltar ao Topo
s74 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Set 2017
Taquara - RS
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar s74 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2020 as 13:47
TheLittle

acabei de ler seu teste com a fuse.

você pedalou nela no asfalto e estradão?
pegou subidas fora da trilha?

é uma bike confortável?
e os pneus originais? rolam bem?

eu curto trilha. muito.
mas tenho pedalar muito pra chegar nelas.
80% do rolê é pedal mesmo.



NUKEPROOF SCOUT29
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2020 as 14:05
Originalmente postado por s74 s74 escreveu:

TheLittle

acabei de ler seu teste com a fuse.

você pedalou nela no asfalto e estradão?
pegou subidas fora da trilha?

é uma bike confortável?
e os pneus originais? rolam bem?

eu curto trilha. muito.
mas tenho pedalar muito pra chegar nelas.
80% do rolê é pedal mesmo.

somente trilhas, dentro do zoom bike park.
por conta dos pneus é confortável sim. eles rolam relativamente bem nas trilhas, na estrada realmente não sei dizer.

No teu caso seria interessante usar pneus mais volumosos, sendo o traseiro um pouco menos cravudo.

na minha hardtail pego deslocamentos de 20 a 30km de asfalto (ida e volta) pra ir até as trilhas, inclusive um dos motivos q montei ela foi justamente esse, ir pedalando até as trilhas sem pegar o carro, e sem me preocupar tanto com assaltos.. Mesmo usando rodas 27.5 com um minion DHR 2.8 dianteiro e um Ikon 2.8 traseiro, dá pra andar bem no asfalto. Uma coisa que aprendi é que mesmo esses pneus gigantes rolam bem no asfalto usando pressões altas, no meu caso 30 psi. Acho um bom equilibrio entre aderência e rolagem, mas claro, por ser 2.8 n rola tão bem como um pneu mais fino. Quando chego na trilha abaixo pra 16 a 20 psi dependendo a situação.

De repente vc pode tentar um pneu bem aderente na frente como DHR 2.4 3C e na traseira usar um Rekon, até Ikon. Mas uma bike AM/Trail nunca vai rolar rápido como uma XC, alguma coisa vc vai acabar perdendo p ter aderência, seja por conta do peso ou do arrasto, ou os dois.


Editado por TheLittle - 16 Jan 2020 as 14:07
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
s74 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Set 2017
Taquara - RS
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar s74 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2020 as 15:45
obrigado pelas dicas!!!!!!!
NUKEPROOF SCOUT29
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2020 as 16:27
Lista de pneus largos com excelente rolagem, dependendo, até melhor que outros pneus XC.

Schwalbe Racing Ralph Addix Speed SnakeSkin 29x2.35
Schwalbe Racing Ray Addix Speedgrip SnakeSkin 29x2.35
Continental CrossKing ProTection 29x2.3
Schwalbe Nobby Nic Addix Speedgrip SnakeSkin 29x2.35
Schwalbe Nobby Hans Dampf Addix Speedgrip SnakeSkin 29x2.35
Continental MountainKing ProTection 29x2.3 
Schwalbe Nobby Nic Addix Speedgrip SnakeSkin 29x2.6
Schwalbe Nobby Hans Addix Speedgrip Dampf SnakeSkin 29x2.6

Embora os 2 primeiros não sejam tão resistentes. talvez as melhores combinações seriam:

CrossKing 2.3 T e Nobby Nic 2.35 D 
Nobby Nic 2.6 T e Hans Dampf 2.6 D




Editado por Fabio - 16 Jan 2020 as 16:30
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 23456>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X