Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - SHIMANO = Descartável?!
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


SHIMANO = Descartável?!

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
MERIDA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jan 2019
PLN
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MERIDA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: SHIMANO = Descartável?!
    Postado: 11 Fev 2019 as 08:03
Bom dia.

Há alguns dias atrás tive um problema com o núcleo Freehub do cubo Deore XT FH-M785 que rachou em 3 partes, depois tive um trabalhão pra conseguir outra peça original que fosse compativel já que esse Freehub só serve para 2 cubos da linha. Agora 3 semanas depois com menos de 400km rodados o Freehub novo travou novamente, por sorte das duas vezes que quebrou estava devagar e não me aconteceu nada, na última vez a bicicleta estava pendurada e eu estava girando o pe de vela quando escutei um barulho e de imediato acionei o freio (ia quebrar o cambio, pois a corrente embola).

Agora estou desanimado com essa bicicleta, comprei ela por ter componentes de competição (sendo que só ando na cidade) e não ter dor de cabeça.

Agora alguém pode me dar uma luz quanto a garantia, tenho nota fiscal do freehub que comprei. Como faço para aciona-lá? Eu tenho que avisar o vendedor ou faço isso diretamente com a Shimano?

Obrigado.
Voltar ao Topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:459
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 08:37
Cara... realmente vc teve muito azar... uso na minha bike cubos XT... elas hoje está com 2000km e zera... e eu coloco a bike em situações pesadas... faço trilhas em todo tipo de terreno e provas de XCM e XCO.. nunca ví problemas assim...
Primeiramente já pensou em trocar seu mecânico (só pra testar)...
Como já trocou o freehub 2 Vezes talvez o problema esteja no próprio cubo... eu já trocaria tudo... mas não tenho uma outra marca com um custo acessível com a "qualidade" igual ou melhor q shimano... tenta trocar em alguma bicicletaria que te de uma boa garantia...

Boa sorte amigo...
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 09:00
também acho, alguma coisa errada ai com certeza
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 09:28
Quem instalou esse cubo chegou a abri-lo?
Esse sistema da Shimano em cubos exige conhecimento na hora de fechar pra não estrangular as esferas/cone.
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 09:34
Quando acontece esse tipo de problemas, 99% de chance de ser erro humano, ou falta de conhecimento técnico do mecânico.

Mude de mecânico...
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:459
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 10:03
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Quando acontece esse tipo de problemas, 99% de chance de ser erro humano, ou falta de conhecimento técnico do mecânico.

Mude de mecânico...


Concordo... um pequeno erro pode causar um estrago enorme...
Voltar ao Topo
MERIDA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jan 2019
PLN
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MERIDA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 12:34
Quem fechou o conjunto foi uma pessoa que é mecanico e conheço há mais de 20 anos. E sim, teve que retirar o eixo do cubo por completo para fazer a troca do freehub.

Se procurarem na gringa vão ver que existem N casos de Freehub desse modelo com o mesmo defeito.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 12:49
Esse caso do XT eu já tinha comentado no outro fórum do XTR. Não sei se é o modelo em si ou um lote, mas quase todo mundo que anda comigo e tem esse XT deu pau. E todo mundo trocou o cubo todo. E um trocou por outro XT e quebrou logo em seguida. Mas realmente é estranho, pois tenho LX 95 em uso desde 94.
Voltar ao Topo
MERIDA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jan 2019
PLN
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MERIDA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 12:49
Segue o Tópico que citei

https://forums.mtbr.com/wheels-tires/shimano-xt-m775-wheelset-freehub-fails-465660-2.html
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 13:20
Estava conversando com um mecânico esse fim de semana e ele estava com uma Vzan montada com cubos shimano, não sei o modelo ao certo...

Sei que estava com barulho no freehub, ele olhou bem e viu que o dono havia mexido no freehub, e me soltou a frase: 
-Já avisei ele que freehub shimano não da para mexer... 
-Indaguei ele o porque, ele respondeu que a recomendação técnica da Shimano é fazer a troca do cubo todo, e não apenas reparo ou troca do freehub..... 


Editado por rafael_rtg - 11 Fev 2019 as 13:21
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 13:35
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Estava conversando com um mecânico esse fim de semana e ele estava com uma Vzan montada com cubos shimano, não sei o modelo ao certo...

Sei que estava com barulho no freehub, ele olhou bem e viu que o dono havia mexido no freehub, e me soltou a frase: 
-Já avisei ele que freehub shimano não da para mexer... 
-Indaguei ele o porque, ele respondeu que a recomendação técnica da Shimano é fazer a troca do cubo todo, e não apenas reparo ou troca do freehub..... 
Que bacana essa política da Shimano hein, estragou o freehub troca o cubo inteiro... Dead
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 13:52
Não sei se é excesso de zelo ou então ganância. Ou mesmo falha técnica por não permitir mexer


U manete meu XTR não retornava mais e a solução é comprar outro manete, pois não vendem o kit de reparo com as borrachas, etc. Isso se achar o manete solto sem a pinça
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 14:48
Outro detalhe: itens de competição NUNCA serão itens duráveis, e nem é o objetivo.
400 km, é pouco sim, mas talvez algum fator externo simples, como falta de graxa pode ter danificado a "pista" onde correm os macaquinhos e... Dead

Seu mecânico pode ser quem for, isso não o torna infalível.

Editado por Ismah/Cabelo - 11 Fev 2019 as 14:49
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 14:51
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Outro detalhe: itens de competição NUNCA serão itens duráveis, e nem é o objetivo.
400 km, é pouco sim, mas talvez algum fator externo simples, como falta de graxa pode ter danificado a "pista" onde correm os macaquinhos e... Dead

Seu mecânico pode ser quem for, isso não o torna infalível.


Nunca é uma palavra muito forte.
Há vários equipamentos top de linha de competição que tem durabilidade igual aos demais de alto nível.
Voltar ao Topo
MERIDA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jan 2019
PLN
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MERIDA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 14:52
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Estava conversando com um mecânico esse fim de semana e ele estava com uma Vzan montada com cubos shimano, não sei o modelo ao certo...

Sei que estava com barulho no freehub, ele olhou bem e viu que o dono havia mexido no freehub, e me soltou a frase: 
-Já avisei ele que freehub shimano não da para mexer... 
-Indaguei ele o porque, ele respondeu que a recomendação técnica da Shimano é fazer a troca do cubo todo, e não apenas reparo ou troca do freehub..... 

Mas então pra que a SHIMANO vende peças de cubos de reposição? É só pro usuário se f*der pelo jeito kkkkkkk
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 14:55
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Outro detalhe: itens de competição NUNCA serão itens duráveis, e nem é o objetivo.
Sério? Então avisa isso pra galera que usa cubos Chris King e DT há mais de uma década, já era pros cubos deles terem derretido.
Voltar ao Topo
MERIDA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jan 2019
PLN
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MERIDA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 16:17
Segue vídeo antes de desmontar essa MERIDA! 

Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 16:42
O seu mecânico usou torquímetro ao apertar as peças?

Qual o cassete que você está usando? Pelo manual, o seu cubo só pode ser usado com cassetes de no máximo 36 dentes.

Voltar ao Topo
MERIDA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jan 2019
PLN
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MERIDA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 16:50
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

O seu mecânico usou torquímetro ao apertar as peças?

Qual o cassete que você está usando? Pelo manual, o seu cubo só pode ser usado com cassetes de no máximo 36 dentes.

https://si.shimano.com/pdfs/si/SI-3TG0A-002-ENG.pdf - https://si.shimano.com/pdfs/si/SI-3TG0A-002-ENG.pdf

Não sei te dizer se ele usou torquimetro ou não. Meu K-7 é 11-34 Deore XT 9v.
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 17:34
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

O seu mecânico usou torquímetro ao apertar as peças?


Existe uma chance de 90% dele não ter usado torquímetro, poucas bicicletarias tem. Mas no geral, se ele apertar com cuidado o suficiente pra não estrangular, apenas tirar a folga, creio que não deveria afetar tanto o freehub, a menos que esse cubo seja muito sensível.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 18:55
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

O seu mecânico usou torquímetro ao apertar as peças?


Existe uma chance de 90% dele não ter usado torquímetro, poucas bicicletarias tem. Mas no geral, se ele apertar com cuidado o suficiente pra não estrangular, apenas tirar a folga, creio que não deveria afetar tanto o freehub, a menos que esse cubo seja muito sensível.

O problema é que é complicado só no chutômetro, especialmente no caso de peças mais sensíveis, como parece sero caso dessa peça no cubo (não deveria, mas...). Numa peça menos sensível (normalmente peças de entrada), realmente pode não fazer diferença, pois espera-se que ela aguente uma manipulação não adequada. Já em peças mais caras, a exemplo das peças em fibra de carbono, aplicar o torque correto faz uma bela diferença na durabilidade e na segurança da peça.

ps. Um torquímetro nem é muito caro. Por uns R$150 já se consegue alguns com boa qualidade, mas sei que alguns donos de oficina são mão-de-vaca pra caramba.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 18:58
Originalmente postado por MERIDA MERIDA escreveu:

Não sei te dizer se ele usou torquimetro ou não. Meu K-7 é 11-34 Deore XT 9v.


Como o colega comentou, são boas as chances dele não ter usado.

Das duas uma, ou ele é muito sensível a instalação incorreta ou é problema crônico. Particularmente, eu trocaria esse cubo por outro modelo, mesmo que você consiga a troca em garantia.
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 19:29
Torquímetro de baixa carga eu tenho em casa, um parktools que vai até 15nm. O problema é que pra apertar cubo, cassete, central, é preciso de muito torque, e esses costumam ser caros. Eu comprei esse torquímetro por que coloquei um garfo de carbono na minha estradeira, mandei montar numa bicicletaria bem avaliada aqui da região. Quando fui checar o torque, que deveria ser de 5nm, num lado tava 7nm, no outro estava 9nm, só pude deduzir que foi apertado no olho.

Mas é um excelente investimento, depois que comprei o torquimetro nunca mais espanei um parafuso na bike, é uma maravilha.


Editado por am.araujo - 11 Fev 2019 as 19:30
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 20:22
Acho que custo não deveria ser desculpa para nenhuma bicicletaria usar torquímetro, nem que seja um de vareta ou estalo dos mais simples...

Comprei um de vareta simples, 52 reais, não corro o risco de passar o torque de alguns parafusos... Vai de 0 a 200 N.m. graduado de 10 em 10...

O problema é a velha preguiça de pesquisar os torques recomendados, eles nunca vão admitir que é preguiça, vão falar: aaa estou acostumado, com o tempo a gente aprende o torque na mão, não preciso disso tenho anos de experiência...

Editado por rafael_rtg - 11 Fev 2019 as 20:26
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 20:27
Rafael, onde vc comprou esse torquímetro? Eu tenho interesse, pra apertar cassete ou central é ótimo.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 20:28
No ML:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-951229610-torquimetro-de-vareta-6213-38-e-12-pol-waft-_JM

Na época coloquei em um carrinho e deu frete grátis...


Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Rafael, onde vc comprou esse torquímetro? Eu tenho interesse, pra apertar cassete ou central é ótimo.
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 20:33

Eu tenho um torquímetro da Pro com escala de 3-15 Nm muito bom com vários bits (ponteiras) próprias para bikes:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-940407702-torquimetro-shimano-pro-315nm-com-bicos-em-cromo-vanadio-_JM?quantity=1

Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2019 as 07:54
Duvido que o problema tenha sido por não ter usado torquímetro. 
O torquímetro nesse caso só é usado pra apertar a trava do cassete. E as estrias que tem na trava e no cog menor já impedem que se aplique um torque excessivo. Pra apertar os cones contra as esferas tem que ser no feeling mesmo, pra usar um torquímetro pra isso ele precisaria ter uma graduação em centésimos de Nm.
Qual foi a parte do freehub que quebrou?
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2019 as 08:27
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

No ML:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-951229610-torquimetro-de-vareta-6213-38-e-12-pol-waft-_JM

Na época coloquei em um carrinho e deu frete grátis...


Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Rafael, onde vc comprou esse torquímetro? Eu tenho interesse, pra apertar cassete ou central é ótimo.


Valeu colega, vou colocar na minha lista de desejos e assim que der compro um, nunca mais erro a mão na hora de apertar o cassete, rsrsrsrs.
Voltar ao Topo
ajunio3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2017
Bahia
Offline
Mensagens:399
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunio3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2019 as 08:53
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Pra apertar os cones contra as esferas tem que ser no feeling mesmo, pra usar um torquímetro pra isso ele precisaria ter uma graduação em centésimos de Nm.

Precisamente

Eu vejo muita gente falando que pra fazer manutenção em cubos de cones e esferas precisa-se de um torquimetro e eu nunca entendi porque..so se for ultrassensível.

Tem que ser no feeling mesmo, alguns cubos (como da RS11) a propria rosca do eixo acaba no ponto exato da posição do cone, mas deve-se ir apertando devagar, testa a folga, aperta a contra-porca e assim vai. 

Não há necessidade de torquimetro, mas experiência e feeling
Voltar ao Topo
MERIDA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jan 2019
PLN
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MERIDA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2019 as 09:05
Originalmente postado por adrianomtb adrianomtb escreveu:

Duvido que o problema tenha sido por não ter usado torquímetro. 
O torquímetro nesse caso só é usado pra apertar a trava do cassete. E as estrias que tem na trava e no cog menor já impedem que se aplique um torque excessivo. Pra apertar os cones contra as esferas tem que ser no feeling mesmo, pra usar um torquímetro pra isso ele precisaria ter uma graduação em centésimos de Nm.
Qual foi a parte do freehub que quebrou?

Ainda vou desmontar, mas já posso te adiantar que rachou o corpo externo onde o K7 vai. (aconteceu igual com o original do cubo)
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2019 as 09:29
Pode parecer besteira, mas é muito fácil colocar mais torque ou menos torque que o recomendado. Os docs da shimano indicam de 15  a 20nm pro cubo, com uma chave grande é muito fácil passar de 20nm e se deixar muito solto pega folga. Se isso pode causar problemas com o cubo eu também tenho minhas duvidas, mas como não tenho certeza, prefiro ficar em cima do muro.

A gente fala em torquímetro mas pra uma questão de desempenho. Pega a roda da frente, dá um bom aperto nas bacias, ela vai girar super travada, depois solta bem e aperta de leve, ela vai girar como um cubo rolamentado. Porem bacias com pouco aperto pegam jogo fácil, mecanico nenhum fica girando a roda pra ver se precisa de mais ou menos aperto, eles preferem dar um aperto mais forte e deixar que os cones se ajustem com o tempo, e partir logo pro próximo serviço. Com um torquímetro vc joga 17nm pra ficar bem no meio, não fica nem muito nem pouco, em 10 segundos vc tem um cubo girando solto e que vai demorar muito a pegar folga, é muito prático.

Dá pra fazer manutenção sem torquímetro? Dá sim sem problemas, mas ai vc tem uma margem de erro grande, enquanto com uma ferramenta de 50 reais vc reduz a margem de erro pra valores ínfimos.
Voltar ao Topo
ajunio3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2017
Bahia
Offline
Mensagens:399
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunio3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2019 as 09:32
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Estava conversando com um mecânico esse fim de semana e ele estava com uma Vzan montada com cubos shimano, não sei o modelo ao certo...

Sei que estava com barulho no freehub, ele olhou bem e viu que o dono havia mexido no freehub, e me soltou a frase: 
-Já avisei ele que freehub shimano não da para mexer... 
-Indaguei ele o porque, ele respondeu que a recomendação técnica da Shimano é fazer a troca do cubo todo, e não apenas reparo ou troca do freehub..... 

Desculpe discordar do seu mecânico, mas dá pra mexer sim

Ele tem razão no quesito recomendação shimano, que vende o produto como "selado" e que não deveria ter manutenção. Mas se tiver as ferramentas corretas (sendo a mais importante essa aqui https://pt.aliexpress.com/item/Cubo-da-bicicleta-Ferramenta-de-Desmontagem-Mountain-Road-Bicicleta-Deslizamento-Remover-Repara-o-Volante-Hub-Bicicleta/32838098012.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2742b90azK2i8U ) é perfeitamente possível e seguro

Já fiz isso uma vez na minha RS11 (tenho um freehub 0km aqui guardado, caso dessa merda) e, com paciência (e potes pra guardas as esferinhas, recomendo ímãs kkk) foi de boa e o freehub tá perfeito.
Voltar ao Topo
ajunio3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2017
Bahia
Offline
Mensagens:399
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunio3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2019 as 09:34
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Pode parecer besteira, mas é muito fácil colocar mais torque ou menos torque que o recomendado. Os docs da shimano indicam de 15  a 20nm pro cubo, com uma chave grande é muito fácil passar de 20nm e se deixar muito solto pega folga. Se isso pode causar problemas com o cubo eu também tenho minhas duvidas, mas como não tenho certeza, prefiro ficar em cima do muro.

A gente fala em torquímetro mas pra uma questão de desempenho. Pega a roda da frente, dá um bom aperto nas bacias, ela vai girar super travada, depois solta bem e aperta de leve, ela vai girar como um cubo rolamentado. Porem bacias com pouco aperto pegam jogo fácil, mecanico nenhum fica girando a roda pra ver se precisa de mais ou menos aperto, eles preferem dar um aperto mais forte e deixar que os cones se ajustem com o tempo, e partir logo pro próximo serviço. Com um torquímetro vc joga 17nm pra ficar bem no meio, não fica nem muito nem pouco, em 10 segundos vc tem um cubo girando solto e que vai demorar muito a pegar folga, é muito prático.

Dá pra fazer manutenção sem torquímetro? Dá sim sem problemas, mas ai vc tem uma margem de erro grande, enquanto com uma ferramenta de 50 reais vc reduz a margem de erro pra valores ínfimos.

Então vc não está falando do torque de aperto dos cones contra as esferas, mas dos cones com as contra-porcas, aí eu posso até concordar e faz algum sentido

Mas mesmo assim, não é essencial na minha opinião.


Editado por ajunio3 - 12 Fev 2019 as 09:35
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2019 as 10:42
Mas se os cones são colocados com a mão para manter o giro livre e sem jogo, as porcas só servem para travar os cones nessa posição e não forçam o freehub. Funcionam como as antigas caixas de direção de rosca e contra-porca.

Editado por Fabio - 12 Fev 2019 as 10:42
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2019 as 11:21
Cada doido com sua mania, mas é essa sensibilidade toda, que não sei como avaliar se o mecânico tem, que me faz pender para os rolamentos... Me desculpem os puristas, mas é muita mão... Paguei 3 vezes o que queria, só para ter um cubo, onde o freehub é com mancais também...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2019 as 11:44
Desculpa ser chato, mas pra que usar um equipamento de competição CARO só pra rodar na cidade??? As vezes a chave está na simplicidade...
Tá, eu sei que o dinheiro é seu então vc gasta como quiser, mas talvez se estivesse usando um TX505 de 50 pila não tava dando tanta dor de cabeça.
NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2019 as 12:21
MBR magazine , "One thing that's been disconcerting is from the very first ride the Shimano freehub body has cracked and slipped loudly".

Varias pessoas relataram o mesmo problema , o problema é no freehub do cubo xt , não tem nada a ver com torque esfera etc.
Voltar ao Topo
MERIDA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jan 2019
PLN
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MERIDA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2019 as 14:45
***ATUALIZANDO***

O freehub foi desmontado e por fora está sem nenhuma rachadura, mas acontece dele travar quando se tenta gira-lo, um provavel problema nas linguetas dentro dele. Então não tem nada haver com o torque nem do parafuso do freehub quanto aos cones do cubo, já que um é independente do outro.

Agora vou tentar enviar o produto com defeito de volta e estornar o dinheiro. Vou acabar comprando um Cubo ACERA e aproveitar pra trocar o aro que está rachando.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2019 as 16:27
Originalmente postado por joaoandre1990 joaoandre1990 escreveu:

Desculpa ser chato, mas pra que usar um equipamento de competição CARO só pra rodar na cidade??? As vezes a chave está na simplicidade...
Tá, eu sei que o dinheiro é seu então vc gasta como quiser, mas talvez se estivesse usando um TX505 de 50 pila não tava dando tanta dor de cabeça.

As vezes me questiono isso. Mas um grupo mais caro pode ter frescura quanto aos torques quando se compara partes de alumínio com partes de aço nos mais simples. Mas muitos mais simples tem peças de plástico que num arranhão se vai metade da peça. Sem falar em vedação muito mais eficiente nos mais caros.


Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X