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SHIMANO = Descartável?!

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ajunio3 Ver Drop Down


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    Postado: 19 Mar 2020 as 09:43
Originalmente postado por Binotto Binotto escreveu:

Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:

Estão misturando tudo aqui

O camarada veio reclamar da RS010, uma roda de 10v de speed que não tem nada a ver com sistemas 1x

Alias, eu usei a irmã maior dela RS11 (para sistemas 10/11v) por 7500 km sem problemas. Cheguei a abrir o freehub dela uma vez para lubrificar e estava em perfeito estado. Roda, na minha opinião, muito resistente e com rolagem aceitável

Em comparação: Estou atualmente usando as Mavic Ksyrium elite UST e adivinha? Raios ja oxidando. Problema cronico das Mavic, ate mesmo das Crossmax de MTB.

Aliás, eu tenho um freehub novinho dela guardado aqui. Acredito que sirva na RS010 também. Se tiver interesse manda MP

 Eu não vim aqui reclamar da RS010 , eu vim aqui relatar e trocar uma idéia a respeito.

Tenho duvidas que o free hub da RS11 sirva na RS010 . Eu tive de trocar o eixo completo com os cones, e comprei justamente o da RS11 que é o unico a venda disponivel, e teve diferença nos cones me obrigando a adaptar arruelas para manter os espaçamentos. Enjambra. Sinceramente não vou investir nem um tostão a mais nessas rodas, pois o sistema de eixo e os cubos são muito básicos, semelhantes a uma linha altus acera de mtb. Para uma roda de mais de 1 mil reais, é um absurdo. São rodas de 100 dinheiros lá fora, bem básicas mesmo.

O que vou fazer é montar um par de 32 raios mesmo com cubos ultegra 6800. Já tive esse set em outra bike e prefiro. 

Eu uso mavic na mtb e realmente tem problema de oxidação de niples e raios. E o free hub mavic é bem propenso a apresentar folgas. O meu ja deu enroscos quando a roda era nova e tive de desmontar e revisar elas novas.

Ao meu ver o problema mesmo é que estamos pagando mais de mil reais por rodas que la fora custam 100 dolares, e começamos a esperar demais delas.

RS010 são Shimano altus ou acera para speed.


então...mas rodas de R$ 1.000, aqui, são básicas mesmo

As Mavic custaram mais de R$ 4.500
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2020 as 16:38
Anos arás teve uma leva muita grande de freehub XT com o pessoal que andava comigo. Na época do 10V. Não sei até hoje se foi um lote, sei lá. Mas engraçado é que quebravam o XT e não o SLX. XTGR não sei, pois ninguém tem. 
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Kamikaze_Zero Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2020 as 16:09
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por Kamikaze_Zero Kamikaze_Zero escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

A velha falácia que equipamentos topo de linha são feitos para serem leves e não duráveis.


Cômodo acreditarem nisso.

Achem um guidão barato mais resistente que Syntace. Ou um cubo que suporte mais torque no freehub do que um DT ou CK.


Mais torque em questão de marcar o freehub (dentes) ou em questão de estragar os macaquinhos/ratchet? Geek



Macaquinhos. Corpo de for de alumínio e HG, estraga do mesmo jeito.

No meu caso vou ter uma experiência agora com o dabomb R-142
Ele vem com os "end caps" rosqueáveis para usar tanto 12x142 quanto 10x135 com blocagem/QR

Os cubos shimano da década de 90 realmente eram indestrutíveis e até hoje ainda tenho uma aro 26 da época com câmbio dianteiro LX e com uma roda usando cubo deles que passou anos sem manutenção (inclusive eu nem sabia na época que tinha que fazer manutenção deles) e provavelmente rodaria por muito tempo ainda.

Em contrapartida quando montei a 29 usei um par de cubos Altus que duraram bastante também, pelo que me lembre algo em torno de 2 à 3 anos faça sol faça chuva. Porém o Shimano XT M8000 (que foi o "up lógico" depois que o altus quebrou) não durou 2 meses e quebrou 2 macaquinhos e as molas estavam sem pressão, o vendedor trocou na garantia, remontamos a roda e eis que dia 06 agora o freehub foi pro saco de novo mesmo com a revisão em dia (só rodo no asfalto e revisava ele de 2 em 2 meses)

Vejo muita gente comentando que a shimano é isso, aquilo, qualidade, indestrutível etc e, de acordo com o meu uso realmente:
- câmbios (XT), pedivela (Deore), pedal (saint) e freios (alivio) são excelentes, não tenho do que reclamar
- trocadores (no meu é um alivio) são bons mas poderiam ser melhores
- cubo altus foi bem robusto e durável

agora o cubo traseiro XT M8000 mesmo com toda atenção e cuidado revisando não conseguiu fechar 1 ano de uso em asfalto sem mandar 2 freehubs pra vala Thumbs Down

Resta torcer pro dabomb ser mais durável.



Editado por Kamikaze_Zero - 12 Mar 2020 as 16:26
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2020 as 15:08
Originalmente postado por Kamikaze_Zero Kamikaze_Zero escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

A velha falácia que equipamentos topo de linha são feitos para serem leves e não duráveis.


Cômodo acreditarem nisso.

Achem um guidão barato mais resistente que Syntace. Ou um cubo que suporte mais torque no freehub do que um DT ou CK.


Mais torque em questão de marcar o freehub (dentes) ou em questão de estragar os macaquinhos/ratchet? Geek



Macaquinhos. Corpo de for de alumínio e HG, estraga do mesmo jeito.
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Kamikaze_Zero Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

A velha falácia que equipamentos topo de linha são feitos para serem leves e não duráveis.


Cômodo acreditarem nisso.

Achem um guidão barato mais resistente que Syntace. Ou um cubo que suporte mais torque no freehub do que um DT ou CK.

Mais torque em questão de marcar o freehub (dentes) ou em questão de estragar os macaquinhos/ratchet? Geek
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Binotto Ver Drop Down
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Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:

Estão misturando tudo aqui

O camarada veio reclamar da RS010, uma roda de 10v de speed que não tem nada a ver com sistemas 1x

Alias, eu usei a irmã maior dela RS11 (para sistemas 10/11v) por 7500 km sem problemas. Cheguei a abrir o freehub dela uma vez para lubrificar e estava em perfeito estado. Roda, na minha opinião, muito resistente e com rolagem aceitável

Em comparação: Estou atualmente usando as Mavic Ksyrium elite UST e adivinha? Raios ja oxidando. Problema cronico das Mavic, ate mesmo das Crossmax de MTB.

Aliás, eu tenho um freehub novinho dela guardado aqui. Acredito que sirva na RS010 também. Se tiver interesse manda MP

 Eu não vim aqui reclamar da RS010 , eu vim aqui relatar e trocar uma idéia a respeito.

Tenho duvidas que o free hub da RS11 sirva na RS010 . Eu tive de trocar o eixo completo com os cones, e comprei justamente o da RS11 que é o unico a venda disponivel, e teve diferença nos cones me obrigando a adaptar arruelas para manter os espaçamentos. Enjambra. Sinceramente não vou investir nem um tostão a mais nessas rodas, pois o sistema de eixo e os cubos são muito básicos, semelhantes a uma linha altus acera de mtb. Para uma roda de mais de 1 mil reais, é um absurdo. São rodas de 100 dinheiros lá fora, bem básicas mesmo.

O que vou fazer é montar um par de 32 raios mesmo com cubos ultegra 6800. Já tive esse set em outra bike e prefiro. 

Eu uso mavic na mtb e realmente tem problema de oxidação de niples e raios. E o free hub mavic é bem propenso a apresentar folgas. O meu ja deu enroscos quando a roda era nova e tive de desmontar e revisar elas novas.

Ao meu ver o problema mesmo é que estamos pagando mais de mil reais por rodas que la fora custam 100 dolares, e começamos a esperar demais delas.

RS010 são Shimano altus ou acera para speed.






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Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Funciona na verdade para qualquer aparelho industrializado: Carros, bikes, smartphones, eletrodomésticos, etc...

Já perceberam que alguns lançamentos utilizam da estrategia de: "preço exclusivo de lançamento"... 

Quando a esmola é demais, melhor desconfiar... Os primeiros consumidores farão os testes que não se consegue replicar em laboratórios ou nos ditos testes de "uso real"... Os teste em massa serão feitos pelos primeiros compradores...  


Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Sempre que lançam alguma novidade, eu deixo os "emocionados" comprarem na frente, serem cobaias, depois de 1 ano consolidado o produto, com todos os defeitos apresentados neste ano, e resolvidos, ai vou lá e efetivamente compro... funciona para carros e bicicletas....



Só ver testes em sites por aí a quantidade de coisas que os caras quebram. Quadro, garfo, freios que falham, etc. Quem compra primeiro é boi de piranha. Se a Shimano lançou e depois recuou com o cubo silencioso, imagina a merda que ia dar.

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rafael_rtg Ver Drop Down
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Funciona na verdade para qualquer aparelho industrializado: Carros, bikes, smartphones, eletrodomésticos, etc...

Já perceberam que alguns lançamentos utilizam da estrategia de: "preço exclusivo de lançamento"... 

Quando a esmola é demais, melhor desconfiar... Os primeiros consumidores farão os testes que não se consegue replicar em laboratórios ou nos ditos testes de "uso real"... Os teste em massa serão feitos pelos primeiros compradores...  


Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Sempre que lançam alguma novidade, eu deixo os "emocionados" comprarem na frente, serem cobaias, depois de 1 ano consolidado o produto, com todos os defeitos apresentados neste ano, e resolvidos, ai vou lá e efetivamente compro... funciona para carros e bicicletas....
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
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Fabio Ver Drop Down


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Acho que vou comprar um Atari.

Brincadeira, é assim mesmo que funciona. Tem coisas que ainda não estão maduras para serem lançadas.


Mas XD já está no mercado a 6 anos. Já amadureceu.


Problema é que hoje em dia tem coisas que nem tem tempo de amadurecerecem e já lançam outra.
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hurry-gurits Ver Drop Down
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são paulo
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

A velha falácia que equipamentos topo de linha são feitos para serem leves e não duráveis.

Equipamentos de ponta tem que ser leve, claro, mas acima de tudo tem que ser preciso e confiável, provas da elite exigem equipamentos de elite, são testados ao extreme e exigidos ao extremo, podem quebrar? Sim, claro, tudo é passível de falha, mas a menos que você seja um cupim de ferro, vai durar uma eternidade.


O que foi dito, é que pelo freehub XD ser um projeto recente, ainda não é um produto consolidado! Sabe o que isso significa? Nenhum projeto consegue ser 100% simulado e testado no desenvolvimento. Todas simulações e testes se baseiam em suposições de carregamento e uso, até chegar a vida real e o joão cupim usar o item... quebrar, mandar pra garantia... Fazer análise e encontrar pontos de fragilidade.

Automóveis são assim... As montadoras pegam o carro, e literalmente destroem o mesmo, para verificar onde falha e melhorar o projeto... E olha que industria automotiva tem recursos infinitos de simulação e prototipagem


Sempre que lançam alguma novidade, eu deixo os "emocionados" comprarem na frente, serem cobaias, depois de 1 ano consolidado o produto, com todos os defeitos apresentados neste ano, e resolvidos, ai vou lá e efetivamente compro... funciona para carros e bicicletas....

Editado por hurry-gurits - 10 Mar 2020 as 13:16
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
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GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
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Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

A velha falácia que equipamentos topo de linha são feitos para serem leves e não duráveis.

Equipamentos de ponta tem que ser leve, claro, mas acima de tudo tem que ser preciso e confiável, provas da elite exigem equipamentos de elite, são testados ao extreme e exigidos ao extremo, podem quebrar? Sim, claro, tudo é passível de falha, mas a menos que você seja um cupim de ferro, vai durar uma eternidade.

O que foi dito, é que pelo freehub XD ser um projeto recente, ainda não é um produto consolidado! Sabe o que isso significa? Nenhum projeto consegue ser 100% simulado e testado no desenvolvimento. Todas simulações e testes se baseiam em suposições de carregamento e uso, até chegar a vida real e o joão cupim usar o item... quebrar, mandar pra garantia... Fazer análise e encontrar pontos de fragilidade.

Automóveis são assim... As montadoras pegam o carro, e literalmente destroem o mesmo, para verificar onde falha e melhorar o projeto... E olha que industria automotiva tem recursos infinitos de simulação e prototipagem
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ajunio3 Ver Drop Down


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Estão misturando tudo aqui

O camarada veio reclamar da RS010, uma roda de 10v de speed que não tem nada a ver com sistemas 1x

Alias, eu usei a irmã maior dela RS11 (para sistemas 10/11v) por 7500 km sem problemas. Cheguei a abrir o freehub dela uma vez para lubrificar e estava em perfeito estado. Roda, na minha opinião, muito resistente e com rolagem aceitável

Em comparação: Estou atualmente usando as Mavic Ksyrium elite UST e adivinha? Raios ja oxidando. Problema cronico das Mavic, ate mesmo das Crossmax de MTB.

Aliás, eu tenho um freehub novinho dela guardado aqui. Acredito que sirva na RS010 também. Se tiver interesse manda MP
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adrianomtb Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

A velha falácia que equipamentos topo de linha são feitos para serem leves e não duráveis.


Cômodo acreditarem nisso.

Achem um guidão barato mais resistente que Syntace. Ou um cubo que suporte mais torque no freehub do que um DT ou CK.

Guidão de barraforte.
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Originalmente postado por CaioB CaioB escreveu:

A velha falácia que equipamentos topo de linha são feitos para serem leves e não duráveis.


Cômodo acreditarem nisso.

Achem um guidão barato mais resistente que Syntace. Ou um cubo que suporte mais torque no freehub do que um DT ou CK.
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CaioB Ver Drop Down
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A velha falácia que equipamentos topo de linha são feitos para serem leves e não duráveis.

Equipamentos de ponta tem que ser leve, claro, mas acima de tudo tem que ser preciso e confiável, provas da elite exigem equipamentos de elite, são testados ao extreme e exigidos ao extremo, podem quebrar? Sim, claro, tudo é passível de falha, mas a menos que você seja um cupim de ferro, vai durar uma eternidade.
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10 veio antes de 11-50 com o 10-42. XD tinha sido lançado e 15 dias depois já tinha gente aqui falando que não durava nada. Nem tinha no mercado ainda. Kkk



Editado por Fabio - 09 Mar 2020 as 21:13
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Sinceramente, é o "payload" do sistema 1x...

Alguém disse que era a 8ª maravilha do mundo usar só uma coroa... Aí se bateram com o problema da falta de range... Aí fizeram o 11-50, garantindo o range das marchas leves, mas faltando pesada... Aí fizeram o 10-50, porém pra isso precisou do freehub XD... Aumentou os esforços, diminui-se o tamanho... O que resultou? Um componente mais fraco, de baixa confiabilidade, que só visa performance!

Agora com as quebras, vão evoluir o material... até consolidar o projeto. É o processo de desenvolvimento, faz parte.
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Fabio Ver Drop Down


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Cubo que eu tive que mais durou e ainda dura, é o LX de 1995. Mas parece que hoje eles não são mais assim. Olha esse link abaixo o que falam dos freehub Shimano.


https://enduro-mtb.com/en/deviate-highlander-2020-review/
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Binotto Ver Drop Down
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TAmbém estou com problema com roda SHIMANO. MInha bike de estrada veio com as "indestrutíveis" Shimano RS010, que tem os raiso comuns fáceis de achar etc. O problema é com 1500km deu pau no freehub, e não encontro pra vender. Só achei pelo ebay e custaria 400 areias ao chegar aqui. Inviável. 
O cubo tive de trocar o eixo (na verdade adaptar pois tb não existe a venda), com os cones etc. Tudo porque as vedações são ruins e entrou agua tanto no free hub quanto no cubo, no lado da catraca. 
Eu tenho bicicleta desde a decada de 80. E uso cubo shimano desde o incio das mtbs. Eu lembro que em 1997 montei 2 rodas com cubo STX e aquilo ficou anos sem incomodar. Fazia manutenção só por precaução. Realmente houve uma queda muito grande na qualidade das peças.
Eu particularmente, fiquei muito decepcionado pois uma bike de carbono top vir com RS010 justamente por ser endurance, e facilita manutenção, vai tudo por agaua abaixo pois estamos no Brasil, e aqui dificil achar reposição. 
NA MTB tenho MAVIC e provavel que vou trocar por mavic na road tb.
Bons tempos que SHIMANO era SHIMANO, via aquele escrito pequeniniho "Via Japan". Bons tempos.
Hoje parece tudo descartável.
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Alfine ou Nexus vs Rohloff?





Se tiver dinheiro, Rohloff

Exato, mais um caso que a peça recomendada para competição e mais cara também tem maior durabilidade.
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zoda Ver Drop Down


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são paulo
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Alfine ou Nexus vs Rohloff?





Se tiver dinheiro, Rohloff

Editado por zoda - 18 Fev 2019 as 10:27
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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[QUOTE=marp]Sobre aço ser rígido ou maleável, não tem correlação com a "qualidade" do aço, e sim de como foi projetado ou quão mal projetado foi a peça.
Um vídeo bem interessante sobre forjar é de um canal de engenharia no YouTube, logo no começo do vídeo tem uma demonstração sobre deformação por impacto de diferentes tratamentos e tem uma introdução sobre materiais nos vídeos relacionados, acho um bom material de introdução pra começar a tirar conclusões pra quem for curioso a ponto de ir atrás disso.

https://youtu.be/6jQ4y0LK1kY[/QUOTE]

Qualidade não, propriedade... Aços mais ou menos maleáveis existem, que tem efeito memória, elasticidade, resistência a torção e compressão... A lista é longa...
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Alfine ou Nexus vs Rohloff?



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marp Ver Drop Down


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santo andré
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Sobre aço ser rígido ou maleável, não tem correlação com a "qualidade" do aço, e sim de como foi projetado ou quão mal projetado foi a peça.
Um vídeo bem interessante sobre forjar é de um canal de engenharia no YouTube, logo no começo do vídeo tem uma demonstração sobre deformação por impacto de diferentes tratamentos e tem uma introdução sobre materiais nos vídeos relacionados, acho um bom material de introdução pra começar a tirar conclusões pra quem for curioso a ponto de ir atrás disso.

https://youtu.be/6jQ4y0LK1kY
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Possivelmente porque o monobloco e a mesa são fundidos, por isso que praticamente nada é fundido hoje, e quase tudo forjado... O eixo de pedal, é tratado para ser rígido, e como o casco do Titanic, tende a partir mesmo.

As exceções que poderia encontrar... Tu encontrou...

Por sua vez, não é incomum ver quadro de aço carbono, que tomou uma pancada e deformou, mas não partiu... Ou aquela suspensão lá que tu postou, não é algo característico do alumínio, mas é possível que seja...
Roda de ferro em carro, é a campeã de amassados... As de liga leve, eu nunca vi amassadas, mas quebradas já vi várias...
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Fabio Ver Drop Down


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Proporcionalidade no topo da cadeia cai absurdamente em todos os setores. Álcool de posto é 96% porque para chegar a 99% custaria absurdamente mais. Não lembro se 10x mais para melhorar quase nada.

Todos meus pedivelas de aço monobloco partiram de uma vez, nunca entortaram. Já quebrei eixo de pedal de Caloi Cruiser sem entortar antes. Fora os parafusos de ferradura que quebravam em freadas fortes. Mesa de aço que quebrava na junção da caixa de direção sem entortar. Só ver que o Titanic afundou, pois sei casco de aço quebrou todo e não amassou. Eixos dos truques de vagões quebravam do nada sem entortar, aliás, foi aí que começou o estudo da resistência a fadiga.

Editado por Fabio - 15 Fev 2019 as 23:23
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Eu não entendi bem o texto, mas tem alguns poréns...
Por exemplo, não necessariamente um pneu mais leve, vai ter menos material. Isso é relativo ao parâmetro. Em tese, kevlar é uma fibra equivalente ao aço, mas leve e flexível... Logo, um mesmo pneu de kevlar, tem uma generosa diferença no peso. Resta saber se a trama pode ser igual ou equivalente...

Ou o caso do pedivela, comparar o monobloco e o suposto XTR, é um pouco tendencioso. Vou mudar a pergunta então. quem aguenta o impacto lateral contra uma árvore a 40 kph? Aço em geral, tende a deformar, alumínio a trincar e o carbono a romper... 

Tenho ouvido mais relatos de um guidão de carbono quebrado, que um de alumínio ou aço... Falta de relatos por parte dos menos favorecidos? Menor taxa de uso do segundo? São possíveis e prováveis.
Não necessariamente o risco de quebra maior, é algo suficiente para anular todos os outros benefícios. Acaba-se evidentemente tendo que priorizar alguns.
Na minha análise, obviamente estou falando da minha ótica. Aqui, de quem é limitado pelo fator financeiro, e deseja que o custo seja o menor possível. Apesar de ser aplicável a quem quer destinar um valor baixo para o ciclismo também.

Falei um pouco da proporcionalidade das coisas. A corrente X8 custa metade da X10, então a X8 pesaria menos do que ter que trocar a X10, e meu sonho é que a X10 dure ao menos o mesmo da X8 - coisa que não deve acontecer...!
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Vamos lá:

 

Cada peça tem que seguir alguns quesitos:

-resistência a esforços;

-resistência a impactos;

-resistência a fadiga;

-menor peso possível;

-precisão;

-resistência ao desgaste;

-resistência aos fatores externos.

 

 

Vamos aos exemplos:

 

-Eixo de pedal:

 

-Pode ser feito de aço carbono comum em casos de pedais vagabundos (pedal da loja do seu Zé de R$ 9,90);

-Pode ser feito em alguma liga de aço especial, tipo cromo-molibdênio 4130 (Wellgo);

-Pode ser feito em titânio (Syntace).

 

Agora vamos pensar...

 

Qual é mais leve?

 

Qual é mais resistente?

 

Qual é mais durável?

 

Para ser mais leve que o pedal de R$ 9,90, o Syntace ficou mais pesado?

 

-Cubos:

 

-Podem ser de colar de esferas soltas em aço comum (cubos da Caloi Cross);

-Podem ser de colar de esferas soltas em inox com vedação (estilo Shimano);

-Podem ser de rolamentos de cartucho em aço comum (cubos rolamentados genéricos);

-Podem ser de rolamentos de cartucho em aço comum com vedação no cubo, fora a vedação do rolamento (DT 350);

-Podem ser de rolamentos de cartucho em aço inox com vedação no cubo, fora a vedação do rolamento (DT 240).

 

 

Agora vamos pensar...

 

Qual é mais leve?

 

Qual é mais resistente?

 

Qual é mais durável? O que gasta a bacia do cubo (corpo do cubo) ou o que se pode trocar os rolamentos de cartucho?

 

Qual tem melhor vedação?

 

Qual as esferas não vão enferrujar nunca?

 

 

No caso de cubos, o material do corpo, não muda em absolutamente nada a vida útil.

 

 

-Câmbio traseiro:

 

-Podem ser embuchados (Dimosil);

-Podem ser de rolamentos de cartucho (Shimano);

-Podem ser de rolamentos de cartucho e alto grau de precisão nas junções do paralelogramo (tops);

-Podem ser aço carbono;

-Podem ser de alumínio;

-Podem ter hardware de titânio (Sram Eagle).

 

 

Agora vamos pensar...

 

Qual é mais leve?

 

Qual é mais resistente?

 

Qual é mais durável?

 

Qual roldana vai durar mais? A embuchada ou a com rolamentos de cartucho?

 

Numa corrida não pode se desregular nunca, mesmo num Cape Epic. Quais junções vão durar mais sob esforços de 350W numa Cape Epic em meio ao pó absurdo?

 

 

-Cabos de câmbio:

 

-Em aço

-Em inox

 

Qual vai durar mais?

 

Qual tem mais resistência a tração?

 

Qual tem mais resistência a oxidação?

 

 

-Aros

 

-Pode ser aquele aro de parede simples e aço das Caloi antigas que pesam 1 tonelada;

-Podem ser de alumínio com parede dupla.

 

 

 

 

-Pedivela:

 

-pedivela monobloco Duque em aço carbono da Caloi Cross;

-pedivela XTR 12V (a tal que não existe)

 

Qual suporta mais um salto do 1º andar?

Qual tem mais blindagem ao pó e elementos externos no seu movimento central?

Qual é mais leve?

Para ser mais resistente que a Duque, a XTR ficou mais pesada?

 

 

 

OS esforços numa competição são absurdos. A repetição é feita até a exaustão. Impactos. Buracos. Poeira fina. Lama extrema. Chuva durante horas seguidas. Quedas. E não pode nem perder a precisão devido as folgas nas junções. O material tem que ser bem duro nas junções. Tem que resistir a abrasão.

 

 

Existem sim peças que as de competição duram menos e vou citar abaixo, mas não são os cubos, nem os câmbios, etc. São simples, sem mecanismos, onde não tem como baixar peso deixando a mesma durabilidade.

 

 

Coroas:

 

A coroa independente do material tem que ter a mesma espessura devido ao padrão da transmissão. Logo, não tem como baixar o peso de uma coroa de aço comum, usando aço especial em sua composição, pois a densidade de ambos é muito próxima e a queda de peso nesses casos é devido ao aço especial ser mais forte e se usar menos material, mas como dito, no caso da coroa tem que usar a espessura padrão, portanto, o único jeito de baixar peso, é usar alumínio que dura menos mesmo. Não adianta o tipo de liga do alumínio. Isso é fato.

 

Idem para cassete. Um com cog de alumínio ou titânio sempre irá durar menos, a não ser em casos atípicos como a Sram que usa um aço especial, mas consegue fazer com menos material nos seus cassetes usinados.

 

Corpo do freehub é um caso especial, se for para usar cassete Shimano, com certeza o de alumínio vai durar menos, pois os cassetes Shimano com cogs individuais junto com as estrias do sistema HG fazem o cassete comer o freehub, por isso a Shimano tinha XTR com freehub de titânio e a Chris King e DT fazem modelos em aço.

 

Pneus. Aqui para ser leve tem que ter menos material. Logo vai durar menos mesmo. Isso é válido também para modelos com composto mais macio para DH e AM.

 

 

 

 

 

 

 

 

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am.araujo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Fev 2019 as 17:47
Originalmente postado por marp marp escreveu:


Um 105 pesa 12.5% a menos que um claris, enquanto o dura ace mecânico chega a ser 31.6%,


Existe muita coisa envolvida além do peso, os materiais utilizados por exemplo. As peças dos grupos superiores da shimano usam aço de alta resistência, enquanto o claris usa apenas aço cromado, no muito niquelado. Logo é comum uma relação claris durar bem menos que uma 105.

Ainda tem o fator que bikes de estrada exigem bem menos da relação, num ambiente de mtb vc tem muitas condições adversas que forçam a relação e aceleram o desgaste, então é possível que esse efeito seja mais evidente no mtb do que no speed. Mas o quanto isso é verdade, só testando pra saber.


Editado por am.araujo - 15 Fev 2019 as 17:48
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joaoandre1990 Ver Drop Down
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Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:


Você ta com a peça errada no lugar errado.




Essa resposta resumiu meu comentário anterior, compartilho do mesmo ponto de vista. Não questiono a qualidade do material, Shimano é Shimano, indiscutível! Mas cada um no seu qual.

Dois pontos que concordo muito:
1) Ainda existem peças antigas que são melhores que as modernas. Eu uso cubos SANSIN e Shimano 600 nas minhas bikes e não troco por cubos modernos "de entrada" de jeito nenhum!
2) Altus, Acera e Alivio são excelentes pra cidade! Hoje não uso mais bike com marchas, mas quando usava era o que eu tinha e nunca fiquei na mão.

Mas acho que essa "confusão" é normal... O consumidor quer comprar o melhor do melhor, o vendedor quer vender o mais caro, e ai que as coisas se enrolam.
Aqui onde moro vejo muita gente com bike top de linha (full, speed de carbono, etc) apenas passeando pela cidade, dando voltinhas no parque, aquele rolê de 30km sem sair do centro. Mas é aquela, quem pode, pode!

Eu no seu caso amigo, pegaria um grupo mais adequado pro seu uso e resolveria o problema.

Editado por joaoandre1990 - 15 Fev 2019 as 17:47
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adrianomtb Ver Drop Down
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Pras equipes o custo é 0800. O patrocinador banca as bikes e as peças de reposição.

E esse negócio de que peça top dura menos não condiz com a realidade.
Quando a Shimano lançou o Dura Ace 10V, a revista espanhola Ciclismo en Ruta fez um teste de longa duração dele. Os caras usaram o grupo por 24.000 Km sem trocar nada, segundo eles não trocaram nem a corrente (deve ter terminado o teste com um alongamento kilométrico, mas não falhou em momento nenhum).
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Fev 2019 as 16:53
Sem falar que essas equipes não devem pagar o mesmo preço absurdo que a gente , com certeza pra eles custa menos que pra nós.
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marp Ver Drop Down


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santo andré
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Fev 2019 as 16:41
Quanto as peças de alto nível serem menos duráveis, já li diversos relatos por aí, nada assim completamente testado, mas faz sentido uma peça ultra leve não ter a mesma resistência do que uma mais pesada.
Não entendo de mtb, mas imagino que seja similar. Nos comparativos de peso da linha de estrada da shimano a diferença de peso do dura ace é bem brutal.

https://weightweenies.starbike.com/forum/viewtopic.php?t=147665


Um 105 pesa 12.5% a menos que um claris, enquanto o dura ace mecânico chega a ser 31.6%, agora quem sou eu pra dizer que o 105 dura mais que o dura ace? Não sei, mas fica aí no ar pra cada um tirar suas próprias conclusões ou pesquisar.

Não digo que troquem o dura ace ou o xtr inteiro em cada prova, mas se der qualquer indicativo que não está completamente funcional, tenho certeza que jogariam no lixo sem dó.
Uma equipe está pagando profissionais pra acompanhar o treino, nutrição, alojamento, salário desse cara, é meio insanidade comparar a equipe com a capacidade financeira de nós mortais amadores que um dura ace/xtr muitas vezes nunca vai passar de um sonho.
Mas pra uma equipe, o que sai mais barato? o cara ser dropado da prova porque quebrou um cassete no meio e jogar fora todo o dinheiro investido no treino/nutrição/salário do atleta ou comprar um cassete novo?

Já li bastante também que quando o pessoal profissional sofre uma queda com quadro de carbono em ciclismo de estrada, trocam o quadro, mesmo custando caro não vale a pena o risco.
Agora se tudo isso é lenda ou balela, só quem é profissional pra nos dizer, agora pra mim isso tudo faz bastante sentido.
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2019 as 17:22
Relembrando uns detalhes que já falei, mas parece que está sendo mal interpretado: O que já vi foi o 42 do XX1 11V ir pro saco primeiro que o cassete. Eu disse isso. E não disse do Eagle. Isso eu vi num cara que andava de XTR 2x10 e trocou por 1x11. Foi um dos primeiros. A bike veio com coroa 32 ou 34 e com o cog 42 ficava extremamente pesada onde a gente anda e baseado que ele estava acostumado com 2x10. Aí aconteceu do cara estar direto no 42, vacilou, já estava ele no 42. Duas diferenças pro Eagle. A marcha era mais pesava e tinha sói 42 dentes para distribuir o torque. Quando ao fato da corrente "acabar" de uma vez só, eu não disse que isso existiu. Disse que poderia ocorrer. Um achismo meu. E não disse que era depois que o revestimento fosse pro saco. Tanto que disse que os pinos que determinam o desgaste não tem o tal revestimento. E disse isso baseado em motores de carros, onde nos primeiros 90% de uso o desgaste é de apenas 10% e nos últimos 10% da vida ele se desgasta os 90% restante. Peça de competição não precisa mesmo durar uma eternidade, mas precisa suportar mais pancada, maior torque, etc., tudo isso sem desregular, afinal o que um pro faz num Cape Epic como a mesma transmissão é mais castigo do que uma pessoa normal possa fazer durante a vida inteira do Tourney.

Editado por Fabio - 13 Fev 2019 as 17:23
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2019 as 16:48
É óbvio que vou defender minha tese, qual a lógica de dizer algo se não? Mas tudo bem, não faz sentido impor a força, o que penso a ninguém... Acho que a discussão de mostrar quem tem a pingola maior não faz sentido, mas uma última contribuição, já que o exemplo de fora não agrada...

Não existe distância ideal de troca, como estão supondo, porém vocês mesmos relatam de casos pontuais do 50t desgastando primeiro, e da suspeita que depois que passou a camada tratada (temperada) da corrente, ir ladeira abaixo o desgaste - o que tende a acontecer.
Isso aponta que no aspecto geral, o XX1 é uma maravilha, de fato. Só não dá para esquecer que é um item competitivo, que custa caro, exige muita precisão no ajuste, e tem a durabilidade comprometida... Ou vão negar que seria melhor o cog de 50, durar pelo menos o que os demais duram? 
O que justifica seu uso num contexto e não em outros...

Se alguém quiser jogar o XX1 ou semelhante na minha lixeira, vou ficar feliz em doar para os interessados. No meu contexto, ainda há melhores benefícios de outros sistemas... Quem sabe ao final do ano de treino de fato, pense ao contrário.
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zoda Ver Drop Down


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Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

 De onde vc tirou esse "NUNCA"? Pedalo desde 1996 com grupos XT, XTR, e X0, e te garanto que no geral são bem duráveis. (...) Tive vários cassetes XTR e duraram muito. Câmbios e passadores item. Freios, o mesmo. Cuidado com conclusões levianas. Tem muita gente que busca informação aqui.
 

Não há nada de conclusão leviana... Isso é uma coisa bastante conhecida...
TODAS as peças de competição, o enfoque não é durabilidade, indiferente a área.
Um equipamento de competição visando corrida, é para ser, funcional, leve, e durar no limite do necessário. Sempre tenha em mente isso. 
E como dito, tão bem como a tecnologia embarcada, é a precisão requirida no manuseio, manutenção etc... Traga o melhor mecânico, e peça para ele apertar uma peça na mão... Se ele realmente for o melhor, ele não vai fazer, pois sabe que ainda que grande, a sensibilidade é falha.

E sua, a minha, ou a nossa experiência pessoal não é estatística. Por isso que não adianta se basear em um ou dois relatos, é preciso reunir vários para ter uma média. E quanto mais, mais próximo de um valor real se está.

Vendo pelo lado da mecânica/preparação que trago do automobilismo, um motor e câmbio de arrancada, precisa durar os 10~20 segundos dos 402m (quarto de milha) de uma puxada, e não mais que isso. Se durar mais que uma puxada, excelente, se não durar foda-se...
A Stock Car, tira peso da pintura da bolha (!!!), e aparece nos números quando o carro tem mais de uma camada...!

Está cheio de material mostrando que a elite troca o grupo praticamente inteiro, após cada corrida/etapa. Pegue as décadas passadas, o pessoal fazia furos por tudo, para aliviar peso. 
Vale a pena? Depende, isso diminui o peso, por consequência melhora a aceleração, porém trás maior fragilidade para a peça. Pra uma corrida, onde faz total sentido ir pro "tudo que dá", é diferente de andar na rua.

Não te conheço, não sei como tu anda, onde tu anda e tudo mais... Mas me conheço, e ainda que não seja estatístico, é uma ilustração... A pessoa que me deu um Bontrager XR2 meia vida, falou em (mil) 1 000 km rodados, e o pneu está com 50% de desgaste, só competindo com ele em provas praticamente só off-road.
Por minha vez, já fiz 1/3 disso rodando meio parelho entre on-road e off-road. O desgaste é tão pouco que não consigo medir com o paquímetro de que disponho, quero catar um micrômetro e tirar a curiosidade.
Quero dizer com isso, que a durabilidade não é a principal preocupação, quando se fala em peças a nível competitivo. E que não é apenas a peça que vai ditar a durabilidade, importa muito como é cuidada, e principalmente o uso...

Cara na boa para de escrever besteira. Imagina se grupos de competição não fosse duráveis. O risco de quebrar em cada prova iria ser grande. Estudei muita estatística, em nenhum momento usei meus exemplos como dados estatísticos. Quem estava escrevendo sem fundamentação é vc. Desde o início falei de peças de bike, não vem escrever de outros universos. Tirou uma conclusão sem fundamento e continua achando que está certo. Parabéns
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hurry-gurits Ver Drop Down
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são paulo
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Mesmo porque a tecnologia do xt de 2017/2018, vai para o deore de 2019, a tecnologia do deore 2017/2018 vai para o alivio 2019.... e assim por diante.

Peso 100kg, tenho uma GT sanction toda XT, e rodas com cubos dtswiss... ponho pra torar a coitada, certeza que se fosse uma bike intermediária ja teria aberto o bico.... agora o segredo de não ter dor de cabeça.... revisão em dia e com quem sabe o que esta fazendo.
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adrianomtb Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:


Você ta com a peça errada no lugar errado. Este cubo em si já tem um projeto delicado, você não tem assistência de um profissional da marca nem nada. Vai usar na cidade, provavelmente evitando os bolsões d'água suja e tal, e mesmo assim investiu uma grana numa peça que a manutenção é super difícil de dar - ninguém acha as peças de reposição de cubo em bicicletarias, nem no Mercado Livre.


Eu acredito friamente em falha de projeto do modelo. Não acredito que um cubo XT tenha projeto delicado. Nem acredito que um cubo XT tenha manutenção super difícil. Que não tenha peças eu acredito, afinal isso parece ser um lema da Shimano.
Também acho que é uma falha de projeto. Quem fica falando que XT e peças top são frágeis é nego sem noção que fica falando do que não sabe. Quem entende um pouquinho que seja de bike sabe que XT é pau pra toda obra.

Editado por adrianomtb - 13 Fev 2019 as 16:53
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Fabriciogc Ver Drop Down
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Não tem um tópico que esse Ismah não chega querendo ser o dono da verdade. 
Pega leve, cara.
Ninguém gosta de um "sabichão". E normalmente vc fala várias groselhas... 
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Li o link.

Como já havia dito pelo que vi no XX1 11V, eles viram muitos casos onde o 50 vai embora antes dos outros de aço, ao contrário do que diz a Sram, que diz que o torque é distribuído em 50 dentes e, portanto, dura mais que as restantes em aço. 

No começo eu até achei que meu medidor estivesse errado e usei outro para confirmar. Mas ela dura muito mesmo, ao contrário do que diziam no fórum logo no lançamento e, obviamente sem terem usado, até porque nem teria dado tempo logo no lançamento de já terem rodado tanto, mas tem gente que gosta de falar o que houve por aí como se fosse verdade absoluta. Então aqui no fórum era cheio dizendo que não trocaria seu sistema 9V ou 10V pelo Eagle, pois ouviram dizer que a corrente não durava nada. Ouviram dizer onde?

Montei uma bike bike e coloquei a coroa de aço do Eagle, vamos ver como vai e comportar. Deve durar tanto ou mais que a corrente então, já que a proporção de 2 coroas para 1 corrente é feita com coroas de alumínio. Só não sei se por ser de aço ela acabe desgastando mais a corrente, se bem que o que estica a corrente é o fato das placas "comerem" os pinos. Por isso também acho que a dourada não dura mais, já que os pinos não tem esse tratamento e tenho medo que por ter mais dureza ela desgaste mais as coroas e cassete. Quando ao cassete dourado, sempre achei que se o 50 de alumínio já dura menos do que o restante, então não teria motivo para o restante ter o tratamento dourado, pois o elo fraco ainda seria o 50 de alumínio sem tal tratamento. 



Lembrei daquele medidos da Rohloff para verificar cassete, não sei se funciona a contento. 


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