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Peças prateadas: cada dia mais raras.

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Dragum Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dragum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Peças prateadas: cada dia mais raras.
    Postado: 10 Fev 2019 as 08:48
Olá, venho aqui apenas levantar uma coisa que tenho percebido agora que fiz o projeto de uma bike mais antiga: como as peças OEM, hoje em dia, vem apenas com acabamento preto, deixando de lado o aspecto crú do alumínio que vimos durante os anos 90 e 2000. A partir dos anos 10, as linhas foram ganhado aspecto preto fosco, na maioria dos produtos Shimano, e os concorrentes seguiram a tendência.
Alguém sabe se isso é apenas uma moda ou se há um motivo comercial ou na cadeia de produção para isso? Claro, além de deixar o visual mais distante do alumínio e mais próximo das de fibra de carbono, que é "O material" dos tempos modernos.
No meu caso, ao modificar a bike, para manter um pouco de coerência entre o aspecto das peças, busco sempre por acabamentos semelhantes, tendo na minha atual bike um conjunto cromado/de alumínio, que mais cedo ou mais tarde será afetado pela falta de peças de reposição. Algumas peças que consegui achar prateadas com algum esforço foram: mesa; guidom; caixa de direção; cambio traseiro e canote. A que eu não consegui achar foi um pedivela reduzido 22/32/4X, apenas modelos com braços pretos ou quase isso. O melhor que achei foi o M914 da Sunrace. Como a bike é 26, o alívio 4000 fica muito reduzido. Estou pensando. Atualmente tenho um Acera X de época e prateado 24/34/42.

E vocês, se preocupam em montar tudo da mesma cor, ou isso é um toque meu? Tem alguém com dificuldades em achar peças - em especial pedivela - em alumínio polido?
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90452 Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2019 as 13:04
No meu caso, a única questão que eu faço ser cromado ou perto disso são as rodas e raios da bike. Gosto de ver aquele brilho, tanto no sol qto de noite e qdo comprei minha bike ela veio com raios pretos, que mandei tirar e colocar raios inox. Cheguei a procurar rodas (aros) decentes sem ser pintadas mas só tinha achado de folha simples e de aço (queria de alumínio).

É a tendência, fazer o que, o negócio é esperar uma "Apple" dessas aí (fabricantes que criam tendências) voltar a fabricar e disponibilizar rodas cromadas (sem pintura, no alumínio polido) pra ver se a tendência muda, mas é querer demais, hehehe...


Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:

Olá, venho aqui apenas levantar uma coisa que tenho percebido agora que fiz o projeto de uma bike mais antiga: como as peças OEM, hoje em dia, vem apenas com acabamento preto, deixando de lado o aspecto crú do alumínio que vimos durante os anos 90 e 2000. A partir dos anos 10, as linhas foram ganhado aspecto preto fosco, na maioria dos produtos Shimano, e os concorrentes seguiram a tendência.
Alguém sabe se isso é apenas uma moda ou se há um motivo comercial ou na cadeia de produção para isso? Claro, além de deixar o visual mais distante do alumínio e mais próximo das de fibra de carbono, que é "O material" dos tempos modernos.
No meu caso, ao modificar a bike, para manter um pouco de coerência entre o aspecto das peças, busco sempre por acabamentos semelhantes, tendo na minha atual bike um conjunto cromado/de alumínio, que mais cedo ou mais tarde será afetado pela falta de peças de reposição. Algumas peças que consegui achar prateadas com algum esforço foram: mesa; guidom; caixa de direção; cambio traseiro e canote. A que eu não consegui achar foi um pedivela reduzido 22/32/4X, apenas modelos com braços pretos ou quase isso. O melhor que achei foi o M914 da Sunrace. Como a bike é 26, o alívio 4000 fica muito reduzido. Estou pensando. Atualmente tenho um Acera X de época e prateado 24/34/42.

E vocês, se preocupam em montar tudo da mesma cor, ou isso é um toque meu? Tem alguém com dificuldades em achar peças - em especial pedivela - em alumínio polido?
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2019 as 13:30
Eu já sinto mais falta é das peças anodizadas dos anos 90 , algumas mtb pareciam as caloi extra light hehe.

Tipo a manitou com suspensão violeta peças azuis eu achava linda.
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 00:36
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Eu já sinto mais falta é das peças anodizadas dos anos 90 , algumas mtb pareciam as caloi extra light hehe.

Tipo a manitou com suspensão violeta peças azuis eu achava linda.



Lembrei das peças Kooka.

Editado por Fabio - 11 Fev 2019 as 00:41
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Fabio Ver Drop Down


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Ligeirinho Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 00:45
Suspeito fortemente de corte de custos. Veja por exemplo q cubos Shimanos dá década de 90 eram quase todos polidos e as exceções notáveis eram o belíssimo Deore Lx 1995 Preto de alto brilho ou ainda o STX acobreado de 1996. Mas não sei qnd isso começou a mudar. Mas as vezes vejo nessa marca cubos com acabamento prata fosco como alívio M 430 e cubo Deore XT 775 acho, pra V-Break.
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 00:46
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Suspeito fortemente de corte de custos. Veja por exemplo q cubos Shimanos dá década de 90 eram quase todos polidos e as exceções notáveis eram o belíssimo Deore Lx 1995 Preto de alto brilho ou ainda o STX acobreado de 1996. Mas não sei qnd isso começou a mudar. Mas as vezes vejo nessa marca cubos com acabamento prata fosco como alívio M 430 e cubo Deore XT 775 acho, pra V-Break.


Tenho até hoje esse LX Parallax e nunca abri.

Editado por Fabio - 11 Fev 2019 as 00:47
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misera Ver Drop Down


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Lindo esse pedivela.
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Meus 5 centavos... Creio que isso seja a tendência, já que preto é neutro, enquanto o polido não costuma combinar com cores mais claras... Note-se que isso também tem ocorrido nos uniformes de MTB, onde uma maioria das peças é preta.

Outro caso é que a fibra de carbono é preta, e isso pode ter ditado as tendências de mercado...

As cores existem, mas é mais usual em marcas não tão conhecidas.
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Weber Dias Ver Drop Down
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Acho q é meio q a tendência o preto... ele é neutro... se vc colorir ou "descolorir" acaba por limitando seus compradores... no entanto eu pirei na cor do K7 e Corrente q a Sram acabou de lançar! Tô louco pra montar na minha bike....
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ThiagoZnL Ver Drop Down


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Originalmente postado por Weber Dias Weber Dias escreveu:

Acho q é meio q a tendência o preto... ele é neutro... se vc colorir ou "descolorir" acaba por limitando seus compradores... no entanto eu pirei na cor do K7 e Corrente q a Sram acabou de lançar! Tô louco pra montar na minha bike....


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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Fabio Ver Drop Down


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Na verdade a cor deveria de ser a original que ficaria depois de desgastado, pois até pedivela muda de cor com o pé raspando.
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vshadow Ver Drop Down
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Eu acho cassete preto bonito, mas vc vai na padaria, a corrente já come a tinta.... Então de nada adianta.
Por isso só coloco cassete cromado.
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am.araujo Ver Drop Down
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Desconfio que seja uma jogada de marketing. Quando uma peço polida arranha, fica bem discreto por que é a cor do alumínio, quando uma peça preta arranha fica feio pacas e o dono quer logo trocar por outra nova.
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Weber Dias Ver Drop Down
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Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Desconfio que seja uma jogada de marketing. Quando uma peço polida arranha, fica bem discreto por que é a cor do alumínio, quando uma peça preta arranha fica feio pacas e o dono quer logo trocar por outra nova.


Faz sentido rsrs
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Desconfio que seja uma jogada de marketing. Quando uma peço polida arranha, fica bem discreto por que é a cor do alumínio, quando uma peça preta arranha fica feio pacas e o dono quer logo trocar por outra nova.


Boa
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sascencio Ver Drop Down
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Cada caso é uma história diferente, especificamente no post, montagem de uma bike vintage.

Mas eu prefiro as peças na cor preta, não curto muito brilho prateado nas bikes/motos/carros...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Dragum Ver Drop Down


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Originalmente postado por sascencio sascencio escreveu:


Cada caso é uma história diferente, especificamente no post, montagem de uma bike vintage.

Mas eu prefiro as peças na cor preta, não curto muito brilho prateado nas bikes/motos/carros...
Concordo que tudo depende do projeto. Eu mesmo já tive uma 29 toda preto fosca e era lindo. No caso de MTB mais agressiva, o preto normalmente é mais esportivo. Hoje em dia não é difícil fazer uma bike com componentes pretos, só querer, o contrário que é dose. No meu caso, acabei optando por peças prateadas mais pelo fato da bike já vir com diversos componentes prateados - de qualidade e daqueles anos onde o alumínio ainda tinha o seu glamour -, do que com objetivo de fazer dela uma bike com aparência antiga, estritamente. Ai percebi como é difícil achar peças com acabamentos prateados, principalmente se você é chato pra escolher componentes. Infelizmente no Brasil é um pouco pior pois no AliExpress tem Acera prateado 22/32/44, mas no Brasil só se encontra o preto ou o Torney 24/34/42 que pesa 1kg quase e não tem o mesmo range. Os únicos pedivela abaixo de 500 reais em acabamento prata são os Alívio para 29 22/30/40 e esse Torney que deve ser antigo.
Cubo é outro parto. Os meus são pretos, mas devo admitir que acho os prateados mais bonitos em muitos casos.



Nas speeds é bem mais comum que nas MTB...

O pedivela com braço em alumínio na minha opinião da um visual mais bacana, mas esse ai de cima custa mais de mil novinho.
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joaoandre1990 Ver Drop Down
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Originalmente postado por misera misera escreveu:

Eu já sinto mais falta é das peças anodizadas dos anos 90 , algumas mtb pareciam as caloi extra light hehe.

Tipo a manitou com suspensão violeta peças azuis eu achava linda.


Eu cresci vendo essas bikes com peças anodizadas, azul, verde, vermelho, violeta, uma combinação mais linda que a outra!

Pq tudo tá ficando preto eu não sei, deve ser tendência mesmo.
Não é só nas bikes... Motocicletas, automóveis, etc... Cada dia mais preto e se possível fosco ainda por cima.

NO GEARS, NO PROBLEMS!
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Uma explicação possível tbm é o uso de diferentes materiais , por exemplo o alívio novo , o corpo dele é de resina não de alumínio.

A manete do 315 é de aço , pintando tudo de preto pode dar pro leigo a impressão que deve ser tudo de alumínio.
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Pinho Ver Drop Down
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Fala pessoal, montei recentemente minha 29. Uma Mosso preta com laranja e tinha a ideia de colocar umas peças prateadas só para fazer um diferencial mais clássico. Consegui algumas: mesa/avanço Ritchey Classic, canote selim Control Tech e abraçadeira de selim em titânio. Estou procurando outras peças mas é bem raro encontrar, principalmente de boa qualidade.
Pinho!
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por Pinho Pinho escreveu:

Fala pessoal, montei recentemente minha 29. Uma Mosso preta com laranja e tinha a ideia de colocar umas peças prateadas só para fazer um diferencial mais clássico. Consegui algumas: mesa/avanço Ritchey Classic, canote selim Control Tech e abraçadeira de selim em titânio. Estou procurando outras peças mas é bem raro encontrar, principalmente de boa qualidade.



Anos que não ouvia sobre a Control Tech. Da época da Kore.
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Titânio aí fica mais bonito que prateado.
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brunojp7 Ver Drop Down
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Gosto de peças prateadas cromadas ou polidas. Tenho uma Tito Urbana com pedivela, guidon, câmbio, bagageiro e mesa pretos. Prefiro o visual das retro de verdade dos anos 40.
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90452 Ver Drop Down


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Já vi gente com quadro e outras peças totalmente cromadas, só mesmo as peças que não poderiam ser prateadas de modo permanente (como pneus) estavam na cor natural, aí já achei exagero, hehehe... 

Editado por sidserra - 14 Fev 2020 as 20:34
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Degan Ver Drop Down
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Ainda bem!
Acho horrivel coroas, pedivela e demais componentes, em aluminio polido.
Preto fosco fica bem melhor.
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brunojp7 Ver Drop Down
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Meu set seria: mesa, guidon, pedivela, caixa de direção, pedal, coroa, derailleur, cambio traseiro, canote do selim, bagageiro, para-lamas, faróis e descanso em detalhes cromados ou polidos. E ainda mais as pontas do garfo e da gancheira traseira. As rodas podem ser brancas ou marfim. Também o farol pode ser no estilo fusquinha, oval com aro cromado e coco/capa em marfim. Isso pra mim é que é retro de verdade. Vi uns para-lamas com detalhe martelado e acho que não tem isso no Brasil. São lindos os para-lamas martelados.

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