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Coroa grande em quadro mtb

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DRE90 Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Dez 2018
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    Postado: 16 Dez 2018 as 15:47
Caros amigos

Estou em vias de comprar um quadro e me ocorreu uma dúvida na montagem do pedivela. Vou colocar coroa única com movimento central do tipo Integrado.
Ocorre que a coroa seria grande e temo de que ela não caiba, devido a largura do chainstays do quadro MTB, pois o Sistema Integrado, por ficar mais próximo do quadro, pode causar essa limitação.

Alguém saberia informar se é possível utilizar uma coroa de pelo menos 52 dentes (que não é usual nas mtb's), que provavelmente será o quadro da TSW (aro 29 pra vbrake)?


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Jagwire Ver Drop Down
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Bom, você tem uma série de problemas ao tentar usar uma coroa 52T numa MTB:
1: Que pedivela vai usar? Acho difícil achar uma coroa deste tamanho pra um pedivela BCD 104mm por exemplo. O máximo que já ví foi 48T. Se for pedivela direct mount ou esses atuais com bcd menor, sem chance de achar. Ah e a coroa precisa ser narrow wide pra dar certo.
2: Fazer com que a suposta coroa caiba no chainstay da MTB. Precisaria por todos os 3 espaçadores do lado direito pra abrir espaço. Isso gera outros 2 problemas: a linha de corrente ficaria horrível, quando estivesse no meio do cassete a corrente já ficaria cruzada, e nas marchas mais leves muito cruzada, gastaria a transmissão bem rápido, e também o Q-factor ficaria ruim, os pedais ficariam meio desalinhados pra direita.
3: Espaço disponível pra coroa: esse é o mais crítico, e varia de quadro pra quadro. Mesmo jogando os espaçadores pra direita, acho difícil passar uma 52T narrow wide. Teria que usar um pedivela triplo, montar essa coroa na face externa do pedivela e testar. Mas repito, a linha de corrente ficaria horrível.
4: comprimento da corrente: dependendo do tamanho do cassete, difícil será achar corrente tão longa que de conta, vai precisar emendar alguns elos.

Já usei um quadro TSW awe com 1 coroa, e nele o limite era 38T de coroa. Já usei coroa 44t em 1x10 noutros quadros mais antigos (kinesis 26er, Soul Sl900 26er, carbon dengfu 26er e Soul SL300 29er) em todos a 44t era o limite e tinha que fazer uns malabarismos.

Agora eu te pergunto: qual será o uso da bike pra precisar uma coroa tão grande? Qual medida de pneu pretende usar e qual seria o cassete e cambio traseiro?
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christianmdt Ver Drop Down


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Originalmente postado por DRE90 DRE90 escreveu:

Caros amigos

Estou em vias de comprar um quadro e me ocorreu uma dúvida na montagem do pedivela. Vou colocar coroa única com movimento central do tipo Integrado.
Ocorre que a coroa seria grande e temo de que ela não caiba, devido a largura do chainstays do quadro MTB, pois o Sistema Integrado, por ficar mais próximo do quadro, pode causar essa limitação.

Alguém saberia informar se é possível utilizar uma coroa de pelo menos 52 dentes (que não é usual nas mtb's), que provavelmente será o quadro da TSW (aro 29 pra vbrake)?




nao e possivel, pois mesmo com os espacadores nao vai raspar no quadro.
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Leo Amaral Ver Drop Down
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Tem um vídeo do Pedaleria mostrando isso. A depender da geometria do Quadro é possível, mas arriscado.
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"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
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ThiagoZnL Ver Drop Down


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Isso ébike pra descer asfalto?
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am.araujo Ver Drop Down
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O malabarismo é tanto, que acho mais interessante usar um pedivela compacto e um cassete menor. Não ficaria aquela coisa linda de uma single, mas dá pra rodar em 34T maior parte do tempo e quando a velocidade aumentar usar 50T.
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DRE90 Ver Drop Down


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Essas respostas me ajudaram bastante. 

Bom, o uso seria somente asfalto, no caso, usaria como transporte e como exercício físico (de curta duração, mas intenso).

O câmbio que pretendo colocar é o Alívio, K7 de 7/8 velocidades e pneus medida 32mm.
Já vi que terei que desistir do coroa de 52 dentes e pensar na de 48 dentes. Estou surpreso com o fato das mtb's serem tão limitadas no uso das coroas grandes.
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ThiagoZnL Ver Drop Down


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Originalmente postado por DRE90 DRE90 escreveu:

Essas respostas me ajudaram bastante. 

Bom, o uso seria somente asfalto, no caso, usaria como transporte e como exercício físico (de curta duração, mas intenso).

O câmbio que pretendo colocar é o Alívio, K7 de 7/8 velocidades e pneus medida 32mm.
Já vi que terei que desistir do coroa de 52 dentes e pensar na de 48 dentes. Estou surpreso com o fato das mtb's serem tão limitadas no uso das coroas grandes.

ué, MTB é feita pra andar em estrada de chão, subir morro... 

Acho que coroa 38T ta mais que bom numa MTB, imagina 48 na frente e usando o cog 11t atrás, vai girar isso como ConfusedLOL



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jefmello Ver Drop Down
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Amigo, acho que vc quer montar uma bike no estilo "híbrida"...dá uma pesquisada que tem muitos relatos aqui no fórum. Pra usar esse pneu 700x32 recomendo inspirar na Caloi city tour, kona dew, Specialized Sirrus, Trek ds. Veja a geometria destes quadros é um pouco diferente de MTB pra adequar altura do movimento central e da frente. Tudo isso usando guidão de MTB pois se for querer mesmo usar coroa de speed então compare com as "gravel" bikes que já tem relação de speed e guidão curvo. Boa sorte.
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Jagwire Ver Drop Down
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Não é a MTB que é limitada mas sim vc que está escolhendo o quadro errado pra proposta de uso. Se achar um quadro de hibrida ou mesmo uma hibrida completa, estará melhor servido. Querer que uma MTB com pneus finos tenha final de uma road é como querer um jipe 4x4 de trilha tenha 300km/h de final, e nele por pneu Slick perfil 35..
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Mesmo que fique num 52/12, é meio absurdo isso... Mesmo em road, é mais difícil de chegar a usar essa marcha. Imagine numa MTB, que é totalmente diferente de uma road.
E a "primeira", mesmo que fique num exagerado 52/36 de 8s, é pouca coisa. Os habituais são de pau e corda 39/36. Nego muito forte que usa 39/28, geralmente com pedivelas longos. Um segundo caso é para trechos absurdamente planos...
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am.araujo Ver Drop Down
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Depende do biker, do perfil do pneu e do local, 52x12 não é tão longo assim, tem trechos em meia descida que dá pra puxar.
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ghd Ver Drop Down
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Não vejo o menor sentido em 52x12. Porque nao usar 48x11?
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Bom Princípio/R
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52x12 porque seria o cassete mais barato de 7/8v, que ele relata querer usar.
Se há um 7/8v que tenha 11T eu desconheço.

Já sobre empurrar 52x12, é outro papo...
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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O cassete mais basicão da shimano de 7v é 11-28 , acho que 12 é nos megarange.

Os meus de 8 acho que todos são 11 , um pelo menos eu sei que é.
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am.araujo Ver Drop Down
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Tem vários modelos de cassete nessa faixa. Pra 7v, a shimano tem o hg35 (11-28), tem um modelo maior que é hg200 (12-32), a sunrace tem o M40 (11-34). Pra 8v tem varias opções de 11-28, 11-32, 11-34, 12-32, tanto sunrace quanto shimano. A maior vantagem do 12T é que as marchas mais pesadas tem um gap menor, eu particularmente gosto disso, pra usar com coroão de 52 eu sinto a diferença.

Só fiquei triste que a sunrace parou de produzir o 8v 12-28, era a relação mais fluida que eu usava na minha urbana, adorava esse cara.
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bicicleteiropoa Ver Drop Down
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Esse mês o Pedaleria lançou um vídeo sobre isso:
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DRE90 Ver Drop Down


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Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Não é a MTB que é limitada mas sim vc que está escolhendo o quadro errado pra proposta de uso. Se achar um quadro de hibrida ou mesmo uma hibrida completa, estará melhor servido. Querer que uma MTB com pneus finos tenha final de uma road é como querer um jipe 4x4 de trilha tenha 300km/h de final, e nele por pneu Slick perfil 35..

A ideia do quadro da híbrida é uma boa, mas o problema é conseguir um, ainda mais pra freio vbrake. Quanto ao quadro de mtb, estava com intenção de pegar esse aí embaixo, mas é difícil saber qual coroa é possível utilizar.
Se desse ao menos uma 48T com o movimento central integrado, já ficaria satisfeito.

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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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48 PROVAVELMENTE dá.
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Jagwire Ver Drop Down
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Sei não viu, com esse chainstay bem aberto pra passar pneus largos..
Essa TSW vem de fábrica com pedivela 42-32-24 8v. Ou seja, se o 48 couber seria na face "externa" de um pedivela íntegrado. Funcionará bem com os cassetes 11/13/15/18.. já nos três maiores a corrente ficará bem torcida, prepare-se pra bastante ruído, trocas ruins e desgaste rápido de corrente.
Veja se achar alguma TSW Hunter montada, com o pedivela original dá pra ter uma base de quanto sobra de espaço pra uma coroa maior.
Ah e com relação ao garfo, qual pretende montar? Vai usar com vbrake mesmo?
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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O chain line não vai ficar bom mesmo não , mais pra quem queria usar coroa única de 52 .... bicho é monstro rapaz , esquece catraca acima de 16 que não precisa.
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DRE90 Ver Drop Down


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Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Sei não viu, com esse chainstay bem aberto pra passar pneus largos..
Essa TSW vem de fábrica com pedivela 42-32-24 8v. Ou seja, se o 48 couber seria na face "externa" de um pedivela íntegrado. Funcionará bem com os cassetes 11/13/15/18.. já nos três maiores a corrente ficará bem torcida, prepare-se pra bastante ruído, trocas ruins e desgaste rápido de corrente.
Veja se achar alguma TSW Hunter montada, com o pedivela original dá pra ter uma base de quanto sobra de espaço pra uma coroa maior.
Ah e com relação ao garfo, qual pretende montar? Vai usar com vbrake mesmo?


O garfo que vou usar será o vbrake mesmo, mas não sei ainda modelo/marca

Nas fotos acima tive a impressão que daria a coroa de 48T, mas na foto com a bike montada já fiquei na dúvida:

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Jopamacedo Ver Drop Down


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SJCampos
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jopamacedo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2019 as 16:37
Minha mtb 26 já está com coroa maior de 44d e já acho pesada...
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dwsmartins Ver Drop Down
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Em questão de ser passado ou leve, isso é de cada um. Eu mesmo rodo com coroa 48-38-28 num cassete 34-11 8V e me dou bem, mas vale dizer que minha bike é aro 26” e o triângulo traseiro não é tão aberto, cabendo no máximo um pneu com 2,1” de largura. Só uso ela pra mobilidade e um muito ocasional estradão, então ela me atende bem.

Pra mim, eu optaria por uma coroa de no máximo 48 dentes com o cassete 34-11 como o que eu uso, mas tem que checar se a abertura do triângulo traseiro não vai atrapalhar. Tenta levar numa oficina de um mecânico gente boa e pede pra testar um conjunto triplo ou duplo com 48 dentes na maior coroa. Um single não deve caber e ainda vai te tirar as relações mais reduzidas, além da chainline ficar uma bagaça, como já foi dito pelos colegas.
Bora pedalar, senão estressa!
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ghd Ver Drop Down
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Sua bike é aro 26.
O OP queria por coroa 52 em uma aro 29, bem diferente...
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Vinícius Marçal Ver Drop Down


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Sobre coroa única Narrow Wide, a Deckas tem opções bcd 104 até 52t.O recomendado é usar em pedivela que use movimento central de ponta quadrada.Geralmente requer 122,5mm para o 48t e 127,5mm para o 52t.Coroa indicada para: 1x8, 1x9, 1x10.Se compra pedivela triplo com coroas removíveis, se elimina as 3(48/38/28 ou 48/36/26), troca 4 parafusos por mais curtos, instala a coroa na face interna ou externa do braço do pedivela(até 46t consegue ficar no lado interno).Sobre a corrente, em aro 26 se usa os 116 elos, em 29' até 118 elos.Quanto mais reduzido o cassete, melhor: 11-23, 11-25, 11-28, 12-21, 12-23, 12-25.Sobre o câmbio traseiro, o melhor é usar de speed e com cage curto(SS).As melhores correntes para essa configuração ficam sendo KCNC ou KMC SL, ambas vazadas.






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Vinícius Marçal Ver Drop Down


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Vinícius Marçal Ver Drop Down


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Gustavoct Ver Drop Down
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Por que o recomendado seria usar em pedivela que use movimento central de ponta quadrada ? Qual a diferença na questão da coroa ?
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Gustavo
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Originalmente postado por Gustavoct Gustavoct escreveu:

<span style=": rgb255, 247, 224;">Por que o recomendado seria usar em pedivela que use movimento central de ponta quadrada ? Qual a diferença na questão da coroa ?</span>


Achei bem curioso o do porque usar com ponta quadrada, nao conheço pe de vela single novo que nao seja octalink ou mais moderno...
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Vinícius Marçal Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinícius Marçal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2020 as 22:02
Originalmente postado por Gustavoct Gustavoct escreveu:

Por que o recomendado seria usar em pedivela que use movimento central de ponta quadrada ? Qual a diferença na questão da coroa ?

O movimento SHIMANO ponta quadrada vai até a medida 127mm, o Octalink vai até 126mm.Levando em consideração que até o 127mm as vezes encosta no quadro de mtb, o Octalink aumenta o risco.

OBS: O assunto foi sobre pedivela TRIPLO bcd 104 transformado em única, geralmente o SHIMANO Acera M361 48/38/28.Assim como duplos ROAD(SHIMANO 2300, Ballistech ou Sunrace)- todos ponta quadrada.Nem postei como polêmica, afinal nos últimos 12 anos foi uma questão recorrente na minha oficina e utilizo a configuração em algumas das minhas bikes.


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Vinícius Marçal Ver Drop Down


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Atualmente: pedivela de entrada não tem coroas removíveis e de fato os melhores se limitaram ao Alivio integrado 9v T4060 48/36/26 que custa cerca de R$700.Também existem estoques novos dos Deore Lx antigo, integrados 48/36/26...No entanto mesmo com espaçadores, não permitem a coroa externa 52t.Daí quando o projeto requer pedivela Road em quadro mtb, ja indico o ponta quadrada por ser mais fácil encontrar, ter a medida 127mm.Octalink fica sendo, nesse tipo de transformação, melhor que integrado, contudo ainda pior que o ponta quadrada por facilidade em achar e 1mm de limite no comprimento total.O octalink apareceu muito em Acera e Deore(8v e 9V)- não era acessível aos pedivelas de entrada.

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são paulo
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Originalmente postado por Vinícius Marçal Vinícius Marçal escreveu:

Originalmente postado por Gustavoct Gustavoct escreveu:

<span style=": rgb255, 247, 224;">Por que o recomendado seria usar em pedivela que use movimento central de ponta quadrada ? Qual a diferença na questão da coroa ?</span>


O movimento SHIMANO ponta quadrada vai até a medida 127mm, o Octalink vai até 126mm.Levando em consideração que até o 127mm as vezes encosta no quadro de mtb, o Octalink aumenta o risco.

OBS: O assunto foi sobre pedivela TRIPLO bcd 104 transformado em única, geralmente o SHIMANO Acera M361 48/38/28.Assim como duplos ROAD(SHIMANO 2300, Ballistech ou Sunrace)- todos ponta quadrada.Nem postei como polêmica, afinal nos últimos 12 anos foi uma questão recorrente na minha oficina e utilizo a configuração em algumas das minhas bikes.




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Vinícius Marçal Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinícius Marçal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2020 as 22:26
A ideia de ponta quadrada fica restrita a coroa muito grande acima de 48t: 48t, 50t ou 52t única(bcd 104).Além de atender também a adaptação de pedivela duplo de speed 52/36, 53/39 ou até coroas ictus 54/42...Quanto maior o eixo(movimento central), menor o risco de bater no quadro, mesmo piorando a linha de corrente.Como a coroa única(Deckas) é mais larga, até em pedivela de movimento integrado, que ja usava 48/36/26, requer mais espaçadores.
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Vinícius Marçal Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinícius Marçal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2020 as 22:29
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Originalmente postado por Vinícius Marçal Vinícius Marçal escreveu:

Originalmente postado por Gustavoct Gustavoct escreveu:

<span style=": rgb255, 247, 224;">Por que o recomendado seria usar em pedivela que use movimento central de ponta quadrada ? Qual a diferença na questão da coroa ?</span>


O movimento SHIMANO ponta quadrada vai até a medida 127mm, o Octalink vai até 126mm.Levando em consideração que até o 127mm as vezes encosta no quadro de mtb, o Octalink aumenta o risco.

OBS: O assunto foi sobre pedivela TRIPLO bcd 104 transformado em única, geralmente o SHIMANO Acera M361 48/38/28.Assim como duplos ROAD(SHIMANO 2300, Ballistech ou Sunrace)- todos ponta quadrada.Nem postei como polêmica, afinal nos últimos 12 anos foi uma questão recorrente na minha oficina e utilizo a configuração em algumas das minhas bikes.




Show    estava curioso...

É sempre um assunto polêmico, contudo ainda existem amantes das configurações speed em mtb!Como dá muita dor de cabeça, muitos não curtem o assunto, por cada adaptação não ter certeza que dará certo.
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am.araujo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 16:58
Um duvida minha, usar central de 127mm com pedivela tão grande como um 53T não deixar a chainline terrivelmente ruim? Como fica a passagem de marchas ou a utilização de marchas mais altas como um 53x21 por exemplo?

Por esses dias minha híbrida que usava pra ir ao trabalho deu PT, tava de olho num quadro mosso usado pra montar uma bike boa e barata, porem desisti por que teria que usar um central de 127mm, fiquei com medo de deixar a relação ruim, acabei pegando um quadro mais urbano com limite de pneu até 26x1,95 pra poder usar um central no mesmo tamanho de uma speed.
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Vinícius Marçal Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinícius Marçal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 18:32
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Um duvida minha, usar central de 127mm com pedivela tão grande como um 53T não deixar a chainline terrivelmente ruim? Como fica a passagem de marchas ou a utilização de marchas mais altas como um 53x21 por exemplo?

Por esses dias minha híbrida que usava pra ir ao trabalho deu PT, tava de olho num quadro mosso usado pra montar uma bike boa e barata, porem desisti por que teria que usar um central de 127mm, fiquei com medo de deixar a relação ruim, acabei pegando um quadro mais urbano com limite de pneu até 26x1,95 pra poder usar um central no mesmo tamanho de uma speed.

Realmente, o 122,5mm que fica perfeito para 48/38/28 já tem dificuldade para cruzar a corrente totalmente, com a maior coroa dianteira e o maior cog do cassete(exemplo 11-32).O movimento 127mm com coroa dupla, poderia ser 50/34 compacto, 52/36(shimano 2300) ou 53/39(ballistech ou sunrace r80).O cassete deveria ser reduzido 8v: 12/21, 12/23, 12/25 ou 11-28.Desse modo a coroa 53t em 8v seria usada com 12,13, 14 e 15, já a 39t seria usada com 16, 17, 19 e 21.Acontece de alguma bike específica permtir que o 39t se comporte análogo a uma coroa central de pedivela triplo e conseguir casar com todos os cogs sem cruzamentos bruscos, contudo oscila muito de quadro para quadro.Como os cassetes reduzidos são oriundos de speed, quanto mais reduzido, maior a sua chance de dar sorte e conseguir cruzar totalmente a corrente, estilo 53t com 23t(12/23).Lembre de dar preferência para corrente KMC e pedir o máximo de elos possível.Câmbio traseiro short cage(SS), afinal 116 elos as vezes fica faltando elo pra não forçar.Quando usei cassete SHIMANO SORA 8v 12-13-14-15-16-17-19-21, eu conseguia cruzar a corrente totalmente, usando câmbio dianteiro SHIMANO ALTUS 7/8v de abraçadeira alta, modificado para 2 marchas.
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Vinícius Marçal Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinícius Marçal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2020 as 18:40
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Um duvida minha, usar central de 127mm com pedivela tão grande como um 53T não deixar a chainline terrivelmente ruim? Como fica a passagem de marchas ou a utilização de marchas mais altas como um 53x21 por exemplo?

Por esses dias minha híbrida que usava pra ir ao trabalho deu PT, tava de olho num quadro mosso usado pra montar uma bike boa e barata, porem desisti por que teria que usar um central de 127mm, fiquei com medo de deixar a relação ruim, acabei pegando um quadro mais urbano com limite de pneu até 26x1,95 pra poder usar um central no mesmo tamanho de uma speed.

A diferença entre 113mm e 127mm são 14mm(1,4cm).O design do quadro mtb em relação ao de speed sempre será mais aberto, dessa forma até mesmo nos movimentos integrados com espaçadores se consegue levar o 113mm até cerca de 125mm.Quadros 26' VENZO VCOMP tem uma facilidade grande em permitir o cruzamento total de corrente mesmo com 127mm.
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am.araujo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2020 as 17:36
Originalmente postado por Vinícius Marçal Vinícius Marçal escreveu:

Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Um duvida minha, usar central de 127mm com pedivela tão grande como um 53T não deixar a chainline terrivelmente ruim? Como fica a passagem de marchas ou a utilização de marchas mais altas como um 53x21 por exemplo?

Por esses dias minha híbrida que usava pra ir ao trabalho deu PT, tava de olho num quadro mosso usado pra montar uma bike boa e barata, porem desisti por que teria que usar um central de 127mm, fiquei com medo de deixar a relação ruim, acabei pegando um quadro mais urbano com limite de pneu até 26x1,95 pra poder usar um central no mesmo tamanho de uma speed.

A diferença entre 113mm e 127mm são 14mm(1,4cm).O design do quadro mtb em relação ao de speed sempre será mais aberto, dessa forma até mesmo nos movimentos integrados com espaçadores se consegue levar o 113mm até cerca de 125mm.Quadros 26' VENZO VCOMP tem uma facilidade grande em permitir o cruzamento total de corrente mesmo com 127mm.


Eu fiz um comparativo pra ter uma ideia de alinhamento. Minha estradeira usa um central de 108mm, a coroa dela fica quase alinhada com o meio do cassete, a passagem de marchas é excelente e mesmo em situação de stress ela não falha. Ja no quadro de mtb com central de 127, o alinhamento ficava entre a ultima e a penúltima marcha, praticamente na ponta do cassete. Mesmo levando em conta que a estradeira usa eixo de 130 e a mtb usa 135, o ideal pra manter a chain line seria um central de 113, no máximo 118.

Talvez mesmo usando um central tão largo as marchas funcionem bem, mas eu preferi não arriscar.
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alant Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alant Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2020 as 04:19
Experiência prática: troquei o meu quadro de aço antigão que utilizava central de 122.5 pelo quadro Mosso 679TB7, eu utilizava o pedivela 48/38/28 nesse quadro antigo sem problemas no espaçamento com o chainstay, agora nesse novo quadro da Mosso eu nem arrisquei a apertar os parafusos do pedivela no eixo e já ficou perto assim:



Vou arriscar um movimento central de 127.5 para não abrir mão do pedivela e sacrificando um pouco a amplitude das marchas.

A minha dúvida é: movimento central Shimano por R$92 ou Absolute por R$42, ambos selados? A diferença de preço justifica?
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