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Cannondale FSI Carbon 5 2019 |
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ThiagoZnL
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Selim de 90 gramas, põe uma tábua que da no mesmo
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guicao
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pra galera que está com a bike. recomendam um UP de freio? pensei no SLX......
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guicao
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outra duvida? essa suspa suporta uma tava no guidão?
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ghd
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Cadastrado em: 19 Nov 2016 SP Offline Mensagens:4040 |
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O freio que vem nela é mediano, um pouco abaixo do nivel Deore M6000. Em breve colocarei um XT M8000
Sim, mas não sei se é viável colocar. Tem que trocar a peça da trava e não é barato. Não sinto falta da trava. Ando 100% destravada.
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guicao
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obrigado man janeiro pego a minha!!!
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aniiiiisio
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Tem q trocar tudo??Daqui a pouco não sobra nada dessa bike.
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ghd
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Cadastrado em: 19 Nov 2016 SP Offline Mensagens:4040 |
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Não TEM que trocar nada. Cada um troca o que quiser... |
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Gustavo sao leo
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Cadastrado em: 13 Nov 2018 São Leopoldo Offline Mensagens:21 |
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chegou o canote carb do ali express pra mim tbm, muito rápido, deu uns 15 a 20 dias da compra. mto leve, qualidade parece boa tbm
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reginaldorocha
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Cadastrado em: 30 Nov 2011 Offline Mensagens:55 |
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Estou de olho nessa bike. Vi em um anúncio que ela tem garantia vitalícia para o quadro, isso é verdade?
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reginaldorocha
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Cadastrado em: 30 Nov 2011 Offline Mensagens:55 |
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Quanto ao peso, acho que essa nova geração de bikes com Boost e pneus mais largos dificilmente ficarão abaixo de 11kg. A Scott Scale 940 tem uma configuração parecida e pesa 12,5kg, que antes seria absurdo para uma bike de carbono.
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Fabio
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Se for para uma Elite Carbon, não. |
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ThiagoZnL
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Cadastrado em: 18 Mai 2015 Santa Catarina Offline Mensagens:1240 |
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kkk mas a scale 940 usa tudo que existe de pesado, sram nx, freios simples, suspensão pesada, rodas de entrada, componentes tbm... aí de nada adianta quadro de carbono |
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pimenta86
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Cadastrado em: 28 Fev 2017 Minas Gerais Offline Mensagens:655 |
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vcs estao se esquecendo do grande conforto proporcionado pelo carbono
na vdd essas bikes se tornam piada quando atravessam a fronteira.la fora essa scott custa uns 7500 e a caad uns 9000 reais. e nao e' apenas imposto pq todo pais tem imposto. e' falta de concorrencia na minha opiniao, e claro, tem quem pague. |
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AlexSantin
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Custo Brasil, esse mesmo. A tributação é alta, muito alta. Há ainda a questão de uma demanda trabalhiasta, e o Brasil tem 98% das demandas dessa natureza no MUNDO*, malha de distribuição péssima e cara, vc acha que isso não impacta no preço final? Imagina o seguinte, vc tem uma empresa e 10 funcionários. Na administração dessa empresa vc nunca considerou uma demanda trabalhista, até que um belo dia toma uma ferro de uns R$ 15.000,00, nada impossível, e não adianta falar que é só fazer certinho, etc e tal que não leva ferro, uma hora leva, mesmo sendo a madre Tereza a empregadora. De onde sai os R$ 15.000,00 para pagar essa demanda? Pois é, se vc não fez um "caixa" contando com isso, vai afetar teu fluxo, a depender do giro e capital, pode ser o início de uma derrocada. A título de exemplo, olhe essa matéria do conjur sobre o fim da operação do Citibank no Brasil: https://www.conjur.com.br/2017-mai-19/excesso-protecao-trabalhador-problema-barroso E ai, vc acha mesmo que uma scott da vida não aumenta as margens de lucro prevendo esses gastos que um dia ocorrerão. Isso eu estou citando apenas uma variável, existem outras várias como taxas de juros altíssimas, baixa oferta de crédito, burocracia, protecionismo nacional.... Complicado né. *https://noticias.uol.com.br/confere/ultimas-noticias/2017/06/27/brasil-e-campeao-de-acoes-trabalhistas-no-mundo-dados-sao-inconclusivos.htm" |
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ghd
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Obviamente não é grande, mas a flexibilidade do carbono comparada com o aluminio é bizarramente superior. Isso sendo mais leve e mais rigido ainda.
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GuilhermeRoma
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No custo de qualquer produto no Brasil deve-se somar: impostos, legislação trabalhista, custos fixos e variáveis e MULTAS, muitas MULTAS... nossos legisladores são em maioria acredite ou não defensores do mais estado e menos mercado, tudo é feito para desestimular o empreendedor, não adianta "trabalhar certo", "cumprir a lei", as leis no Brasil para o empreendedor são feitas para serem intransponíveis.... No custo de qualquer produto está embutido o custo da burocracia e da fábrica de multas, isso fora a greve pontual de servidores (RF) que tbm encarece a mercadoria. |
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pimenta86
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nunca entendi esse tipo de afirmacao : como algo pode ser mais flexivel e mais rigido ao mesmo tempo? tem alguma referencia? |
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ghd
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Isso é devido as propriedades direcionais do carbono. Ele pode ser flexível em uma direção e ser rígido em outra.
Por isso o "layup" na construção do quadro é algo tão complexo e envolve bastante engenharia. E é neste ponto que há uma grande diferença entre um quadro de nível mais elevado e um de entrada.
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pimenta86
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esse mantra eu conheco, e' repetido com frequencia para justificar precos altos . mas nunca vi nenhum numero ! ja procurei e nao achei. sim, alguns materiais feitos do carbono podem ser anisotropicos, o problema e' essa propriedade se traduzir em conforto numa mtb. sem apresentar numeros , passa a depender de crenca ou fe', mas isso cada um tem a sua. |
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ghd
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Que tipo de numero voce quer? Nao entendi.
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reginaldorocha
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A Caloi ainda não adotou o Boost e a Elite Carbon Race tem peso declarado de 10,7kg, isso com componentes de primeira, como a RoxShox SID. Se adotar o Boost, aros mais largos com pneus 2.3 já deve cair na casa dos 11kg igual essa Cannondale. Essa nova geração de bike (não apenas a Cannondale) optou por ser mais parruda, subiu a média do peso.
Peso também não é essa loucura toda, tem que achar um meio termo entre peso e resistência. Claro que esses aros estão pesados, mas devem ser muito mais resistentes. Quanto ao preço, concordo que no Brasil estão caras mesmo, mas dentro do que nos é oferecido, essa bike é uma das melhores opções nessa faixa de preço. |
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ThiagoZnL
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11.5kg né A carbon racing 2019 ta pesando 10.4kg. E não entendo por que boost faria uma bike pesar mais. O quadro só será mais a aberto. O cubo 6mm mais largo, que deve dar pouquíssimas gramas a mais. Aro ja é 23mm (leve mas não tão resistente claro) e pneu a maioria das bikes vem com 2.2... 2.3 n ia mudar tanto assim |
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reginaldorocha
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Também não entendo como isso acontece, mas fui reparando que essas bikes foram ficando mais parrudas e ganharam algumas gramas, principalmente as de entrada. Mas não sou apegado com peso, nem com eixo boost, por isso estou de olho nessa bike, mas também em uma Focus Raven Elite, mesmo sendo 2017 e sem boost.
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ghd
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A diferença do cubo boost para o não boost é bem pequena. A diferença vem do aro e principalmente dos pneus.
Se a bike nao mudou os aros e ja usava pneu 2.2/2.3 então praticamente nao tem diferença. Essas bikes são pesadas pois eles usam componentes muito simples para manter o preço mais baixo possível. Rodas de 2,3kg são bizarramente pesadas, canote de 380g. Em breve vou pesar mesa e guidão e tenho certeza que serão pesadissimos tambem. O Selim de 305g não é pesado mas tb esta longe de ser leve. O proprio NX Eagle tb é bem pesado. Não tem milagre. A Caloi tem o cockpit em um nivel muito superior, alem de usar uma relação mais leve tb usa suspensão top que tira uns 200g.
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reginaldorocha
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Roda de 2,3kg é bem pesada mesmo. Pior que para fazer um up nas rodas, tem esse lance do Ai offset, além de caro.
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Fabio
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Só dá 200g de diferença se for a SID de carbono
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pimenta86
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Gostaria de saber quanto (em mm ou décimo de mm provavelmente) um quadro de carbono se deforma mais ou menos em dadas regiões do quadro, comparados aos quadros de alumínio ou carbono inferior, sob certa carga. |
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pimenta86
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Outro número interessante seria o valor que bikes importadas chegam ao distribuidor, ao lojista e aí consumidor final. Algum lojista para abrir o jogo ?
Isso mostraria o tamanho do custo-Brasil, ou talvez do lucro-Brasil. Em alguns comércios a prática comum é 100% em cima de cada etapa. Não sei o caso das bikes. Aliás, alguém sabe se em outros países existe a figura de distribuidor ? Ou isso seria outra jabuticaba? |
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Fabio
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Isso eu sei. Só não sei quanto elas custam pro lojista do exterior. Mas pode-se basear pelos preços do varejo dos EUA. Uma bike que nos EUA custa 2020 dólares para o consumidor, aqui custa R$ 12.499,00. E o lojista paga por ela entre R$ 6959,00 e R$ 7350,00. Tabela de bike aqui o lojista multiplica por 1,7 a 1,8. Mas sobre isso depois incide descontos por ser a vista, por ser bmdo ano anterior, etc. Se pensar que vendem em 12x no cartão sem juros, pagam o imposto que na melhor das hipóteses é Simples Nacional e ainda não é um produto de giro rápido, está normal, ainda mais pensando que pode tomar processos trabalhistas. Já produtos da Sram e ProParts é 1,6. Já roupas e produtos Mauro Ribeiro, Curtlo, etc, 2.0. |
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Fabio
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Complementando acima, o mais interessante é a relação entre preço de varejo nos EUA e no Brasil.
Antes do boom do dólar, quando estava ao redor de R$ 2,70, uma Crave Expert custava USD 1800 e aqui R$ 8300,00. E uma Epic S-Works custava 10.000 USD e aqui R$ 35.000,00. Quando o dólar foi para 4, a Crave foi para 11.900 e a Epic para 70 mil. Ou seja, tinham muito gordura para queimar e fizeram isso nas linhas mais baratas, embora hoje o preço da Epic S-Works se manteve em 10020 USD e Aqui caiu para 64.000 reais. Mas uma Chisel de 2020 está mais de 12 mil, ou seja, agora parece que deram uma equalizada e não estão cobrando mais nas linhas mais caras. |
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Fabio
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Estou de férias. Tenho esses números em casa. Tenho de quadros, guidões, pedivelas, mesas e canotes. Quando voltar eu coloco. Mas já adianto que os mais significativos são de canote, já que são feitos para isso e são medidos somente na flexibilidade longitudinal, pois na lateral também são afetados, mas a flexibilidade lateral baixa não importa muito. Ao contrário de quadros que tem que conseguir a mágica de ser flexível num sentido e rígido em outro, embora não seja impossível, só ver o garfo Lauf. Lembrando que eu tive uma bike chamada Scott Endorphin que me arrependi de ter me desfeito, ela era de carbono, porém com composto termoplástico em vez de termofixo e a traseira se mexia 1,5 cm, pois era de segunda geração. A primeira mexia 3 cm, mas deve ter dado problema. E os garfos dos anos 90 das Trek 5000 de estrada mexiam também. Possível é, embora em todos os casos isso funcione muito mais devido ao design do que ao direcionamento das fibras, sendo que na verdade que o tal direcionamento se faz obrigatório por causa do design e não que seja o direcionamento que faça o efeito. Aliás, esse conceito de flexibilidade num único sentido já tinha sido abordado pelo matemático, que esqueci o nome, que fundou a Extor no Brasil que foi a primeira fábrica real (não Caloi) de quadros e garfos em carbono monocoque no Brasil e uns dos primeiros no mundo Mas como já disse em outras ocasiões, muito do mito veio dos primórdios quando não se tinham noção das bitolas e fizeram os primeiros quadros em carbono com as bitolas iguais aos de aço e ficaram extremamente flexíveis em todas as direções. ABS foi criado para locomotivas para diminuir o espaço de frenagem onde não se precisa se controle de direção já que o trem anda em trilhos, seja a bitola que for. Depois foi para os aviões, onde também é discutível o tal controle de direção e por fim para os carros. Em muitas situações nos carros, os sistemas antigos não diminuíam o espaço de frenagem, daí o marketing inventou que mantinha o controle da direção mesmo freando forte. Algo parecido com o carbono, a premissa primária sempre foi diminuir peso, depois que inventaram o lance de conforto, etc. McLaren introduziu o chassi em carbono na F1. A história é muito interessante. Eles foram atrás dos fabricantes e ninguém queria topar o projeto. Na época os carros era feitos em alumínio em colmeia. Acharam um parceiro e como não tinham noção, começaram a montar. Colocavam resina, uma manta, mais resina, outra manta, etc. No fim lixaram para dar forma e o resultado foi um chassi com o mesmo peso do de alumínio, mas muito mais rígido. Baseado nisso tudo e nos números que tenho em casa se chega a algumas conclusões. Muitos quadros de carbono são mais flexíveis no sentido vertical, mas são também menos rígidos em todos os sentidos, inclusive lateral. Isso porque querem que os quadros sejam extremamente leves. Mais até do que deveriam. Se um fabricante diz que seu quadro de alumínio suporta 300lb de peso do ciclista, por que o quadro de carbono deles mesmos só suportam ciclistas de 250lb? Como se vê, como se já não bastasse o quadro em carbono ser mais leve por natureza, eles ainda levam a leveza ao extremo e com isso a rigidez como um todo, principalmente na caixa de direção e no movimento central. Excetuando-se casos de desenhos esdrúxulos, para um quadro padrão ser mais flexível verticalmente, geralmente ele também é lateralmente, mesmos que realmente tenha o direcionamento das fibras. Por fim, imagine que um quadro de alumínio seja 1mm flexível no sentido vertical e o de carbono seja 1,01mm. Fácil dizer que carbono é mais flexível, mesmo sem quantificar. Poderia até mesmo ser 2mm, ou seja, absurdos 100% de diferença. Um número assombroso para as palavras de marketing. "Nosso quadro tem o dobro de flexibilidade lateral comparado ao de alumínio". Incrível. Só resta saber quanto isso corresponde no contexto geral de todas as flexibilidades verticais onde entra desde o pneu até a bunda do ciclista. Se 1mm representar 1%, o dobro dos quadros de carbono (dobro no meu exemplo extremo para mais fácil entendimento) seria 2% no geral, ou seja, um nada, mas fantástico nas palavras do marketing. Lembrando que um quadro de carbono não é barato, podemos também entrar em outros temas mais, digamos assim, psicológicos. Placebo. Mas aí já entra numa área onde o forista fã boy do cromoly poderia explicar melhor, já que um quadro de cromoly tem um conforto de colchão de molas ensacadas individualmente. Aliás, pensando seriamente em trocar o colchão de espuma aqui da praia por um de cromoly. Editado por Fabio - 29 Dez 2018 as 19:59 |
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reginaldorocha
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Voltando ao tema do tópico, e esses itens do Aliexpress, gostou deles? Cante, guidão, mesa... são leves, mas sente segurança neles?
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pimenta86
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Obrigado Fabio pelas informacoes. Muito interessante. Curioso p ver os demais dados q tem!
Se a discussao servir p a galera comecar a questionar as verdades absolutas q tem por ai ja ta valendo. Quando comprar o colchao de.cromoly volte p contar, tambem tenho interesse. |
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ghd
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Atualizando com os 3 pacotes que chegaram dia 26/12
Mesa Kalloy UNO 60mm |
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ghd
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Guidão BXT 720mm
Primeira vez que pesei deu 140g. Pesei varias vezes depois e so ficou nisso. O backsweep parece ser menor que o original, no site da Cannondale diz que é 8 graus. Não curti esse detalhe. Editado por ghd - 02 Jan 2019 as 19:00 |
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ghd
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Freio XT M8000, mangueiras vieram bem longas, conforme eu havia pedido.
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ThiagoZnL
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é coragem usar um guidão de 120gramas e de carbono, tenho receio até do de alumínio quebrar kkk
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ghd
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Guidão é uma peça muito fácil de ser feita. É um cilindro simples e pronto.
Como sou leve tenho um pouco a mais de confiança em testar. Já me dependurei de todas as formas em cima do guidão pra dar uma "testada" basicona se não tem defeito de fabricação. |
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ajunio3
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Fabio
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Esse peso eram os tops de carbono na era dos 560mm. Mas naquela época não limite de peso pro ciclista. Logo, ele sendo leve é muito mais seguro para testar.
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