Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Posso usar pedais de speed em mtb?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Posso usar pedais de speed em mtb?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Danilo Reitor Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Out 2018
Paraná
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Danilo Reitor Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Posso usar pedais de speed em mtb?
    Postado: 22 Out 2018 as 08:24
Oi gente, estou a muito tempo longe das road bikes, desta vez resolvi iniciar na mtb, sou novo na modalidade, porém tenho usando minha bike muito mais na estrada e o clip dela não me parece tão seguro quanto o da speed, posso compar e colocar o pedal de speed nela? O encaixe é o mesmo? terei algum tipo de problema com relação a estrutura da bike? pelo que me recordo o encaixe do pedal da speed era bem menos flexivel, achava bem melhor para pedalar. Obg (sou novo no forum, encontrei posts parecidos, entretanto a discussão era em colocar os da mtb na speed e não ao contrário.
Voltar ao Topo
Guilhermeth Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mai 2009
Bento Gonçalves
Offline
Mensagens:57
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guilhermeth Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2018 as 08:36
Olá Danilo, poder você pode, mas não acho recomendável.
Já fiz o contrário que você, usei o pedal de MTB na speed por uns 3 anos, e vi que o de estrada segura muito mais, (Ultegra 6800 vs um 520).
No MTB você vai caminhar bastante, por isso o clip da sapatilha é feita em aço e se encontra meio escondido na sapatilha. Na Speed você raramente vai caminhar, então o clip é feito de plástico e vai estragar rapidamente.
E se tiver barro envolvido...
Voltar ao Topo
atsano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar atsano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2018 as 11:39
acho que o grande problema é o barro. Pedal de mtb foi feito para não ficar emperrando com o acumulo de barro.
Se for só pra andar em chão batido, dai acho que funciona. 
Voltar ao Topo
Danilo Reitor Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Out 2018
Paraná
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Danilo Reitor Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2018 as 11:46
Oii obrigado pelas respostas.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2018 as 12:53
A tendência é danificar o taco rapidamente...
Voltar ao Topo
Ajlmiranda Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Out 2016
Maceió
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ajlmiranda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2018 as 14:20
pode sim, ñ tem problema nenhum para uso em asfalto! não use se for para trilhas mais técnicas...
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2018 as 14:24
Vai acabar com o taco...
Alem disso, o pedal de speed tem clip em apenas um lado, o q dificulta clipar rapidamente.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2018 as 14:42
O pessoal já respondeu mas faltou dizer que o taco da Speed não serve na sapatilha de MTB, existe sapatilha de Speed que aceita os dois padrões de taco, mas o contrário nunca vi. Então tem que trocar todo o conjunto. Sapatilha, pedal e taco.

Speed 2 padrões


MTB
Voltar ao Topo
ajunio3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2017
Bahia
Offline
Mensagens:399
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunio3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2018 as 16:25
Bom, pra mim só faria sentido se você usar sua MTB UNICAMENTE no asfalto.

Sei que tem muita gente que faz isso, pelas mais diversas razões (grupo do meu tio todo pedala só de asfalto na MTB) então até daria certo

Jamais entraria sequer num estradão com essa sapatilha. Além de danificar o clipe não tem aderência nenhuma no chão assim, vai escorregar e cair Wacko
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2018 as 03:50
A própria Shimano tem adaptadores para ambos os casos, e para outros casos com tacos e sistemas diferenciados. Não é um item fácil de achar, mas existe!
Como a turma disse, não há bem um argumento pra isso, mas nada impede.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2019 as 18:40
Já usei muito SPD de speed, e SPD de mtb. E já usei pedal de speed em uma bike urbana na cidade. Com a pratica ambos são seguros para encaixar e desencaixar. MAs....mas......mas.......... Ao meu ver a grande diferença está mais para a sapatilha do que para o pedal.
Não acredito que os caras vão querer perder performance em provas de ciclocross por não usar pedal de road. Ou até mesmo pessoal em prova de XCO, acha mesmo que vão querer performance ou estabilidade em relação a um pedal de road?
Ao meu ver depende muito do tipo de solado e da sapatilha. 
Eu atualmente padornizei todas as minhas bikes com pedal de mtb, e investi na sapatilha, uso com solado mais rígido.
Não sinto perda em relação ao conjunto de road que usei por muitos anos. 
A grande diferença é que é muito mais comodo usar na cidade, quando vc precisa colocar o pé no chão em semáforos, ou precisa parar para remendar pneu, ou ter de caminhar am alguma subida. Nestes caso, sapatilha de road é muito ruim, escorrega fácil, e caminhar nem pensar.
Se eu tivesse somente uma road, usaria pedal de speed. MAs como tenho outras bikes (uma urbana e uma mtb), padronizei tudo em mtb.
Vocês acham mesmo que o Mathias Van der Pol perde potência por não usar spod de road nas provas de ciclocross? DUVIDO.
Use de mTB mas invista em uma boa sapatilha.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X