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Apenas freio a disco dianteiro upgrade

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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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    Postado: 10 Out 2018 as 03:14
Buenas... Sei que esse mundo é deveras conservador, e que o disco está enfrentando problemas de aceitação.

No geral freios a disco são mais eficientes - talvez sejam desnecessários até.
Porém, na chuva, são indiscutivelmente melhores.
Algumas pessoas, optam em fazer das speed's, bikes urbanas, e assim enfrentam realidades diferentes.

O fator custo é algo relevante. Estou me referindo a uma bike de entrada (até seus 2,5 mil). Num quadro onde não existe a opção de migrar para uma nova, com freios a disco.

Com esse cenário em mente, seria válido pensar em trocar o garfo, para ter um freio a disco na dianteira, visando SEGURANÇA?

STI hidráulico, ainda só nas linhas superiores, mas deve pintar algum fabricante fazendo coisas assim, com os discos se popularizando devido ao uso liberado pela UCI pra ano que vem.
EDIT²: Na verdade já existe na linha Tiagra o RS405 (STI é o ST-RS405, 600 pila no eBay).

Então falamos de um mecânico, que na minha visão de MTB, tem poder de frenagem equivalente a freios de aro, mas com o benefício de não perder eficiência.

EDIT¹: Talvez seja caso de um híbrido - aka pinça hidráulica, mas acionada remotamente por cabos. Um TRP HY-RD sai por 250 pila no AliExpress, este usa pastilhas iguais de mesmo formato das Shimano B01S, Tektro A10YS / E10.11 / P20.11 / A10.11... São 90% dos casos de pastilhas usadas em MTB...
Pela numeração da TRP ser BD10.11, e pela fonte do TRP ser a mesma de TEKTRO, diria que são Tektro P20.11 remarcadas.

PS.: Já estou foragido em outro país, caso queiram me queimar na fogueira. LOL

Editado por Ismah/Cabelo - 10 Out 2018 as 04:17
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Anonimo Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Anonimo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2018 as 09:19
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Buenas... Sei que esse mundo é deveras conservador, e que o disco está enfrentando problemas de aceitação.

No geral freios a disco são mais eficientes - talvez sejam desnecessários até.
Porém, na chuva, são indiscutivelmente melhores.
Algumas pessoas, optam em fazer das speed's, bikes urbanas, e assim enfrentam realidades diferentes.

O fator custo é algo relevante. Estou me referindo a uma bike de entrada (até seus 2,5 mil). Num quadro onde não existe a opção de migrar para uma nova, com freios a disco.

Com esse cenário em mente, seria válido pensar em trocar o garfo, para ter um freio a disco na dianteira, visando SEGURANÇA?

STI hidráulico, ainda só nas linhas superiores, mas deve pintar algum fabricante fazendo coisas assim, com os discos se popularizando devido ao uso liberado pela UCI pra ano que vem.
EDIT²: Na verdade já existe na linha Tiagra o RS405 (STI é o ST-RS405, 600 pila no eBay).

Então falamos de um mecânico, que na minha visão de MTB, tem poder de frenagem equivalente a freios de aro, mas com o benefício de não perder eficiência.

EDIT¹: Talvez seja caso de um híbrido - aka pinça hidráulica, mas acionada remotamente por cabos. Um TRP HY-RD sai por 250 pila no AliExpress, este usa pastilhas iguais de mesmo formato das Shimano B01S, Tektro A10YS / E10.11 / P20.11 / A10.11... São 90% dos casos de pastilhas usadas em MTB...
Pela numeração da TRP ser BD10.11, e pela fonte do TRP ser a mesma de TEKTRO, diria que são Tektro P20.11 remarcadas.

PS.: Já estou foragido em outro país, caso queiram me queimar na fogueira. LOL


Com um freio a disco na frente(claro, um bom) sua força de parada seria muito maior. E mais segura. Seria mais facil colocar um hidraulico de entrada da shimano do que esse semi-hidraulico não seria? Ou ate mesmo colocar na frente e atas o 315 da shimano, ou um 446 vc tb consegue por esse valor

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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2018 as 16:31
Agora tu me trás um STI pra fazer isso...
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am.araujo Ver Drop Down
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Pra andar na chuva seria bem interessante, o problema é que freios com diferentes modulações podem ser complicados, uma mão vai apertar com força e a outra não, será que isso não pode te levar a usar pouco o freio traseiro ou travar a roda da frente sem querer?

Se quiser fazer um teste, só comprar um garfo com disco e usar esse freio aqui, tá fazendo sucesso entre a galera:

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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2018 as 19:28
Pois é, a ideia é consultar os mais experientes, porque acredito que já tem gente pensando nisso com a popularização do disco.
A bike na verdade é um projeto pra ano que vem, talvez o outro. Porém todo projeto exige planejamento, e a meta é conseguir sempre o melhor, dentro do que posso pagar. Interessante esse freio aí, não conhecia, então fui direto nos que eu já conhecia.

Acho que não há grandes problemas em usar menos o freio de trás, até porque pra travar numa speed, são dois palitos.
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2018 as 20:20
Pelo preço que eles cobram pelo produto o nutt semi é até bem feito.

Só não vai achando que é potente , vai se decepcionar.

Se quer potência escolha outro.
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Hugobh77 Ver Drop Down
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A fica encanado com essa questões de querer idealizar um projeto que no fim vira um pato. Eu curto minha híbrida, mas ela não rende como uma Speed ( peso e geometria) e perdeu o conforto de MTB. Acho que no fim mais perdi do que ganhei no quesito usabilidade, no financeiro não, pois já tinha a bike e o que fiz foi uns transplantes. A venda da suspensão e da outra bike que ficou com os aros 26 cobriram as perdas e sobrou uma grana. Esses projetos assim são divertidos de fazer, geram um ótimo aprendizado, mas no fim a gente olha e bate um desgosto. Um exemplo disso é a saga da gravel do Volpao que no fim acabou com uma bike de linha que ele personalizou a pintura e nada mais, todos os outros experimentos ele passou pra frente.
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2018 as 23:11
Talvez seja um pato, mas que muita gente tenha ideia de fazer pra "estar na moda". Basta ver as gambiarras que aparecem no MTB, para ter 1 coroa e freio a disco... 
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am.araujo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Out 2018 as 22:38
Pode até ser moda, mas pro dia-a-dia das cidades, pegando transito e chuva, uma speed com freios a disco e pneus 28 anda mais que moto. Eu já namorei muito uma speed com freio a disco, mas todas as vezes que eu faço os cálculos pra pegar uma equivalente a que eu já tenho fica muito caro, ai eu desisto.
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Out 2018 as 10:41
Vamos por parte...

Primeiro você corre risco de ter uma diferença de modulação, em situações de emergência talvez você terá uma força de frenagem muito maior na frente, podendo travar a roda dianteira, se tiver na chuva é chão... Lembre-se que em paradas de emergência você não terá muito tempo de lembrar de apertar menos um que o outro...

Outro fator, é que não colocaria um STI hidráulico, pois você irá ficar com manetes de tamanhos e desenhos diferentes, vai ter uma pegada diferente de cada lado...

Acho que é muito mais vantagem tentar vender a bike e negociar uma nova... Em breve as novas a disco vão cair o preço, e no mercado das usadas as com freio a aro ainda tem muitos chão, não acho que vão desvalorizar tão cedo...



Editado por rafael_rtg - 12 Out 2018 as 10:42
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2018 as 18:28
Mas já existe modulação diferente... A roda dianteira responde de uma maneira absurdamente diferente da traseira, e em qualquer bike... E eu nunca lembro de apertar um menos que o outro, na chuva, no barro ou no seco. Vale dizer que um hidráulico tende a travar menos, quando a roda traseira habitualmente trava...
O pessoal da fixa e single, alguns tem apenas freio dianteiro. Então não há limite ou referência, a não ser a modulação manual e a sorte de não chegar no limite da tração.
Não estou nada convencido dessa.

STI's, dos que vi dentro de uma mesma linha, que tem dos dois tipos são iguais. Logo é possível, mas talvez não seja economicamente viável.

E estou supondo uma situação, e propondo o debate. Não há bike.


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misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
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Se for mecânico não existe problema algum.

Algumas bikes do walmart vem configuradas dessa forma pra economizar ao máximo.
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Assim como? Só com freio dianteiro a disco?
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Estava a pensar com minhas moedas... Já usamos freios desiguais, com um disco maior na frente, que atrás no MTB... Realmente vocês creem que isso seria um problema na estrada?!


Editado por Ismah/Cabelo - 14 Dez 2018 as 01:53
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Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
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Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Assim como? Só com freio dianteiro a disco?


Foi mal Ismah só vi a msg agora , sim disco an dianteira e vbrake atrás , é meio esquisito e tal mais barateia a bike.
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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De buenas! Acabei inserindo um pensamento de inconformação postumamente...

Quando digo "baratear", é me referindo a "ter 'hoje' uma road, com freio a disco, com baixo custo". O por que do disco, presumo que esteja bem explicado acima.
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misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
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Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Estava a pensar com minhas moedas... Já usamos freios desiguais, com um disco maior na frente, que atrás no MTB... Realmente vocês creem que isso seria um problema na estrada?!


Isso não é problema nenhum , freios iguais são desnecessários.

Atrás não precisa de tanta potência.
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