Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda com escolha: alumínio X carbono
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda com escolha: alumínio X carbono

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
RDX Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Ago 2018
SJRio Preto
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RDX Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda com escolha: alumínio X carbono
    Postado: 23 Set 2018 as 00:09
Pessoal, boa noite!

Vou tentar fornecer informações detalhadas, para que vocês tenham condição de opinar.

Em 2017 comecei a pedalar com uma road. Como vinha do MTB, acabei comprando uma Soul Ventana usada (grupo Tiagra - quadro de alumínio) para "experimentar" a modalidade. Gostei demais e hoje ando muito mais com a road.

Por este motivo, coloquei como meta pra esse ano comprar uma nova bike, porque a Soul que citei acima já está bem surrada.  A intenção é comprar uma bike nova, pois quero ter um pouco de segurança em relação a algum eventual problema.

Perfil de uso: sou um cara alto e "pesado" (não sou obeso, mas também nunca serei magro e leve, pela minha estrutura física). Não tenho pretensão de participar de corridas, etc. Os meus principais objetivos são: 

a) melhorar o condicionamento no ciclismo com um todo, com enfoque em melhoria da minha performance (ou seja, não gosto de pedalar para "passeio").

b) participar de algumas provas/desafios de endurance (Audax, Bike Series, etc.).

Quanto à nova bike, desde o início um critério pra mim já está definido: grupo 105.

Com isso, venho ao longo desse ano pesquisando bastante. Em um primeiro momento, cogitei os seguintes modelos em carbono: 

- Specialized Tarmac SL4 Sport - R$ 13.299,00
- Cannondale Synapse - R$ 12.999,00
- Trek Émonda SL5 - R$ 12.499,00
- Sense Prologue e Prologue Disc - R$ 10.990,00 e R$ 12.990,00

Sei que alguns deles não são propriamente "endurance", mas a pesquisa foi em razão do teto de preço que coloquei como critério (o valor da Tarmac). Outro ponto para começar pelas bikes de carbono foi pelo quesito "conforto", que sempre li e ouvi a respeito (e que me interessa bastante).

Entretanto, nas "andanças" pela internet, vi também alguns artigos e videos de sites gringos colocando que, atualmente, alguns quadros de alumínio também podem ser tão bons como alguns quadros "de entrada" de carbono. Em razão dessa informação, li muito e recentemente coloquei como opção a Specialized Allez Elite, bike em relação à qual vi muitos reviews extremamente positivos.

Como meu objetivo está mais em endurance e pedais longos, cogitei a Allez pela nova geometria dela e pelo preço mais baixo (R$ 8.699,00), o que me permitiria colocar um par de rodas melhor, um selim legal (ideia seria o Power da própria SPZ), e pneus 28mm. A ideia por trás disso seria ter um pouco mais de conforto nessa bike de alumínio.

Dito isso, a minha dúvida está justamente no que seria "melhor negócio" neste cenário, já que as bikes "top" de alumínio estão próximas da "zona cinzenta" entre elas e as bikes de carbono de entrada.

Como nunca tive uma bicicleta de carbono (e não tenho como testar uma em um pedal mais longo), fico muito em dúvida sobre a real diferença que uma bike desse material daria para mim, especificamente no quesito "conforto". Ou seja, até que ponto vale a pena gastar os R$ 4 ~ 5 mil a mais). 

Por outro lado, bate aquele medo de gastar os R$ 8.699,00 na bike de alumínio (valor muito próximo ao da Sense, por exemplo) e depois me arrepender e começar a lembrar que, com um pouco mais de grana, poderia ter pego uma bike de carbono. 

Assim, gostaria de saber a opinião de vcs. Desculpem pelo texto longo, mas pesquisando bastante aqui no forum, sempre vi o pessoal pedindo informações específicas de uso e para o que se pretende usar a bike. Por isso, coloquei o máximo de infos que pude.

Desde já, obrigado!
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2018 as 00:23
Esse lance do conforto alumínio x carbono além de ser sutil é algo que varia de acordo com o modelo.
Seria muito importante se você pudesse testar uma bike pra tentar notar alguma diferença e decidir se pra você é algo válido.

Eu diria que o mais importante seria você encontrar uma bike que combine com seu estilo (endurance) e que fique confortável (o mais próximo ao seu bikefit).

De nada adianta comprar uma bike de carbono se ela vier com uma geometria agressiva, pneus finos, aero, etc.
Uma de alumínio com geometria mais conservadora e pneus mais largos te dará um conforto em longas distâncias muito maior.

A propósito, uma Triban 540 é bem barata (comparada com as opções citadas) e vem com 105. Da pra "testar" na Decathlon...

Editado por ghd - 23 Set 2018 as 00:24
Voltar ao Topo
Ajlmiranda Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Out 2016
Maceió
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ajlmiranda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2018 as 01:22
pensando em conforto eu iria de Domane SL 5...
Voltar ao Topo
RDX Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Ago 2018
SJRio Preto
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RDX Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2018 as 01:29
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Esse lance do conforto alumínio x carbono além de ser sutil é algo que varia de acordo com o modelo.
Seria muito importante se você pudesse testar uma bike pra tentar notar alguma diferença e decidir se pra você é algo válido.

Eu diria que o mais importante seria você encontrar uma bike que combine com seu estilo (endurance) e que fique confortável (o mais próximo ao seu bikefit).

De nada adianta comprar uma bike de carbono se ela vier com uma geometria agressiva, pneus finos, aero, etc.
Uma de alumínio com geometria mais conservadora e pneus mais largos te dará um conforto em longas distâncias muito maior.

A propósito, uma Triban 540 é bem barata (comparada com as opções citadas) e vem com 105. Da pra "testar" na Decathlon...

Valeu ghd! Muito legal seu comentário. O conforto a que me refiro em relação ao carbono seria o que comentam sobre menor vibração da bike, chegar "mais inteiro" após um pedal longo.

De fato, o fit é importante mesmo. Eu não tenho muita flexibilidade... logo, uma bike com geometria muito agressiva realmente pode não ser uma boa pra mim. 

Mas a dúvida seria se em um cenário de igualdade de geometria, uma bike de carbono seria muito mais confortável que uma de alumínio. 
Voltar ao Topo
RDX Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Ago 2018
SJRio Preto
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RDX Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2018 as 01:35
Originalmente postado por Ajlmiranda Ajlmiranda escreveu:

pensando em conforto eu iria de Domane SL 5...

Boa dica! 
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2018 as 18:46
Coloca a Soul 3R4 Disc na lista.

Aluminio vale incluir a Caad 12.
Voltar ao Topo
RDX Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Ago 2018
SJRio Preto
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RDX Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2018 as 13:14
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Coloca a Soul 3R4 Disc na lista.

Aluminio vale incluir a Caad 12.


Boas sugestões tbm.

Mas, por exemplo:entre essas duas, qual você escolheria? Degan Os preços delas são bem próximos se novas.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2018 as 21:06
Originalmente postado por RDX RDX escreveu:

Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Coloca a Soul 3R4 Disc na lista.

Aluminio vale incluir a Caad 12.


Boas sugestões tbm.

Mas, por exemplo:entre essas duas, qual você escolheria? Degan Os preços delas são bem próximos se novas.

Soul 3R4 disc, que junto com a 3R3 aero pode ser a minha proxima bike.

Motivos:
- Soul é uma marca consolidada
- Apoia forte o ciclismo nacional
- equipe de desenvolvimento propria
- esta inovanfo com o projeto Soul Paint
- a 3R4 usa carbono toray de ultima geraçao, mais leve e rigido
- componentes controltech
- freios a disco
- grupo fechado
- baixo peso
- bike versátil, otima p subidas
- vc certamente consegue negociar melhor preço

Enfim, a bike é excelente.
E é otimo que temos opçoes nacionais.
Pena que o preço ainda esta salgado.
Voltar ao Topo
dagombb Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 12 Jun 2009
SBC - SP
Offline
Mensagens:198
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dagombb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2018 as 13:47
Há um tempo vi esse video e achei muito bom. 
Dê um olhada vai te ajudar na análise


  
Voltar ao Topo
viniciust Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Nov 2015
sao paulo
Offline
Mensagens:112
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar viniciust Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2018 as 20:59
Eu estava com a mesma dúvida entre carbono de entrada/alúminio top, acabei optando pelo segundo e peguei uma caad 12. Eu simplesmente adoro a bike. Apesar dela ter uma geometria mais racing e eu também ter pouca flexibilidade, caíu como uma luva pra mim. Eu só pegaria uma de carbono de entrada se fosse uma soul hoje. A allez também acho uma boa de alumínio.

Obs : na bikepoint você acha algumas speed em promoção, algumas até com câmbio eletrônico.
Voltar ao Topo
corredor_x Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2006
-
Offline
Mensagens:1525
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar corredor_x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2018 as 02:05
Nesta faixa de preco tem a Canyon Endurace CF8.0; o preco com frete e impostos vai ser menos que 12k reais, bem no meio do range que voce listou.


Pode tambem falar com o Fininho aqui do forum pois ele esta revendendo Canyon aí no Brasil.
Sent from my Road bike
Voltar ao Topo
fzpereira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2013
Lages/SC
Offline
Mensagens:735
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar fzpereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2018 as 16:21
Originalmente postado por viniciust viniciust escreveu:

Eu estava com a mesma dúvida entre carbono de entrada/alúminio top, acabei optando pelo segundo e peguei uma caad 12. Eu simplesmente adoro a bike. Apesar dela ter uma geometria mais racing e eu também ter pouca flexibilidade, caíu como uma luva pra mim. Eu só pegaria uma de carbono de entrada se fosse uma soul hoje. A allez também acho uma boa de alumínio.

Obs : na bikepoint você acha algumas speed em promoção, algumas até com câmbio eletrônico.

Por falar nisso, a Bike Point está com a promo de 24x sem entrada e sem acrescimos. Acho viável para comprar uma speed, haja vista que 2 anos EU pelo ficaria com a bike!
Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR
Voltar ao Topo
Flz Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Ago 2017
Florianópolis
Offline
Mensagens:66
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Flz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2019 as 19:01
Eu estava em dúvidas entre a Soul (3r4) e a CAAD12. Como ambas são na faixa de 10000, e eu não queria gastar tudo isso, fui atrás da garimpagem. Queria algo até uns 7000.


A CAAD12 disc tava por 10000, bike tesão, mas acima do que eu queria gastar. Muitos reviews elogiando a bike, confesso que fiquei impressionado depois que comecei a ler os forum gringos e review dela.

Fui em uma loja da Soul e pesei a 3r4 disc no tamanho 54. Pesou 9,07 kg sem pedais. A bike é muito bonita fiquei tentado. Menor preço que consegui nela foi 9500 a vista! Um pouco acima do que eu queria gastar e acabei desistindo.

Depois, apareceu uma Soul 3r4 sem freio a disco, porém usada. O cara tava pedindo 6500. Ouvi muito comentários de problemas nas pinturas. Inclusive esse mesmo cara teve problema na pintura e teve que trocar o quadro. Não me senti seguro para comprar uma bike de carbono de entrada, usada e acabei abortando a compra.

Ai, eis que surge uma CAAD12 disc, nova na loja por 7500!! Modelo 2018 (o 2019 já chegou nas lojas). Não tive como dizer não e fechei.

To esperando a bike chegar, assim que chegar posto minhas impressões!


OBS: O Modelo novo da CAAD12 tá pensando 9kg no tamanho 56, segundo a própria cannondale. Esse peso é menor que a Soul 3r4 disc (bike de carbono) no tamanho 54!!



Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X