Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - MANUTENÇÃO DE QUANTO EM QUANTO TEMPO?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


MANUTENÇÃO DE QUANTO EM QUANTO TEMPO?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Anonimo Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jun 2018
Campinas-sp
Offline
Mensagens:175
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Anonimo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: MANUTENÇÃO DE QUANTO EM QUANTO TEMPO?
    Postado: 15 Ago 2018 as 09:47
Sei que já devem existir esse tipo de tópico. Mas vamos atualizar minha gente, as bikes atualizam, então as dicas também devem ser atualizadas!
Tenho uma aro 29, fiz a primeira revisão dela a mais ou menos 1 mês, ando por semana com ela uns 100-150 km quando tenho tempo. Quando não tenho é apenas uns 40 km por semana. A mais ou menos um mês andando com ela meu pedivela começou a ranger, antes era o canote pela poeira jogada pelo pneu, agora com certeza olhei, e é o pedivela. Não mexo na bike por que sei que vou fazer alguma m**** kkkk, mas no que é mais simples e eu sei mexer eu não tenho, no caso do pedivela é um alivio integrado então tenho medo de mexer. Mas eis a pergunta alguma dica pra eu verificar isso sem deixar com folga ou algum problema maior, sem gastar dinheiro. Tipo algo que eu mexa que não tenha tanto perigo que eu mesmo possa arrumar? E outra, com essa média que ando, de quanto em quanto tempo devo fazer a revisão?
OBS: Não ando na chuva, e nem na terra. Ando somente na rua em períodos secos, única hr que faço algo desse é quando passo em uma rua molhada que tenha areia(alguem lavou a calçada e agua escorreu juntando com areia).
Voltar ao Topo
Lucas Portela Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Out 2015
Manaus
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Lucas Portela Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2018 as 16:42
Pelo teu perfil de pedal diria que vai levar bastante tempo para fazer manutenções sérias.

A única coisa que sei que você pode fazer sem ferramentas é lubrificar seus cabos de marcha e limpar a bike, lembrando para nunca direcionar jatos de água na bike, principalmente nos componentes.

Eu recomendo na verdade que você estimule sua curiosidade, é vá mexer na sua bike. Comece com um joguinho de chave Allen, um graxa boa, boas chaves de fenda e Philips, e vá aprendendo aos poucos a mexer na bike.

Eu evito levar a minha bike em mecânico, pq TODOS, sem exceção, vão te dar alguma dor de cabeça em algum momento. Mecanicos custam caro, e voce vai ficar com muita raiva quando ver algum serviço porco. Ninguém vai cuidar melhor da sua bike que você.
Oggi Hacker - 2015 (vendida)
Soul SL 900 - 2015
Caloi Strada - 2016 (vendida)
Oggi 7.4 - 2017
Voltar ao Topo
Gustavo455 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2018
Indaiatuba
Offline
Mensagens:136
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavo455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2018 as 17:36
Cara maior realidade foi dita pelo Lucas !
Eu tento ao máximo fazer as coisas em casa, apenas retirar o pedivela e cassete que não tenho chave, porém é algo que não precisa ser feito com frequência.
Ao levar minha bike para montar em uma bicicletária conceituada na cidade, ele me colocou uma arruela no cubo, pois ''pegava'' o freio no disco... ao ver a cagada, algo simples de resolver, era só empurrar os pistões do freio para abrir e centralizar no disco e após isso frear para ele acomodar.
Regulagem mal feita com a dica de ''segure um pouco o passador que ele sobe'', porém era preguiça de ajustar regulagem fina.
Tirando outros casos em bicicletárias diferentes já, rodas montadas no tensionador e o cara falar que estava com raios frouxos, tentar falar que tinha problema no freehub mas era má regulagem (corrigido por mim após fuçar em casa para descobrir motivo do barulho).
Então fica a dica, tente apenas manter a relação lubrificada, no seu caso que anda mais na cidade evite ficar lavando com frequência pois não é necessário, e NUNCA jogue água com pressão pois até mesmo em rolamentos acaba podendo entrar água. E sobre uma revisão geral onde desmonta todos rolamentos e peças, vai depender do seu tempo de uso/km rodado, acredito que com 1 ano de uso rodando bastante é algo a ser pensado.
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2018 as 18:47
Originalmente postado por Anonimo Anonimo escreveu:

Sei que já devem existir esse tipo de tópico. Mas vamos atualizar minha gente, as bikes atualizam, então as dicas também devem ser atualizadas!
Tenho uma aro 29, fiz a primeira revisão dela a mais ou menos 1 mês, ando por semana com ela uns 100-150 km quando tenho tempo. Quando não tenho é apenas uns 40 km por semana. A mais ou menos um mês andando com ela meu pedivela começou a ranger, antes era o canote pela poeira jogada pelo pneu, agora com certeza olhei, e é o pedivela. Não mexo na bike por que sei que vou fazer alguma m**** kkkk, mas no que é mais simples e eu sei mexer eu não tenho, no caso do pedivela é um alivio integrado então tenho medo de mexer. Mas eis a pergunta alguma dica pra eu verificar isso sem deixar com folga ou algum problema maior, sem gastar dinheiro. Tipo algo que eu mexa que não tenha tanto perigo que eu mesmo possa arrumar? E outra, com essa média que ando, de quanto em quanto tempo devo fazer a revisão?
OBS: Não ando na chuva, e nem na terra. Ando somente na rua em períodos secos, única hr que faço algo desse é quando passo em uma rua molhada que tenha areia(alguem lavou a calçada e agua escorreu juntando com areia).


Tem varios videos de tutorial de mecanica de bicicleta na internet. O da park tool e fenomenal.
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2018 as 18:54
Originalmente postado por Lucas Portela Lucas Portela escreveu:

Pelo teu perfil de pedal diria que vai levar bastante tempo para fazer manutenções sérias.

A única coisa que sei que você pode fazer sem ferramentas é lubrificar seus cabos de marcha e limpar a bike, lembrando para nunca direcionar jatos de água na bike, principalmente nos componentes.

Eu recomendo na verdade que você estimule sua curiosidade, é vá mexer na sua bike. Comece com um joguinho de chave Allen, um graxa boa, boas chaves de fenda e Philips, e vá aprendendo aos poucos a mexer na bike.

Eu evito levar a minha bike em mecânico, pq TODOS, sem exceção, vão te dar alguma dor de cabeça em algum momento. Mecanicos custam caro, e voce vai ficar com muita raiva quando ver algum serviço porco. Ninguém vai cuidar melhor da sua bike que você.


Só li verdades!

Cara, entra no youtube, e digita "Pedaleria" e veja os vídeos desse cara... e tu aprende a fazer quase tudo na bike... inclusive algumas ferramentas...

E já tive um garfo mal instalado numa "sport store" onde o cara cortou mal a espiga, e segundo ele... não reajustou pq não tinha a serra que quebrou (custa nem 3 reais....) e deixou com folga, que segundo ele "não dá nada"...

Noutra me espanaram um Movimento central... uma beleza... sem comentários...(essa era uma "Elite bikeshop")

e noutra na hora de montar cabos... o pessoal apenas jogou e encaixou "onde tava mais perto, não interessa onde o guidão dobra"...

Bom... hj a única coisa que faço em oficina... é:
1. revisão anual pra garantia (depois eu refaço pra ver se realmente está ok)
2. Rodas... detesto trabalhar com raios (na verdade não sei e não tenho paciência de aprender...) pego as rodas e deixo elas apenas na bicicletaria...

mas é isso aí... fuçando aos poucos a gente aprende... e confia mais no trabalho!
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
Marcos Ferrari Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jul 2016
Resende, RJ
Offline
Mensagens:98
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Ferrari Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2018 as 20:03
Comprei algumas ferramentas especificas para bike, valeu cada centavo gasto! Faço toda manutenção até mesmo sangria do freio hidráulico, apenas não faço desempeno de rodas.
Soul SL 100, Up grade para 27.5, Sram X0,
Voltar ao Topo
Lucas Portela Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Out 2015
Manaus
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas Portela Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2018 as 00:28
Pessoal complementou tudo que eu deveria ter acrescentado no meu comentário. Assista aos vídeos do Pedaleria no YouTube, 2/3 do que aprendi sobre mecânica de bike foi lá.

Já passei por três raivas com mecânico de bike:

1 - Deixei as rodas para fazer revisão dos cubos e freehub antes de uma etapa do estadual, peguei e só usei na competição. Final da competição o cubo estava com pequena folga e o freehub estava rangendo como nunca tinha visto.

2 - Deixei a bike da minha esposa para fazer sangria em um sábado, que acabou coincidindo com uma etapa estadual de ciclismo de estrada. Compreendendo a correria pré prova, deixei numa semana para pegar na outra. Após uma semana voltei e a bike estava do jeito que deixei.

3 - Ao chegar em casa fui passar um pente fino na bike da esposa, acabei reparando que o mecânico não colocou aquela capa emborrachada que fica na ponta da mangueira de freio hidráulico. Fui ver o preço pedindo dos China, sai quase R$ 30,00. Tá sem acabamento até agora...
Oggi Hacker - 2015 (vendida)
Soul SL 900 - 2015
Caloi Strada - 2016 (vendida)
Oggi 7.4 - 2017
Voltar ao Topo
Anonimo Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jun 2018
Campinas-sp
Offline
Mensagens:175
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Anonimo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2018 as 09:34
De marcha eu dou um jeitinho com paciência. Mas o que tenho um medo gigantesco de mexer são 2 coisas, pedivela e freio hidráulico. Tenho medo de fazer alguma mer** e ter que pagar uma grana meio chatinha pra arrumar meu erro. eu tenho chave allen, ja mexi na minha direção, etc. Mas esses dois ai que me dão medo, pq tem que ter um cuidado com eles a mais né.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2018 as 16:18
Nada anormal, regular o câmbio tem mais chances de fazer cagada, pois se montar atravessado ele fica forçando, e a médio prazo pode se danificar...

Eu comecei a agendar as coisas, e isso tem diminuído problemas... Ontem, na emergência de uma sangria do freio dianteiro, meti o louco e fui sem agendar... Resultado: voltei sem a capa de borracha (vide foto, a Shimano chama de "Bleed Boss Cap") da pinça pra casa... Só vi hoje quando fui lavar a bike, até liguei para o lugar, e alegaram que já foi sem, e que eu poderia ter perdido no caminho...
Realmente, é plausível mas pouco provável, pois não é algo que sai assim tão fácil, e é onde foi mexido pra fazer a sangria... Da minha parte, não posso provar que estava lá, mas é bem chato algo assim acontecer... Minha confiança no lugar se vai...

Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X