Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Limpadores e Desengraxantes para MTB!
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Limpadores e Desengraxantes para MTB!

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
felpstxmtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jul 2018
Lorena, SP - BR
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar felpstxmtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Limpadores e Desengraxantes para MTB!
    Postado: 25 Jul 2018 as 01:02
Olá, sou novo por aqui e pesquisando encontrei um tópico sobre este mesmo assunto mas com data de 2013.
Então resolvi abrir um novo para discutirmos sobre isso.
A ideia é cada um dizer com o que faz a limpeza e lubrificação da sua mountain bike (limpeza pesada e leve).
E se possível, se alguém tiver conhecimento me ajudem com uma dúvida.
Utilizar desengordurante de cozinha é recomendado? Vi dezenas de pessoas recomendarem dizendo que limpa realmente e por isso, na última ida ao mercado, trouxe um para casa, mas lendo a parte de trás do rótulo vi que não é recomendada a aplicação em alumínio, seria isso um problema?
O desengordurante que comprei é o Mr. Musculo 5 em 1 (segue foto abaixo):


Antes eu utilizava removedor/querosene na relação da bike, para remover a sujeira da corrente/cassete/polias e etc.. e no quadro e restante apenas água com detergente e pano.
Se eu utilizar esse Mr. Musculo apenas para limpar a relação, mas durante a limpeza escorrer ou aplicar no quadro (alumínio), será que corre algum risco de manchar ou marcar a pintura? Aguardo uma resposta segura para utilizá-lo em minha bike, obrigado!

Formato para respostas sobre os produtos:
Limpeza Relação: Querosene
Limpeza Bike: Detergente Neutro e água.
Lubrificação Relação: Lubrificante Algoo Cera Biodegradável


Obrigado pela atenção amigos!!!
Voltar ao Topo
ivanbergon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2018
Santos-SP
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ivanbergon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2018 as 08:41
Este serve sim. Na limpeza leve eu uso o CIF, equivalente a este produto ai...Na pesada eu tiro a corrente, rodas e vou limpando com escova de dente minuciosamente e costumo utilizar um detergente concentrado com ação desengordurante que comprei em uma loja de limpeza, não me recordo a marca.

Limpeza leve: Passo um pano na corrente para tirar o excesso de sujeira e em seguida borrifo uma quantidade pequena de CIF desengordurante, tentando não utilizar muito para evitar desperdício e para não entrar em contato com os cubos/movimento central. Deixo de molho uns 5-10 minutos e passo uma escovinha para retirar a sujeira. Repito o procedimento novamente com menos produto e depois lavo tudo com água limpa, também sem excesso e com cuidado para não entrar em contato com as graxas dos cubos/central.
Após a limpeza da relação passo ao quadro, borrifo uma quantidade pequena de limpador de vidro automotivo em todo o quadro e vou passando um pano limpo.

Limpeza pesada: Tiro a corrente e a deixo de molho com este detergente concentrado e um pouco de sabão em pó e de vez enquando mexo o balde enquanto vou lavando o resto da bike. Retiro também as rodas, coloco um saco de plástico no sistema de freio a disco e limpo o cassete e coroas da pedivela com a mesma solução, utilizando uma escova de dentes velha. Seco o excesso com um pano limpo e deixo secando enquanto passo para a limpeza do quadro e dos aros/pneus/freios a disco. Para isso utilizo o mesmo limpador de vidro automotivo para o quadro, água limpa para os pneus e álcool isopropílico para os freios a disco. 

Os dois métodos funcionam muito bem, obviamente que a desmontagem da bicicleta possui melhores efeitos, mas qualquer desengordurante seja o menos tóxico possível para o meio ambiente (com descarte adequado) e não agrida os materiais utilizados na bicicleta, são viáveis. A diferença pode ser no tempo de reação com a graxa e na concentração do produto, mas vai cumprir sua função.
Voltar ao Topo
ivanbergon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2018
Santos-SP
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ivanbergon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2018 as 08:42
Lembrando também de reutilizar estes produtos mais concentrados, que mantém suas propriedades para futuras aplicações, economizando dinheiro e diminuindo a pegada ecológica.
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2018 as 09:36
Se não me enganado o Mr. Musculo tem abrasividade alta. Não é recomendado pra limpar a transmissão.
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
felpstxmtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jul 2018
Lorena, SP - BR
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar felpstxmtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2018 as 11:50
Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Se não me enganado o Mr. Musculo tem abrasividade alta. Não é recomendado pra limpar a transmissão.


puts, obrigado então acho que não vou utilizar mesmo, na verdade o que mais me deixou preocupado foi a não recomendação na utilização do produto em alumínio, já que a bike quase inteira é feita de alumínio!
Voltar ao Topo
felpstxmtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jul 2018
Lorena, SP - BR
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar felpstxmtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2018 as 11:54
Originalmente postado por ivanbergon ivanbergon escreveu:

Este serve sim. Na limpeza leve eu uso o CIF, equivalente a este produto ai...Na pesada eu tiro a corrente, rodas e vou limpando com escova de dente minuciosamente e costumo utilizar um detergente concentrado com ação desengordurante que comprei em uma loja de limpeza, não me recordo a marca.

Limpeza leve: Passo um pano na corrente para tirar o excesso de sujeira e em seguida borrifo uma quantidade pequena de CIF desengordurante, tentando não utilizar muito para evitar desperdício e para não entrar em contato com os cubos/movimento central. Deixo de molho uns 5-10 minutos e passo uma escovinha para retirar a sujeira. Repito o procedimento novamente com menos produto e depois lavo tudo com água limpa, também sem excesso e com cuidado para não entrar em contato com as graxas dos cubos/central.
Após a limpeza da relação passo ao quadro, borrifo uma quantidade pequena de limpador de vidro automotivo em todo o quadro e vou passando um pano limpo.

Limpeza pesada: Tiro a corrente e a deixo de molho com este detergente concentrado e um pouco de sabão em pó e de vez enquando mexo o balde enquanto vou lavando o resto da bike. Retiro também as rodas, coloco um saco de plástico no sistema de freio a disco e limpo o cassete e coroas da pedivela com a mesma solução, utilizando uma escova de dentes velha. Seco o excesso com um pano limpo e deixo secando enquanto passo para a limpeza do quadro e dos aros/pneus/freios a disco. Para isso utilizo o mesmo limpador de vidro automotivo para o quadro, água limpa para os pneus e álcool isopropílico para os freios a disco. 

Os dois métodos funcionam muito bem, obviamente que a desmontagem da bicicleta possui melhores efeitos, mas qualquer desengordurante seja o menos tóxico possível para o meio ambiente (com descarte adequado) e não agrida os materiais utilizados na bicicleta, são viáveis. A diferença pode ser no tempo de reação com a graxa e na concentração do produto, mas vai cumprir sua função.


top!!!! o duro é tempo e paciência pra fazer uma limpeza pesada né kkkk! mas ainda continuo em duvida quanto ao Mr Musculo, usar ou não usar? eis a questão!!
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2018 as 11:55
Originalmente postado por felpstxmtb felpstxmtb escreveu:

Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Se não me enganado o Mr. Musculo tem abrasividade alta. Não é recomendado pra limpar a transmissão.


puts, obrigado então acho que não vou utilizar mesmo, na verdade o que mais me deixou preocupado foi a não recomendação na utilização do produto em alumínio, já que a bike quase inteira é feita de alumínio!

Eu uso sapólio cremoso que tem abrasividade média/baixa. Misturo detergente e agua. Fica uma pasta quase cremosa. Passo na transmissão com uma escova de dentes e vou girando a corrente, depois passo uma escova de lavar roupas no cassete, limpo os dentes da coroa e jogo água pra tirar o excesso. 10 minutos faço tudo.

Quadro eu lavo só com água e detergente quando tem bosta de vaca/boi. Normalmente jogo só água.


Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2018 as 23:29
O CIF, que creio, tem composição algo assemelhada com sapólio mancha as peças facilmente se deixar um tempo a mais, deposita tbm no fundo formando uma crosta.. Tirei essas manchas do manete e cambio só com polidor num. 2 senão... Já era. Acredito nele só em limpeza imediata.
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2018 as 23:39
Nunca tive problema com manchas em dois anos. De forma uma crosta no frasco é verdade, mas nada que deixa-lo de lado não resolva.
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
jeanclaude Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2013
Blumenau SC
Offline
Mensagens:652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jeanclaude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2018 as 08:21
Melhor limpador que tem: Mr Musculo. Além de corrente/cassete/ coroa,  passo inclusive no quadro quando tem muita lama e nos pneus.. Deixa agir por uns minutos, joga agua e a lama sai quase toda. Depois passo uma esponja com xampu para carro e a bike ta zerada de novo;

Não vi nada de abrasivo nele, pois não manchou o quadro, nem outras partes.
GT Sanction 27.5 10V
ASTRO Comet - 27.5 -30v
TREK Y22 - xodó 1995
Voltar ao Topo
ivanbergon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2018
Santos-SP
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ivanbergon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2018 as 09:02
Qualquer produto que tenha ação química (desengordurante, solvente) irá agredir o material onde é usado com uso prolongado, assim como qualquer ação física (abrasividade, atrito) também irá desgastar a superfície com o tempo e intensidade do uso.

No ponto de vista químico e físico, os elementos surfactantes neutros (detergente neutro) são de fato a melhor opção para limpeza do quadro e áreas onde há pinturas, pois não apresentam reação química e/ou física degradante. Somente facilitam a remoção de óleos e sujeira através de sua ação tensoativa.

Já para a limpeza de áreas com graxas, o detergente não vai ser tão eficiente, sendo recomendado a aplicação de produtos com ação química de solvente/desengordurante. No caso da transmissão, produtos dessa natureza são os mais indicados por que a relação já sofre desgaste natural da pedalada e ninguém liga se, por exemplo, o cassete/corrente/coroa tiver a tinta desgastada contanto que esteja funcional.

Porém tudo é relativo, depende de qual frequência você suja/limpa sua bike, quanto tempo você deixa o produto agindo na superfície do quadro/tintura, se utiliza pano de chão ou flanelas. Obviamente uma pessoa que limpa a bike 1x por semana utilizando mr. músculo no quadro e querosene na relação agindo por 15 minutos e utilizando pano de chão velho vai ter uma quadro/tintura muito mais desgastada do que uma pessoa que limpa 1x por mês utilizando detergente neutro no quadro, utilizando cif na relação agindo por 5 minutos e usando flanela limpa.

Portanto o bom senso deve ser utilizado e pesado na hora de limpar a bicicleta, se está muito suja com graxa pra todo o lado não tem problema utilizar mr. músculo nela inteira e limpar, do mesmo jeito que se ela estiver somente empoeirada, é melhor só passar um pano com detergente neutro.
Voltar ao Topo
ivanbergon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2018
Santos-SP
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ivanbergon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2018 as 09:22
Lembrando que nenhuma bicicleta dura pra sempre e que ela que nos serve, e não o contrário.

Alguma hora ela vai desgastar de um jeito ou de outro, isso não significa que você vai lava-la com areia e limão, porém não leve muito a sério, acho que um mr. músculo está de bom tamanho para limpezas pesadas... Mas quando não for tão pesada assim pegue o bom e velho detergente neutro Wink 
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2018 as 10:18
Originalmente postado por jeanclaude jeanclaude escreveu:

Melhor limpador que tem: Mr Musculo. Além de corrente/cassete/ coroa,  passo inclusive no quadro quando tem muita lama e nos pneus.. Deixa agir por uns minutos, joga agua e a lama sai quase toda. Depois passo uma esponja com xampu para carro e a bike ta zerada de novo;

Não vi nada de abrasivo nele, pois não manchou o quadro, nem outras partes.

Abrasividade não tem relação nenhuma com manchas! Ser abrasivo tem relação maior com o o produto ser arenoso ou não.
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2018 as 00:32
Limpar a relação com desengordurante de cozinha é um trabalho de corno. Se quiser fazer as coisas de forma decente e rápida, tem que usar desengraxante mesmo, não tem jeito. Em termos de custo-benefício o Algoo Power Sports é o melhor que há. Limpa de verdade a sujeira pesada (e faz isso rápido), não é tão caro, não tem cheiro e é biodegradável.
Voltar ao Topo
ivanbergon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2018
Santos-SP
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ivanbergon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2018 as 09:22
Realmente é o mais recomendável, porém a diferença de preço do Algoo Power Sports para um mr. músculo ou cif é bem grande, de 5 reais para 30 =S. Para algumas pessoas, por exemplo eu, esse peso faz diferença no orçamento, ciclismo não é um esporte barato.

Teoricamente se você utilizar qualquer produto que cumpra a função (desengraxante) e não aja negativamente nos componentes, é um produto eficaz, e neste ponto de vista o Algoo de 30 reais e cif de 5 são eficazes.

Lembrando também que o que mais fará diferença é a sua capacidade de retirar os resíduos do produto e sujeira após a aplicação, não adianta nada usar um desengraxante caro e deixa muito resíduo na relação. Tem que lavar e tirar o máximo de resíduo de produto e/ou sujeira possível para depois lubrificar.

O que sim ao meu ver vale mais a pena em relação ao Algoo Power Sports para o cif/mr. músculo é que é um produto biodegradável. Porém encontramos detergentes tensoativos concentrados biodegradáveis com a mesma quantidade do Algoo na faixa de 8 reais.

Alternativas existem, a necessidade faz a gente se mexer, quem não tem muita grana tem que correr atrás de produtos mais baratos mesmo, quem pode gastar mais pode se dar ao luxo de mandar vir 5 litros de algoo power sports pelo mercado livre... O resultado final igual sendo o mesmo, tá valendo.
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2018 as 09:58
Originalmente postado por ivanbergon ivanbergon escreveu:

Realmente é o mais recomendável, porém a diferença de preço do Algoo Power Sports para um mr. músculo ou cif é bem grande, de 5 reais para 30 =S. Para algumas pessoas, por exemplo eu, esse peso faz diferença no orçamento, ciclismo não é um esporte barato.

Teoricamente se você utilizar qualquer produto que cumpra a função (desengraxante) e não aja negativamente nos componentes, é um produto eficaz, e neste ponto de vista o Algoo de 30 reais e cif de 5 são eficazes.

Lembrando também que o que mais fará diferença é a sua capacidade de retirar os resíduos do produto e sujeira após a aplicação, não adianta nada usar um desengraxante caro e deixa muito resíduo na relação. Tem que lavar e tirar o máximo de resíduo de produto e/ou sujeira possível para depois lubrificar.

O que sim ao meu ver vale mais a pena em relação ao Algoo Power Sports para o cif/mr. músculo é que é um produto biodegradável. Porém encontramos detergentes tensoativos concentrados biodegradáveis com a mesma quantidade do Algoo na faixa de 8 reais.

Alternativas existem, a necessidade faz a gente se mexer, quem não tem muita grana tem que correr atrás de produtos mais baratos mesmo, quem pode gastar mais pode se dar ao luxo de mandar vir 5 litros de algoo power sports pelo mercado livre... O resultado final igual sendo o mesmo, tá valendo.

Uma boa dica para ajudar na limpeza é usar produtos corretos na lubrificação. De nada adianta lavar maravilhosamente bem a transmissão se o lubrificante é ruim.

Eu uso o algoo cera (tem gente que sente arrepios de tão ruim que ele é para a pessoa) e particularmente para mim e as pessoas que conheço e usam ele é muito bom. Pouca sujeira, boa lubrificação e facilidade na limpeza, além do preço atrativo.

Ele é um pouquinho chato de usar, se a transmissão já tiver suja ou mal lavada, esquece, vai emporcalhar tudo. Passando ele com a transmissão seca e bem lavada ele funciona bem demais pro meu uso.
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
ivanbergon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2018
Santos-SP
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ivanbergon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2018 as 10:08
Estou usando o algoo cera fazem algumas semanas... Realmente se usar ele na relação suja vai ter uma sujeira grande, porém eu fiz uma limpeza pesada, limpei tudo mesmo, ficou um brinco e apliquei o lubrificante, porém acho que apliquei errado por que fiz um pedal de 30km e a relação já sinto que a sujeira impregnou na relação.

Aplico aproximadamente 1/3, 1/4 de gota por elo, giro a relação umas 30x e deixo penetrar de um dia pro outro antes de usar, mas mesmo assim achei que ela suja muito. Talvez o fato de morar na praia e pedalar em ciclovias ao lado da areia influencie e eu precise de um outro tipo de lubrificante. No caso vocês sabem algum que se encaixaria melhor no meu perfil? visto que um lubrificante que suja menos, dá menos trabalho, funciona melhor e economiza nas limpezas.
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2018 as 10:15
Originalmente postado por ivanbergon ivanbergon escreveu:

Estou usando o algoo cera fazem algumas semanas... Realmente se usar ele na relação suja vai ter uma sujeira grande, porém eu fiz uma limpeza pesada, limpei tudo mesmo, ficou um brinco e apliquei o lubrificante, porém acho que apliquei errado por que fiz um pedal de 30km e a relação já sinto que a sujeira impregnou na relação.

Aplico aproximadamente 1/3, 1/4 de gota por elo, giro a relação umas 30x e deixo penetrar de um dia pro outro antes de usar, mas mesmo assim achei que ela suja muito. Talvez o fato de morar na praia e pedalar em ciclovias ao lado da areia influencie e eu precise de um outro tipo de lubrificante. No caso vocês sabem algum que se encaixaria melhor no meu perfil? visto que um lubrificante que suja menos, dá menos trabalho, funciona melhor e economiza nas limpezas.

Talvez vc esteja usando muito. Eu passo apenas 1 volta na corrente. Quando começa a aparecer a parte branca eu ja paro e giro o pedal mais umas 30 vezes. Uso há quase 2 anos e uns 10 mil km. Nenhuma das bikes que usei percebi um desgaste excessivo por isso
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
jeanclaude Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2013
Blumenau SC
Offline
Mensagens:652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jeanclaude Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2018 as 10:42
Eu só uso lubrificante cerâmico , agora da Algoo, ja usei squirt, finish line..  limpo os componentes SIM COM MR MUSCULO, e não é pelo valor e sim pela praticidade, minhas correntes duram tranquilamente em torno de 2000/2500km sem problema algum e até hoje, nem cassete troquei em bike, e tem uma com uns 7mil KM já, as outras duas SPZ full com 2mil KM (comigo) e a GT sanction está agora com 1900km desde nova...

O Produto  não é arenoso, para ser Abrasivo, é biodegradável, fácil de encontrar e não deixa cheiro.
GT Sanction 27.5 10V
ASTRO Comet - 27.5 -30v
TREK Y22 - xodó 1995
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2018 as 10:50
Originalmente postado por jeanclaude jeanclaude escreveu:

Eu só uso lubrificante cerâmico , agora da Algoo, ja usei squirt, finish line..  limpo os componentes SIM COM MR MUSCULO, e não é pelo valor e sim pela praticidade, minhas correntes duram tranquilamente em torno de 2000/2500km sem problema algum e até hoje, nem cassete troquei em bike, e tem uma com uns 7mil KM já, as outras duas SPZ full com 2mil KM (comigo) e a GT sanction está agora com 1900km desde nova...

O Produto  não é arenoso, para ser Abrasivo, é biodegradável, fácil de encontrar e não deixa cheiro.

Se o vendedor fala que é abrasivo, quem sou eu pra falar que não é rs


E quem sou eu para falar que ele não é arenoso, sendo o produto abrasivo, se o dicionário o coloca assim rs

Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
ivanbergon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2018
Santos-SP
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ivanbergon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2018 as 11:05
Gente, suponho que a abrasividade de uma limpeza com mr. músculo não seja nada comparado com a agressão de sujeira/poeira/lama/areia no meio da transmissão enquanto você pedala...

Não é possível que uma limpeza com escovas de dentes/buchinha desgaste mais do que a condição citada acima, portanto não vejo problema que ele seja um pouco abrasivo. Novamente repito que bom senso deve ser usado, não precisa desmontar a bike toda hora, a não ser que você literalmente "enfie ela na lama" toda semana. A remoção do produto após a aplicação também garante que não vai ter impactos negativos na relação, qualquer abrasivo na relação enquanto pedala não é recomendado.

Portanto não vejo problemas no uso consciente de mr. músculo ou cif.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2018 as 15:31
Acho esse tópico desnecessário, o de 2013 poderia ser continuado, sem problemas nenhum, isso aqui só fragmenta a informação... Enfim, já que está feito...

Fazem 3 meses que eu tenho usado Algoo Cera, e realmente só vi o potencial dele, quando parei de usar desengraxantes. Uso água, para tirar a sujeira da corrente, cassete e pedivela. Em seguida, detergente com água, usando duas escovas de dentes grudadas uma contra a outra na corrente e roldas, além de uma simples para cassete e coroas.
Levo menos de 30 min para fazer isso tudo, a cada 15 dias, 100 km, ou assim que achar necessário...
Desculpe, IMHO quem não quer passar por isso, precisa andar a pé... Até um cavalo, carro/moto tem manutenção periódica (e que pouca gente faz)...

Dessa vez, joguei a toalha de limpar e lubrificar a cada 5 dias, devido as chuvas contínuas. Acabei passando umas borrifadas de desengraxante, e voltei para o Finish Line Úmido/Dry/Verde.

O maior lance, é que o intuitivo é lubrificar a corrente EXTERNAMENTE, mas é esse o equívoco... Precisei ganhar esfregado na cara, umas 15 publicações de diversos fabricantes, não só de bikes, mas de DIVERSAS aplicações, que se lubrifica a parte INTERNA dos roletes, não a externa...
Já tinha notado que nas correntes velhas, o pino está desgastado, e o rolete está lá, quase intacto...
A ideia é gastar o rolete, ele gira em contato com as engrenagens, e não o pino que une a coisa toda...
Portanto, se SECA a parte externa da corrente, para que fique um mínimo de óleo possível, logo que grude um mínimo de sujeira possível na corrente... E ainda que exista desgaste das partes envolvidas, por falta do lubrificante, esse desgaste é menor que com lubrificante, onde grudam partículas de sujeira, que funcionam como abrasivos...

Já sobre reutilizar produtos, uma dica que recebi, mas não foi testada, é a respeito de usar filtros de café, preferencialmente reutilizáveis (aqueles em TNT, que se joga fora depois de alguns usos), para filtrar o produto de limpeza, removendo as partículas...

Outro produto, mas que não funciona para lubrificantes secos em que testei, é Orquimol... Gosto dele para a limpeza do quadro, pois deixa uma fina camada de algo como cera, que faz com que o barro não grude... Infelizmente, não é a prova de umidade, logo nos tempos chuvosos... Thumbs Down

Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2019 as 16:03
vocês já usaram Coca-Cola para limpar correntes e transmissão ?
Voltar ao Topo
CaioB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2015
Mato Grosso
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CaioB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2019 as 17:58
Sobre o detergente, qual é melhor: Neutro ou o de Côco?
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2084
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2019 as 18:15
Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:

vocês já usaram Coca-Cola para limpar correntes e transmissão ?

Pode ser Pepsi?LOLLOLLOL

Não sei qual a vantagem de se usar produtos para outros fins, para limpar relação e correntes, sendo que tem uma industria que investe em estudos e desenvolvimento de produtos para esse fim, e que realmente funcionam sem danificar as peças, seja fisicamente ou visualmente.

Se o preço fosse impeditivo, até faz sentido, mas um algoo citrico concentrado de 700ml custa 30 reais, faz 3,5 litros na proporção para limpar relação e até 7 litros para lavar a bike, pra que usar algo que pode danificar a bike  e seus componentes, sinceramente ao meu ver economia porca.




scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1917
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2019 as 21:01
Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Originalmente postado por jeanclaude jeanclaude escreveu:

Eu só uso lubrificante cerâmico , agora da Algoo, ja usei squirt, finish line..  limpo os componentes SIM COM MR MUSCULO, e não é pelo valor e sim pela praticidade, minhas correntes duram tranquilamente em torno de 2000/2500km sem problema algum e até hoje, nem cassete troquei em bike, e tem uma com uns 7mil KM já, as outras duas SPZ full com 2mil KM (comigo) e a GT sanction está agora com 1900km desde nova...

O Produto  não é arenoso, para ser Abrasivo, é biodegradável, fácil de encontrar e não deixa cheiro.


Se o vendedor fala que é abrasivo, quem sou eu pra falar que não é rs


E quem sou eu para falar que ele não é arenoso, sendo o produto abrasivo, se o dicionário o coloca assim rs



Jean usa o líquido jh1991 e não o cremoso

Editado por raulino - 03 Jul 2019 as 21:04
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2019 as 17:40
Comprei o Algoo Power Sports por 30,00 reais. Limpei hoje a bicicleta, lavei quadro e drivetrain melecado com óleo Singer. O Singer era o que eu tinha, passei depois de ela ter levado chuva e ficar a corrente com aparência de oxidada. O Algoo tirou tudo de ruim, parece nova a bicicleta.
 
Hurry-gurits realmente não faz sentido usar o produto se ele danifica a bicicleta, ótimo esclarecimento. Não tenho costume de usar Coca-Cola, apenas ouvi falar e vim esclarecer a dúvida.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2019 as 17:46
Algoo cítrico biodegradavel = detergente de cozinha neutro + suco de limão

Até mais abiguinhos que rasgam dinheiro LOLLOLLOL
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2084
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2019 as 17:57
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Algoo cítrico biodegradavel = detergente de cozinha neutro + suco de limão

Até mais abiguinhos que rasgam dinheiro LOLLOLLOL


E eu achando que tinha que ser eng° quimico pra assinar a formula, fui ver no rotulo, quem assina a formula é a Ana Maria Braga e o loro José...



Editado por hurry-gurits - 04 Jul 2019 as 17:58
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2084
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jul 2019 as 18:05
Originalmente postado por brunojp7 brunojp7 escreveu:


Comprei o Algoo Power Sports por 30,00 reais. Limpei hoje a bicicleta, lavei quadro e drivetrain melecado com óleo Singer. O Singer era o que eu tinha, passei depois de ela ter levado chuva e ficar a corrente com aparência de oxidada. O Algoo tirou tudo de ruim, parece nova a bicicleta.
 
Hurry-gurits realmente não faz sentido usar o produto se ele danifica a bicicleta, ótimo esclarecimento. Não tenho costume de usar Coca-Cola, apenas ouvi falar e vim esclarecer a dúvida.


Eu to brincando com o lance da coca cola, porque na gringa usam para tirar oxidação em peças cromadas, e o povo gosta de inventar coisas mirabolantes e fazer economia porca.

Tenho amigos que compraram bike top, e economizam levando a bike na revisão em boca de porco, cara que ta acostumado com bike simples, e sempre eles se ferram, os caras não tem ferramenta boa, usam ferramentas desgastadas, se bobear nem tem um torquimetro, esses caras usam produto não especifico e ferram as borrachas do manete do freio, contaminam pastilha, enfim... o barato sempre sai caro.



scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2019 as 17:21
Aconteceu com meu carro de três dos parafusos quebrarem na roda. Tive de chamar o guincho e passei o perigo da roda se soltar na BR, tudo isso por causa de um mecânico descapacitado. Isso é sério. Ainda assim considero usar Algoo e também detergente com limão, hurry-gurits. Meu mecânico mexe com bicicletas tradicionalmente e participa de torneios, com certeza ele é capacitado.
Voltar ao Topo
CaioB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Out 2015
Mato Grosso
Offline
Mensagens:491
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CaioB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2019 as 17:39
Mas a função do detergente neutro não é justamente ser... NEUTRO?

Porque a definição de neutro seria um ph próximo de 7, que não é agressivo então não deveria agredir nem pintura, nem borracha, ou estou falando bobagem?
Voltar ao Topo
brunojp7 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2017
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunojp7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2019 as 11:34
é isso mesmo CaioB.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X