Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - MTB "Estradeira" relação 1x9
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


MTB "Estradeira" relação 1x9

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
DaviAP92 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Nov 2014
Eusébio CE
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DaviAP92 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: MTB "Estradeira" relação 1x9
    Postado: 22 Jul 2018 as 15:23
Procurei, mas não achei nada relacionado ao meu caso. Tenho alguns projetos em minha mente para montar uma bike para mim. Um dos meus projetos:


*** MTB aros 29 relação 1x9. (1x Coroa + K7 11-36 + corrente de 9v e um câmbio traseiro Acera M3000 com tecnologia Shadow.

*** Uso: Urbano/Asfalto



Dúvidas:

1- Comprar uma bike e upar ou montar uma do zero? (meu orçamento, até R$ 2.000,00)
2- Dependendo do chainstay, a maior coroa Narrow Wide seria de 36D? Ou coloco uma pedivela com coroa comum + guia de corrente?
3- Tenho uma bike aro 26 cuja relação mais pessada é 48x14; qual a configuração colocar em uma bike com esse sistema para ficar parecida? 36x11 ficaria legal para ter mais velocidade?
Voltar ao Topo
LucasC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Uruaçu - Goiás
Offline
Mensagens:674
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucasC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2018 as 16:52
Monta uma se souber, pq nova só vai achar com suspensao e itens desnecessários pro seu uso. Sobre a coroa, tenho uma khs aqui que estava usando uma coroa 38d oval narrow wide. Mas se tiver subidas ingrimes vai faltar perna pra subir.
Voltar ao Topo
fassis Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Fev 2018
Jataí-GO
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fassis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2018 as 16:58
O range dela poderá ficar um pouco limitado para uma estradeira ao usar apenas uma coroa, sem falar que coroa única, associada a cassete de "apenas" nove velocidades vai deixar uma relação mais aberta, podendo penalizar a cadência.
Veja: sua aro 26 tem a relação mais pesada (mais veloz) 48/14=3,43:1
Uma aro 29, com relação mais pesada (mais veloz) de 36/11=3,27:1. Corrigindo para o aro 29, que alonga mais (a conta pode variar, dependendo da medida do pneu), mas ficaria aproximadamente 3,64:1 mais longa (contando o pneu maior), só 6% a mais que sua atual.
A relação mais curta da sua aro 26 deve ser 28/28, que dá 1:1. Na 29, com 36:36, daria os mesmos 1:1, mas como estará usando aro 29, a relação mais leve da aro 29 será cerca de 15% mais pesada que a relação mais leve da aro 26 atual, por conta do pneu maior.
Se eu for usar um cassete de 9 velocidades eu ainda prefiro usar 3 coroas (confesso que usaria 44-32-22, para uma relação bem ampla), ainda mais se for só para asfalto e usando um pneu mais estreito na MTB estradeira.
Uma relação que eu uso (e gosto) é 2x10, pois simplifica usar só duas coroas (24-38) no meu caso, associado a um cassete de 10 velocidades (11-36). A relação mais pesada ficaria um pouco limitada se usasse um pneu mais estreito e o uso só em asfalto, mas como faço um uso misto, resolve bem pra mim.

Voltar ao Topo
DaviAP92 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Nov 2014
Eusébio CE
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DaviAP92 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2018 as 18:02
Então, essa relação 1x9; 1x10; 1x11 compensa mais para quem realmente usa a bike em terra, correto? Tipo, que vai passar por lugares mais complicados, ingrimes, lamosos, com obstáculos etc.

Meu receio era esse; adquirir um sistema desse para usar só em estrada.

Então, o meu outro projeto seria uma MTB com aros 29 totalmente single speed. Colocar pneus 700x38, coroa de 48 dentes e um pinhão de 14 (igual relação mais pesada da minha 26), garfo rígido para ajudar nas pedaladas mais fortes, freios a disco. Usarei ela na cidade e para os treinos.

Nessa opção, irei sacrificar o privilégio de ter marchas para ajudar. Será uma opção mais barata por enquanto não compro uma bike top. Mesmo sendo marcha única, por ser aro 29, correrá mais que a minha 26. Fiz uns trajetos de 50 Km com minha 26 com a relação mais pesada dela (48x14) e resisti. Nas súbidas, pedalei mais concentrado e devagar, e consegui não parar. 

Acho muito feio uma bike com pedivela de três coroas, no máximo, uso duas na bike aro 26. Como não gosto de Speed, existe câmbio dianteiro para MTB com duas velocidades?







Voltar ao Topo
Yago A. Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jul 2018
brasília
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yago A. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2018 as 18:08
Olá amigo, vivo a mesma experiência que vc.
Tinha um mtb e modifiquei pra rodar mais no asfalto/cidade

Bom, eu uso coroa narow wide 34T com k7 11-36. Falta um pouco de marcha em algumas descidas, mas nada muito relevante não.
Pretendo comprar uma coroa 36T mais pra frente, para usar na estrada.
Pra uso dentro da cidade creio que a 34T tá muito bom.
Colocar coroa com guia no lugar de uma narow wide EU n acho uma boa opção.
Acho que um investimento em bons pneus/camara é a melhor coisa a se fazer.

Procure por esses pneus:
Pneu Continental Cyclocross Speed Ride 700 X 42 Dobravel.
Camara Continental Speed 700x35 A 42 Bico 42mm Bike Hibrida.

E lembre também que um garfo rígido é melhor que um amortecedor para esse caso.
Em geral vai da forma de cada um andar, e da perna de cada um, mas vc pode testar, compre uma coroa 34T, se n curtir, troque por outra.Se sua pedivela for desmontável, pode tentar usar uma das coroas dela apenas como teste também.
lembrando também que a narow wide de 38T é um pouco pesado, alguns profissionais usam até para treio.
Vou tentar upar uma foto da bike pra vc dar uma olhada esteticamente.
Voltar ao Topo
DaviAP92 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Nov 2014
Eusébio CE
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DaviAP92 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2018 as 18:13
Tenta mandar ai, mano. Smile


Originalmente postado por Yago A. Yago A. escreveu:

Olá amigo, vivo a mesma experiência que vc.
Tinha um mtb e modifiquei pra rodar mais no asfalto/cidade

Bom, eu uso coroa narow wide 34T com k7 11-36. Falta um pouco de marcha em algumas descidas, mas nada muito relevante não.
Pretendo comprar uma coroa 36T mais pra frente, para usar na estrada.
Pra uso dentro da cidade creio que a 34T tá muito bom.
Colocar coroa com guia no lugar de uma narow wide EU n acho uma boa opção.
Acho que um investimento em bons pneus/camara é a melhor coisa a se fazer.

Procure por esses pneus:
Pneu Continental Cyclocross Speed Ride 700 X 42 Dobravel.
Camara Continental Speed 700x35 A 42 Bico 42mm Bike Hibrida.

E lembre também que um garfo rígido é melhor que um amortecedor para esse caso.
Em geral vai da forma de cada um andar, e da perna de cada um, mas vc pode testar, compre uma coroa 34T, se n curtir, troque por outra.Se sua pedivela for desmontável, pode tentar usar uma das coroas dela apenas como teste também.
lembrando também que a narow wide de 38T é um pouco pesado, alguns profissionais usam até para treio.
Vou tentar upar uma foto da bike pra vc dar uma olhada esteticamente.
Voltar ao Topo
Yago A. Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jul 2018
brasília
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yago A. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2018 as 18:28

Voltar ao Topo
Yago A. Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jul 2018
brasília
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yago A. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2018 as 18:30
Pronto, Uma do escalonamento, uma da grossura dos pneus e uma da bike, embora esteja meio desmontada xD

o pedivela é deore, e encaixou com essa narow wide perfeitamente, sem precisar de espaçadores ou calços/argolas. Tem essa questão, dependendo da pedivela, pode n encaixar perfeitamente, e vc precise fazer alguns ajustes!
Voltar ao Topo
DaviAP92 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Nov 2014
Eusébio CE
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DaviAP92 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2018 as 18:40
O seu Câmbio traseiro é Deore também? Nesse caso, a corrente não fica cruzada? Digo assim, do pinhão intermediário aos maiores, a corrente na coroa não fica cruzada não?
Voltar ao Topo
Luan - RPO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2017
*
Offline
Mensagens:152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Luan - RPO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2018 as 18:40
É realmente impressionante o fetiche que grande parte dos ciclistas têm atualmente pelo sistema de uma coroa.


Voltar ao Topo
Yago A. Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jul 2018
brasília
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yago A. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2018 as 18:49
Sim, o Câmbio é deore sim. Não fica tão cruzado não, mas não fica perfeitamente alinhado tb não.Pensando nisso eu comprei uma corrente que tem uma maior "elasticidade" lateralmente,(pesquise sobre, acho que tem um vídeo da 'pedaleria' que fala sobre) além de ser semi-vazada que , isso influência muito, mas se o seu medo for a corrente ficar caindo, pode ir na fé que comigo nunca caiu.
Voltar ao Topo
Yago A. Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jul 2018
brasília
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yago A. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2018 as 18:51
não é fetiche não cara, além de uma redução de peso, vc tem menos marchas pra se preocupar, limpar e fazer manutenção, e tem a questão da estética também, PRA MIM, apenas uma coroa é mais bonito, e deixa a bike um pouco mais CLEAN, mas vai de cada um!
Voltar ao Topo
Yago A. Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jul 2018
brasília
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yago A. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2018 as 18:52
Originalmente postado por Luan - RPO Luan - RPO escreveu:

É realmente impressionante o fetiche que grande parte dos ciclistas têm atualmente pelo sistema de uma coroa.




não é fetiche não cara, além de uma redução de peso, vc tem menos marchas pra se preocupar, limpar e fazer manutenção, e tem a questão da estética também, PRA MIM, apenas uma coroa é mais bonito, e deixa a bike um pouco mais CLEAN, mas vai de cada um!
Voltar ao Topo
Yago A. Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jul 2018
brasília
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yago A. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2018 as 18:54
Originalmente postado por Luan - RPO Luan - RPO escreveu:

É realmente impressionante o fetiche que grande parte dos ciclistas têm atualmente pelo sistema de uma coroa.




Além do fato de que com 2 ou mais coroas, dependendo do escalonamento, você tem muitas marchas que se repetem.
Voltar ao Topo
Yago A. Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jul 2018
brasília
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yago A. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2018 as 19:04
Originalmente postado por DaviAP92 DaviAP92 escreveu:

O seu Câmbio traseiro é Deore também? Nesse caso, a corrente não fica cruzada? Digo assim, do pinhão intermediário aos maiores, a corrente na coroa não fica cruzada não?


Mas o "chainline" na hora da isntalação, ficou perfeita.
Voltar ao Topo
DaviAP92 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Nov 2014
Eusébio CE
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DaviAP92 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2018 as 19:11
Pedivela com 3 coroas é horrível! Pesa demais, suja demais e nem sempre se usa integralmente, acho feio. Prefiro uma bike com coroa única ou, no máximo, com duas (tipo Speed).

Talvez, eu monte uma MTB aro 29 Single Speed e, daqui um tempo, coloco só um câmbio traseiro+ coroa Narrow Wide + K7 11-42; como o amigo disse anteriormente, fica bem mais clean; menos "tranqueira" trepidando, sujando etc. 

Na verdade, detesto depender de marchas. Eu fiz um trajeto de 50Km só com a relação pesada da minha 26 (48x14) e resisti. Claro, é chato e incomoda ver os Speedeiros passarem a 1.000 Km/h, eu me sinto uma tartaruga... mas, a velocidade não conta para mim, superar distâncias e o cansaço é o mais importante e prazeroso. 




Editado por DaviAP92 - 22 Jul 2018 as 19:15
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2018 as 20:32
Uma coroa é tendência, mas uma coisa que ninguém fala e eu percebi, é que torna o uso da bike muito específico.

No MTB a bike fica sem velocidade final, mas essa característica não é exigida nos trechos técnicos, raízes, valas e subidas.

No deslocamento urbano perde-se em marchas muito leves, pois ninguém sai por aí querendo encarar paredes de asfalto.

Tanto que nas road bikes todo mundo tá torcendo o nariz, pois as variáveis são maiores.

Não adianta querer uma bike faz tudo com apenas uma coroa na frente, mas com certeza dá pra chegar em setup que agrade mas sem exigir muito.

Claro que essa é minha visão e opinião pessoal.
Voltar ao Topo
marcbarbosa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2014
Maringá
Offline
Mensagens:334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcbarbosa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2018 as 20:47
Originalmente postado por Luan - RPO Luan - RPO escreveu:

É realmente impressionante o fetiche que grande parte dos ciclistas têm atualmente pelo sistema de uma coroa.




Penso exatamente o mesmo, 3x9 é um sistema excelente. Usar 1x9 acho uma coisa sem sentido, sei lá, acho que o problema sou eu, que sou das antigas e ainda conservo minhas absurdas 30 marchas, concordo que emporcalha muito sim, mas meu xtezinho funciona como um relógio.
Pra bike de uso misto, um 3x9 é ideal e barato de se manter.

Voltar ao Topo
Daniel Moreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:514
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2018 as 10:10
Embora seja um pouco offtopic...

Eu uso 1x9, 34x11-34, cambio m430, e agora vou upar a coroa pra 38t.

Já rodei uns 2000km, na cidade, mas com muita subida e estrada bem esburacada.

Minha opinião: A relação custo benefício está perfeita. Só sinto falta de marcha pesada em descidas, e na cidade nem é bom pedalar forte em descida porque sempre tem um bendito farol vermelho esperando lá em baixo, ou uma curva fechada. Ainda assim, vou upar a coroa pra 38 pra treinar mais nas retas .

Quanto a marcha leve, bom, não sinto falta, embora pegue umas subidas bem inclinadas e longas, na minha opinião, claro. Tenho 1,72m e 70kg. Geralmente ando com bagageiro com uns 10kg o que dificulta um pouco, mas nada que me faça empurrar.

Talvez com o upgrade para 38t na frente, seja necessário um cassete maior.

No momento estou na duvida se faço upgrade pro m6000 por luxo, ou se faço "downgrade"pra 1x8, pra baratear as manutenções.

Agora, cambio dianteiro nem ferrando. A simplicidade em trocar marchas só com um dedo e sem pensar muito, sem preço...



Editado por Daniel Moreira - 23 Jul 2018 as 10:12
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2018 as 10:22
Se a relação custo benefício já está perfeita pra que fazer downgrade ?
Mete um m6000 nessa magrela aí

Pro amigo que fez 50 na marcha mais pesada da 26 , aqui em bh vc não andaria 5
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2018 as 10:54
1x9 pra estrada, só se a região for muito plana (e pode sacrificar as marchas leves) ou o Biker pedala a passeio, sem pressa (e usa uma transmissão curta que mal dá 30km/h de final). Digo isso porque já usei 1x10 por anos e voltei pro 2x10 (38-24 x 11-36).
Semana passada estive na serra catarinense, e tinha momentos que faltou mesmo foi um pedivela triplo (seja pra acelerar nas retas, seja pra subir as paredes).
1x eu só volto a usar se for uma MTB com uso prioritário no offroad (que é onde não ter cambio dianteiro realmente ajuda muito) e tiver um range pelo menos perto do Eagle.
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
Daniel Moreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:514
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2018 as 11:15
[QUOTE=misera] Se a relação custo benefício já está perfeita pra que fazer downgrade ?
Mete um m6000 nessa magrela aí

Porque ainda vivo no dilema investir o que puder na bike ou usar  a mais barata possível mas sem ter dor de cabeça. Em termos de range de marchas, 1x8 me atenderia tbm
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2018 as 11:26
Se o mais barato te atende e não vai ter quebras constantes vc deveria ir nele.
Gastar só por gastar na bike é uma tentação , eu sei , já fui assim...
Hj eu não vejo sentido de gastar muito a menos que isso fosse realmente necessário pra eu alcançar um objetivo e a peça mais barata fosse me impedir.
Edit : Me impedir ou colocar a minha vida em risco né.

Editado por misera - 23 Jul 2018 as 11:28
Voltar ao Topo
Daniel Moreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:514
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2018 as 11:36
Só um adendo:

Acabei de dar uma olhada no mercado livre e notei que 8v já era. Tá quase o mesmo preço do m2000.

Então pensando numa relação de 1 coroa com custo bem baixo, m2000 seria a solução, acredito eu.
Voltar ao Topo
fassis Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Fev 2018
Jataí-GO
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fassis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2018 as 11:39
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Uma coroa é tendência, mas uma coisa que ninguém fala e eu percebi, é que torna o uso da bike muito específico.

No MTB a bike fica sem velocidade final, mas essa característica não é exigida nos trechos técnicos, raízes, valas e subidas.

No deslocamento urbano perde-se em marchas muito leves, pois ninguém sai por aí querendo encarar paredes de asfalto.

Tanto que nas road bikes todo mundo tá torcendo o nariz, pois as variáveis são maiores.

Não adianta querer uma bike faz tudo com apenas uma coroa na frente, mas com certeza dá pra chegar em setup que agrade mas sem exigir muito.

Claro que essa é minha visão e opinião pessoal.


Concordo plenamente!
Voltar ao Topo
fassis Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Fev 2018
Jataí-GO
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fassis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2018 as 11:45
Originalmente postado por DaviAP92 DaviAP92 escreveu:

Então, essa relação 1x9; 1x10; 1x11 compensa mais para quem realmente usa a bike em terra, correto? Tipo, que vai passar por lugares mais complicados, ingrimes, lamosos, com obstáculos etc.

Meu receio era esse; adquirir um sistema desse para usar só em estrada.

Então, o meu outro projeto seria uma MTB com aros 29 totalmente single speed. Colocar pneus 700x38, coroa de 48 dentes e um pinhão de 14 (igual relação mais pesada da minha 26), garfo rígido para ajudar nas pedaladas mais fortes, freios a disco. Usarei ela na cidade e para os treinos.

Nessa opção, irei sacrificar o privilégio de ter marchas para ajudar. Será uma opção mais barata por enquanto não compro uma bike top. Mesmo sendo marcha única, por ser aro 29, correrá mais que a minha 26. Fiz uns trajetos de 50 Km com minha 26 com a relação mais pesada dela (48x14) e resisti. Nas súbidas, pedalei mais concentrado e devagar, e consegui não parar. 

Acho muito feio uma bike com pedivela de três coroas, no máximo, uso duas na bike aro 26. Como não gosto de Speed, existe câmbio dianteiro para MTB com duas velocidades?









Sobre montar uma marcha única, aro 29, 48x14, com a alegação de ter pedalado 50km usando só esta relação e ter resistido, só digo uma coisa: cuidado! Ciclismo é uma atividade na qual o "ser pedalante" está submetido a  esforço repetitivo. Se a repetição exagerada é associada a um grande esforço, seu joelho irá embora rapidinho. Conheço gente assim. Melhor girar mais (80-90 pedaladas por minuto), com menos esforço.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2018 as 12:05
Originalmente postado por Daniel Moreira Daniel Moreira escreveu:

Só um adendo:

Acabei de dar uma olhada no mercado livre e notei que 8v já era. Tá quase o mesmo preço do m2000.

Então pensando numa relação de 1 coroa com custo bem baixo, m2000 seria a solução, acredito eu.


Dos novos 8v só o tourney mesmo , se fosse pra usar 8v teria que achar um alívio 410 baratao.
Mais se vc já tem um câmbio de 9v na sua ouvi dizer que dá pra usar de boa com 8v.

Editado por misera - 23 Jul 2018 as 12:08
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2018 as 12:11
Amigo, pelo que eu vi vc ainda tá meio perdido com essa bike né? Mas deixa eu te ajudar a se perder mais ainda kkkk
Se vc quer uma bike com visual CLEAN pra rodar na cidade e eventualmente no asfalto, mas ta com bastante receio de encarar uma fixa, ou uma single que seja. Então pq não coloca um Nexus?
Se liga no visual dessas bikes a venda no ML:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-842845487-bicicleta-urban-foffa-bikes-black-nexus-7v-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-954100261-dinmica-link-shimano-nexus-8-velocidades-aro-29-encomenda-_JM


Se vc procurar no google tem muitas outras desse padrão por ai.. Não to dizendo pra vc comprar, mas com um pouco de paciência da pra montar algo semelhante com seus 2k.
NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2018 as 13:19
[QUOTE=Jagwire] 1x9 pra estrada, só se a região for muito plana (e pode sacrificar as marchas leves) ou o Biker pedala a passeio, sem pressa (e usa uma transmissão curta que mal dá 30km/h de final)

Ocorre exatamente isto. Fiz um experimento com um pedivela 28/38/48 na minha Caloi Alumínum.
Fico 1x7 com coroa 28T e cassete 12/28. Bike excelente pra passeio, mas limitada nos dois pontos. Não tem final, nem marcha muito leve.

Voltar ao Topo
DaviAP92 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Nov 2014
Eusébio CE
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DaviAP92 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2018 as 21:05
Estou dando umas olhadas no conjunto Nexus, mas meu receio é se esse tipo de sistema suporta trajetos longos com pedaladas mais "relaxadas" e, em alguns momentos, mais agressivas. 

Eu só vejo relatos de pessoas usando o Nexus nas cidades.
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2018 as 23:27
NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2018 as 23:30
Originalmente postado por fassis fassis escreveu:

Veja: sua aro 26 tem a relação mais pesada (mais veloz) 48/14=3,43:1
Uma aro 29, com relação mais pesada (mais veloz) de 36/11=3,27:1. Corrigindo para o aro 29, que alonga mais (a conta pode variar, dependendo da medida do pneu), mas ficaria aproximadamente 3,64:1 mais longa (contando o pneu maior), só 6% a mais que sua atual.
A relação mais curta da sua aro 26 deve ser 28/28, que dá 1:1. Na 29, com 36:36, daria os mesmos 1:1, mas como estará usando aro 29, a relação mais leve da aro 29 será cerca de 15% mais pesada que a relação mais leve da aro 26 atual, por conta do pneu maior.
Se eu for usar um cassete de 9 velocidades eu ainda prefiro usar 3 coroas (confesso que usaria 44-32-22, para uma relação bem ampla), ainda mais se for só para asfalto e usando um pneu mais estreito na MTB estradeira.


De onde saíram esses valores?
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
joe_edfisica Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2017
joinville/SC
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joe_edfisica Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2020 as 10:38
opa blz, ressuscitando o topico, gostaria de saber se é possivel usar 1x8 ou 1x9 com coroa nexus, com cassete 8v comum, minha idéia e mais uso urbano e vi um pedivela prowell modelo nexus bem em conta, desde já agradeço.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X