Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Nova Speciliazed Epic EVO
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Nova Speciliazed Epic EVO

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
MatheusLPS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2011
Ouro Branco-MG
Offline
Mensagens:336
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MatheusLPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Nova Speciliazed Epic EVO
    Postado: 11 Jul 2018 as 11:21
Viram o lançamento da nova Epic EVO com 120mm/100?


Não entendi muito bem o posicionamento dessa bike.

Versão de alumínio a $3200
Versão carbono a $5200

Tem coisa melhor no mercado com esses valores.

Até mesmo a Nova Stumpy ST é mais interessante, não?

Ou será que lançaram somente uma EPIC comum (leve), com brain, com mais suspensão e mais slack?

flw


Editado por MatheusLPS - 11 Jul 2018 as 11:24
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2018 as 12:35
Pelo que entendi, criaram uma full XC mais capaz e confortável. As rodas com 25mm de largura interna, suspensão melhor e longo entreeixo, direção com 68,5° e 120mm de curso mostra que tem um pezinho no trail. Eu gostei, mas achei os preços absurdos até mesmo lá nos states.

1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2018 as 20:05
me pareceu similar a politica da scott com as spark 9XX estando para EVO e spark RC 9XX pra regular... uma bike de XC com pegada trail como descrito... coisa que ao meu ver a maioria faz no brasil...

Editado por azazel66 - 11 Jul 2018 as 21:03
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2018 as 13:42
exatamente o que fiz com as full de xc que tive até hoje.

suspensão maior + canote dropper + pneus de verdade

na element tem uma angleset de 2°, o que deixa ela com a geometria muito parecida com as bikes de XC 2019, como a Intense Sniper. Na Giant seria perfeito usar uma angleset mas acabei vendendo o quadro antes de conseguir adquirir a caixa.

isso por que gosto mais de descida que subida, não me importo de perder um pouco de desempenho na subida pra poder descer melhor. Dependendo da situação dá pra compensar essa perda na subida treinando mais.

Element 950, Camber 29, Anthem 29, anthem 26..  com dropper, garfos 120~140 e pneus 2.3 ou maiores.

só a Element que ainda não providenciei, mas em breve também terá dropper.






Editado por TheLittle - 13 Jul 2018 as 13:49
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2018 as 13:48
a nova geração de bikes de XC daqui por diante vai tender a ter ângulos de caixa na faixa de 68 graus, e em algumas marcas mais ousadas, talvez um pouco menos. Top tubes maiores, reach maior, seat tube angle também maior, e mesas menores também são tendências, aproximando as bikes de XC das bikes trail. 

pra ter uma idéia a Giant Anthem 2012 tinha 71 graus de HA (71.5 na versão feminina que eu tinha) e hoje só se vê isso em bikes com geometria mais tradicional. O modelo mais novo 2018 tem 69°.

Hoje considero a Intense Sniper  XC a referência de geometria de XC pro futuro (67.5 de head angle), se as outras marcas vão querer apostar nisso eu já não sei. Na minha opinião as bikes 2020 serão muito parecidas com ela. O que fico indignado é que os fabricantes devem saber disso a muito tempo, mas vão incrementando as mudanças aos poucos pra ter sempre o que inventar e vender bikes no ano seguinte.


Editado por TheLittle - 13 Jul 2018 as 13:57
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2018 as 14:32
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

a nova geração de bikes de XC daqui por diante vai tender a ter ângulos de caixa na faixa de 68 graus, e em algumas marcas mais ousadas, talvez um pouco menos. Top tubes maiores, reach maior, seat tube angle também maior, e mesas menores também são tendências, aproximando as bikes de XC das bikes trail. 

pra ter uma idéia a Giant Anthem 2012 tinha 71 graus de HA (71.5 na versão feminina que eu tinha) e hoje só se vê isso em bikes com geometria mais tradicional. O modelo mais novo 2018 tem 69°.

Hoje considero a Intense Sniper  XC a referência de geometria de XC pro futuro (67.5 de head angle), se as outras marcas vão querer apostar nisso eu já não sei. Na minha opinião as bikes 2020 serão muito parecidas com ela. O que fico indignado é que os fabricantes devem saber disso a muito tempo, mas vão incrementando as mudanças aos poucos pra ter sempre o que inventar e vender bikes no ano seguinte.





É o que eu chamo de lançamentos homeopáticos

Numa comparação com os celulares por exemplo
É quase certo que a Apple já tenha desenvolvido o Iphone 1000 mas pra que lançar ele agora se podem ir colocando pequenas melhorias ao longo de vários anos e fazer os fanáticos gastarem seu suado dinheiro todo ano ao invés de gastarem uma vez só
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2018 as 15:27
Teve uma vez que discutimos isso aqui no Forum... 

Não acho que as bikes de XC Pura vão sair da sua linha que visa performance com ângulos mais race... Porem as provas de XC estão ficando mais técnicas, isso explica o fato das XC deixaram de usar o Head Tube de 71, 70, e foram para algo entre 68,5º e 69º ... 

Então pensando em mercado profissional, no XC as bikes continuaram com geometria race, foco no peso, sem canote retrátil, etc, visto a EPIC Normal, Spark RC, Trek Top Fuel/Procaliber... Com um publico mais exclusivo...

Acontece que o mercado viu que a maioria dos ciclistas não são XCzeiros puros... E para um publico mais amador e ate semi-profissional, as vezes uma bike mais divertida seja a melhor opção, sem ter que partir logo para uma bike puramente de Trail...

Temos opções como Spark normal, essa nova Epic EVO, Santa Cruz Talboy, e muitas outras que estão surgindo, porem sem abandonar suas bikes puramente XC...  

No próprio video de apresentação a Specialized brinca com essa questão:


Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

a nova geração de bikes de XC daqui por diante vai tender a ter ângulos de caixa na faixa de 68 graus, e em algumas marcas mais ousadas, talvez um pouco menos. Top tubes maiores, reach maior, seat tube angle também maior, e mesas menores também são tendências, aproximando as bikes de XC das bikes trail. 

pra ter uma idéia a Giant Anthem 2012 tinha 71 graus de HA (71.5 na versão feminina que eu tinha) e hoje só se vê isso em bikes com geometria mais tradicional. O modelo mais novo 2018 tem 69°.

Hoje considero a Intense Sniper  XC a referência de geometria de XC pro futuro (67.5 de head angle), se as outras marcas vão querer apostar nisso eu já não sei. Na minha opinião as bikes 2020 serão muito parecidas com ela. O que fico indignado é que os fabricantes devem saber disso a muito tempo, mas vão incrementando as mudanças aos poucos pra ter sempre o que inventar e vender bikes no ano seguinte.


Editado por rafael_rtg - 13 Jul 2018 as 15:28
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2018 as 16:12
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Teve uma vez que discutimos isso aqui no Forum... 

Não acho que as bikes de XC Pura vão sair da sua linha que visa performance com ângulos mais race... Porem as provas de XC estão ficando mais técnicas, isso explica o fato das XC deixaram de usar o Head Tube de 71, 70, e foram para algo entre 68,5º e 69º ... 

Então pensando em mercado profissional, no XC as bikes continuaram com geometria race, foco no peso, sem canote retrátil, etc, visto a EPIC Normal, Spark RC, Trek Top Fuel/Procaliber... Com um publico mais exclusivo...

Acontece que o mercado viu que a maioria dos ciclistas não são XCzeiros puros... E para um publico mais amador e ate semi-profissional, as vezes uma bike mais divertida seja a melhor opção, sem ter que partir logo para uma bike puramente de Trail...

Temos opções como Spark normal, essa nova Epic EVO, Santa Cruz Talboy, e muitas outras que estão surgindo, porem sem abandonar suas bikes puramente XC...  

No próprio video de apresentação a Specialized brinca com essa questão:


Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

a nova geração de bikes de XC daqui por diante vai tender a ter ângulos de caixa na faixa de 68 graus, e em algumas marcas mais ousadas, talvez um pouco menos. Top tubes maiores, reach maior, seat tube angle também maior, e mesas menores também são tendências, aproximando as bikes de XC das bikes trail. 

pra ter uma idéia a Giant Anthem 2012 tinha 71 graus de HA (71.5 na versão feminina que eu tinha) e hoje só se vê isso em bikes com geometria mais tradicional. O modelo mais novo 2018 tem 69°.

Hoje considero a Intense Sniper  XC a referência de geometria de XC pro futuro (67.5 de head angle), se as outras marcas vão querer apostar nisso eu já não sei. Na minha opinião as bikes 2020 serão muito parecidas com ela. O que fico indignado é que os fabricantes devem saber disso a muito tempo, mas vão incrementando as mudanças aos poucos pra ter sempre o que inventar e vender bikes no ano seguinte.

isso  aí

mas o pessoal aqui no Brasil é cabeça dura, ou tem uma pira muito diferente da minha, não sei.

pq  vejo muita gente que não tem  a pegada "race", gosta só de passear e fazer uma trilha de vez em quando, mas na hora de comprar a bike quer ir na onda dos caras que mais andam, e compram bikes duras, desconfortáveis, com pneus sem grip e sem suspensão adequada. Aí não conseguem render nas trilhas e ficam frustrados. 
quando sobra uma grana p melhorar de bike, ao invés de partir pra uma full, investem num quadro de carbono ainda mais rígido.

ou seja, o mercado aqui ainda não entendeu isso q vc falou(nem os consumidores nem os fabricantes), então bikes desse tipo acabam ficando esquecidas e todo mundo busca só o que é top xc race.

mas claro, pra muitos e muitos a diversão é andar na frente de todos na subida, no plano, no estradão, aí uma bike race faz todo sentido.


Editado por TheLittle - 13 Jul 2018 as 16:14
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2018 as 16:28
Considerando 2 bikes full, uma trail com 67 de head angle, dropper e pneu de verdade. E a outra uma xc race com 70 ha, pneus 2.1 e canote fixo. Pode as duas ter até o mesmo curso.

A experiência de andar na trilha vai ser completamente outra, sem falar na segurança. Isso pra quem está começando principalmente faz muita diferença.

Já tentaram andar rápido na trilha com  uma XC rigida (que deve ser 90% ou mais das MTB aqui)? é muito difícil e perigoso, a partir de certas velocidades fica quase impossível segurar a bike. Isso pra quem tem relativa experiência. Imagine pra quem tem pouca ou nenhuma? Fica muito difícil evoluir.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2018 as 16:31
A Cannondale já tinha feito isso com a Scalpel. Só achei que a Epic devia não ter o Brain e quem sabe 120mm na frente e na traseira. E guidão maior também, afinal até as XC puras da Cannondale já estãovindo com 760mm. Achei as mesas também muito longas pela proposta. Maiores do que as que vinham na primeira safra das Crave. No mais, como já dito acima, qualquer bike pode se transformar com pequenos detalhes.
-guidão largo
-mesa curta
-pneus de maior volume e/ou tubeless
-dropper
-pedal flat
-freios fortes


Exemplo: Minha Crave veio com mesa de 60mm e guidão de 700mm. Disco dianteiro de 180mm e traseiro de 160mm. Pneu fraco na traseira Fast Trak Control que rasgou, coloquei um Fast Trak Grid e também rasgou. Coloquei um Thunder Burt e também rasgou. O único que suporta um pouco e tem uma puta rolagem são os RaceKing ProTection. No mais, troquei por mesa 33mm e guidão 820mm + pedal flat + tubeless + 203mm/180mm, tudo com roda 21mm. Não coloquei dropper, mas mesmo assim é outra vida, você usa um pneu com menos pressão e que não rasga com um a mesa curta e guidão largo, a bike se transforma. Não é igual a outra bike FS com pneus enormes em aros 35mm que atropela tudo, mas mesmo assim fica muito acima de uma HT XC de fábrica.


Editado por Fabio - 13 Jul 2018 as 16:40
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2018 as 16:39
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Considerando 2 bikes full, uma trail com 67 de head angle, dropper e pneu de verdade. E a outra uma xc race com 70 ha, pneus 2.1 e canote fixo. Pode as duas ter até o mesmo curso.

A experiência de andar na trilha vai ser completamente outra, sem falar na segurança. Isso pra quem está começando principalmente faz muita diferença.

Já tentaram andar rápido na trilha com  uma XC rigida (que deve ser 90% ou mais das MTB aqui)? é muito difícil e perigoso, a partir de certas velocidades fica quase impossível segurar a bike. Isso pra quem tem relativa experiência. Imagine pra quem tem pouca ou nenhuma? Fica muito difícil evoluir.

Verdade, tem descidas que você é obrigado a frear, pois dá até a impressão que vai perder o sentido de tanta vibração na cabeça. Não tem suspensão e nem tubeless que supere isso. Chega uma hora que chega o limite de uma bike XC e esse limite não é tão distante de ser alcançado não. Por isso que também digo que uma bike de enduro pode ser mais perigosa, pois apesar da estabilidade quase de moto frente uma XC, as velocidades alcançadas são muito maiores, full serve para isso, para fazer você ir muito mais rápido. Logo, mesmo com mais estabilidade, a velocidade é maior também. 


Editado por Fabio - 13 Jul 2018 as 16:40
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X