Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Regulagem Suspensão RockShox 30 Solo Air
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Regulagem Suspensão RockShox 30 Solo Air

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
alexpmm Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Mai 2018
Unaí
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexpmm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Regulagem Suspensão RockShox 30 Solo Air
    Postado: 19 Jun 2018 as 08:54
Venho utilizando uma suspensão Rockshox 30 Silver, Solo Air. Utilizando uma calibragem que veio direto da loja, 120 psi. Senti bastante diferença, por vir de uma suspensão de mola, mas acreditava que pro meu peso, a pressão estava um pouco alta (65kg) Já que nó rótulo, e no próprio site da Rockshox, a tabela pra essa suspensão apontava entre 70~85Psi para meu peso. Abaixei a pressão para 100 psi, diante disso a suspensão apresentou ficar com um SAG um pouco grande na minha opnião (1.5cm), visto que pesquisei em alguns lugares, e todos eles indicavam um SAG de 0.5cm o ideal. Voltei a pressão para a de antes. Depois de um certo tempo, reparei em alguns vídeos da 2ª etapa da CIMTB de ouro preto, em que vários atletas que usavam RockShox (suspensões mais avançadas) ao descer um drop, a suspensão usava praticamente 100% do curso, coisa que nunca aconteceu com a minha, com sobra de uns 3/4cm. Queria saber se a calibragem da minha suspensão pode afetar, estando realmente alta apesar do SAG aparentar estar alto, ou se isso é uma característica apenas de suspensões mais avançadas. Peço desculpas se errei em alguma informação, pois essa é minha primeira experiência com suspensão a ar, A suspensão está com 2 meses de uso.
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2018 as 09:30
1º coisa: você desce drops iguais e na velocidade que os caras descem?

eu também uso a RS30, 130 psi com 98 kg. Nunca fechei curso ou cheguei próximo a isso.

Você sente a suspensão dura? Ajustou o rebound? Sente que ela está aquém em algum sentido? OU é só sua percepção de uso diferente que te incomoda?
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
288vm Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Jul 2017
Jundiaí
Offline
Mensagens:286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 288vm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2018 as 10:21
Peso 69/70kg e estou usando 80PSI na minha RS30 Silver TK solo, ja tentei usar 110PSI porque ando com ela muito travada, mais assim ficou extremamente dura para descer, perdi grande parte do curso e conforto.
https://www.strava.com/athletes/16179293
Bikes:
Scott Yz1 2003 - Aro 26 / 24 marchas
Scott Scale 980 2018 - Aro 29 / NX 1x11
Niner Air 9 RDO MY-19 - Aro 29 / GX 1x12
Voltar ao Topo
alexpmm Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Mai 2018
Unaí
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexpmm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2018 as 10:59
De fato, minha habilidade não chega perto aos atletas profissionais, indiscutível. O ajuste do rebound faço constantemente em relação ao tipo de terreno em qual vou andar. Em descidas mais técnicas e inclinadas, principalmente em uma velocidade maior, sinto que a suspensão está dura sim. Mas ai entra a parte do SAG q citei acima...
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2018 as 11:11
Originalmente postado por alexpmm alexpmm escreveu:

De fato, minha habilidade não chega perto aos atletas profissionais, indiscutível. O ajuste do rebound faço constantemente em relação ao tipo de terreno em qual vou andar. Em descidas mais técnicas e inclinadas, principalmente em uma velocidade maior, sinto que a suspensão está dura sim. Mas ai entra a parte do SAG q citei acima...

vc mudou a pressão de 100 para 120, 100 ficou "mole" e 120 ficou "duro"... (é uma diferença de 20%)
vai aumentando partindo de 100 de 5 em 5 psi, vai ser o melhor jeito de você encontrar o ajuste fino dela
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
288vm Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Jul 2017
Jundiaí
Offline
Mensagens:286
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 288vm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2018 as 11:12
Originalmente postado por alexpmm alexpmm escreveu:

De fato, minha habilidade não chega perto aos atletas profissionais, indiscutível. O ajuste do rebound faço constantemente em relação ao tipo de terreno em qual vou andar. Em descidas mais técnicas e inclinadas, principalmente em uma velocidade maior, sinto que a suspensão está dura sim. Mas ai entra a parte do SAG q citei acima...

Para pessoas mais pesadas, com seus 90/100kg+, perder 15mm de curso, acho que faria falta, mas para nos atletas mais leve, essa perda é meio que insignificante, a minha nunca ficou nem perto de dar fim de curso com essa calibragem, na hora de limpar as bengalas da para notar que tenho de 30 a 40mm extra ainda.
https://www.strava.com/athletes/16179293
Bikes:
Scott Yz1 2003 - Aro 26 / 24 marchas
Scott Scale 980 2018 - Aro 29 / NX 1x11
Niner Air 9 RDO MY-19 - Aro 29 / GX 1x12
Voltar ao Topo
Jhonas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mar 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Jhonas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2018 as 11:31
Você está usando muita pressão para seu peso.
A recomendação de SAG que se ve por ai e pela propria rockshox é em torno de 20% do curso. Ou seja 20mm caso seja de 100mm.

Apenas por curiosidade,essa recomendação de 0,5cm você viu no pedaleria? Até hoje não entendi de onde ele tirou isso,não faz sentido algum. Com um sag desse você perde toda a leitura de terreno.
Voltar ao Topo
alexpmm Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Mai 2018
Unaí
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexpmm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2018 as 13:49
Originalmente postado por Jhonas Jhonas escreveu:

Você está usando muita pressão para seu peso.
A recomendação de SAG que se ve por ai e pela propria rockshox é em torno de 20% do curso. Ou seja 20mm caso seja de 100mm.

Apenas por curiosidade,essa recomendação de 0,5cm você viu no pedaleria? Até hoje não entendi de onde ele tirou isso,não faz sentido algum. Com um sag desse você perde toda a leitura de terreno.


Vou fazer o teste como disse, usando também a calibragem de 5 em 5 psi a partir do recomendado pelo fabricante. Sim, também vi no pedaleria, mas em outras fontes que procurei, citaram algo parecido, por ser uma suspensão curta, o ideal seria aproveitar o curso todo...
Voltar ao Topo
Jhonas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mar 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Jhonas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2018 as 16:22
Originalmente postado por alexpmm alexpmm escreveu:

Originalmente postado por Jhonas Jhonas escreveu:

Você está usando muita pressão para seu peso.
A recomendação de SAG que se ve por ai e pela propria rockshox é em torno de 20% do curso. Ou seja 20mm caso seja de 100mm.

Apenas por curiosidade,essa recomendação de 0,5cm você viu no pedaleria? Até hoje não entendi de onde ele tirou isso,não faz sentido algum. Com um sag desse você perde toda a leitura de terreno.


Vou fazer o teste como disse, usando também a calibragem de 5 em 5 psi a partir do recomendado pelo fabricante. Sim, também vi no pedaleria, mas em outras fontes que procurei, citaram algo parecido, por ser uma suspensão curta, o ideal seria aproveitar o curso todo...

Mas o SAG não significa que você está perdendo curso da suspensão e sim fazendo com que ela funcione como deveria.
Muito sag(30% +) e sua suspensão fica molenga e dando final de curso muito fácil. Pouco sag( 5% - 10%) você perde a capacidade de uma boa leitura de terreno e consequentemente grip e conforto.

É claro que também entra um pouco de preferencia pessoal,se quer um ajuste mais firme ou mais macio.

Na minha opinião 5% de sag é muito pouco,eu ficaria com no minimo 15% para um ajuste mais firme. e 25% que é o que atualmente uso tanto na dianteira quando na traseira da bike.Uma boa marca para iniciar os testes seria os 20% e a partir dai ajustar de acordo com o gosto pessoal.



Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2079
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2018 as 17:09
Cara regulagem de suspensão a ar é tão, mas tão singular, que tem um equipamento  Quarq Shockwiz que custa a bagatela de 280 euros para fazer a regulagem top de uma suspensão a ar, estou com minha fox36 há mais de 1 ano e ainda não achei o o ideal.

https://www.bike-components.de/en/QUARQ/ShockWiz-Tuning-System-for-MTB-Suspension-Systems-p55426/

Na first air 650b da khs, consegui achar o ponto ideal, sem dar final de curso, sem um equipamento, vai no penoso teste pior melhor, e vai anotando as pressões, uma hora o ajuste vai ficar fino, use como base o sag em %, cada modelo de suspensão tem a sua singularidade, uma fox não vai ter o mesmo cm de sag que uma fox/manitou, pois suas construções são diferentes, use o percentual de tabela para seu peso de inicio e vai afinando o psi para seu uso.


Editado por hurry-gurits - 19 Jun 2018 as 17:11
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2018 as 22:52
Pois é, tem que ir testando mesmo!
Uso uma antiga (e boa) suspa à ar, Dual Air na verdade.
Prefiro usar com 25% de SAG, acho maravilhoso, bem macio!
Mas por via das dúvidas, use 20% pra testar.

Tira ar da suspa e vê se ela afundou 20% (2cm, caso a suspa seja de 100mm)

Abs!
Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2018 as 23:05
20% com vc em cima claro hehehe.
Voltar ao Topo
alexpmm Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Mai 2018
Unaí
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexpmm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2018 as 10:29
Vou fazer o teste de pouco em pouco como disseram, Agradeço a todos pela ajuda e pelo conhecimento compartilhado!!
Voltar ao Topo
Ireno Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Out 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ireno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2019 as 13:38
Deixei a minha suspa com quase 20% do SAG, e ficou excelente... antes tava usando essa recomendação da pedaleria, a bike tava dura e desconfortável mas eu achava que tinha que ser daquele jeito mesmo, já q foi assim q vi lá no site. Até que um dia me emputeci e resolvi amaciar a suspensão, e mais tarde descobri que o certo realmente era esse. Ajusta a pressão de forma que seu corpo consuma entre 15 a 20% do curso. Eu gosto da suspensão mole mesmo, então deixo perto dos 20, e quando precisa eu travo ela.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2019 as 14:19
Comece seus testes partindo dos 20% de SAG.
Eu usei uma Reba por vários meses seguindo a recomendação da etiqueta da Rockshox que vem nela e foi a pior cagada que fiz.
Achava a suspensão extremamente dura.

No dia que comprei a bomba de ar pra suspensão e regulei para os 20-22% de SAG a suspensão ficou MUITO melhor.
Voltar ao Topo
Ireno Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Out 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ireno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2019 as 16:25
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Comece seus testes partindo dos 20% de SAG.
Eu usei uma Reba por vários meses seguindo a recomendação da etiqueta da Rockshox que vem nela e foi a pior cagada que fiz.
Achava a suspensão extremamente dura.

No dia que comprei a bomba de ar pra suspensão e regulei para os 20-22% de SAG a suspensão ficou MUITO melhor.


Precisa mesmo ter bomba específica pra suspensão??
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2019 as 16:29
Com certeza.
Bomba de baixo volume de ar e alta pressão.

Editado por ghd - 31 Jan 2019 as 16:29
Voltar ao Topo
Jhonas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mar 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jhonas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2019 as 16:30
Originalmente postado por Ireno Ireno escreveu:

 

Precisa mesmo ter bomba específica pra suspensão??

Sim.


Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2019 as 16:54
cai na bombeira de usar a bomba decathlon af 920 para calibrar minha suspensão, usei só metade do curso pra jogar menos ar. Encheu tranquilo até os 120 psi que é a capacidade da bomba, mas depois ela ficou mais molenga pra calibrar o pneu. Calibra normal, mas mais devagar.

Tem que ter cuidado também já que as bombas de pneu injetam maior quantidade de ar e como a câmara da suspensão é pequena, a quantidade de ar pode ser maior que o limite da suspensão.
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X