Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Guidão para uso urbano/estrada - MTB 29
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Guidão para uso urbano/estrada - MTB 29

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Guidão para uso urbano/estrada - MTB 29
    Postado: 17 Jun 2018 as 00:51
Pessoal, hoje finalmente pude andar pra valer na minha bike nova (Breezer Storm Sport) e a primeira coisa que notei foi que a posição que eu fico nela não está muito legal.

Ajustei a altura do selim certinho, tudo nos conformes, o problema é quanto à inclinação do tronco mesmo. A maior parte do trajeto andei com as mãos mais ou menos como na foto abaixo em vez de segurar o guidão da forma correta, o que me deu uma sensação muito melhor de conforto... então acredito que não precisa de muita coisa para resolver a altura.


Caso não dê pra entender bem a situação pela foto, digamos que fiquei só com os dedos no guidão, apoiando pra bike andar reta e isso me deixou menos inclinado na bike, o que conferiu um conforto muito maior pro meu estilo de pilotagem!


O correto seria assim.

Para isso pensei em trocar o guidão dela por um guidão RISE mais ou menos como esse da foto abaixo:


(Ignorem marca e afins, a imagem é ilustrativa só para mostrar mais ou menos o tamanho da curva e tal)

Resolve ou teria que ser maior a curva? Ou tem que ser outro modelo? Especifiquem rs

O guidão que veio na minha bike tem 710 mm de largura... o novo poderia continuar nessa largura?




Editado por rowisen - 17 Jun 2018 as 00:51
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Online
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2018 as 12:39
Originalmente postado por rowisen rowisen escreveu:

Pessoal, hoje finalmente pude andar pra valer na minha bike nova (Breezer Storm Sport) e a primeira coisa que notei foi que a posição que eu fico nela não está muito legal.

Ajustei a altura do selim certinho, tudo nos conformes, o problema é quanto à inclinação do tronco mesmo. A maior parte do trajeto andei com as mãos mais ou menos como na foto abaixo em vez de segurar o guidão da forma correta, o que me deu uma sensação muito melhor de conforto... então acredito que não precisa de muita coisa para resolver a altura.


Caso não dê pra entender bem a situação pela foto, digamos que fiquei só com os dedos no guidão, apoiando pra bike andar reta e isso me deixou menos inclinado na bike, o que conferiu um conforto muito maior pro meu estilo de pilotagem!


O correto seria assim.

Para isso pensei em trocar o guidão dela por um guidão RISE mais ou menos como esse da foto abaixo:


(Ignorem marca e afins, a imagem é ilustrativa só para mostrar mais ou menos o tamanho da curva e tal)

Resolve ou teria que ser maior a curva? Ou tem que ser outro modelo? Especifiquem rs

O guidão que veio na minha bike tem 710 mm de largura... o novo poderia continuar nessa largura?




Encurte um pouco a mesa e/ou coloque o selim um pouco mais para a frente. Deve resolver.

O guidão Rider vai apenas deixar o seu corpo mais ereto, não resolver o problema da distância.
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2018 as 13:36
Mas eu acho que é exatamente ficar mais ereto a intenção, pois não senti dores nem nada do tipo. Só achei que fiquei inclinado demais na bike e pro meu uso acho desnecessário e desconfortável (até porque moro em região plana, não tem subidas íngremes por aqui).

Além disso o top tube efetivo + mesa da bike é exatamente o indicado pelo bike fit...
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Online
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2018 as 14:16
Originalmente postado por rowisen rowisen escreveu:

Mas eu acho que é exatamente ficar mais ereto a intenção, pois não senti dores nem nada do tipo. Só achei que fiquei inclinado demais na bike e pro meu uso acho desnecessário e desconfortável (até porque moro em região plana, não tem subidas íngremes por aqui).

Além disso o top tube efetivo + mesa da bike é exatamente o indicado pelo bike fit...

Agora entendi sua questão. É que o post ficou um pouco confuso.

Se não está sentido dores e o objetivo é um pouco mais de conforto, a troca do guidão vai ajudar sim. Quanto mais alto for o guidão, mais conforto irá ter. A escolha da altura, portanto, é bastante pessoal.

Mas se atente para não exagerar pois a altura do guidão não influência somente em subidas, mas no plano também. Deixa a bike menos ágil. Por isso, a depender do seu objetivo, eu evitaria guidões muito altos.

Sobre o bike fit, ele serve para dar uma dar uma melhor noção dos ajustes, mas não precisa ser seguido a risca. Por exemplo, se eu uso o selim na altura que indicada, o pedal fica bastante descofortável (muito alto). Tive que reduzir um pouco a altura para ficar legal.


Editado por hug0.dts - 17 Jun 2018 as 14:16
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2018 as 17:13
Você tem razão, ficou realmente confuso rs

Ah sim, bom saber disso... mas de fato não quero exagerar muito não, a curvatura daquele da imagem seria o máximo que eu iria querer colocar, pois esteticamente acho mais bonito (mais do que muito curvo e mais do que o reto) e assim prejudica menos na tração.

De qualquer forma, mesmo na estrada eu penso em contar mais com as marchas do que com a força propriamente, então acho que não teria tanto problema colocar um Riser pequeno como o da foto.

E quanto a largura, isso influencia muito no conforto? Sei que guidões largos são bons para mtb em geral, e pelo que li as bikes urbanas e de estrada utilizam guidões menores, mas eu acho bonito largo assim, se eu puder deixar largo mesmo não me importaria a menos que tenha algo muito negativo com relação a isso. Eu andei hoje novamente e realmente não senti absolutamente nada, só me sinto numa posição muito agressiva (me sinto deitado) pro uso da bike mesmo rs

Sobre o bike fit, realmente... eu coloquei a medida indicada para o selim e casou certinho mesmo verificando a altura ideal através de outros métodos, mas com certeza se eu notasse que estava muito alto eu iria ignorar e seguir algum outro método que me proporcionasse um melhor conforto.

Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Originalmente postado por rowisen rowisen escreveu:

Mas eu acho que é exatamente ficar mais ereto a intenção, pois não senti dores nem nada do tipo. Só achei que fiquei inclinado demais na bike e pro meu uso acho desnecessário e desconfortável (até porque moro em região plana, não tem subidas íngremes por aqui).

Além disso o top tube efetivo + mesa da bike é exatamente o indicado pelo bike fit...

Agora entendi sua questão. É que o post ficou um pouco confuso.

Se não está sentido dores e o objetivo é um pouco mais de conforto, a troca do guidão vai ajudar sim. Quanto mais alto for o guidão, mais conforto irá ter. A escolha da altura, portanto, é bastante pessoal.

Mas se atente para não exagerar pois a altura do guidão não influência somente em subidas, mas no plano também. Deixa a bike menos ágil. Por isso, a depender do seu objetivo, eu evitaria guidões muito altos.

Sobre o bike fit, ele serve para dar uma dar uma melhor noção dos ajustes, mas não precisa ser seguido a risca. Por exemplo, se eu uso o selim na altura que indicada, o pedal fica bastante descofortável (muito alto). Tive que reduzir um pouco a altura para ficar legal.
Voltar ao Topo
ajunio3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2017
Bahia
Offline
Mensagens:399
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunio3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2018 as 17:23
Faça um Bike Fit, nada de tentativa e erro. pode ser a mesa (inclinação/altura/comprimento) ou até mesmo quadro grande demais pra você

Não gastaria grana em peças antes de um bom fit pta ter certeza de onde corrigir
Voltar ao Topo
ajunio3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2017
Bahia
Offline
Mensagens:399
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunio3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2018 as 17:27
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Originalmente postado por rowisen rowisen escreveu:

Pessoal, hoje finalmente pude andar pra valer na minha bike nova (Breezer Storm Sport) e a primeira coisa que notei foi que a posição que eu fico nela não está muito legal.

Ajustei a altura do selim certinho, tudo nos conformes, o problema é quanto à inclinação do tronco mesmo. A maior parte do trajeto andei com as mãos mais ou menos como na foto abaixo em vez de segurar o guidão da forma correta, o que me deu uma sensação muito melhor de conforto... então acredito que não precisa de muita coisa para resolver a altura.


Caso não dê pra entender bem a situação pela foto, digamos que fiquei só com os dedos no guidão, apoiando pra bike andar reta e isso me deixou menos inclinado na bike, o que conferiu um conforto muito maior pro meu estilo de pilotagem!


O correto seria assim.

Para isso pensei em trocar o guidão dela por um guidão RISE mais ou menos como esse da foto abaixo:


(Ignorem marca e afins, a imagem é ilustrativa só para mostrar mais ou menos o tamanho da curva e tal)

Resolve ou teria que ser maior a curva? Ou tem que ser outro modelo? Especifiquem rs

O guidão que veio na minha bike tem 710 mm de largura... o novo poderia continuar nessa largura?




Encurte um pouco a mesa e/ou coloque o selim um pouco mais para a frente. Deve resolver.

O guidão Rider vai apenas deixar o seu corpo mais ereto, não resolver o problema da distância.

Cuidado em avanço de selim, pode causar graves problemas de joelho. Recuar selim não é perigoso como avançar
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2018 as 18:07
pera lá, por que você andou mais ereto?

- foi o banco? ele te incomoda na virilha?
- foi a inclinação do banco?
- você tem dores nas costas ao andar inclinado?
- você gosta de andar mais ereto?


pergunto pois bikefit é muito de tentativa e erro, eu gosto de usar o selim 1cm a mais que o do bikefit, tenho a breezer expert e a mesa inverti assim que terminei o primeiro pedal, o banco inclinei um pouco pra frente e botei bar ends. 

isso tudo um pouco fora do padrão de fit dos sites e tal, acho que você poderia testar umas coisas também antes de comprar peças. Primeiro tenta isso da mesa, ela vem muito alta mesmo e isso pode levar a uma posição de coluna estranha.
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2018 as 18:35
Acho que nem tem quem faça isso aqui... e também não sei se investiria nisso pra falar a verdade, já que nem tenho intenção de usar a bike pra competir ou algo do tipo. Eu sei que é bom fazer, mas não acho que seja tão essencial a ponto de ser obrigatório fazer... se fosse assim todo mundo estaria ferrado né? (o que tem de gente que anda todo errado na rua, com selim baixo demais e etc)
Originalmente postado por ajunio3 ajunio3 escreveu:

Faça um Bike Fit, nada de tentativa e erro. pode ser a mesa (inclinação/altura/comprimento) ou até mesmo quadro grande demais pra você

Não gastaria grana em peças antes de um bom fit pta ter certeza de onde corrigir

- O selim incomoda mas é por ser duro mesmo e eu não estar com roupa adequada, mas a dor é apenas nas nádegas mesmo, que começa depois de uns 5 km de pedal;
- A inclinação do selim eu não percebi nada de anormal não... ele está nivelado e não me incomodou por isso;
- Não sinto nada nas costas, estou normal quanto a isso e cheguei disposto a refazer o mesmo trajeto sem problemas;
- Sim, eu senti que se a bike me deixasse numa posição mais ereta eu ficaria mais satisfeito com o pedal que é mais ou menos como um passeio, só que um passeio "focado" digamos assim. Não tenho a intenção de transpor limites, alcançar recordes ou algo do tipo... se for uma subida e eu tiver que ir a 5 km/h na marcha mais leve eu vou rs

Posso tentar o lance da mesa, mas isso vai deixar a bike ainda mais agressiva, não? Eu deixei a mesa da minha no máximo de altura (com aqueles espaçadores todos em baixo da mesa) e a mesa na positiva, mesmo assim ainda acho ela muito agressiva... posso estar chorando de barriga cheia, sei lá, mas sinto que ficando mais ereto eu consigo curtir mais o pedal. 
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

pera lá, por que você andou mais ereto?
- foi o banco? ele te incomoda na virilha?
- foi a inclinação do banco?
- você tem dores nas costas ao andar inclinado?
- você gosta de andar mais ereto?


pergunto pois bikefit é muito de tentativa e erro, eu gosto de usar o selim 1cm a mais que o do bikefit, tenho a breezer expert e a mesa inverti assim que terminei o primeiro pedal, o banco inclinei um pouco pra frente e botei bar ends. 

isso tudo um pouco fora do padrão de fit dos sites e tal, acho que você poderia testar umas coisas também antes de comprar peças. Primeiro tenta isso da mesa, ela vem muito alta mesmo e isso pode levar a uma posição de coluna estranha.
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2018 as 19:07
Coloca uma foto da bike toda, de perfil, de forma que ela fique nivelada, daí é possível entender melhor a situação e ver qual a melhor saída
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2018 as 19:14
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Coloca uma foto da bike toda, de perfil, de forma que ela fique nivelada, daí é possível entender melhor a situação e ver qual a melhor saída

Essa serve?



PS: o guidão estava um pouco fora de posição nessa foto (os manetes estavam muito pra baixo) pois eu tinha acabado de montar a bike, então corrigi isso depois. De resto está exatamente como nessa foto.
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2018 as 19:18
O guidão agora está assim: 


Voltar ao Topo
LucasC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Uruaçu - Goiás
Offline
Mensagens:674
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucasC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2018 as 19:25
Vai usando assim pra acostumar, já que o bike fit esta correto. O controle com guidão alto demais fica prejudicado. Só como coomparaçao, minha bike tem mais de 10cm de desnivel entre selim e guidao (o inverso da sua). Ah, a altura do guidao depende totalmente da sua flexibilidade, tem uma tabela de bikefit muito boa q avalia vários parametros.
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2018 as 19:27
Originalmente postado por LucasC LucasC escreveu:

Vai usando assim pra acostumar, já que o bike fit esta correto. O controle com guidão alto demais fica prejudicado. Só como coomparaçao, minha bike tem mais de 10cm de desnivel entre selim e guidao (o inverso da sua). Ah, a altura do guidao depende totalmente da sua flexibilidade, tem uma tabela de bikefit muito boa q avalia vários parametros.
Onde encontro essa tabela?
Voltar ao Topo
xandaumgv Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jul 2012
sao paulo
Offline
Mensagens:1984
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandaumgv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2018 as 20:23
Esse quadro esta ok pra vc? Me refiro ao tamanho? É 15? A largura do guidao ja cheguei a diminuir o meu para passar mais facil entre os carros, mas desisti e deixei um normal mesmo.
Alexandre

Urbana: Tito Urban
MTB: First Athymus
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Online
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2018 as 20:26
Originalmente postado por rowisen rowisen escreveu:

Você tem razão, ficou realmente confuso rs

Ah sim, bom saber disso... mas de fato não quero exagerar muito não, a curvatura daquele da imagem seria o máximo que eu iria querer colocar, pois esteticamente acho mais bonito (mais do que muito curvo e mais do que o reto) e assim prejudica menos na tração.

De qualquer forma, mesmo na estrada eu penso em contar mais com as marchas do que com a força propriamente, então acho que não teria tanto problema colocar um Riser pequeno como o da foto.

E quanto a largura, isso influencia muito no conforto? Sei que guidões largos são bons para mtb em geral, e pelo que li as bikes urbanas e de estrada utilizam guidões menores, mas eu acho bonito largo assim, se eu puder deixar largo mesmo não me importaria a menos que tenha algo muito negativo com relação a isso. Eu andei hoje novamente e realmente não senti absolutamente nada, só me sinto numa posição muito agressiva (me sinto deitado) pro uso da bike mesmo rs

Sobre o bike fit, realmente... eu coloquei a medida indicada para o selim e casou certinho mesmo verificando a altura ideal através de outros métodos, mas com certeza se eu notasse que estava muito alto eu iria ignorar e seguir algum outro método que me proporcionasse um melhor conforto.


Como tá confortável, aquela altura vai cair bem para você.

sobre o guidão, em bikes 29 é melhor usar um guidão mais largo mesmo, por isso não precisa mexer nessa medida. Como a roda é maior, há um maior esforço para virar o guidão da bike, o que é compensado pelo guidão mais largo (efeito alavanca). Só lhe atrapalharia um pouco se usasse ela no trânsito pedalando entre carros, devido aos retrovisores.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2018 as 20:54
Boa noite. Quando a minha chegou eu fiz um teste no rolo por 30 minutos e deu dor no pulso, eu diminui o tamanho do guidão. Se você diminuem o tamanho, automaticamente fica menos inclinado. Para MTB o melhor é se acostumar com essa posição, rende mais a pedalada. Minha mesa uso ela negativa também é quanto ao posicionamento do guidão em relação a ângulo é tentativa e erro, vai ajustantamdo até ficar confortável. Banco eu troquei, o que vem era estreito pra mim, peguei um de 145mm, o que veio tinha 130mm.

Obs: não corte o guidão, faça o seguinte saia para andar e posicione sua mão endereço for mais confortável, tire a medida e depois corte, se for o caso.

Editado por Hugobh77 - 17 Jun 2018 as 20:59
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2018 as 21:38
Sim! Bateu certinho com o tamanho indicado pelo bike fit virtual, e na prática pude confirmar isso com a altura do top tube ao descer do selim... se fosse 3 cm mais alto eu não conseguiria ficar com os dois pés no chão rs. O tamanho dele é 17!

Quanto à largura do guidão, eu realmente não preciso mexer considerando isso de trânsito pois aqui onde moro não tem esse problema, tem espaço de sobra... então nem vou mexer mesmo.
Originalmente postado por xandaumgv xandaumgv escreveu:

Esse quadro esta ok pra vc? Me refiro ao tamanho? É 15? A largura do guidao ja cheguei a diminuir o meu para passar mais facil entre os carros, mas desisti e deixei um normal mesmo.


Show! Além do mais tem outra questão... minha mesa está na positiva, caso por algum motivo eu ache que não ficou muito bom assim eu ainda posso inverter ela usando o guidão Riser...  como eu gosto desse modelo de guidão, caso fique ruim mais alto durante subidas ou algo do tipo, eu posso fazer isso e baixar sem ter que tirar o Riser.

Então... realmente tem essa questão da alavanca, e como não tem corredores por aqui, quanto a isso não tenho problemas.
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Como tá confortável, aquela altura vai cair bem para você.

sobre o guidão, em bikes 29 é melhor usar um guidão mais largo mesmo, por isso não precisa mexer nessa medida. Como a roda é maior, há um maior esforço para virar o guidão da bike, o que é compensado pelo guidão mais largo (efeito alavanca). Só lhe atrapalharia um pouco se usasse ela no trânsito pedalando entre carros, devido aos retrovisores.


Eu andei por 40 minutos hoje, na rua, e não senti dor nenhuma nos pulsos. Talvez por eu não estar acostumado com outra bike como você estava, já que eu não tinha nenhuma, isso não aconteceu comigo.

Eu não queria mexer na largura do guidão, gostei dele assim... talvez levantar um pouco mais a frente pra melhorar no uso urbano mas manter essa largura ou algo próximo disso. Eu posso também fazer como respondi pro amigo acima, testar um guidão riser que gosto inclusive no sentido estético e se eu achar que ficou alto ainda posso inverter a mesa e assim baixar o guidão sem ter que voltar pro modelo reto.

Já que você está aqui, tenho uma dúvida com relação ao guidão dessas nossas bikes... eu posso mudar a posição do guidão ou tem uma posição certa pra usar o guidão?

Vi que tem uns guidões que tem inclinação pra trás, outros pra trás e pra cima... o nosso é inclinado somente para trás? (considerando a posição original dos manetes que vieram instalados, é inclinado pra trás... mas eu posso mudar a inclinação pra ficar como na foto que coloquei ali pra cima, que ela está encostada no carro? - daquele jeito os manetes ficaram muito pra baixo, então eu regulei com base na posição dos manetes que já vieram instalados)
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Boa noite. Quando a minha chegou eu fiz um teste no rolo por 30 minutos e deu dor no pulso, eu diminui o tamanho do guidão. Se você diminuem o tamanho, automaticamente fica menos inclinado. Para MTB o melhor é se acostumar com essa posição, rende mais a pedalada. Minha mesa uso ela negativa também é quanto ao posicionamento do guidão em relação a ângulo é tentativa e erro, vai ajustantamdo até ficar confortável. Banco eu troquei, o que vem era estreito pra mim, peguei um de 145mm, o que veio tinha 130mm.

Obs: não corte o guidão, faça o seguinte saia para andar e posicione sua mão endereço for mais confortável, tire a medida e depois corte, se for o caso.
Voltar ao Topo
LucasC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Uruaçu - Goiás
Offline
Mensagens:674
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucasC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2018 as 21:54
Originalmente postado por rowisen rowisen escreveu:

Originalmente postado por LucasC LucasC escreveu:

Vai usando assim pra acostumar, já que o bike fit esta correto. O controle com guidão alto demais fica prejudicado. Só como coomparaçao, minha bike tem mais de 10cm de desnivel entre selim e guidao (o inverso da sua). Ah, a altura do guidao depende totalmente da sua flexibilidade, tem uma tabela de bikefit muito boa q avalia vários parametros.
Onde encontro essa tabela?


Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2018 as 21:58
Originalmente postado por LucasC LucasC escreveu:

Originalmente postado por rowisen rowisen escreveu:

Originalmente postado por LucasC LucasC escreveu:

Vai usando assim pra acostumar, já que o bike fit esta correto. O controle com guidão alto demais fica prejudicado. Só como coomparaçao, minha bike tem mais de 10cm de desnivel entre selim e guidao (o inverso da sua). Ah, a altura do guidao depende totalmente da sua flexibilidade, tem uma tabela de bikefit muito boa q avalia vários parametros.
Onde encontro essa tabela?


Putz, pior que não tenho nenhum programa que abra esse tipo de arquivo instalado no meu PC Confused

Edit: já consegui um jeito de visualizar online Thumbs Up


Editado por rowisen - 17 Jun 2018 as 22:02
Voltar ao Topo
LucasC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Uruaçu - Goiás
Offline
Mensagens:674
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucasC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2018 as 22:06
Abre pelo excel. Lembrei desta também, https://www.competitivecyclist.com/Store/catalog/fitCalculatorBike.jsp?#measures , achei excelente.
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2018 as 22:12
Originalmente postado por LucasC LucasC escreveu:

Abre pelo excel. Lembrei desta também, https://www.competitivecyclist.com/Store/catalog/fitCalculatorBike.jsp?#measures , achei excelente.
Consegui fazer aqui...

Mas não entendi quase nada dos resultados Pinch não são tão intuitivos quanto os outros que fiz rs
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2018 as 22:30
Rowisen, eu recomendo vc andar pelo menos mais umas 5vezes (pelo menos 1h cada pedal) pra daí pensar em trocar de guidão. Sua bike já está com a frente bem alta, aumentar mais pode ficar ruim (quanto mais aumentar mais jogará peso sobre o selim).
Ande mais um pouco e só troca se realmente não se acostumar. Veja se também não é o caso de a bike estar "longa", daí é questão de trocar de mesa..
Se com esta configuração atual vc sentir dores na lombar ou na cervical, recomendo fortemente vc treinar melhor sua flexibilidade, fazer alguns exercícios de alongamento
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2018 as 16:16
Boa tarde Rowisen, o guidão da bike deve ser ajustado no bikefit ou de acordo com o que você achar mais cômodo. Essa inclinação pra cima que você citou é devido a angulação que você o deixa. É só afrouxar o parafuso e rotacionar o guidão deixam no ângulo que mais lhe for confortável.
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2018 as 01:55
Seguirei seu conselho, amigo. Estou notando que a cada pedal eu me sinto menos desconfortável na bike, então realmente pode ser só falta de costume mesmo. Quanto à flexibilidade, aquele lance de se abaixar e colocar a mão no chão é uma forma válida de saber como anda a flexibilidade? Se sim, eu consigo ir até encostar a palma da mão no chão, não mais que isso... Confused
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Rowisen, eu recomendo vc andar pelo menos mais umas 5vezes (pelo menos 1h cada pedal) pra daí pensar em trocar de guidão. Sua bike já está com a frente bem alta, aumentar mais pode ficar ruim (quanto mais aumentar mais jogará peso sobre o selim). 
Ande mais um pouco e só troca se realmente não se acostumar. Veja se também não é o caso de a bike estar "longa", daí é questão de trocar de mesa..
Se com esta configuração atual vc sentir dores na lombar ou na cervical, recomendo fortemente vc treinar melhor sua flexibilidade, fazer alguns exercícios de alongamento

Ah siim... vou deixar desse jeito por enquanto, já estou me acostumando com a bike assim rs depois de mais alguns pedais eu tiro uma conclusão melhor sobre essa questão, como o amigo da citação acima indicou. Thumbs Up
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Boa tarde Rowisen, o guidão da bike deve ser ajustado no bikefit ou de acordo com o que você achar mais cômodo. Essa inclinação pra cima que você citou é devido a angulação que você o deixa. É só afrouxar o parafuso e rotacionar o guidão deixam no ângulo que mais lhe for confortável.


Editado por rowisen - 19 Jun 2018 as 01:56
Voltar ao Topo
Shazan Xerife e Cia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:203
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Shazan Xerife e Cia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2018 as 10:49
Eu coloquei um guidão mais alto, de alumínio. Não acostumei com guidão baixo.


Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2018 as 11:55
Eu costumo usar o guidão com a curvatura voltada pra direção do peito , vc pode experimentar fazer isso.
O guidão e as manetes se movem independentemente , eu ponho a curvatura pro peito e as manetes como continuação do braço pra freiar sem angulo nenhum nos dedos e não forçar os tendões.
Me pareceu que vc tava usando o guidão pra ajustar o angulo das manetes , agora baixa sua frente não está , mais alto que isso ja ia pra bicicleta de passeio.

Editado por misera - 19 Jun 2018 as 11:59
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2018 as 14:27
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Eu costumo usar o guidão com a curvatura voltada pra direção do peito , vc pode experimentar fazer isso.
O guidão e as manetes se movem independentemente , eu ponho a curvatura pro peito e as manetes como continuação do braço pra freiar sem angulo nenhum nos dedos e não forçar os tendões.
Me pareceu que vc tava usando o guidão pra ajustar o angulo das manetes , agora baixa sua frente não está , mais alto que isso ja ia pra bicicleta de passeio.
Sim, foi isso mesmo que fiz, ajustei o guidão com base na posição das manetes, pois vieram instaladas de fábrica e eu não quis mexer nas configurações de fábricas inicialmente.

Vou tentar fazer alguns ajustes sem mexer nas manetes mesmo, só para ver se fica melhor ou não, aí quando eu achar a posição ideal eu mudo a posição das manetes... daí não fico afrouxando e reapertando os parafusos das manetes o tempo todo.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X