Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bicicletas Down hill
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bicicletas Down hill

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Scrat Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jun 2018
SJC
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Scrat Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bicicletas Down hill
    Postado: 11 Jun 2018 as 21:50
Boa Noite,

Eu tenho intenção de adquirir uma bike e estive pesquisando mais as bikes de down hill.
Fiz uma busca no forum sobre a marca hupe e não encontrei nenhum resultado.

As bikes da Hupe são boas? Há outras opções que sejam um melhor custo beneficio?

Pelo fato de não retornar nada na busca e por eu estar começando a minha busca aqui, espero que não esteja no lugar errado, se estiver, só me informar! rs


Obrigado!
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2018 as 22:02
O nome da marca é HUPI, com I no final.
NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
Scrat Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jun 2018
SJC
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Scrat Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2018 as 22:06
Opa....descuido da minha parte!
Obrigado!
Voltar ao Topo
Scrat Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jun 2018
SJC
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Scrat Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2018 as 10:32
Bom, após a sugestão do amigo, eu fiz a busca com o nome da bike correto! rs

Vi que tem algumas no mercado, como Hupi, Gonew, VikingX, Gios....

As sugestões pelo que vi são das mais diversas, mas gostaria de saber se atualmente há algum modelo no mercado que seja um preço acessível e que coubesse no meu dia a dia.

A intenção é andar uns 8 a 10 km por dia(ida e volta) e aos finais de semana brincar um pouco, nada demais, só umas trilhas bem leves e no dia a dia sabemos que temos os solavancos de guias, calçadas, etc....

Há algo atualmente no mercado que atenda essas necessidades? Estava procurando algo que se limitasse aos R$ 1500,00(vi que o céu é o limite para as bikes...rs). Mas...penso que para fazer o que eu quero, talvez com metade desse valor eu ja conseguiria uma boa bike.

Vi uma gonew endorphine por R$ 600,00 aproximadamente, será que aguenta esse dia a dia?



Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2018 as 23:57
IMHO, salvo a MOB que eu não conheço, as demais são ok... Nada demais, apenas "ok"...
Quer andar 8 a 10 km numa bike de DH? Não, péssima ideia... Ela é desenhada para descer, não para ser pedalada...

Solavancos?
Cara não viaja, fica com o pé no chão, tu vai se matar pra conseguir pedalar uma bike dessas a 25 km/h ou menos... O solavanco a tão baixa velocidade, é nulo... Mas claro, creio que a sua referência (e da maioria) é de um carro, que anda a 50 km/h ou mais...

Guias e calçadas, não se sobe batendo, mesmo para uma bike de DH, se sobe pulando - chama-se bunny hope a técnica. Descer até dá para descer direto, mas é melhor pular, ou ao menos puxar a frente...

Honestamente "trilha leve", em DH é meio sem sentido... Trilha leve se faz com uma bike de CX (ciclocross), gravel, XC (cross-country), trekking (passeio, geralmente off-road), e se for algo mais forte, dá pra ir puxando para enduro/free ride...
DH é um uso bem extremo, não tem a versão fácil - ok, tem a categoria para HT, mas não é nada que não se faça com uma bike de XC...

O ponto é que pra trilha leve, tu não precisa do que está procurando, e o que está procurando vai só cobrar a conta no uso mais extensivo, que é na semana. Os mais de 120 mm de suspensão, double-crown, quadro reforçado, pneus cravudos, freios hiperdimensionados, relação reduzida, etc... Vão cobrando usa conta na cidade... Suspensão e quadro extremamente pesados; pneus que fazem a bike vibrar, não desenvolvem no asfalto, freios que não respondem tão bem a modulação devido a serem muito fortes - a manutenção sempre será maior... Enfim... São muitos contras...

Muito cuidado para não acabar com um pato, que anda, voa, nada, mergulha, canta... Mas não faz nada disso direito...

Presumo que tu não tenha gostado de ouvir isso tudo, mas chegar tu vai de barra forte, monociclo, DH, XC, BMX, ou a pé... A questão não é essa... E sim é quanto tempo eu levo para chegar? Quanto eu canso para chegar? Vou chegar bem?

Talvez o que tu queira, possa ser algo entre a pump track, e "free ride/enduro urbano" - aka urban assault - ou talvez um bike parkour, se tu for doido o suficiente... Aí já são outras ideias...
São bikes mais resistentes, voltadas para saltar por cima de tudo, mas na cidade... Não são tão duras na queda como as de DH, nem tão voltadas para velocidade - e portanto de baixo peso - como as XC/CX/Gravel - apesar dessas serem as melhores no desempenho diário, elas não são tão parrudas para "brincar de vez em quando"...
Dá uma pesquisada nos termos, tem muito material na web...

Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
Scrat Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jun 2018
SJC
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Scrat Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2018 as 09:45
< ="text/"> p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica} p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica; min-height: 14.0px}

Opa, Obrigado pelas dias Ismar,


A ideia é essa mesmo, pesquisar antes de comprar. 

Pelo que eu entendi, eu escolhi o tipo de bike errado na verdade, bike de Downhill não é a mais apropriada.


Quando eu disse solavancos, acho que me expressei mal. Eu queria dizer as situações do dia a dia mesmo, como vc depois colocou que são as calçadas, aclives, declives que acabam tendo degraus, etc. Talvez coubesse mais eu ter dito que queria uma bike ágil que suportasse esses obstáculos e até porque eu “gosto” tambem! Eu andava de skate e sempre fui meio “streeteiro”(no nosso caso subir e descer calçadas seria a manobra de ollie), só que uma bike BMX nao ia me atender bem tambem! rs


Acho que acabei procurando mais as bikes de DH por conta disso!


No seu post houve bastante dicas de bikes, como CX, gravel, CX, trekking, enduro urbano, free ride…Eu dei uma procurada nesses tipos e achei alguns tipos parecidos com outros…(leigo, claro! rs)


Olhei alguns post e nao encontrei comparações entre esses tipos, há algum post especifico?


Ou, de acordo com o que escrevi acima, você ja de antemão sugeriria algum tipo de bike?

Se colocar algumas marcas/modelos seria otimo para eu familiarizar com elas e me direcionar a uma busca mais eficiente!


Valeu mesmo Ismar pelas dicas, eu ia adquirir algo que realmente não iria fazer sentido e poderia até desistir depois por conta da má aquisição!

Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2018 as 23:28
As bikes são semelhantes... E nas mãos da pessoa certa, até barra circular vira bike de trial...

O ponto é que dá para escalar quase qualquer degrau de bike, a questão é como fazer...
E começa por aprender a tirar a bunda do selim... Eu precisei gastar uma bike inteira para aprender isso, mas compensa muito... Desde passar um simples quebra-mola em baixa velocidade, usando a técnica certa, fica mais fácil.

Sem suspensão, se usa os braços para absorver impactos...
Quando o degrau é "pra cima", se puxa a frente, e a traseira para subir - o "bunny hope" - um pouco antes do impacto.
Quando o degrau é "pra baixo" - famigerado "drop" - se empurra a bike pra frente com os braços, e se precisa coordena os freios para ela descer devagar (além de evidentemente absorver o impacto com os braços/pernas)... 

Essa parte teórica é bem simples, mas na hora de coordenar isso tudo, é um pouco mais complicado. Sugiro não tentar nada em alta velocidade, até fazer bem em baixa. Os quebra-molas são um combo de subida e descida rápida, com o tempo, parece que ele nem está lá... Creio que boa parte disso tu saiba, se vem do skate...
E isso é a base de andar de bicicleta, seja onde for, com que bike for... Penso, que se um quadro NÃO aguenta isso, ele não é um quadro seguro.

Qual bike? Depende o que tu quer priorizar... 20 km dá pra fazer até num monociclo, e a questão sempre depende de algumas perguntas...  

  1. Qual tipo de terreno?
  2. Desempenho em que ponto importa mais? (exemplos de pontos: conforto, velocidade, agilidade...)
  3. Qual a proposta? (não, ir ao trabalho e fazer trilhas, não cabem bem na mesma frase)
Em contexto urbano, uma bike de uma, 2 ou 3 velocidades, com freio no aro, já supre muito bem. Servirá essencialmente para deslocamento, tendo baixa manutenção e bom rendimento em terrenos duros (asfalto, concreto, piso, lajota, pedra...).
Nessas aqui, os gringos tendem a deixar elas mais parecidas com bikes de estrada (road bikes), e nós tendemos mais para MTB's e beach bikes (as famosas barra forte e barra circular).
O conforto da posição, é um argumento muito usado, mas não é bem verdade... Geralmente o desconforto aparece lá por 30 min de pedal... Em 30 min, numa road bike, que faz média de 35 km/h (ou mais), são 17 km. Mas numa MTB boa, se consegue raramente uma média acima de 25 km/h, o que representa 12,5 km... Logo, depende de bastante coisa, e penso ser uma escolha bem pessoal, e ir adequando aos problemas.

Resultado de imagem para urban bike


Se quiser apimentar um pouco nas manobras, sim uma urban assault, pode servir. O contra é que para ganhar um pouco mais nas manobras, a agilidade do dia-a-dia se vai...

Imagem relacionada

A anterior, é uma bike que vai fazer o percurso em menos tempo, gastando menos energia, do que esta. Apenas isso! Só que "apenas isso", significa se tu tem como tomar um banho quando chegar no trabalho ou não...
Por exemplo, se achar que a vibração é incomoda, pode-se optar por usar aros 650B (o dito 26"), com pneus grandes, ao invés de um 700C com pneus finos. Ainda se preserva a capacidade de rodar bem no asfalto, e se ganha bastante no conforto, devido a tala maior dos pneus.

Resultado de imagem para 650b vs 700c

Com a primeira citada, até dá para passar em escadarias, mas não é o mais adequado... Não creio que tu vá fazer algo assim com sua futura bike...

https://www.youtube.com/watch?v=-jDKJT2dDZQ

Mas, a bike que tu faz isso, nunca vai ser a mesma bike que te permite ir e voltar ao trabalho sem suar um tanto...

Indicar bikes?
Honestamente, qualquer MTB, sem suspensão NENHUMA, com pneus 700/29 ou 650B/26 por 35 em diante, sem cravos, ou no máximo do máximo, cravos laterais apenas.
Um grupo Shimano Acerta, Altus ou Tourney, de a preferência nessa ordem, de 21 a 24 marchas - pessoalmente tenho testado 2x7 velocidades com sucesso tremendo... Mas observe comprar peças do mesmo ano, pois elas se encaixam com uma maior perfeição - e o fórum está aí para ajudar caso fique em dúvida!
Rodas com bons cubos, no máximo 32 raios em cada roda, mas tranquilamente 24 raios são suficientes, só acaba salgando o preço... Aqui sugiro gastar um pouco mais, BOAS rodas saem na faixa de 500 reais o par. E claro, priorize sistemas completamente "rolamentados", que oferecem menor resistência e manutenção que os de esfera.

E essa MTB, deve aguentar muito bem o sobe e desce de calçada... Pros pulos, half pipe, saltos em rampas e blá blá blá... ? Melhor poupar e comprar uma adequada para prática de Urban Freeride, BMX, Wheeling (cuidado, tem preços muito altos em cima de coisas que vendem como dessa cultura, e tu acha paralelo por preços bem abaixo)... Essas eu não sei palpitar, mas não achei nada abaixo de seus 1 500~2 000 que seja usável... Como em tudo, tem sempre AQUELE PRECINHO, mas que na primeira pancada já tá dando problemas... Não caia nessa, venha ao fórum perguntar...


Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
Scrat Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jun 2018
SJC
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Scrat Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2018 as 10:29
Ismar/Cabelo,

Li seu post umas 4 vezes para digerir!

Valeu mesmo! Deu para absorver bastante coisa...

De tudo que farei na bike, nada será exagerado, não pegarei trilhas exageradas, não farei um street igual o cara do video(nem se eu quisesse...rs), não andarei distancias muito longas, etc...

Mas acho que uma Urban Assalt me servirá bem, acho que será divertida!

Saberia dizer se a bike Xviking é boa? vejo que ela esta com um preço honesto, mas não sei dizer se preço compensa também.Eu tenho acompanhado 3 marcas(XViking, Gonew endorphine 7.3(mais cara), Hupi(mais cara ainda)).Acredito que o valor representa nesses 3 casos quanto mais cara, melhor...rs

As vezes penso em montar, mas acho que seria um trabalho que eu teria dificuldades. Fora que aqui no Brasil os comércios são complicados, difícil acreditar na credibilidade deles em peças, entrega, valores altos, etc! E tem também as ferramentas e tempo que é meio escasso....


Voltar ao Topo
Scrat Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jun 2018
SJC
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Scrat Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2018 as 10:36
Originalmente postado por Scrat Scrat escreveu:

Ismar/Cabelo,

Li seu post umas 4 vezes para digerir!

Valeu mesmo! Deu para absorver bastante coisa...

De tudo que farei na bike, nada será exagerado, não pegarei trilhas exageradas, não farei um street igual o cara do video(nem se eu quisesse...rs), não andarei distancias muito longas, etc...

Mas acho que uma Urban Assalt me servirá bem, acho que será divertida!

Saberia dizer se a bike Xviking é boa? vejo que ela esta com um preço honesto, mas não sei dizer se preço compensa também.Eu tenho acompanhado 3 marcas(XViking, Gonew endorphine 7.3(mais cara), Hupi(mais cara ainda)).Acredito que o valor representa nesses 3 casos quanto mais cara, melhor...rs

As vezes penso em montar, mas acho que seria um trabalho que eu teria dificuldades. Fora que aqui no Brasil os comércios são complicados, difícil acreditar na credibilidade deles em peças, entrega, valores altos, etc! E tem também as ferramentas e tempo que é meio escasso....



Acabei esquecendo da Gios que também vi algumas....acho que ela fica entre a XViking e a Gonew....

Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2018 as 10:53
DEpende da bike , vc tem que postar o link pro povo poder ver o quador e peças em questão.
Não dá pra dizer se compensa sabendo somente a marca.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2018 as 23:43
Um Volkswagen AP 1.0, é um motor bastante econômico, de baixa manutenção, e que vendem peça até na padaria... Equipando uma perua Parati, é um péssimo negócio, mas equipando um hatch Gol, ele faz todo sentido...

O mesma vale para os quadros... Tem quadros e quadros, dentro de cada marca, e eles dependem do que vem em volta...

Eu não conheço quase nada de dirt, mas tem um guia aqui:


www.youtube.com/watch?v=_6HzIy9P6EA

O Portal Wheeling, é um canal dedicado a Wheeling (derrr... LOL)

www.portalwheeling.com.br
www.youtube.com/portalwheeling
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
Scrat Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jun 2018
SJC
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Scrat Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2018 as 09:27
Opa, obrigado pela dica Misera,

Segue as bikes que tenho observado, se puder opinar também, agradecemos!

Gios FRX Freeride - R$ 1249,00
https://www.americanas.com.br/produto/26165005/bicicleta-frx-freeride-aro-26-freio-a-disco-21-velocidades-cambios-shimano-preto-verde-gios?DCSext.recom=RR_item_page.rr1-CategorySiloedViewCP&nm_origem=rec_item_page.rr1-CategorySiloedViewCP&nm_ranking_rec=2

XViking Freeride Tuff - R$ 1.299,00
https://www.netshoes.com.br/bicicleta-vikingx-tuff-25-freeride-aro-26-freio-a-disco-21-marchas-branco+azul-W04-0004-044

Gonew endorphine 6.3 - R$ 1479,00 (https://www.netshoes.com.br/bicicleta-aro-29-mountain-bike-gonew-endorphine-63-24-marchas-shimano-aluminio-prata+laranja-C62-1132-318)

Hupi(wristler(aprox R$2.000,00) ou naja) - Acredito ser a mais cara e não sei se conseguirei bancar essa, só se além te preço, tiver muito VALOR agregado! rs 
https://www.hupishop.com.br/bicicleta-hupi-whistler-hidraulica-2018-branca
https://www.hupishop.com.br/bicicleta-hupi-naja-hidraulica-2018-verde

Financeiramente acho que as mais proximas realmente sao as duas primeiras, e reforço o que eu disse para a HUPI, acho que valeria para Gonew tambem, só se realmente compensasse o valor da diferença para adiquiri-las...

Bom, sei que tem peças que realmente compensam pagar um pouco mais, a questao é: dessas 4, qual seria o melhor custo beneficio?
Voltar ao Topo
Scrat Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Jun 2018
SJC
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Scrat Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2018 as 09:31
Verdade Ismah/Cabelo,

Vi o video e fiquei com uma duvida, praticamente a diferença entre uma dirt e uma freeride é o cambio?
Se sim, ficou, após encher o saco da galera aqui, mais claro que a bike que eu quero realmente está sendo a freeride, que tem um cambio para fazer pequenos percursos e da para se diverti um pouco tambem!

Gostei bastante do Canal, vi os videos de montagem de bike e parece nem ser tão complicado, bastaria ter bons fornecedores de peças, ferramentas apropriadas(poucas pelo que ele descreveu) e tempo! rs

Vou tentar encontrar nesse momento uma bike boa montada e na proxima vou me arriscar a montar uma....quando eu tiver com um pouco mais de tempo! rs


Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X