Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cone cubo danificado? e torção lateral roda...
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cone cubo danificado? e torção lateral roda...

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ThiagoZnL Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Offline
Mensagens:1240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoZnL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cone cubo danificado? e torção lateral roda...
    Postado: 17 Mai 2018 as 20:54
Pessoal... to com duas duvidas simples, creio eu... abri o cubo da frente ontem e notei esses defeitos, parece obviamente que algum rolamento causou isso... ao apertar demais a contra porca, da de notar que as esferas ficam travando nesse ponto.  Digamos que uns 30-40%% do cone está desse jeito



Parte que está normal:




Tem como comprar isso novo? ou apenas trocando todo o cubo?


Outra duvida... quando com a mão puxo a roda para esquerda ou direita, ela vem bastante para a lateral, isso é uma característica (alumínio/raios...) ou tem algum defeito? vejo que a traseira não vem tanto e precisa de mais força...





Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2018 as 21:24
Não citou a marca e o modelo do cubo. Não precisa necessariamente trocar o cubo. Se não encontrar o eixo original pra colocar (Shimano é bem difícil acharr só o eixo), compra um eixo paralelo de boa qualidade ou senão compra um cubo completo (aí sai um pouco mais caro a brincadeira) pra utilizar as peças. Verifique também o estado das bacias, se não estão com calosidades, se estiverem troque também.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2018 as 22:42
No caso das rodas pode ate ser que esteja precisando de um reaperto nos raios , mais é meio comum sim ainda mais se não for de qualidade alta a roda.
Acabei de ver as minhas ali e a 29 é assim mesmo (a minha está bem apertada os raios) , já a 26 é bem mais rígida e quase não se meche (as 2 rodas são mesmo aro raios e cubo so muda o tamanho).
Já o caso do eixo é só trocar , se vc já não tiver ferido a bacia tbm , se a bacia ja danificou ai dependendo do cubo que vc usa não vai nem valer a pena trocar , se a bacia estiver boa é tranquilo.
Voltar ao Topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Offline
Mensagens:1240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoZnL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2018 as 23:26
Bacia é isto?
Essas estão ok

O cubo é um SHIMANO SLX M675... duvido achar peças, acho que só um novo mesmo.

Sobre a roda... então é um pouco normal, porém talvez os  raios precisem de aperto? Creio que precisa então, por que a roda traseira é mais rigida.

Tenhoa aquela ferramenta, será que rola dar um aperto de meia volta cada raio? Ou melhor mandar na oficina? LOL


Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2018 as 23:33
Se vc der 1/4 de volta em cada em teoria não vai dar pepino , em teoria , mais se vc não sabe o que está fazendo talvez seja melhor não mexer.
Mais se os raios estiverem frouxos vc apertando eles com mão dá pra ver , problema é eles estarem bons e vc achar que precisa de mais e apertar muito aí pode dar m...
Sim bacia é isso aí mesmo , se elas estão boas sem aquelas marcas que tinha no cone é so trocar o eixo e se possível esferas.
Difícil vai ser achar eixo shimano original e com preço bom.
Eu troquei o meu por um comum mesmo de 5 reais e ta indo , tinha o cubo a 6 anos troquei o eixo primeira vez ano passado , até então ta tranquilo , deu uma sobrevida no cubo.
Mais se cismar de mexer na roda vai com 1/4 de volta , 1/2 volta pode ser muito e chegando nos últimos raios se vc ver que está muito apertado ai vai ter que soltar os outros e a cagada já ta feita.
1/4 de volta em cada se der ruim vai ser pouco kkkkkk.

Editado por misera - 17 Mai 2018 as 23:36
Voltar ao Topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Offline
Mensagens:1240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoZnL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2018 as 11:08
Na mão eu já testei... mas também não sei qual a tensão necessária em cada raio então não muda muito.

Solto nenhum está.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2018 as 12:10
Aperta os pares de raio desse jeito.


Depois vc aperta os de trás que vc disse que está mais firme e compara.
Pelo menos vc vai ter uma idéia , mais esse serviço tbm é bem barato , coisa de 10 15 reais.
Voltar ao Topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Offline
Mensagens:1240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoZnL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2018 as 13:15
O loco, esse cubo aí deve ser fera hahah

Vou testar então, obrigado!!
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:387
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2018 as 13:27
Boa tarde,
ThiagoZnL, meu par de cubos que tenho rodando desde 2003 estão bem mais desgastados do que os seus , são shimano alivio, a quilometragem que rodei nem faço ideia rsrs, e eu vou deixa los rodar por mais 2 ou 3 anos ainda até montar outro par de rodas novo, tenho um par de cubos deore aqui e um par de aros.
Espero que eles aguentem até lá .
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2018 as 13:32
A foto peguei da net só pra ilustrar , são meus cubos não

Editado por misera - 18 Mai 2018 as 13:33
Voltar ao Topo
ThiagoZnL Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2015
Santa Catarina
Offline
Mensagens:1240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ThiagoZnL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2018 as 22:15
Originalmente postado por Joao Angú Joao Angú escreveu:

Boa tarde,
ThiagoZnL, meu par de cubos que tenho rodando desde 2003 estão bem mais desgastados do que os seus , são shimano alivio, a quilometragem que rodei nem faço ideia rsrs, e eu vou deixa los rodar por mais 2 ou 3 anos ainda até montar outro par de rodas novo, tenho um par de cubos deore aqui e um par de aros.
Espero que eles aguentem até lá .

Mas o meu está danificado o cone...

Achei um EIXO COMPLETO COM CONES E TALZ + ESFERAS... problema é 75 reais + 35 reais de frete + 1 mês pra chegar Confused

Acho que por 100 reais ponho um cubo por aqui mesmo de qualquer marca LOL
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2018 as 22:40
Verdade , eu quando troquei o meu pus um de 5 reais mesmo.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2018 as 03:19
Eu não mexeria nos raios fora do centrador, apenas porque a tendência é nunca chegar no ponto certo, por melhor que o cara seja - se for freio a disco, o guarda-chuva é um complicante.
Acho que vale a pena centrar as rodas periódicamente, principalmente se for freio de atuação no aro, pois é diretamente ligado a eficiência da frenagem...
Como dito, o preço é baixo desse trabalho - mas vale ficar junto, muita gente cobra o trabalho todo para só por o aro no centrador e girar ele... Vale lembrar também que as rodas torcem - não tanto quanto no vídeo - e mesmo para a centragem, existe uma tolerância.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X