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Quadros de Chromoly: fetiche ou escolha justificad

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TomSemFreio Ver Drop Down
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    Postado: 11 Mai 2018 as 11:12
Tenho lido diversas opiniões sobre esses quadros e acredito que são superestimados.
Como já tive uma estradeira Giant com quadro de chromoly e hoje tenho uma mtb Specialized que pelo menos o seat tube  (acredito que todo o triângulo central) é desse material, posso dar uma opinião relevante.

A coisa que mais gosto neles é a reparabilidade e resistência à fadiga do aço, com peso próximo ao do alumínio. De quebra ainda tem a resistência à corrosão, superior ao aço comum. 

O que não concordo é com o tão alardeado conforto proporcionado por esses quadros. Minha Giant era dura a ponto de ser insuportável pedalar em paralelepípedos e a MTB, só não é tão dura por conta dos pneus.
Aliás, como alguém pode aceitar que as vibrações atravessam borracha e ar comprimido, para depois serem absorvidas por.... METAL?!!

Para começar o aço tem módulo de Young (elasticidade) 3 vezes maior que o alumínio, mais rígido portanto.
Mas a coisa não é tão simples. Se um quadro de alumínio fosse feito com tubos de espessura e diâmetro iguais aos dos quadros de aço, seria mais "confortável". Como o quadro de alumínio precisa ser feito com tubos de diâmetro maior, acaba ficando estruturalmente mais rígido, mas o quanto?

Para mim, as imperfeições do piso são tão atenuadas pela borracha, pelo ar dos pneus, selim,manoplas e luvas, forro da bermuda, etc. que para perceber alguma diferença é necessário algum talento natural, tipo aqueles audiófilos que ouvem música em amplificadores caríssimos e só 0,5% da população mundial consegue notar a diferença.

Acredito que valem a pena para quem quer uma bike decente p/ vida toda, mas jamais pelo "conforto".
Antonio Carlos
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2018 as 11:36
Conforto é relativo... 

Não é porque você tem uma Bike toda em carbono que ao passar por paralelepípedos ela vai ser confortável...

O quadro vai absorver mais vibrações, que por consequência serão são menos absorvidas pelo seu corpo, pelos seus músculos, e isso era fazer seu corpo fadigar menos depois de horas pedalando... Esse é o conforto esperado de um quadro de carbono e chromoly, por isso elas são as preferidas pelos Cicloviajantes  ou cicloaventureiros, pois estes passam horas em cima da bike, alem da facilidade de reparo... 

Mas isso não quer dizer que você não sentira as vibrações, que será tão confortável que uma Full, que sua bike não ira sacolejar em cima dos paralelepípedos... O que garante isso é um bom selim, uma boa fita de guidão ou manopla, um bom forro de bermuda ou bretele, pneus mais largos com pressão menores e uma boa suspensão... E o Principal, bike no seu tamanho e um bom bike fit, adequando a bike para posição de conforto...

Quem ja fez Bikefit, sabe que existem no minimo tres posição em cima da bike, pode se ajustar para performance, para conforto ou intermediário... Falo no minimo, pq os BikeFit mais profissionais, ainda fazem ajustar para escolhas pessoais como: quero descer melhor, quero subir melhor, quero fazer curvas melhor, quero melhorar a retomada, que pedalar longas distancias.... É claro que não tem com ajustar para tudo, vc melhora de uma lado, piora do outro... 


Editado por rafael_rtg - 11 Mai 2018 as 16:44
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zoda Ver Drop Down


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são paulo
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2018 as 11:47
Vou falar pelas bikes que tenho: as de alumínio parecem que te dão um "coice", dependendo da imperfeição. Lembro a primeira vez que fui andar com uma GT Zaskar de alumínio que comprei em 2004. Até então só tinha bikes de cromoly. Achei bem diferente. Parei umas 3 vezes para ver se estava tudo certo. Tudo bem que a Zaskar é uma bike XC Race, mas a diferença era notável. Tirar conclusões com poucas experiências é algo muito raso.
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TomSemFreio Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TomSemFreio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2018 as 12:25
Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Tirar conclusões com poucas experiências é algo muito raso.

Realmente.

Minha bike de Chromoly está comigo desde 1992.... A minha de alumínio há 4.

Talvez eu deva pedalar mais alguns anos antes  de dar opiniões.
Antonio Carlos
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Neste caso não é diferença do material, e sim do estilo da bike, da regulagem da suspensão, as vezes o retorno estava muito rápido...

Como disse, esse conforto muitas vezes não é percebido no andar...

Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Vou falar pelas bikes que tenho: as de alumínio parecem que te dão um "coice"
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zoda Ver Drop Down


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Tirou conclusões com duas bicicletas. Só isso que escrevi. Cria um tópico em que chega a conclusão com duas experiências e fica nervoso quando é criticado. Fique com suas verdades. Não perco mais tempo aqui.
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zoda Ver Drop Down


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Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Neste caso não é diferença do material, e sim do estilo da bike, da regulagem da suspensão, as vezes o retorno estava muito rápido...

Como disse, esse conforto muitas vezes não é percebido no andar...

Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Vou falar pelas bikes que tenho: as de alumínio parecem que te dão um "coice"


Foi apenas o exemplo do meu primeiro contato com um quadro de alumínio. Tive outras experiências em que constatei o comportamento distinto de ambos materiais. Mas, conforme mencionei acima, foram minhas experiências (realizadas com aproximadamente 23 quadros e não com somente 2), não tenho um universo amostral suficiente para criar verdades.
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pimenta86 Ver Drop Down
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Tipo de discussão que só seria encerrada com um teste cego.

Duvido que alguém consiga distinguir aço/alumínio/carbono. Aliás, duvido q alguém consiga distinguir um First de um Specialized, na mesma categoria.

O que mais tem no ciclismo é lenda e achismo.
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Carrinho Ver Drop Down
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Escolher o material do quadro de uma bike de ciclotur levando em consideração apenas o conforto que este proporciona realmente não se justifica justamente porque o ganho é mínimo, por exemplo, somente a escolha de um pneu adequado já supera esse ganho com imensa folga. 

Segue abaixo um artigo que considero bem completo a respeito desse assunto:
( https://www.cyclingabout.com/frame-materials-for-bicycle-touring-aluminium-vs-steel-vs-titanium/ )
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RuanRAC Ver Drop Down
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os caras que ainda têm bikes de aço cromo as têm desde 1900 e guaraná com rolha...

chega um momento que o corpo se adéqua à bike e isso vira conforto, não desmerecendo o quadro e tal mas o material explica muito pouco mesmo, tirando o fato da memória afetiva acho que o costume explica a ligação neste caso.

Dificilmente um novato vai perceber o conforto maior se andar nas duas bikes, pra eles uma bike melhor é aquela que está aquedada ao seu corpo hoje por isso sempre recomendo o bikefit pra quem chega perguntando aqui
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Paulo Tonetto Ver Drop Down


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"TomSemFreio" boa tarde.

 
Você citou a propriedade mecânica Modulo de Elasticidade do aço e realmente ela é mais alta que o alumínio mas temos duas componentes aqui que é o modulo de elasticidade + tensão de escoamento (tensão necessária para o material entrar no regime plástico) que são usadas para medir a resiliência do material (Capacidade de absorver energia no regime elástico). Alumínios usados na construção de quadros de bicicleta possuem alta tensão de escoamento e modulo de elasticidade menor que o aço resultando em uma maior resiliência ou seja, maior capacidade de absorver energia.
 
O problema que propriedade mecânicas dos materiais sempre andam justa com propriedades geométricas o que torna a comparação, do meu ponto de vista, muito difícil sem ter uma ferramenta de engenharia chamada elementos finitos. Se fosse pra comparar geometrias exatamente iguais ate mesmo as espessuras do aço, alumínio e carbono eu diria que nesta ordem carbono, alumínio e aço seria mais confortável. Mas são tantas variáveis que passa ser de cada um.
 
Como exemplo, hoje é possível ter peças em alumínio ou compósitos tão rígidas quanto o aço mas com peso e propriedade acústicas, térmicas, fatiga melhores que o aço.
 
Espero que te ajude em alguma coisa.

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BIRA Ver Drop Down
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PARANA
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Originalmente postado por TomSemFreio TomSemFreio escreveu:

Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Tirar conclusões com poucas experiências é algo muito raso.


Realmente.

Minha bike de Chromoly está comigo desde 1992.... A minha de alumínio há 4.

Talvez eu deva pedalar mais alguns anos antes  de dar opiniões.
Vixe! Depois dessa paulada eu ia dormir HSUASHUASHUASHUASHAUSHAUSHAUSHUA
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BIRA Ver Drop Down
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Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
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Acredito que além do material (alumínio, carbono, cromolibidenio élfico etc..) o que mais traz conforto é acertar na geometria da bike com seu biotipo. Isso aliado a uma boa suspensão (se usar), um bom selim, e um bom cockpit e apimentado com bons pneus 2.2 pra cima com menor calibragem (como disseram ai em cima)
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TomSemFreio Ver Drop Down
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Originalmente postado por BIRA BIRA escreveu:

Originalmente postado por TomSemFreio TomSemFreio escreveu:

Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Tirar conclusões com poucas experiências é algo muito raso.


Realmente.

Minha bike de Chromoly está comigo desde 1992.... A minha de alumínio há 4.

Talvez eu deva pedalar mais alguns anos antes  de dar opiniões.
Vixe! Depois dessa paulada eu ia dormir HSUASHUASHUASHUASHAUSHAUSHAUSHUA

Foi sem querer..... Confused
Só quis deixar claro minha experiência com 2 bikes de chromoly e 1 de alumínio, que pretensiosamente não considero "rasa". 

O "conforto" discutido aqui se refere aos solavancos da via e não ao bike fit.  Acredito que a combinação pneus + ar comprimido + manoplas + luvas + selim + roupas , torna a vibração irrelevante independente do material. 


Antonio Carlos
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lyra Ver Drop Down
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Originalmente postado por TomSemFreio TomSemFreio escreveu:

Tenho lido diversas opiniões sobre esses quadros e acredito que são superestimados.

A coisa que mais gosto neles é a reparabilidade e resistência à fadiga do aço, com peso próximo ao do alumínio. De quebra ainda tem a resistência à corrosão, superior ao aço comum. 

O que não concordo é com o tão alardeado conforto proporcionado por esses quadros. 

A minha experiencia é parecida... Eu não devo ter as "partes" tão sensiveis assim para notar grandes diferenças entre um quadro de cromo e outro de aluminio em relação ao conforto. A questão da reparabilidade ok, mas na prática não vale nada... Ainda mais do jeito que alguns cicloturistas parecem justifica-la. Quantos casos vc já ouviu de alguem que estava no nunquinstão e o quadro quebrou e foi reparado por um beduino que chegou de camelo com um maçarico debaixo do braço?

Mas, esclarecido isso, devo admitir que eu tenho uma diamonback e duas surlys de cromo que eu gosto muito :-). O que faltou citar foi que o visual proporcionado por tubos mais finos é legal! Fetiche? talvez.
http://ciclobits.blogspot.com
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Fabio Ver Drop Down


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Depois posto. Tenho o link em casa. Um teste com vários testes de quadros e todos de cromoly tinham rigidez maiores que os de alumínio, mesmo com tubos mais finos. Sei lá se essa lenda não surgiu porque os quadros cromoly amassavam e podiam ser recuperados.
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Ligeirinho Ver Drop Down


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Me pergunto se essa premissa que quadro cromoly ser mais confortável não afeta a "sensação" dos quadros de alumínio a serem usados com o preconcebido de serem "duros". Particularmente percebe um bom conforto na minha bike cromoly com pneu 26 x 1.9 mas que ficou esquisito e meio duro quando parti pra 26 x 1.5. Mas independente disso tive uma hoje singela Caloi Aluminum que foi uma das bikes mais confortáveis que já "vesti". Como já dito acima, a geometria deve contar muito além é claro do tamanho correto de quadro a se usar.
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christianmdt Ver Drop Down


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A verdade é: nao existem cicloturistas serios pedalando por ai com bikes de aluminio ou carbono.
Todas as bikes, sem excessao, sao de cromomolibineio ou de titanio.
Olhem o crazyguyonabike, olhem os jornais..
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ghd Ver Drop Down
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Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

A verdade é: nao existem cicloturistas serios pedalando por ai com bikes de aluminio ou carbono.
Todas as bikes, sem excessao, sao de cromomolibineio ou de titanio.
Olhem o crazyguyonabike, olhem os jornais..


Como assim não existe?
Claro que existe. O último deles que até assisti o documentário que ele cruza a Patagônia é com bike de alumínio aro 27,5+. Pois ele tem consciência que o pneu largo com grande volume de ar é o mais impactante pro conforto.

Eu inclusive vi a bike dele pessoalmente na Cycle Fair do ano passado.




Editado por ghd - 11 Mai 2018 as 19:12
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andytuba Ver Drop Down
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Originalmente postado por lyra lyra escreveu:

O que faltou citar foi que o visual proporcionado por tubos mais finos é legal! Fetiche? talvez.


the time is now. ride
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Mingal Ver Drop Down
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O Chromoly realmente é mais confortável assim como o carbono, o alumínio da uma batida muito seca é perceptível parece um boi bravo. Na minha opinião só não é percebida a diferença para pessoas que sempre andaram com alumínio.
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christianmdt Ver Drop Down


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Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

A verdade é: nao existem cicloturistas serios pedalando por ai com bikes de aluminio ou carbono.
Todas as bikes, sem excessao, sao de cromomolibineio ou de titanio.
Olhem o crazyguyonabike, olhem os jornais..


Como assim não existe?
Claro que existe. O último deles que até assisti o documentário que ele cruza a Patagônia é com bike de alumínio aro 27,5+. Pois ele tem consciência que o pneu largo com grande volume de ar é o mais impactante pro conforto.

Eu inclusive vi a bike dele pessoalmente na Cycle Fair do ano passado.




Ugh!
Bikepacking é tao errado...
Eagle e tao errado...

Editado por christianmdt - 11 Mai 2018 as 22:52
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Esse bikepaking é no Estilo do Henrique do canal Pra quem tem dinheiro 😂😂😂

Cara esta com uma Scale 27,5, suspensão Fox 32, GPS profissional, aquele aparelho de comunicação GPS/Satélite que custa um rim e ainda paga mensalidade, que curiosamente o Henrique comprou um igual depois de conhecer esse cara da foto que não lembro quem é, mas é um empresário que tem bastante grana...

Aaaaa admito tenho inveja sim, queria ter grana para tirar umas férias de um mês para pedalar com equipamento top tmb kkkl

Editado por rafael_rtg - 11 Mai 2018 as 23:33
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TomSemFreio Ver Drop Down
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Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:



Ugh!
Bikepacking é tao errado...
Eagle e tao errado...


Vamos lembrar "corretos" então...
Usaram bikes de alumínio, alforges e foram autosuficientes (barraca e comida)
Ada. - volta na América do Sul
Carol - volta na América do Sul
Antonio Olinto e Rafa - meio mundo. A última Turquia e Irã
Iohan do Bike Wanderer - Alaska a Ushuaia
O cara do Cycling About - meio mundo numa bike Koga de alumínio
O doido do Ultraligh - os percursos mais loucos com uma estradeira (!). As vezes de aço, as vezes de alumínio

Se esses não forem sérios, só sobrou o cara do Ciclovida que foi do nordeste brasileiro à Argentina numa bike de açougue e a esposa numa Ceci.




Antonio Carlos
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RuanRAC Ver Drop Down
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Que merda, sério que isso voltou? Se o cara quer e tem grana pra andar em uma bike de ouro é direito dele, que bom que ele pedala e curte o esporte, mas não... tem gente ainda que julga quem não é da turminha. Só tendo a bike do jeito que falam pra ganhar o crachazinho de ciclista raiz, cicloturista, MTbiker... 

A gente tenta ajudar, recomendar a melhor bike para o que o cara pode pagar por que quer que ele pedale, se a bike que o cara tem é melhor que a sua que bom, parabéns, qualquer coisa além disso fica parecendo inveja. 
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Ligeirinho Ver Drop Down


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Originalmente postado por Mingal Mingal escreveu:

O Chromoly realmente é mais confortável assim como o carbono, o alumínio da uma batida muito seca é perceptível parece um boi bravo. Na minha opinião só não é percebida a diferença para pessoas que sempre andaram com alumínio.

OK. Mas uma dúvida.considetando a questão da geometria, tamanho adequado e pneu/selins equivalentes entre um quadro de cromoly e outro de alumínio...
Será que um garfo de aço carbono não seria suficiente pra aliviar bem a rigidez demasiada do quadro de Alumínio?
Obs* pra não despertar suspeitas infundadas, gosto bem + de quadros cromoly.
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por pimenta86 pimenta86 escreveu:

Tipo de discussão que só seria encerrada com um teste cego.

Duvido que alguém consiga distinguir aço/alumínio/carbono. Aliás, duvido q alguém consiga distinguir um First de um Specialized, na mesma categoria.

O que mais tem no ciclismo é lenda e achismo.


Assino embaixo. Pena ser impossível teste cego em bike. Mas dúvido que algum ser humano perceberia certas coisas. Acho muito louco quando ouço coisas do tipo: Senti uma maior rigidez quando passei a usar uma caixa de direção taper, etc. Aliás, eu só uso certos novos padrões, justamente para não ficar parado no tempo e depois não achar peças.
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pimenta86 Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por pimenta86 pimenta86 escreveu:

Tipo de discussão que só seria encerrada com um teste cego.

Duvido que alguém consiga distinguir aço/alumínio/carbono. Aliás, duvido q alguém consiga distinguir um First de um Specialized, na mesma categoria.

O que mais tem no ciclismo é lenda e achismo.




Assino embaixo. Pena ser impossível teste cego em bike. Mas dúvido que algum ser humano perceberia certas coisas. Acho muito louco quando ouço coisas do tipo: Senti uma maior rigidez quando passei a usar uma caixa de direção taper, etc. Aliás, eu só uso certos novos padrões, justamente para não ficar parado no tempo e depois não achar peças.


Dá sim meu amigo, bastaria dar uma envelopada.

E aí, alguma marca top se habilita? Bora fazer uns testes aí e acabar com muitas lendas urbanas.

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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Só pelo tamanho e formato dos tubos ja entregaria que é de cromo e não aluminio.
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christianmdt Ver Drop Down


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rio de janeiro
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Originalmente postado por pimenta86 pimenta86 escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por pimenta86 pimenta86 escreveu:

Tipo de discussão que só seria encerrada com um teste cego.

Duvido que alguém consiga distinguir aço/alumínio/carbono. Aliás, duvido q alguém consiga distinguir um First de um Specialized, na mesma categoria.

O que mais tem no ciclismo é lenda e achismo.




Assino embaixo. Pena ser impossível teste cego em bike. Mas dúvido que algum ser humano perceberia certas coisas. Acho muito louco quando ouço coisas do tipo: Senti uma maior rigidez quando passei a usar uma caixa de direção taper, etc. Aliás, eu só uso certos novos padrões, justamente para não ficar parado no tempo e depois não achar peças.


Dá sim meu amigo, bastaria dar uma envelopada.

E aí, alguma marca top se habilita? Bora fazer uns testes aí e acabar com muitas lendas urbanas.



Sao bikes completamente diferentes.
So nao aceita quem nao quer.
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DukeDeVespa Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DukeDeVespa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2018 as 18:01

Esse negócio de quadro de Cromo e Selim brooks são puro fetiche sim. Não tem justificativa racional para usar esse tipo de equipamento. 

A verdade é: um bom selim de gel, uma suspensão (pode ser de mola com elastômero mesmo), um pneu largo de baixa pressão, boas manoplas e até a geometria do quadro (como por exemplo um entre-eixos maior) influencia muito mais no conforto do que o material o material utilizado.

Acho que essa galera do cicloturismo tem uma mentalidade muito fechada. Querem pagar de desapegados pedalando essas bikes velhas aro 26 com garfo rígido. Dão mais valor ao visual (o falso despojado) do que a praticidade do equipamento. 

E como assim, "Cicloturista sério"? 

#prontofalei heheh

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sascencio Ver Drop Down
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Originalmente postado por DukeDeVespa DukeDeVespa escreveu:

Esse negócio de quadro de Cromo e Selim brooks são puro fetiche sim. Não tem justificativa racional para usar esse tipo de equipamento. 

A verdade é: um bom selim de gel, uma suspensão (pode ser de mola com elastômero mesmo), um pneu largo de baixa pressão, boas manoplas e até a geometria do quadro (como por exemplo um entre-eixos maior) influencia muito mais no conforto do que o material o material utilizado.

Acho que essa galera do cicloturismo tem uma mentalidade muito fechada. Querem pagar de desapegados pedalando essas bikes velhas aro 26 com garfo rígido. Dão mais valor ao visual (o falso despojado) do que a praticidade do equipamento. 

E como assim, "Cicloturista sério"? 

#prontofalei heheh


Para que carregar um peso extra (suspensão, etc...) se não vai fazer uso prático dela. Não vejo nenhuma praticidade nisso... rsrsrs...

Geralmente quem faz cicloturismo não está preocupado em pegar trilhas, vai usar a bike mais em estradões e estradas, em que não há necessidade da suspensão.
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
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christianmdt Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2018 as 18:41
Originalmente postado por DukeDeVespa DukeDeVespa escreveu:

<p ="Msonormal">Esse negócio de quadro de Cromo e Selim brooks são puro fetiche
sim. Não tem justificativa racional para usar esse tipo de equipamento. <o:p></o:p>



<p ="Msonormal">A verdade é: um bom selim de gel, uma suspensão (pode ser de
mola com elastômero mesmo), um pneu largo de baixa pressão, boas manoplas e até
a geometria do quadro (como por exemplo um entre-eixos maior) influencia muito
mais no conforto do que o material o material utilizado. <o:p></o:p>



<p ="Msonormal">Acho que essa galera do cicloturismo tem uma mentalidade
muito fechada. Querem pagar de desapegados pedalando essas bikes velhas aro 26 com garfo rígido. Dão mais valor ao visual (o falso despojado) do que a
praticidade do equipamento. 

<p ="Msonormal">E como assim, "Cicloturista sério"? 

<p ="Msonormal">#prontofalei heheh<o:p></o:p>



O melhor combo é uma bicicleta aro 26 e um selim brooks b68! Conforto desde 1912!
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DukeDeVespa Ver Drop Down
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A suspensão é importante para o conforto e para você conseguir descer as pirambas com um pouquinho mais de emoção.
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misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2018 as 19:46
Bom , pra quem já vai carregar 30 quilos o que são mais 2 né...
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raphael mp Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raphael mp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2018 as 19:39
Eu uso uma bike de cromoly e pessoalmente achei mais confortável. 

Apesar disso com certeza o bikefit e outros componentes são bem mais determinantes. Comprei a minha mais por que sempre tive vontade de uma bike de cromoly por diversos motivos pessoais. 

Talvez o que pegue é que são bikes com uma geometria própria para conforto, várias furacões e geralmente são de marcas e modelos que eram top de linha e atuais são bikes top (surly, specialized awol etc) e, comparando com bikes de alumínio medianas a diferença de peso é quase nula. 

Em relação aos cicloturistas sérios só usarem bike de cromoly eu acho até o contrário:
Artur Simões e Aldo Lammel deram a volta ao mundo com bikes de alumínio e com suspensão!
O Olinto e a Rafaela acabaram de fazer uma viagem no Irã com uma bike de alumínio e suspensão.  
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christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2018 as 22:50
Originalmente postado por raphael mp raphael mp escreveu:

Eu uso uma bike de cromoly e pessoalmente achei mais confortável. 

Apesar disso com certeza o bikefit e outros componentes são bem mais determinantes. Comprei a minha mais por que sempre tive vontade de uma bike de cromoly por diversos motivos pessoais. 

Talvez o que pegue é que são bikes com uma geometria própria para conforto, várias furacões e geralmente são de marcas e modelos que eram top de linha e atuais são bikes top (surly, specialized awol etc) e, comparando com bikes de alumínio medianas a diferença de peso é quase nula. 

Em relação aos cicloturistas sérios só usarem bike de cromoly eu acho até o contrário:
Artur Simões e Aldo Lammel deram a volta ao mundo com bikes de alumínio e com suspensão!
O Olinto e a Rafaela acabaram de fazer uma viagem no Irã com uma bike de alumínio e suspensão.  


Eu tenho uma surly ogre e nao troco por nada nesse mundo
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LucasC Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucasC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2018 as 07:28
discussão dessa em pleno 2018? 
galera usa 26 não é por conta de ser hippie, é porque peças (pneu, camara, aro, raio, garfo) para 26 encontra em qualquer fim de mundo. 
Usam Cr-Mo não por ser hippie, mas porque aço você consegue soldar em qualquer fim de mundo (ou vcs acham que carbono dá reparo e que aluminio é fácil de soldar?). 
Selim de gel..... cada cu é um cu, pra mim o selim de gel pode até ser confortável em trechos curtos, quando a pedalada fica mais longa ou mais intensa complica (ele não dá apoio firme pros ísquios). O selim brooks tem todo esse "fetiche" pois por ser de couro, com o tempo ele se molda ao formato do ciclista, sendo então um selim ideal para aquele ciclista.
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DukeDeVespa Ver Drop Down
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Cadastrado em: 23 Dez 2014
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DukeDeVespa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2018 as 17:21
Originalmente postado por LucasC LucasC escreveu:

discussão dessa em pleno 2018? 
galera usa 26 não é por conta de ser hippie, é porque peças (pneu, camara, aro, raio, garfo) para 26 encontra em qualquer fim de mundo. 
Usam Cr-Mo não por ser hippie, mas porque aço você consegue soldar em qualquer fim de mundo (ou vcs acham que carbono dá reparo e que aluminio é fácil de soldar?). 
Selim de gel..... cada cu é um cu, pra mim o selim de gel pode até ser confortável em trechos curtos, quando a pedalada fica mais longa ou mais intensa complica (ele não dá apoio firme pros ísquios). O selim brooks tem todo esse "fetiche" pois por ser de couro, com o tempo ele se molda ao formato do ciclista, sendo então um selim ideal para aquele ciclista.

Cara, as bikes aro 29 estão dominando o mercado atualmente. Até no Sertão Nordestino você encontra peças de reposição. As marcas deixaram de produzir peças de qualidade para o aro 26. Muitos cicloturistas já fizeram grandes viagens com MTBs de alumínio, suspensão, freio a disco hidráulico e relação de marcha top de linha. Veja aí Guilherme Cavallari do Transpatagônia. Claro que uma bike TOP não é absolutamente necessária e nem economicamente viável para todos. Mas não é por isso que eu vou ficar nesse culto fetichista a essas bikes velhas e ultrapassadas (aliás, bem carinhas...). Manter esse fetiche patético do falso desposado hippie namastê sai caro, viu.


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Carlos sp Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2018 as 14:47
Originalmente postado por DukeDeVespa DukeDeVespa escreveu:

Originalmente postado por LucasC LucasC escreveu:

discussão dessa em pleno 2018? 
galera usa 26 não é por conta de ser hippie, é porque peças (pneu, camara, aro, raio, garfo) para 26 encontra em qualquer fim de mundo. 
Usam Cr-Mo não por ser hippie, mas porque aço você consegue soldar em qualquer fim de mundo (ou vcs acham que carbono dá reparo e que aluminio é fácil de soldar?). 
Selim de gel..... cada cu é um cu, pra mim o selim de gel pode até ser confortável em trechos curtos, quando a pedalada fica mais longa ou mais intensa complica (ele não dá apoio firme pros ísquios). O selim brooks tem todo esse "fetiche" pois por ser de couro, com o tempo ele se molda ao formato do ciclista, sendo então um selim ideal para aquele ciclista.

Cara, as bikes aro 29 estão dominando o mercado atualmente. Até no Sertão Nordestino você encontra peças de reposição. As marcas deixaram de produzir peças de qualidade para o aro 26. Muitos cicloturistas já fizeram grandes viagens com MTBs de alumínio, suspensão, freio a disco hidráulico e relação de marcha top de linha. Veja aí Guilherme Cavallari do Transpatagônia. Claro que uma bike TOP não é absolutamente necessária e nem economicamente viável para todos. Mas não é por isso que eu vou ficar nesse culto fetichista a essas bikes velhas e ultrapassadas (aliás, bem carinhas...). Manter esse fetiche patético do falso desposado hippie namastê sai caro, viu.



Realmente, quem viaja vários países afora de bike velha de cromoly é um fudido pé rapado, segundo sua ótica rasa né brother?
O que realmente pesa a favor no quadro de cromoly (principalmente os antigos) são a imensa variedade de medidas, "n" configurações desde racing até passeio, os mais indicados para viagem e o principal, SÃO DURÁVEIS! 
Quem opta por um quadro, garfo deste tipo, fica com ele o resto da vida, por isso talvez esse mimimi patético e descabido sobre esse tipo de liga de metal. Dá prejuízo para os lojistasLOLLOLLOL

Agora entendo por que o pessoal das antigas sumiu deste fórum, esse tópico só faltou ser patrocinado por loja "x" credo! Perdeu a graça até das discussões, pois o nível tá baixo.

Dica do tio, pedala mais e escreve menos, um dia talvez você aprenda fazer uma crítica construtiva... #ficaadicaWink
O que não nos mata nos torna... Estranhos.
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