Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Sabarabuçu - 2018
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Sabarabuçu - 2018

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
m.y.miura Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2009
Niterói-RJ
Offline
Mensagens:269
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m.y.miura Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Sabarabuçu - 2018
    Postado: 06 Mai 2018 as 17:36
Meio que de última hora resolvi acompanhar o amigo César em sua ciclo-viagem pelo Caminho de Sabarabuçu, trecho que faltava para ele completar toda a Estrada Real.

O relato eu coloco no blog para guardar de lembrança Big smile

Lá tem todos os relatos das viagens anteriores também.

Abraços.

http://zaponeis.wordpress.com
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2018 as 08:38
Bela trip Miura ''Zaponeis''

O trecho entre Rapósos e Honório Bicalho parece estar pior pelas fotos, veio um filme na minha memória depois de ver o seu relato, muito legal Big smile

Pô a Pássaro Verde e a Útil começaram com fuleragem pra carregar as bikes Angry, em Janeiro de 2019 eu vou pra Ouro Preto pra seguir pelo Caminho Novo e vou fazer igual fiz com a Santa Cruz por aqui e pedir o envio das regras e levar impresso, nem Artesp nem ANTT tem nenhuma regulação pro transporte de bike e fica a cargo da empresa, infelizmente cada uma com uma regra, vo pentelhando por faleconosco, e-mail e telefone e também nas redes sociais deles até me mandarem a autorização, funcionou até agora e apenas a Gardenia e Danúbio Azul/Bragança que ja avisaram que se não estiver na caixa não embarco nem fud####

Bom tirando isso só alegria a trip de voces, Parabéns e to de olho no seu blog sempre
Voltar ao Topo
m.y.miura Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2009
Niterói-RJ
Offline
Mensagens:269
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m.y.miura Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2018 as 12:59
Fala João!

O Sabarabuçu é sempre uma bela ciclo-viagem. É difícil, duro mas vale cada pingo de suor.

Quanto ao transporte de bicicletas em ônibus, a regulamentação da ANTT é antiga e não serve para bicicletas. Infelizmente é a que vale hoje e dependendo do motorista acaba acontecendo o que aconteceu conosco nesta viagem e fomos impedidos de embarcar as bicicletas.
Pior é que já em casa dei uma pesquisada e achei um "novo" projeto de lei tratando este problema. Foi criado em 2010, aprovado em 2011 e arquivado em 2012!

Abraços!
http://zaponeis.wordpress.com
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2018 as 19:09
Ótimo relato!

Infelizmente, como cicloturista corriqueiro e usuário frequente de bike em ônibus, o que me chama atenção em sua história é mais um episódio de total desamparo em que ficamos quando vamos viajar e a grande ansiedade que cerca cada um de nossos embarques. Em especial o tratamento da Pássaro Verde - essencial pra quem precisa ir pra OP ou Diamantina - é absolutamente LAMENTÁVEL e já passou da hora de o Instituto Estrada Real fazer algo a respeito.

Não é difícil mostrar às companhias que é muito mais prático, seguro, ocupa menos espaço e é até mais limpo pras bagagens dos outros clientes colocar bicicletas inteiramente montadas nos compartimentos. Caixas ou bolsas, com bikes desmontadas, aumentam o volume, expõem os componentes, causam transtorno pro embarque e desembarque... enfim, pra gente aqui acho que não precisa "rezar missa", mas sinceramente o instituto deveria assumir essa responsabilidade. Talvez já tenha tentado e eu não saiba, mas já são muitos anos de cicloturismo intenso aqui na região e não dá pra sempre os ciclistas estarem contando com a sorte. 

(acho que vai chegar um dia em que todas minhas bikes serão dobráveis - em quaisquer tamanhos de rodas - com capas sob-medida pra cada uma... quem sabe assim é garantia de embarque toda vez?)

No mais, a sua animação em vir fazer repetidas vezes os múltiplos roteiros "reais" é compreensível. Mesmo com os vários poréns que o caminho nos traz - a começar pelo embarque rsrsrs - o desafio é grande e as paisagens e certos contatos humanos, recompensadores. Sou um apaixonado pelo Caminho dos Diamantes (mas confesso que nem tenho nos planos o Sabarabuçu - aquelas trilhas zicadas não fazem muito meu estilo) e planejo um dia fazer pelo menos uma parte do caminho velho, e de novo o diamantes completo, quem sabe em sentido contrário.

Ah, muito bom você documentar tudo no blog. Está muito organizado e bem legível, ótimo de acompanhar.
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
m.y.miura Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2009
Niterói-RJ
Offline
Mensagens:269
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m.y.miura Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mai 2018 as 21:26
Obrigado pelas palavras ninocoutinho!

Em um momento enquanto aguardava o ônibus na rodoviária me veio essa ideia de que o Instituto Estrada Real deveria se posicionar sobre a questão do embarque de bicicletas. Mas depois pensando melhor, creio que este problema não é só em relação à Estrada Real e consequentemente do Instituto. É um problema nacional e envolve muito mais do que isso. E não faço a mínima ideia de como poderia ser resolvido diante da situação política e cultural do país no momento.

Enquanto isso a dica que posso sugerir é usar o mala-bike apesar de concordar totalmente com você de que bikes montadas e bem amarradas é mais seguro para todos. Mas de mala-bike ou encaixotada não tem como não embarcar. Não coloquei no relato mas para embarcar conseguimos uma caixa de bike em uma bicicletaria da região e a outra foi improvisada com várias caixas de papelão de ovos, tomates, etc. Ficou um lixo! Não posso mostrar isso como solução... mas assim não puderam falar nada. Confused

Com relação aos outros caminhos, o Caminho Novo também é bem bacana, muita história nas cidades por onde passa. Mas tem algumas trilhas complicadas de passar e no final (sentido OP-RJ), infelizmente não dá prá ir até o último marco devido à segurança no local. Ideal é fechar em Petrópolis que diga-se de passagem é fechar com chave de ouro!

Abraços!
http://zaponeis.wordpress.com
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2018 as 08:41
Sobre como levar a bike, no ano passado nas tratativas antecipadas com a Gontijo eu consegui autorização pra transportar as bikes assim, o volume parece grande mas ai eu as acomodei como em uma mala bike mas estava com os alforges e eu mesmo as amarrei no bagageiro uma encaixada na outra e foi de boa e não danificou nada, de BH pra Cocais no Pássaro Verde foi do mesmo jeito e pra voltar de Útil de Ouro Preto pra Sampa também, levei o plástico dobrado por baixo do alforge durante a viagem pra usar na volta.

Eu estava ensaiando pra comprar uma mala bike da Ararauna que quando não está em uso fica bem compacta e posso carregar por baixo do alforge como fiz com o plástico, acho que agora vou acabar comprando pois vou usar bastante se tudo der certo, o plástico funciona bem mas pra carregar a bike desmontada em BH foi complicado pois não ter alça dificulta e por isso to afim do Mala Bike da Ararauna que foi o melhor custo-benefício que achei e mais compacto quando não está em uso.

Só não podemos parar de cicloviajar por isto, é chato mas damos um jeito.

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X