Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda adaptação MTB para cidade
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda adaptação MTB para cidade

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
pettis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:163
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pettis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda adaptação MTB para cidade
    Postado: 24 Abr 2018 as 01:15
Galera, boa noite!

Preciso da ajuda e conhecimento dos amigos do fórum para fazer uma adaptação numa Orbea MX10 que tenho aqui em casa e está parada mais de ano depois que casei e mudei de apartamento. Hoje pedalo pro trabalho e a lazer numa City Tour comprada em 2015, que rola bem melhor no asfalto comparada com a MTB, mas não tenho mais como continuar com as duas, preciso vender uma, e optei em vender a Caloi.





Tenho algumas mudanças em mente a serem feitas, vou relatar a seguir. A MX é uma 27.5 e a Caloi é 700c. As duas pesam 13.5kg segundo minha balança.

----------------+----------+----------+
MEDIDAS        | MX10 (M) | CT (17") |
----------------+----------+----------+
Seat Tube       | 430      | 432      |
Top Tube (EFF) | 564      | 580      |
Head Tube       | 108      | 140      |
Chainstay       | 440      | 440      |
BB Height       | 265      | 312      |
Wheelbase       | 1075     | 1055.9   |
Seat Angle      | 74       | 74       |
Head Angle      | 70       | 72.5     |
----------------+----------+----------+





1) Pneus

Comprei no exterior dois pneus muito bacanas mesmo (WTB Horizon 47) que quando montados numa roda 650b, ficam mais ou menos na mesma altura de uma roda 700c com pneu 28. Comparado com os pneus atuais da Kenda (900g segundo um site), economizo 770g (eles pesam 515g cada).

2) Suspensão

Aqui é que jaz minha grande dúvida. A Rockshox é pesada demais, 2.5kg e sinceramente mais me atrapalha do que ajuda na cidade. Encontrei uma no Mercado Livre de uma marca chamada Java, que vende essa suspensão rígida na cor branca. Confesso que aqui estou pensando pela estética, já que combina perfeitamente com a cor da MTB, tem um estilo “hexagonal” como as linhas da Orbea, além de serem um bocado mais leve (500g). Nessa brincadeira eu tiro quase 2kg da bike.

O problema é com as medidas. O garfo da MX-10 é um Rockshox XC30 (100mm de curso) e a Caloi tem o RTS SS-M7-T. Informações sobre os garfos:

----------------+------+------+------+-------+------+
MEDIDAS        | XC30 | RST | J26 | J27.5 | J29 |
----------------+------+------+------+-------+------+
Fork Lenght     | 490 | 475 | 430 | 450   | 470 |
Weight          | 2500 | 1333 | ~500 | ~550 | ~600 |
----------------+------+------+------+-------+------+

Calculando friamente, a J29 (Java 29) tem o tamanho mais parecido com a Rockshox. Porém, essa bike realmente tem a frente bem alta, então penso se a opção 27.5 não seria melhor. Eu diminuiria cerca de 4cm na altura. Chego até a flertar com o 26, que diminuiria 6cm a frente da bike. Realmente não faço idéia dos problemas que isso poderia trazer numa MTB. Alteraria o ângulo, certo? Isso forçaria demais o triângulo dianteiro da bike? Qual o impacto em diminuir o curso do garfo na pilotagem?

Coloquei umas imagens caso tenha errado algum número...







Aguém tem mais alguma dica para adaptar a bike? Penso em por uns paralamas bacanas nela, o quadro tem furação na roda traseira mas na frente o garfo java só tem um furo. Alguma recomendação?

Agradeço a colaboração de todos! Valeu!

Editado por pettis - 24 Abr 2018 as 02:11
Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2018 as 06:35
A geometria da Caloi é pensada p/ uso urbano. Por consequencia o headtube dela é maior que da Orbea (140mm x 108mm - a resolução está baixa, mas parece ser 108...).
Na Orbea a suspensão compensa essa diferença para manter a bike nivelada - repare que ambos os chainstay ficam retos, paralelos ao solo.
Ao trocar a suspensão da orbea por um garfo rígido além de baixar a frente da bike, vc também rebaixará a porção traseira - corre o risco de acertar obstáculos no chão ao pedalar.
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2018 as 08:20
Amigo, no seu lugar EU não alteraria tão radicalmente a geometria da bicicleta, optando pelo garfo que tem as medidas similares a sua bike.

- Alteraria o ângulo, certo? Certo!
- Isso forçaria demais o triângulo dianteiro da bike? Não sei, provavelmente sim.
- Qual o impacto em diminuir o curso do garfo na pilotagem? NA MINHA OPINIÃO, a bicicleta "rebaixada" fica super desconfortável pra cidade.

Aqui tem informação pra caramba:
https://www.pedal.com.br/forum/vamos-falar-de-garfo-rigido_topic70769.html

https://www.pedal.com.br/forum/mudando-para-garfo-rigido_topic88302.html

NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
RICARDAO DA MAZZEI Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mar 2008
SAO PAULO - SP
Offline
Mensagens:1761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RICARDAO DA MAZZEI Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2018 as 10:35
Se voce vai rodar só em asfalto não seria melhor manter a caloi que já está pronta e vender a orbea ?
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2018 as 10:52
Também, teria vendido a Orbea ao invés da Caloi... 

O Aro 700c é mais indicado para uso em asfalto e urbano... Daria para reduzir peso dela também colocando um garfo rígido de carbono e faria um UP para pneus 700x42 caso quisesse mais conforto, e se tivesse uma graninha, um UP para freios hidráulicos...


Editado por rafael_rtg - 24 Abr 2018 as 10:54
Voltar ao Topo
pettis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:163
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pettis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2018 as 10:57
Originalmente postado por RICARDAO DA MAZZEI RICARDAO DA MAZZEI escreveu:

Se voce vai rodar só em asfalto não seria melhor manter a caloi que já está pronta e vender a orbea ?


Ricardo, também pensei nisso, e na verdade ainda não bati o martelo na venda da Caloi.

Orbea é bem mais difícil de vender do que a Caloi. Essa bike tá bem mexida, troquei os freios hidráulicos dela sem série e o pedivela pelos Deore correspondentes, comprei uma roda Mavic no exterior por uma barganha (ninguem lá quer saber mais de 27.5), o que encarece a bike e dificulta a venda.

Também penso que daqui a algum tempo posso voltar a fazer trilhas, um fato que não citei no post original. Se eu mantesse a Orbea e guardasse o garfo/pneus, nem precisaria comprar outra bike.

Editado por pettis - 24 Abr 2018 as 11:02
Voltar ao Topo
pettis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:163
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pettis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2018 as 10:59
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Também, teria vendido a Orbea ao invés da Caloi... 

O Aro 700c é mais indicado para uso em asfalto e urbano... Daria para reduzir peso dela também colocando um garfo rígido de carbono e faria um UP para pneus 700x42 caso quisesse mais conforto, e se tivesse uma graninha, um UP para freios hidráulicos...

<div id="leiaelfabcbifngldgdlahaamjpioepa">


Rafael, pensando na sua sugestão, poderia aproveitar as rodas da Orbea 27.5 com os pneus da WTB... ficaria pouca coisa menor que o pneu atual. Também posso passar os componentes Deore da MTB pra Caloi e substituir o garfo da RTS. Apesar do amortecedor ser bonzinho, eu viveria sem ele tranquilamente. Valeu pela sugestão.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2018 as 11:15
Colocando um garfo menor vc vai deixar a frente mais baixa do jeito errado.
Explicação rápida , a direção vai fica com angulo maior e o garfo vai ficar mais em pé , o quadro acho que nem forcaria tanto mais o garfo sim.
O tubo do selim tbm vai ficar mais em pé , vc vai ficar mais em cima do mov. central o que é ruim para pedalar joelhos enfim , vc vai transferir mais peso pra frente , isso junto com o fato de o garfo já estar mais em pé em buracos e frenagens ele vai sofrer mais assim como sua direção mesa e guidão.
O mov central da orbea ja é baixo (26cm) com esse garfo de 43 eloe ja vai ficar próximo de 20 , péssima idéia.
O ideal no caso seria vc por o de 47 e pegar uma mesa com inclinação colocar ela virada pra baixo sem espacadores na direção com um guidão flat , é só escolher a mesa com inclição certa pra deixar como vc quer.
Ai vc mantém a geometria da bike e a frente baixa do jeito certo.
Voltar ao Topo
pettis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:163
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pettis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2018 as 11:28
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Colocando um garfo menor vc vai deixar a frente mais baixa do jeito errado.
Explicação rápida , a direção vai fica com angulo maior e o garfo vai ficar mais em pé , o quadro acho que nem forcaria tanto mais o garfo sim.
O tubo do selim tbm vai ficar mais em pé , vc vai ficar mais em cima do mov. central o que é ruim para pedalar joelhos enfim , vc vai transferir mais peso pra frente , isso junto com o fato de o garfo já estar mais em pé em buracos e frenagens ele vai sofrer mais assim como sua direção mesa e guidão.
O mov central da orbea ja é baixo (26cm) com esse garfo de 43 eloe ja vai ficar próximo de 20 , péssima idéia.
O ideal no caso seria vc por o de 47 e pegar uma mesa com inclinação colocar ela virada pra baixo sem espacadores na direção com um guidão flat , é só escolher a mesa com inclição certa pra deixar como vc quer.
Ai vc mantém a geometria da bike e a frente baixa do jeito certo.


Boa dica amigo. Entendi que rebaixar a frente da bike muda muito mais coisas do que imaginava, o correto seria mesmo manter o garfo no tamanho mais próximo possível e rebaixar a frente com a mesa inclinada pra uma tocada mais urbana.

Eu sinceramente não queria vender a Orbea, o quadro é super bacana, os tubos tem formato hexagonal, uma construção diferente e bem bonita na minha opinião, além de ter garantia vitalícia. Fora que a Caloi é bem mais fácil de vender. Nela eu tenho interessados, na Orbea, ninguém.
Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2018 as 11:30
Se vc tem pretensão de futuramente retornar a praticar MTB, pq não mantém a Orbea do jeito que está e apenas compra 1 par de pneus slick?

Claro que um garfo rígido na cidade faz a bike girar melhor, mas a dificuldade de usar a orbea com suspensão é assim tão pior (considerando a troca por pneus slick)?!

Vc teria como pontos positivos mantendo a Orbea:
* melhores componentes;
* 1 única bike p/ 2 funções (pronta p/ MTB e compatível com mobilidade trocando pneus)
* maior facilidade na venda da Caloi
Voltar ao Topo
pettis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:163
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pettis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2018 as 11:40
Originalmente postado por Rafael88 Rafael88 escreveu:

Se vc tem pretensão de futuramente retornar a praticar MTB, pq não mantém a Orbea do jeito que está e apenas compra 1 par de pneus slick?<div id="bbafmabaelnnkondpfpjmdklbmfnbmol" ="bbafmabaelnnkondpfpjmdklbmfnbmol" style="display: none;">

Claro que um garfo rígido na cidade faz a bike girar melhor, mas a dificuldade de usar a orbea com suspensão é assim tão pior (considerando a troca por pneus slick)?!

Vc teria como pontos positivos mantendo a Orbea:
* melhores componentes;
* 1 única bike p/ 2 funções (pronta p/ MTB e compatível com mobilidade trocando pneus)
* maior facilidade na venda da Caloi


Sinceramente, diferença, diferença não faz. Eu travo ela e nem sinto falta da suspensão, os pneus gordos já me satisfazem. Acho que vou comprar o garfo 29" e guardar do Rockshox. Se se não gostar, revendo no ML. E claro, mantenho a possibilidade de voltar a andar na terra, o que não vai dar se ficar coma Caloi. Obrigado!

Editado por pettis - 24 Abr 2018 as 11:41
Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2018 as 11:41
Originalmente postado por pettis pettis escreveu:

 Eu sinceramente não queria vender a Orbea, o quadro é super bacana, os tubos tem formato hexagonal, uma construção diferente e bem bonita na minha opinião, além de ter garantia vitalícia. Fora que a Caloi é bem mais fácil de vender. Nela eu tenho interessados, na Orbea, ninguém.

Vc mandou essa msg enquanto eu escrevia a anterior...

Cara, eu no seu lugar mantinha a Orbea e ponto final. Se vc curte ela e tem quem queira a Caloi, vende a Caloi ué.

Siga o caminho mais simples e econômico: utilize a Orbea do jeito que está instalando pneus slick. Vai gastar na faixa de uns R$150,00 (pneus + câmaras). Se continuar muito ruim de usar, depois vc pensa em trocar garfo etc..

Porém, se a patroa não encher tanto e conseguir manter ambas as bikes mais um tempo no AP, utilize apenas a Orbea por 1~2 meses apenas trocando o pneu e no fim do período reavalie suas necessidades e problemas que surgiram. Deixe a Caloi juntando pó. Se no fim desse período vc não sentir falta da Caloi, passa ela p/ frente e vida que segue Thumbs Up


Editado por Rafael88 - 24 Abr 2018 as 11:42
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X