Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Freio traseiro Deore M615 "travado"
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Freio traseiro Deore M615 "travado"

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
fzpereira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2013
Lages/SC
Offline
Mensagens:735
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fzpereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Freio traseiro Deore M615 "travado"
    Postado: 23 Abr 2018 as 14:29
Bom dia galera!

Vamos ver se algum mago aqui me dá uma ajuda!

Após uma corrida, com muito barro e lama, mandei a bike pra manutenção completa.
Fui busca-la hoje e o mecânico me deu a triste notícia que o meio freio traseiro, um shimano Deore M615 foi pro "saco". O que ocorreu:

- Após a sangria do sistema de freio, ao pressionar o manete ele não volta, ou seja, o pistão não retorna para a posição inicial, deixando o freio (leia-se: a roda) travada. De acordo com ele, o Deore M615 não tem como desmontar e acessar o sistema do pistão para verificar se é sujeita ou algum tipo de defeito/quebra, pois diferentemente dos modelos SLX e XT, o freio é "lacrado".
Segundo o que ele me disse, ele fez tudo o que podia, mas não deu jeito de arrumar.

Será que realmente meu freio traseiro está condenado à morte?

Alguém já passou por esse problema (ou algo parecido) que possa contribuir com uma solução?

Abraços galera!
Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR
Voltar ao Topo
SrSky Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2016
F. Beltrão
Offline
Mensagens:237
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SrSky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2018 as 15:49

Meu freio é um M615, e já desmontei a parte do pistão, esse papo de ser lacrado ai não procede, ele pode estar com receio de mexer, e ai mando esse papo de que é lacrado....

Eu ficaria atento com esse mecânico, tem algumas coisas que não batem ai nessa história, primeiro que se o seu freio estava funcionando perfeitamente após a corrida, não faz muito sentido após o serviço de sangria ele parar repentinamente de funcionar, logo a conclusão mais óbvia é que o problema não foi a sujeira e sim uma sangria mal feita.

Outra ponto em um sistema hidráulico oq causa o fechamento/travamento dos pistões é o próprio fruído (acesso), oq pode ter acontecido é que ele não usou o espaçador na hora de fazer a sangria e ai os pistões se juntaram ou então ficaram próximos d+, ou tem uma quantidade muito grande de ar no sistema, óleo de má qualidade... enfim são muitas possibilidades.

Outra possibilidade porem mais remota, pode ter acontecido de entrar sujeita entre o pistão e travado o mesmo na parede do freio, mas considero essa possibilidade mais remota.

Um freio Deore não é barato, acho que vale a pena levar a bike em outro profissional para ter uma segunda opinião antes de sair trocando a peça.



Editado por SrSky - 23 Abr 2018 as 15:51
Voltar ao Topo
fzpereira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2013
Lages/SC
Offline
Mensagens:735
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fzpereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2018 as 16:18
Originalmente postado por SrSky SrSky escreveu:

Meu freio é um M615, e já desmontei a parte do pistão, esse papo de ser lacrado ai não procede, ele pode estar com receio de mexer, e ai mando esse papo de que é lacrado....

Eu ficaria atento com esse mecânico, tem algumas coisas que não batem ai nessa história, primeiro que se o seu freio estava funcionando perfeitamente após a corrida, não faz muito sentido após o serviço de sangria ele parar repentinamente de funcionar, logo a conclusão mais óbvia é que o problema não foi a sujeira e sim uma sangria mal feita.

Outra ponto em um sistema hidráulico oq causa o fechamento/travamento dos pistões é o próprio fruído (acesso), oq pode ter acontecido é que ele não usou o espaçador na hora de fazer a sangria e ai os pistões se juntaram ou então ficaram próximos d+, ou tem uma quantidade muito grande de ar no sistema, óleo de má qualidade... enfim são muitas possibilidades.

Outra possibilidade porem mais remota, pode ter acontecido de entrar sujeita entre o pistão e travado o mesmo na parede do freio, mas considero essa possibilidade mais remota.

Um freio Deore não é barato, acho que vale a pena levar a bike em outro profissional para ter uma segunda opinião antes de sair trocando a peça.


Obrigado pelo retorno SrSky!

Então, pensei a mesma coisa. Quando deixei a bike na oficina, o freio funcionava (freiava perfeitamente). Quando fui buscar, foi este relato do freio travado.
O óleo eu sei e garanto que foi utilizado o correto, mineral da Shimano mesmo. Agora quanto a sangria mal feita, já não posso dizer se foi isso ou não, pois não acompanhei.

Amanhã pela manhã levarei em outra oficina, para outro mecânico dar uma olhada. Se este também não conseguir, ainda tenho uma terceira opção aqui na cidade, antes de sair trocando a peça.

Concordo que o freio Deore não é barato para sair logo condenando assim e trocando... tentarei todas as possibilidades.

Abraços.
Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2018 as 21:46
Claro que é lacrado, afinal as peças nasceram no seu lugar... LOL

Meu amigo, tudo que foi montado, é possível de desmontar... Realmente existem N fatores, e é um serviço que pouca gente quer fazer, porque o lucro para esse tipo de serviço é muito pequeno, já que é demorado e minucioso... Além de que quase ninguém sabe fazer, porque é algo bem delicado, e não muito usual...
Nesse contexto, muitas vezes convém trocar a peça, ou procurar alguém que trabalhe com isso. Torneiros mecânicos e ferramenteiros, mecânicos industriais em geral, tem ferramental para isso, mas é quase mosca branca achar um desses que seja "free lancer", a maioria está dentro de empresas...
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2018 as 22:36
Muito mal contada essa conversa.

Uma crítica que faço aos freios hidráulicos, mas vale para muitas coisas de alta tecnologia hoje: para as pessoas comuns, é tecnologia de caixa preta e a maioria das pessoas simplesmente não entende nada de nada desses sistemas.

O problema de sistemas "black box" para leigos é que o "mexânico"  pode tirar proveito disso empurrando um conjunto novo para o dono desavisado. Ele lucra, a Shimano lucra e só quem sai perdendo é o dono da bike.
Aí teremos dois tipos de "mexânicos". Os incompetentes, que não tem a capacidade de arrumar a peça, disfarçam a falta de capacidade com a instalação de uma peça nova no lugar de recuperar a antiga. Já os competentes recuperam a peça e ela vai para o estoque a custo zero, para ser revendida numa outra oportunidade.

Se fosse um V-Brake, certeza que o mecânico não alegaria isso, porque o problema seria óbvio mesmo para o leigo. Mas é caso de freio a disco hidráulico, com muito funcionamento interno...
É por isso que grupos como este são importantes.

Não tem essa que freio não tem como desmontar ou coisa parecida.
Há várias formas do pistão travar e não recuar. Uma o pessoal já falou: sujeira. Nada que um pouco de WD40 e o calor de um secador de cabelo não resolva.
Outra é a formação de ferrugem, mas duvido que seja o caso. A ferrugem precisaria ser profunda para causar travamento, mas não é o que você narra.
Uma terceira forma ocorre quando a pinça é acionada sem o disco e/ou as pastilhas. O cilindro hidráulico avança tanto que fica na ponta do cilindro. Nessa posição, o pistão consegue desalinhar do cilindro por conta da folga mínima e entroca. Se ele acunhar, fica travado. Não é difícil de resolver, mas tem que ser feito por alguém que saiba o que está fazendo.

Eu já tive problema de pistão travado da pinça do meu carro. Nada que eu não pudesse desmontar, retirar os guarda-pó, dar uma dose generosa de WD40 e retornar o pistão para dentro do cilindro com a ajuda de uma morsa. Depois, uma remontagem com cuidado, com boa graxa grafitada para alta temperatura específica para freios, guarda-pós novos, uma nova sangria e freios novos por um bom tempo.

Mas teve "mexânico" doido para trocar as minhas pinças por novas. A pinça velha poderia ter reparo (como aliás continua funcionando 10 anos depois disso), mas reparar a pinça não dá grana para ele, mas se ele vende um par de pinças novas, a conversa é outra. Lucro para ele e lucro para a fábrica da peça. E eu que me lasque em pagar a conta.

Que fique essa lição.

Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2018 as 23:18
Provavelmente cagada do mecânico, numa revisão nessas bicicletarias boca de porco que só sabem vender peça,  já ferraram as borrachas de vedação do manete de freio hidraulico shimano da corratec 10hz do meu primo, o cara veio com a mesma história, quis empurrar um outro freio, dava desconto, resumo, ele mandou o mecânico se F.... , aprendeu a não economizar na revisão da bike levando em lugar com bons profissionais, absorveu o prejuizo e já comprou um deore xt, e está muito feliz.

Com freio não se brinca, tenta levar em algum outro lugar de renome, com bons mecânicos, e veja se fica 100%, se ficar 99,99%, troca o conjunto traseiro, é freio, sua vida depende disso.


Editado por hurry-gurits - 23 Abr 2018 as 23:21
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
fzpereira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2013
Lages/SC
Offline
Mensagens:735
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fzpereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2018 as 10:46
Bom dia galera!

Obrigado pelas respostas e dicas!

Levei noutro mecânico e ele me disse que deu jeito no freio. Conseguiu desmontar e consertar. Riscou um pouco a manete, mas o importante é que está arrumado. Vou pegar a bike agora meio-dia para ver. Tomara que tenha ficado 100%!

Ele me mandou esse vídeo:


Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR
Voltar ao Topo
Anonimo Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jun 2018
Campinas-sp
Offline
Mensagens:175
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Anonimo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2018 as 09:23
Originalmente postado por fzpereira fzpereira escreveu:

Bom dia galera!

Obrigado pelas respostas e dicas!

Levei noutro mecânico e ele me disse que deu jeito no freio. Conseguiu desmontar e consertar. Riscou um pouco a manete, mas o importante é que está arrumado. Vou pegar a bike agora meio-dia para ver. Tomara que tenha ficado 100%!

Ele me mandou esse vídeo:



E ai amigo, como ficou o freio? Voltou ao que era? Ou persistiu o problema? Tô querendo comprar um desse também, mas com esse seu comentário fiquei em duvida kkkkk
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X