Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cassete 11-50 com 9v ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cassete 11-50 com 9v ?

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rogerio_prazeres Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2014
Salvador
Offline
Mensagens:128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogerio_prazeres Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cassete 11-50 com 9v ?
    Postado: 19 Abr 2018 as 20:35
Alguém aí já viu esse monstrinho no Aliexpress?

Diz lá que é compatível com o M430 (alivio antigo) M4000 (alivio novo shadow) M590 (Deore). Mas acho que se for compatível com o alívio antigo de cage longo, vai ser compatível com quase todos os cages longos da shimano (talvez fazendo a gambiarra de trocar o parafuso).

Será que é uma opção econômica pra um sistema sem câmbio dianteiro? Ou será que fica muito "buraco" entre as marchas?

Como pra 9v tudo é mais barato e muita gente tem sistema 9v sobrando em casa, os pobretões poderiam entrar na moda das catraconas.

Brincadeira à parte, acho que se não ficar muito mal espaçado, pode ser uma ótima opção. Existem muitas opções de boas correntes pra 9v. Só isso já seria um grande alívio no bolso.



Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:531
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2018 as 20:54
então, será que o cambio consegue colocar na 50? 
Posta o link se encontrar.
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2018 as 22:06
Eu uso o SunRace 11/40 pra 9v com o Alívio M4000 com pedivela triplo e no extremo de 30/40 o sistema fica muito forçado, imagina com 50 então, acho que pra um câmbio de linha acima e com coroa única com chainline acertado pode até funcionar legal, mas com Alívio eu acredito que iria desbeiçar o câmbio muito rápido, M430 que tem a mola mais "mole" seria mais dor de cabeça ainda
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2018 as 22:11



11-13-16-20-24-30-36-42-50


Dá para ver na foto 3 buracos no escalonamento das marchas:

13-16: 23,1%
16-20: 25,0%
24-30: 25,0%

Com 9 cogs não dava para evitar esses buracos mesmo.

Não sei se um prolongador de gancheira daria conta de fazer um câmbio 9v alcançar bem o cog 50 e permitir uma boa cobertura de corrente no menor cog 11.
Voltar ao Topo
rogerio_prazeres Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2014
Salvador
Offline
Mensagens:128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogerio_prazeres Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2018 as 06:02
Originalmente postado por TGTECH TGTECH escreveu:

então, será que o cambio consegue colocar na 50? 
Posta o link se encontrar.


Aqui o link 11-50 9v no aliexpress.

Interessante que os fabricantes de supercog pra 11v mandam um kit com um cog intermediário (pra substituir o que foi retirado) e um parafuso mais longo pra afastar mais a roldana guia do câmbio (aqui o link pro super cog).

Esse de 11-50 9v só diz só diz que é compatível e pronto.
Voltar ao Topo
rogerio_prazeres Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2014
Salvador
Offline
Mensagens:128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogerio_prazeres Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2018 as 06:27
Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Eu uso o SunRace 11/40 pra 9v com o Alívio M4000 com pedivela triplo e no extremo de 30/40 o sistema fica muito forçado, imagina com 50 então, acho que pra um câmbio de linha acima e com coroa única com chainline acertado pode até funcionar legal, mas com Alívio eu acredito que iria desbeiçar o câmbio muito rápido, M430 que tem a mola mais "mole" seria mais dor de cabeça ainda


João, 11-40 num sistema 3x9 pode forçar mesmo. Se fizer a conta (40-22)+(40-11) dá 47 ultrapassa a capacidade máxima do sistema que é 45. Nesse caso vc tem que tem que ter cuidado redobrado pra não cruzar tanto as marchas.

Mas de qualquer modo a Shimano recomenda o máximo de 36T no cassete pro sistema alívio. Qualquer coisa diferente disso é gambiarra. hehehe
Voltar ao Topo
rogerio_prazeres Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2014
Salvador
Offline
Mensagens:128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogerio_prazeres Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2018 as 06:40
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:




11-13-16-20-24-30-36-42-50


Dá para ver na foto 3 buracos no escalonamento das marchas:

13-16: 23,1%
16-20: 25,0%
24-30: 25,0%

Com 9 cogs não dava para evitar esses buracos mesmo.

Não sei se um prolongador de gancheira daria conta de fazer um câmbio 9v alcançar bem o cog 50 e permitir uma boa cobertura de corrente no menor cog 11.


Pois é. Perfeito a gente sabe que não fica pois se ajustar pra cobrir o 50, vai ficar muito longe do 11 e talvez a troca não fique tão precisa nessa região. Os cambios de 11v tem um ângulo de descida diferente, mais "rasa", são mais aptos a cassetes com mais extensão.

Também tem o lance dos buracos da relação, que pra quem treina no asfalto e faz um pedal mais técnico com certeza atrapalharia a cadência.

Mas pelo preço eu fiquei pensando se não valia uma tentativa, principalmente pro povo mais bruto como eu, que quase nunca passa uma marcha de cada vez.

O chato é que se não der certo, vai direto pro lixo.
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2018 as 08:58
Originalmente postado por rogerio_prazeres rogerio_prazeres escreveu:


João, 11-40 num sistema 3x9 pode forçar mesmo. Se fizer a conta (40-22)+(40-11) dá 47 ultrapassa a capacidade máxima do sistema que é 45. Nesse caso vc tem que tem que ter cuidado redobrado pra não cruzar tanto as marchas.

Mas de qualquer modo a Shimano recomenda o máximo de 36T no cassete pro sistema alívio. Qualquer coisa diferente disso é gambiarra. hehehe
Sim, eu sabia disto antes de investir nele, como meu pedal é suave e Ciclotour com bagagem ele me serviu, uso a cartilha Old School e não cruzo marchas como se ainda usasse um 21v antigo LOL coroa pequena com marchas leves, do meio com intermediárias... 

Essa sua idéia com um câmbio Deore pra cima eu acredito que de certo, daria pra usar uma coroa única de 36 e ficar com uma relação bem abrangente e simples, os buracos pra quem usa pra recreação daria pra levar, acho que compensa tentar, qualquer coisa na OLX depois se não gostar vende rapidinho
Voltar ao Topo
rogerio_prazeres Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2014
Salvador
Offline
Mensagens:128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogerio_prazeres Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2018 as 09:21
Originalmente postado por João Frango João Frango escreveu:

Originalmente postado por rogerio_prazeres rogerio_prazeres escreveu:


João, 11-40 num sistema 3x9 pode forçar mesmo. Se fizer a conta (40-22)+(40-11) dá 47 ultrapassa a capacidade máxima do sistema que é 45. Nesse caso vc tem que tem que ter cuidado redobrado pra não cruzar tanto as marchas.

Mas de qualquer modo a Shimano recomenda o máximo de 36T no cassete pro sistema alívio. Qualquer coisa diferente disso é gambiarra. hehehe

Sim, eu sabia disto antes de investir nele, como meu pedal é suave e Ciclotour com bagagem ele me serviu, uso a cartilha Old School e não cruzo marchas como se ainda usasse um 21v antigo LOL coroa pequena com marchas leves, do meio com intermediárias... 

Essa sua idéia com um câmbio Deore pra cima eu acredito que de certo, daria pra usar uma coroa única de 36 e ficar com uma relação bem abrangente e simples, os buracos pra quem usa pra recreação daria pra levar, acho que compensa tentar, qualquer coisa na OLX depois se não gostar vende rapidinho


Pois é... Eu tb sou Old School e pedalo muito sozinho, no silêncio. Então quando fica aquele barulhinho de corrente cruzada eu já troco logo a coroa.

Mas como os sistemas de câmbio único está dominando as bikes de trilha e eu me bati com esse monstrinho no Aliexpress, resolvi compartilhar pra ver o que o povo acha.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2018 as 09:50
Seria bem aplicados em bikes de ciclotur e urbanas, onde não há aquela preocupação com os pulos de marchas, encontrei dois viajantes na serra do rio do rastro, o cara estava rodando com um cassete 9v 11-40 com alivio e coroa 32t, porem cheio de bagagem, reclamou que nas subidas sentia bastante a falta de marchas mais leves ...

O grande problema dos pulos de marchas, é que as vezes você não acha a rotação ideal, por ex. esta em um leve declínio na coroa 16, e reduz para de 20 e talvez fique muito leve...


Mas acho que 50t abusaria dos alivio, acho que 11-46 já seria ate demais para ele... Sem contar que as correntes de 9v, como ja falado não trabalham bem com torção lateral, pois são mais grossas....
Voltar ao Topo
rogerio_prazeres Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2014
Salvador
Offline
Mensagens:128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogerio_prazeres Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2018 as 10:35
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:


Mas acho que 50t abusaria dos alivio, acho que 11-46 já seria ate demais para ele... Sem contar que as correntes de 9v, como ja falado não trabalham bem com torção lateral, pois são mais grossas....<div id="leiaelfabcbifngldgdlahaamjpioepa">


Isso é verdade em parte, Rafael. Até corrente de 8v excursiona o cassete inteiro na coroa do meio sem grandes problemas (tenho uma bike 24v e quando tô no transito, deixo na coroa do meio excursionando o cassete inteiro por questão de segurança). Vc sente aumentar o barulho pq a corrente tá um pouco cruzada, mas funciona.

As correntes Shimano quando estão novinhas ainda ficam meio rígidas, mas depois de uns 100km já amolece. Tem uma KMC aliviada que já é mais mole de fábrica.

Mas nos cambios 1x12 isso tb acontece. Nos extremos a corrente fica cruzada e não tem tecnologia que resolva isso.

Aliás, eu não sou um grande defensor de cambios 1x11, 1x12 não.
Pra mim, aquele barulhinho de corrente cruzada sempre dá impressão que está desgastanto mais cedo do que deveria.
Só estou discutindo porque gosto de discussões técnicas e aqui tá chovendo pra burro, não dá pra pedalar.
Voltar ao Topo
Vinicius Trevisan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:1513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2018 as 10:39
Originalmente postado por rogerio_prazeres rogerio_prazeres escreveu:

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:


Mas acho que 50t abusaria dos alivio, acho que 11-46 já seria ate demais para ele... Sem contar que as correntes de 9v, como ja falado não trabalham bem com torção lateral, pois são mais grossas....<div id="leiaelfabcbifngldgdlahaamjpioepa">


Isso é verdade em parte, Rafael. Até corrente de 8v excursiona o cassete inteiro na coroa do meio sem grandes problemas (tenho uma bike 24v e quando tô no transito, deixo na coroa do meio excursionando o cassete inteiro por questão de segurança). Vc sente aumentar o barulho pq a corrente tá um pouco cruzada, mas funciona.

As correntes Shimano quando estão novinhas ainda ficam meio rígidas, mas depois de uns 100km já amolece. Tem uma KMC aliviada que já é mais mole de fábrica.

Mas nos cambios 1x12 isso tb acontece. Nos extremos a corrente fica cruzada e não tem tecnologia que resolva isso.

Aliás, eu não sou um grande defensor de cambios 1x11, 1x12 não.
Pra mim, aquele barulhinho de corrente cruzada sempre dá impressão que está desgastanto mais cedo do que deveria.
Só estou discutindo porque gosto de discussões técnicas e aqui tá chovendo pra burro, não dá pra pedalar.

Já já aparece um aventureiro que vai comprar este cassete e fazer o teste usando num sistema 1x9
https://www.strava.com/athletes/1206610
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2018 as 11:35
Voltar ao Topo
Lucas Portela Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Out 2015
Manaus
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas Portela Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2018 as 20:03
Não usaria 11-50 nem no meu grupo de 11v, quem dirá 9v. Usaria no máximo 11-40 ou 11-42.
Oggi Hacker - 2015 (vendida)
Soul SL 900 - 2015
Caloi Strada - 2016 (vendida)
Oggi 7.4 - 2017
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2018 as 06:14
Pra usar um cassete desses supõe se que vá montar com coroa única.
Porém pro sistema de coroa única ficar bom sem a corrente cair nas trepidações precisa de no mínimo uma coroa narrow wide e um câmbio traseiro com trava.
Aí entra a questão,não existe câmbio de 9v com trava.
Além de que nenhum câmbio de 9v funcionará bem com cog 50
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
Pavel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2005
sao joao del re
Offline
Mensagens:725
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pavel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2018 as 18:57
vai precisar de um alongador e mesmo assim tem q analisar, usei cassete sunrace 11-40(horrivel,nao aguenta, fraco)com cambio deore 592, cambio nao aguentou, a mola soltou e depois entortou.
Pavel Alves
Voltar ao Topo
rogerio_prazeres Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2014
Salvador
Offline
Mensagens:128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogerio_prazeres Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2018 as 22:00
Pois é. Às vezes é aquele barato que sai caro e nem funciona...

Eu tô com um cassete Sunrace de 8v na minha bike.
Eu precisei trocar com certa urgência e nem percebi que a oficina me empurrou ele a preço de Shimano. Eu não me lembro se o cara me falou ou não, mas de qualquer forma só fui ver quando cheguei em casa.
Mas ele tá indo surpreendentemente bem. Passa as marchas perfeitamente e já rodei uns 200Km sem nenhum sinal de desgaste prematuro. E como ele é cromado, tá resistindo até bem à oxidação aqui da orla.

Já esse aí, nem Sunrace é. É genérico total mesmo, sem marca.

Eu, como sou engenheiro e mexo com ferramentas desde criança, gosto muito de estudar como funcionam as coisas e não ficar limitado apenas ao que o marketing dos fabricantes diz. Mas nesse caso aí, também tô achando que é jogar dinheiro fora. Meter 50 dentes num câmbio feito pra 32/36 é realmente puxado.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2018 as 19:51
Bem, não é o cassete quem passa marcha... Tirando a tecnologia hyperglide, não há mistérios nele...

11-50 também penso que deixaria gap's muito grandes. Seria o caso de termos uma relação 15~50.

Mesmo assim, acho desnecessário... Vamos as contas...

Se pegar de exemplo 36:50 = 1,389:1... No MegaRange clássico de 22:34 = 1,545:1, que já é BEM mais reduzido que 1x9 como sugerido... 

Na final que era de 44:14 = 3,143:1 passaria para 36:11 = 3,273:1
Um ganho que não sei, se é tão significativo. Ainda assim, o nego vai ter perna pra pedalar isso? Eu tenho ainda 42:14 = 3:1 e nas subidas mais leves, mesmo no asfalto e com pneus bem cheios, logo falta marcha...

E os gaps? A bike é boa de subida e boa de velocidade final, mas certamente a velocidade média tende a ficar talvez até mais baixa, pela falta de haver uma marcha de cruzeiro, não tão pesada para as inclinações, e não tão reduzida para manter uma velocidade constante...

Isso, tende a forçar mais trocas de marcha, e por motivo óbvio, desgastar mais corrente / câmbio...
E o free hub aguenta o torque dessa parada?

Tudo bem que o mundo é movido pelo que parece, mas é viável ter 1x9, sem precisar dessa gambiarra toda... As coroas grandes parecem ser a nova modinha...

IMHO, talvez algo mais distribuído, seguindo uma curva exponencial, como se vê nos automotores, seria até de se pensar... Algo como 12,13,15,18,21,26,32,40,50...

Pra quem quiser brincar...

http://gear-calculator.com/?GR=DERS&KB=36&RZ=12,13,15,17,21,26,32,40,50&UF=2309&TF=90&SL=3.4&UN=KMH
Voltar ao Topo
rogerio_prazeres Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2014
Salvador
Offline
Mensagens:128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogerio_prazeres Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2018 as 23:59
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Bem, não é o cassete quem passa marcha... Tirando a tecnologia hyperglide, não há mistérios nele...

11-50 também penso que deixaria gap's muito grandes. Seria o caso de termos uma relação 15~50.

Mesmo assim, acho desnecessário... Vamos as contas...

Se pegar de exemplo 36:50 = 1,389:1... No MegaRange clássico de 22:34 = 1,545:1, que já é BEM mais reduzido que 1x9 como sugerido... 

Na final que era de 44:14 = 3,143:1 passaria para 36:11 = 3,273:1
Um ganho que não sei, se é tão significativo. Ainda assim, o nego vai ter perna pra pedalar isso? Eu tenho ainda 42:14 = 3:1 e nas subidas mais leves, mesmo no asfalto e com pneus bem cheios, logo falta marcha...

E os gaps? A bike é boa de subida e boa de velocidade final, mas certamente a velocidade média tende a ficar talvez até mais baixa, pela falta de haver uma marcha de cruzeiro, não tão pesada para as inclinações, e não tão reduzida para manter uma velocidade constante...

Isso, tende a forçar mais trocas de marcha, e por motivo óbvio, desgastar mais corrente / câmbio...
E o free hub aguenta o torque dessa parada?

Tudo bem que o mundo é movido pelo que parece, mas é viável ter 1x9, sem precisar dessa gambiarra toda... As coroas grandes parecem ser a nova modinha...

IMHO, talvez algo mais distribuído, seguindo uma curva exponencial, como se vê nos automotores, seria até de se pensar... Algo como 12,13,15,18,21,26,32,40,50...

Pra quem quiser brincar...

http://gear-calculator.com/?GR=DERS&KB=36&RZ=12,13,15,17,21,26,32,40,50&UF=2309&TF=90&SL=3.4&UN=KMH


Ismah, acho que em relação a torque no freehub não seria problema. Com o cog 50T e a coroa fixa de 34T o torque seria até um pouco menor que com cassete 36T e a coroa 22T, por exemplo.

De qualquer modo, penso que essa moda de catracona daqui a uns dias passa. Mesmo o Eagle que é 50-10 ainda tem apenas 500% de extensão. Eu acho muito pouco, meu grupo atual tem mais de 600% de extensão e falta marcha de velocidade.

Não tô dizendo que é ruim, mas acho que é um uso muito específico. Em provas vai bem, porque o circuito pode ser planejado pra essa pouca extensão.
Mas pra uso recreativo, acho que sempre vai faltar marcha.

Valeu pelo link! Vou usar esse Gear Calculator quando for acertar a híbrida que estou montando.
Voltar ao Topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2012
Portugal
Offline
Mensagens:1234
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2018 as 05:04
Neguinho faz qualquer gambiarra para ficar com relação de uma coroa...não sei qual é o trauma do câmbio dianteiro,um bom câmbio com bom passador,bem regulado, funciona que é uma maravilha...
Mil vezes duas coroas próximas , tipo 10 dentes de diferença, e um cassete atrás com poucos buracos,pedalada mais confortável, cadências controladas, range bom , e o peso final não chega a ser significativamente muito superior, porque se não for estes cassetes caríssimos da SRAM , quase todas as opções de cassetes enormes são autênticas âncoras, aí o peso vai lá pra cima e fica quase igual a um 2x com cassete bem menor, pro mesmo range...Mas lá está, nunca vai ter o escalonamento do 2x....
Eu sei eu sei, eu também fico vidrado no look clean que só uma coroa na frente dá p bike , já fiquei tentado , mas temos de ter a cabeça no lugar, para um tipo de pedalada mais abrangente, sem ser XCO em circuito , 2 coroas com uma relação bem pensada, dá para atender as necessidades de quem pedala em todos os tipos de terreno, seja subidas sem fim como umas roladinhas velozes de vez em quando...
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2018 as 13:51
Ola,
só para deixar minha impressão nesse post e tentar contribuir, eu já experimentei uma bike aro 29 com k7 11/40 sun race, cambio shimano m590 e pedivela hollowtec m590 com coroa 32 dentes onde normalmente eu ando com a minha aro 26 e gostei muito da experiencia. Porem no plano eu andei de boa, foram mais subidas, onde eu fiquei surpreso com a coroa unica , gostei demais. Mas nas descidas eu não tive oportunidade de tirar qualquer impressão pq desci sem pedalar.
Voltar ao Topo
ftajiri Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2008
-
Offline
Mensagens:1544
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ftajiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2018 as 09:34
so nao sei q cambio de 9v toca isso

Voltar ao Topo
marioricardo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2018
Rio Grande - RS
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marioricardo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2018 as 13:58
Tem relato de uma pessoa que comprou e instalou no aliexpress. Parece que ficou um tanto forçado
Voltar ao Topo
Rockymountain29er Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jun 2014
Pouso Alegre
Offline
Mensagens:167
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rockymountain29er Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2018 as 10:00
Já tem disponível no ML. Um amigo comprou e instalou esse 9v 11-50. Funcionamento excelente.
Eu, particularmente, acho o melhor cxb usar coroas 22-36 com 11x40 para aro 29.
Uso atualmente coroa narrow wide de 34 com cassete 9v 11-40, no aro 26. Falta marcha leve e pesada.

Vou montar uma MTB 29 com coroa única narrow 32 e esse cassetão 9v 11-50 - garfo rígido e rodas vivatec xm1700 (mesmo setup do meu amigo que usar esse cassete). A bike é top!
Colham logo seus botões de rosas, pois o tempo vai correndo. Esta flor que hoje sorri cheirosa amanhã estará morrendo.
Voltar ao Topo
rogerio_prazeres Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2014
Salvador
Offline
Mensagens:128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogerio_prazeres Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2018 as 10:46
Se funcionar bem, acho é uma boa opção pro MTB recreativo. Fica com a praticidade do 1x e com o custo de manutenção do 9v, que é beeeem menor.

Pra competição e pra quem pedala grandes distâncias acho que pode ficar ruim, por causa do ajuste da cadência.

Uma coisa eu sei... pra quem não é rico, se for correr atrás de tudo que é lançamento nas bikes,o cara passa mais tempo juntando dinheiro pra comprar equipamento que pedalando.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2018 as 13:50

Na minha transmissão 1x11v com Shimano M8000 tive que usar um prolongador de gancheira:

https://www.gantechgancheiras.com.br/na005---prolongador-11v-para-cambios-xt---xtr~497~4~7~componentes~gantech---nacional

Ficou muito bom.

Não sei se no cassete 9v funcione, teria que testar numa loja que tenha o prolongador antes de comprar como eu fiz.
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2018 as 02:19
Cassete 11/50 de 9v?
Nunca faria isso devido ao gap muito grande no cassete. o povo quer fazer de tudo para para usar 1 coroa, ficaria no bom e novo 2x9v.

O meu cambio deore m615, as passagens de narcha ficaram ruins nos cogs menores depois que sai do 11/36 e troquei para o cassete sunrace 11/40 e olha que era 10v, agora imagina sair do 11/34 ou 12/36 e ir para o 11/50, terrível.

Editado por dagspina - 26 Set 2018 as 02:27
Voltar ao Topo
Rockymountain29er Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jun 2014
Pouso Alegre
Offline
Mensagens:167
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rockymountain29er Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2018 as 10:15
Originalmente postado por dagspina dagspina escreveu:

Cassete 11/50 de 9v?
Nunca faria isso devido ao gap muito grande no cassete. o povo quer fazer de tudo para para usar 1 coroa, ficaria no bom e novo 2x9v.

O meu cambio deore m615, as passagens de narcha ficaram ruins nos cogs menores depois que sai do 11/36 e troquei para o cassete sunrace 11/40 e olha que era 10v, agora imagina sair do 11/34 ou 12/36 e ir para o 11/50, terrível.

- Eu uso 9v 11-40 com câmbio acera antigão e funciona perfeitamente. O seu deve ser falta de uma ''boa manutenção''. Não adianta usar só câmbio bom e o restante com peças incompatíveis (básicas, como coroa, passador, corrente e pedivela). Tenho um colega que usa 9v 11-50, funcionando perfeitamente.

- O bom e novo 2x9 altus? Aquele pedivela vazado que não permite a troca das coroas quando ficarem desgastadas?

- Esse ''gap muito grande'' no cassete é relativo, variando de ciclista para ciclista ou bicicleteiro. Não podemos generalizar. Cada caso é um caso. 

- Em MINHA humilde opinião, relação de coroa única é o melhor dos mundos. E olha que sou ciclista amador. Meus trajetos urbanos e off road (estradão e trilhas) melhoraram, tanto em rendimento, estética da bike, peso (pífio), manutenção... Uso uma coroa xtime de 34D. Já rodei quase 4000km e ainda dura cerca de 800km. 

Colham logo seus botões de rosas, pois o tempo vai correndo. Esta flor que hoje sorri cheirosa amanhã estará morrendo.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2018 as 10:20
Originalmente postado por dagspina dagspina escreveu:

Cassete 11/50 de 9v?
Nunca faria isso devido ao gap muito grande no cassete. o povo quer fazer de tudo para para usar 1 coroa, ficaria no bom e novo 2x9v.

O meu cambio deore m615, as passagens de narcha ficaram ruins nos cogs menores depois que sai do 11/36 e troquei para o cassete sunrace 11/40 e olha que era 10v, agora imagina sair do 11/34 ou 12/36 e ir para o 11/50, terrível.

Tá um verdadeiro vale tudo para mostrar que não tem câmbio da frente.

Os câmbios sendo exigidos além do que foram projetados.

Lembrei até de uma frase infeliz do Maluf: Estupra, mas não mata.
Voltar ao Topo
ajunio3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2017
Bahia
Offline
Mensagens:399
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunio3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2018 as 10:33
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por dagspina dagspina escreveu:

Cassete 11/50 de 9v?
Nunca faria isso devido ao gap muito grande no cassete. o povo quer fazer de tudo para para usar 1 coroa, ficaria no bom e novo 2x9v.

O meu cambio deore m615, as passagens de narcha ficaram ruins nos cogs menores depois que sai do 11/36 e troquei para o cassete sunrace 11/40 e olha que era 10v, agora imagina sair do 11/34 ou 12/36 e ir para o 11/50, terrível.

Tá um verdadeiro vale tudo para mostrar que não tem câmbio da frente.

Os câmbios sendo exigidos além do que foram projetados.

Lembrei até de uma frase infeliz do Maluf: Estupra, mas não mata.

Sou obrigado a concordar

E o pior é que, a moda está tão forte que até mesmo ciclistas iniciantes estão indo pra trilhas com 1x11 ate 1x10 sem preparo algum. pedalando travados nas subidas e/ou girando feito doidos nos estradões

Eu já disse uma vez e repito: Minha primeira bike era um Deore 30V (exagero, verdade, um 2x10 ja dava e sobrava mas preferi ir pro lado seguro afinal, iniciante) e fiz tudo que os outros faziam no meu ritmo, me condicionando aos poucos (e assim evitando a vovozinha)

Hj uso eagle, mais por oportunidade do que por escolha, e sendo muito honesto, para além do cambio dianteiro ser um saco, preferia muito mais o escalonamento com mais marchas. 
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2018 as 11:40
Acho que eu sou o único ser humano capaz de operar um câmbio dianteiro sem problemas.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1926
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2018 as 11:56
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Acho que eu sou o único ser humano capaz de operar um câmbio dianteiro sem problemas.


Pois é, também acho!

Um bom câmbio dianteiro é fácil de montar e regular tanto para 2 coroas como 3. No começo exige bastante dedicação para entender como ajustar ele e depois fica fácil e rápido de desmontar e remontar.

Ainda uso 2x9v pelo custo e durabilidade da transmissão.

Voltar ao Topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2012
Portugal
Offline
Mensagens:1234
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2018 as 11:56
Não ,não és..eu tb não tenho problema nenhum com o dianteiro.... Numa parte plana quando se vai na coroa grande e se encontra uma subida repentina, nada melhor q simplesmente dar uma dedada no cambio dianteiro a passar pra cora menor, rápido e eficaz sem ter que trocar 6 ou 7 marchas atrás...
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2018 as 12:44
Originalmente postado por jklaser jklaser escreveu:

Não ,não és..eu tb não tenho problema nenhum com o dianteiro.... Numa parte plana quando se vai na coroa grande e se encontra uma subida repentina, nada melhor q simplesmente dar uma dedada no cambio dianteiro a passar pra cora menor, rápido e eficaz sem ter que trocar 6 ou 7 marchas atrás...


Pois é , me parece que muitas pessoas não sabem aliviar o pedal durante a passagem daí ocorrem vários problemas que eles atribuem ao câmbio ...
Voltar ao Topo
heitorcolombini Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Set 2018
Araras/SP
Offline
Mensagens:108
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar heitorcolombini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2018 as 13:41
Eu acredito que o cambio alivio não foi projetado para 50t
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2018 as 10:37
Já somos 3... Eu não abriria mão de maneira alguma de um câmbio dianteiro, principalmente pelo maior range e custos. Hoje estou com 388% de range, usando 2x7, com o 3x7 seriam 509%. Para a proposta e grana que eu disponho, é bem interessante.
Mesmo no "modo caminhão", onde uso a coroinha como uma "marcha reduzida", para casos onde é preciso força...

E como escrevi em algum lugar por aqui, minhas experiências com os sistemas Sram de 12 velocidades, é negativa... Pode ser um futuro sim, mas não vejo ainda sentido para o usuário comum.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
Anonimo Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jun 2018
Campinas-sp
Offline
Mensagens:175
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Anonimo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2018 as 10:46
A galera que usa apenas 1 coroa, é indicado mais para trilhas, circuitos fechados, mas também tem a parte do gosto né. Mas prefiro muito mais a relação de 3 coroas, uso 3x9 alivio, além de você ter uma grande redução, você também tem uma grande final, já peguei varias descidas, dificilmente fico sem pedal, e nas subidas as vezes subo com 2 na coroa e 4 no cassete. melhor que vc descer umas 5 marchas atrás, é apenas descer uma marcha na frente.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2018 as 11:33
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Já somos 3... Eu não abriria mão de maneira alguma de um câmbio dianteiro, principalmente pelo maior range e custos. Hoje estou com 388% de range, usando 2x7, com o 3x7 seriam 509%. Para a proposta e grana que eu disponho, é bem interessante.
Mesmo no "modo caminhão", onde uso a coroinha como uma "marcha reduzida", para casos onde é preciso força...

E como escrevi em algum lugar por aqui, minhas experiências com os sistemas Sram de 12 velocidades, é negativa... Pode ser um futuro sim, mas não vejo ainda sentido para o usuário comum.


Concordo parcialmente com você.
Vc citou um ponto bem importante, custo. A pessoa tem que ter ciência do custo envolvido em sistemas 1x mais avançados. Porém, se a pessoa tem condições em comprar em manter não vejo nenhum problema.
Por exemplo, vc diz que tem 388% de range, eu tenho 418% com um mero 1x11 Shimano, ou seja, fora o custo não haveria motivo para não migrar para este 1x no seu caso.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2018 as 17:12
Mas não é isso que se discute. Discutimos a briga de ir a todo custo para coroa única, diminuindo custos - ou tu acredita que lançaram esse 11-50, por qual motivo?
Até onde lembro, tu sabe da minha novela, ou parte dela pelo menos, e como fui parar numa bike de 1k4, com uma pseudo suspensão e 21v...


Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2018 as 18:46
Sim, eu sei.
Mas eu fiz esse comentário pois vc disse que não vê sentido para o usuário comum, eu vejo, desde que não seja um problema de custo como citado.
Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X