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Cassete 11-50 com 9v ?

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andrerusch Ver Drop Down
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    Postado: 28 Set 2021 as 09:41
Segue as fotos do cambio Sunrace M900 9v com trava e capacidade para ate 51 dentes






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andrerusch Ver Drop Down
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Cadastrado em: 25 Mar 2021
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andrerusch Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2021 as 15:19
Originalmente postado por rogerio_prazeres rogerio_prazeres escreveu:

Originalmente postado por andrerusch andrerusch escreveu:

Fala galera ,sou novo aqui no forum, dificilmente me manifesto, geralmente uso para adquirir conhecimento e e captar alguma ideias, acompanhando esse post, decidi expor a minha experiência com o sistema 1x9, ja uso esse sistema a uns 8 meses, para mim funciona bem, não perfeito mas funciona, hoje uso um cassete ZTTO 11/50, com pedivela ABSOLUTE coroa narrow wide 38 da marca MOTLUV, ja usei a coroa original do pedivela, mas acontecia muitas quedas da corrente, por isso acabei mudando para a narrow, melhorou mas as vezes a corrente ainda caia, usava um cambio traseiro ACERA RD-M3000, ele ja estava meio cansado, substitui ele pelo cambio da SUNRACE M9 9v indicado para uso de ate 51 dentes, ele também tem estabilizador selecionável onde você pode deixar a mola do cambio mais rígida melhorou consideravelmente o desempenho da bike, ficou muito bom, como descrito acima, não ficou perfeito por causa do escaloamento do cassete, 11 13 16 20 24 30 36 42 50 tem uns gaps, mas ja me acostumei com isso.
Geralmente faço pedais de 60 a 100 km  misto de asfalto e estradão de terra, como disse me atende bem, ja fiz pedal de 120 km com 2400 de elevação, foi de boas, as pernas tiveram que compensar um pouco a coroa 38, mas deu pra subir... fica aqui meu relato com a experiência no 1x9
<br style="color: rgb34, 34, 34; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: small; : rgb255, 255, 255;">


Faltava apenas um cambio de 9v pra 50T e com "trava" pra isso vingar.

Quando eu abri esse tópico eu ainda tinha dúvida, mas hoje acho que pra MTB ainda é muito melhor ter gaps (que nem são absurdos pro MTB) do que ter que trocar a coroa no meio de uma subida.

Então sem dúvidas, é uma ótima opção pra quem faz MTB recreacional e não quer gastar uma pequena fortuna toda vez que for trocar corrente e cassete.

Tem mais detalhes sobre a construção desse cambio Sunrace? Tem umas fotos mais detalhadas dos eixos etc? Em qualidade de construção ele se parece mais um Alivio/Deore ou um Altus?

Segue o link do cambio Sunrace no mercado livre..

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2009527380-cmbio-traseiro-mtb-sunrace-m9-9v-m900-cage-longo-para-50d-_JM?quantity=1

a noite tiro umas fotos dele instalado na bike...


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rogerio_prazeres Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogerio_prazeres Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2021 as 14:47
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Eu gostaria de ver um vídeo com alguém pedalando no 22x50.
Deve ser muito curioso (seja pela inclinação absurda pra usar isso, seja pela habilidade do biker em se equilibrar a 3km/h quando pedala)


opa

eu tenho "coroinha de emergência" na bike. uso 1x com cassete 9-50 e coroa 30, mas deixei a coroa menor do pedivela (22 dentes) pq onde ando tem umas subidas muito absurdas e eu gosto de tentar subir nelas pedalando, aí acabo usando 22-50. Sim é bastante reduzida mas não ao ponto de "não sair do lugar" como dizem. Consigo subir alguns trechos técnicos muito inclinados, que ninguém mais subiu, graças a essa relação.

Outro uso dessa coroinha é pra preservar os cogs maiores do cassete, já que onde ando passo a maior parte do tempo em subidas longas e inclinadas pra chegar no topo das trilhas (infelizmente é a lei cruel do mtb, tem q subir p descer). Durante maior parte desse tempo teria q usar a combinação 30-50. Como o cog 50 é de alumínio e não dá pra trocar ele avulso, uso a coroa 22 com os cogs um pouco menores (q são de aço) na tentativa de preservar um pouco cog 50.

Lembrando que não tenho câmbio dianteiro, o processo de troca pro cog 22 é manual. Só troco p coroinha quando o negócio fica inclinado mesmo, e depois troco de volta na mão. Tem gente q tira sarro mas não consegue subir onde subo rs.

Não estou incentivando ninguém a usar essa combinação, mesmo por que n é nem um pouco prático ficar botando mão na corrente p trocar de marcha, e não dá pra usar algumas marchas com a coroa 22 pq fica muito solta a corrente. O que quero dizer é que relações extremamente leves podem ter sim seu uso justificado.





É uma boa ideia, sem dúvidas. Os cogs intermediários sempre acabam por último e trocar coroa de 1x na mão é super tranquilo. Eu deixei o 22 reserva na minha tb, mas acaba que só uso quando quero ficar brincando de empinar etc.

Eu creio que se trocar a corrente no tempo certo, desgaste nos cogas de alumínio não são um grande problema. Eu sempre perco os cogs pequenos primeiro e o custo de trocá-los separados geralmente não compensa e acabo trocando o cassete inteiro.

Mas cada caso é um caso e economizar é sempre bom. Melhor pro bolso e melhor pro meio ambiente.
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TheLittle Ver Drop Down
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Rio
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2021 as 08:45
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Eu gostaria de ver um vídeo com alguém pedalando no 22x50.
Deve ser muito curioso (seja pela inclinação absurda pra usar isso, seja pela habilidade do biker em se equilibrar a 3km/h quando pedala)

opa

eu tenho "coroinha de emergência" na bike. uso 1x com cassete 9-50 e coroa 30, mas deixei a coroa menor do pedivela (22 dentes) pq onde ando tem umas subidas muito absurdas e eu gosto de tentar subir nelas pedalando, aí acabo usando 22-50. Sim é bastante reduzida mas não ao ponto de "não sair do lugar" como dizem. Consigo subir alguns trechos técnicos muito inclinados, que ninguém mais subiu, graças a essa relação.

Outro uso dessa coroinha é pra preservar os cogs maiores do cassete, já que onde ando passo a maior parte do tempo em subidas longas e inclinadas pra chegar no topo das trilhas (infelizmente é a lei cruel do mtb, tem q subir p descer). Durante maior parte desse tempo teria q usar a combinação 30-50. Como o cog 50 é de alumínio e não dá pra trocar ele avulso, uso a coroa 22 com os cogs um pouco menores (q são de aço) na tentativa de preservar um pouco cog 50.

Lembrando que não tenho câmbio dianteiro, o processo de troca pro cog 22 é manual. Só troco p coroinha quando o negócio fica inclinado mesmo, e depois troco de volta na mão. Tem gente q tira sarro mas não consegue subir onde subo rs.

Não estou incentivando ninguém a usar essa combinação, mesmo por que n é nem um pouco prático ficar botando mão na corrente p trocar de marcha, e não dá pra usar algumas marchas com a coroa 22 pq fica muito solta a corrente. O que quero dizer é que relações extremamente leves podem ter sim seu uso justificado.


Editado por TheLittle - 21 Set 2021 as 08:49
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rogerio_prazeres Ver Drop Down
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Originalmente postado por andrerusch andrerusch escreveu:

Fala galera ,sou novo aqui no forum, dificilmente me manifesto, geralmente uso para adquirir conhecimento e e captar alguma ideias, acompanhando esse post, decidi expor a minha experiência com o sistema 1x9, ja uso esse sistema a uns 8 meses, para mim funciona bem, não perfeito mas funciona, hoje uso um cassete ZTTO 11/50, com pedivela ABSOLUTE coroa narrow wide 38 da marca MOTLUV, ja usei a coroa original do pedivela, mas acontecia muitas quedas da corrente, por isso acabei mudando para a narrow, melhorou mas as vezes a corrente ainda caia, usava um cambio traseiro ACERA RD-M3000, ele ja estava meio cansado, substitui ele pelo cambio da SUNRACE M9 9v indicado para uso de ate 51 dentes, ele também tem estabilizador selecionável onde você pode deixar a mola do cambio mais rígida melhorou consideravelmente o desempenho da bike, ficou muito bom, como descrito acima, não ficou perfeito por causa do escaloamento do cassete, 11 13 16 20 24 30 36 42 50 tem uns gaps, mas ja me acostumei com isso.
Geralmente faço pedais de 60 a 100 km  misto de asfalto e estradão de terra, como disse me atende bem, ja fiz pedal de 120 km com 2400 de elevação, foi de boas, as pernas tiveram que compensar um pouco a coroa 38, mas deu pra subir... fica aqui meu relato com a experiência no 1x9
<br style="color: rgb34, 34, 34; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: small; : rgb255, 255, 255;">


Faltava apenas um cambio de 9v pra 50T e com "trava" pra isso vingar.

Quando eu abri esse tópico eu ainda tinha dúvida, mas hoje acho que pra MTB ainda é muito melhor ter gaps (que nem são absurdos pro MTB) do que ter que trocar a coroa no meio de uma subida.

Então sem dúvidas, é uma ótima opção pra quem faz MTB recreacional e não quer gastar uma pequena fortuna toda vez que for trocar corrente e cassete.

Tem mais detalhes sobre a construção desse cambio Sunrace? Tem umas fotos mais detalhadas dos eixos etc? Em qualidade de construção ele se parece mais um Alivio/Deore ou um Altus?
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andrerusch Ver Drop Down
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Fala galera ,sou novo aqui no forum, dificilmente me manifesto, geralmente uso para adquirir conhecimento e e captar alguma ideias, acompanhando esse post, decidi expor a minha experiência com o sistema 1x9, ja uso esse sistema a uns 8 meses, para mim funciona bem, não perfeito mas funciona, hoje uso um cassete ZTTO 11/50, com pedivela ABSOLUTE coroa narrow wide 38 da marca MOTLUV, ja usei a coroa original do pedivela, mas acontecia muitas quedas da corrente, por isso acabei mudando para a narrow, melhorou mas as vezes a corrente ainda caia, usava um cambio traseiro ACERA RD-M3000, ele ja estava meio cansado, substitui ele pelo cambio da SUNRACE M9 9v indicado para uso de ate 51 dentes, ele também tem estabilizador selecionável onde você pode deixar a mola do cambio mais rígida melhorou consideravelmente o desempenho da bike, ficou muito bom, como descrito acima, não ficou perfeito por causa do escaloamento do cassete, 11 13 16 20 24 30 36 42 50 tem uns gaps, mas ja me acostumei com isso.
Geralmente faço pedais de 60 a 100 km  misto de asfalto e estradão de terra, como disse me atende bem, ja fiz pedal de 120 km com 2400 de elevação, foi de boas, as pernas tiveram que compensar um pouco a coroa 38, mas deu pra subir... fica aqui meu relato com a experiência no 1x9

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brunomedina Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunomedina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 22:30
Dando a minha contribuição 
Estou usando uma relação de 10v no cassete na seguinte configuração

Cassete : Sunrace 11-42 
Pe de vela : Shimano Deore FC-M440 "customizado" , sairam as coroas 42 e 32 e entrou uma 36 . Ficando um pe de vela 36x22

Impressões : No pedal urbano  quase não precisa acionar a coroa 22, so quando a coisa apertar mesmo.

Eu era bem reticente a usar 2 coroas. Mas resolvi arriscar e não arrependo uma bike aro 26 quadro giant de entrada com um misto de peças de deore p cima , montei uma bike de 12.45kg oq eu julgo um bom numero. 
Eu acredito q se tivesse coragem de fazer 11-50 ou 11-46 com coroa unica iria entrar na casa dos 11kg. 

Uma coroa com 11-34 acho um passo ousado, tem que estar com fisico BEM em dia.

Como sempre brinco, para usar coroa unica o primeiro mandamento é PARE DE FUMAR( caso vc fume).
 
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rogerio_prazeres Ver Drop Down
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Salvador
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogerio_prazeres Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2020 as 15:50
Originalmente postado por Gutonobre Gutonobre escreveu:

Eae pessoal, montei uma bike hídrida que atualmente está 1x10 (Coroa Narrow Wide 36, K7 11-36), resolvi dar um UP na configuração de marchas e comprei as seguintes peças:

- Coroa Narrow Wide 42T
- Cambio e Trocador Ltwoo 10v (com cage longo compatível com 50T)
- K7 11-50 10v

Será que vai ficar legal pra girar?

A minha híbrida é só pra uso urbano, pra treinos na cidade.



Depende das ladeiras da cidade, mas se sua bike estava funcionando bem pra subidas com a relação 36x36 (maior cassete x coroa), acho que vai ficar bem legal sim. Vai ter relação mais leve e mais final com a 42x11.

Pode ser que digam que vai ter buracos na relação etc, mas pra uso em cidade isso não é fundamental. Preocupação com cadência é pra quem treina por horas em rodovias e estradões ou pra quem faz MTB mesmo.

Eu uso coroa única de 38T com cassete 11-36 de 8 velocidades na minha híbrida e não sinto problema nenhum com buracos na relação.
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Gutonobre Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gutonobre Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2020 as 19:22
Eae pessoal, montei uma bike hídrida que atualmente está 1x10 (Coroa Narrow Wide 36, K7 11-36), resolvi dar um UP na configuração de marchas e comprei as seguintes peças:

- Coroa Narrow Wide 42T
- Cambio e Trocador Ltwoo 10v (com cage longo compatível com 50T)
- K7 11-50 10v

Será que vai ficar legal pra girar?

A minha híbrida é só pra uso urbano, pra treinos na cidade.


Editado por Gutonobre - 17 Dez 2020 as 19:22
[MTB] Soul Volcano Darkside, peso 10,5kg.
[Road] Cervelo R5, peso 6.5kg.
[Acessórios] Ciclocomputador e radar Garmin / Samsung Watch 5 Pro.
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DALMO Ver Drop Down
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Se for o caso de economia, e o desejo de usar uma coroa apenas . Não seria mais sensato 1x 8v com K7 11 - 40 e coroa de 30 dentes. Final 2,72 e reduzida de 0,75, mais se a questão é 1x 9 a microshift já tá lançando um grupo 11-42.
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2019 as 22:45
Eu sou sincero que pra um uso urbano, esses gaps são toleráveis. Se perde bastante tempo fazendo 12 trocas de marchas a cada poucas centenas de metros.
Gostaria de testar fazendo entregas. Em tese eu teria a mesma coisa que passando 2 marchas num sistema convencional, e menor que passando da coroa 22 para 32...
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ROBSONLARA Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ROBSONLARA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2019 as 17:50
Estou com uma relação 11-50 com alongador de gancheira e coroa única na frente de 36 dentes, achei tranquila para subir e olha que moro no interior de Minas e relevo é bem acidentado com bastante aclives.Realmente as relações do meio tem um LEG para passar e acho que é por causa de câmbio alívio que já rodou mais de três mil kms e mola já está bem frouxa, a intensão agora é trocar de câmbio. Em relação custo benefício, o valor é bem menor que comprar kits de 10, 11 ou 12 V. 
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Rovari Ver Drop Down
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Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por Rovari Rovari escreveu:

Pensando bem, tô seriamente pensando em usar com uma coroa única... Falaram pra usar uma 36, mas não ficaria faltando marcha leve?? Ou será que o 36/50 daria conta na maioria das subidas??


Depende totalmente do local e a força da pessoa.

Para usuários comuns não competidores, a coroa 32 costuma ser o meio termo, a 34 um pouco mais pesada e a 36 bem pesada. Pra quem precisa bem leve pode usar a 30.

A 32/50 é um pouco mais pesada que a 26/42 e um pouco mais leve que uma 22/34.

Muito obrigado! Acho que vou de 32 mesmo! Daí mais pra frente compro uma 34 e uma 36, pq dependendo do terreno troco a coroa e adiciono uns elos da corrente e dá tudo certo!
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ghd Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2019 as 08:53
Originalmente postado por Rovari Rovari escreveu:

Pensando bem, tô seriamente pensando em usar com uma coroa única... Falaram pra usar uma 36, mas não ficaria faltando marcha leve?? Ou será que o 36/50 daria conta na maioria das subidas??


Depende totalmente do local e a força da pessoa.

Para usuários comuns não competidores, a coroa 32 costuma ser o meio termo, a 34 um pouco mais pesada e a 36 bem pesada. Pra quem precisa bem leve pode usar a 30.

A 32/50 é um pouco mais pesada que a 26/42 e um pouco mais leve que uma 22/34.

Editado por ghd - 02 Jul 2019 as 08:55
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Rovari Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rovari Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jul 2019 as 08:38
Pensando bem, tô seriamente pensando em usar com uma coroa única... Falaram pra usar uma 36, mas não ficaria faltando marcha leve?? Ou será que o 36/50 daria conta na maioria das subidas??
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2019 as 04:02
E corrente desse tamanho? 40x50, já queima 35 elos nas coroas...
Armazenar essa corrente? Câmbio Alívio pau e corda deve alcançar na 3ª maior... Imagina armazenar tanta corrente...
Brincadeira cara... Mas o dinheiro é seu...

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Mas quanto mais rápido, mais fácil vencer a força da gravidade, porem mais força (potencia) terá que ser aplicada... Andando muito devagar, ao invés de ajudar, pode atrapalhar....


Não sei se entendi bem, nem se sei física suficiente para explicar...

Não confunda força com potência. Força é a capacidade gerar uma aceleração, e potência de realizar um trabalho...
1 000 W (ou 1 kW) é constante, indiferente a força ou cadência (RPM). A 50 RPM, terá que fazer 20 kgfm (uns 114,3 kgf sobre o pedal, para um pedivela de 175 mm) para gerar 1 kW. A 100 RPM, terá que fazer 10 kgfm (uns 57 kgf no pedal) para gerar 1 kW...

Em carros preparados, é normal quebrar volta e meia uma coisa... Mas ao contrário do que diz uma crença popular, o que quebra biela, ejeta pistão, joga tampa de cabeçote longe, e destrói caixas de câmbio, é torque e não a potência...
No ciclismo, é a mesma coisa, só que em proporção menor. Fazendo muita força, a pouca cadência, se força o corpo e a bike - nada além. 

Na prática, a velocidade não tem muita relação com a potência... Se a velocidade é contínua, a aceleração tende a zero, e por consequência a força também (F = m*a, tal que, X*0 = 0 SEMPRE).
De fato, a inércia de movimento, ou seja o embalo, ajuda a subir...

Não ficou claro onde a gravidade entra na equação...
Se está sugerindo que quanto mais rápido, mais fácil da bike equilibrar, sim... É o efeito giroscópico.
Pode haver uma CERTA relação do pedalar com equilíbrio, já que também é um movimento rotacional, mas não o suficiente para equilibrar a bike...

Supondo massa constante... Não há mais fácil ou mais difícil, entre subir um morro a 100 km/h ou a 1 km/h. A diferença é a potência necessária - lembre potência é capacidade de realizar trabalho, aqui no caso, subir o morro.
Não necessariamente nessas situações, se precisa fazer mais força também. Bastaria apenas girar mais rápido - evidentemente, inviável para a bike...
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Rovari Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rovari Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2019 as 23:14
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Creio que ele usou pela maior flexão lateral...

Bem, a bike é sua e o dinheiro também... Da ótica dos mais experientes, não tem sentido. Sua marcha mais leve seria 22x50... Se for caminhando e empurrando a bike, vai gastar menos energia que assim. Não há nenhuma justificativa para algo mais que 22x42. O benefício de um cog 50, é mesmo usar uma coroa única de tamanho médio - ali nos 30~40 dentes, e ainda ter uma boa redução para subidas.

Na sua proposta, e na do Bruno, temos os dois mesmo problemas que são os buracos e a redução desnecessária...

Uma marcha é absurdamente leve, e a outra absurdamente pesada, para determinada situação. Geralmente demora a passagem da corrente de um cog para outro, nesses casos. Perde embalo, a marcha não entra, e o sistema todo fica forçando.

Poderia aproximar as coroas, digamos 26-32-38, ou 32-40. Eu usaria assim, justamente para diminuir o buraco na passagem de coroas, e ter um range levemente maior - sinto falta de uma marcha um pouco mais leve.

A reduzida, não justifica. A hora que entrar a coroa menor, vai ter que passar várias marchas do cassete. Ou vai dar de cara no chão, de tão leve que ficou. Como dito, vai estar deitado sobre o guidão, e ainda a frente levanta - se é que a traseira traciona sem peso atrás!
Pode usar apoios de BMX como manoplas...


Então, comprei pra ver como seria, e vou ver também se a relação do alivio vai ser suficiente pra mim antes de instalar. Qualquer coisa posso instalar o 11/50 mantendo apenas as coroas 30 e 40 do pedivela. Acho que seria interessante...
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2019 as 15:59
A pessoa deve girar quem nem helice de avião...rs...

Os físicos do grupo poderiam fazer as contas de qual o giro necessário dependendo da inclinação...

EDIT: FALEI BESTEIRA

A velocidade sera a mesma quando pedalando, visto que estará "engrenado" kkkk... falei que não sou bom de física...

Mas quanto mais rápido, mais fácil vencer a força da gravidade, porem mais força (potencia) terá que ser aplicada... Andando muito devagar, ao invés de ajudar, pode atrapalhar....

Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Eu gostaria de ver um vídeo com alguém pedalando no 22x50.
Deve ser muito curioso (seja pela inclinação absurda pra usar isso, seja pela habilidade do biker em se equilibrar a 3km/h quando pedala)


Editado por rafael_rtg - 21 Jun 2019 as 16:08
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
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Jagwire Ver Drop Down
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Paraná
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Eu gostaria de ver um vídeo com alguém pedalando no 22x50.
Deve ser muito curioso (seja pela inclinação absurda pra usar isso, seja pela habilidade do biker em se equilibrar a 3km/h quando pedala)
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2019 as 15:29
Desculpa a sinceridade, juro que não entendo quem faz essas coisas sem pesquisar, sem andar primeiro, experimentar...

11-50 é uso exclusivo para quem vai rodar 1x.... Já acho TOTALMENTE desnecessário o uso de 2x com 11-46, visto que 26/46 que usam por ai é reduzida pra cace;te...

Nas três coroas temos a menor 22, vai ficar pior ainda.... Velocidade baixíssima, quase não vai sair do lugar, vai ter que ter um puta equilíbrio para não cair para lado, e apesar não entender de física, sempre imaginei que quanto mais lento, mais você sofrera o efeito da gravidade te puxando para baixo, com velocidades baixíssimas, você não vai fazer muita força muscular, mas não conseguira subir decentemente, estará desperdiçando energia para ficar praticamente parado, melhor subir empurrando... 

Coroa tripla no MAXIMO cassete 11-40... Coroa Dupla, no máximo coroas 24-36 combinado com 11-42...



Originalmente postado por Rovari Rovari escreveu:

Eu comprei pelo aliexpress, estou so esperando chegar. Vou pegar uma bike nova toda alívio m4050 e ja quero colocar esse cassete. Aqui no norte do Paraná as subidas são bem pesadas (ainda mais para um iniciante), creio que o 11/50 vai ser beeem melhor que o 11/36 original. Mas obrigado pelas dicas, assim que eu montar na bike mando aqui!


Editado por rafael_rtg - 21 Jun 2019 as 15:31
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2019 as 05:32
Creio que ele usou pela maior flexão lateral...

Bem, a bike é sua e o dinheiro também... Da ótica dos mais experientes, não tem sentido. Sua marcha mais leve seria 22x50... Se for caminhando e empurrando a bike, vai gastar menos energia que assim. Não há nenhuma justificativa para algo mais que 22x42. O benefício de um cog 50, é mesmo usar uma coroa única de tamanho médio - ali nos 30~40 dentes, e ainda ter uma boa redução para subidas.

Na sua proposta, e na do Bruno, temos os dois mesmo problemas que são os buracos e a redução desnecessária...

Uma marcha é absurdamente leve, e a outra absurdamente pesada, para determinada situação. Geralmente demora a passagem da corrente de um cog para outro, nesses casos. Perde embalo, a marcha não entra, e o sistema todo fica forçando.

Poderia aproximar as coroas, digamos 26-32-38, ou 32-40. Eu usaria assim, justamente para diminuir o buraco na passagem de coroas, e ter um range levemente maior - sinto falta de uma marcha um pouco mais leve.

A reduzida, não justifica. A hora que entrar a coroa menor, vai ter que passar várias marchas do cassete. Ou vai dar de cara no chão, de tão leve que ficou. Como dito, vai estar deitado sobre o guidão, e ainda a frente levanta - se é que a traseira traciona sem peso atrás!
Pode usar apoios de BMX como manoplas...

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rovari Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2019 as 18:00
Originalmente postado por Brunomarine Brunomarine escreveu:



Obrigado pelo incentivo amigo ciclista


Bruno, a minha vai ficar praticamente com a mesma configuração, só não entendi o motivo de usar a corrente 11v...
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Rovari Ver Drop Down
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C Procópio
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rovari Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2019 as 17:04
Eu comprei pelo aliexpress, estou so esperando chegar. Vou pegar uma bike nova toda alívio m4050 e ja quero colocar esse cassete. Aqui no norte do Paraná as subidas são bem pesadas (ainda mais para um iniciante), creio que o 11/50 vai ser beeem melhor que o 11/36 original. Mas obrigado pelas dicas, assim que eu montar na bike mando aqui!
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misera Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2019 as 14:44
Originalmente postado por Rovari Rovari escreveu:

Só estou com dúvida de qual corrente utilizar, acham q a kmc pra 9v é suficiente?


Precisa do cassete na bike pra poder medir ,na minha 40-36 tirei só 1 elo.

Mais por que vc não espera mais um pouco ? Ouvi dizer que estão lançando cassetes 51 e 52 agora.
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Rovari Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rovari Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2019 as 10:56
Só estou com dúvida de qual corrente utilizar, acham q a kmc pra 9v é suficiente?
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Rovari Ver Drop Down
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Cadastrado em: 20 Jun 2019
C Procópio
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rovari Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2019 as 10:54
Estou esperando chegar o meu 11/50 da Ztto. Vou usar com o alívio M4050 e manter o pedivela triplo. Como sou iniciante no MTB e faço apenas trilhas por diversão, creio que será uma combinação interessante (mantendo sempre o alinhamento de corrente)...
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar XCb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2019 as 19:30
Cambio S8 p 8V e eu usando p 9v... perai né amigo. Mas usei ele com 8v 11-34 e nao tenho do que reclamar. Acho que o ponto aqui é o baixo custo x funcional x durável. Eu fui atendido!!!
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XCb Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar XCb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2019 as 19:26
Acabei de montar o novo cambio XTime RD S9. Bem, muito mais robusto que o S8, mas as roldanas sao um lixo e troquei por 2 de aluminio rolamentadas. Hehehehehe. 150 do cambio + 40,00 par de roldanas aluminio rolamentadas = 190,00... lindoooo BBB. Amanha vou girar!!!!
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2019 as 16:50
Ficou tão confiável que vc já está trocando o câmbio...
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XCb Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar XCb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2019 as 12:48
Tive bikes caras e agora me divirto a baixo custo. Instalei esse Ztto 9v 11-50 com cambio xtime S8 (isso mesmo 8v) e passador Sunrace M9. Ficou showwww! Passo as 9 marchas e vai do 11 ao 50 alinhado. Por desconfiar da mola do S8 comprei o RD S9 e vou instalar hoje.
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dagspina Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2019 as 14:58
É brincadeira né, funciona perfeitamente? Kkk

Eu que estou usando 11/50 sunrace com câmbio xt m8000 11v só consegui um nível satisfatório de funcionamento com prolongador de gancheira, e mesmo assim nas marchas intermediárias ouço um barulho e um delay para as marchas entrar, mas funciona e sempre troca as marchas, mas longe de ser perfeitamente igual era quando eu usava o que o câmbio foi projetado para usar, aquilo era perfeitamente, sem barulho e sem atraso.


Editado por dagspina - 12 Mai 2019 as 15:04
https://www.strava.com/athletes/9072939
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Brunomarine Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Brunomarine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2019 as 16:11
Eu paguei R$ 179 no k7 de 50, China
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2019 as 14:47
Ainda que eu ache a anorexia do MTB, já tem por aqui... 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1166452828-cassete-sunshine-9v-1150d-c-prolongador-mtb-_JM

E o preço é até convidativo, mas quero ver achar câmbio pra isso... E principalmente, achar cadência... Os gap's são enormes, só vejo sentido se fossem compensados por uma troca constante de coroa, onde a menor fizesse o papel de uma reduzida de caminhão, que é uma intermediária entre a marcha X e X+1... Digamos, coroas 38-36, onde o gap fica em 10~12% na maioria do tempo:

http://gear-calculator.com/?GR=DERS&KB=34,38&RZ=11,13,16,20,24,30,36,42,50&UF=2281&TF=90&SL=2.6&UN=KMH&DV=ratio

Aliás, é uma combinação que já cogitei, para baixar custos do cassete + câmbio traseiro com menos marchas, mas mantendo uma relação bem linear para asfalto... E diferente do sistema mais usual de coroa dupla, a troca de marchas é um tanto lógica...

http://gear-calculator.com/?GR=DERS&KB=34,38&RZ=11,13,16,20,24,30,36,42,50&UF=2281&TF=90&SL=2.6&UN=KMH&DV=ratio&GR2=DERS&KB2=22,36&RZ2=11,13,15,17,19,23,21,26,30,34&UF2=2281
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ghd Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2019 as 07:57
O problema foi que vc veio e disse que funciona perfeitamente e nem deu mais detalhes.
É óbvio que não funciona perfeitamente. Pode funcionar a contento pra vc na sua utilização.
Mas um desavisado que leia sua mensagem poderia ser induzido ao erro.
Além dos problemas já citados anteriormente ainda há o fato de que a corrente não irá trabalhar com a tensão necessária, isso provavelmente é irrelevante pra vc e seu uso atual mas não deve ser ignorado.
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am.araujo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2019 as 07:15
Eu não credito que seja maldade, mas é algo tão inusitado que desperta curiosidade de todo mundo. É igual aquela galera que pega uma C10 original e coloca uma catraca mega range, o fabricante diz que o cambio não aguenta, porem na pratica funciona. A curiosidade é saber se funciona direito.

Eu acredito que depende muito do uso, não dá pra generalizar. Pra um cara como eu que ataca subida, sobe pedalando em pé e trocando de marcha, uma combinação dessas pode ser perigoso, tanto que quando levo meu filho eu uso 24x34 num sistema 3x8, geralmente só pra subir pirambeira e não ter que pedalar em pé com o garoto na garupa. Mas pra um ciclista mais tranquilo, que troca as marchas com calma, é possível usar combinações mais leves pra subir mais de boa, são pontos de vista diferentes.

Então cabe da consciencia de cada um escolher o sistema que trás mais vantagens de acordo com as características e limitações de cada um.


Editado por am.araujo - 09 Mai 2019 as 07:16
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misera Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2019 as 07:13
Sinto muito que vc ficou bravo , mais isso aqui e um forum , as pessoas vem aqui atras de informacao.

Ninguem em sa conciencia vai recomendar isso , como mostrei o proprio fabricante fala que esse cambio nao deve ser uaado.
Vc ainda pos um cassete feito pra 1x num 3x feito pra 45 de total e vc ta com 58.
Nem no sistema com o cassete original se uaa todas as marchas.
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Brunomarine Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Brunomarine Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2019 as 03:02
Exatamente, tem que provar com foto para verem que não é fake, tem que fazer combinação de marcha para satisfazer colegas do grupo, utilizo já a 4 meses essa configuração e ainda usam matemática para dizer ser impossível tal relação,"pq não usa cog de 40, 42 ou 46", ora será que eu já não usava antes alguns desses e senti que com acréscimo de peso eu precisei de mais conforto para subidas ? Por fim, utilizo as 27 marchas sem nenhum tipo de problema "mais é impossível" então sente na minha bike e faça meu trajeto de escalada no paralelepípedo com inclinação intermediária/intensa com uma criança na garupa, depois falamos melhor sobre o que achou do cog 50
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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2x10 de 22-36 e 11-34... Muito raramente uso a 34, mas viria a calhar uma 36 ou 38 para "descansar" na subida - tipo as crowler das Scania's LOL
22x50 pode até fazer sentido, mas possível que a bike empina ou patina, antes do que arranca... Com o 22x34 em várias subidas eu já tive problema com isso... 
Toda forma, se ele diz que funciona a contento, está dito.
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furukawa Ver Drop Down
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Usei por bastante tempo e funciona muito bem o 2x11 com coroas 36-24 e cassete 11-42.

Dá para fazer a mesma combinação com 2x10.

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Chuck DhFr Ver Drop Down
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Só na coroa do meio pode usar todo o cassete.
Na pequena não usar os 4 menores cogs
E na coroa grande não usar os 4 maiores cogs

O ruim disso é que vc tem que ficar atento pra não esquecer disso pra não explodir o câmbio.

Acho que o cassete 11-42 com coroa pequena 22 já fica bem leve mesmo em subidas extremas.

22/42 é mais leve que usar coroa 30 e cog 50

Editado por Chuck DhFr - 08 Mai 2019 as 11:20
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

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