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MTB é uma M* em pistas planas?

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datenas Ver Drop Down
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Cadastrado em: 28 Set 2017
Sumpaulo
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    Postado: 15 Abr 2018 as 18:50
Há uns 5 meses uso uma GONEW 5.3 aro 29 branca, geralmente pra ida e volta do trabalho. Faço da zona norte à zona oeste de São Paulo, passando inclusive pelo Centro, onde considero um dos pontos da cidade mais acidentados, daí notei me dar melhor em calçadas, e calçadas acidentadas e subidas, que no asfalto, especialmente asfalto mais plano. Por que isso ocorre?

Vendo as marchas do lado direito do guidão, normalmente me divido entre o número 3 ou o 2; esse último se pedala demais e não ganho tanta velocidade. O 1 obviamente é o mais leve, enquanto que o 5 é mais pesado; do lado esquerdo do guidão, deixo a segunda marcha - me corrijam se eu estiver errado, não manjo tanto de caracterizações de marchas. 

Até tenho vontade de comprar uma speed, mas minhas condições financeiras, apesar de estar empregado há 1 ano, não são tão boas (e eu ainda moro em albergue, ou seja, preciso ter cuidado em guardar bicicletas), e eu acho essa mania paulistana de pedalar entre os carros uma coisa de louco - provavelmente os altos índices de acidentes a ciclistas na cidade é por isso. 
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_Baiano_ Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _Baiano_ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2018 as 18:56
MTB não é pra asfalto hehe
Realmente você precisa aprender melhor usar as marchas que tem, pra você manter uma cadência ideal pra você. O que dá pra fazer pra melhorar é colocar garfo rígido e trocar pneus por um de asfalto... So com isso vc ja ganha muito no asfalto.
A speed a propria Gonew tem uma barata mas como vc disse que tá sem grana, fica pro futuro.

Editado por _Baiano_ - 15 Abr 2018 as 18:57
Venzo 29er
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datenas Ver Drop Down
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Sumpaulo
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Os pisos onde mais passo com ela são em calçadas e ciclovias (e as ciclovias dessa cidade são um lixo). Comprei a bicicleta usada pelo Mercado Livre; tinha sido usada uma vez pelo marido es senhora que me vendeu. Antes, eu tinha uma Caloi Aluminium e uma Supra, ambas 26, daí as vendi e com a grana comprei essa 29, que, ao que parece, casa com o meu top (1,84m e 84kg). 

Acho que o ideal seria ter uma speed mesmo, mas devido as condições citadas...
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ghd Ver Drop Down
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Speed não é legal pra locomoção diária.
Qual pneu você está usando?
O pneu vai ser o item que trará maior diferença no seu pedal.
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datenas Ver Drop Down
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Sumpaulo
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É um Kenda Klaw XT ou KT, não lembro. 
Péssimo pra ciclovia molhada. Até caí hoje, inclusive. 
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ghd Ver Drop Down
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Cadastrado em: 19 Nov 2016
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2018 as 20:01
"Pneu Kenda Klaw, sulcos altos e espaçados, ótima opção para uso em lama."

Seu pneu é bem ruim pro seu uso. Eu trocaria de pneu urgentemente.
Pessoal do fórum conhece boas opções pro seu uso, espera alguém com mais experiência nessa situação opinar aqui algum modelo.

Editado por ghd - 15 Abr 2018 as 20:01
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Hugobh77 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2018 as 20:03
Boa noite amigo.
Nada nesse mundo é perfeito, a sensação de MTB ser uma droga se deve aos pneus com cravo, que para asfalto são terríveis, não rendem o pedal.A solução mais simples e barata seria colocar pneus Slick ou mistos, 700x35 ou 1.5, mantendo a suspensão.

A questão de uma Speed ou a fórmula garfo rígido+pneu Slick fino(ex: 1.5") da o seguinte resultado: uma bike que rola melhor, atinge velocidades mais expressivas, exige menos esforço das pernas mas em contra partida fica uma bike dura e desconfortável, ficando a seu critério tentar se adaptar a esse estilo de pedal.

Em resumo seria assim:
MTB: conforto, baixa velocidade.
MTB pneu Slick: conforto, aumento de velocidade.
MTB garfo rígido+ pneu Slick: -conforto, baixa de peso e + aumento de velocidade.
Speed: --conforto, ++ aumento de velocidade, menor ângulo de curva,-poder de frenagem, outro tipo de pilotagem.

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Leo Amaral Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2018 as 20:07
Originalmente postado por datenas datenas escreveu:

É um Kenda Klaw XT ou KT, não lembro. 
Péssimo pra ciclovia molhada. Até caí hoje, inclusive. 


Realmente MTB oferece mais arrasto que uma speed, mas consigo fazer média de 26/27km quando treino no asfalto e não sou atleta.
Mesmo com a 26" eu fazia boas médias.
Acredito que você está usando as marchas de forma errada, seu pneu pode estar com baixa pressão ou você está mais fora de forma que eu.
Começando pelas marchas: elas existem para ser usadas. Pesquise no YouTube ou aqui no Fórum como usar.
Pneus, procure qual a calibragem correta para seu peso. Verifique quantas libras seu pneu aguenta e coloque uns 20% menos. Não cheque ao limite que está no pneu.
Forma: pratique mais, alimente-se melhor, treine.

Editado: tem que ver a relação, também. Às vezes é muito reduzida e relamente não vai render. Talvez uma coroa de 48-33-22(existe?) com um cassete 11-34, ajude também.

Editado por Leo Amaral - 15 Abr 2018 as 20:11
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"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
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jklaser Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2018 as 06:30
Uma bike de speed não proporciona maior velocidade que uma MTB só por causa dos pneus, a diferença principal é na posição que que o ciclista vai em cima da bike....a speed é muito mais aerodinâmica , até 25km/h não se nota muito mas depois disto , a resistência do vento começa a crescer de forma exponencial...
Mas uma speed também não é  a melhor bike para se deslocar dentro da cidade também, o ideal seria uma bike com geometria de speed mas com pneus mais largos e talvez um guidão reto.....
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christianmdt Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2018 as 09:26
A melhor resposta para um topico como esse e:
Um jipe é bom para apostar corrida?
Colocar pnrus esportivos em um jipe, vai tornar ele bom?
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joaoandre1990 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2018 as 11:15
Originalmente postado por datenas datenas escreveu:

Há uns 5 meses uso uma GONEW 5.3 aro 29 branca, geralmente pra ida e volta do trabalho. Faço da zona norte à zona oeste de São Paulo, passando inclusive pelo Centro, onde considero um dos pontos da cidade mais acidentados, daí notei me dar melhor em calçadas, e calçadas acidentadas e subidas, que no asfalto, especialmente asfalto mais plano. Por que isso ocorre?

Vendo as marchas do lado direito do guidão, normalmente me divido entre o número 3 ou o 2; esse último se pedala demais e não ganho tanta velocidade. O 1 obviamente é o mais leve, enquanto que o 5 é mais pesado; do lado esquerdo do guidão, deixo a segunda marcha - me corrijam se eu estiver errado, não manjo tanto de caracterizações de marchas. 

Até tenho vontade de comprar uma speed, mas minhas condições financeiras, apesar de estar empregado há 1 ano, não são tão boas (e eu ainda moro em albergue, ou seja, preciso ter cuidado em guardar bicicletas), e eu acho essa mania paulistana de pedalar entre os carros uma coisa de louco - provavelmente os altos índices de acidentes a ciclistas na cidade é por isso. 


Se você não pode gastar muito:
- Aprenda a usar melhor as marchas, na cidade 7 são suficiente, mas tem que saber quais são.
- Mantenha os pneus calibrados e a manutenção dos componentes em dia, parece que não mas uma graxa muda o desempenho da bike.
- Melhore seu condicionamento físico.

Se você pode gastar um pouco:
- Procure usar pneus slick, são + indicados para o uso urbano;
- Troque essa suspensão por um garfo rígido URGENTE! Essa porcaria só serve pra fazer peso e roubar sua energia durante a pedalada... Não sei porque as montadoras insistem em colocar esse "acessório" nas bikes de entrada (na vdd eu sei, porque vende).

Espero ter ajudado.

Editado por joaoandre1990 - 16 Abr 2018 as 11:15
NO GEARS, NO PROBLEMS!
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_Baiano_ Ver Drop Down
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Pra quem falou que garfo rígido vai perder conforto, não necessariamente. Essa suspensão da 5.3 é bem fraquinha... Só serve de âncora. Falo por experiência pois era minha bike antes.
Troque por pneu Slick e Garfo rígido e verá o quanto sera melhor seu pedal. Calçadas e alguns buracos não são problema pra garfo rígido. É tranquilo demais.
Venzo 29er
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ghd Ver Drop Down
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Originalmente postado por _Baiano_ _Baiano_ escreveu:

Pra quem falou que garfo rígido vai perder conforto, não necessariamente. Essa suspensão da 5.3 é bem fraquinha... Só serve de âncora. Falo por experiência pois era minha bike antes.
Troque por pneu Slick e Garfo rígido e verá o quanto sera melhor seu pedal. Calçadas e alguns buracos não são problema pra garfo rígido. É tranquilo demais.


Pode ser ruim e pesada mas obviamente vai perder conforto.
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Gryphon Ver Drop Down
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É por isso que o pessoal "hibridiza" speeds e Mountain Bikes, geralmente trazendo características de uma para a outra.

Pneus de cravos são muito ruins para andar no asfalto. Deixam a bike muito presa, ela não rende na pedalada e os pneus se desgastam rapidamente.

Pneus finos de speed também não são os ideais. Por serem finos, precisam de muita pressão para suportar o peso do ciclista contra os impactos sofridos no piso. Numa bike sem suspensão, vira máquina de tortura.

Os pneus balão muito usados nas antigas urbanas como Barra Circular e Barra Forte, não tinham cravos e por serem grandes, podiam trabalhar com pressão baixa, gerando conforto. Só que tinham muita área de contato, gerando muito atrito de rolamento, e a pedalada não rendia como numa speed.

O ideal é um meio termo. Um pneu slick mais estreito que o das antigas urbanas, mas não ao ponto de virar um pneu de speed. Um pneu de 1,5 polegadas de largura é o suficiente.

O resto da bike vai depender do seu estilo e do percurso.
Um dos fatores que tornaram as Mountain Bikes um sucesso nos anos 80 é que elas não tinham uma posição tão radical para o ciclista. Esta posição, aliada à uma geometria adequada, deixava a bike mais ágil, algo que faz falta no trânsito.
Então se você pega mais trânsito travado, difícil, talvez você prefira uma MTB.

Se você pega avenidas de maior velocidade e percorre longos trajetos em linha reta, talvez prefira partir de uma speed.

E tem também a sua característica pessoal também.
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LucasEdu Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar LucasEdu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2018 as 18:59
Possuindo uma Gonew 6.3, a solução mais barata para melhorar minha performance foi sem dúvida o comportamento em cima da bike, treinando as reduções de marcha quando via que necessitava frear ou parar. Assim, para retomar eu conseguia manter um esforço mais linear. Também treinei o Track Standing, que consiste em parar a bike, mas se equilibrar para não colocar o pé no chão.

Da solução que se gasta dinheiro, busquei melhorar os pneus. Adquiri no mercado livre um par da pirelli (clica aqui para uma referência) com o qual rodei quase 2000km e ainda tá novíssimo. A princípio a bike parece ficar mais arisca em curvas mas você se acostuma e de resto, só benefício. Não diminui muito o peso, mas já se sente diferença numa arrancada em pé ao sair de um semáforo, por exemplo. 

Sua bike, além dos pneus que uso e recomendo, pode melhorar ainda mais com um garfo rígido. Pegue um modelo da Fib (mais um link para referência aqui), que é o mais em conta e atende tanto freios v-brake como disco. Pode parecer que essas mudanças saiam meio caro para você, mas coloca essa "suspensão" atual e os pneus maiores pra vender na olx (vendi um par de pneus velhos por 40 reais Wink), que aí diminui um pouco o buraco no seu bolso.

Outra ideia seria uma bike estilo speed com guidão reto. Tem pouca resistência de rolagem, melhor posição aerodinâmica em relação à mtb e mais segurança em relação ao guidão drop. Resta calejar a bunda pra não sentir tanto desconforto no seu trajeto.

Minha escolha, no seu lugar, seria modificar a bike atual e ir acostumando o corpo com a nova rigidez. Quando sentisse que o corpo começasse a exigir mais do que o equipamento puder oferecer, faria a troca da bike em uma possível caloi 10 com o guidão reto e rapid fire.

Espero ter trazido algumas boas sugestões que lhe sirvam. Se não, que contribua com os demais frequentadores do fórum.
...em um relacionamento sério com a gonew 6.3
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xandaumgv Ver Drop Down
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sao paulo
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandaumgv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2018 as 09:00
Ninguem recomendou por aqui, bem provavel pelo custo, tem tambem os pneus maxxis torch que sao para 29 sem ter cravos
Alexandre

Urbana: Tito Urban
MTB: First Athymus
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Hugobh77 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2018 as 14:17
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Boa noite amigo.
Nada nesse mundo é perfeito, a sensação de MTB ser uma droga se deve aos pneus com cravo, que para asfalto são terríveis, não rendem o pedal.A solução mais simples e barata seria colocar pneus Slick ou mistos, 700x35 ou 1.5, mantendo a suspensão.

A questão de uma Speed ou a fórmula garfo rígido+pneu Slick fino(ex: 1.5") da o seguinte resultado: uma bike que rola melhor, atinge velocidades mais expressivas, exige menos esforço das pernas mas em contra partida fica uma bike dura e desconfortável, ficando a seu critério tentar se adaptar a esse estilo de pedal.

Em resumo seria assim:
MTB: conforto, baixa velocidade.
MTB pneu Slick: conforto, aumento de velocidade.
MTB garfo rígido+ pneu Slick: -conforto, baixa de peso e + aumento de velocidade.
Speed: --conforto, ++ aumento de velocidade, menor ângulo de curva,-poder de frenagem, outro tipo de pilotagem.



Nesse meu post tentei mostrar o que é real, quando se entra nesse impasse de MTB ruim na cidade x ter uma bike que aguenta pancada pra andar na cidade. Tem hora que o pessoal fica na paranóia de asfalto esburacado, ciclofaixa em péssimo estado e fica a espera de uma fórmula mágica. Quando se usa a bike pra transporte, acho que ninguém sai mantendo uma média de 20/25km/h até porque vai transpirar. Agora quando se fala em pedalar mais sério tem coisas que são importantes. Pra resolver o problema aí é o que a maioria falou aqui e em vários outros tópicos, que colocar GARFO RÍGIDO+PNEU SLICK nada mais. Buraco é desviar, o conforto é uma bike bem ajustada ao seu fit, usar uma boa manopla e luvas idem. A bike que mais uso é garfo rígido, pneu 700x28,uma MTB 26 convertida em híbrida.
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2018 as 17:37
Vc nem devia dar bola pra isso de média , nego fala de média de velocidade de treino sendo que o outro nem mora na mesma cidade super plana e ta indo pro trampo...
Apenas mantenha a atenção se estiver de garfo rígido , vc não vai querer bater numa tartaruga ou buraco usando um acredite.
Inicialmente eu trocaria apenas os pneus pra ver como fica.
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_Baiano_ Ver Drop Down
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Discordo mísera, uma tartaruga é ruim também com suspa ruim... Quando eu tinha a suspa Gonew OEM eu evitava tudo na verdade hehe
Na minha infância eu não tinha opção, era rígido, e andava de boa nas ruas de paralelepípedos de minha cidade... No caso dessas suspa ruim, vale mais o peso a menos e eficiência a mais que a pseudo amortecimento delas...
Depois de duas suspa ruins seguidas, eu migrei pra uma a óleo da RockShox e só fiz isso pelo meu uso em trilhas, caso contrário teria garfo rígido.
As pessoas parece que tem receio de ir pra rígido pra andar em asfalto e isso é besteira, eu tinha esse receio e hoje vejo o quão ignorante eu fui nesse assunto.
Venzo 29er
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_Baiano_ Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _Baiano_ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2018 as 20:47
Só complementando o que disse...
Um detalhe que eu penava com a minha Gonew 5.3 que tinha era subir meio fio... Tinha que fazer um esforço sinistro pra subir em velocidade e sempre tinha um receio de bater... No garfo rígido isso vai fácil fácil... É um detalhe que dependendo da cidade, faz muita diferença.
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Eu nunca disse que com suspa é bom , mais a chance de vc capotar de frente é bem menor...kkkkk.
E eu ja vi isso acontecer bastante.
Ps: minha infância tbm foi de rígido e se eu encontrasse hj garfos como os que tinha na minha juventude eu usaria mais o que mais se aproxima deles é o el tenedor que não é mais fabricado e custava uma pequena fortuna tbm.
Desses baratos eu usei todos nenhum aguentou muito e pelo relato que eu vejo talvez o fib seria o único que aguentasse.
Já os outros mais caros fica complicado , o tsw parece legal mais é pequeno mosso é caro e dai pra pior , o el tenedor novo é de alumínio custa 800 reais java etc nem se fala.
Se a intenção é so locomoção e vc vai pegar uma bike que ja custa perto de 1000 pra depois trocar garfo pneu etc era mais fácil ter pego uma sense move logo de cara.

Editado por misera - 18 Abr 2018 as 11:51
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Vinicius Trevisan Ver Drop Down
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Uso minha MTB num trajeto em que 90% é asfalto. Primeira troca que fiz foram os pneus, mas não optei pelos Slick pois vez ou outra faço pedais em estradão, então coloquei pneus mistos (Maxxis Pace) e minha rolagem no asfalto melhorou consideravelmente em comparação aos CST Critter que estavam instalados na bike anteriormente. 

Aprenda a usar as marchas e coloque pneus mistos ou slick que seu rendimento irá melhorar bastante.
https://www.strava.com/athletes/1206610
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2018 as 12:19
Agora a título de curiosidade pro autor do tópico.
Vc mencionou que antes usava uma 26 , agora que ta com a 29 está pior ou a velocidade na reta com a 26 tbm era ruim ?
Porque vendo aqui o seu relato das marchas , coroa do meio com segunda ou terceira catraca é uma marcha beeeeeeeeeem lenta , seria uma marcha que vc usa em subidas bem leves quando vc quer ir num ritmo de descanso sem suar muito.
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Originalmente postado por misera misera escreveu:

Agora a título de curiosidade pro autor do tópico.
Vc mencionou que antes usava uma 26 , agora que ta com a 29 está pior ou a velocidade na reta com a 26 tbm era ruim ?
Porque vendo aqui o seu relato das marchas , coroa do meio com segunda ou terceira catraca é uma marcha beeeeeeeeeem lenta , seria uma marcha que vc usa em subidas bem leves quando vc quer ir num ritmo de descanso sem suar muito.g


Sua observação é bem pertinente, talvez ele esteja trabalhando de forma errada a relação. Essa parte de combinar marchas é algo bem difícil de ser percebido pela maioria das pessoas, e são pequenos detalhes que fazem muita diferença. Esse fds mesmo sai pra uma volta com um conhecido meu e ao longo do pedal percebi a dissiparidade de quem anda e procura entender o funcionamento de uma relação e de quem só monta na bike e sai. Em vários trechos de subida eu já antecipava a marcha que julgava ideal para aquela situação se precisasse descer mais uma subia o giro e pronto. Ele o tempo todo moendo a relação, câmbio quase quebrando e sempre girando igual enceradeira, mas sem sair do lugar. Resultado: rodamos 25 km, paramos umas 8x, no final ele tava morto. Claro que eu rodo mais vezes na semana que ele, porém devo ter no mínimo 35kg a mais. Saber gerenciar as marchas mais a cadência correta retarda a fadiga. Não estou falando de performance mas de ter uma pedalada mais fluida. Cadência baixa necessita força muscular e a alta exige mais capacidade pulmonar.
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Leo Amaral Ver Drop Down
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Acho que o cara foi treinar. Ele sumiu...
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Pois é hugo , é bem por ai mesmo , a propósito quando eu disse que o garfo tsw é pequeno eu quis dizer pra uma 29 que foi projetada com suspensão.
Na sua 26 ficou perfeito .
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Hugobh77 Ver Drop Down
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Para um projeto de hibrida mesmo em quadro 29 o garfo TSW se adequa bem, deixando uma frente mais baixa, mas para usar com garfo rígido em MTB ele não corrige na proporção de uma suspensão, sendo inviável para esta fim. Grande possibilidade de ejeção em uma descida. São 440mm até o crown.
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Por isso eu digo se é pra pegar uma 29 e depois gastar grana pra hibridizar ela é melhor pegar uma híbrida logo de kra.
Elas tem a caixa de direção mais longa e vc pode usar garfos de 42 pra 26 ou 44-45 pra 29 numa boa e ter uma posição confortável porque o quadro ja foi feito pensando neles.
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Gryphon Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2018 as 15:31
Eu acho que colocar garfo rígido numa 29 é coisa complicada.

Além da roda ser maior, é muito comum usar suspensão de longo curso nelas, maiores que 100 mm.
Aí se olha para a bike de lado fica parecendo um saurópode (dinossauro herbívoro quadrúpede de pescoço comprido), com o head tube lá em cima.
Dependendo do garfo rígido que se usa, o head tube desce muito em relação à suspensão original. Ferra toda geometria, distribuição de peso, posição do ciclista...
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TRILHAMARCELO Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TRILHAMARCELO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2018 as 16:32
a 29" com garfo rígido da minha esposa e quadro tamanho 15".
A bicicleta ficou bem curta, o pedal fica bem próximo da roda dianteira.
Em relação a geometria, ela ficou bem esperta pra andar.
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2018 as 16:47
Então gryphon , antigamente vc encontrava o el tenedor em cro-mo com 47cm , não era o mais leve nem o mais barato , mais corrigia a geometria e era um garfo confiável estilo anos 90 daqueles que dura anos e anos e vc sabe que não vai quebrar com vc encima da bike.
Os garfos novos que eu vejo custam o preço de uma suspensão de similar qualidade e em questão de 2 anos ou menos estão condenados.
Eu tenho um garfo antigo aqui que a base dele e da grossura do meu dedo.
Em 1993 tava descendo um estradão após a trilha da escadinha (rock garden de 100m de extensao que fazia parte do enduro da independência de motos) , ai blz to lá nums 30-35 por hora na montanha entrei numa curva vinha uma moto a uns 20.
Batemos de frente , eu sai voando e a moto passou por cima da bike acelerando (a pintura da bike ficou com marcas estilo garra de wolverine ) e nada , o garfo ta aqui ate hj de boa mais de 20 anos depois...
E isso era um garfo básico da época.
Pra andar na cidade hj eu acho que o melhor é fazer como vc , pega aquela bike antiga de cro-mo da uma garibada nela e por pra rodar.
Honestamente eu não consigo compreender como pode um garfo , exemplo mosso m5 custar o mesmo preco de um quadro mosso odissey , se é pra gastar e ter algo que não posso confiar prefiro continuar com uma suspa básica mesmo , até uma rst capa com aquelas canelinhas finas eu sei que não vai quebrar atoa.
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belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2018 as 16:59
Trilhamarcelo , eu pus um de 45 na sense impact , boa pra andar ate ficou ficou esperta mesmo , parecia até uma 26 pra jogar nas curvas.
Porém o bb drop caiu mais 4cm além da geometria original.
Já viu aquelas bocas de lobo que são meio rebaixadas ?
Um dia passando em uma delas meu pedal raspou na parte do asfalto pra ter ideia kkkk.
Durante a breve vida do garfo (1200km) antes de dar problema na espiga foram inúmeras curvas que raspou o pedal no chão , então ganhava por um lado e perdia por outro , já que perdia velocidade nas curvas por não poder fazendo pedalando.
Ganhava nas subidas mais perdia nas descidas por ter que ir com mais cuidado , ando muito à noite e dependendo da rua se for mais escura é bem perigoso catar um buraco , com suspensão (mesmo as ancoras) eu só largo o freio e vou.
Outra coisa que eu fiz na sens na época foi trocar a direçao de esferas por rolamento pois as esferas não estavam aguentando os impactos do garfo.
Não se esqueça tbm que guidão tem vida útil e com um garfo rígido esta vai ser menor.
Voltando ao tópico o autor disse que vendeu 2 26 pra comprar a gonew usada , entao não acho que seria viável pra ele gastar 300 pila sendo que me parece que o problema maior no caso é outro.
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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O maior problema no garfo pequeno pra mim é o bb drop.
Agora veja como é a direção das hibridas que são projetadas pra isso.







Repare como as caixas de direção são longas , dessa forma vc pode usar um garfo menor (mais resiste mais rígido) e ainda ter uma postura boa com a altura do pedal correta.
As mtb modernas tem as caixas cada vez menores , uma vez que a tendência é as pessoas procurarem cada vez mais curso nas suspensões.
E como vc aumenta o curso da suspensão sem prejudicar a geometria ?
diminuindo a caixa de direção.
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Hugobh77 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2018 as 18:55
As boas híbridas tem um tamanho de caixa de direção mais próximo das road bikes e top tube mais slooping no estilo MTB como se pode ver nas fotos postadas pelo Mísera. Hibridização por conta sempre vai ter um desacerto, na Speed um top tube quase alinhado ao solo, jogando a frente da bike pra baixo, na MTB uma caixa pequena, causando o efeito de pescoço de girafa com os espaçadores abaixo da mesa. A gente até faz, mas ficar 100% funcional e estético é difícil.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2018 as 20:03
Originalmente postado por TRILHAMARCELO TRILHAMARCELO escreveu:

a 29" com garfo rígido da minha esposa e quadro tamanho 15".
A bicicleta ficou bem curta, o pedal fica bem próximo da roda dianteira.
Em relação a geometria, ela ficou bem esperta pra andar.

Aí é que está o problema de geometria que eu digo. Ela ficou esperta porque houve uma redução de caster e trail na geometria. Esses elementos são fundamentais para a estabilidade da bike. Bikes com muito trail e garfos bem deitados (alto cáster) como as motos Chopper, são mais estáveis e menos manobráveis. Quanto menos cáster e menos trail, mais arisca a bike fica.

O quadro da bike é projetado para um certo cáster e um certo trail levando em consideração a suspensão original. Quando você trocou a suspensão pelo garfo rígido, houve um abaixamento do head tube, com consequente abaixamento do centro de gravidade e diminuição de cáster e trail. O resultado foi uma bike arisca.

Essa bike arisca muitas vezes fica interessante. Eu mesmo adoro pedalar bikes ariscas. Só que essas ariscas não são para qualquer um. Se abusar numa manobra, ela te joga no chão quando você menos esperar.

Eu já tive discussões aqui no fórum de gente que fica brincando de trocar medida de roda das bikes. Eu não gosto, porque o resultado nem sempre é bom. Trocar as rodas de 26" por aro 700 é aceitável porque não mexe com a geometria da bike, mas outras misturas nem sempre são neutras. Precisa tomar cuidado.
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Gryphon Ver Drop Down
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Originalmente postado por misera misera escreveu:

Então gryphon , antigamente vc encontrava o el tenedor em cro-mo com 47cm , não era o mais leve nem o mais barato , mais corrigia a geometria e era um garfo confiável estilo anos 90 daqueles que dura anos e anos e vc sabe que não vai quebrar com vc encima da bike.
Os garfos novos que eu vejo custam o preço de uma suspensão de similar qualidade e em questão de 2 anos ou menos estão condenados.
Eu tenho um garfo antigo aqui que a base dele e da grossura do meu dedo.
Em 1993 tava descendo um estradão após a trilha da escadinha (rock garden de 100m de extensao que fazia parte do enduro da independência de motos) , ai blz to lá nums 30-35 por hora na montanha entrei numa curva vinha uma moto a uns 20.
Batemos de frente , eu sai voando e a moto passou por cima da bike acelerando (a pintura da bike ficou com marcas estilo garra de wolverine ) e nada , o garfo ta aqui ate hj de boa mais de 20 anos depois...
E isso era um garfo básico da época.


Não era só esse garfo. Era qualquer bike. Eu nunca vi garfo de Caloi Cruiser quebrando.
Eram bicicletas pesadas? Sim, eram. Mas elas sofriam de uma falta da tecnologia que temos hoje.
Mas olha a durabilidade geral das bikes hoje. Não falo só das baratas. As caras mesmo não tem a mesma durabilidade.

Originalmente postado por misera misera escreveu:


Pra andar na cidade hj eu acho que o melhor é fazer como vc , pega aquela bike antiga de cro-mo da uma garibada nela e por pra rodar.

Neste ponto acho que dei foi muita sorte de achar aquele quadro com garfo original (ou ele deu sorte de eu achá-lo). Literalmente eu tropecei nele. Só que eu sabia o que ele valia e não deixei escapar.

Aquela GT é uma experiência muito interessante que eu gostaria que outros ciclistas experimentassem.
Como ela foi reconstruída dentro das especificações originais, em especial das rodas, então acredito que o comportamento dinâmico dela é aquele que eu experimento nela. E ela é uma bike muito arisca, como deve ser uma esportiva top de linha como ela era.

Hoje a suspensão é uma dissipadora de energia. Gostem ou não, isso deixa a bike mais mansa.
Anda na minha Schwinn com aquela suspensão fake dela. Bike mansa. Vou andar numa 29 moderna. Perto da GT, a 29 é mansa. Mas quer mansidão, pega a minha Caloi Mountain Bike, com garfo bem deitado e 20 cm a mais de entre-eixos.

Mas existem bikes ariscas e ariscas. A GT é arisca porque foi projetada para ser assim. É arisca, mas dá para confiar. Mexer na orelhada na geometria de uma bike, deixando ela arisca é um risco. Você nunca sabe se pode confiar numa manobra mais "quente".

Originalmente postado por misera misera escreveu:

Honestamente eu não consigo compreender como pode um garfo , exemplo mosso m5 custar o mesmo preco de um quadro mosso odissey , se é pra gastar e ter algo que não posso confiar prefiro continuar com uma suspa básica mesmo , até uma rst capa com aquelas canelinhas finas eu sei que não vai quebrar atoa.


Aí voltamos no que eu disse lá em cima.
Os garfos antigos careciam da tecnologia que temos hoje. Só que eu acredito piamente que houve uma involução nessa parte. Hoje, com mais tecnologia, as bikes estão resistindo menos que as antigas, com peças mais frágeis que custam mais caro.
Acho que o pessoal perdeu a noção de quanto uma bike antiga durava. Eu, como engenheiro mecânico, fico abismado em como uma bike dura pouco. Muitos equipamentos profissionais usam peças semelhantes que custam muito menos e duram a vida toda.
Não me sai da cabeça que a baixa durabilidade com alto preço sejam propositais.
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raulino Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2018 as 23:22
Boa noite pessoal... Eu tenho uma visão mais simplista desta discussão... Para me explicar, seguem 2 imagens trocadas há poucos dias, num grupo de amigos

Teoria:



Prática:



Conclusão: a melhor bike é a que vc tem hj, desde que saiba seus pontos fortes e limitações para cada uso... Quando vc esgotar totalmente sua habilidade e ela for realmente o limite, chegou a hora de avaliar um up ou outra magrela...

Editado por raulino - 18 Abr 2018 as 23:24
"Reality is what you make it"
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2018 as 02:00
Sua visão está certa, mas para a discussão errada...

O colega comenta sobre dificuldades de usar uma MTB nos trechos planos da cidade de SP...
Logo, é natural que observemos que ele está usando a ferramenta errada, para o trabalho desejado... Ele pode usar ela, mas terá vias de fato, melhor desempenho, com a bike mais adequada para seu uso.

Basicamente, e em outras palavras... Ninguém mandou ele abandonar a bike atual, mas com base em nossas experiências pessoais, análise de custos e mercado, sugerimos que opte pela troca e não upgrades...
Simplesmente porque uma road bike, é toda pensada para melhorar a rolagem sobre o asfalto, desde que começa a ser construída na fábrica, e o custo é menor que os upgrades na MTB - que aliás, descaracteriza ela, tornando-a muito específica (coisa que a torna muito mais difícil de revender).
Certamente ambas levarão ele aos mesmos lugares, mas a MTB ainda que adaptada, tem recursos desnecessários para o uso como meio de transporte, e outros faltantes para esse uso, dificultando o desempenho... E não associe desempenho só com a velocidade média! Estou falando de velocidade em função do tempo e energia gastos...!
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Carrapatense Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrapatense Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2018 as 08:31
Originalmente postado por Vinicius Trevisan Vinicius Trevisan escreveu:

Uso minha MTB num trajeto em que 90% é asfalto. Primeira troca que fiz foram os pneus, mas não optei pelos Slick pois vez ou outra faço pedais em estradão, então coloquei pneus mistos (Maxxis Pace) e minha rolagem no asfalto melhorou consideravelmente em comparação aos CST Critter que estavam instalados na bike anteriormente. 

Aprenda a usar as marchas e coloque pneus mistos ou slick que seu rendimento irá melhorar bastante.

 Falou tudo, solucao simples e barata, para a situacao atual do amigo.
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Vinicius Trevisan Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2018 as 10:01
Originalmente postado por Carrapatense Carrapatense escreveu:

Originalmente postado por Vinicius Trevisan Vinicius Trevisan escreveu:

Uso minha MTB num trajeto em que 90% é asfalto. Primeira troca que fiz foram os pneus, mas não optei pelos Slick pois vez ou outra faço pedais em estradão, então coloquei pneus mistos (Maxxis Pace) e minha rolagem no asfalto melhorou consideravelmente em comparação aos CST Critter que estavam instalados na bike anteriormente. 

Aprenda a usar as marchas e coloque pneus mistos ou slick que seu rendimento irá melhorar bastante.

 Falou tudo, solucao simples e barata, para a situacao atual do amigo.

Foi a primeira coisa q eu notei na bike, andando no asfalto: os pneus me seguravam na pista, então os troquei por um com cravos mais baixos, mas não quis sacrificar meus pedais em estradão, por isso optei por um pneu "misto". Eu particularmente não gosto de garfo rígido, pelo menos não em uma MTB. Esteticamente é feio e acontece o que os amigos ai de cima falaram, descaracteriza a bike. Outra troca que eu fiz foi na suspensão. Claro que somando tudo já fica um valor maior, mas pra mim foi a melhor solução. Ainda que pesada (mas mais leve que a suspensão original), peguei uma com trava o que poderia me dar algum rendimento pedalando em asfalto em subidas, já que geralmente pedalo em pé.
 


Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:



Aí voltamos no que eu disse lá em cima.
Os garfos antigos careciam da tecnologia que temos hoje. Só que eu acredito piamente que houve uma involução nessa parte. Hoje, com mais tecnologia, as bikes estão resistindo menos que as antigas, com peças mais frágeis que custam mais caro. 
Acho que o pessoal perdeu a noção de quanto uma bike antiga durava. Eu, como engenheiro mecânico, fico abismado em como uma bike dura pouco. Muitos equipamentos profissionais usam peças semelhantes que custam muito menos e duram a vida toda.
Não me sai da cabeça que a baixa durabilidade com alto preço sejam propositais.

É simples. Sacrificaram a durabilidade em favor da diminuição de peso dos componentes/peças.
https://www.strava.com/athletes/1206610
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