Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ferramenta extratora de Caixa de Direção. Qual?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ferramenta extratora de Caixa de Direção. Qual?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ferramenta extratora de Caixa de Direção. Qual?
    Postado: 10 Abr 2018 as 10:09
Caros mecânicos, sejam profissionais ou bem amadores como eu, qual ferramenta para tirar caixa de direção Standard com colar de esferas até Over com/sem rolamentos e direção integrada/ semi integrada.
Claro que a melhor suponho que seja da Park mas não sou profissional nem dono de oficina. Busco, como sempre o custo benefício em preço e qualidade. 
Obrigado a todos. Smile
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2018 as 10:28
Até o Edu Capivara tira caixa de direção com saca pino. Não vejo essa necessidade, ainda mais para um amador.

Mas se você faz questão, acho que nada supera alguns extratores de rolamentos internos.

Quer uma solução intermediária? Mande usinar uma tampa circular a partir de uma chapa grossa, de forma que o diâmetro dela seja pouca coisa menor que o diâmetro interno do head tube, e corte dois setores laterais paralelos para que essa tampa passe por dentro da caixa de direção.
Passe a tampa por dentro da caixa de direção, vire para apoiar na borda interna da caixa de direção e bata com uma haste longa na tampa. Ela também pode ser usada para impulsionar a caixa usando um parafuso extrator.
Aí é com você.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2018 as 11:14
Não conseguir "visualizar" todas as especificações. Alguma coisa sim... E quando o headtube tem diâmetros diferentes? Teria também que fazer esses discos de tamanhos diferentes (22.2 mm interno para Standard e 25.4mm internos pra Over?) Já achei ferramenta pronta a 150 pilas. Onde moro qualquer dslocamento e serviço chega fácil nos 60 a 70 reais. Dead
Me pergunto se o custo já não chega a aproximar de uma básical da icetoolz e similares como da calypso. É que cansei do modo rudimentar prego/chave de fenda + martelo mesmo de borracha.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2018 as 11:14
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2018 as 07:49
O certo seria eu desenhar a ferramenta para você entender, mas isso é complicado. Toma muito tempo.
Fazer, eu faria aqui em casa em pouco tempo. Não é nada difícil de fazer.

E sim, seria uma peça para cada tamanho. Mas como é para amador, pode ser feita conforme a necessidade.

Área de ferramentas no Brasil é uma lástima. Fico p... quando penso em comprar chaves chatas para cônicos de cubos e me pedem mais de R$ 50,00 numa feita de chapa de aço estampada. Aquilo era para custar R$ 5,00, e não R$ 50,00.

Fazer as próprias ferramentas e desenvolver as próprias técnicas de manutenção e reparo é fundamental para ter uma bike a custo acessível. É o caso da ferramenta "made in home" do artigo acima.
Mas mesmo algumas ferramentas específicas que não dá para fazer em casa (como um saca-pedivela) sendo caras, vale a pena comprá-las porque se depender de mecânico para tudo, a médio prazo sai mais caro que ter a ferramenta cara.
Voltar ao Topo
mezabarbabh Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2010
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mezabarbabh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2018 as 20:26
Eu vi uma ferramenta em sites de compras internacionais, basicamente é um tubo, uma das pontas com cortes longitudinais, onde ele abre como uma tulipa, o preço fica em torno de R$50~R$60 mais o frete (variados dependendo do site).

No link um do site Wish - mas recomendo pesquisar, pois o frete do Wish é um pouco salgado!

https://www.wish.com/product/57cce0797c4b29202e0ec419 - https://www.wish.com/product/57cce0797c4b29202e0ec419

Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2018 as 18:38
Obrigado a todos pelas dicas. Acabei comprando essa daqui após vê-la em funcionamento no YouTube.
[IMG]

Parece uma Lula mecânica.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2018 as 19:10
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2018 as 08:44
Gryphon, descobri que até o Capivara não usa chave de fenda/martelo.


http://www.pedaleria.com.br/ferramenta-saca-pista/
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2018 as 08:51
Ligeirinho, velho caso do "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço":

https://youtu.be/AWJCF9a_ZwA?t=2m39s

Se você procurar, tem vários vídeos onde ele desmonta a caixa de direção, e eu nunca vi ele usar ferramenta de sacar caixa de direção.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2018 as 13:49
Ha ha . O crime acontece aos 2.40. na matéria dá pedaleria rola um publieditorial da Calypso pois se informa endereço pra venda. Ao usar a dita ferramenta posto as impressões aqui. Mas quis aposentar chave de fenda/martelo e cx direções avariadas.
Voltar ao Topo
cascão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2011
BH MG
Offline
Mensagens:204
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cascão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2018 as 08:47
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Obrigado a todos pelas dicas. Acabei comprando essa daqui após vê-la em funcionamento no YouTube.
[IMG] 

Um pedaço de cano + alguns cortes e dá para fazer isso ai.
Specialized Pitch
GT Avalanche
Drop Bike 20" Trial
Sherco ST300
https://www.youtube.com/playlist?list=PL73FEE8EBA6130331
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2018 as 16:14
A quem interessar possa, digo que fiquei feliz com a ferramenta. No começo achei que tinha comprado uma coisa inútil. Batendo com o martelo de borracha ralei pra tirar uma bacia num quadro de 1993. Tinha medo de pancada forte no quadro. Mesmo assim fiz um troca por um pequeno martelo de cromo . Não dei 3 marteladas e as bacias restantes saíram muito facilmente. Aprovado e prático depois q se entende melhor modo de se fazer.


Editado por Ligeirinho - 27 Abr 2018 as 16:51
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2018 as 17:58
É aquela velha história.
Existe um instalador de rolamento de esferas, que parece muito com esse, mas ele tem um tripé que apoia na pista externa do rolamento. Me mostra um mecânico de máquina ou de carro que tenha essa ferramenta. Ninguém usa, nem no exterior.

Mas o certo é o certo, e você está certo em usar esta ferramenta.

No meu caso, eu tenho uns 40 anos mexendo com máquinas de diversos tamanhos e raramente eu tenho o "saca-alguma-peça-específica" para remover aquela peça e tenho de sacar a peça sem estragar. Por incrível que pareça, existem várias formas de bater numa peça, e a diferença sutil entre estas formas faz toda diferença se a peça será danificada ou não.
Bruce Lee tinha uma técnica que impressionava mesmo grandes mestres porque ele quebrava sarrafos de madeira com um soco que começava distante apenas 1 polegada do sarrafo. Não era só uma questão de força, mas de técnica também.

Repare que no meu caso, o problema não são só as bicicletas. Eu ajudo amigos com motos e carros antigos e cada peça ali teria seu sacador específico. Se eu fosse comprar um sacador para cada peça de carro antigo que eu mexo, estaria perdido. Só que eu tenho que tirar a peça sem danificá-la porque ela geralmente não tem reposição.
Então, ou aprende a improvisar bem improvisado, ou me ferro com o serviço.

Uma caixa de direção pode ser retirada com um saca-pino sem danos, só que é preciso experiência e paciência. Se tentar tirar a caixa com duas ou três marteladas bem dadas, vai detonar a caixa que é frágil. Mas pega um martelo pequeno e vai batendo de leve. Vai demorar 30, 40 minutos, mas você tira a caixa sem dano. Como não sou mecânico de bike e não tenho que dar produtividade, e precisaria da ferramenta específica uma vez na vida e outra na morte, fica bem mais aceitável aprender a improvisar com ferramentas genéricas.


Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2018 as 13:57
E pensar que aqui a gente dá umas cacetadas com um pedaço de madeira, rsrsrs.
Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2018 as 15:17
Achei outro vídeo do Edu Capivara soltando caixa de direção na gambiarra:
https://youtu.be/YRGMypDKFKw?t=1m39s

Olha que nem procurei por ele. Ele apareceu como sugestão no youtube (acaso ou estão olhando o que eu faço?Unhappy).


Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2018 as 21:27
Originalmente postado por Ramai Ramai escreveu:

E pensar que aqui a gente dá umas cacetadas com um pedaço de madeira, rsrsrs.


Comprei a ferramenta pois reconheço minhas limitações engeireísticas. Ramal tbm fazia assim ou mais  comum martelo e chave de fenda. Mas em 5 min acabava detonando a bacia de direção por falta de paciência.Depois posto fotos do estrago antigo.
Em tempo: aguardemos o terceiro link em que o Edu faça essa mesma gambiarra. Clap
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2018 as 23:25
Aqui tem um vídeo onde se mostra uma ferramenta no jeitão que eu estava escrevendo lá em cima:
https://youtu.be/-5Q13bETQwg
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2018 as 23:40
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Aqui tem um vídeo onde se mostra uma ferramenta no jeitão que eu estava escrevendo lá em cima:
https://youtu.be/-5Q13bETQwg


Impressão minha ou a ferramenta ficou grudada na bacia ?
Acho que isso não estava nos planos...hehe.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2018 as 10:29
Ao que lembro, é assim mesmo...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X