Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bike para transporte diário de 26km
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bike para transporte diário de 26km

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Rafaelkk Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Abr 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafaelkk Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bike para transporte diário de 26km
    Postado: 05 Abr 2018 as 11:29
Olá pessoal, 

Sou novo aqui no fórum. Faz umas 2 semanas que ressuscitei uma bike Caloi que estava encostada aqui em casa. Não sei dizer o modelo, mas é dos modelos básicos/passeio. É pesada, 21 marchas, aro 26 com pneu de mountain bike. 

Estive usando para ir na natação (sim, é longe de casa!) 13km para ir e 13km para voltar, cerca de 45 na ida e 1h na volta. Meu objetivo com a bike é somente a questão de transporte e mobilidade urbana, até porque exercício físico eu já faço na lá. 

Pois então, tem sido uma tortura com essa bike: Na ida vou numa marcha bem leve para poupar um pouco a musculatura, até ai tranquilo. Na volta começa o pesadelo, já estou mais cansado por causa do treino e as pedaladas obviamente ficam mais fracas. Somado a baixa qualidade da bike vem as dores na bunda, joelho e já me deu caibrã na perna 2x voltando pra casa hahahaha. 

Eu gosto de pedalar, mas com essa bike não está sendo nada prazeroso. 
Minha dúvida é, invisto em uma bike urbana melhor tipo Sense Activ ou Caloi city tour? Ou parto logo para uma bike elétrica? Me interessei pelo modelo da Vela. 

Esses 2 modelos de bike hibrida são confortáveis? Compensaria a troca a ponto de eu não ficar tão cansado para pedalar? Pergunto porque nunca andei numa bike realmente boa para sentir a diferença. 

Gostaria da opinião de vocês. 

Obrigado desde já.

Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2018 as 11:34
Primeiro, faça o bikefit virtual e ajuste sua bike.
Experimente. Depois veja o que está ruim na sua e procure outras que resolvam isso.
O que você relatou é bike mal ajustada.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2018 as 12:36
Não discordo do Leo Amaral quanto ao bike fit, porém a bike pode sim fazer diferença, porém tudo tem um preço.

Sua relação pode estar pesada, o que exige vc forçar as pernas que já estão cansadas após o treino.
P/ evitar gastos expressivos, vc pode tentar fazer o fit p/ ajustar a bike + trocar a catraca/cassete por um megarange (não deve chegar a R$100 o valor da peça + mão de obra), assim vc ganharia uma marcha mais leve p/ ir girando mais leve.

Nunca tive contato com a Activ ou a City Tour, mas é possível que sejam mais leves (peso e marcha) e talvez mais confortáveis que sua 26, porém além do preço ($$$) seriam bikes p/ vc ficar mais preocupado na hora de parar na academia (deixar apenas na corrente, na rua, pode ser arriscado).

Caso decida por trocar de bike, entendo que compensaria já investir um pouco mais e pegar ao menos com 9v. Abaixo disso não sei se seria vantagem a troca.

Quanto à elétrica... sinceramente não tenho opinião formada p/ nossa realidade. A idéia das elétricas eu acho muito legal, mas não sei se as opções que temos a baixo custo compensem - as chances de darem pau e depois vc não ter suporte infelizmente são grandes...
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2018 as 10:01
Existe outro fator: tu é habituado a pedalar?
4 anos atrás, quando comecei, tinha subidas que eu não fazia de modo nenhum...
Hoje subo assobiando e cantando...

Ah mas eu nado... Sim, mas ainda que tu seja o Phelps, te por em cima de uma bicicleta é outra história; não vai te transformar no Marco Pantani...

13km é uma distância razoável...  E a volta pós-natação, nem se fala...
Somando relevo + bike + capacidade + cansaço, a conta é bem complicada...

Precisaríamos mais detalhes, da bike e do teu bike fit...
De cara, a bike deve ser um dos problemas maiores... Dá para trocar peça aqui e ali, melhorando um pouco, mas é realmente POUCO... Eu gastei uma grana razoável transformando uma 26 dessas em algo usável, e foi apenas pelo valor pessoal que ela tem pra mim... Quando comprei a 29, eu podia pedalar com um pé só, e ainda me sair melhor que com ela...
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2018 as 11:14
Vai de bike, nada e volta correndo... Já vira um triatleta parceiro! kkkkkkkk

Brincadeiras a parte, coloca uma foto da tua bike ai pra galera ver a situação porque com mais detalhes fica mais fácil te ajudar! De cara assim existem vários fatores que interferem: você, sua bike, seu percurso, etc...
NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
Rafaelkk Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Abr 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafaelkk Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2018 as 12:30
Primeiramente, muito obrigado pelas respostas!

Fiz o bikefit:




E a foto da Bike:



Não sei qual modelo seja essa bike, mas creio que seja daquelas bem básicas! rsss

Meu percurso até que não tem tanta subida, uso mais a ciclovia aqui em SP. 

Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2018 as 13:17
Essa é uma bike de evento de ciclismo.

Olha a foto de outra aqui:



Essa bicicleta é para iniciantes. Deve ser pesada, mas é perfeitamente utilizável.
Uma das recomendações seria trocar esses pneus de cravo por pneus slick estreitos (26 x 1,5) e fazer uma boa revisão, incluindo uma boa sessão de limpeza, lubrificação e regulagem.
Mas não compensa ir muito longe na reforma dessa bicicleta.

Se a coisa se tornar mais séria, pense em adquirir uma bike nova.
Para circuito urbano, uma 29 provavelmente vai rolar melhor que uma 26, e garfo amortecido representa muito mais o problema do peso do que a oferta de conforto. Use um garfo rígido.
Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2018 as 14:22
Não quero parecer pop-up de ajuda do windows (que só dá soluções óbvias), mas os pneus da tua bike estão montados p/ o lado certo?!
Até tentei dar zoom na imagem, mas a qualidade não deixa - p/ mim deu a impressão de que os cravos estariam no sentido inverso.
Veja na lateral do pneu se a indicação do sentido de rolagem está para o lado certo (geralmente é uma seta, que deve ficar voltada p/ frente quando observada na parte superior do giro) - pode parecer algo besta, mas "acontece".
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2018 as 07:45
Bem, também acho que não valha muito a pena ir longe aí...
Inicialmente, revise os valores do bikefit, 

Algumas coisas que considero interessantes, e tem baixo ou mesmo nenhum custo...

- Pneus! Peças em geral para bikes aro 26, estão em oferta no mercado. Se compra pneus excelentes, a preços bem camaradas. Pode ser o chute inicial!

- Veja se cabem rodas 29, com pneus finos. Geralmente, aro 29 com pneus 29x1.5 ou 700x38, cabem em bikes aro 26, mas é algo a ser visto.
Eu não usaria aros e cubos de estrada, mas pode ser uma opção interessante! Cubos rolamentados vão te dar maior rolagem, e aliviar peso.
Até poderia desmontar e remontar a roda nesses cubos, mas o molho sairia mais caro que a carne... É uma coisa que tu poderá migrar para outra bike, sem problemas.

- Avanço! A dor na bunda pode estar vindo do fato que tu está pilotando quase uma Harley Davidson com seca sovaco...
Verdade que quanto mais inclinado pra frente, o que chamam de "racing", mais desconfortável - até acostumar ao menos. No entanto, tu nada, logo tu deve ser uma pessoa relativamente flexível, logo creio que se dará bem numa posição mais agressiva, que se traduz em melhor a aerodinâmica, menos esforço etc...
Com o guidão mais baixo, e o corpo mais inclinado a frente, o peso se divide entre a bunda e os braços, a diferença é bem notável.

- Veja esse seu selim! Acho que ele está baixo, entre o centro do pedivela e o topo do selim, deveriam existir 68 cm... É BASTANTE estranho pedalar assim no começo, o centro de gravidade fica alto, a bike fica mais arrisca e por aí vai, mas é dessa forma que não se força os joelhos. Cuidado com freadas!

- Cadência ou velocidade de pedalada! Pode parecer tolice, mas a maioria das pessoas pedala errado a vida inteira... Somos muito eficientes para picos de potência, ou seja fazendo força por um momento breve, mas não muito eficientes em produzir potência, ou seja fazendo força por um longo período. Dessa maneira, é mais eficiente manter uma cadência mais alta, e poupar na força de cada pedalada individualmente...

- Freios e câmbios... Não que seja o caso, mas freios e câmbios, é melhor ter funcionando ou não ter...
Voltar ao Topo
afonsogrf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mar 2013
Niterói
Offline
Mensagens:308
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar afonsogrf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2018 as 08:50
Rafaelkk, cara no mundo do ciclismo vc vai ter opiniões pra todos os lados, o ideal é tentando se adaptar ao seu estilo aos poucos.

Mas não desista da bike pq em uns 2 meses de uso e leitura do fórum vc vai estar em outro mundo, sua performance vai melhorar muito assim como habilidade e conhecimento.

Eu achei interessante vc cogitar uma elétrica, se é para deslocamento do dia a dia eu acho uma ótima ideia, tem mta gente que não gosta de bike elétrica pq "tira a essência" mas estamos falando de deslocamento urbano então acho uma boa possibilidade.

Enquanto vc vai se inteirando eu repito o que já falaram, faz uma boa revisão na bike que ela já vai melhorar bem.

Troque os pneus por novos, de preferencia 26x1,5 slick para render mais no pedal, revise as marchas e câmbios, provavelmente terá que trocar a corrente por folga mas não é caro.

Deixe sempre os pneus calibrados, isso faz muita diferença, ao lado do pneu existe a pressão que ele suporta, em geral um pneu desse vai de 30 a 50 psi. Quanto mais cheio mais rendimento, mas a bike fica mais dura e desconfortável, mas é questão de costume.

Para um deslocamento de 13 km, que eu considero longo, é bom vc aprender a trocar a câmara em caso de furo de pneu, ter a segurança de que se furar vc arruma em 10 minutos é muito bom. Para isso vc precisaria colocar blocagens na bike para poder tirar a roda sem ferramentas. Além disso comprar uma câmara 26 reserva e um par de spátulas para ajudar a tirar o pneu do aro, para carregar, use uma bolsa de selim.

No youtube vc acha vídeos ensinando, pratique umas 2x e já estará apto a trocar.


Essa bike tem custo baixo de manutenção e pode servir pra vc perfeitamente, aos poucos vc vai adaptar algo, como esse selim que não é muito adequado para deslocamentos.


Se não está com problema de grana, talvez seria interessante dar uma olhada em uma bike usada na casa dos mil reais, assim já não teria tanto trabalho melhorando essa ai. Deixa pra escolher algo mais caro como uma elétrica quando tiver um pouco mais de conhecimento, assim vc tem menos chances de errar na sua escolha.

Se for procurar uma bike usada, procure com trocadores de marcha indexados shimano a vida facilita muito com eles.

E também é bom aprender a usar as marchas para evitar cruzamento de corrente:

http://4.bp.blogspot.com/-XbdukEH60_8/T5GUDM1LKhI/AAAAAAAALZg/tAvmhfk-8Qs/s1600/Troca+de+Marcha+8v.jpg
https://cicloviagem.files.wordpress.com/2007/10/troca-de-marchas.jpg


Por fim, se tiver tempo, procure os vídeos no youtube do Pedaleria, ele da inúmeras dicas para bike de todo tipo.
Afonso,

https://www.instagram.com/afonsogrf/
https://www.strava.com/athletes/10471406

Niterói, RJ.
Voltar ao Topo
Rafaelkk Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Abr 2018
São Paulo
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Rafaelkk Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2018 as 18:59
Galera, estou aprendendo muito com esse fórum, as opniões, informações e dicas de vocês. Demais!

Eu voltei a pedalar recentemente depois de mais de 20 anos. Eu não sabia nada de bike e agora que estou estudando melhor sobre o assunto. Ainda to apanhando nas trocas de marcha. rss. 
Pra vocês terem noção da minha ignorância, esses dias a corrente da bike saiu no meio do caminho e fiquei desesperado. Não tinha Uber Bike disponível e então chamei um Uber Bag. O cara do Uber que colocou a corrente no lugar no esquema de jogar as marchas pra cima e eu nem sabia. rss

Como o amigo disse, também preciso aprender a trocar de pneu caso fure no meio do caminho. 

Sobre a Caloi eu revisei e realmente achei que não ia valer a pena mexer muito nela. É uma bike muito pesada.  Obs: conferi e os pneus estavam na direção certa sim. rs
Esse final de semana acabei indo numa loja aqui em SP e comprei um modelo Sense Move: 


Peguei R$ 1.160 já montada. Não peguei uma active ou city tour exatamente pra sentir primeiro uma hibrida mais básica, até porque o preço estava mais em conta e se me arrependesse não iria perder tanto dinheiro.

Até agora usei 2x e senti uma grande diferença! O peso dessa Bike nem se compara com a Caloi antiga. Tem 12kg e pouco. Achei bem leve pra minha referência. rs Somado ao aro 700 + pneus mais adequados para cidade + todo conjunto Shimano, o mesmo percurso reduzi em 5 a 7 minutos pedalando de boa sem se matar. Pra mim está ótimo!

Ainda não descarto a ideia de ter uma Bike elétrica para revezar com essa, principalmente nos dias que minhas pernas estão moídas do treino. 

Mais uma vez obrigado pela colaboração de vocês! Se quiserem mais detalhes sobre essa Sense Move, fiquem a vontade para perguntar que responderei com maior prazer. 

Abs

Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2018 as 20:05
Ainda acho o selim muito baixo... Talvez seja impressão, mas tente ver com seu bike fit...
Cogitaria inverter a mesa também, e ver a questão dos espaçadores...!

A médio prazo, talvez achará legal trocar os pedais por algum de alumínio.

Um ponto importante, é aprender o básico de manutenção: trocar pneu, e emendar uma corrente... Pois pode ser uma má ideia ficar dando sopa na beira de rodovia, por questão diversas... E pra isso, ter as ferramentas JUNTO, é necessário... Além de praticar, a desmontagem de roda e pneu...

Seus pneu possuem válvula presta, um modelo de origem francesa, até onde sei, específico para bike... Ou seja, vai precisar das bombas ou adaptador - pessoalmente, acho a bomba uma melhor saída, pois não ficas a mercê de achar um posto ou borracharia.

Fora isso, bons pedais! Beer

Editado por Ismah/Cabelo - 18 Abr 2018 as 20:06
Voltar ao Topo
Mramos Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Set 2012
Recife
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mramos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2018 as 20:30
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Ainda acho o selim muito baixo... Talvez seja impressão, mas tente ver com seu bike fit...
Cogitaria inverter a mesa também, e ver a questão dos espaçadores...!

A médio prazo, talvez achará legal trocar os pedais por algum de alumínio.

Um ponto importante, é aprender o básico de manutenção: trocar pneu, e emendar uma corrente... Pois pode ser uma má ideia ficar dando sopa na beira de rodovia, por questão diversas... E pra isso, ter as ferramentas JUNTO, é necessário... Além de praticar, a desmontagem de roda e pneu...

Seus pneu possuem válvula presta, um modelo de origem francesa, até onde sei, específico para bike... Ou seja, vai precisar das bombas ou adaptador - pessoalmente, acho a bomba uma melhor saída, pois não ficas a mercê de achar um posto ou borracharia.

Fora isso, bons pedais! Beer


Ismah, você poderia explicar porque teria que trocar a mesa?
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2018 as 01:08
Eu falei em inverter, não em trocar.
E em momento algum disse que TERIA que fazer algo. Foram apenas sugestões a serem testadas, e tu mesmo poderá nos dizer como preferiu. Adianto que vais estranhar no começo, assim, permita-se rodar um mês de cada jeito, para se adaptar as reações da bike na nova posição, até sentir confiança e poder desempenhar naturalmente.

Quanto mais baixo o guidão, mais fácil de pedalar usando os braços para puxr a bike para cima, enquanto as pernas empurram os pedais para baixo.

É algo muito sutil, mas que faz diferença. Eu resisti por muito tempo, por motivos diversos, e quando inverti a mesa, descobri um novo mundo... Se exige de mais músculos o esforço, do que apenas das pernas.
Em números, na primeira tentativa eu melhorei em quase 2 min na subida de 10 km que é meu "pedal clássico" de fim de tarde.
Eu não posso ter ficado mais forte, então, isso quer dizer que com o mesmo esforço, eu fiz em menos tempo o percurso. Poderia ter feito menos esforço, e subido na mesma velocidade que antes... Logo, teria cansado menos. Wink

Repare que nos ditos " sprints ", o pessoal segura no drop do guidão, que mexe com a aerodinâmica e melhora a pegada. Literalmente, a perna cansa menos assim.

O selim mais alto, também implica em tornar mais natural o uso dos braços. E ambos, além de melhorar a forma como se pedala, melhoram o fator aerodinâmico também - mas esse só é influente a uma certa velocidade....

Para essas mudanças, se precisa de um atleta flexível.
Como tu nada, deves ter uma flexibilidade bem acima de uma pessoa comum...

Trocar peças? No futuro talvez, convenha usar uma mesa mais longa para ficar mais inclinado ainda, e melhorar ainda mais a aerodinâmica... Mas acho que não é preciso, já que precisamos achar um meio termo entre conforto e desempenho.

Aliás... Usar o banco assim baixo, me leva a crer que a dor é em cima da coxa, pois é o único músculo que faz força...

Outro ponto, é a posição do pé no pedal... Muita gente pedala com o calcanhar, onde não se tem tanta força quanto na ponta do pé...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X