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27.5 em 2018 faz sentido? Bicicletas envelhecem?

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khani3s Ver Drop Down
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Cadastrado em: 14 Mar 2018
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    Postado: 14 Mar 2018 as 01:39
Estou pesquisando e todo lugar só se fala de MTB 29.

Estou olhando na Netshoes e tem várias Merida 27.5 a um CxB que parece ser muito bom

https://www.netshoes.com.br/bicicleta-merida-big-seven-300-aro-275-quadro-aluminio-shimano-slx-27-velocidades-2014-preto+verde-ADQ-0019-244
https://www.netshoes.com.br/bicicleta-merida-big-seven-100-aro-275-quadro-aluminio-shimano-alivio-27-velocidades-2014-branco+cinza-ADQ-0018-158

1. Faz sentindo ou devo ir nas 29 mesmo? As 27.5 estão defasadas/sumindo e não vou encontrar mais peças daqui a uns 5 anos? Todos os tópicos do fórum 27.5x29 são de 5 anos atrás

2. Outra coisa que vejo muito no mercado são grupos de anos anteriores como "Alivio 2015". Bicicletas modelo 2014-2015... Isso é apenas estoque encalhado e posso comprar sem medo ou é furada? Bicicletas envelhecem? Se eu comprar uma de 4 anos atrás NOVA pode ser que sei lá as coisas estejam enferrujadas/ressecadas ?

3. Um Alivio/Deore 2015 ganha de um Acera 2018? Ou no fundo é a mesma coisa pois eles vão mandando as linhas melhores para baixo?

4. Uma bicicleta de quadro e "marca" conhecida (com aquela salada de componentes para economizar custo) e só a marcha traseira Alivio é melhor que uma com quadro genérico (Wny por exemplo) porém com grupo 100% Acera?

Só para justificar as perguntas:
Estou buscando bicicletas na faixa de R$2000~2500.
O uso da bicicleta é gordo sedentário querendo usar para ir até o trabalho e quem sabe em umas trilhas leves.

Costumo buscar respostas "sozinho" porém preciso de ajuda de um humano!
Quanto mais leio mais dúvidas rs
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khani3s Ver Drop Down
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Cadastrado em: 14 Mar 2018
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar khani3s Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2018 as 01:44
https://www.netshoes.com.br/bicicleta-merida-big-seven-100-aro-275-quadro-aluminio-shimano-alivio-27-velocidades-2014-branco+cinza-ADQ-0018-158

vs

https://www.submarino.com.br/produto/10601634/bicicleta-preta-aro-29-wny-27v-shimano-acera-hidraulico-quadro-17?epar=zoom&hl=lower&opn=COMPARADORESSUB&s_term=COMPARADORESSUB
https://www.shoptime.com.br/produto/12971347/bicicleta-branca-29-wny-shimano-alivio-2015-27v-hidraulico-quadro-17?epar=9381&hl=lower&opn=COMPARADORES&s_term=COMPARADORES

é muito difícil para um iniciante comparar bicicletas credo rs
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christianmdt Ver Drop Down


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Vai de merida!
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jeanclaude Ver Drop Down
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Merida!
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ASTRO Comet - 27.5 -30v
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fzpereira Ver Drop Down
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Originalmente postado por khani3s khani3s escreveu:

Estou pesquisando e todo lugar só se fala de MTB 29.

Estou olhando na Netshoes e tem várias Merida 27.5 a um CxB que parece ser muito bom

https://www.netshoes.com.br/bicicleta-merida-big-seven-300-aro-275-quadro-aluminio-shimano-slx-27-velocidades-2014-preto+verde-ADQ-0019-244
https://www.netshoes.com.br/bicicleta-merida-big-seven-100-aro-275-quadro-aluminio-shimano-alivio-27-velocidades-2014-branco+cinza-ADQ-0018-158

1. Faz sentindo ou devo ir nas 29 mesmo? As 27.5 estão defasadas/sumindo e não vou encontrar mais peças daqui a uns 5 anos? Todos os tópicos do fórum 27.5x29 são de 5 anos atrás

2. Outra coisa que vejo muito no mercado são grupos de anos anteriores como "Alivio 2015". Bicicletas modelo 2014-2015... Isso é apenas estoque encalhado e posso comprar sem medo ou é furada? Bicicletas envelhecem? Se eu comprar uma de 4 anos atrás NOVA pode ser que sei lá as coisas estejam enferrujadas/ressecadas ?

3. Um Alivio/Deore 2015 ganha de um Acera 2018? Ou no fundo é a mesma coisa pois eles vão mandando as linhas melhores para baixo?

4. Uma bicicleta de quadro e "marca" conhecida (com aquela salada de componentes para economizar custo) e só a marcha traseira Alivio é melhor que uma com quadro genérico (Wny por exemplo) porém com grupo 100% Acera?

Só para justificar as perguntas:
Estou buscando bicicletas na faixa de R$2000~2500.
O uso da bicicleta é gordo sedentário querendo usar para ir até o trabalho e quem sabe em umas trilhas leves.

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27,5 em 2018 faz sentido?
Não sei, talvez sim. Porque não faria? O grande fato é que o consumidor brasileiro foi massificado pela utilização das bikes aro 29, pois é a "tendência" do mercado e, principalmente agora, 99,9% dos profissionais do XC utilizam aros 29. Entretanto se vê muita 27,5 por aí ainda, principalmente na Europa.

Atualmente, a 27,5 está sendo uma bike mais voltada ao publico feminino e aos que tem estaturas baixas, no caso, os que precisam de quadros tamanho S ou ainda XS. (me corrijam os que acharem que estou errado).

Se você procura sua primeira bike, vá de aro 29. Porque? Para estar inserido dentro da grande massa brasileira que possui bikes 29, o que te ajudará numa revenda da bike quando decidir comprar uma nova.

Falo isso por experiência própria. Eu sou um dos "teimosos", que saiu das aros 29 e atualmente utiliza 27,5. Gosto muito da minha bike, ela é rápida, de ótima pilotagem e não fica atrás de nenhuma 29. Peças? O que se precisa de peças pra uma 27,5 que não são iguais à uma 29? Suspensão, rodas, pneus e câmeras! Suspensão, bem... é um upgrade que, se depender de qual for colocar, vale mais a pena trocar a bike inteira. Rodas, acha boas rodas 27,5 e com ótimos preços, justamente porque a saída é pouca e quem tem quer queimar o estoque. Pneus são fáceis de achar. Se for um modelo de Pneus mais específico, aí tem que garimpar um pouco. Câmeras, se acha fácil também, mas nada que um tubless não resolva esse problema.

O grande carma de quem tem aro 27,5 (tipo eu) é a revenda da bike. Tenho uma puta bike (na minha opinião), que facilmente tem valor de mercado entre 5 a 6K, mas... se vou num lojista pra negociar uma bike 29 na casa dos 10K por exemplo, os caras querem pagar 2,5K, 3 no máximo 3,5K na minha bike, alegando que... há, é 27,5, tem pouca saída, é pra público mais específico e blá blá blá. Então vou consumindo minha bike 27,5 (que já tem 2 anos) até onde eu puder esgota-la... aí, quando for trocar e pegar uma 29, não ficarei com tanto peso de conciência em perder grana! hahahaha...

Eu recomendo a você fugir dessas 27,5, principalmente essas bikes de 2014, 2015. Não por serem 27,5, mas por serem bikes de 3, 4 anos atrás... mudou muita coisa nesse tempo, geometria de quadro, qualidade dos componentes dos grupos e talz. Fuja também de marcas genéricas como essa WNY. Nesse valor de 2000,00 a 2500,00 tem bikes boas aí. O mercado de usadas também é uma opção.

Espero ter ajudado em alguma coisa! LOL

Abraços.
Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR
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JcFiebig Ver Drop Down
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P. das Missões
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Ia te dizer a mesma coisa que o fzpereira falou. Mas aí olhei tuas opções e, cara, entre Merida e WNY (nem sei que diabos é isso) vai de Merida 27.5!
Eu tinha uma 27.5 toda paralela (quadro vagabundo, relação paralela, freio mecânico, etc.) e mesmo assim eu dava pau nos magrão de 29. Aliás, para subidas não existe coisa melhor que uma 27.5!!!
Comprei uma 29 porque queria update de tudo. A necessidade era ter um quadro com geometria melhor, relação shimano, freio hidráulico e suspensão melhor, coisa que hj o mercado apresenta quase que só nas 29.
Acho que você ainda pode garimpar algo mais interessante, visto que a Merida é boa mas é antiga (mesmo sendo zero, tá ultrapassada) e as WNY da vida são marcas de supermercado.
https://www.strava.com/athletes/18555940
Bike Team Palmeira
Oggi Big Wheel 7.3 2017
Caloi Strada Racing 2017
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hugomedeiros Ver Drop Down
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Depois de testar as 29, optei pela 27.5 e estou feliz. Escolhi a bike me melhor me adaptei. Não fui na onda do mercado. Dificuldade de peças não existe
"Pedalar, um prazer quase sexual"
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stephan.hino Ver Drop Down


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Eu tenho uma 27.5 também e não me arrependo. Se estiver com muita dúvida, tente fazer um test drive em uma 29 e 27.5. Não gostei da 29, então fui de 27.5. Pela minha altura de 1.69m, me senti mais confortavel na 27.5.
Bicicleta de aro 27.5 existe há trinta anos, portanto não é nenhuma novidade e não vai cair em desuso.
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s74 Ver Drop Down


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como diz um amigo meu:
"qualquer gordinho que nunca andou de bike faz 50km fácil numa 29"

se você tem menos de 1,70cm de altura vai de 27.5. mais alto vai de 29.
mas como você disse que só quer pra dar umas bandinhas, vai de 29.
tudo é mais fácil.

para comprar eu iria numa loja física. boa loja!
conversar com o vendedor...
relação: pra você que tá começando, eu iria de qualquer grupo shimano 3x9.




NUKEPROOF SCOUT29
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BALOG Ver Drop Down


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Que componentes você pode ter que trocar na bike?

Pneus, camaras de ar e aros são especificos e nunca vão sumir.

Suspensão e quadro você não tem motivo pra trocar... se achar que tem, ai talvez seja o caso de trocar de bike.

Se o custo beneficio é legal... vai de 27.5 de boa


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hurry-gurits Ver Drop Down
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são paulo
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Tendência de mercado é fazer você gastar seu suado dinheiro, seja numa 29", 27.5" 26", etc... 
No brasil as 29" estão dominando o mercado por um motivo, 90% do pessoal que faz "trilha", chama estradão de terra de "trilha", tenho uma 29" e duas 27.5", a 29" só pra rodar na cidade e treinar, a diversão fica com as duas 27.5", tenho 1,90m de altura e na minha humilde opinião, 29" para trilha fechada e técnica parece um ônibus escolar.


scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
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Chuck DhFr Ver Drop Down
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Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Tendência de mercado é fazer você gastar seu suado dinheiro, seja numa 29", 27.5" 26", etc... 
No brasil as 29" estão dominando o mercado por um motivo, 90% do pessoal que faz "trilha", chama estradão de terra de "trilha", tenho uma 29" e duas 27.5", a 29" só pra rodar na cidade e treinar, a diversão fica com as duas 27.5", tenho 1,90m de altura e na minha humilde opinião, 29" para trilha fechada e técnica parece um ônibus escolar.




Resumiu tudo
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
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Fabio Ver Drop Down


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Antes no BRasil só tinha 26. Aí lançaram as 29 e falaram que era "moda", "tendência" e para tomar seu dinheiro. As 27,5 vieram depois que as 29 já estavam bem consolidadas. Logo, as 27,5 por terem sido lançadas depois é que deveriam ser a "moda", "tendência" e para tomar seu dinheiro. O negócio é que não vingaram, pois as 29 já tinham dominando e continuam dominando. Mas só acho estranho numa comparação entre 27,5 x 29 (já que 26 foi extinta) dizerem que a 29 é a moda, sendo que foi lançada no Brasil muito antes das 27,5 (não vale falar de bike de carga).

Atualmente tenho 3 bikes. 26 HT XC, 29 HT XC e 29 FS AM e o único lugar em que eu usaria minha 26 seria justamente em estradão de terra. Em singles absurdos, altamente técnicos, eu jamais iria com a 26, ao contrário do que todo mundo gosta de repetir, na maioria das vezes só porque ouviu falar, onde a 29 destrói as de rodas menores é justamente nas partes técnicas e não nos estradões. Isso deve ser lenda e "disse que me disse" dos primórdios onde alguém que não manjava nada de matemática disse que na mesma coroa e pinhão uma 29 tinha maior velocidade com a mesma rpm dos pedais e que acelerava mais lentamente também. Obviamente o cara que disse isso não entende nada de relação de marchas, seria como comparar um mesmo carro, com câmbios com mesmo escalonamento, porém com relação de diferencial diferente. Para comparar teria que pegar uma relação de marchas de tal forma que x rpm representasse x m de avanço no solo, aí sim poderiam fazer a comparação. Mas pior não é nem o início da lenda, o pior é que faz 15 anos e ainda continua esse lance de papagaio de pirata, várias pessoas repetindo, etc. Lembra muito aqueles papinhos antigos: Não compra FS porque vai bombear na subida, HT é melhor na subida, freio a disco ferve na descida. De todos esses axiomas espalhados sem critério pela internet, quantos % desses autores realmente testaram e quantos apenas repetiram o que ouviram o vizinho do pai da amiga do pipoqueiro da esquina dizer. Igual um carro x. Imagine que uma fábrica venda 50.000 e você conheça 20 pessoas que tenham esse carro. Dessas 20 nunca você viu problema algum. Aí um cara no trabalho diz que a concunhada dele disse que a madrasta dela comprou e que o motor foi pro saco. Aí você desconsidera os 20 conhecidos que tem o carro sem problema algum e espalha aos 4 ventos que o motor do tal carro não presta, pois abre o bico logo.


Editado por Fabio - 14 Mar 2018 as 23:01
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raulino Ver Drop Down
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Claro que faz, dependendo do uso e da oferta pois estão mau vistas no mercado brasileiro... Da mesma forma que se encontram boas barganhas com grupo 10v k7 11-42 ou 20v 11-36... Voce tem que começar definindo o uso da magrela e seu estilo de pedal pra depois definir o equipamento... O problema em minha humilde opinião eh que fazem na maioria dos casos o oposto

Editado por raulino - 14 Mar 2018 as 23:03
"Reality is what you make it"
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zoda Ver Drop Down


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são paulo
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Esse assunto tem vida eterna.
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Esse assunto tem vida eterna.

Vamos discutir cantilever x v-brake?
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zoda Ver Drop Down


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são paulo
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A vida "lá fora" é bem mais interessante.
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raulino Ver Drop Down
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Carbono x Alumínio e a bola da vez Fabio
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jklaser Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Antes no BRasil só tinha 26. Aí lançaram as 29 e falaram que era "moda", "tendência" e para tomar seu dinheiro. As 27,5 vieram depois que as 29 já estavam bem consolidadas. Logo, as 27,5 por terem sido lançadas depois é que deveriam ser a "moda", "tendência" e para tomar seu dinheiro. O negócio é que não vingaram, pois as 29 já tinham dominando e continuam dominando. Mas só acho estranho numa comparação entre 27,5 x 29 (já que 26 foi extinta) dizerem que a 29 é a moda, sendo que foi lançada no Brasil muito antes das 27,5 (não vale falar de bike de carga).

Atualmente tenho 3 bikes. 26 HT XC, 29 HT XC e 29 FS AM e o único lugar em que eu usaria minha 26 seria justamente em estradão de terra. Em singles absurdos, altamente técnicos, eu jamais iria com a 26, ao contrário do que todo mundo gosta de repetir, na maioria das vezes só porque ouviu falar, onde a 29 destrói as de rodas menores é justamente nas partes técnicas e não nos estradões. Isso deve ser lenda e "disse que me disse" dos primórdios onde alguém que não manjava nada de matemática disse que na mesma coroa e pinhão uma 29 tinha maior velocidade com a mesma rpm dos pedais e que acelerava mais lentamente também. Obviamente o cara que disse isso não entende nada de relação de marchas, seria como comparar um mesmo carro, com câmbios com mesmo escalonamento, porém com relação de diferencial diferente. Para comparar teria que pegar uma relação de marchas de tal forma que x rpm representasse x m de avanço no solo, aí sim poderiam fazer a comparação. Mas pior não é nem o início da lenda, o pior é que faz 15 anos e ainda continua esse lance de papagaio de pirata, várias pessoas repetindo, etc. Lembra muito aqueles papinhos antigos: Não compra FS porque vai bombear na subida, HT é melhor na subida, freio a disco ferve na descida. De todos esses axiomas espalhados sem critério pela internet, quantos % desses autores realmente testaram e quantos apenas repetiram o que ouviram o vizinho do pai da amiga do pipoqueiro da esquina dizer. Igual um carro x. Imagine que uma fábrica venda 50.000 e você conheça 20 pessoas que tenham esse carro. Dessas 20 nunca você viu problema algum. Aí um cara no trabalho diz que a concunhada dele disse que a madrasta dela comprou e que o motor foi pro saco. Aí você desconsidera os 20 conhecidos que tem o carro sem problema algum e espalha aos 4 ventos que o motor do tal carro não presta, pois abre o bico logo.
Falou tudo....realmente não quero entrar na discussão eterna do tamanho de roda, mas muita gente acha que as pessoas são todas burras e que só o "marketing" é capaz de convencer as pessoas a comprar o que está na moda mas nem bom é....Não é assim ! As 29 tomaram conta simplesmente porque são superiores no momento , atenção , não tou dizendo que uma 29 anda mais ou menos pelo tamanho de roda, isso não existe, quem anda é quem tá em cima, não me venham com o papo "ah e tal, conheço um manolinho com uma 26 de aço de 16 kg que dá trepa nos carinhas de 29 todos" ....Isso é pq o cara é bom, nada mais....
Como foi dito, esqueçam os estradões, a velha história da inércia e o cacete...
A 29 é mais estável ,quando mais buracos mais fácil e rápido vc vai conseguir andar em relação a uma roda menor !
E subir ? Se for asfalto e estradão é igual, até ganha quem tiver menos peso, mas numa subida toda encascalhada, cheia de buracos, super técnica, a roda traseira tem muito mais tração e a roda da frente "afunda" muito menos nos buracos e passa mais fácil pelas pedras altas....fato fato fato..
A descer igual, não é a inércia, eu descia de 26 junto com os meus colegas de 29, só que eu ia saltitando feito um louco nas imperfeições e eles iam "de boa".... Numa 29 vais muito mais estável no mesmo terreno, e acaba naturalmente por andar mais rápido....
Ah e tal mas eu não quero competir, não quero andar rápido....de novo, a 29 é mais fácil e estável de andar...
A 29 é menos divertida ?? PQP, quer mais diversão que poder descer rápido, subir em lugares que nunca antes subiu pq a roda sempre patinava, andar mais confiante sem medo de cair...
Difícil de manobrar ? Só demorei umas 4 ou 5 voltas para adaptar o estilo, nunca fiquei preso em nenhum singletrack por causa da bike ,a geometria evoluiu muito e não acontece mais isso...
Agora concordo que não se pode achar q só por ser 29 vai ser melhor, é preciso ter o mínimo, não adianta ser uma bigorna como o colega falou (atenção q 11kg não é ruim para uma 29 , mas já 13, 14 é capaz de ser demais )...
Outro fato aqui para quem falou da Europa, onde estou, meu colega de pedal, dos 20 só 2 têm 27,5 ,...
Ele tem uma BH , marca que há 2 ou 3 anos lançou muita 27,5 , dizendo que era o tamanho do futuro, mais equilibrado e tal...grande aposta nas 27,5.... Ele comprou então o modelo top...
Ontem por azar, detectamos que ele quebrou o quadro...Fomos na loja para tentar garantia...surpresa ! A marca já não fabrica mais quadros 27,5 !!! Se ganhar garantia vai ter e ser um 29...
Mas isso tudo não quer dizer que o resto não presta , que é burro quem tem outros tamanhos, dá pra pedalar,dá pra se divertir, dá pra andar na frente, atrás, no meio,etc...



Editado por jklaser - 15 Mar 2018 as 07:32
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laertejr Ver Drop Down
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Esse papo que geometria de bike de 4 a 5 anos atras nao convence, pois a Merida é uma das marcas que desenvolvem seus quadros, sendo que ate possui equipes profissionais de estrada e mtb.  Provavelmente as geometrias dos seus quadros ja devem ter sido copiadas por outras marcas...

E outra coisa, essa historia de comprar bike pensando em melhor revenda tambem é balela, pois qualquer uma é dificil de vender (tá, algumas marcas sao mais faceis devido ao nome...), mas vai perder muito da grana investida em qualquer uma delas.

Agora quanto a merida, eu sou suspeito para falar, pois sou fã da marca e ja tive 3 modelos...
Laerte Jr
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Não sei na região de vcs mas aqui em Poços de Caldas a imensa maioria das trilhas de verdade,não estradão,nos rankings do Strava a maioria que está na frente está de 27.5 ou então nas "ultrapassadas" aro 26,incluindo eu nessa lista que nas descidas técnicas estou cansado de deixar uns estrelinhas da cidade em suas aro 29 de 30-40mil reais comendo poeira a bordo do meu "museu" aro 26,Santa Cruz Nomad
Sei que o piloto é o mais importante porém já testei algumas 29 e pelo menos as que testei não me convenceram e as que me parecem mais adequadas estão todas acima de 20mil reais e sinceramente se for pra gastar uma pequena fortuna em uma só bike prefiro ter 3 bikes como eu tenho agora...2 aro 26(Santa Cruz Nomad e Rocky Mountain Flatline e 1 27.5 (GT Sanction)

Daí vejo os comédias com suas 29 tentando desesperadamente tirar meus Koms nas trilhas de verdade e não conseguem,depois de um tempo desistem e voltam pro seu habitat natural,os monotonos e chatissimos estradoes

"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

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Tópico infinito, já vi nego de 26 dar meia volta de vantagem em um circuito oval de chão batido plano e o resto de 29/27,5. 

No final pra quem não é top de linha, o q vale é perna.
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Então vamos apimentar um pouco a discussão, e as 27.5+, são quadros de geometria 27.5 com rodas e pneus de diâmetro externo da roda de uma 29".
E agora faz sentido 27.5 em 2018? 

Volto a dizer, o mercado quer que você consuma, não importa se é 29", 27.5" ou 26", não existe almoço grátis, cada uma tem uma gama de vantagens e uma gama de desvantagens, para o meu estilo de pilotagem uma 29" com um quadro para o meu tamanho parece um busão na trilha.

Na minha GT e KHS, uso pneus 2.40, já to achando fino pelo menos pra pegada  GT que é enduro, to pensando em colocar 3.0, que é o limite do meu aro.
O pneu GOMMA 2.4 da vittoria tires que eu uso na GT é quase do diametro do pneu 2.1 da 29", se usar o 3.0 passa o tamanho de uma 29" basico. 
scott single track 95 26" cromo
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (3) Agradecimentos(3)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2018 as 10:52
Eu acho que existem muitos aspectos nessa conversa.

Em primeiro lugar, como engenheiro, não acredito na conversa de que "29 é melhor que 26" ou coisa parecida. Se tem uma coisa que aprendi, é que não existe ganha-ganha, mas ganha-perde. As 26 tem certas vantagens sobre a 27,5 e a 29, mas em outras situações, ela fica em desvantagem. o mesmo vale para as outras.
Então não deveria haver essa discussão. O que deveria ter era uma boa discussão de qual o tipo mais adequado para cada tipo de aplicação.

Ignorar a exploração comercial do hype eu acho que é ignorar um fato que tem suas consequências.
Em engenharia, todos os materiais e equipamentos tem especificações dizendo onde eles devem ser usados, onde não devem ser usados e quais os parâmetros de desempenho que cada um oferece em cada situação.
O simples fato de produtos de consumo não terem essas especificações largamente disponíveis para consumidores já é um indicio que a oferta de um modelo em relação a outro é tendenciosa.

Ainda outro dia fui procurar raios de inox para a reconstrução de uma bike 26 anitga, e na mesma loja, os raios do mesmo fabricante e do mesmo diâmetro para aro 26 custavam R$ 0,50 cada enquanto para aro 29 custavam R$ 2,00.
Com o dinheiro para os raios para uma bike aro 26 inteira, eu só coloco os raios de um dos lados de uma roda de aro 29. 
Eu esperaria uma diferença dessas numa peça que só muda um pouquinho o comprimento se fosse o caso da segunda peça ter baixa escala de produção, o que não é o caso.
Até hoje estou esperando uma explicação diferente para essa diferença de preços que não seja o hype.

Que tem o hype sobre a aro 29, não tem como não negar.

O colega mencionou o fato da 27,5 ter vindo depois da 29 e não ter feito sucesso. Isso tem uma explicação numa característica do consumidor brasileiro.
Brasileiro é um analfabeto tecnológico, mas gosta de levar vantagem em tudo, como dizia o Gerson, e não gosta de parecer desentendido no assunto. Só que isso não é ser esperto, mas ser um idiota.
Aqui no Brasil (e em boa parte do mundo), para quem compra passou a valer a estúpida lei do "mais é sempre melhor".

Eu tenho vários colegas que moram em apertamentos (com "e", mesmo). Na sala, o olho de quem assiste TV fica a bem menos de 2 metros da tela. Ali o ideal seria, no máximo, uma TV de 32 pelegadas. Agora, quantos colegas meus tem uma TV de 32 polegadas na sala? Nenhum. Todos tem TV de 50 polegadas. TV de 32" só no quarto das crianças. Mesmo no quarto do casal muitas vezes é outra TV de 50 que tem pendurada na parede.
Assista uma TV de 50" a 1,5 metros de distância. Não dá para ver a tela toda. Você perde muito da imagem porque só vê o centro da tela e não as bordas. Se tem um melhor aproveitamento da imagem quem assiste uma TV de 32" nessa distância do que quem assiste numa de 50". E a TV de 50" é muito mais cara que a de 32".

Todos os meus colegas pagaram muito mais caro para assistir uma TV em condições piores. É racional? Não. É coisa de idiota. Mas tente convencê-los que eles assistiriam muito melhor uma TV de 32" do que uma de 50". Não convence. Diga que a de 32" custa mais barato. A resposta é "Ih, coisa de pobre...".

Onde vocês acham que é aplicado o hype sobre o preço da TV? Na de 32" ou na de 50"?
E se as fábricas começassem as vendas pelas TV's de 50", vocês acham que emplacaria uma moda pela TV de 32" só porque veio depois?

Logo virá outro hype nesse ramo de TV's, o da resolução 4K.
O padrão Full HD foi estabelecido porque se a tela for vista da distância correta, cada pixel fica no limite da acuidade visual do ser humano. Se todo mundo assistisse a TV da distância adequada, uma aumento de resolução não seria percebido. Só que como quase ninguém que tem uma TV de 50" assiste na distância correta, aí o 4K vai fazer diferença. Daqui a pouco vai ter TV de 50" com resolução 4K sendo vendida a R$ 5.000,00 quando uma de 32" Full HD de R$ 1.000,00 daria conta perfeitamente.

Essa estupidez se repete em muitas outras áreas.
Hoje, quem compra uma roda esportiva para o carro não se contenta mais com um aro 15 ou mesmo 17. Tem que ser aro 20. O aro custa uma fortuna e como o pneu mais ainda, então enfia um remold para caber no bolso. Segurança? Isso é para quem é "bração". Se você perguntar se o aro não entorta e o pneu não cria bolha com os buracos na rua, o sujeito desconversa. O que interessa é o visual "irado" do carro. E não dá o braço a torcer, escondendo de todo mundo que teve problemas com essa escolha.

Qual a lógica de comprar um SUV full size ou uma pickup cabine dupla se vai ser carro só para levar e trazer o motorista?Não se vende esse tipo de carro porque ele é tecnicamente melhor para o uso daquele motorista. Se vende porque "maior é sempre melhor".  O motorista vai comprar um carro que ele não precisa, por um preço abusivo pelo hype, vai  dar dinheiro suado pelo juro salgado do financiamento. E no final das contas, para pagar tudo isso, o dono trabalhou dobrado para pagar tudo isso e por isso mesmo não vai ter tempo nem dinheiro para usufruir do carro "lindão".
Daqui 2 anos, o carro "dos sonhos" perdeu o brilho e outro vai estar enchendo os olhos do motorista. Aí vai jogar todo esse esforço no lixo pela desvalorização do carro para trocar num novo igualmente "vistoso" e recomeçar o ciclo.

É uma coisa que se pensar racionalmente, chegaremos à conclusão que o sujeito que faz isso é um idiota. Mas são idiotas assim que mantém a venda de carros.

Esse é o comportamento de quem vai comprar uma bike hoje. Ele não compra a 29 porque ela é a mais adequada para ele. Ele não compra pela questão técnica. Ele não compra racionalmente. Ele compra porque "maior é sempre melhor". O sujeito pode ser baixinho, não importa. Ele pedala todo esticado, mas está de 29 "bicicletão".
Oferece para ele uma boa aro 26 ou 27,5 mais em conta. Ele não quer. "É bicicleta de pobre" em alguns círculos.

Procurem na OLX e ML. Tem muita GT, Giant e outras MTB de 10 ou 15 anos atrás, com bons conjuntos mecânicos, sendo vendidas mais barato que bicicleta de supermercado só porque são aro 26 porque o dono quer entrar na onda das 29. Speeds, como tem um padrão estabelecido há muitos anos, não sofrem dessa diferença.

Se quiser a coisa continua.
O ciclista precisa de uma bike só para ir e voltar do trabalho. O caminho todo é asfaltado ou ciclovia. Um grupo Shimano Tourney moderno atende bem esse ciclista. Quanto vocês querem apostar que vão bombardear o sujeito para ter uma bike com grupo Deore? Afinal, Deore sobre Tourney está na base do "mais é sempre melhor".

Resumo da conversa: observe bem as suas necessidades, pondere todas as vantagens (as que todo mundo faz questão de mostrar) e todas as desvantagens (aquelas que todos querem esconder), faça seus testes e compre o que for mais adequado para você. Bons amigos vão te dar boas indicações nesse sentido. Quem for dar opinião baseado em aparência, desconsidere. Compre a bike que te serve e que te divirta.

Esse negócio de comprar a bike de carbono, aro 29, com câmbio eletrônico inteligente, freios de indução eletromagnética, suspensão a sopro de anjo, linda e maravilhosa que depois você não terá tempo de usar porque vai estar trabalhando para pagar a conta só porque todo mundo diz que é a boa não está com nada.
Compre o que for adequado ao seu uso e a seu bolso, mesmo que o adequado seja uma mera bicicleta de supermercado. E vá se divertir com ela.

A melhor bicicleta do mundo é aquela que você tem ou pode vir a ter. E ponto final.
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aniiiiisio Ver Drop Down


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...

Editado por aniiiiisio - 22 Mar 2018 as 13:48
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Cada um que experimente e tire as suas conclusões,assim como o colega se sente num ônibus eu quando volto pras 26 parece q tou andando de patinete...
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Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Eu acho que existem muitos aspectos ..................pode vir a ter. E ponto final.

Melhor explicação de porque o brasil é do jeito que é, e nunca vai mudar, a industria automotiva já percebeu o quão otário e consumista o brasileiro é, e a cada 2 anos muda alguns detalhes visuais do carro, para o antecessor fique "obssoleto", e os abastados consumidores vão lá e consomem.




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Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

Então vamos apimentar um pouco a discussão, e as 27.5+, são quadros de geometria 27.5 com rodas e pneus de diâmetro externo da roda de uma 29".
E agora faz sentido 27.5 em 2018? 

Volto a dizer, o mercado quer que você consuma, não importa se é 29", 27.5" ou 26", não existe almoço grátis, cada uma tem uma gama de vantagens e uma gama de desvantagens, para o meu estilo de pilotagem uma 29" com um quadro para o meu tamanho parece um busão na trilha.

Na minha GT e KHS, uso pneus 2.40, já to achando fino pelo menos pra pegada  GT que é enduro, to pensando em colocar 3.0, que é o limite do meu aro.
O pneu GOMMA 2.4 da vittoria tires que eu uso na GT é quase do diametro do pneu 2.1 da 29", se usar o 3.0 passa o tamanho de uma 29" basico. 

eu tenho uma trek fuel ex 29, e tenho rodas 29 x 2.5/2.4 (também testei com ambos pneus 2.25) e também rodas 27.5 com pneus 2.8

então tenho condições de comparar rodas diferentes na MESMA BIKE.

o que posso dizer é: depende da trilha, algumas tem vantagem ter mais suspensão, outras trilhas é vantagem roda maior.. simplesmente isso. algumas trilhas me dou melhor de 29, outras de rodas 27.5 plus. Algumas outras consigo andar mais rápido com uma bike 27.5 com mais curso de suspensão. Algumas trilhas não consegui bater até hoje o meu tempo com bike 26... tem isso também, condicionamento fisico, treino técnico, seu humor naquele dia e a oportunidade que tem de fazer aquela trilha várias vezes.

No estradão (coisa que mal faço) obviamente das rodas que tenho, a 29x2.25 foi a que rendeu melhor, mas é questão também de pneu. Se fosse numa rígida, mais leve, com pneus mais finos, provavelmente andaria ainda melhor 
com gravel 700x35 então, a bike voa..

e claro, tem a questão de suspensão, geometria. Algumas trilhas favorecem bikes com mais curso, outras com menos curso.. algumas favorecem rigidas de XC, outras full de enduro, outras bikes de DH..

Já falei isso em alguns tópicos e volto a falar aqui de novo: 27.5 só "está morto" na cabeça de quem acha que moutain bike se resume somente ao XC, ou pior ainda, só em estradinha de chão e asfalto. (Um dia os xczeiros de estradão vão descobrir as gravel bikes e vão ficar encantados rs)


olha os top 10 do enduro mundial (EWS) e olha no DH (UCI DH World Cup e World Championship) e quase tudo é 27.5.
Vários pilotos tentaram 29 no DH e voltaram atrás, mas esse ano provavelmente alguns pilotos ainda usarão 29 em algumas pistas.

resumindo: não é só o tamanho de roda, mas sim uma série de fatores. moutain bike envolve uma infinidade de cenários diferentes, e não existe uma bike, geometria, curso de suspensão ou tamanho de roda que atenda todos esses cenários. 
as pessoas que dizem que "29 é melhor" não analisam o MTB completo, mas sim alguns poucos cenários.
 



Editado por TheLittle - 15 Mar 2018 as 11:24
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Bom, o cara queria saber se vale o investimento de 2300 na Merida 2015 SLX ou se seria melhor uma 29 "genérica" acera no mesmo patamar de preço. Acho que a dúvida nem era sobre qual é melhor, mas sobre a atualidade do modelo (tecnologias, etc) e investimento/depreciação.

Alguns questionamentos dele (e de muitos) foram respondidos e outros eram óbvios (quadro merida x quadro wny)

Sobre as linhas da shimano vira e mexe aparece essa questão, xt 2010 vs deore 2015 vs alivio 2018 e por ai vai.

Como o uso seria urbano com trilha leve eventual, essa bike do link está sobrando. Vai até estimular a pegar uma poeira pra ver como é.
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não é só no Brasil que as 29 dominam no mercado do XC (que é a proposta do tópico), um amigo pagou muito mais caro numa Merida no uruguai por que ela era 29. O mesmo modelo, com peças iguais ou equivalentes, custava 30% a menos na versão 27.5

sobre a dúvida do tópico, vai ter uma bike muito mais agradável com melhores componentes numa 275 que com uma 29 básica.
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Eu acho que existem muitos aspectos nessa conversa. 

Em primeiro lugar, como engenheiro, não acredito na conversa de que "29 é melhor que 26" ou coisa parecida. Se tem uma coisa que aprendi, é que não existe ganha-ganha, mas ganha-perde. As 26 tem certas vantagens sobre a 27,5 e a 29, mas em outras situações, ela fica em desvantagem. o mesmo vale para as outras. 
Então não deveria haver essa discussão. O que deveria ter era uma boa discussão de qual o tipo mais adequado para cada tipo de aplicação.

Por isso em competição existe uma configuração de carro para circuito. Mas o consumidor final no tem dinheiro para isso, logo precisa ver qual será a melhor para ele considerando o máximo de variáveis possíveis.

 

Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Ainda outro dia fui procurar raios de inox para a reconstrução de uma bike 26 anitga, e na mesma loja, os raios do mesmo fabricante e do mesmo diâmetro para aro 26 custavam R$ 0,50 cada enquanto para aro 29 custavam R$ 2,00.

 

Isso é devido a demanda. Oferta e procura e não em relação com qual foi lançada antes ou depois. De 29 não tivesse vendido muito a procura ia ser menor e o preço ia cair junto.

 

Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

O colega mencionou o fato da 27,5 ter vindo depois da 29 e não ter feito sucesso. Isso tem uma explicação numa característica do consumidor brasileiro.
Brasileiro é um analfabeto tecnológico, mas gosta de levar vantagem em tudo, como dizia o Gerson, e não gosta de parecer desentendido no assunto. Só que isso não é ser esperto, mas ser um idiota.
Aqui no Brasil (e em boa parte do mundo), para quem compra passou a valer a estúpida lei do "mais é sempre melhor". 

 

Será que isso se aplica no Brasil, de quanto maior melhor? E se a 27,5 fosse realmente melhor, será que iam continuar na 29 só porque é maior? Hoje eu sei que existe isso que você falou nas TVs, mas hoje tem que lembrar que a resolução é muito melhor do que antes. Antes para ver uma TV de tubo com conforto tinha que ficar a mais de 2m de distância. Hoje você pode assistir uma de 60” confortavelmente sem precisar ficar a 3m de distância. Lembrando que no final da década de 70 as mais vendidas eram Pihlco e Philips valvuladas de, se não me engano, 26”. Depois na época das TVs que não eram mais valvuladas, o grande boom foram as de 20”. Todo mundo sonhava em ter uma de 20” na sua sala. E depois veio uma onda de miniaturização. Quando menor os eletrônicos, mas modernos. Lembro meu vizinho chegou a ter uma TV LCD ridícula da Casio que a imagem era vista refletida num espelho. A bateria durava 20 minutos e 8 horas para carregas. Mas era pequena, e isso que valia na época.

 

Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Logo virá outro hype nesse ramo de TV's, o da resolução 4K.

Não sei se logo ou se já pegou. Problema é que junto com 4K geralmente vieram outras tecnologias que deixaram as TVs mais caras, veio QLED, OLED, HDR, etc. Se fosse somente uma 4K LCD retro iluminada, será que não teria mais sucesso? Lembrando também que o salto entre um VHS e DVD foi enorme na percepção do espectador. Já do DVD para o BD não foi assim tão gritante ao olho humano, apesar de nos números ser. E também ninguém me tira da cabeça que 4K foi um termo pensado para ser bem enganoso. Pois antes ninguém falava 2K para as TVs com 1920 colunas. Todos falavam em 1080 linhas e ao dizer 4K dá a impressão de ter 4x mais linhas, algo como 7680x4320. Mas aí dizem que é 4K, pois tem 4x mais resolução em pixels e não em linhas.

 

 

Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

O ciclista precisa de uma bike só para ir e voltar do trabalho. O caminho todo é asfaltado ou ciclovia. Um grupo Shimano Tourney moderno atende bem esse ciclista. Quanto vocês querem apostar que vão bombardear o sujeito para ter uma bike com grupo Deore? Afinal, Deore sobre Tourney está na base do "mais é sempre melhor".

 

Já disse várias vezes aqui que se fosse usar para trabalhar eu ia querer algo como uma Caloi Cruiser sem câmbio, nada. Pena que não exista algo assim mais no mercado. Óbvio que não estou considerando fazer loucuras com a bike igual quando a minha Cruiser quebrava pedal, pedivela, roda, freio, etc. e eu pesava menos de 70kg.

 

 

Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Esse negócio de comprar a bike de carbono, aro 29, com câmbio eletrônico inteligente, freios de indução eletromagnética, suspensão a sopro de anjo, linda e maravilhosa que depois você não terá tempo de usar porque vai estar trabalhando para pagar a conta só porque todo mundo diz que é a boa não está com nada.

 

Meu pensamento sobre isso é meio atípico, pois mesclo opinião dos dois lados do jogo. Eu compraria sim equipamentos top, mas ao mesmo tempo, somente o mais top, mas que não tenha carbono e nem nada eletrônico. Sei que andando normalmente um quadro de carbono nunca quebrará, mas pelo fato de poder quebrar numa queda mais a necessidade de torquímetro maior do que metal e ainda a baixa resistência a abrasão me desanimam.

 

 

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Fabriciogc Ver Drop Down
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Originalmente postado por N3SSO N3SSO escreveu:

Tópico infinito, já vi nego de 26 dar meia volta de vantagem em um circuito oval de chão batido plano e o resto de 29/27,5. 

No final pra quem não é top de linha, o q vale é perna.

Se você não está no limite máximo do seu condicionamento, sendo só a bicicleta o fator limitante, o que vale sempre é a perna. 
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Fabio Ver Drop Down


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4k é igual falar que uma pessoa com o dobro da altura tem na verdade 8 vezes seu tamanho por causa de altura, largura e profundidade.
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khani3s Ver Drop Down
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No final comprei uma Caloi Moab 29 Alivo 27v Freio Hidráulico.

Cliquei em um link aletatório na internet e para mim ela apareceu 500 reais mais barata e em 12x sem juros no site da Centauro.

Paguei um pouco a mais mas não foi nem 27.5 e nem chinesa dessa vez rs.

Obrigado pela ajuda!

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Ironman Ver Drop Down
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Eu ainda uso bikes 26 aqui na Alemanha e no Brasil tenho uma também 26. Aqui na Alemanha tenho uma Gary Fisher Wahoo de cromo, uma Pepper (alemã) e duas Cannondales: uma F500, que é minha preferida e a mais top, e uma F700 com suspensão Fatty original a mola e óleo.  Penso que o mercado das 26 e das 27.5 aí no Brasil, bem como no resto do mundo, não deveria sumir, pois cada tamanho de roda deveria existir para se adequar ao tamanho da pessoa. Quem aí não se lembra das aro 24? Nas décadas passada e retrasada se via bastante aro 24 rodando por aí e hoje não mais, nem mesmo aqui na Europa.

Tenho um amigo que vivia enchendo o saco para a gente comprar aro 29, que 26 é merda e tudo mais. Só que ele esquece que uma 29 boa custa caro, muito caro aí no Brasil. Aliás, em qualquer lugar. A bike dele é uma Santa Cruz e ele quer fazer comparações desnecessárias, sendo que nossas modalidades são diferentes. Eu pratico mais cicloturismo e ele, XC. Ele gosta de descer rápido, tem equipamento pra isso, a bike dele é full e é 29. Eu, além do medo de levar um tombo e me quebrar todo, tenho bike rígida, com freios v-brake. Por quê? A razão é simples: a bike no Brasil fica parada o ano todo até eu ir ao Brasil, então, se ela tivesse partes hidráulicas, eu teria que fazer manutenção disso toda vez que eu fosse aí. Tudo isso pra rodar com a bike só 30 dias por ano, no máximo. Então eu a deixo o mais simples possível de mexer. Chego no Brasil, só encho os pneus e vou andar nela.
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helper Ver Drop Down
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BH
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Originalmente postado por Username Username escreveu:

Eu tenho vários colegas que moram em apertamentos (com "e", mesmo). Na sala, o olho de quem assiste TV fica a bem menos de 2 metros da tela. Ali o ideal seria, no máximo, uma TV de 32 pelegadas. Agora, quantos colegas meus tem uma TV de 32 polegadas na sala? Nenhum. Todos tem TV de 50 polegadas. TV de 32" só no quarto das crianças. Mesmo no quarto do casal muitas vezes é outra TV de 50 que tem pendurada na parede.
Assista uma TV de 50" a 1,5 metros de distância. Não dá para ver a tela toda. Você perde muito da imagem porque só vê o centro da tela e não as bordas. Se tem um melhor aproveitamento da imagem quem assiste uma TV de 32" nessa distância do que quem assiste numa de 50". E a TV de 50" é muito mais cara que a de 32".


Concordo com o teor da sua colocação, porém é preciso destacar que o principal fator limitante (gargalo) para a distância entre o telespectador e a tv é a resolução e não o tamanho em polegadas da tela. Os seres humanos tem um campo de visão com sobreposição de profundidade (que nem é tão necessária para assistir televisão, mas serve de parâmetro)de cerca de 140 graus. Ou seja, dificilmente ficamos perto o sufuciente para que uma tv ocupe todo este campo de visão.

Rudimentarmente falando, a fórmula para calcular o tamanho adequado de uma televisão é (dist. Televisão) x C = (Tamanho da tela) onde C é uma constante determinada pela resolução do aparelho.

Eu me lembro que na época do DVD (720p) era necessário ficar a cerca de 2 metros para assistir uma televisão com menos que 40 pol.

Atualmente, com uma televisão 4k, é possível que a tela ocupe uma parcela muito maior do nosso angulo de visão, ou seja, podemos sentar muito mais perto. Esta é a lógica das salas IMAX.

Porém acho válido ressaltar que muitos celulares aplicam resoluções (de 2k ou 4k) e, nesses casos sim, precisariamos ficar com os olhos a poucos centímetros de distância para aproveitar os potencial desta resolução, o que não ocorre, e mesmo que ocorresse não seríamos capazes nem de exergar com clareza e perspectiva toda a extenção da tela.

PS. Para uma televisão 50" 4k, a distância adequada fica entre 1,5m e 2m, se não me engano, impressionante, não?!

No mais a colocação está perfeita!

Editado por helper - 19 Mar 2018 as 16:36
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RuanRAC Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2018 as 17:05
Originalmente postado por khani3s khani3s escreveu:

No final comprei uma Caloi Moab 29 Alivo 27v Freio Hidráulico.

Cliquei em um link aletatório na internet e para mim ela apareceu 500 reais mais barata e em 12x sem juros no site da Centauro.

Paguei um pouco a mais mas não foi nem 27.5 e nem chinesa dessa vez rs.

Obrigado pela ajuda!


Isso ai, parabéns e vá pedalar que a bike foi cara e o retorno só vem com suor, saúde e boas aventurar. 
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GSC Ver Drop Down
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Jaboticabal
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Eu fico em um beco sem saída, tenho 1,68 ando com uma First athymus 17,5, sinto ela gigante.(será falta de prática?). Pego muito estradões, e tenho medo de migrar para uma 27,5 e ficar mais para trás ainda. Porém, a maioria das bikes que me atraem são fabricadas modelo s somente 27,5. Será que vale optar por marcas que fabricam s 29er, ou ir para 27,5?   
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TheLittle Ver Drop Down
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Originalmente postado por GSC GSC escreveu:

Eu fico em um beco sem saída, tenho 1,68 ando com uma First athymus 17,5, sinto ela gigante.(será falta de prática?). Pego muito estradões, e tenho medo de migrar para uma 27,5 e ficar mais para trás ainda. Porém, a maioria das bikes que me atraem são fabricadas modelo s somente 27,5. Será que vale optar por marcas que fabricam s 29er, ou ir para 27,5?   

Pra quem é baixo, as 29 passam sim um pouco da impressão de "big foot". Tenho 1,63m e sei como é isso, ainda mais que uso pneus 2.5" na minha. A questão é se acostumar e saber aproveitar as vantagens que elas trazem.

No seu caso, a impressão pode nem ser tanto pela altura da roda ou do quadro, mas sim mas pelo comprimento entre selim e guidão.

Bikes de cross country costumam ser especificadas com avanços longos por isso tem o top tube mais curto. Então baseado nisso provavelmente o quadro pra vc deveria ser mais curto.

Mas atualmente há uma tendência de alongar o top tube e diminuir o avanço. Então vc n precisa trocar o quadro, mas pode ajustar no avanço facilmente.

Se você com essa altura está usando um quadro 17.5 (que tem 584mm de top tube efetivo) e um avanço de 100mm (é o que costuma vir ou ser montado em bikes assim) provavelmente está muito longo.

Pra ter idéia o meu comprimento total do top tube + mesa é em torno de 620~630mm.
Como vc é um pouco mais alto que eu chuto ser entre 650mm. O quadro tem 584mm de top tube, se estiver usando um avanço 100mm totalizará 684mm.

Experimente trocar o avanço por um de 60 ou 70mm, é uma peça barata (abaixo de 100 reais) e que provavelmente vai melhorar muito seu conforto e de quebra sua pegada na bike especialmente pra trilhas mais difíceis.

Na dúvida faz o bike fit "no grau" que é fácil e rápido.
No meu caso bateu certinho o comprinento do TT+Mesa com o recomendado por eles.

Outra coisa que pode melhorar bem seu pedal e essa sensação de bike grande é trazer o selim pra frente. Olha a bike da Emily Batty, ela usa totalmente avançado. Vc pode usar um canote sem recuo e colocar o trilho bem pra frente.

se vc faz XC e pega estradão e trilhas, tentaria isso q falei antes de trocar de quadro ou de tamanho de roda.

ps: posta uma foto da bike pra gente ver como está configurado.

ps2: veja essa TSW pro elite que tenho e como está configurada, também 17" com 575 de TT efetivo e mesa de 60mm.



Editado por TheLittle - 02 Abr 2018 as 12:58
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jklaser Ver Drop Down
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Um quadro 17,5 para as vossas alturas, quase 99% de certeza que é muuuuti grande....assim a bike fica ruim mesmo...há limites para usar avanços menores e posição do selim...
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