Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Suspensão ou trocar grupo?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Suspensão ou trocar grupo?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
PimentaSwim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PimentaSwim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Suspensão ou trocar grupo?
    Postado: 02 Fev 2018 as 12:56
Galera, sou novo aqui no site.

To procurando conselhos. Estou com uma rockhooper 2016 modelo de entrada, conforme descrição abaixo. Quero dar uma melhorada na bike, pq trocar agora tá complicado. Cheguei a olhar umas usadas, mas nem tentei vender ainda a minha. Então fiquei na duvida se melhoro a suspensão ou o conjunto (de 3x8V para 2x11V, por exemplo). Vi que o gasto aproximado de um dos itens é de mais ou menos uns 2500. O que sugerem? Lembrando que opinião, cada um tem a sua.
Obrigado.


GARFO
SR Suntour XCT 29 customizado, sistema de amortecimento Multi-Circuit
Damping customizado, mola helicoidal, P: 80 mm, outros: 100 mm de curso,
ajuste de pré-carga, espiga de 1-1/8", canelas em alumínio, hastes em aço Hi-
Ten de 28 mm, suporte para freio a disco
QUADRO
Alumínio Specialized A1 Premium, geometria para trilha aro 29,
tecnologia "ORE" (Optimized Radius Engineering) no tubo
inferior, tubos com paredes de espessura variável, tubo da caixa de
direção aliviado externamente, gancheiras forjadas com suporte
para freio a disco reforçado, suporte do câmbio traseiro
substituível
ABRAÇADEIRA
DO CANOTE
Alumínio, arruela em nylon/fibra de vidro, blocagem rápida, 34,9
mm
CAIXA DE
DIREÇÃO
1-1/8" superior/inferior, semi-integrada 44 mm, copos em aço,
rolamentos de esferas soltas
CÂMBIO
DIANTEIRO
Shimano Altus, abraçadeira alta, movimento por cima, puxada
bidirecional
CÂMBIO
TRASEIRO
Shimano Acera Shadow, 9 velocidades
MOVIMENTO
CENTRAL
Encaixe quadrado, rolamentos tipo cartucho
TROCADORES Shimano Altus Rapidfire Plus, tipo SL, com mostrador
CORRENTE KMC X8, 8 velocidades, elo Missing Link reutilizável
CASSETE Sunrace, 8 velocidades, 11-34
PEDIVELA
Specialized Stout, alumínio forjado, 8 velocidades, coroas semisubstituíveis,
eixo com pontas quadradas, 42/32/22
CANOTE DO
SELIM
Alumínio, fixação deslocada em 12,5 mm, 30,9 mm, micro ajustável
com 2 parafusos anti-corrosão
MESA Specialized, alumínio forjado 3D, 4 parafusos, elevação de 6 graus
MANOPLAS
Specialized Sip Grip, com trava leve, desenho meio waffle, tamanhos
P/M: espessura normal, G/GG: espessura maior
SELIM Body Geometry para mountain bike, trilhos em aço, 143 mm
GUIDÃO
Specialized Stout reto em alumínio 6061 com parede de espessura
variável, 10 graus de curva para trás, 4 graus de curva para cima,
centro com 31,8 mm
PEDAIS Plástico, 9/16", com refletores
FREIO DIANTEIRO Tektro Auriga, acionamento hidráulico, ajuste de alcance
MANETES DE FREIO Tektro Auriga, acionamento hidráulico, ajuste de alcance
FREIO TRASEIRO Tektro Auriga, acionamento hidráulico, ajuste de alcance
CUBO
TRASEIRO
Specialized Stout Hi Lo para disco, alumínio, vedação dupla,
rolamentos de esferas soltas, blocagem rápida, 32 furos
PNEU
TRASEIRO
Specialized Ground Control Sport, 60TPI, talões em arame, 29x2.1"
CÂMARAS Standard, válvula Schrader
AROS
29" específico para disco, parede dupla em alumínio, emenda pinada,
largura interna de 25 mm, 32 furos
RAIOS Aço inox, 14g
PNEU
DIANTEIRO
Specialized Ground Control Sport, 60TPI, talões em arame, 29x2.1"
CUBO
DIANTEIRO
Specialized Stout Hi Lo para disco, alumínio, vedação dupla, pistas
usinadas, blocagem rápida, 32 furos
* Specifications are subject to change without notice

Voltar ao Topo
leonardovit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Ago 2014
Realeza
Offline
Mensagens:355
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leonardovit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2018 as 13:46
Amigo, upando um ou outro, vc vai continuar com o restante do conjunto "desatualizado". Eu tentaria vender a sua, e já partir pra uma bike mais equipada, como um todo. Mas se vc realmente quiser seguir adiante com sua ideia de upar a atual, eu tentaria pegar uma suspensão de até mais ou menos 1000 reais (tem algumas manitou na faixa dos R$1200 no ML) e destinar o restante da grana na relação.
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2018 as 14:23
Se sua suspensão não fosse tão ruim, até compensaria trocar o grupo antes, mas não tem jeito. Troque logo a suspensão. Recomendo a Manitou Markhor.
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
PimentaSwim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PimentaSwim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2018 as 16:02
Vou dar uma olhada. Acha que quebra um galho temporariamente?
Vi que tem outros modelos, mas são mais caros né?
Voltar ao Topo
DougFF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2015
Pará de Minas
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DougFF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2018 as 18:51
muda o que te faz mais raiva na bike.

Knowledge Health Strenght.

2015 - KHS Tempe.
1994 - KHS Montana True Temper.
Voltar ao Topo
SrSky Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2016
F. Beltrão
Offline
Mensagens:237
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SrSky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2018 as 09:48

Olha com 2500,00 se pesquisar bem eu acredito que você consiga trocar ambos, tanto relação quanto suspenção, olhando rápido no Ml vc acha algumas Manitou m30 por R$ 1100,00 garimpando bem vc consegue achar um grupo Deore por uns 1500,00 (sem freio) até menos...

Eu desaconselho você a partir para um 2x11 ou então comprar uma suspensão de 2,5k acho que ficaria incoerente, são peças muito caras e você teria muita dificuldade na hora de revender essa bike e pegar um preço minimamente justo nela.



Editado por SrSky - 03 Fev 2018 as 09:48
Voltar ao Topo
Gustavo455 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2018
Indaiatuba
Offline
Mensagens:136
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavo455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2018 as 12:53
Você ja tem um quadro bom,se fosse para MIM, colocaria uma suspensão melhor (manitou,rock shox recon,ou a proshock onix que é brasileira e tem facilidades para peças de reposição e garantia) e ainda poderia sobrar uma grana para próximo up.
Sobre a relação, se for algo para mudar já, investiria em peças semi nova,pegando um trocador de 10 velocidades,cambio traseiro,corrente e cassete 10v(tudo deore,bom custo beneficio e acha com facilidade),acho mais barato e tão bom quanto 2x11. Porém acho que sua relação está bem legal, cassete 11/34 com 3 coroas vai se adequar a marchas pesadas,e ao pior morro possível,apenas questão de peso e praticidade que acaba perdendo.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2018 as 13:12
Pelo que vi seu quadro não é tapered/cônico, certo?
Se fosse seria mais fácil em decidir de upar a suspensão.
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2018 as 13:26
Voltar ao Topo
Gustavo455 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2018
Indaiatuba
Offline
Mensagens:136
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavo455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2018 as 14:29
Tem adaptadores para caixa de direção de ambos os modelos de quadro,se for cônico ou não, da para usar ambas suspensões,isso é o mais tranquilo.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2018 as 14:43
Originalmente postado por Gustavo455 Gustavo455 escreveu:

Tem adaptadores para caixa de direção de ambos os modelos de quadro,se for cônico ou não, da para usar ambas suspensões,isso é o mais tranquilo.

Pode até ser, mas eu não compraria uma suspensão boa/cara pra depois quando for trocar de bike ter que usar adaptador...
Voltar ao Topo
PimentaSwim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PimentaSwim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2018 as 20:19
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Pelo que vi seu quadro não é tapered/cônico, certo?
Se fosse seria mais fácil em decidir de upar a suspensão.


Valeu galera pelas dicas. Top olhando e analisando. Sobre o quadro, confesso que não sei. Eu acho que é cônico. Mas não tenho certeza.
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2018 as 01:30
A Rockhopper 2016 de entrada é direção reta com caixa de direção semi integrada. É sim, com 2500 garimpando direito se compra um grupo excelente como um Sram NX 1x11 e suspensão Manitou M30.
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
belopancas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mai 2014
Pancas-ES
Offline
Mensagens:144
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar belopancas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2018 as 09:01
Bom dia meu nobre.

Fiz um tópico parecido com esse seu há um tempo atrás, tentando melhorar um pouco minha bike que na época era uma Rockhopper Sport 2015. A bike pesava 15.200 originais, uma bigorna ou melhor, uma arroba como as de bois (cada arroba é o equivalente a 15kg de um gado). Deixei ela com 12.900 trocando apenas a suspensão (que de cara caiu 1kg no peso da bike) e acredite, ela virou outra. Depois foi a vez de trocar as rodas e a bike melhorou mais ainda, mais leve, mais rápida. Meu perfil, não sou competidor mais gosto dos desafios que minha região proporciona (joga Pancas no Google) que é morro puro. Relação mudei somente um k7, dando lugar a um de 40, já que o original é 34 dentes. 
Mas não compensava ficar mudando demais pois não tinha a pretensão de ficar com ela por mais tempo então montei uma outra bike e reaproveitei os upgrades que havia feito na outra. Meu conselhe é o mesmo que um amigo (Geraldine) aqui do fórum disse. Vende a bike e pega uma melhorzinha usada. Tipo, hj no ML vc encontra uma Crave (se vc quer continuar na Specialized) ou outras marcas. Se vc vender a sua hj por 2k mais esses 2,5k que vc está disposto a gastar, tem bastante coisa boa no mercado. Vou deixar o link aqui do tópico que criei na época onde o pessoal ajudou bastante no meu processo de escolha.
Voltar ao Topo
PimentaSwim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PimentaSwim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2018 as 14:37
Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

A Rockhopper 2016 de entrada é direção reta com caixa de direção semi integrada. É sim, com 2500 garimpando direito se compra um grupo excelente como um Sram NX 1x11 e suspensão Manitou M30.


A suspensão tem que ser a tapered? achei interessante esta sugestão da Proshock tb.
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2018 as 02:17
Originalmente postado por PimentaSwim PimentaSwim escreveu:

Originalmente postado por Bol Gola Bol Gola escreveu:

A Rockhopper 2016 de entrada é direção reta com caixa de direção semi integrada. É sim, com 2500 garimpando direito se compra um grupo excelente como um Sram NX 1x11 e suspensão Manitou M30.


A suspensão tem que ser a tapered? achei interessante esta sugestão da Proshock tb.


Não. Você precisa comprar suspensão com espiga reta (1 1/8) e muito cuidado se comprar usada! Pode vir com espiga cortada em tamanho inferior ao mínimo que você precisa e nunca se sabe quando passou por revisão.
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
fzpereira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2013
Lages/SC
Offline
Mensagens:735
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fzpereira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2018 as 11:25
eu passei por essa dúvida no passado.

havia comprado uma Scott Aspect 940 (que originalmente vinha com acera/altus de 8v e a suspensão era uma suntour xcm com trava na canela).
já de cara, da loja, tinha tirado ela com o alivio 9v.

não contente, 2 meses com a bike decidi fazer o primeiro up. minha escolha na época foi upar o grupo, onde coloquei um SLX/XT de 10v, por menos de 2.5K (garimpei bem no ML e comprei peça a peça).

fiquei mais de 1 ano com a bike assim, até que fiz o up da suspensão. coloquei na época uma RS Recon Gold, espiga reta, já que o quadro era caixa reta.

então assim fio... faça o up que você sente mais necessidade. uma suspensão melhor, com leitura de terreno melhor, mais macia, com trava e talz... ou um grupo mais preciso, com mais opções de marcha e mais leve?

se fosse upar o grupo, recomendaria ir direto pra 1x11. Coloca um Sram GX, com cassete sunRace 11-46... ou então o NX com o mesmo cassete. E caso prefira Shimano, vai de SLX.

Abraços.
Speed: Specialized Tarmac 2019 - Shimano 105 R7000 11v + Rodas HED Ardennes LT+ TLR
Voltar ao Topo
PimentaSwim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PimentaSwim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Fev 2018 as 12:21
Fala Galera,

ainda não tomei decisão definitiva nenhuma, mas estou olhando as opções e sugestões. Entre elas a de trocar a bike, já vi alguns posts de algumas delas, mas o que vcs acham da Sense Impact SL?? Preço Sugerido de R$6.490,00.

http://sensebike.com.br/bikes/mountain-bikes/impact-sl/


Especificações Técnicas
________________________________________
Conjunto do quadro
________________________________________
Quadro      Alumínio SL 6061 Triple & Double butted- tratamento térmico T6 - tubos hidro formados. HT tapered, Post Mount brake sytem. Race geometry.
Suspensão      Rock Shox Recon RL Solo Air 29" 100mm, eixo 15mm, com ajuste do rebound e trava no guidão.

Rodas
________________________________________
Aros     Sense SL (super light).
Cubos     Shimano HB-M6000 E-THRU 15mm.
Pneus     Vittoria Saguaro 29x2.2.
Disco     Shimano SMRT54, 160mm, Centerlock.
Transmissão
________________________________________
Alavancas de câmbio      Shimano SLX SL-M7000-IR, 11V.
Câmbio dianteiro      
Câmbio traseiro      Shimano SLX RD-M7000, 11V.
Pedivela      Shimano SLX FC-M7000 32D 11V, 175mm (170mm para quadro tamanho S).
Movimento central      Shimano SLX SMBB52 HOLOTECH.
Cassete      Shimano XT M8000 11/46D, 11V.
Corrente      Shimano CN-HG601-11V.
Componentes
________________________________________
Selim      Sense SL1 by Selle Royal.
Canote      Sense SL1, 31.6mm x 400mm.
Guidão      Sense SL1 Double Butted, 31.8mm x 700mm.
Manoplas      Sense com trava.
Mesa      Sense SL1, 31.8mm x 90mm.
Caixa de direção      Neco integrado, com rolamentos.
Conjunto de freio      SHIMANO M-506/BR 447 hidráulicos.
Garantia
________________________________________
5 anos quadro, demais componentes de acordo com cada fabricante.     
Peso
________________________________________
12,1 Kgs*
* O peso pode variar em até 3%.     
Tamanhos Disponíveis
________________________________________
S/M/L/XL     
A Sense Bike se reserva o direito de mudança de configuração, preço, peso e imagem sem aviso prévio
________________________________________

Geometria


Saiba qual o tamanho do quadro sugerido para sua altura Clicando aqui >>>
     Size     S     M     L     XL
     Tamanho (mm)     380     420     470     520
     STACK     600     600     620     620
     REACH     373,3     408,6     425,4     448,5
A     TOP TUBE LENGTH     551     592     615     638
B     HEAD TUBE LENGTH     100     100     120     120
C     SEAT TUBE ANGLE     73,5     73     73     73
D     HEAD TUBE ANGLE     69,3     69,3     69,6     69,6
E     BB DROP     58     58     58     58
F     CHAIN STAY LENGTH     440     440     440     440
G     WHEEL BASE     1063,1     1104,1     1113,7     1113,7
H     FRONT CENTER     629,6     670,5     691,1     714,2
I     FORK LENGTH     500,9     500,9     500,9     500,9
J     FORK OFFSET     51     51     51     51
K     SETBACK     177,7     183,4     189,5     189,5

Voltar ao Topo
ayrton000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mar 2012
Brasil
Offline
Mensagens:154
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ayrton000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Fev 2018 as 18:36
Cara, é uma excelente bike, ja vem de fabrica muito leve e com bom conjunto. Eu praticamente nao me vejo fazendo up's com uma bike dessa... Se vc conseguisse vender a sua seria muito interessante.

Agora existem várias opções nessa faixa de preço.. 

EX:

http://groovebikes.com.br/bike/riff-90-11v-hd-2017/ ; (Vem com cambio XT por 6000,00 seugerido)

Pra mim, a sense, groove e Soul sao as melhores opções..

E com esse valor ai vc ainda pega bikes usadas de carbono de boa procedencia, como caloi ou outras nacionais no ML.. É aquilo, a bike de loja ficara la por um certo tempo, as usadas aparecem de momento...
" No fim tudo dará certo, se não deu certo, é porque ainda não chegou ao fim"
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X