Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Quero iniciar mas não quero me arrepender
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Quero iniciar mas não quero me arrepender

 Responder
Autor
Mensagem Inverter Ordem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
katan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2015
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar katan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Quero iniciar mas não quero me arrepender
    Postado: 18 Jan 2018 as 11:41
Rapaz, a ideia é boa e pode te dar muitos benefícios ao longo da vida, torço pra que você consiga cumprir seus planos.

Como você não tem muita noção do quanto consegue pedalar, eu recomendaria você alugar uma dessas bicicletas compartilhadas (bikesampa, por exemplo) num final de semana e andar sem destino e no ritmo que te agrada. Recomendo usar o strava ou qualquer outro app pra você gravar esse percurso e poder avaliar tempo que levou, distância percorrida e aí avaliar mais ou menos como está sua disposição.

Outra opção é conseguir uma emprestada e fazer o percurso desejado com algum amigo que já ande a mais tempo, no final de semana também. Daí faz as mesmas avaliações.

Vale lembrar que provavelmente nenhuma dessas bicicletas estará adaptada para o seu corpo, então será uma avaliação bem inicial. Na hora de comprar a sua, pesquise no fórum sobre bikefit, como a relação de marchas pode te beneficiar ou atrapalhar, os pneus que você vai preferir usar, roupa, etc etc.. Na página inicial do fórum, lá em cima, tem a área de Mobilidade - Cicloativismo - Transporte. Bastante gente falando sobre ir trabalhar de bicicleta, com certeza tem bastante informação útil pra você ali.

Pesquise, leia bastante, se informe e teste o que for possível antes de comprar a bike. Isso pode te economizar muitas dores de cabeça e frustrações no futuro.

Boa sorte ;-)
Voltar ao Topo
JcFiebig Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Nov 2016
P. das Missões
Offline
Mensagens:428
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JcFiebig Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2018 as 10:49
E aí jovem futuro ciclista...

Tua idade não é problema, desde que você seja responsável. Locomoção com bike não é brincadeira. Você vai ter que respeitar o trânsito como se fosse um automóvel, portanto, andar sempre no fluxo, nunca na contra-mão de direção, usar equipamentos de segurança como luvas, luzes e capacete, respeitar e dar preferência para pedestres e veículos automotores (mesmo que na Lei diga que os veículos devem dar a preferência para as bicicletas...) e principalmente, cuidar de si mesmo a todo instante com o dobro de cautela...

Você é novo, se não foi sedentário até agora e tem boas condições de saúde, 15km de ida e 15km de volta não serão um grande problema pra ti... Só não tente ser o superman da bike logo de cara, no início vc vai precisar de pelo menos 1 hora pra percorrer esses 15km e isso desconsiderando o trânsito que pode e vai te atrasar sempre. 

Com relação a bike, qual estilo mais te agrada? Caloi 10 que o MMauro citou acima é uma boa opção por ser pouco visada por bandidos, é razoavelmente rápida mas é toda rígida, pode ser desconfortável dependendo das condições das ruas que vc percorre... Modelos de entrada MTB as vezes se tornam mais atraentes por serem, via de regra, mais macias e confortáveis, são versáteis pois podem enfrentar desde o asfalto esburacado até aquele trechinho de calçamento, chão ou cascalho, é mais fácil para transpôr obstáculos, mas são maiores e mais pesadas.

Com até R$ 800 você consegue boas opções de bikes usadas, principalmente aí em SP. Só cuida pra não comprar bike do crime, de resto, seja feliz pedalando!
https://www.strava.com/athletes/18555940
Bike Team Palmeira
Oggi Big Wheel 7.3 2017
Caloi Strada Racing 2017
Voltar ao Topo
APieceOfRock Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jan 2018
Guarulhos
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar APieceOfRock Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2018 as 08:25
     OBrigado por ter compartilhado sua opinião! Só tenho mais duas duvidas. Sobre o custa da bicicleta que vc citou, vc conhece alguma que seja um pouco mais barata? E além disso, o trajeto qu eu iria percorrer tem muitos buracos (algo normal em Guarulhos) e não sei se a bike sofreria muitos danos.
     Outra duvida é sobre minha idade, existe alguma restrição para menores de idade?
     Agradeço novamente pelo seu comentário!
Voltar ao Topo
MMauro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar MMauro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2018 as 00:39
Fiz muitos anos 17 km de ida e 17 de volta para o trabalho, e adorava. Se você se animar, comece indo umas duas vezes por semana e vai aumentando. Se for plano não é tão pesado. Inicio do ano passado sai do centro e parei de ir.
O problema é não ter ciclovia ou ciclofaixa, no meu caso tinha. Tem que ver o movimento/transito no horário que você vai.
Outro problema é que depois de 15 km no verão você vai chegar todo suado.
Eu usava uma caloi 10, dessas de alumínio, que você encontra de segunda mão relativamente barata e não é uma bike muito visada.
Voltar ao Topo
APieceOfRock Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jan 2018
Guarulhos
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar APieceOfRock Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2018 as 23:01

Vou para a escola com transporte público, mas gostaria de experimentar algo diferente. Minha escola é muito longe da minha casa por isso gostaria de ir até o metrô com bicicleta (+/- uns 15km) economizando assim a passagem de ônibus.
O problema é que nunca andei distâncias tão longas de bike ainda mais fora de uma ciclofaixa como seria o caso se eu adotasse esse novo meio de transporte, outro problema é a minha idade (16 anos) e condição física, apesar de estar fazendo academia a aproximadamente 2 meses, não faço a menor ideia se 15km de bike requer muito esforço físico ou não. E, claro, além disso, também há o(s) custo(s) com a bike.
Alguém poderia, por favor, sanar minhas dúvidas?!?!





Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X