Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - [Ajuda] Sti 8v Cambio 8v Cassete 9v, funciona?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


[Ajuda] Sti 8v Cambio 8v Cassete 9v, funciona?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Pabllov Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jan 2013
Recife
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabllov Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: [Ajuda] Sti 8v Cambio 8v Cassete 9v, funciona?
    Postado: 17 Jan 2018 as 17:13
Pessoal, meu primeiro post aqui.
Procurei e não achei nada falando especificamente desse caso.
O lance é que to com uma Caloi Sprint 10 encostada em casa porque o cassete foi pro saco.
O STI é um shimano 2300, o cambio eu não sei exatamente o modelo, mas é o original dela de 8v.
Só que tenho um cassete e corrente de 9v sobrando.
Essa mistura funciona mesmo?

Pergunto porque li algo sobre a "taxa de puxada" dos passadores e não sei se o espaçamento dos cogs de um cassete de 8v são os mesmo de um de 9v.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2018 as 22:50
Acho que não funciona. Tenho uma MTB que tem um trocador 9v e cassete 8v. Para funcionar a passagem do cabo no câmbio tem que ser diferente, pois em 9v os pinhões ficam mais próximos uns dos outros. No seu caso vai ser o contrário, quando der uma puxada a tendência é a corrente ficar beliscando a marcha acima ou abaixo, provavelmente não dá regulagem.
Melhor comprar outro cassete.

Editado por Hugobh77 - 17 Jan 2018 as 22:50
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2018 as 07:00
funciona mas uma marcha do meio fica sem usar (7, 8 e 9 casam bem)
Voltar ao Topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2012
Portugal
Offline
Mensagens:1234
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2018 as 07:26
O que funciona é o câmbio, que tem o mesmo rácio para 8 e 9V, mas não vai funcionar bem trocador de 8V com cassete de 9v , seria preciso mudar o trocador pra 9V também...
Acho que consegue baratinho um cassete de 8V , era melhor solução....
Voltar ao Topo
JFAC94 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2016
João Pessoa
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JFAC94 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2018 as 20:40
Vou aproveitar esse tópico para explicar minha situação: Eu tenho uma speed, e a mesma está equipada com aros vzan speed 700 36 furos e cubos high one de rosca. A roda dianteira não tenho do que reclamar, mas a traseira toda vez que preciso desmontar/montar é uma guerra, pois está entrando muito justa, sendo necessário dar umas leves pancadas no pneu, ou abrir um pouco a traseira da bike pra facilitar a desmontagem/montagem. Eu acredito que esses cubos high one sejam adequados para mtb's, aprendi também que os cubos próprios para speed's são mais curtos uns 5mm do que os de mtb's. Será que se eu colocar um cubo traseiro Shimano Claris no lugar do atual esse problema acaba, levando em consideração o comprimento reduzido do cubo Claris? Caso venha a colocar mesmo o cubo, sei que vou precisar trocar pelo menos o cassete, pois o meu atual é fixado ao cubo por rosca.
Meu quadro é um Alfameq Freedon e uso os passadores Shimano sy-20a 7v fixados no downtube. Minha intenção seria trocar apenas o cubo traseiro para acabar o problema antes citado, e trocar o cassete para usar no novo cubo. No caso do cassete eu queria comprar um de 8 velocidades, aí vem uma outra dúvida: Sabendo que meu passador é para 7v, poderia eu isolar um pinhão e usar apenas os 7 restantes, ou seria melhor colocar um cassete de 7v com um espaçador (quero ressaltar que meus câmbios são da linha Tourney A070 7v)?
Eu vi no mercado livre um cubo traseiro shimano claris com 36 furos, o que seria ótimo pois não precisaria gastar com outro aro, mas se for o caso, não meço esforços pra comprar um outro aro adequado ao cubo. E o cassete que me interessa seria um Shimano HG51 8v 11-28 (se a possibilidade de usar um cassete 8v mesmo com meu passador sendo de 7v for possível, prefiro essa opção).
Agradeço desde já pela atenção! 😊

Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2018 as 22:33
Eu uso na minha Caloi um cassete 12/28 7v, com espaçador. No cassete 11/28 8v você vai abrir mão de qual pinhão? Se for o menor não faz sentido, o 12/28 te atenderia, se for o pinhão maior a bike vai ficar com a relação muito pesada. A não ser que já esteja pretendendo passar a bike para 8v.
O escalonamento do 12/28 é 12-14-16-18-21-24-28.
Voltar ao Topo
JFAC94 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2016
João Pessoa
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JFAC94 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2018 as 23:17
Não, pretendo ficar com 7v mesmo. Talvez a melhor ideia seja mesmo colocar um cassete 7v com o espaçador, visto que eu pretendia isolar o pinhão de 28 numa possível instalação do cassete 8v, mas como você falou, e com razão, a relação ficará bem pesada. Hugobh77 você usa o cubo claris também? Se sim, ele é de 36 ou 32 furos? Seria pedir demais que você enviasse uma foto da bike, de preferência focando a roda traseira só pra eu ter uma noção? Mais uma vez obrigado! Vou ver se consigo enviar uma foto da minha pra você ver.
Voltar ao Topo
JFAC94 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2016
João Pessoa
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JFAC94 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2018 as 23:21
Só outra coisa que esqueci de perguntar: É fácil achar esses espaçadores?
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2018 as 08:11
Essa Caloi é uma híbrida, Caloi Alumínum. Uso cubo Deore 32 furos.
É uma aro 26 adaptada com aros 700 e pedivela 28/38/48

Essa foto é antes de colocar o cassete, agora a bike não está aqui comigo, mas o espaçador entra antes do cassete, visualmente fica a mesma coisa, só fica maior o espaço entre o cassete e os raios.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X