Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Sapatilha x Tacos x Pedal
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Sapatilha x Tacos x Pedal

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Isac_Laube Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Fev 2016
jaraguá do sul
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Isac_Laube Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Sapatilha x Tacos x Pedal
    Postado: 17 Jan 2018 as 07:36
Galera, minha dúvida deve ser absurdamente ignorante, mas como nunca usei sapatilha e nem pedal Clip (é obvio né ) queria saber se qualquer taco Shimano serve em qualquer sapatilha Shimano, 
Penso em adquirir um pedal Pd-T400 (famosinho Click'r para iniciantes) que vem junto SH56, mas vou comprar uma sapatilha Shimano, qualquer Sapatilha Shimano é intercambiável com qualquer Taco Shimano? que por sua vez são intercambiáveis com qualquer pedal Shimano? e se a Sapatilha fou outra marca, encaixa os tacos?

Essas são minhas dúvidas, aguardo a resposta de vocês..

Vlw
Voltar ao Topo
Tielo Miotti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jul 2013
Mogi das Cruzes
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Tielo Miotti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2018 as 08:47
Trek TopFuel 9.8
Specialized Sl7 Tarmac Expert

strava.com/athletes/2795861
Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2018 as 10:33
Isac, 
o pedal e o taquinho que vc apontou são do sistema SPD, logo vc precisa de uma sapatilha compatível com SPD (qualquer marca).

Visualmente vc deve procurar por uma sapatilha com esse padrão de encaixe:


As sapatilhas MTB costumam ter cravos laterais que "escondem" o taquinho, facilitando na hora de caminhar.

Também existem sapatilhas speed com furação para taquinho MTB (SPD) e taquinho Speed, como a da foto abaixo. Ocorre que as tapatilhas speed possuem o solado liso, deixando o taco exposto - isso dificulta mais para caminhar. 


Voltar ao Topo
Isac_Laube Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Fev 2016
jaraguá do sul
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Isac_Laube Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2018 as 11:31
Muito bons os links, ajudou muito
Voltar ao Topo
Isac_Laube Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Fev 2016
jaraguá do sul
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Isac_Laube Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2018 as 11:35
Originalmente postado por Rafael88 Rafael88 escreveu:

Isac, 
o pedal e o taquinho que vc apontou são do sistema SPD, logo vc precisa de uma sapatilha compatível com SPD (qualquer marca).

Visualmente vc deve procurar por uma sapatilha com esse padrão de encaixe:


As sapatilhas MTB costumam ter cravos laterais que "escondem" o taquinho, facilitando na hora de caminhar.

Também existem sapatilhas speed com furação para taquinho MTB (SPD) e taquinho Speed, como a da foto abaixo. Ocorre que as tapatilhas speed possuem o solado liso, deixando o taco exposto - isso dificulta mais para caminhar. 



Obrigado pelas respostas, mas ainda surgiu uma dúvida, 
Os Tacos...
Qual a diferença entre os tacos para pedal SPD, vejo que tem vários modelos, o que vem com o PD-T400 é SH56, mas vejo que tem outros, difere na hora de clipar e desclipar? compatibilidade?
Voltar ao Topo
Tielo Miotti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jul 2013
Mogi das Cruzes
Offline
Mensagens:284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Tielo Miotti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2018 as 15:05
Originalmente postado por Isac_Laube Isac_Laube escreveu:

Obrigado pelas respostas, mas ainda surgiu uma dúvida, 
Os Tacos...
Qual a diferença entre os tacos para pedal SPD, vejo que tem vários modelos, o que vem com o PD-T400 é SH56, mas vejo que tem outros, difere na hora de clipar e desclipar? compatibilidade?


Não sou expert em taquinhos... hahaha
Mas  o pouco que sei... pra MTB conheço os modelos Shimano SH51 e o SH56, a diferença entre eles se eu não me engano é apenas a flutuação. Eles são compativeis.

Assim como pra Road a Shimano tem as cores vermelho azul e amarelo e a diferença entre eles é apenas flutuação e eles também são compatíveis.

Trek TopFuel 9.8
Specialized Sl7 Tarmac Expert

strava.com/athletes/2795861
Voltar ao Topo
Isac_Laube Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Fev 2016
jaraguá do sul
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Isac_Laube Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2018 as 16:44
Originalmente postado por Tielo Miotti Tielo Miotti escreveu:

Originalmente postado por Isac_Laube Isac_Laube escreveu:

Obrigado pelas respostas, mas ainda surgiu uma dúvida, 
Os Tacos...
Qual a diferença entre os tacos para pedal SPD, vejo que tem vários modelos, o que vem com o PD-T400 é SH56, mas vejo que tem outros, difere na hora de clipar e desclipar? compatibilidade?


Não sou expert em taquinhos... hahaha
Mas  o pouco que sei... pra MTB conheço os modelos Shimano SH51 e o SH56, a diferença entre eles se eu não me engano é apenas a flutuação. Eles são compativeis.

Assim como pra Road a Shimano tem as cores vermelho azul e amarelo e a diferença entre eles é apenas flutuação e eles também são compatíveis.


Ajudou um monte... obrigadão
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2018 as 16:55
Originalmente postado por Isac_Laube Isac_Laube escreveu:

Originalmente postado por Tielo Miotti Tielo Miotti escreveu:

Originalmente postado por Isac_Laube Isac_Laube escreveu:

Obrigado pelas respostas, mas ainda surgiu uma dúvida, 
Os Tacos...
Qual a diferença entre os tacos para pedal SPD, vejo que tem vários modelos, o que vem com o PD-T400 é SH56, mas vejo que tem outros, difere na hora de clipar e desclipar? compatibilidade?


Não sou expert em taquinhos... hahaha
Mas  o pouco que sei... pra MTB conheço os modelos Shimano SH51 e o SH56, a diferença entre eles se eu não me engano é apenas a flutuação. Eles são compativeis.

Assim como pra Road a Shimano tem as cores vermelho azul e amarelo e a diferença entre eles é apenas flutuação e eles também são compatíveis.



Ajudou um monte... obrigadão


SH51 é o padrão. Unidirecional, só desclipa girando pé lateralmente.
SH56 é o multidirecional, mais fácil de desclipar.
Voltar ao Topo
Isac_Laube Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Fev 2016
jaraguá do sul
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Isac_Laube Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2018 as 17:02
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por Isac_Laube Isac_Laube escreveu:

Originalmente postado por Tielo Miotti Tielo Miotti escreveu:

Originalmente postado por Isac_Laube Isac_Laube escreveu:

Obrigado pelas respostas, mas ainda surgiu uma dúvida, 
Os Tacos...
Qual a diferença entre os tacos para pedal SPD, vejo que tem vários modelos, o que vem com o PD-T400 é SH56, mas vejo que tem outros, difere na hora de clipar e desclipar? compatibilidade?


Não sou expert em taquinhos... hahaha
Mas  o pouco que sei... pra MTB conheço os modelos Shimano SH51 e o SH56, a diferença entre eles se eu não me engano é apenas a flutuação. Eles são compativeis.

Assim como pra Road a Shimano tem as cores vermelho azul e amarelo e a diferença entre eles é apenas flutuação e eles também são compatíveis.



Ajudou um monte... obrigadão
 

SH51 é o padrão. Unidirecional, só desclipa girando pé lateralmente.
SH56 é o multidirecional, mais fácil de desclipar.

show... ficou muito claro agora... obrigado Gente....
Voltar ao Topo
fhabib Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mar 2017
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fhabib Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2018 as 23:41
Boa noite. Também estou interessado neste assunto pois penso em iniciar a andar clipado. Caso eu compre somente os tacos SH56 (multidirecional) posso usá-los com pedal ( ex:M520) que vai desclipar fácil? Ou os tacos SH56 só "casa" com o pedal clickr?
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2018 as 07:15
Originalmente postado por fhabib fhabib escreveu:

Boa noite. Também estou interessado neste assunto pois penso em iniciar a andar clipado. Caso eu compre somente os tacos SH56 (multidirecional) posso usá-los com pedal ( ex:M520) que vai desclipar fácil? Ou os tacos SH56 só "casa" com o pedal clickr?

SH56 funciona no M520 perfeitamente.
Como ele é padrao SPD, funciona em todos os pedais SPD.
Voltar ao Topo
Isac_Laube Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Fev 2016
jaraguá do sul
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Isac_Laube Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2018 as 07:24
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por fhabib fhabib escreveu:

Boa noite. Também estou interessado neste assunto pois penso em iniciar a andar clipado. Caso eu compre somente os tacos SH56 (multidirecional) posso usá-los com pedal ( ex:M520) que vai desclipar fácil? Ou os tacos SH56 só "casa" com o pedal clickr?

SH56 funciona no M520 perfeitamente.
Como ele é padrão SPD, funciona em todos os pedais SPD.

Mas a pergunta dele, que também é minha dúvida é...
se sai fácil nos pedais que não são click'r.........

Eu penso que não desclipam tão facil, pois quem facilita o "desclipar" é o pedal, e não o taco... o taco proporciona apenas o movimento multidirecional.......

É isso mesmo?
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2018 as 07:59
Originalmente postado por Isac_Laube Isac_Laube escreveu:

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por fhabib fhabib escreveu:

Boa noite. Também estou interessado neste assunto pois penso em iniciar a andar clipado. Caso eu compre somente os tacos SH56 (multidirecional) posso usá-los com pedal ( ex:M520) que vai desclipar fácil? Ou os tacos SH56 só "casa" com o pedal clickr?

SH56 funciona no M520 perfeitamente.
Como ele é padrão SPD, funciona em todos os pedais SPD.


Mas a pergunta dele, que também é minha dúvida é...
se sai fácil nos pedais que não são click'r.........

Eu penso que não desclipam tão facil, pois quem facilita o "desclipar" é o pedal, e não o taco... o taco proporciona apenas o movimento multidirecional.......

É isso mesmo?


Um SH56 desclipa muito mais fácil que o SH51 nos pedais SPD (M520 ou M530 por exemplo).
O SH51 só desclipa em 1 direção. O SH56 é em 3 direções.

Quanto ao Click'R eu não tenho conhecimento.

O taco influencia bastante também.


EU hoje uso um SH56 com pedal M520. Meu taco SH51 está na gaveta parado, fiz essa troca justamente pra ficar mais fácil e tomar menos tombos bobos.

Editado por ghd - 18 Jan 2018 as 08:07
Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2018 as 10:26
Originalmente postado por Isac_Laube Isac_Laube escreveu:

Mas a pergunta dele, que também é minha dúvida é...
se sai fácil nos pedais que não são click'r.........

Não conheço o click'r em si, mas pelo conceito dele dá p/ entender +o- a diferença prática.

O SPD foi pensado para o MTB e veio antes do click'r.

O click'r é uma tecnologia mais recente e atende a 3 perfis de público alvo em especial:
- iniciantes que nunca utilizaram pedal clip e tem receio do tradicional;
- quem utiliza a bike como transporte urbano (commuter);
- quem utiliza a bike p/ cicloviagens.

Pela propaganda da própria shimano, o click'r clipa e desclipa até 60% mais fácil que o tradicional.
http://www.shimano-lifestylegear.com/pt/pd/technologies/clickr.php - http://www.shimano-lifestylegear.com/pt/pd/technologies/clickr.php

Frigir dos ovos: 

* o SPD tradicional permite vc regular a tensão das molas e deixar bem solto p/ acostumar. Caso faça um uso intenso (competição), ele permite uma trava mais forte que possibilitará dar mais tração nos pedais sem risco do pé soltar sozinho.

* o click'r por sua própria concepção sempre será um pedal "mole", mesmo no ajuste mais forte é possível (afinal, nunca o utilizei para saber na prática) que ele não tenha a mesma aceitação de tração que o SPD normal.

Meu pitaco: se vc se considera uma pessoa com uma boa coordenação motora e bons reflexos, creio que o SPD tradicional te atenderá perfeitamente e te dará um maior campo de evolução e maior economia financeira - afinal, se comprar o clickr, acostumar rápido e o considerar "mole", terá que trocar de pedal. 
Por outro lado, se acredita que a coordenação motora/reflexos não é seu forte, não se vê no médio/longo prazo utilizando a bike em trilhas/percursos mais desafiadores e na prática o uso se restrinja a passeios em ritmo leve, provavelmente o clickr será mais indicado.

De qualquer modo, se estiver receoso quanto à compra, por melhor que seja a economia das compras via internet, talvez seja o caso de ir numa loja física e conversar com o vendedor/mecânico pois geralmente é quem mais tem contato com tecnologias diferentes e poderá te ajudar nessa escolha Thumbs Up
Voltar ao Topo
Marcel MI Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Marcel MI Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2018 as 12:19
Concordo com o Rafael que vai depender muito do seu uso. Tenho um pedal clickr + SH56 na minha híbrida e, mesmo quando resolvo pedalar forte, apenas uma vez meu pé se soltou sozinho. Por outro lado, já perdi a conta do número de vezes que eu ia levar aquele tombo bobo quando para a bicicleta no sinal e consegui desclipar 'no susto' pra me salvar.

Por outro lado, se você não for usar tanto no dia a dia da cidade e mais para competições ou pedais mais fortes, o tradicional talvez seja mais útil, pra você deixar a trava bem forte.
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2018 as 12:52
Também uso o SH56 com o pedal 520. O clickr é caro. A solução intermédia me atendeu muito bem.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
Isac_Laube Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Fev 2016
jaraguá do sul
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Isac_Laube Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2018 as 13:14
Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por Isac_Laube Isac_Laube escreveu:

Originalmente postado por ghd ghd escreveu:

Originalmente postado por fhabib fhabib escreveu:

Boa noite. Também estou interessado neste assunto pois penso em iniciar a andar clipado. Caso eu compre somente os tacos SH56 (multidirecional) posso usá-los com pedal ( ex:M520) que vai desclipar fácil? Ou os tacos SH56 só "casa" com o pedal clickr?

SH56 funciona no M520 perfeitamente.
Como ele é padrão SPD, funciona em todos os pedais SPD.


Mas a pergunta dele, que também é minha dúvida é...
se sai fácil nos pedais que não são click'r.........

Eu penso que não desclipam tão facil, pois quem facilita o "desclipar" é o pedal, e não o taco... o taco proporciona apenas o movimento multidirecional.......

É isso mesmo?


Um SH56 desclipa muito mais fácil que o SH51 nos pedais SPD (M520 ou M530 por exemplo).
O SH51 só desclipa em 1 direção. O SH56 é em 3 direções.

Quanto ao Click'R eu não tenho conhecimento.

O taco influencia bastante também.


EU hoje uso um SH56 com pedal M520. Meu taco SH51 está na gaveta parado, fiz essa troca justamente pra ficar mais fácil e tomar menos tombos bobos.





Depois desta explicação termino por aqui...

obrigado pelas experiencias e explicações....
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X