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Freio hidraulico shimano. |
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Andigk
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Cadastrado em: 11 Jan 2018 joinville/sc Offline Mensagens:7 |
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Postado: 11 Jan 2018 as 20:04 |
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Boa noite,tenho uma OGGI 29 com freio hidraulico shimano,queria saber como faço pra deixar o freio de uma maneira que quando eu ja toque na maçaneta ele ja trave,eu sei que pela maçaneta eu posso regular ele consigo deixar mais rápida a frenagem,mas fora isso existe alguma outra maneira de deixa mais rápida a frenagem? Grato pela atenção!!
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Dorfo
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O que da pra fazer pra melhorar a frenagem é colocar um disco maior, de 203mm, utilizando adaptador para isso. Tirando essa possibilidade, somente comprando um freio mais potente, que disponha de mais pistões na pinça.
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VitorMaia
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Cadastrado em: 26 Jul 2016 Amparo SP Offline Mensagens:426 |
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Você quer deixar o freio mais curto ne ? Qual freio seria ?
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Andigk
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Cadastrado em: 11 Jan 2018 joinville/sc Offline Mensagens:7 |
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dionei
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Um jeito de fazer isso que já ouvi falar (mas nunca fiz pra dizer 100% que funciona) é deixar o nível de fluido do freio um pouco acima do normal. Vc conecta uma seringa com fluido no sangrador, cuidando pra nao deixar nada de ar, abre um pouco o sangrador, empurra um pouco de fluido com pressao pra dentro da pinça e fecha o sangrador novamente.
Segundo dizem, as pastilhas ficam mais próximas do disco o tempo todo desta forma.
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O importante é o caminho :)
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Vinus
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Também vivo com isso. Depois que o freio "assenta" após sangria ou troca da pastilha o traseiro fica com uma folguinha. Shimano M446.
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BIRA
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Cadastrado em: 10 Ago 2009 PARANA Offline Mensagens:2752 |
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Cara. Não pode ir colocando um rotor assim em um quadro 29. Pra receber um rotor de 203mm o quadro tem que se projetado para tal. Se colocar um rotor de 203 na traseira pode trincar o chainstay ou o garfo forçar o headtube, ocasionando trinca ou quebra repentina. Isso não é legal. Se o freio está ruim tem que ver vários fatores como: impurezas nas pastilhas, rotos empenado, sistema hidráulico com ar. Os freios da bike de minha esposa são os br-477 e freiam muito. Os da minha 29 são deore br-615 e freiam muito tmbm. Aconselharia levar em uma oficina BOA e verificar isso. |
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BIRA
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Cadastrado em: 10 Ago 2009 PARANA Offline Mensagens:2752 |
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Sinceramente é uma "zica" fazer isso. Primeiro é que o sistema hidráulico trabalhará com uma pressão extra devido a capacidade aumentada de fluido, causando possíveis danos aos retentores. Segundo é que a pastilha vai ficar bem próxima do rotor ocasionando não somente a falta de ventilação e de espaço para o rotor trabalhar em caso de empenamento (normal quando se aquece em serviço, depois retorna ao normal na maioria das vezes) Essa folga deixada de propósito pela Shimano não é atoa. Editado por BIRA - 12 Jan 2018 as 10:25 |
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dionei
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Sim.. eu particularmente não faria. Mas vai de cada um pensar o que incomoda mais.
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O importante é o caminho :)
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BIRA
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Cadastrado em: 10 Ago 2009 PARANA Offline Mensagens:2752 |
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Somente no traseiro acontece isso? Verifique o fluido do sistema. Leve em uma oficina que saiba mexer com freio hidráulico. Freios hidráulicos são chatos pra se mexer, mas depois são difíceis de dar manutenção. O freio traseiro nunca vai ter uma frenagem como o dianteiro. na verdade o dianteiro é que segura toda carga e o traseiro somente estabiliza. |
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Vinus
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Valeu, Bira. É bem por aí
Eu acho curioso acontecer com o traseiro essa folga no manete. A última manutenção foi feita em oficina. Travou o pistão e entrou ar, percebi que esse freio nao aguenta muito calor. Estou usando pastilha baradine e nao gostei, quando abuso do freio perde muita eficiência e precisa dar uma queimada na pastilha pra voltar. Enfim, ainda tem outro par novo guardado. No fim o serviço do mecânico ficou bem legal, inclusive o manete ficou mais alto, mas ainda acho que podia ser mais justo (usar menos curso, já que quase nao modula) |
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Vinus
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Ah sim, em 5 anos foi a única dor de cabeça com freio. Ta valendo!
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Dorfo
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Então bikes com aro 29 são limitadas a utilizar discos do freio de no máximo 160mm e/ou sistemas de freio com um determinado limite/força de frenagem para não quebrarem?? |
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BIRA
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Cadastrado em: 10 Ago 2009 PARANA Offline Mensagens:2752 |
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A aplicação de força gerada pela pinça é igual (depende do quanto você faz força). O que muda são os sistemas de pistões contidos nas pinças 1,2 ou 4 dependendo do modelo. Quanto mais pistões, mais macio e rápido o freio, mas a força aplicada é você que comanda. Qualquer freio hidráulico se aplicado uma força extra vai travar as rodas. Em relação ao diâmetro considere que falei aplicado em um rotor de 203mm, a força exercida será duas vezes mais, dessa forma forçando as partes mais fracas do quadro. |
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Ismah/Cabelo
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Caras, acho que quase ninguém entendeu a pergunta do cara...
Ele quer só travar a roda, típico de quem usa v-brake, que mal toca, e já sai arrastando pneu pra qualquer coisa... Coisa que nenhum ciclista deseja, e que o freio hidráulico veio para melhorar... |
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BIRA
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É verdade. Nesse caso não há como. |
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jklaser
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Neste caso não é defeito mas sim "feitio" dos freios shimano....Eles por construção,já funcionam com alguma folga de distância das pastilhas, o que faz sempre a manete tenha um pouco de curso no vazio, sem travar...Tem vantagem e desvantagens.... A maior vantagem é que fica mais difícil o rotor ficar pegando na pastilha com leves desalinhamentos ou disco empenado.
Por exemplo, quem já usou freios da fórmula, aquilo funciona quase colado nas pastilhas,toca na manete e já "alicata" o freio,a sensação de potência é grande , mas é mais difícil de modular.... Quando comprava pastilhas não originais, já tive de lixar algumas para entrar quando novas, de tão perto que ficavam....Normal também depois de uma descida mais bruta, como o aquecimento, o disco empenar um bocado e ficar fazendo aquele "tchin-tchin "... Resumindo, freio hidráulico da shimano é assim mesmo...
Editado por jklaser - 16 Jan 2018 as 08:11 |
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ghd
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O que eu entendi é que ele quer ajustar o reach.
Nesse site abaixo mostra todas as regulagens. http://enduro-mtb.com/en/how-to-set-up-your-brake-levers-perfectly/ |
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BIRA
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Esse tópico vai longe....Enquanto isso o cara já ta pedalando faz horas kkkkkkkkk
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jklaser
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Cadastrado em: 19 Abr 2012 Portugal Offline Mensagens:1234 |
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Ele não quer ajustar o reach, ele quer que a manete atue mais rápido a começar a frear forte, não tem como...
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Dorfo
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Cadastrado em: 14 Jun 2015 Atibaia Offline Mensagens:733 |
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Quanto a essa questão das forças aplicadas, alavanca produzida, eu sei, tanto que foi a partir desse fundamento que citei discos de 203mm e ou um freio a disco mais potente. Até sei que quadros tem limites de peso, pois o peso influencia muito, inclusive no quesito frenagem. Agora e essa questão que colocou de que alguns quadros 29 não suportarem as forças exercidas por sistemas mais potentes??? Existem quadros 26 com essa restrição também?? Nunca vi nem ouvi falar nada à respeito!! Essa informação vem nos quadros novos, ou em manuais?? |
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BIRA
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Não vou generalizar, mas alguns fabricantes já especificam o rotor máximo que o quadro suporta. Dá uma lida AQUI Editado por BIRA - 16 Jan 2018 as 11:00 |
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Ismah/Cabelo
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Cadastrado em: 26 Abr 2017 Bom Princípio/R Offline Mensagens:2425 |
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É uma questão antes de tudo de bom senso na minha opinião. O ponto de apoio da pinça é o que segura todo o torque da roda, multiplicado pela razão de tamanho roda/disco... Além de pancadas no MTB, porque a roda perde contato com o chão e trava, aí volta a ter contato e começa a girar de novo... Não é de se surpreender que um quadro mais comum, fosse quebrar a médio prazo! Em condições normais de uso, creio que a tendência é mesmo que sua lógica se aplique. E sem maiores danos, porque se está freando mais forte (menor relação alavanca roda/disco), vamos usar menos força na frenagem, entretanto principalmente no freio traseiro a relação stay/disco também importa... É por isso que uso 180 mm na dianteira: vou precisar forçar menos o sistema para uma mesma intensidade de frenagem... Meu objetivo é o sistema operar mais frio, e não frear mais forte... Só que para uso extremo que ele propõe, o furo é sempre mais abaixo... |
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Cebo
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Cadastrado em: 25 Fev 2009 São Paulo Offline Mensagens:7206 |
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Pelo que eu entendi ele quer regular o ponto de contato. Alguns freios permitem regular isso, que é diferente de regular o alcance. Ponto de contato é basicamente o quanto você vai apertar o manete antes da sapata encostar no disco. O Alcance é a distância que o manete fica do guidão.
É isso, produção? Neste vídeo tem um exemplo: https://www.facebook.com/SRAMUSA/videos/10155352210547906/ Editado por Cebo - 19 Jan 2018 as 10:45 |
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Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html |
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lLLF
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Cadastrado em: 14 Set 2017 RJ Offline Mensagens:73 |
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Um freio muito curto pode ser perigoso em descidas bem íngremes, ser o asfalto estiver molhado ou com um pouco de areia nem se fala.
Eu tenho freios a disco de 160 mm, eu estava descendo uma ladeira bem inclinada (serra) em torno de 50 e 60 KM/h, controlando os dois freios, em uma curva mais fechada a roda traseira travou e jogou a traseira da minha bicicleta pro lado direito. Nesse dia não estava chovendo e o susto foi grande porque foi de repente. Eu não sei o amigo quis dizer que freio está custando muito a trava, se for, então pode estar com bolhas de ar.
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Ismah/Cabelo
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Cadastrado em: 26 Abr 2017 Bom Princípio/R Offline Mensagens:2425 |
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Justamente isso que eu entendo que ele quer: travar a roda!
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KamikazeRJ
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Cadastrado em: 21 Mar 2009 Niterói - RJ Offline Mensagens:174 |
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Posso até ser apedrejado pelo que vou falar massss... kkkkk
Os freios shimano básicos/intermediários tendem a ser mais dóceis e mais fáceis de modular... Todos os que testei não tiveram poder de frenagem suficiente pro meu peso ! (110 kgs), porém se mostraram mto bons na questão da modulação ! Ou seja, vc não vai conseguir deixar seu Shimano igual âncora, não tem jeito, é característica dele ! só vai começar a talvez parar pra lá da metade, isso foi o que aconteceu pelo menos comigo ! :D Enquanto os básicos de avid e sram apesar de modularem bem menos que os shimano tem capacidade de frenagem bem maior, isso acaba tornando o freio mais arisco, porém pro meu uso foi muito melhor assim !!! Isso pro meu caso, meu peso no que testei ! O ponto inicial dele já vai parando bem forte ! talvez seja essa a característica que vc busca... Na minha bike (trek x-caliber 2018) tirei o shimaninho furreca que vem nela e tasquei o elixir 1 e só alegria ! Lembrando que cada caso é um caso e aí vai muito da forma de utilização do ciclista ! Boa sorte na busca pelo freio que ancora... abraçø ! Editado por KamikazeRJ - 19 Jan 2018 as 19:17 |
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Anonimo
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Cadastrado em: 22 Jun 2018 Campinas-sp Offline Mensagens:175 |
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Isso que você procura ja tem em outro tópico, sei que esse é antigo. Mas só estou informando mesmo. Essa modulação seria chamada de free stroke, vc da um toque e o freio já trava a roda. Isso é do xt pra cima. Agr os novos acima da acera são os que possuem servo-wave, que é a a aproximação mais rapida das pastilhas.
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