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Aposentar ou manter essa bike?

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MarlonMFKP Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Dez 2016
Curitiba
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarlonMFKP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Aposentar ou manter essa bike?
    Postado: 03 Dez 2017 as 23:04
 Olá! Estou com essa Trek, uma bike de 10 anos!rs Aro 26 Alexrins, V-brake, Suspensão a mola Gila RST 100mm e grupo Alívio antigo de 8v...
 O bom dessa bike é o seu tamanho 21,5'' um quadro grande de tamanho bom para minha estatura de 1,89...Mas é uma bike aparentemente antiquada, pelo fato de ser um quadro grande com rodas 26, se fosse possível colocar rodas 700c com freios a disco....
 Uso a bike como mobilidade, uns 25km por dia, rodo pouco esse ano não mais que 5mil km.
 Para deslocamentos urbanos e pequenas viagens(30km de distancia eu considero viagem!kk), é válido manter essa bike? Ou parto para uma 29" speed é quase impossível um quadro para meu fit...
 VLW!
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bcgfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2012
Orleans-SC
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bcgfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2017 as 06:29
Brother, nessa bike não vai rolar colocar freios a disco, ela não tem furação para isso.

Se você quer trocar por uma Speed, um quadro para você, deve girar entre os tamanhos 58 e 60. Quadro 58 não são tão complicados de encontrar.

Sobre colocar rodas 700, tem que ver se cabe na traseira. O que você pode fazer é colocar pneus finos nessa bike.
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Vinicius Trevisan Ver Drop Down
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Cadastrado em: 09 Ago 2011
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2017 as 09:42
Esse quadro é gigante... olha o tamanho do headtube, deve ter uns 20 cm rsrs. Como é o trajeto que vc faz todos os dias? Asfalto? Cascalho? Estrada de chão? Terrenos acidentados? Para sua estatura, dependendo do seu bike fit, uma bike aro 29 tamanho L  vai te atender. Faça um bike fit e poste os resultados aqui pra galera te ajudar.

http://www.nograu.com.br/bike-fit-no-grau/ para o bike fit. Sei que tem outros mas acho que este é o mais usado.


Editado por Vinicius Trevisan - 04 Dez 2017 as 09:43
https://www.strava.com/athletes/1206610
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Rafael88 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2017 as 10:35
Bom dia!

Existem umas gambiarras adaptações para colocar freio a disco em quadros que não possuem a furação apropriada, porém é extremamente perigoso uma vez que numa freada mais brusca a peça poderá quebrar, entrar na raiação e causar um acidente grave. Resumo: não faça esse tipo de adaptação.

Como o colega acima comentou, considere trocar os pneus por um mais fino e veja se atende suas necessidades - se não funcionar, creio ser mais negócio trocar a bike toda do que gastar em adaptações que alterem a geometria/projeto original.
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Rafael88 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2017 as 10:45
Ah, só um complemento...

Breve relato: eu tenho/tinha uma mtb 26 de aço que usava basicamente p/ ir à academia e não ter que usar o carro. O único valor era sentimental, pois se fosse roubada não teria um prejuízo relevante. Com o tempo acabei adquirindo uma speed e uma 29 mais arrumadinhas e por falta de espaço deixei a 26 no sítio (caso alguma visita fosse lá e quisesse pedalar comigo).
Resumo da ópera, hoje só vou de carro para a academia, pois tenho receio de deixar a speed ou a 29 no bicicletário, tendo deixado de usar a bike como veículo de mobilidade.

O que quero dizer é, p/ mobilidade urbana creio que pesa mais a questão da segurança dos locais por onde pedala/deixa a bike. Se essa bike te atende perfeitamente e vc não tem interesse na prática esportiva, creio que não compense ficar pensando em gastar muito em upgrade/troca da bike. Se a pretensão é a prática esportiva (trilhas/treinos de velocidade), eu manteria a 26 p/ mobilidade e juntaria a grana p/ uma nova bike.

Fora os gastos p/ manutenção e substituição de peças gastas, por questões de segurança penso que não vale a pena gastar muito na bike de transporte. 

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Cebo Ver Drop Down
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Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2017 as 11:18
Se a bike está te satisfazendo, não vejo motivos para trocar. Uma 29 nova com peças semelhantes provavelmente vai andar mais rápido, mas se esse não for seu objetivo, não gaste dinheiro com isso. Os grupos Alivio antigos são bem confiáveis, até mais do que os modernos e é uma bike que não chama muita a atenção - predicado fundamental para bikes de mobilidade. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
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newhouse Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Set 2011
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2017 as 14:16
Olha, eu tenho uma bike que tá comigo desde 2006 e eu não vendo ela não. Mesmo sendo 26, esse tipo de bike anda bem, tem manutenção barata e te leva a todo lugar sem problemas. Outro dia fizemos um pedal de 160kms, um monte de gente furou a câmara, um rasgou o pneu, outro estourou raios, mas minha guerreira chegou no final sem registrar um furinho se quer, logo idade não é garantia de qualidade. Pelo que eu vi, esse quadro tem furação pra disco, se vc trocar os cubos dá pra pensar em colocar um disco nela mesmo, muito embora pra uso urbano não acho disco algo essencial.

Mas colocar aro 700 nela não sei se vira, o triangulo traseiro dela é fechado, não deve passar muita coisa ali. Porem, vc pode comprar um 29 pra pedais mais longos e manter essa bike pra uso diário, vc deve encontrar bikes 29 no tamanho 21 que talvez te atenda.
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MarlonMFKP Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Dez 2016
Curitiba
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarlonMFKP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2017 as 14:58
Só para complementar, ela aceita sim freios a disco, pois no quadro dela tem furação universal, é só colocar o adaptador certo? O quadro em si não é ruim, a gancheira é removível e dá para por freio a disco sim! Ando 90% em asfalto, com pneus slick calibrados em 60psi, tenho 80kg, gosto de pedalar com rpm auto... speed tb tem relação leve?
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Rafael88 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2017 as 15:26
Se eu não me engano a relação mais leve p/ speed é pedivela compacto (50-34) com cassete 11-32 de 11v.
Minha speed tem pedivela compacto e cassete 12-28 (10v) e dependendo da inclinação eu sofro bastante na subida kkkk... 
Se a intenção é mobilidade e o relevo for acidentado (só fui p/ Curitiba quando era criança e não lembro como são os morros), acho mais negócio ficar de mtb com pneu slick.
Quanto a trocar de bike, fazer upgrade na 26 ou deixar td como está, aí depende do que vc pretende e do tamanho do bolso rs.
Se tiver condições $, o mundo ideal seria manter a 26 como está p/ mobilidade e pegar uma segunda bike.
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MarlonMFKP Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Dez 2016
Curitiba
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarlonMFKP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2017 as 23:33
 Estou em duvida se monto uma 29 , eu poderia usar os componentes da minha, a relação eu tenho um k7 novo só comprar uma coroa pedivela, o mov. central square  é básico mas está bom, passadores rapidfire ok, cambios idem... Compro um quadro 29 tamanho 21, garfo rígido(não pego trilha, acho que suspensão simples pesa e me atrapalha nas subidas em pé), guidão, canote e avanço aproveitaria os meus tb.... O meu guidão é grande tb...rs Freios iria de disco mecânico, rodas 29 com pneus 700/38.... Ficando assim uma 29  24v Alívio antigo... o que acham?
 Ou pego uma 29 básica, mas que venha pelo menos com grupo Altus,Acera ou Sram equivalente... gastando entre 3 a 4k
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misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2017 as 01:38
Me parece que vc está com vontade de experimentar uma 29.
Larga essa bike ai pra lá e vai fundo.
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newhouse Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Set 2011
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2017 as 08:40
Eu acho super valido vc montar uma 29, se vc tá afim vale a pena. Mas eu não venderia a trek não, bike muito boa, jogava o grupo 8v na 29 e colocava um tourney TX nela, só pra usar em pequenos deslocamentos como segunda bike. 
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Rafael88 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
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Concordo com ambos acima rss
Vc tá afim de pegar uma 29, então nem encana muito e pega que irá curtir!
Eu tbm tentaria manter a 26 (se for vender a probabilidade é de oferecerem valores que beiram o insulto) e a depender das peças que viessem na 29, faria a troca entre elas buscando deixar as melhores na 29.
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misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2017 as 15:36
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Eu acho super valido vc montar uma 29, se vc tá afim vale a pena. Mas eu não venderia a trek não, bike muito boa, jogava o grupo 8v na 29 e colocava um tourney TX nela, só pra usar em pequenos deslocamentos como segunda bike. 


Foi exatamente o que eu fiz pra experimentar a 29.
Quando a pessoa fica na dúvida da diferença não tem jeito , os relatos não matam a curiosidade.
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Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
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Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Se a bike está te satisfazendo, não vejo motivos para trocar. Uma 29 nova com peças semelhantes provavelmente vai andar mais rápido, mas se esse não for seu objetivo, não gaste dinheiro com isso. Os grupos Alivio antigos são bem confiáveis, até mais do que os modernos e é uma bike que não chama muita a atenção - predicado fundamental para bikes de mobilidade. 

Pra mim na rua, assim como vi uma TREK Speed Azul lá dos anos 90 esses dias, me chamaria muita a atenção, até mais do que bikes a disco que acho totalmente dispensáveis pro urbano. LOL
Dica; Va lá experimente a 29 mas não largue esse Xodó não. Perigo de se arrepender amargamente depois. 
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