Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - 29 x 275 plus
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


29 x 275 plus

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: 29 x 275 plus
    Postado: 13 Nov 2017 as 13:17
Tive oportunidade de montar um par de rodas com largura de 35mm e trazer uns pneus de fora.

Era uma coisa que sempre tive curiosidade de testar, e como raramente temos eventos teste aqui, e também nenhum conhecido tem esse tipo de bike do meu tamanho pra testar, resolvi investir nos pneus e ver no que dá

A configuração:

aro MOB Anillo 27.5 com 35mm de largura interna
pneu dianteiro Maxxis DHR 2.8 3C
pneu traseiro Maxxis Ikon+ 2.8
raios richmann inox pretos com nipple inox 275mm
cubos Novatec 771 15x100 e 772 142x12
adaptadores boost dianteiro e traseiro

As bikes:

Trek Fuel EX9 2017

originalmente vem com rodas 29 boost com 28mm de largura interna, e pneus bontrager 2.4 mas substituí o dianteiro por um Minion DHF 2.5 WT.

Santacruz Nomad 3 2015

está montada com os mesmos cubos e aros DT 512 com 25mm de largura interna. Pneu dianteiro Minion DHR 2.4 WT e traseiro High Roller 2 quase no fim da vida (tem outro novo pra repor)



Ainda não consegui rodar com a bike pra dar um parecer, mas a idéia é comparar a configuração 29 x 275 plus com pneus similares (o bontrager é bem parecido com o Ikon). 

No caso da Nomad a idéia e comparar a diferença que dá usar rodas 1cm mais largas internamente.


Apesar da Trek ser boost, optei por montar com cubos 100mm dianteiro e 142 mm traseiro pra poder usar as mesmas rodas nas duas bikes.

Vou deixar algumas fotos e quando for testando eu coloco as impressões aqui.










Editado por TheLittle - 13 Nov 2017 as 13:22
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Nov 2017 as 13:19
Bônus:

vendi a Camber 29 2014 mas como estava com as rodas, resolvi testar pra ver como ficava. A boa notícia é que cabe sim, e fica bem bacana inclusive. Não cheguei a rodar, vai que eu arrependo da venda kkkk

o garfo é um Fox 32 CTD 29 de 130 de curso.




Editado por TheLittle - 13 Nov 2017 as 13:20
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Nov 2017 as 21:24
Engraçado, nunca imaginaria que ia caber na Camber. Achei que o Magic Mary 2.35 no aro 35mm ficou tão grande que passa muito perto do arco e nas laterais do Pike.

Editado por Fabio - 14 Nov 2017 as 23:27
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Nov 2017 as 21:59
Ontem dei o primeiro rolê na Enduro depois das modificações e te falo, duvido que a resistência ao rolamento seja pouca coisa maior como alegava a Scott com seus 27,5+ 2.8. Teve horas que me sentia preso no chão. No fim em dois DH novos que não conhecia, peguei no Strava o 2º e 4º, mas sinceramente, não sei se não faria bem próximo com a HT, obviamente como muito mais jogo de corpo. Preciso testar mais. embora na subida eu fui ridículo, mas isso acho que foi mais culpa do meu condicionamento do que da bike em si. Se estivesse bem, acho que não daria uma diferença tão gritante, se bem que a minha HT me passa uma impressão de ter baixíssima resistência ao rolamento. E ainda por cima u cara que anda comigo com uma GT de 150mm (eu acho), viu minha bike e me chamou para ir num rolês de enduro e tal e falei para ele: "Porra, poderia ter chamado antes, ia com a HT da mesma forma." Mas parece que é um grupo que você só entra com a bike do tipo deles, etc. Mesmo que eu fosse mais rápido nos DHs de HT. kkk
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Nov 2017 as 22:42
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Engraçado, nunca imaginaria que ia caber na Camber. Achei que o Magic Mary 2.35 no aro 35mm ficou tão grande que passa muito perto do arco e nas laterias do Pike.


passa na fox 32 29 tranquilo
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
jefmello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2012
sorocaba-sp
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jefmello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Nov 2017 as 23:06
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Tive oportunidade de montar um par de rodas com largura de 35mm e trazer uns pneus de fora.

Era uma coisa que sempre tive curiosidade de testar, e como raramente temos eventos teste aqui, e também nenhum conhecido tem esse tipo de bike do meu tamanho pra testar, resolvi investir nos pneus e ver no que dá

A configuração:

aro MOB Anillo 27.5 com 35mm de largura interna
pneu dianteiro Maxxis DHR 2.8 3C
pneu traseiro Maxxis Ikon+ 2.8
raios richmann inox pretos com nipple inox 275mm
cubos Novatec 771 15x100 e 772 142x12
adaptadores boost dianteiro e traseiro

As bikes:

Trek Fuel EX9 2017

originalmente vem com rodas 29 boost com 28mm de largura interna, e pneus bontrager 2.4 mas substituí o dianteiro por um Minion DHF 2.5 WT.

Santacruz Nomad 3 2015

está montada com os mesmos cubos e aros DT 512 com 25mm de largura interna. Pneu dianteiro Minion DHR 2.4 WT e traseiro High Roller 2 quase no fim da vida (tem outro novo pra repor)



Ainda não consegui rodar com a bike pra dar um parecer, mas a idéia é comparar a configuração 29 x 275 plus com pneus similares (o bontrager é bem parecido com o Ikon). 

No caso da Nomad a idéia e comparar a diferença que dá usar rodas 1cm mais largas internamente.


Apesar da Trek ser boost, optei por montar com cubos 100mm dianteiro e 142 mm traseiro pra poder usar as mesmas rodas nas duas bikes.

Vou deixar algumas fotos e quando for testando eu coloco as impressões aqui.












Show essa combinação. Parabens!
Tem um camarada aqui em Sorocaba-SP (Zé) que vive testando isso: pneus 2.8 e 3.0. Já testei 1 rigida 29 dele é ficou bom, mas foi volta no quarteirão só.
Voltar ao Topo
rapha84 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jul 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:563
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rapha84 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2017 as 11:14
Aparentemente ficou bem legal a Camber nessa configuração!!!
Belo teste!!!
BXT HT Carbon - 29"
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2017 as 11:25
andei hoje com a bike, e num segmento curto fiz o mesmo tempo que tinha feito em 2016 com bike de DH e com a trilha melhor naquela época (raízes eram menos expostas, buracos menores).

Gostei muito do comportamento da bike embora tenha estranhado um pouco no começo. Ela mantem praticamente a mesma rolagem da 29 mas parece que você ganha um pouco mais de suspensão. O grip é absurdo e dá um pouco mais de confiança nas curvas. Usando a geometria no "low" ficou bastante baixa, pedal pegando facilmente no chão. Vou ter que usar a geometria "High"

aviso: tem que ter MUITO cuidado com a pressão dos pneus, com 19 psi atrás achei que tava quicando demais e baixei pra uns 16, resultado: aro amassado na 2a descida :(


---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2017 as 13:59
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

andei hoje com a bike, e num segmento curto fiz o mesmo tempo que tinha feito em 2016 com bike de DH e com a trilha melhor naquela época (raízes eram menos expostas, buracos menores).

Gostei muito do comportamento da bike embora tenha estranhado um pouco no começo. Ela mantem praticamente a mesma rolagem da 29 mas parece que você ganha um pouco mais de suspensão. O grip é absurdo e dá um pouco mais de confiança nas curvas. Usando a geometria no "low" ficou bastante baixa, pedal pegando facilmente no chão. Vou ter que usar a geometria "High"

aviso: tem que ter MUITO cuidado com a pressão dos pneus, com 19 psi atrás achei que tava quicando demais e baixei pra uns 16, resultado: aro amassado na 2a descida :(



e na subida? como que foi?
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2017 as 14:13
esqueci dessa parte kkk


um pouco pior que com 29.

mas as rodas e pneus q uso na 29 por incrível que pareça tem peso igual a essas plus então o que sente um pouco mais é o arrasto, mas nada absurdo
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2017 as 14:14
diria uns 8,49% mais lento na subida
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
jefmello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2012
sorocaba-sp
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jefmello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2017 as 22:13
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

diria uns 8,49% mais lento na subida


Puxa, será que daria pra montar esse aro Mob e pneu 2.8 na Caloi elite FS (RS recon100mm) ?
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2017 as 23:20
talvez mas n tem como confirmar, so testando
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
jefmello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2012
sorocaba-sp
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jefmello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Nov 2017 as 22:55
Ok, obrigado.
Voltar ao Topo
s74 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Set 2017
Taquara - RS
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar s74 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Nov 2017 as 16:57
gostei dos 8,49% mais lento na subida kkkk

bom teu teste!
vejo muito isso lá fora, mas em quadros para aro 27,5
mas de fato... era certo que o centro iria baixar, mas olhando as rodas montadas
lado a lado, com tão pouca diferença, somente testando.

outro fato é ganho de suspensão. olha o tamanho do perfil do pneu...

mas no geral... além de mais rápida naquele setor, como ficou a pedalada?
pesada? mesma coisa?

Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2017 as 08:45
Originalmente postado por s74 s74 escreveu:

gostei dos 8,49% mais lento na subida kkkk

bom teu teste!
vejo muito isso lá fora, mas em quadros para aro 27,5
mas de fato... era certo que o centro iria baixar, mas olhando as rodas montadas
lado a lado, com tão pouca diferença, somente testando.

outro fato é ganho de suspensão. olha o tamanho do perfil do pneu...

mas no geral... além de mais rápida naquele setor, como ficou a pedalada?
pesada? mesma coisa?


baixar é esperado, tanto é que a bike tem ajuste de geometria pra isso. E na versão que já vem com rodas plus os pneus são Bontrager Chupacabra 27,5x3.0, ou seja, um pouco maiores em diâmetro que esses 2.8 meus.  A suspensão  desse modelo é 140mm, mas eu coloquei pike 140mm na minha também.

A bike mais baixa não de toda ruim, a estabilidade em curvas é muito boa. Só tem que cuidar pra não pegar o pedal no chão pois o central fica baixo mesmo.

Gostei muito, acho que é uma bike perfeitamente viável pra usar no dia a dia pra quem gosta de descer e de trilhas com pedras e trechos mais soltos, como temos aqui no Rio. Diria que ela não fica devendo em nada pra qualquer outra bike trail e enduro por causa dessas rodas. 

Já pra fazer um XC mais longo "brutão" talvez ela seja um pouco mais amarrada, e obviamente não é o tipo de bike pra isso,  mas a bike anda muito melhor no asfalto  e subidas do que eu imaginava. E se por exemplo for fazer um XC com a bike é só  colocar de volta rodas 29 com pneu 2.25 ou menor.

A rolagem com esses pneus plus  fica mais parecida com a 29 que a 275, no sentido de "atropelar" as coisas e acelerar, porém dá mais arrasto no plano e subidas.


enfim, a bike ficou extremamente versátil e posso mudar completamente o comportamento dela variando entre rodas plus, rodas 29 com pneus "enduro" 2.5 e rodas de XC com pneus 2.25.

---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X