Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bateria Shimano Di2, problema para carregar
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bateria Shimano Di2, problema para carregar

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
mVoltz Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Mai 2008
Teofilo Otoni -
Offline
Mensagens:117
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mVoltz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bateria Shimano Di2, problema para carregar
    Postado: 20 Out 2017 as 17:23
Quando faço a verificação da bateria pisca a luz vermelha, se tento trocar de marcha ao fazer o comando nenhum dos câmbios move e a luz vermelha acende, então realmente a bateria esta sem carga.

Quando conecto o carregador a luz laranja do carregador acende por alguns segundos, normalmente 5 segundos. Se desconecto e re conecto o carregador acontece a mesma coisa nomanete.
Com o carregador conectado e a luz dele ja apagada faço o teste da carga e a luz verde acende indicando carregado, e os cambios movem quando dado o comando.

O que pode estar acontecendo? Alguém ja teve esse problema? Seria o final da vida útil da bateria?
Em dois anos fiz umas três recargas apenas, e na ultima verificação a cerca de dois meses ainda indicavam carga entre 80 e 100% (luz verde).

Tentei baixar o e-tube project para ver se ele poderia detectar algum erro, mas não estou conseguindo instalar o arquivo baixo porque aparece como arquivo corrompido, essa parte vou ter que verificar em um fórum de informática....


Voltar ao Topo
LcBlc Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Jun 2014
Brasilia
Offline
Mensagens:506
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LcBlc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2017 as 16:32
Se com o carregador conectado funciona então é a bateria que acabou!
Voltar ao Topo
Alfredo Takaoka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2007
Ibiuna - SP.
Offline
Mensagens:1288
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alfredo Takaoka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2017 as 07:54
Esse e um problema comentado em outros foruns.
nunca se deve deixar acabar a bateria dos sistemas eletronicos.
Ciclismo um incrivel esporte Individual,onde não se alcança nada sem o trabalho em Grupo.

O melhor biker do mundo,é aquele q mais c diverte.

Alfredo.
Voltar ao Topo
mVoltz Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Mai 2008
Teofilo Otoni -
Offline
Mensagens:117
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mVoltz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2017 as 12:29
Originalmente postado por Alfredo Takaoka Alfredo Takaoka escreveu:

Esse e um problema comentado em outros foruns.
nunca se deve deixar acabar a bateria dos sistemas eletronicos.

Sim Alfredo,

As baterias de litio não devem ficar totalmente sem carga, le sobre isso em fórum de aeromodelos.

Faço verificações de vez em quando, e as pouquíssimas vezes que ficou abaixo dos 80% carreguei. O que achei estranho eh que ainda tinha bastante carga, não usei a bike e foi a zero.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2017 as 17:13
Não manjo de cambio eletrônicos, mas entendo de baterias, rs...

Primeiros acho que todos já esqueceram do mito das baterias viciadas... Quando falamos em Litio temos que ter em mente a palavra "degradação"...

As baterias de Litio tem "X" Ciclos (numero que pode variar, ate a bateria se degradar), e ao invés do que o povo pensa, não é a cada vez que ela descarrega e carrega novamente, e sim a cada carga 100% da sua capacidade, mesmo que em cargas separadas, ex:

Carga 01: Bateria com 60%, carrego ate 90% (30% de carga)
Carga 02: Bateria com 50%, carrego ate 100% (50% de carga)
Carga 03: Bateria com 60%, carrego ate 100% ( 40% Carga)

Total = 120%  -  Contagem = 01º Ciclo de 100% + 20% 02º Ciclo

Outras coisa que interfere muito na degradação do lítio são as altas e baixas cargas... Aqui não temos o vicio da bateria, mas ela não trabalha muito bem com 100%, ou com ela muito baixa, vamos imaginar uma câmera ou pneu ar, ela tem uma faixa de pressão adequada ( de 20 a 50psi)... Se deixarmos com 10psi, pode estragar o pneu, e se deixamos com 51psi, pode ficar muito duro e também estragar o pneu....  

A melhor forma de maximizar a vida útil de uma bateria de lítio, (apesar de bem difícil) seria carregar sempre que atingisse algo em torno de 30% e carregar ate no máximo 85% ou 90%...

Em notebooks mais modernos ja há softwares que você pode programar o controlador de bateria, para sempre carregar quando der a carga minima estabelecida e cortar o carregamento assim que atingir limite máximo estabelecido, podendo assim trabalhar com ele ligado sempre no carregador e não te perigo de degradar a bateria por manter ela sempre com 100%...

Voltando ao seu caso, a bateria já pode ter se degradado ou algum componente eletrônico da mesma pode ter queimado... Você disse que sempre carregou quando estava perto de 80%, você deixou sempre sua bateria em uma faixa critica ( de 90% a 100%), isso também pode acelerar o desgaste do lítio e ate algum capacitor da placa controladora...


Editado por rafael_rtg - 23 Out 2017 as 17:19
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2017 as 17:26
A titulo de curiosidade, os recarregadores rápidos de celulares, trabalham com essas faixas de segurança da bateria, as entradas são micro-controladas e quando esta com baixa carga eles carregam com uma potencia alta (2Ax9V = 18XWats), e terminam com uma potencia baixa (1,5Ax5V =  7,5 Wats)... Pois quando a bateria esta vazia o risco de degradação com alta potencia é baixa, quando vai chegando perto da sua capacidade máxima a voltagem tem que se controlada, pois a bateria começa a esquentar e o calor é o pior inimigo do lítio... 

Editado por rafael_rtg - 23 Out 2017 as 18:25
Voltar ao Topo
mVoltz Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Mai 2008
Teofilo Otoni -
Offline
Mensagens:117
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mVoltz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2017 as 16:56

Valeu Rafael.
Acredito que o comportamento das baterias eh padrao independente de para que sao usadas...
E como acredito que a Shimano nao fabrica baterias, e utiliza uma das opçoes que o mercado oferece estou disposto a fazer esse teste : https://m.youtube.com/watch?v=_yx-hnqjfTc
Soh ta dificil encontrar baterias 3.7v no tamanho 14430. A que ele usa o Amazon nao envia para o Brasil...
Voltar ao Topo
marcelo brasil Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Ago 2016
sao paulo
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo brasil Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2019 as 13:56
Estou com um Di2 com o mesmo problema...comprei a bike com um ano de uso...no primeiro mês funcionou blz, depois começou acontecer isso...não segura carga mais que 2 dias, já cheguei a ter que pedalar com um powerbank no bolso e o carregador ligado na bike (motivo de piada por parte dos outros ciclistas). É impressionante como um produto top de linha e caríssimo como esse pare de funcionar com apenas 1 ano de uso.
Voltar ao Topo
ftajiri Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2008
-
Offline
Mensagens:1544
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ftajiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2019 as 14:15
o certo é ir numa loja pra testar.. ou bateria ou junction box

Voltar ao Topo
marcelo brasil Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Ago 2016
sao paulo
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo brasil Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2019 as 11:18
Eu fui...me disseram que era só atualização do sistema..paguei 200,00 por essa atualização e nada mudou.
Voltar ao Topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Nov 2016
SP
Offline
Mensagens:4040
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2019 as 12:33
Originalmente postado por marcelo brasil marcelo brasil escreveu:

Eu fui...me disseram que era só atualização do sistema..paguei 200,00 por essa atualização e nada mudou.


Nossa, vc foi roubado.
Voltar ao Topo
ftajiri Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Fev 2008
-
Offline
Mensagens:1544
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ftajiri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2019 as 13:11
Originalmente postado por marcelo brasil marcelo brasil escreveu:

Eu fui...me disseram que era só atualização do sistema..paguei 200,00 por essa atualização e nada mudou.

ta brincando? kkkkk

é o negocio mais simples do mundo.. 

tem um carregador q tem mais funcoes q faz o monitoramento peça a peça do di2

mas q absurdo
Voltar ao Topo
marcelo brasil Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Ago 2016
sao paulo
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo brasil Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2019 as 14:39
Sim...eu pesquisei essa peça. A loja que fez a atualização me pediu para levar lá novamente a bike mas ainda não fiz isso....teve uma outra loja (ciclo ravena) que também se ofereceu para fazer esse diagnostico sem custo....como ambas são bem distantes pra mim, ainda não levei para fazer o diagnostico.
Voltar ao Topo
mVoltz Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Mai 2008
Teofilo Otoni -
Offline
Mensagens:117
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mVoltz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2019 as 17:50
Originalmente postado por marcelo brasil marcelo brasil escreveu:

Sim...eu pesquisei essa peça. A loja que fez a atualização me pediu para levar lá novamente a bike mas ainda não fiz isso....teve uma outra loja (ciclo ravena) que também se ofereceu para fazer esse diagnostico sem custo....como ambas são bem distantes pra mim, ainda não levei para fazer o diagnostico.


Bom, espero que a atualização de certo.
Voce mesmo pode baixar a ferramenta de diagnostico da Shimano, mas pelo que soube ela eh que nem as ferramentas de diagnostico de eletrodomésticos, e vai te dar uma mensagem de “ procure um tecnico...” eu baixei mas como uso mac nao consegui usar.
A minha bateria durava alguns dias, mas do nada da uns apagões...
Eu acabei saindo do Di2 e indo para o etap, mas vou trocar de bike e voltar para o Di2, nao quero pegar a primeira geraçao do AXS.
Ate troquei as “pilhas” da bateria, mas nao usei mais.

Boa sorte
Voltar ao Topo
marcelo brasil Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Ago 2016
sao paulo
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelo brasil Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2019 as 21:51
Eu já vi que o problema é a bateria...vou comprar outra no Aliexpress e esperar chegar.

Por enquanto estou carregando a bike toda vez que vou pedalar com ela. Até deixei um pouco encostada e estou usando mais uma outra com 105 mecânico.

Abraço,
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X