Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dúvida sobre grupo Claris
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dúvida sobre grupo Claris

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
dreluis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2014
Maringá, PR
Offline
Mensagens:120
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dreluis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dúvida sobre grupo Claris
    Postado: 28 Set 2017 as 17:02
Minha dúvida é sobre a qualidade do grupo. As trocas de marcha são precisas? A pegada do STI é confortável? Em relação a um grupo Tiagra, por exemplo, a diferença é simplesmente a quantidade de velocidades que o grupo aceita, ou questões de precisão, durabilidade e conforto também diferenciam os dois grupos?
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2017 as 10:35
O claris atual tem a mesma mecânica do antigo sora de 9v e tiagra 10v. A passagem de marchas é precisa e o grupo funciona muito bem, inclusive é bem resistente. O cambio traseiro ainda recebeu algumas melhorias cascateadas de grupos superiores que permite usar cassete de até 32 dentes. A pegada do STI não é a mesma de grupos superiores, mas eu achei confortável pros meus padrões. Em suma, pra um entusiasta é um grupo bem descente, fica no mesmo nível do tiagra em questão de funcionamento, porem com menos velocidades no cassete.

Para o ano que vem deve chegar ao brasil o claris R2000, quem foi na shimano fest pode ver de perto, então em breve o atual claris 2400 deve ficar obsoleto:



Editado por newhouse - 29 Set 2017 as 10:38
Voltar ao Topo
Paindinbuu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2017
junqueirópolis
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Paindinbuu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2017 as 12:37
Claris não é um Tiagra de 8v.

Claris é pra passeio, nos países mais ricos nem é considerado um bom produto.

Ele é barato, é o grupo Sora antigo de 8v com outro nome.

quando o Sora passou a ter 9v o grupo mais básico ficou com a função de ter 8v, o então 2200 foi atualizado e se tornou o Sora de 8v sem o nome Sora, depois recebeu melhorias e virou o 2300.
Então o 2300 recebeu melhorias e virou o Claris 2300, depois outra atualização e temos hoje o Claris 2400.

Saiu mesmo um Claris R2000,bem legal, mas está mais caro, o câmbio traseiro é compátivel com tudo de 8v Shimano, no site que o newhouse passou fala isso.

O R2000 subiu de preço em relação o modelo 2400. Na Amazon tem umas peças a venda já.

Tiagra 4700 tem a tecnologia dos grupos de cima aplicada em um grupo de 10v,esse grupo não é compátivel com os outros grupos de 10v shimano porque ele usa uma puxada de cabo parecida com os grupos de 11v, ou seja, menor curso da alavanca pra passar as marchas, deixando ele muito suave e rápido na troca de marchas, os outros shimano de 10v não tinham essa relação de puxada, por isso não eram tão bons quanto o novo Tiagra.

Claris é o refugo feito com tecnologia antiga, não vende mais pra países ricos então a shimano faz um produto com essa tecnologia e vende mais barato pra países menos ricos.

Se for passear o Claris é perfeito e pode usar cassete de mtb 11-32 8v que o câmbio Claris alcança, pode até usar câmbio tourney de 8v que é compátivel.

Tiagra é pra corrida com baixo custo porque permite usar rodas mais baratas com cubos pra 10v e mantém toda qualidade dos grupos de corrida shimano.

Claris é um produto barato, os gringos recomendão sempre o Sora em cima do Claris, porquea diferença entre os 2 é brutal, mas o preço é parecido.

Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2017 as 14:29
Tenho que discordar em partes. Novo tiagra 4700 é bem moderno, esse eu não conheci ainda, mas não achei o claris tão ruim assim, na verdade achei bem parecido ao tiagra 9v que já usei. Lá fora ele é mesmo um grupo básico por que cassetes de 8v não permitem muita coisa, mas tá longe de ser um grupo só pra passeio.

Pelo que vejo no ML, o claris é 30~40% mais barato que o sora, inclusive consumíveis como cassete e corrente são mais baratos também. Num país como o Brasil com custo astronômico, ele acaba se tornando uma opção acessível. Eu mesmo tenho um grupo 2300 desde 2010, faço pedais na casa dos 3 dígitos e ele tem dado conta. Lógico que rodar com um tiagra é bem melhor e desejável, mas se o bolso não permitir dá pra se virar bem com o claris.
Voltar ao Topo
guives Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Jan 2016
londrina
Offline
Mensagens:231
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar guives Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2017 as 14:52
Usei o Claris por cerca de 800 km e comparado com meu atual 105 5800 não senti tanta diferença, além do range maior de marchas. Se 8v te atender bem, pode ir sem medo, grupo preciso e robusto.
Voltar ao Topo
laertejr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Set 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar laertejr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2017 as 14:54
Esse site aqui explica bem a hierarquia da shimano e esta atualizado, além do propósito de cada grupo, vale a leitura...

http://road.cc/content/buyers-guide/206768-your-complete-guide-shimano-road-bike-groupsets

Laerte Jr
Voltar ao Topo
dreluis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Fev 2014
Maringá, PR
Offline
Mensagens:120
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dreluis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2017 as 19:20
Obrigado aos colegas pelas respostas!
Voltar ao Topo
Paindinbuu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2017
junqueirópolis
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Paindinbuu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2017 as 21:20
Claris é pra passeio mesmo, não encara corrida não e nunca foi projetado pra isso. Claris 2400 é hoje o que o TX800 é na mtb, básico e funcional.

Na seção do Claris no link abaixo fala que é para lazer,no site da shimano tambem fala o mesmo,apesar de que na propaganda que tem no canal do youtube da shimano,o nome é shimanolatinamerica, diz que encara corrida.

link sobre hierarquia -> https://www.pedal.com.br/entendendo-hierarquia-dos-grupos-shimano-de-estrada_texto11795.html

O Claris ser defasado é porque ele atende o consumidor que procura um produto barato, se ele fosse mais caro com certeza não serviria pro seu público alvo. É como comprar uma gopro antiga, não é ruim, mas só se procura quando não quer/pode pagar por uma versão mais atual.

O Claris pra speed é tipo fonte bomba de computador, nínguem recomenda, mas é a mais popular devido ao preço, com 30 reais dá pra comprar, uma fonte boa não se acha por menos de 130 reais.

Fora o octalink do pedivela que é ruim, melhor o ponta quadrada com maior versatilidade e variedade ou partir logo pro hollowtech.

Voltar ao Topo
eltonberci Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Ago 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eltonberci Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Dez 2018 as 21:15
Tive tiagra 4600 agora estou com claris com um K7 adaptado com 11x40. So felicidade. É menos preciso do que o tiagra. Você sente ele mais "bruto" nas trocas. Mas ja rodei 3000km assim. Ah.. e a corrente de 8v custa só 60 reais.
Voltar ao Topo
caquitows Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jul 2018
Ubatuba
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar caquitows Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jan 2019 as 20:51
Cara, tenho uma Diverge 2019 de entrada, que vem equipada com Claris com a relação compacta. Não tenho nada a reclamar e ando muito mais que nego com relação melhor que a minha.

O que eu tenho a dizer é que: a relação é excelente, troca de marcha ok, é robusta, nenhuma reclamação. A troca de peças é bem barata também. As peças da Claris não são compatíveis com o Tiagra e vice versa. O discurso que o pessoal dá que é ruim, parece ser uma relação que já deve ser descartada enquanto na verdade, se você quer algo "de entrada" e no mínimo confiável, os Claris atuais dão conta.

Andava de MTB antes (uma SPZ Epic 2012 equipada com Sram X9) e agora estou apenas com a Gravel. Mas o que posso dizer de alguns testes que eu fiz (com ultegra e dura ace inclusive) é que quanto melhor o grupo é, melhor o escalonamento de marchas e obviamente, mais caro.

E pra complementar fugindo um pouco do tópico, me desculpe hehehe: seria tão feliz com um grupo Acera na MTB também...
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jan 2019 as 21:01
Originalmente postado por eltonberci eltonberci escreveu:

Tive tiagra 4600 agora estou com claris com um K7 adaptado com 11x40. So felicidade. É menos preciso do que o tiagra. Você sente ele mais "bruto" nas trocas. Mas ja rodei 3000km assim. Ah.. e a corrente de 8v custa só 60 reais.


Essa precisão não tem mais a ver com qualidade dos cabos e regulagem?
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jan 2019 as 10:12
Pode ser o cassete também, 11x40 em 8v deve ter um escalonamento bruto, isso deve dificultar um pouco a vida do cambio.
Voltar ao Topo
junyordias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2019
BH
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar junyordias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2019 as 15:58
Boa tarde,

Tenho a Audax Ventus 1000, ela é 100% Claris, não tenha nada o que reclamar, se tem dúvidas para colocar a relação Claris vai fundo, tem um preço bom e é bem precisa para passar de marcha se estiver bem regulada!

Voltar ao Topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:459
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2019 as 16:38
Um grupo Claris atende muito bem um entusiasta... se o cara quer fazer alguma competição ele não seria o ideal mas ainda sim tenho certeza que aguentaria... eu tenho 2 speed, uma caloi 10 aluminio (essas bem zuadas do Walmart, mas que eu desmonte toda e montei com claris) e tenho uma Giant SCR com 105 de 11v e rodas mavic... onde uma me leva a outra leva tmb, mas claro com diferenças no percurso...
Com o claris vc perde um principalmente no central (Por ser octalink ele "torce" um pouco) e no escalonamento (coisa que em provas longas possa ser chato)...

De resto estou bem satisfeito com o Claris... acho q pode ir sem dúvida nele por ser um bom Custo x benefício....
Voltar ao Topo
montegrotto Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Ago 2004
Natal/RN
Offline
Mensagens:213
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar montegrotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2019 as 23:10
Adquiri recentemente uma bike mais simples equipada com Claris. Aprovei. É um bom produto sim, cumpre com louvor o que se propõe: trocar marchas de forma precisa e macia (característica Shimano). Mas considere suas limitações de ser o modelo de entrada da gama. O novo então é muito bacaninha, com pedivela integrado e cabeamento interno. É o chamado Bom, Bonito e Barato.
O único senão é o cambio dianteiro que raspa ao menor cruzamento da corrente. Por ser o modelo básico, não possui a possibilidade de posicionar o cambio de maneira a evitar tal inconveniente.
Voltar ao Topo
afonsogrf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mar 2013
Niterói
Offline
Mensagens:308
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar afonsogrf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2019 as 07:55
Originalmente postado por montegrotto montegrotto escreveu:

Adquiri recentemente uma bike mais simples equipada com Claris. Aprovei. É um bom produto sim, cumpre com louvor o que se propõe: trocar marchas de forma precisa e macia (característica Shimano). Mas considere suas limitações de ser o modelo de entrada da gama. O novo então é muito bacaninha, com pedivela integrado e cabeamento interno. É o chamado Bom, Bonito e Barato.
O único senão é o cambio dianteiro que raspa ao menor cruzamento da corrente. Por ser o modelo básico, não possui a possibilidade de posicionar o cambio de maneira a evitar tal inconveniente.


Na minha com Claris R2000 o cambio dianteiro tem 4 posições para evitar essa raspada, veja a regulagem do seu, eu acredito que todos os câmbios tem isso.
Afonso,

https://www.instagram.com/afonsogrf/
https://www.strava.com/athletes/10471406

Niterói, RJ.
Voltar ao Topo
montegrotto Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Ago 2004
Natal/RN
Offline
Mensagens:213
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar montegrotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2019 as 11:04
Originalmente postado por afonsogrf afonsogrf escreveu:

Originalmente postado por montegrotto montegrotto escreveu:

Adquiri recentemente uma bike mais simples equipada com Claris. Aprovei. É um bom produto sim, cumpre com louvor o que se propõe: trocar marchas de forma precisa e macia (característica Shimano). Mas considere suas limitações de ser o modelo de entrada da gama. O novo então é muito bacaninha, com pedivela integrado e cabeamento interno. É o chamado Bom, Bonito e Barato.
O único senão é o cambio dianteiro que raspa ao menor cruzamento da corrente. Por ser o modelo básico, não possui a possibilidade de posicionar o cambio de maneira a evitar tal inconveniente.


Na minha com Claris R2000 o cambio dianteiro tem 4 posições para evitar essa raspada, veja a regulagem do seu, eu acredito que todos os câmbios tem isso.


Ontem mesmo vi a avaliação de uma bicicleta com Claris no bikemagazine.com.br e eles reclamaram justamente disso, e a conclusão era de que se tratava de uma característica do grupo por ser de entrada. Tinha até me conformado rsrssr

Mas agora vou atrás dessa regulagem. Valeu!
Voltar ao Topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:459
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2019 as 11:15
O meu Claris tmb tem essa posição intermediária entre a coroinha e coroão... assim como o 105...
Voltar ao Topo
rafaeljcb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Dez 2015
Jacareí
Offline
Mensagens:371
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaeljcb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2019 as 16:41
Mais conhecido como Trim.
Usei por muito tempo o Claris uma versão mais antiga que a atual, ele tem uma posição de Trim. Só precisa regular bem o cambio e dar um toque suave (meio curso) no STI sem concluir o movimento.

Rafael - Giant SCR4
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2019 as 18:24
Só um adendo, geralmente a gente usa o trim quando está nos extremos, ou usando as marchas mais leves ou as mais pesadas, pra evitar justamente que o cambio raspe. Interessante que eu tenho um cambio deore LX muito antigo, pra grupo de 8v, e ele não raspa em qualquer relação da corrente, pode usar a marcha que quiser sem problemas. Mas por via de regras, eu nunca uso a coroa menor com os 2 pinhões mais pesados e nem a coroa maior com os 2 pinhões mais leves, pra dar uma folga pro cambio.
Voltar ao Topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:459
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2019 as 09:51
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Só um adendo, geralmente a gente usa o trim quando está nos extremos, ou usando as marchas mais leves ou as mais pesadas, pra evitar justamente que o cambio raspe. Interessante que eu tenho um cambio deore LX muito antigo, pra grupo de 8v, e ele não raspa em qualquer relação da corrente, pode usar a marcha que quiser sem problemas. Mas por via de regras, eu nunca uso a coroa menor com os 2 pinhões mais pesados e nem a coroa maior com os 2 pinhões mais leves, pra dar uma folga pro cambio.


Isso acontece devido ao espaço entre as hastes do câmbio dianteiro (Mais aberto)... eu cruzo sem problemas todas as marchas... nunca (22 anos de pedal) tive problemas... o importante é estar com a linha de corrente correta e os câmbios regulados...
Voltar ao Topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:459
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2019 as 09:54
Originalmente postado por montegrotto montegrotto escreveu:

Originalmente postado por afonsogrf afonsogrf escreveu:

Originalmente postado por montegrotto montegrotto escreveu:

Adquiri recentemente uma bike mais simples equipada com Claris. Aprovei. É um bom produto sim, cumpre com louvor o que se propõe: trocar marchas de forma precisa e macia (característica Shimano). Mas considere suas limitações de ser o modelo de entrada da gama. O novo então é muito bacaninha, com pedivela integrado e cabeamento interno. É o chamado Bom, Bonito e Barato.
O único senão é o cambio dianteiro que raspa ao menor cruzamento da corrente. Por ser o modelo básico, não possui a possibilidade de posicionar o cambio de maneira a evitar tal inconveniente.


Na minha com Claris R2000 o cambio dianteiro tem 4 posições para evitar essa raspada, veja a regulagem do seu, eu acredito que todos os câmbios tem isso.


Ontem mesmo vi a avaliação de uma bicicleta com Claris no bikemagazine.com.br e eles reclamaram justamente disso, e a conclusão era de que se tratava de uma característica do grupo por ser de entrada. Tinha até me conformado rsrssr

Mas agora vou atrás dessa regulagem. Valeu!


Hoje vim com minha bike para o trampo e testei o Trim... na verdade ela tem 2 posições de trim...

Quando vc está na coroa grande e dá um toquinho no sti pra baixo ele desce Um pouquinho, mas não o suficiente para ir pra coroa menor, e quando vc está na coroa menor dá um toquinho no STI ele sobe um pouquinho mas não o suficiente para ir pra coroa grande... e pra minha surpresa essas posições são diferentes... uso um Claris de 2017...
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2019 as 12:23
Originalmente postado por Weber Dias Weber Dias escreveu:

Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Só um adendo, geralmente a gente usa o trim quando está nos extremos, ou usando as marchas mais leves ou as mais pesadas, pra evitar justamente que o cambio raspe. Interessante que eu tenho um cambio deore LX muito antigo, pra grupo de 8v, e ele não raspa em qualquer relação da corrente, pode usar a marcha que quiser sem problemas. Mas por via de regras, eu nunca uso a coroa menor com os 2 pinhões mais pesados e nem a coroa maior com os 2 pinhões mais leves, pra dar uma folga pro cambio.


Isso acontece devido ao espaço entre as hastes do câmbio dianteiro (Mais aberto)... eu cruzo sem problemas todas as marchas... nunca (22 anos de pedal) tive problemas... o importante é estar com a linha de corrente correta e os câmbios regulados...


Eu tenho lá minhas duvidas, acredito que varie um pouco de cambio pra cambio. Eu tive um cambio antigo da shimano, dos mais baratos, que ficou 10 anos nessa bike, eu sempre regulava ele pra ficar no limite quando usava a coroa menor com o pinhão maior, mas sempre que eu colocava no pinhão menor ele raspava, por isso me acostumei a não usar os 2 menores. Eis que eu vejo numa loja um cambio deore 8v antigo, ainda na embalagem, por 50 reais, segundo o dono tava encalhado por que era pra canote de 25.4, padrão que ninguém mais usa, ai acabei levando. Pra minha surpresa, quando regulo ele da mesma forma, a corrente não raspa em nenhum dos pinhões, ele parece bem mais polivalente que o irmão menor. Mas em termos de funcionamento os dois são muito parecidos, trocas precisas sem ratear.


Editado por am.araujo - 10 Jan 2019 as 12:25
Voltar ao Topo
Vinícius Marçal Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jul 2019
Goiás
Offline
Mensagens:450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinícius Marçal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2020 as 01:04
No final de 2019, atualizei minhas 2 speeds com câmbios traseiros SHIMANO CLARIS SS 8v, aguentam ate 32d.São precisos, eficientes, firmes e custaram R$150,00 cada.Quem tiver mais grana para SORA 9V ou Tiagra 10V, aumenta ainda mais a qualidade da construção, sendo SHIMANO são sempre incríveis e valem cada centavo.
Voltar ao Topo
Jota Erre Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mar 2020
Brasília
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jota Erre Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2020 as 16:47
Tenho Claris 8V na minha SPZ Allez 2019. Funciona bem e tem o ajuste para não raspar a corrente no câmbio da frente. Parece-me um produto honesto, mas tenho pensando no upgrade de bike que tenha o 105, que, falam, ter uma relação melhor.
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:535
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2020 as 18:48
Aproveitando o tópico Claris.
É possível reduzir o tamanho das coroas 50/34?
Queria alguma coisa mais leve, para Cicloturismo.
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
Rduartev Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Abr 2020
Niteroi
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rduartev Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2020 as 19:45
Originalmente postado por TGTECH TGTECH escreveu:

Aproveitando o tópico Claris.
É possível reduzir o tamanho das coroas 50/34?
Queria alguma coisa mais leve, para Cicloturismo.

Pra speed essa é a compacta, a menor que existe. O que você pode fazer é adaptar um pedivela 2 coroas de MTB
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2020 as 20:00
Mais leve que uma coroa 34?
Acho q so se partir pra pedivela triplo ou fazer gambiarra.

Sei que a linha Sora tem versao de 3 coroas, mas tera q trocar o grupo todo praticamente. Nem sei se consegue comprar no Brasil, provavelmente de fora.

Outra saida é usar uma coroa só, igual algumas bikes de gravel.
Provavelmente trocar o pedivela.
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:535
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2020 as 21:09
Sim, mais leve. Vamos subir a serra e minha esposa sofre um pouco com a configuração atual.
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1810
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2020 as 21:53
Há a opção de coroas 48-32 e 46-30 com bcd 5x110, não sei se para 8v. São bastante utilizadas no ciclo Cross. Considerando que o Claris aceita 34 dentes no cassete, 32x34 é o limite para este tipo de grupo. Há quem utilize um cambio Altus de 8v com Cassete 11-36, com a mesma indexação.
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
Vinícius Marçal Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jul 2019
Goiás
Offline
Mensagens:450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinícius Marçal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2020 as 14:37
Basta ficar atento ao BCD(padronização de medidas dos parafusos e distâncias no pedivela), além de ficar atento ao limite do câmbio dianteiro(quanto à diferença máxima entre coroa menor e maior) e atenção para uma possível adaptação de movimento central mais curto.RESUMO: melhor guardar o pedivela Claris e comprar um pedivela mtb com as 2 coroas na medida desejada(preferência por ponta quadrada ou octalink, para possibilidade de cálculo de distância).EXEMPLO: PEDIVELA SHIMANO ALTUS M315 36/22 ponta quadrada(R$177) e movimento SHIMANO(R$85).
Voltar ao Topo
Vinícius Marçal Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jul 2019
Goiás
Offline
Mensagens:450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinícius Marçal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2020 as 14:42
2 coroas menores com atenção ao limite do câmbio dianteiro que é de 16dentes(50-34=16D)/ex: 40/24;38/22 ou pedivela mtb duplo ponta quadrada ou cassete maior.(As 3 soluções atendem às suas necessidades).
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:535
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2020 as 07:51
Obrigado pela ajuda pessoal.
A opção de trocar o pedivela por um 40/24 parece mais adequando. 
Ficando um uma relação leve (0,70) já seria suficiente para subir a Serra do Faxinal (praia grande - SC) com carga, que foi o que fizemos de MTB.




Editado por TGTECH - 04 Mai 2020 as 07:55
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X