Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Garfo carbono full para alumínio - caminho inverso
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Garfo carbono full para alumínio - caminho inverso

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
tupete11 Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Ago 2017
S.J. Rio Preto
Offline
Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tupete11 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Garfo carbono full para alumínio - caminho inverso
    Postado: 20 Set 2017 as 11:11
Estou há semanas quebrando a cabeça para comprar minha primeira speed (a qual usarei como commuter e para treinar). Não está fácil pq estipulei 3 requisitos:

1- comportar pneus 28mm
2 - garfo de alumínio
3 - ter no máximo 10,5kg

As bikes que chegaram mais próximo de me atender foram a Sense Criterium (mas pesa mais de 11kg), Audax Ventus 1000 (mas só tem até o tamanho 55, então tenho quase certeza que não é suficiente para mim) e Specialized Allez 2018 (mas tem garfo full carbon).

Estou com medo de arriscar e achar a Criterium muito pesada e a Ventus muito pequena, então gostaria de saber se é fácil encontrar garfo de alumínio compatível e confiável para colocar na Allez ou se isso é complicado.

Obrigado.
Voltar ao Topo
Neto1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jul 2011
.
Offline
Mensagens:712
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neto1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2017 as 11:50
Não se como ajudar, mas uma dúvida: Porque tem que ser alumínio?
Voltar ao Topo
tupete11 Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Ago 2017
S.J. Rio Preto
Offline
Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tupete11 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2017 as 12:16
Hahah, tinha ctz q alguém perguntaria mas não quis escrever pra não ficar mto longo. A bike vai ficar no estacionamento do trampo e lá o pessoal não tem muito cuidado com as coisas dos outros, então não quero ficar me preocupando e inspecionando se alguém bateu ou não no meu garfo. 
Vou pedalar principalmente em trecho urbano, portanto tb não quero ficar preocupado com o garfo após eventuais pancadinhas que rolam por causa do asfalto ruim. 
Além disso meu primo caiu de cara no chão pq o garfo de carbono (de marca boa) quebrou, então peguei "trauma". Eu sei que as chances de quebra são pequenas e que garfos de alumínio tb quebram (não tão repentinamente), mas é uma escolha pessoal. Os pneus 28mm com menor pressão dão conta do recado para absorver as vibrações.
Voltar ao Topo
LuizRod Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2016
Barueri/SP
Offline
Mensagens:82
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuizRod Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2017 as 15:12
Garfo de carbono não quebra fácil assim não e te dá um conforto muito maior que o garfo de alumínio. Pesquise bem.
2013 - Caloi Elite 20
2014 - Caloi Vitus er29
2016 - Specialized Allez Sport
2017 - Specialized Tarmac

Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2017 as 15:38
Pense pelo lado positivo, a Specialized dá uma baita garantia em todos seus produtos, eles não vão arriscar queimar a marca colocando um garfo de carbono meia-boca. A unica recomendação que eu te faço é comprar um torquímetro junto, até hoje não encontrei 1 bicicletária que tivesse torquímetro e apertar peças de carbono sem esse cara é pedir pra quebrar. Alias isso também acontece com peças de alumínio, a unica vantagem do alumínio é que pra sofrer fadiga é necessário quase espanar o parafuso tamanho aperto, já o carbono precisa de bem menos.

Um exemplo, ganhei de um colega uma mesa e um guidão de alumínio usados, porem a mesa tava tão apertada que quase não consegui soltar os parafusos e um deles espanou. Troquei a mesa e apertei tudo bonitinho usando meu torquímetro, porem o guidão já estava fragilizado e depois de 6 meses de uso olha o que aconteceu:




Editado por newhouse - 20 Set 2017 as 15:39
Voltar ao Topo
tupete11 Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Ago 2017
S.J. Rio Preto
Offline
Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tupete11 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2017 as 15:41
Originalmente postado por LuizRod LuizRod escreveu:

Garfo de carbono não quebra fácil assim não e te dá um conforto muito maior que o garfo de alumínio. Pesquise bem.


Depois do acidente do meu primo, pesquisei MUITO, acredite. Principalmente fóruns gringos.

Tem mta gente que deixou de usar garfo de carbono por causa de acidentes, assim como tem bike de 2005, inteira de carbono, rodando de boa até hj...

http://www.rideyourbike.com/carbonfiber.shtml Dead

Não to falando pra não usarem, é uma escolha pessoal.

Agradeço a atenção.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2017 as 23:38
A Crirerium parece a melhor escolha, 0.5kg nao eh nada, ainda mais falando de bike q vai usar no deslocamento.
Ela é bem bonita.
Voltar ao Topo
corredor_x Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2006
-
Offline
Mensagens:1525
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corredor_x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2017 as 04:17
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

... a unica vantagem do alumínio é que pra sofrer fadiga é necessário quase espanar o parafuso tamanho aperto, já o carbono precisa de bem menos.

Um exemplo, ganhei de um colega uma mesa e um guidão de alumínio usados, porem a mesa tava tão apertada que quase não consegui soltar os parafusos e um deles espanou. Troquei a mesa e apertei tudo bonitinho usando meu torquímetro, porem o guidão já estava fragilizado e depois de 6 meses de uso olha o que aconteceu:

O carbono é muito melhor com relacao a fadiga pois ao contrário do aluminio, praticamente nao tem limite de vida em fadiga.

Guidoes de aluminio devem ser trocados pelo menos a cada duas temporadas pois a falha por fadiga vai ocorrer, é uma característica do material que NAO ocorre no carbono.

Para quem nao quer ter nenhuma preocupacao em deixar a bike no bicicletário e se o uso é predominantemente commuting o mais indicado é uma bike antiga/usada com quadro de aco.

Sent from my Road bike
Voltar ao Topo
Neto1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jul 2011
.
Offline
Mensagens:712
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neto1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2017 as 19:30
Eu achave que a resposta poderia ser por causa da durabilidade ou para não chamar atenção.

Se for por esse motivo, o melhor é o bom e velho aço, podendo mandar fazer um, já que é dificil achar um com diâmetros atuais.

Mas garfos de carbonos, principalmente os originais são muito resistentes.

Agora complica, tenho amigos que os quadro de aluminio simplesmente trincaram, não por serem ruins, mas porque usaram por muito tempo. A trinca dos dois quadros foram na região do movimento central.

Um (Vicini) foi o Chain Stays, sorte que trincou só um lado, o outro foi o Seat Tube (Sundown), na solda.

Edit: Não confunda fadiga com a resistência ao "aperto" do material, o carbono deve "obrigatoriamente" ser apertado com torquimetro, respeitando as especificações do fabricante. Já a fadiga é causada apenas pelo uso, basta apenas usá-lo tempo suficiente para isso (que vai variar do quanto você pedala)


Editado por Neto1 - 21 Set 2017 as 19:34
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2017 as 09:53
Alias, se a ideia é uma bike resistente, esse cara faz garfo sobre medida em cromo, deve ficar muito bom e confiável:

Voltar ao Topo
tupete11 Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Ago 2017
S.J. Rio Preto
Offline
Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tupete11 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2017 as 01:32
Obrigado pela dica (conheço o trabalho da maioria dos framebuilders do Brasil), mas a idéia é colocar um garfo de aluminio na Allez, simplesmente.
Infelizmente ninguém pôde me ajudar, mas obrigado a todos mesmo assim.
Voltar ao Topo
danielgcruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2014
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:465
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielgcruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2017 as 09:38
Prezado tupete 11,

Existe o garfo Vicinitech 700 de alumínio, que custa cerca de R$250,00 e vc pode encontrar no mercado livre. A marca costuma ser bem recomendada aqui no fórum. Eu uso um Vicinitech fullcarbon tem um pouco mais de um ano sem nenhum problema.
Voltar ao Topo
Neto1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jul 2011
.
Offline
Mensagens:712
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neto1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2017 as 17:42
Dá uma pesquisada, garfos de alumínio da Vicini costumavam trincar do nada
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X