Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Caloi 12 vs Caloi 12 Super Italy
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Caloi 12 vs Caloi 12 Super Italy

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
mherpich Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2010
Salto do Jacuí
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mherpich Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Caloi 12 vs Caloi 12 Super Italy
    Postado: 19 Set 2017 as 17:00
Boa tarde.

Gostaria de saber dos "historiadores" do forum Tongue, precisamente quais são as diferenças entre estes dois quadros: Caloi 12 e Caloi 12 Super Italy:

* Rosca inglesa ou rosca italiana?
* tem furos para suporte de caramanhola no quadro ou não?
* aro 27 ou aro 700?
* cromoly ou aço comum?
* tubos Columbus e gancheiras Gipieme ou não?
* conduite do freio traseiro passo por dentro do top tube ou não?
* tem aquele parafusinhos na gancheira para alinhar o eixo traseiro ou não?

Acho que por enquanto é isso.

Muito obrigado.
Voltar ao Topo
Gonçalves Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Gonçalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2017 as 10:00
Quanto a Caloi 12 tive uma na época do seu lançamento
- Rosca Inglesa
- Não tem furo para caramanhola era com abraçadeira. No down tube tem furo para alavanca de cambio.
- Aro 27 (Araya)
- Aço comum (aço carbono) inclusive o garfo
- Conduíte passa externamente
- Não tem o parafuso

O que sei da 12 Super Italy (Nunca tive)
- Rosca não tenho certeza se era Italiana (Provavelmente era por usar pedivela Gipiemme) Tem que ver com quem teve ou reformou. Eu mesmo perguntei aqui uma vez para o dono de uma  e ele não soube me responder.
- Tubos cromoly (tubos Columbus) inclusive o garfo
- Furo no quadro para caramanhola No down tube tem furo para alavanca de cambio
- Usava aro tubular (pneu colado) Só mudar para 700 clincher os freios encaixam
- Conduíte passa internamente
- tem o parafuso pois as gancheiras são Gipiemme


Editado por Gonçalves - 20 Set 2017 as 12:29
Voltar ao Topo
Bonny Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2017
Volta Redonda
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Bonny Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2017 as 11:18
Super Italy:
Rosca italiana e aros tubulares 700c
Voltar ao Topo
Neto1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jul 2011
.
Offline
Mensagens:712
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Neto1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2017 as 11:38
A minha tem cubos Gippiemme com "graxeira" (é esse o nome?), Aros Ambrósio, mas para pneus clincher, mas não sei ao certo se foram trocados, embora ache que não.
Mas atualmente está fixa
Voltar ao Topo
mherpich Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2010
Salto do Jacuí
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mherpich Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2017 as 08:42
Aíiii maravilha! Obrigado.
Mais duas perguntas:
 
1) É possível colocar aro 700 em um quadro Caloi 12 (originalmente aro 27) e ainda assim usar freios de speed atuais, tendo regulagem suficiente para alcançar as balacas na pista de freio?
 
2) A rosca do MC da Caloi 12 é a mesma inglesa comum dos dias de hoje? Posso usar esses MC mais comuns da Shimano, ponta quadrada, rolamento blindado e com diversas opções de comprimento de eixo numa boa?
 
Voltar ao Topo
Gonçalves Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Gonçalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2017 as 09:09
Não fiz modificações quando a tive mas não vejo problemas para colocar os aros 700. Apenas se o quadro estiver com o freio original tem que ver se pode ser aproveitado e atingirá o aro 700 que tem diâmetro menor que o 27.
Sim aceita qualquer MC Blindado.Tem que ver e confirmar o tamanho da caixa do MC que com certeza tem 68 mm por 34,7 mm, porém confirme. 
Na Super Italy 12 a caixa por ser italiana tem 70 mm e 36 mm de diâmetro.

Quanto ao tamanho do eixo do MC o que vai ditar o comprimento será o pedivela. 


Editado por Gonçalves - 21 Set 2017 as 19:53
Voltar ao Topo
mherpich Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2010
Salto do Jacuí
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mherpich Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2017 as 09:48
Eu quero montar uma SS e estou com esses dois quadros na cabeça. A Super Italy seria o ideal se não fosse o MC italiano ser tããããõoo impopular e raro no nosso mercado. Além disso, eu tenho um grupo shimano antigo 14v com trocador de prender no down tube, que serviria caso mais tarde eu enjoe da SS.
 
Neto1, como tu fez pra ajustar a linha de corrente na tua bike? O que tu tens de central? Como tu fez com o eixo traseiro?
Voltar ao Topo
Neto1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jul 2011
.
Offline
Mensagens:712
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neto1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2017 as 19:03
Nem é tão dificil achar centro com rosca italiana. Costuma achar fácil na ciclo urbano ou afim.

O cubo traseiro é próprio para fixa, tipo flip flop, de uma lado tem uma rosca para colocar o pinhão com um rosca inversa para travar, do outro lado tem um "mini" K7, tá para colocar pinhões normais inclusive (é um cubo Marin).

Eu comprei um centro de 107 mm e uso um pedivela truvativ de uma coroa apenas, eu uso a coroa pelo lado de dentro, porque montei assim da primeira vez, mas depois que montei vi que a linha ficaria boa do lado normal mesmo, mas nunca troquei, porque a diferença é minima e nunca escapou a corrente.

Tem aqueles que usam o tal do cubo para freio a disco com o pinhão parafusado nos furos dos discos.

Uso esse centro aqui: http://www.ciclourbano.com.br/componentes/movimentos/movimento-central-chin-haur-ch-52-107mm-rosca-italiana.html

Edit: se tiver a oportunidade de achar um quadro Super Italy, ele não se compara (na minha opinião) a um caloi 12 normal, é bem melhor, mas ajustado e tal. Tenho um Bernardi, mas ele é bem mais confortável, se isso for a sua pegada, pois ele tem a frente mais alta, já o Bernardi é mais arisco.





Editado por Neto1 - 21 Set 2017 as 19:16
Voltar ao Topo
Neto1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jul 2011
.
Offline
Mensagens:712
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neto1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2017 as 19:10


O cubo é esse ai, mas não consegui achar o modelo dele
Voltar ao Topo
mherpich Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2010
Salto do Jacuí
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mherpich Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2017 as 09:05
Beleza! Desvantagem da Super Italy resolvida.
Sempre tenho o ML e o OLX como fonte de pesquisa e não tem praticamente nada de central italiana!
Valeu cara.
A tua bike tá bonita, é basicamente assim que eu quero, mas somente SS, vou pintar o quadro de violeta e cromar o garfo caso não seja, guidão drop e freio tbem atrás - primeiro certo que não vou curtir o guidão assimétrico hehehe; segundo por ter mais uma posição na pegada sobre os manetes, já que a minha praia é longas distâncias.
Agora falta conseguir um 54 por um preço razoável!
Voltar ao Topo
Neto1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jul 2011
.
Offline
Mensagens:712
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Neto1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2017 as 17:49
Originalmente postado por mherpich mherpich escreveu:

Beleza! Desvantagem da Super Italy resolvida.
Sempre tenho o ML e o OLX como
fonte de pesquisa e não tem praticamente nada de central italiana!
Valeu cara.
A tua bike tá bonita, é basicamente assim que eu quero, mas somente SS, vou pintar o quadro de violeta e cromar o garfo caso não seja, guidão drop e freio tbem atrás -
primeiro certo que não vou curtir o guidão assimétrico hehehe; segundo
por ter mais uma posição na pegada sobre os manetes, já que a minha praia é longas distâncias.
Agora falta conseguir um 54 por um preço razoável!


54 não existe para quadros italianos . Os caras são enjoados, usam padrão de rosca do garfo diferentes, centros diferentes, para grupos usam a ponta do movimento central de medidas diferentes e é claros, medidas dos quadro diferentes, sendo elas ímpares. Se aparecer um Caloi Super Italy 54, pode acreditar que é 55*55
Voltar ao Topo
Neto1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jul 2011
.
Offline
Mensagens:712
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Neto1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2017 as 17:56
Se quiser altas emoções, procura por KHS aero turbo, já tive um. É duro nem uma mula manca, mas acelera que é uma beleza.

Esse é rosca inglesa

Mas acho que pra montar SS fica complicado por causa gancheira

Editado por Neto1 - 25 Set 2017 as 18:00
Voltar ao Topo
mherpich Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2010
Salto do Jacuí
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mherpich Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2017 as 09:20
kkkk já li sobre a agressividade desse quadro KHS com seat tube curvo. Sem dúvida é um quadro muito bonito! Eu tenho uma queda por esses quadros da década de 90, com geometria "quadrada", tubos finos... são cheios de charme.

Um tempo atrás comprei uma Giant Allegre se não me engano 1994, indicando ser toda original. Troquei os aros tubulares Mavic (tenho eles guardados) por aros Vzan team flyer clincher e usei ela por um tempo. Mas não durou muito. O quadro tinha muitos lascadinhos na pintura e, pelo menos aos meus olhos, aquilo era um atentado à beleza da magrela. Desmontei toda e mandei pintar o quadro/garfo com o mesmo vermelho perolizado original, poli todas as peças, pus conduítes, cabos, fita de guidão... tudo novo, do bom e do melhor. Ficou linda de sentar na frente, abrir uma cerveja e ficar só olhando! Agora tá aqui, toda perfeitinha, pendurada na parede, virou decoração hahahahah

Estou atento a qualquer quadro que se encaixe nessas características: tamanho 53 a 55 (pode ser ímpar tbem hehehe), aro 700, gancheira semi-horizontal e os bosses pra cambio no quadro. Até vi um Super Italy bem caprichado à venda essa semana, mas o cara tá pedindo 900 mangos mais o frete. Veremos.
Voltar ao Topo
CamaradaGabriel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mai 2010
BH-MG
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CamaradaGabriel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2022 as 01:52
Vi este tópico e queria saber se poderiam me ajudar a IDENTIFICAR se a bicicleta é uma Caloi 12 normal ou uma Super Italy.

Desde já agradeço!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X