Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bike do Zero - Speed e alguns componentes MTB
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bike do Zero - Speed e alguns componentes MTB

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ayalaskin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2017
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ayalaskin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bike do Zero - Speed e alguns componentes MTB
    Postado: 10 Set 2017 as 15:52
Olá pessoal!

Estou pensando em montar uma bike Speed mas gostaria de utilizar uma relação/cambio que geralmente são usadas no MTB.
Eu só pedalo por diversão e gosto bastante de personalizar e fazer alguns projetos em minhas bikes.

Para mim o ponto mais importante é utilizar um cassete sunrace 11/42 10v.
O resto não tenho problemas em trocar.

Para tentar suportar este cassete, imaginei a seguinte configuração
Dianteiro shimano-deore-xt-m786
Traseiro: shimano-deore-m610-sgs
Pedivela: shimano-tiagra-fc-4600-52x39

De resto seriam rodas 700, guidão, quadro e garfos em alumínio, tudo para speed.
Os freios provavelmente shimano tiagra, ou algo a disco, mas vou ver isto depois, por enquanto o importante é a relação.

Na experiência de vocês, acreditam que este projeto daria certo? Algumas sugestões de peças (mantendo sempre o cassete sunrace 11/42 10v).
Não pretendo gastar mais do que R$ 3 mil.

Grande abraço.

Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2017 as 09:56
Sua ideia é usar guidão drop e STI? Ou guidão reto? Montar essa relação você consegue, mas tem alguns desafios. Primeiro que os cambios Dyna-Sis não são compatíveis com STI, vc vai ter que procurar um cambio anterior a essa tecnologia. O cambio dianteiro precisa ser de estrada, pra ser compatível com o pedivela maior. O freio também requer um pouco de atenção, o STI tem puxada 1:1, enquanto os manetes de MTB usam 2:1, logo os freios a disco de mtb não são recomendados, embora conheço relatos de pessoas que usam assim mesmo e dizem que funciona. Fora isso dá pra usar essa relação de boa, o STI puxa qualquer cassete desde que o cambio traseiro seja compatível e de conta.

Mas acredito que uma relação assim só vale a pena se vc for usar pneus mais largos, tipo 700x35 ou algum de cravo pra ciclocross, que exigem mais força. Se a ideia é ter uma speed bem leve pra subir, uma relação 50-34 x 11-32 usando pneus 700x23 no asfalto fica bem leve pra subir sem precisar de um cambio de mtb.
Voltar ao Topo
Ayalaskin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2017
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ayalaskin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2017 as 10:57
Primeiramente obrigado pela resposta.

A ideia de usar um cassete 11-42 no lugar do 11-32 é porque para chegar em minha casa, tem 3 morros bem fortes. Durante o trajeto em si que faço, os morros não atrapalham tanto, seria mais para não precisar voltar para casa empurrando ou ter que descer de carro.

Quanto ao câmbio dianteiro, apenas os câmbios speed irão ser compatíveis com um pedivela com coroa 50? 

Se este for o caso, posso utilizar o Shimano Tiagra 4700 na frente, o que acha?

Atrás dá para pegar também o Shimano Tiagra 4700, será que ele aguentaria este cassete 11-42?

Quanto ao STI ainda não me decidi, na verdade fiquei assustado com o preço quando vi.

Estou considerando duas hipóteses:
1) Pegar o STI e utilizar o freio tiagra de sapatas.
2) Larmar mão do STI e colocar um rapid fire(ou algo parecido) e usar freio a disco, desta forma, no futuro, posso comprar rodas novas de MTB e fazer uma bike híbrida.

Voltar ao Topo
Paindinbuu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2017
junqueirópolis
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paindinbuu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2017 as 13:26
Se for usar quadro de speed o câmbio dianteiro tambem tem que ser de speed.

STI não é compátivel com cambio dianteiro de MTB, se for Shimano.

Tiagra 4700 ESQUEÇA !, o grupo só é compátivel com ele mesmo, ou seja um câmbio Tiagra 4700 só funciona com um STI Tiagra 4700.

Esse grupo Tiagra 4700 teve problemas no STI esquerdo, onde você voltava a marcha do câmbio dianteiro e o cabo ficava preso e não descia a marcha, a Shimano ja consertou isso, mas caso compre esse grupo pode ser que seja um lote antigo onde esse problema ocorra e ai vai ter que acionar a garantia pra pedir a troca.

Por 3000 reais não dá pra montar uma speed com 10V, a mais barata que existe até onde eu sei é a Caloi Strada Racing, custa uns 4600 + ou -.

Por 3000 só comprando uma Caloi Strada de 8v Grupo Claris, que já vem com pedivela reduzido 34-50, e trocando o cassete por um de MTB 8V 11-34, vai ficar com 1:1 na marcha mais leve, o que é muito leve pra uma speed.

O que você quer fazer só vai ficar legal se usar STI Tiagra 4600 e Câmbio Alivio M4000 de 9V que é totalmente compátivel com o STI de 10 e vai poder ter seu 11-42 de boa, o que dentro do orçamento de 3000 reais não cabe, só um quadro de speed bacana custa 1000 reais, e o pedivela mais 300 reais.

Outra solução é câmbio traseiro SRAM NX 10V e "STI" SRAM Apex, daí vai de boa, na frente tem que usar câmbio de speed mesmo, mas como todas peças SRAM são caras.
Voltar ao Topo
Ayalaskin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2017
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ayalaskin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2017 as 17:57
Olá.

De fato, acredito que não vou conseguir a speed no valor de 3 mil, principalmente devido ao alto preço do STI.

Quantos aos câmbios, você comentou de usar o livio m4000, mas não seria melhor tirar o Tiagra 4700 e colocar o Tiagra 4600? A diferença de preço é pouca e ele já para 10v.

Quanto ao quadro, achei por 500 reais no mercado livre um quadro de alumínio junto com o garfo. O cara disse que era da Monaco, mas não acredito que seja.

É permitido postar links do mercado livre aqui?


Voltar ao Topo
fhabib Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mar 2017
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fhabib Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2017 as 18:30
Amigos aproveitando o tópico, gostaria de comprar uma speed e colocar um guidao flat. Qual passador devo utilizar. Vi uns vídeos do exterior que utilizam rapid fire da linha Claris e até Tiagra, mas nunca vi a venda no Brasil. Teríamos alguma solução?
Voltar ao Topo
Paindinbuu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2017
junqueirópolis
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paindinbuu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2017 as 20:48
Originalmente postado por Ayalaskin Ayalaskin escreveu:

Olá.

De fato, acredito que não vou conseguir a speed no valor de 3 mil, principalmente devido ao alto preço do STI.

Quantos aos câmbios, você comentou de usar o livio m4000, mas não seria melhor tirar o Tiagra 4700 e colocar o Tiagra 4600? A diferença de preço é pouca e ele já para 10v.

Quanto ao quadro, achei por 500 reais no mercado livre um quadro de alumínio junto com o garfo. O cara disse que era da Monaco, mas não acredito que seja.

É permitido postar links do mercado livre aqui?




Sempre postei links do ML e Aliexpress e ainda não levei bronca dos admins.

Esse quadro Monaco é ruim, pesa em torno de 2,400g, quase igual o peso da Caloi 10 de AÇO !, a de 1980, não o modelo novo.

Olhe o PESO desse QUADRO BOM aqui link -> https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-796565965-quadro-speed-vicinitech-roubaix-2-garfo-carbono-solda-lisa-_JM

Se não quiser gastar tem o TSW TR20, que pesa 1,800g e custa uns 600 reais, não compre o TSW TR10, esse é pesado (2,100g) e custa o mesmo preço.

O Câmbio de speed que alcança mais dentes é o Claris 2400 que pega até 34 dentes na versão de braço longo, alternativas são Câmbio ULTEGRA R8000 ou o Duraace R9100 que tambem pegam até 34,mas são muito caros, o Tiagra 4600 não sei se chega até 34.

Um Alivio M4000, ou Acera M3000 ou ALTUS M2000, tanto faz na real, pegam até 45 dentes, então é a única opção pra usar esse cassete monstro de 42 dentes.

Ser quiser usar um cassete grande vai ter que usar um câmbio que alcançe até o topo dele, não existe 42 dentes nos cassetes de speed, por isso não tem câmbio que alcançe, na verdade 34 dentes já é considerado meio exagerado pra speed.

eu não sei quanto dinheiro você quer gastar, mas se for montar devagar peça por peça,então considere importar os câmbios e STI.

link -> https://pt.aliexpress.com/item/SHIMANO-ST-4600-Tiagra-Shift-Lever-2-10S-20S-Derailleurs-Road-Bicycle-For-Tour-and-Relaxing/32817789727.html?ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_1_10152_10065_10151_10068_10173_10326_10084_10083_10080_10307_10082_10081_10110_10137_10111_10060_10112_10113_10155_10114_10154_143_10056_10055_10054_10312_10313_10059_10314_100031_10099_10078_10338_10079_10103_10073_10102_440_10052_10053_10142_10107_10050_10051,searchweb201603_11,ppcSwitch_5&btsid=64aa9e79-3691-41db-8151-04167601c2ac&algo_expid=27f95ca4-be8c-4335-9e1f-9aed1aa28b1e-0&algo_pvid=27f95ca4-be8c-4335-9e1f-9aed1aa28b1e


Voltar ao Topo
Paindinbuu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2017
junqueirópolis
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paindinbuu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2017 as 21:03
Originalmente postado por fhabib fhabib escreveu:

Amigos aproveitando o tópico, gostaria de comprar uma speed e colocar um guidao flat. Qual passador devo utilizar. Vi uns vídeos do exterior que utilizam rapid fire da linha Claris e até Tiagra, mas nunca vi a venda no Brasil. Teríamos alguma solução?


É que speed é considerada bike de corrida no Brasil, MTB é a nossa bike urbana junto com as Barras Fortes.

Essa peça que você tá procurando não é fácil achar por que quem tem speed geralmente usa com guidão drop, então trazer os rapid fire não compensa pro importador.

A diferença é que esse rapid fire tem o trim pro câmbio dianteiro igual ao STI, e funciona perfeitamente com o grupo da speed, ao contrário dos rapid fire de mtb que são incompatíveis no câmbio da frente.

Olha o link de um Tiagra no ML -> https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-896273848-alavanca-rapid-fire-shimano-tiagra-sl-m4600-2-x-10-vel-cinza-_JM

É bem caro, fora que ainda tem que compra o manete de freio própia pra puxar ferradura, um Claris deve servir.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2017 as 09:49
dá uma olhada na montagem da minha, acho que é o tipo de relação que você quer.



---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2017 as 09:51
Originalmente postado por fhabib fhabib escreveu:

Amigos aproveitando o tópico, gostaria de comprar uma speed e colocar um guidao flat. Qual passador devo utilizar. Vi uns vídeos do exterior que utilizam rapid fire da linha Claris e até Tiagra, mas nunca vi a venda no Brasil. Teríamos alguma solução?

se vai usar cassete 10v de 11-42 vai ter que usar câmbio de mountain bike, de preferência com extensor de gancheira.

usando guidão flat  fica bem mais fácil, pode pegar um passador Deore qualquer e montar normalmente.


se não for usar um cassete tao grande, pode colocar um câmbio cage médio ou até cage curto de mountain bike mesmo. vai simplificar tudo
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2017 as 12:15
O problema maior ai é o orçamento, pra montar 10v fica complicado e a relação com mega cassete fica ruim pra estrada. No final vai ficar mais pra hibrida do que pra estrada, nesse cenário é mais fácil pegar um quadro de MTB e montar uma hibrida de verdade.

Mas existe o meio-termo que pode te ajudar, o btwin vendia a Triban 520 com uma configuração legal, usando coroa tripla, nesse caso você pode procurar uma usada em bom estado que fica bem dentro do seu orçamento. Ai se vc quiser é só colocar um cassete 11x32, o cambio aceita tranquilamente e com coroa tripla você vai ter 30x32 pra subir, praticamente a mesma coisa de usar um mega cassete e com custo bem mais baixo:

Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2017 as 12:43
depois de reler todo o tópico me parece  muito mais vantagem pro dono do tópico montar uma mountain bike ou híbrida do que comprar uma speed e adaptar esse tanto de coisa.

pegar um quadro 26 baratinho e montar com garfo rígido 29 e rodas 29/700 como eu fiz parece ser uma boa opção nesse caso.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Ayalaskin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2017
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ayalaskin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2017 as 13:17
Paindinbuu obrigado pelo link do Aliexpress, realmente a diferença de preço é absurda.
Quanto ao quadro, esse da monaco é muito pesado mesmo. Vou tentar achar algo meio termo como você citou.

TheLittle depois que eu vi o preço do STI aqui no Brasil (mais 1 mil reais) eu dei uma desanimada.
Mas importar do Aliexpress é uma boa, não tenho pressa, vou ir montando aos poucos.


Mas conversando um pouco sobre essa ideias de híbrida, acha que se eu desistir do STI, consigo manter o plano original de usar os câmbios Deore?
Será que os deaore traseiros aguentam o 11-42?
E será que os deores dianteiros aguentam o 52x39 ou 50x34?

Já quanto as rodas se eu usar uma aro 29 mtb não vou conseguir usar uma 700 speed certo?
Vai ter que ser 26 MTB e 700 speed?

O garfo seria melhor duro mesmo? ou com suspensão que tem trava?

Atualmente com minha MTB, eu ando na estrada todos os dias durante 2 horas diárias, e no fim de semana, de vez em quando, pego umas trilhas com o pessoal.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2017 as 13:21
qual sua MTB hoje? já usou ela com pneus finos (tipo 32mm ou menores)?

pode ser que vc tenha algo próximo do que você quer só trocando isso.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Ayalaskin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2017
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ayalaskin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2017 as 13:29
É uma canadian xterra 2.0 de uns 3 anós atrás.
Freios winzip, passadores saiguan, cambio shimano, aro 26, 21v.

Minha linha de raciocínio foi a seguinte:
Como ando mais no asfalto e as trilhas leves são só de vez em quando, estava pensando em montar uma speed.

Minha bike atual, sinto falta de uma marcha pesada, se eu dou uma forçada eu perco o pé muito fácil.
Dai veio a ideia da coroa 52-39 ou 50-34.

Porém vi que as speed não tem muita subida, e para voltar para casa, tem 3 morros bem fortes, dai a ideias de usar a 11-42.

Não quero comprar bike usada e nem nova, gostaria de montar do zero, gosto de mexer na bike e montar do zero, faz parte da diversão.

No meio do caminho, depois que havia criado o post, surgiu essa possibilidade da híbrida, o que seria legal, pois não precisaria abrir mão das trilhas de vez em quando. Mas agora levantou a dúvida sobre as rodas e sobre suspensão.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2017 as 14:11
No seu caso, talvez fosse interessante ter 2 bikes, uma pra rodar no asfalto e continuar com sua canadian pra rodar na terra. Pra rodar no asfalto a Speed é o melhor dos mundos, mas é uma bike pra performance, pra quem quer andar forte, ai não tem marcha leve. Se a ideia é só condicionamento físico, uma hibrida pode ser uma ótima alternativa, até por que vc vai pedalar bem mais confortável. Nesse caso você não precisa ir muito longe, dá pra usar um quadro de MTB aro 29, colocar um garfo rígido, usar guidão reto, rapid fire e uma coroa de estrada pra ter mais velocidade final. Se vc colocar uma coroa de 50-34 com esse cassete 11-42 dá pra usar os câmbios deore que funciona OK. Vc pode usar uma roda 29 mesmo e colocar pneus 700x28 ou 700x32mm que suportam tranquilamente esse aro. 

O resultado será uma bike bem ágil pra andar no asfalto com o conforto que sua MTB oferece. Eu por exemplo fiz isso na minha MTB que uso pra trabalhar, é uma aro 26 bem simples que converti pra hibrida usando o mesmo esquema e ficou muito bom, o custo x beneficio é ótimo pq fica uma bike rápida no asfalto sem gastar uma fortuna com peças caras de estrada:


Voltar ao Topo
AMS-RJ Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Abr 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AMS-RJ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2017 as 15:16
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

No seu caso, talvez fosse interessante ter 2 bikes, uma pra rodar no asfalto e continuar com sua canadian pra rodar na terra. Pra rodar no asfalto a Speed é o melhor dos mundos, mas é uma bike pra performance, pra quem quer andar forte, ai não tem marcha leve. Se a ideia é só condicionamento físico, uma hibrida pode ser uma ótima alternativa, até por que vc vai pedalar bem mais confortável. Nesse caso você não precisa ir muito longe, dá pra usar um quadro de MTB aro 29, colocar um garfo rígido, usar guidão reto, rapid fire e uma coroa de estrada pra ter mais velocidade final. Se vc colocar uma coroa de 50-34 com esse cassete 11-42 dá pra usar os câmbios deore que funciona OK. Vc pode usar uma roda 29 mesmo e colocar pneus 700x28 ou 700x32mm que suportam tranquilamente esse aro. 

O resultado será uma bike bem ágil pra andar no asfalto com o conforto que sua MTB oferece. Eu por exemplo fiz isso na minha MTB que uso pra trabalhar, é uma aro 26 bem simples que converti pra hibrida usando o mesmo esquema e ficou muito bom, o custo x beneficio é ótimo pq fica uma bike rápida no asfalto sem gastar uma fortuna com peças caras de estrada:



Tira uma dúvida, vc colocou aro 29 na sua? Os v-brakes na traseira, como vc fez, colocou adaptador?
Voltar ao Topo
Ayalaskin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2017
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ayalaskin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2017 as 15:46
Pela foto, quando freia entra na raia. Fica bom, deve parar na hora LOL.

Brincadeira a parte, ficou bem legal sua bike. Os bar end devem ajudar.
Vou dar uma filosofada se seria melhor uma hibrida, ou montar uma speed e guardar a canadian pras trilhas leves.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2017 as 09:23
Nesse caso tá com aro 26 mesmo, essa bike é bem simplizinha, só coloquei ela como exemplo. Mas com coroa de estrada, pneus finos e garfo rígido dá pra acompanhar as speed no plano sem problemas, não falta velocidade. Só não fica perfeito por que quadros de MTB priorizam mais o conforto do que o desempenho, mas pra rodar de boa com a galera tem sido o suficiente.
Voltar ao Topo
Ayalaskin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2017
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ayalaskin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2017 as 12:36
Qual relação você usa? Você sente que falta marcha pesada?
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2017 as 14:40
Nessa 26 eu uso 53x11, não falta marcha mesmo sendo 26, a ultima marcha é brutalmente pesada. Se vc usar aro 29 dá pra usar 50x11 que pelo tamanho da roda a velocidade final é ainda maior.
Voltar ao Topo
Paindinbuu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2017
junqueirópolis
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paindinbuu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2017 as 08:19
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Nessa 26 eu uso 53x11, não falta marcha mesmo sendo 26, a ultima marcha é brutalmente pesada. Se vc usar aro 29 dá pra usar 50x11 que pelo tamanho da roda a velocidade final é ainda maior.


53x11 é só pra poder continuar pedalando na descida mesmo, acho que ninguém empurra isso no plano, mesmo com vento a favor.

Mas quando as 26 dominavam no mtb a relação mais pesada era 48x11, Shimano fabricava catraca com pinhão menor de 11D.

Numa bike aro 29 essa relação não funciona porque alem da roda maior ser mais "pesada" pra girar, a medida de entre eixos é maior que em uma mtb aro 26, mesmo que o quadro 26 seja de tamanho maior que o quadro da 29.

Quando maior o entre eixos:
-> pior a aceleração
-> menor velocidade máxima(com uma determinada quantidade de energia)
-> mais lenta na subidas

Mas fica melhor em:
-> estavel no plano e nas descidas
-> mais confortável.


As speed tem o entre eixos reduzido, então acelerão como nenhuma outra bike e são boas pra manter altas velocidades e nas subidas tambem, apesar do peso importar muito na subida.

Mas são desconfortáveis, pelo entre eixos reduzido e o pneu que sempre roda com pelo menos 80 PSI.

Voltar ao Topo
Ayalaskin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2017
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ayalaskin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2017 as 09:35
Olá pessoal, depois de reler as opiniões e considerações de todos, decidi algumas coisas:

Vou largar mão do STI, ele é muito caro para meu orçamento, e é legal ter a flexibilidade de fazer trilhas leves de vez em quando.
No momento vou manter minha bike atual (canadian xterra 2.0) e trocar apenas a relação.
Vou pegar um pedivela menor um pouco, pois não vou ter perna mesmo (de 54 para 50 a coroa maior)

Segue as peças que estou pensando em trocar na bikpe:
Pedivela 34x50
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-813924501-pedivela-shimano-a070-fc-a070-34x50-170mm-_JM
R$ 199,00 frete grátis (1Kg)
ou
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-776823477-pedevela-duplo-tourney-34x50-_JM
R$ 250,00 frete gratis (745g)

Traseiro 10v:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-768667259-cambio-traseiro-shimano-deore-m615-sgs-10v-_JM
R$ 269 frete grátis

Dianteiro 2v
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-807753708-cmbio-dianteiro-shimano-deore-xt-m786-20v-down-swing-preto-_JM
R$ 175 frete grátis
ou
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-726376412-cambio-dianteiro-shimano-deore-fd-m616-2x10-349-318-2016-_JM
R$ 99,00 + R$ 22,00 de frete

Corrente 10v
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-855667826-corrente-10v-sunrace-cn10a-116-elos-20v-30v-compat-c-deore-_JM
R$ 95,00 + frete R$ 24,00 (266g)

Passadores 20v
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-876452948-passador-absolute-rx-2x10-20v-_JM
R$ 189 frete grátis

No futuro, eu troco as rodas, os freios, os quadros e o garfo.
Os freios, vou colocar a disco, desta forma eu consigo trocar as rodas de mtb para speed sem precisar reajustar os freios.
Neste futuro, eu decido se pego algo com suspensão ou com garfo rídigo.

Acredito que desta forma vou ter mais flexibilidade e postergo um pouco da decisão pra depois.

Perguntas:
-Quando a configuração acima, acreditam que vou ter compatibilidade nas peças?
-Existe alguma opção mais barata? Especialmente para o cambio traseiro e corrente?
-Alguma outra sugestão de passadores? Não conheço essa marca a qual linkei
-Não entendo sobre movimento central, terei que trocar?
-Irei precisar trocar mais alguma peça?
Voltar ao Topo
Ayalaskin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2017
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ayalaskin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2017 as 09:48
Esqueci do mais importante acima:

Cassete 10v 
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708807820-catraca-cassete-sunrace-mx3-10v-1142-pratavermelho-_JM
R$ 270,00 frete grátis (387g)

Até o momento está dando um pouco mais de mil reais na relação inteira.
Acho que paguei uns R$ 900 na bike inteira na época.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2017 as 12:12
Uma duvida, sua canadian é 21 marchas com catraca ou 24 marchas com cassete?
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2017 as 12:21
Originalmente postado por Paindinbuu Paindinbuu escreveu:

 
53x11 é só pra poder continuar pedalando na descida mesmo, acho que ninguém empurra isso no plano, mesmo com vento a favor.

Com aro 26 empurra sim, os aros 559 são muito pequenos e com pneus 32mm o diâmetro da roda cai muito, quando pego vácuo das estradeiras essa relação vai fácil. Já tentei usar 53x12 pra pegar uma relação melhor, mas no final pelo menos pra mim fez falta. Porem andando sozinho, só uso mesmo quando vou dar algum tiro pra sprintar. Agora pra aro 700 usar 53x11 eu acho desnecessário, a velocidade fica brutal, tem que gostar muito de embalar e parar tudo isso caso precise frear rápido é bem complicado.
Voltar ao Topo
Ayalaskin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2017
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ayalaskin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2017 as 12:26
Agora que você comentou, nunca reparei se é cassete mesmo, deve ser catraca.
Mas ela é 21 marchas. 

Uma coisa que lembrei, é que o cambio dianteiro tem q ser de speed né? pra caber a coroa de 50
Voltar ao Topo
Paindinbuu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2017
junqueirópolis
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paindinbuu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2017 as 06:50
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Originalmente postado por Paindinbuu Paindinbuu escreveu:

 
53x11 é só pra poder continuar pedalando na descida mesmo, acho que ninguém empurra isso no plano, mesmo com vento a favor.


Com aro 26 empurra sim, os aros 559 são muito pequenos e com pneus 32mm o diâmetro da roda cai muito, quando pego vácuo das estradeiras essa relação vai fácil. Já tentei usar 53x12 pra pegar uma relação melhor, mas no final pelo menos pra mim fez falta. Porem andando sozinho, só uso mesmo quando vou dar algum tiro pra sprintar. Agora pra aro 700 usar 53x11 eu acho desnecessário, a velocidade fica brutal, tem que gostar muito de embalar e parar tudo isso caso precise frear rápido é bem complicado.


Caramba, na minha Caloi 10 eu não empurrava mais que 52x20 no plano, se tivesse o vento a favor dava de boa, mas com vento parado já era cansativo e vento contra então eu já reduzia logo a marcha.

Se você comprar uma speed vai voar
Voltar ao Topo
Paindinbuu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2017
junqueirópolis
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paindinbuu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2017 as 06:54
Originalmente postado por Ayalaskin Ayalaskin escreveu:

Agora que você comentou, nunca reparei se é cassete mesmo, deve ser catraca.
Mas ela é 21 marchas. 

Uma coisa que lembrei, é que o cambio dianteiro tem q ser de speed né? pra caber a coroa de 50


câmbo dianteiro só tem que ser de speed se for usar coroa 50-34 na pedivela, mas se for ter tipo 28/38/48 então é de mtb o melhor.

A diferença é que o câmbio de speed lança corrente de uma coroa pequena pra uma grande com diferença de até 18 dentes, é o maior que eu já vi em um câmbio dianteiro de speed.
O de mtb lança até 20 dentes de diferença entre as coroas,mas vai com saltos menores entre as coroas até chegar na maior.
Voltar ao Topo
Paindinbuu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2017
junqueirópolis
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paindinbuu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2017 as 07:12
Pedivela -> os dois são iguais em modelo, logo tem o mesmo peso, ambos pesam menos de 1kg cada, não sei quando, mas é menos de 1kg, o pedivela tem braço de aluminio e coroas em aço, vai durar bastante.
Mas como vai por em quadro de mtb acho que vai ter que trocar o mov central, porque as coroas são grandes e o quadro de speed é mais "estreito" que o de mtb,principalmente nos tubos da corrente e do selim.

Compre o mais barato ( reparou como peça de speed é mais caro que mtb, o pedivela tourney de mtb custa 100 reais e o tourney de speed 200, é preço fictício, porque nem material a mais vai pra produzir)

Cambio traseiro -> é bom, mas só funciona com passador shimano dynasis, ou seja, câmbio deore precisa de passador shimano de mtb de 10v que seja dynasis tambem, se não , não vai funcionar.

Câmbio dianteiro -> tem que ser speed pra lança da coroa 34 pra 50, nenhum de mtb faz essa troca 16 dentes de uma vez só, mas cambio dianteiro de speed só funciona com passador de speed, ou alguma passador não indexado tipo aqueles que vai em cima do guidão.

Corrente -> boa

Passador -> infelizmente não é compátivel, por aqui tem que ser um shimano deore mesmo, pras marchas de trás, na frente só funciona legal se usar câmbio de mtb.



Editado por Paindinbuu - 15 Set 2017 as 07:15
Voltar ao Topo
Paindinbuu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2017
junqueirópolis
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paindinbuu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2017 as 07:24
-Quando a configuração acima, acreditam que vou ter compatibilidade nas peças?
Resposta -> Não, algumas peças são incompátiveis entre si.

-Existe alguma opção mais barata? Especialmente para o cambio traseiro e corrente?
Resposta -> Para câmbio de 10V não ou pelo menos nada que tenha tão bom custo/benefício, corrente é esse preço mesmo.

-Alguma outra sugestão de passadores? Não conheço essa marca a qual linkei
Resposta -> Passador deve ser Shimano de MTB para 10V para funcionar, esse modelo absolute não é compátivel.
link do deore -> https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-820510383-passador-shimano-deore-sl-m610-10v-_JM

-Não entendo sobre movimento central, terei que trocar?
Resposta -> Provávelmente sim, quadro de speed é mais "fino",as coroas ficam próximas do quadro, no de mtb elas se afastão enquando aumentão de tamanho, quadro de mtb é mais largo.

-Irei precisar trocar mais alguma peça?
Resposta -> Passador de dianteiro precisa ser compátivel com o câmbio da frente, um daqueles não indexado resolve.
Voltar ao Topo
juniolive Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2015
Fortaleza-CE
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar juniolive Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2020 as 00:47
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

dá uma olhada na montagem da minha, acho que é o tipo de relação que você quer.

https://www.pedal.com.br/forum/guidao-drop-em-moutain-bike-freio-e-cambio_topic88542. - https://www.pedal.com.br/forum/guidao-drop-em-moutain-bike-freio-e-cambio_topic88542.html



Você ainda está vendendo o Tanpan, amigo?
Voltar ao Topo
Vinícius Marçal Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jul 2019
Goiás
Offline
Mensagens:450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinícius Marçal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2020 as 12:53
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X