Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Matéria do Pra Quem Pedala sobre Enduro
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Matéria do Pra Quem Pedala sobre Enduro

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
nanito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2012
Novo Hamburgo
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nanito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Matéria do Pra Quem Pedala sobre Enduro
    Postado: 18 Jul 2017 as 17:51
Alguém daqui chegou a ver essa matéria do pessoal do Pra Quem Pedala?

Achei legal a matéria pra divulgar o All Mountain e a competição de Enduro, porém penso que ficou a desejar quando enfatizam que a modalidade é pra quem não gosta de pedalar. No entanto, ali eles estavam se referindo ao modelo de competição da etapa do BES, mas ficou meio generalizado o que falaram.

No facebook, a postagem deu o que falar e eles excluíram diversos comentários criticando a matéria. Com isso eu fiquei bem desapontado com eles, pois já acompanhei várias postagens deles e sempre curti o entretenimento que eles proporcionam. Mas a forma com que lidam com críticas, foi decepcionante na minha opinião.

E aí galera, o que acham? (sem extremismos por favor)

Aqui vai o link da matéria no facebook:

https://www.facebook.com/praquempedala/videos/1395659800516606/

Abraços!







Editado por nanito - 18 Jul 2017 as 17:51
Voltar ao Topo
Arantes89 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Nov 2015
Tocantins
Offline
Mensagens:251
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arantes89 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2017 as 22:13
Eu também sou um dos que não curtiram algumas coisas. Torço para que o canal cresça, apesar de não acompanhar mais. Cheguei até comentar sobre isso em outro tópico, infelizmente eles não aceitam a maioria das críticas(as construtivas é claro), eu mesmo já fiz diversos comentários, elogiando e também criticando algumas vezes, porém com intenção de ajudar e não como hater, mas sempre recebi as respostas secas com imposição de ideias. Acho que cada um tem sua opinião, gosto e isso tem que ser respeitado.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2017 as 23:18
Pensando nun trocadilho :Canal Pra quem pedala falando de bikes que nao se pedalao?

Aqui como ser traido pela lingua:
https://www.youtube.com/watch?v=apDchxlZWe8


Aos 2 minutos ela fala que o "Enduro exige que vc seja um montabiker completo"
Ai começa os bairrismos.

E novidade?novidade so se for em competiçoes,que o povo la fora e aqui no Brasil ja pedalao no meio do mato fechado ha tempos.

Pra min q bike,a BIKE completa ainda é a HardTail.Tanto que é normal bike de Enduro(isto nos videos q eu vejo do Bike Radar e do GCN)pé OBRIGATORIO o canote retratil,como o RS Reverb e etc,ou seja,fica regulando a altura do selin a cada 3 min.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2017 as 23:21
Qto a comentarios apagados,de boa,o canal é deles.Se eu fissese um video e punhase no meu canalha,e alguem postasse algo que eu nao gostaria de responder,apagaria sem dó.
É normal,o canal é deles,paciencia de como se age,e preciso lembrar q os comentarios,seja de videos do Tube qto de qq lugar sao muita vezes uma selvageria,uma fauna feia,nego q so vem xingar e fala bosta.
De boa,apagando se evita o inicio de discussoes inocuas que no 10 post ja nao se sabe sobre o que se falava antes.
Voltar ao Topo
gbraghirolli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2015
Florianópolis
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gbraghirolli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2017 as 14:34
Eu acho que a galera polemiza muito também. Eu acompanho todos os vídeos e também nunca tinha tido contato com o Enduro, somente com XC (como eles) e entendi perfeitamente a "leiguice" com que trataram do assunto. Eles mesmos assumiram que estavam falando sem conhecimento profundo de causa.
Na minha opinião a série de vídeos serviu muito bem para introduzir o Enduro ao pessoal do XC (que é a maioria da audiência deles), para despertar o interesse. Depois da matéria comecei a pesquisar mais e até penso em montar uma AM futuramente.
Voltar ao Topo
Pexera Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2015
Florianópolis
Offline
Mensagens:171
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pexera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2017 as 15:39
Mas falar sobre um assunto sobre o qual você não tem conhecimento te deixa ainda mais vulnerável a críticas e questionamentos, normal. E se não consegues conviver com tal fato é melhor nem iniciar a discussão ou talvez seja exatamente a intenção, gerar polêmica e views =)
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2017 as 18:10
eles só não entenderam que era inviável organizar uma competição com diferentes tempos por categoria, o que seria o certo.

eles nivelam por baixo mesmo, e dão tempo de deslocamento grande pra todo mundo conseguir completar os deslocamntos. Então pra quem é elite e/ou sobe bem, sempre vai sobrar tempo mesmo.

pelo jeito essa etapa não teve muitas subidas nos trechos cronometrados, onde que faz bastante diferença a parte física mesmo que sejam subidas curtas. algumas que participei tiveram umas partes planas ou subidas no meio das especiais que eram de fritar as pernas.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Marcelook32 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jan 2015
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:765
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelook32 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2017 as 20:06
Originalmente postado por gbraghirolli gbraghirolli escreveu:

Eu acho que a galera polemiza muito também. Eu acompanho todos os vídeos e também nunca tinha tido contato com o Enduro, somente com XC (como eles) e entendi perfeitamente a "leiguice" com que trataram do assunto. Eles mesmos assumiram que estavam falando sem conhecimento profundo de causa.
Na minha opinião a série de vídeos serviu muito bem para introduzir o Enduro ao pessoal do XC (que é a maioria da audiência deles), para despertar o interesse. Depois da matéria comecei a pesquisar mais e até penso em montar uma AM futuramente.

Penso exatamente como vc... pessoal só ve as criticas, mesmo os caras avisando 200x que era opinião deles e de leigo... parece que não querem que vire "moda"... tipo "a mas vamos manter o enduro só pra nós, deixa esses XCzeiros pra lá" kkkk

Deveriam agradecer pela visibilidade....
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2017 as 21:31
Isto nao vai acontecer.XC,CX,XCM,XCO,XCE,AM,DH,so pra citar os que usa pneus com cravos...sao todas diferentes em estilo e eficiencia,pega qaulquer uma delas e por no ambiente da outra ja era,patina feio.

Falta unidade,sobra bairrismos com especies e estilos de bikes
Tnheo nojo por exemplo de 2 faunas,os reclineiros e os fixeiros
MAs pera,os reclineiros q dizem q suas reclinadas sao perfeitas,chamando outras bikes de "convencionais" e fixeiros que dizem q "fixa é bike pura,o resto é sei la"

Reclinada precisa de um quadro diferente pra cada coisa,tem dezenas de tamanhos de rodas,ja fixa nao vou nen citar,tem ate MTB fixa,mas chegou na subida ja era...

Pega uma merda de uma bike de Enduro e vai roda deslocamento de 20km...
PEga uma merda de uma Hardtail e vai descer ladeira
O termo "merla" é pra frisar q nao existe bike perfeita,unica,nao qto a qualidade)

Nao existe uma bike completa,entao a fulana la dizendo que "enduro exige q o mtbr seja completo" é bem imbecil e ja atrai minha repulsa

COmo dizia o Batima,modere o linguajar.Enduro nao é moda,nao surgiu ontem,todo mundo ja desceu a lenha na bike no meio do barro,nomeio do mato com barro,ja carregou bike nas costas,ja caiu de cara n o barro,ja escorregou em galho na trilha(eu cai)

Alias,quem nao fez,faça.E nao é single track nao,é lama e mato mesmo.
E sim,faço isto com minha 29er full-rigid.

Se ela desce igual uma de Enduro?? what that f**k?
Logico q nao,mas uma bike de enduro nao rende igual a minha lixo no retao plano,entao,paciencia.

Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2017 as 21:31
Adoro estes off topic com "Ideologias do pedal"
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2017 as 21:34
Qto ao Pra quem pedala,sim,eles sao fracos,eu diria q simples demais nas explicaçoes

Por outro lado,eu digo igual o Bola do panico
"faz melhor"

sim,tem outros videos sobre Enduro,em ingles e sim,por incrivel e obceno que pareça,de BRs)portanto em Portugues)

Novamente eu digo,se eu fissese um video pro Tube,eu seria o dono e senhor,se um nego metido a besta me criticasse SEM ARGUMENTOS ou teria 2 escolhas:
1: Responder ele nos comentarios,a altura(o que geraria bateboca)
2: Apagar
3: Caso fosse pertinente,faria outro video comentando,coisa bem comum.
Voltar ao Topo
SrSky Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2016
F. Beltrão
Offline
Mensagens:237
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SrSky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2017 as 12:00
Achei interessante a serie sobre Enduro, tbm sou do mundo do XC e não consegui avaliar se eles falaram muita besteira, mas achei valida a iniciativa, principalmente para divulgar melhor a modalidade.

Com relação ao canal, tenho o mesmo problema que o Arantes comentou, acho o pessoal meio arrogante com relação as criticas, eles tem a opinião deles e ponto final, não tente argumentar, ou sugerir algo, não vai rolas.


Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2017 as 12:32
Devair, o que ela quis dizer "mtb completo" é que o cara tem que subir bem (técnica + físico) senão não completa os deslocamentos e/ou morre em trechos de pedal (plano ou subida) que possam ter nas especiais. Tem que descer bem pois as descidas são no nível de DH mas geralmente com um tempo muito mais longo de duração, e a bike apesar de ser muito capaz não é uma bike de DH "pura", o que exige um pouco mais de técnica pra andar rápido.
E além disso tem que aprender a ser totalmente autosuficiente, afinal se quebrar a bike o piloto tem que resolver com o que ele está carregando na mochila. assim como deve se manter hidratado e alimentado durante a competição, ou pelo menos programar os pontos de apoio.

agora pega XCO.. no Brasil as trilhas são bem light, tanto é que dá pra fazer com pneu fino 1.95, bike rígida e canote alto. tem apoio mecânico e hidratação durante a corrida, o cara não precisa levar nada. 
Só recentemente e nas provas lá fora que as trilhas tão cada vez mais difíceis obrigando os caras a usarem bikes parecidas e com bikes Trail e AM de alguns anos atrás, já que hoje elas conseguem ser muito leves. Mas mesmo assim é uma corrida totalmente controlada e dentro de um circuito fechado.

provas de XCM já exigem um pouco mais de autosuficiência dos pilotos, mas no geral o percurso são estradas de terra ou trilhas muito pouco desafiadoras. Por isso dificilmente quebra a bike, no máximo um pneu furado. Claro que tem os Brasil Ride da vida mas é uma prova pra poucos por uma série de motivos.

no outro extremo tem o DH que usa bikes inviáveis pra subida.

fora isso, as outras modalidades praticamente não tem adeptos aqui.

então eu também acho que sim, o Enduro é o formato de corrida que exige um "pacote completo" de habilidades do piloto. Ninguém ganha prova de enduro empurrando a bike nas descidas ou usando o famoso "cagão" nos obstáculos mais difíceis. E também não ganha se precisar parar pra empurrar a bike em alguma subida mais casca. Aliás, dependendo da prova, se não for bom de subida em certos casos nem se for o melhor nas descidas vai compensar isso. 


---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2017 as 14:04
Parte 1: Ideologias>
olhar algumas provas de MTB de 1995 vera q era o Enduro de outrora.
Tanto que Gary Fischer comenta sobre o XCO atual sao como ratos correndo,q ele acha ridiculo esta modalidade(XCO)tipo aqueles bixin q corre em gaiola,gira gira e ta no mesmo lugar,ele fala sobre isto,sobre o XCo atual ser percursos curtos e repetidos
Gostos a parte,eu acho o XCO o XCO,ou seja,é bom para o publico.E a maioria das provas de CX(vejo no TUbe,logico)tbm sao circuitos.
Entao,cada um é cada um,deu pra notar q o senhor Gary gosta de ar livre e maratonao?Nao sei.Acho q ele quis dizer q o XCO de o hoje nao representa o DH do inicio,da era dele.

É como dizer q o MTB foi inventado pelos americanos sem ver uma prova de CX de 1945.Porque eles,jas em 1910,pulavao rios com suas bikes(ta certo que eles jogavao a bike no rio,pulavao,e depois pegava de volta)

Seria entao tudo uma evoluçao?Uma familia de estilos.
O Enduro é um misto de ??
De DH eu sei,mas qual o segundo ingrediente?


Parte 2: A bike de Enduro:
Qto a bike,ja foi tentando em outras provas de XCO pro usar uma bike com suspensao traseira,e elas forao se adequando,fulando ganhou com uma,fulano perdeu com uma,enfim,mas ainda se mostrao,pelo menos neste estilo,inferiores,e nao é o peso(do amortecedor e balança)e sim,o fato de ter q fica travando e destravando o shock.Ja foi dito por alguem,tem alguns q fazem XCO e nen trava na suspa dianteira tem,mas conforme o circuito escolhido.

Novamente cuidado com o bairrismo de "'pilotos de DH" q apesar de saber que suas bikes nen sao bikes,dizem q elas sao as mais fodas do mundo(mesmo algumas nen tendo pedal

É so ver a deficiencia da bike de Enduro,o uso do canote retratil,pra que a bike sirva pra 2 situaçoes,a de descida e a de subida.
´E um recurso sem o qual la fora o cara nen entra na competiçao de Enduro,pois sua bike é limitada.
Sao bikes com nao 1,nen 2,mas 3 suspensoes pra poder ser eficiente

Entao contando 3 suspensoes,o senhor Gary,q diz q a bike simples jamais morrera,deve torcer o nariz pra elas.
Ou nao,ja q ele parece ter alem de um monte de bikes,uma mente aberta.

Bem vindo modalidade de Competiçao,tudo fomenta o mercado e o mundo da bike,mas sem exageros de disserem q X e superior a Y,pois pra começar,é uma bike que precisa de 3 suspensoes
Eu disse a mesma coisa qdo desciao o pau em XCE,q era ridiculo MTB no asfalto,parece q qdo nao é o estilo que o cara gosta ele desata a falar mal.


Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2017 as 14:38
Devair, pelo jeito você nunca fez uma trilha de verdade numa bike de enduro pois fala com um desconhecimento de causa. 

"É so ver a deficiencia da bike de Enduro,o uso do canote retratil,pra que a bike sirva pra 2 situaçoes,a de descida e a de subida.
´E um recurso sem o qual la fora o cara nen entra na competiçao de Enduro,pois sua bike é limitada.
Sao bikes com nao 1,nen 2,mas 3 suspensoes pra poder ser eficiente"


primeiro que canote retrátil NÃO É SUSPENSÃO.  A semelhança é que ALGUNS utilizam sistemas similares a suspensão para pode travar o canote em qualquer posição e também requerem manutenção periódica, aí até concordo que é uma coisa a mais pra manter. Mas alguns como o Specialized por exemplo tem uma trava totalmente mecânica. Nenhum deles serve pra amortecimento.

em segundo lugar ele não é pra suprir deficiência da bike e nem é extremamente necessário, mas serve principalmente dar MAIS SEGURANÇA pra se passar em certos trechos. Ainda to pra ver que prefira fazer trechos inclinados e técnicos com o banco alto ao invés do banco baixo. Não é descida de estradão que to falando e sim drops cabulosos de verdade. Dá pra fazer com o banco alto sim, mas garanto que vai ser muito mais seguro com o banco baixo. 

Você dizer que bike sem droper é limitada está falando que todas as bikes de XCO antes de começar a usar droppers eram limitadas, o que não faz sentido. Na verdade apesar de ter demorado um pouco o pessoal do XC competitivo percebeu que podem sim ter alguma vantagem nas provas usando o canote mesmo tendo que carregar o peso dele. Descer mais rápido diminuindo o risco de tomar um tombo por conseguir se posicionar melhor na bike parece estar sendo a escolha de cada vez mais pilotos de XCO.

eu espero que você um dia tenha oportunidade de fazer uma trilha realmente técnica ou participar de uma prova com uma boa bike "de enduro" (que na verdade não tem bike específica pra modalidade e sim pras trilhas que você vai andar, pode ter 100 a 170 de curso) e vai entender o que to falando.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2017 as 14:52
ou seja, uma bike de enduro apesar de não ser a mais eficiente pra certas situações (asfalto e estradão chato sem fim por exemplo) é a que consegue andar em QUALQUER TRILHA.

tendo um bom piloto, pode jogar numa trilha do mundial de DH, que ela vai zerar a pista toda sem peidar. E se tiver uma estrada pode subir pedalando até o topo.

Faz isso com uma rígida de XC, que você diz ser tão versátil, que eu quero ver. Pode colocar até o Greg Minaar, Aaron Gwin ou quem quer que seja em cima. Só de ver as pedras o pneu já sai do aro e este vira um 8 de medo. Com o banco alto e mesa negativa então vai capotar pra frente já na largada.




Editado por TheLittle - 20 Jul 2017 as 14:54
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2017 as 14:58
Realmente, dizer que o Canote Retrátil é feito para suprir uma deficiência é pegar pesado, para não dizer ignorância...

O próprio Henrique, praticante de XCM e também treina em circuitos de XCO, utiliza e sabe os benefícios de um canote retrátil, inclusive subsistiu o seu de trava mecânica por um hidráulico depois dessa experiencia no Enduro...

Acredito que a experiencia dele serviu para mostrar que o Enduro tem muito para crescer no Brasil ainda, pois ainda se assemelha mais com uma prova de Downhill do que uma de enduro propriamente dito... 

O enduro é uma das modalidades mais completas do MTB, mescla o MTB de origem (montanha), downhill e Maratonas... 

Lá fora não são provas apenas de descidas cronometradas, mas também se cronometra os tempos de chegada entre um ponto e outro, o que não seria muito legal de fazer em uma bike de downhill... 

Apesar de não ser praticante, acho que Enduro trouxe um pouco da velha proposta do MTB, porem com bikes evoluídas...


Editado por rafael_rtg - 20 Jul 2017 as 15:02
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2017 as 15:13
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

 
Lá fora não são provas apenas de descidas cronometradas, mas também se cronometra os tempos de chegada entre um ponto e outro, o que não seria muito legal de fazer em uma bike de downhill... 


aqui também, mas como falei, eles dão tempo demais entre os deslocamentos pra todas as categorias conseguirem completar a prova. aí pra quem pedala bem é tempo demais
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2017 as 15:29
Então tem provas que apenas colocam um limite entre um ponto e outro, e há provas que se cronometra também o tempo entre os pontos, no final é calculado o tempo total da prova... 

É quase que como uma Maratona sem largada conjunta, sem todo mundo junto brigando para quem chega primeiro... Aqui fica interessante, pois a pessoa não se preocupa com perda de tempo para se reidratar, ajustar a bike, etc, o que vale é o quanto ela realmente pedalou....


Editado por rafael_rtg - 20 Jul 2017 as 15:32
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2017 as 15:35
Definindo melhor o que eu quis dizer, rs:

"Uma prova de Enduro é multidisciplinar e tem vários estágios. A maior parte é disputada em trechos de downhill cronometrados, mas oferece também percursos de cross country e até longas escaladas. O campeão será o ciclista que concluir todos os estágios com o menor tempo acumulado."

Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2017 as 11:39
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Então tem provas que apenas colocam um limite entre um ponto e outro, e há provas que se cronometra também o tempo entre os pontos, no final é calculado o tempo total da prova... 

É quase que como uma Maratona sem largada conjunta, sem todo mundo junto brigando para quem chega primeiro... Aqui fica interessante, pois a pessoa não se preocupa com perda de tempo para se reidratar, ajustar a bike, etc, o que vale é o quanto ela realmente pedalou....

interessante

então o cara termina um especial e sai correndo feito maluco pra fazer checkin no outro especial. aí ele tem um tempo entre a chegada dele e o horário de largda da próxima especial pra mexer na bike, se alimentar, etc.. seria isso?
esse tempo de deslocamento soma no geral mesmo? ou ele tem um "peso" menor no resultado?

pq ainda assim fica mais parecido com um XCM do que enduro.


Editado por TheLittle - 21 Jul 2017 as 11:40
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2017 as 13:41
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Então tem provas que apenas colocam um limite entre um ponto e outro, e há provas que se cronometra também o tempo entre os pontos, no final é calculado o tempo total da prova... 

É quase que como uma Maratona sem largada conjunta, sem todo mundo junto brigando para quem chega primeiro... Aqui fica interessante, pois a pessoa não se preocupa com perda de tempo para se reidratar, ajustar a bike, etc, o que vale é o quanto ela realmente pedalou....

interessante

então o cara termina um especial e sai correndo feito maluco pra fazer checkin no outro especial. aí ele tem um tempo entre a chegada dele e o horário de largda da próxima especial pra mexer na bike, se alimentar, etc.. seria isso?
esse tempo de deslocamento soma no geral mesmo? ou ele tem um "peso" menor no resultado?

pq ainda assim fica mais parecido com um XCM do que enduro.




Tem que ter um peso, pois senão quem for mais rápido na subida vai ganhar também, pois se passa muito tempo na subida e não tem como recuperar nas descidas.
Voltar ao Topo
gbraghirolli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2015
Florianópolis
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gbraghirolli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2017 as 13:59
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Então tem provas que apenas colocam um limite entre um ponto e outro, e há provas que se cronometra também o tempo entre os pontos, no final é calculado o tempo total da prova... 

É quase que como uma Maratona sem largada conjunta, sem todo mundo junto brigando para quem chega primeiro... Aqui fica interessante, pois a pessoa não se preocupa com perda de tempo para se reidratar, ajustar a bike, etc, o que vale é o quanto ela realmente pedalou....

interessante

então o cara termina um especial e sai correndo feito maluco pra fazer checkin no outro especial. aí ele tem um tempo entre a chegada dele e o horário de largda da próxima especial pra mexer na bike, se alimentar, etc.. seria isso?
esse tempo de deslocamento soma no geral mesmo? ou ele tem um "peso" menor no resultado?

pq ainda assim fica mais parecido com um XCM do que enduro.




Tem que ter um peso, pois senão quem for mais rápido na subida vai ganhar também, pois se passa muito tempo na subida e não tem como recuperar nas descidas.

Pelo que eu entendi, vendo os vídeos do PQP e lendo comentários aqui, a parte cronometrada que vale ponto mesmo é a descida. Os deslocamentos tem apenas um tempo limite, que se for ultrapassado deve perder ponto, ou ser eliminado, algo assim....
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2017 as 14:07
Originalmente postado por gbraghirolli gbraghirolli escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Então tem provas que apenas colocam um limite entre um ponto e outro, e há provas que se cronometra também o tempo entre os pontos, no final é calculado o tempo total da prova... 

É quase que como uma Maratona sem largada conjunta, sem todo mundo junto brigando para quem chega primeiro... Aqui fica interessante, pois a pessoa não se preocupa com perda de tempo para se reidratar, ajustar a bike, etc, o que vale é o quanto ela realmente pedalou....

interessante

então o cara termina um especial e sai correndo feito maluco pra fazer checkin no outro especial. aí ele tem um tempo entre a chegada dele e o horário de largda da próxima especial pra mexer na bike, se alimentar, etc.. seria isso?
esse tempo de deslocamento soma no geral mesmo? ou ele tem um "peso" menor no resultado?

pq ainda assim fica mais parecido com um XCM do que enduro.




Tem que ter um peso, pois senão quem for mais rápido na subida vai ganhar também, pois se passa muito tempo na subida e não tem como recuperar nas descidas.

Pelo que eu entendi, vendo os vídeos do PQP e lendo comentários aqui, a parte cronometrada que vale ponto mesmo é a descida. Os deslocamentos tem apenas um tempo limite, que se for ultrapassado deve perder ponto, ou ser eliminado, algo assim....

isso, no caso do BES é assim. Mas esse tempo limite, se você pedalar bem, as veze sobra 30 a 50 min até a sua largada.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2017 as 14:08
Pelo que entendi vcs nao entendem nada

nen eu
Pela descriçao postada pelo rapaz,os deslocamentos sao cronometrados,a subidas e descidas,mas tem um tempo entre elas,nao é uma prova como XCM,sem paradas,e depois é somado tudo.

É isto?
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2017 as 14:09
Trocadilho;

Vendo os videos do PQP?puta que pariu?
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2017 as 14:10
É um DownHill q quer perder o estigma de nao ser uma bike,copiou o XCO e o XCM,de que tanto falava mal...
Ou seja,arregou pro XC.
chupa DH
Voltar ao Topo
gbraghirolli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2015
Florianópolis
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gbraghirolli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2017 as 14:19
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Trocadilho;

Vendo os videos do PQP?puta que pariu?

Tanto que o nome da loja é PQP Store hahaha
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2017 as 14:23
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Pelo que entendi vcs nao entendem nada

nen eu
Pela descriçao postada pelo rapaz,os deslocamentos sao cronometrados,a subidas e descidas,mas tem um tempo entre elas,nao é uma prova como XCM,sem paradas,e depois é somado tudo.

É isto?

não

existem diferentes tipos de cronometragem.

nessa q o Rafael falou, cronometram-se também deslocamentos, embora ele não tenha esclarecido exatamente como é.



no caso do BES a cronometragem é feita só nas especiais, que devem incluir no mínimo 70% de descidas. Ou seja, uma especial pode conter até 30% de planos e subidas. E de fato na maior parte das vezes tem planos e subidas nas especiais, por isso bike de DH não ganha.

no caso dos deslocamentos é dado um tempo limite. 

você ganha um adesivo com os seus horários de largada e deve cumprí-los para não ser penalizado;

Exemplo fictício de uma prova do BES:

Largada D1 08:00
Largada E1 09:05
Largada E2 10:00
Largada E3 10:30
Chegada D3: 11:20


significa que você tem que estar no QG as 8:00 pra começar a prova, e tem 1:05h pra chegar até a largada do E1.

Concluído o E1 vc vai pro E2. Ou seja, entre a largada do E1 até a do E2 vc tem 55 minutos (nesse caso já incluindo o tempo gasto no E1 e mais o Deslocamento 2.  E assim por diante.

Vc tem que fazer o checkin até uma certa hora (no caso 11.20) pra completar a prova.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2017 as 14:31
ah, e o resultado é a soma dos tempos das ESPECIAIS descontado de eventuais penalizações por não ter conseguido cumprir o tempo de deslocamento ou mesmo por desrespeitar o regulamento, por exemplo pedalar sem capacete, jogar lixo no chão (sim até isso), não dar passagem pra um atleta mais rápido, usar resgate pra chegar nas trilhas, etc.

---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2017 as 17:34
A gente discutindo aqui e ja tem uma matéria no site sobre enduro...


Então, o que quis dizer, que na visão, ou tipo de prova não sei direito que o Henrique participou, focou demais nas descidas, como em uma prova de Downhill... 

Como já falado na matéria,  as provas trazem um mix de terrenos... E assim como existem os trechos cronometrados de Downhill, existem trechos cronometrados de subidas, mas este trechos são curtos, como diz na matéria acima... 

Entre um ponto cronometrado e outro, existe um tempo máximo para você chegar, é nessa hora que eu quis dizer que a pessoa tem um tempo para se hidratar e ate fazer algum ajuste em sua bike, é claro, quando mais tempo ela perder fazendo isso, mais corre o risco de se atrasar para o próximo ponto...




Editado por rafael_rtg - 21 Jul 2017 as 17:36
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2017 as 20:30
Entao,seja bemvindo "nova" modalidade

Tudo ajuda a nao fica na mesmice de sempre,ano apos ano.Por isto a UCI tenta mudar o "perfil" da comp de XCO,mesmo mantendo a regra basica(maximo 60km de percurso)Ai um circuito privivegiando quem desce mais rapido,outro que é mais tecnico nas pedras,e por ai vai

magina se fosse sempre tudo igual,ano apos ano(se bem q no speed é assim e nao enjao,entao nao sei)

Acho q ta certo,o foco mais em descida,pois a bike em si privilegia isto,se fosse 50% ai alguns logo logo estarao de HT e ai la se vai a novidade.

Ah sim,periga de logo log alguem disser assim "mais uma moda de bike empurrado pelos fabricantes pra vender"

Compra quem quer,roda nestes trechos quem quer.Eu ainda acho a HT mais versatil,menos custosa,com menos partes pra pipocar.
SE for Pro va la,mas como estilo a ser praticado pelas massas(amadores em geral),uma full é bem mais custosa $.

Bom pra aqueles que praticao e querem manter uma,como diria,um ar de importancia,talvez exclusividade,nao sei ao certo que palavra usar.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2017 as 03:24
uma ht de xc com certeza tera manutenção mais simples que uma full mas nunca será mais versátil

tem certos niveis de trilha em que ela se torna inadequada e ate mesmo perigosa
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2017 as 05:03
É uma discussao ideologica.Vejamos,se pegar todos os tipos/estilos de MTB conhecidos,temos entao:

Deslocamento(ou seja,aquelas famosas MTB q rodao no asfalto)
Treeking(passeio de peba)
XCO(60km de corrida de ratos,como disse o cara)
XCM(acima de 60km)
XCE(eliminator)
Enduro(mato com barro)
DH(ladeira abaixo)

Faltou algum?Nao vou por bikes/ambientes de FreeRide,de Bike trial,ou CX q nao acho que convem,quero por bikes q suportao mudar de ambiente sem penar.Apesar de ter videos de speed descendo rampa de Enduro,eu acho q quebra no final da pista...
Agora pegamos todas as bikes existentes,butamos o mesmo piloto em cima,e ele rodara por todos os estilos ali citados(faltou o compra nao na padaria,mas nao vou esticar)
Todas as bikes existentes no MTB:
HT
Trail
AM
Enduro
DH

Em uma simulaçao grotesca,qual delas saira com uma somatoria de pontos melhor,haja visto que cada uma tem um ambiente correto e eu estou propondo usar todas em todos os ambientes e depois tirar uma media.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2017 as 05:03
16.5kg uma bike de DH?eita.E eu q achava a minha lixobike pesada...

https://youtu.be/-Qw3ws4Rkqk
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2017 as 07:40
vale descer a trilha de dh correndo com a bike nas costas? o quanto o DH "pesa" no seu cenário?
em todo caso voto na trail
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2017 as 14:44
Poderiamos entao tirar tanto a bike de DH qto o trecho em que ela anda?Porque pelo video,tanto da pra pedalar ela,claro,na posiçao de selin dela,subir onde sobe XCO vai ser grotesco.
Da mesam forma q ela sera,qual a palavra?ridicula subindo prova de XCO,lerda,embora com 16.5kg nao precise empurrar,so de uma relaçao mais leve,tbm da pra descer de HT uma pista de DH,mas lentameeeeeeente...

O que proponho é uma somatoria de tempos,nota q esta é a pauta do topico,q o Enduro é uma somatoria,nao uma prova reta.
E tudo imaginativo,pr ver qual a bike mais versatil,a q tenta fazer tudo.

E a gente sabe,quem tenta fazer tudo nao faz nada direito...
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2017 as 14:48
Novamente,explicando,pegar todas as 5 especies,e botar lado a lado.
Imagine uma hora todas descendo um trecho de DH,outra hora todas fazendo um Cape Epic,e no domingo de manha indo a padaria compra pao.
Bem notado,é isto que a prova de Enduro tenta,ser bem versatil,mas sem exagerar pra nao virar algo estranho,foca mais no DH light,por assim dizer.
É bom porque com a mesma bike vc nao fica "a pé" nas outras situaçoes.

Qto a pesar,ou seja,qto a qto vale cada trecho,nao tem carinho e afago,todas rodarao em seus habitats e nos das outras,o mais arduo seria mesmo o XCM?ou o XCO?nao sei.
EX: PEga a bike de DH,desce a pista de DH e cronometra,e .Pega as outras e faz o que puder.
AI pega um XCM de 160km,roda com a HT,e .Pega as outras e ,bem,deu pra entender.

Editado por Devair - 22 Jul 2017 as 14:51
Voltar ao Topo
Arantes89 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Nov 2015
Tocantins
Offline
Mensagens:251
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arantes89 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2017 as 16:34
kkkkkkkk Caramba Devair, que raiva é essa das bikes de DH LOL
Pra todo terreno, também votaria numa trail.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2017 as 21:14
Eu acompanhei... Já tive o prazer de trocar duas figurinhas com o Henrinque, e creio que ele entendeu o que eu quis dizer...

Acho ele um cara legal, e deixei bem claro que não é pessoal. El'é alguém que nunca teve perrengue, e isso o transformou num ciclista excelente, mas incompleto do ponto de vista vida...
Claro, existe sempre um receio, mas pode ver que ele não é um cara que faça muitos amigos pelo caminho, e boa parte das vezes ele ignora outros ciclistas, se restringindo a seu círculo...
Também passa a impressão, de que se alguém discordar dele, este vai chorar pro papai. Quero dizer, não vi em nenhum momento ele admitir que estava errado a respeito de nada, ou considerar que um outro estava certo...

Não é preconceito por ele (e a família) serem bastante endinheirados, assim como o círculo de amizades, mas é uma realidade: ele é de uma esfera totalmente diferente da maioria do país! E nessas as soluções que ele apresenta são risíveis.

Por exemplo, esta temporada no enduro e a viagem de 3 dias na MTB...
Ele pegou uma bike top, com uma marca concorrente, e ciclistas experientes nas trilhas (que aliás toda vez que vi, estavam esperando ele), etc... E foram andar no mato! Ok, mas é isso mesmo o esporte? Não ficou claro pra mim os objetivos, como se vence, porque usar equipo A invés de B...
Não esperava um mini-curso, mas foi várias vezes generalizado e superficial demais...

No caso da viagem, ele gastou uma pequena fortuna em coisas, e maioria delas ele não tinha nem noção de como usar ou de quanto precisava... Bom pra ele, ruim pra mim que não posso!
Achei mega engraçado ele não admitir que não sabe o lado que tá o ovo na frigideira...
Pior ainda que teve a ideia insana de dormir ao relento em pleno sertão, como se estivesse num hotel! Isso é coisa que a maioria de nós meros mortais, com 5 anos já sabia... Fico feliz que o colono lá alertou sobre onças, porque seria um fim trágico, por inocência/ignorância dele e da sua turma...

O lado bom, é que ele tem acesso a coisas que meros mortais não teriam, e pode se prestar a se aprofundar (ainda acho muito superficial em geral, quando não recheado de achismos) em algumas coisas que para nós é totalmente inviável...
Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X