Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Largura interna aro
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Largura interna aro

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Largura interna aro
    Postado: 06 Jul 2017 as 15:38
Antes lembro que eram 17mm, foram para 19mm, agora 21mm e a DT Swiss tem rodas levíssimas para XC e mesmo assim escolheram 24mm. 

A origem disso tudo é porque no início os aros de ferro era largos, porém pesados e a solução foi usarem aros de speed 622 de alumínio com 36 furos que Keith Bontrager cortou um pedaço e ressoldou, deixando eles como 559 e 32 furos. Por isso a origem de rodas estreitas para MTB e com 32 furos.

A Mavic ainda aposta em aros estreitos. Mas a dúvida mais comum é qual largura usar hoje em dia com tanta opção de largura de aro e de pneus. A MAxxis lançou novos pneus de enduro 2.4 que são mais largos que os 2.5 antigos. É a nova linha feita especialmente para aros de até 30mm. 

Abaixo a foto do novo protótipo do RaceKing onde na lateral tem até a indicação de largura do aro. Assim fica mais fácil.







Editado por Fabio - 06 Jul 2017 as 23:52
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2017 as 01:06
A tendência é aros mais largos para o MTB combinado com pneus tubeless. É só ler nas reportagens especialmente as inglesas de como os caras reclamam quando o aro estreito compromete a bike nas curvas mais radicais. Realmente hoje, o padrão mínimo é 21mm nas 29ers
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2017 as 09:13
Os fabricantes de aros/rodas sempre indicaram a largura do pneu adequado para cada modelo, mas largura de pneu varia muito, por isso achei interessante essa inversão onde o fabricante do pneu indica a melhor largura de aro, afinal é mais fácil medir a largura interna do aro do que a largura do pneu que é influenciada por n variáveis. 
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2017 as 08:05
Estou a procura de aros largos para minha 29. Alguém sabe um site que contenha esses aros?
Na minha estão os VZAN LEVEL (de level não tem nada rsrsrs) e segundo o fabricante as medidas são de 20mm


Alguém pode me indicar outro aro mais largo que esse?
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2017 as 12:14
WTB i23. 23mm de largura interna. Feito para pneus tubeless 29x2.4"
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2018 as 03:09
Tem um detalhe que eu nunca atentei, mas vivia me perguntando porque mesmo os cravos laterais do pneu ficavam intactos... Por muito tempo usei 40 a 48 PSI em 26, e passei pra 29 também. Até que depois de alguns tombos, comecei a entender o porque precisava de mais tração. Embarrassed
Assim comecei a fazer testes, e hoje estou a usar 30 na dianteira e 35 na traseira.

Um resposta óbvia ao não-desgaste dos cravos laterais, e que eu trago do motociclismo, seria que eu não deito nas curvas, porque não ando em alta velocidade. 
Ok, faz sentido mas tem algo errado, porque mesmo deitando pouco, o pneu deforma na curva com baixa pressão e o cravo pega sim.
Ainda temos que a parte que fica no lado interno da curva - ou seja, os cravos laterais - ao menos em tese, arrastam um pouco devido a menor tração e menor velocidade linear, para uma mesma velocidade radial da parte central da roda que é quem comanda isso...

Ouvindo uma entrevista do Edu Capivara, ele fala sobre usar um aro mais largo na trial, para o pneu abrir mais aumentando a tração... E aqui está o pulo do gato! 
Eu usei sempre aros de 19 mm de largura e pneus 53 mm (2.1 "), o que deixa o pneu praticamente como um tubular. 
Se usasse no entanto, aros com 21 ou 24 mm de largura, os pneus teriam formato mais elipsoidal, aumentando a área de contato com o solo.

Em termos técnicos: terei um aumento de banda de rodagem (largura), e uma redução na tala (altura).

Isso explica também, que na época da 26, eu não notei NENHUMA diferença quando usei pneus de 49,5 mm (1.95 "), ou mesmo 44,5 mm (1.75 "). 

Como tenho mais tração natural, isso permite usar uma pressão levemente maior, diminuindo as chances de algo entrar e furar a câmara ou sofrer um snake bit.
Vai me permitir curvar melhor, e ter um aproveitamento melhor do pneu.

Creio que terei alguma perda mínima, porque a roda ficou menor, e também porque ela vai arrastar mais no asfalto - e creio que minha bike veio com aros de 19 mm, justamente porque ela é uma bike de loja, e que apesar da cara off-road, quem iria comprar iria no máximo pedalar no parque.
Essa perda mínima no diâmetro final, pode ser recompensado, num ganho mínimo na aceleração e desaceleração.

No quesito conforto é onde eu mais estou curioso. Como terei em tese uma tala menor, ela tem menos efeito suspensão, mas como tenho uma banda maior, creio que ela "abrace" mais as imperfeições, e assim ela esteja mais grudado no chão.

Isso tudo e fez bater o martelo quanto a trocar as rodas, e não só os cubos... Terei outros ganhos em peso, por ir de 36 para 32, talvez 28 furos etc...

PORÉM precisa ser pesado o tipo de terreno que se anda. EU raramente entro na lama - que é onde esses cravos laterais se fariam necessários e úteis! Meu pedal é estradão de terra batida (maioria das vezes mais pedra que terra LOL ), asfalto, algumas partes de cascalho solto, e areia (é contorno de rio). Só vejo barro, quando propositadamente eu entro nele - geralmente na beira da estrada depois de uns dias de chuva ou numa poça de lama, criada pelo trânsito intenso, acúmulo natural de água e sombra o dia inteiro... Enfim...

Agora, o povo da lama, pode aprender com as fat bikes européias, onde o povo mete até parafuso e porca, para criar spikes (e rodar no gelo).
Recentemente vi um cara do DH fazendo isso, e confesso que me senti tentado a fazer isso com pneus velhos, pra ver como é rodar no estradão. Se ele tem melhor desempenho, porque eu não?LOL

Entretanto... Pneus mais largos tem menos atrito no sentido do movimento, e mais atrito no sentido transversal - que é onde importa, ao menos não sou, e nem sei de ninguém que saia cantando pneu na bike em qualquer lugar... Tongue

A tese, vem das road bikes, mas a física é a mesma para qualquer coisa...

https://www.youtube.com/watch?v=vUymjvbRmro

Editado por Ismah/Cabelo - 28 Jan 2018 as 03:26
Voltar ao Topo
MatheusLPS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2011
Ouro Branco-MG
Offline
Mensagens:336
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MatheusLPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2018 as 21:07
Estou saindo de uma bike de 21mm interno que era a Vitus para uma Trek de 29mm com pneus 2.4 cravudos.

Prefiro ter mais grip do que rolagem. Me sinto mais seguro. Não eh à toa que sempre usei os continental xking na frente e à trás.

Veremos se sentirei muita diferença.
Voltar ao Topo
DougFF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2015
Pará de Minas
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DougFF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2018 as 08:54
Eu tenho uma roda que é um tijolo mas é de 22,4 interno e uso o x-king 2.4 dianteiro..
Uso tubeless e esses 22mm nunca me deram problema de pneu torcendo na lateral. Calibragem sempre variando entre 24 a 22 psi.

Creio que 21 pra 24mm já faça bem o papel da não deformação do pneu em curvas.
Interessante seria um meio termo, acho que 23mm.

Eu to olhando um parte de rodas com 21mm
E depois vou trocar o aro da minha antiga de 22 por uma de crest mk3 de 23mm.
Mas isso mais pra frente quando eu acabar de deixar a bike do jeito que eu quero.

Lembrando que o pneu quando tem a largura maior, acomoda e tem a área de contato aumentado.
Qd é de 17mm por exemplo, o pneu fica meio circular.
Não sei se deu pra entender...mas os cravos laterais no caso pegam pouco quando ele é circular.



Editado por DougFF - 30 Jan 2018 as 08:56
Knowledge Health Strenght.

2015 - KHS Tempe.
1994 - KHS Montana True Temper.
Voltar ao Topo
clayton01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Jan 2018
formosa go
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar clayton01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2018 as 10:00
bom dia, topico antigo, mas para quem se interessar, a vzan tem novo aro extreme pro com 22,50mm de diametro interno!
Voltar ao Topo
savioricardo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2018
Minas Gerais
Offline
Mensagens:299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar savioricardo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mai 2019 as 07:37
Originalmente postado por clayton01 clayton01 escreveu:

bom dia, topico antigo, mas para quem se interessar, a vzan tem novo aro extreme pro com 22,50mm de diametro interno!

Acabei de comprar esse aro Extreme Pro pra montar num par de cubos Novatec 791/792.

Esperar chegar pra montar e ver.


Voltar ao Topo
Vinicius Trevisan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Ago 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:1513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinicius Trevisan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2019 as 10:47
Originalmente postado por savioricardo savioricardo escreveu:

Originalmente postado por clayton01 clayton01 escreveu:

bom dia, topico antigo, mas para quem se interessar, a vzan tem novo aro extreme pro com 22,50mm de diametro interno!

Acabei de comprar esse aro Extreme Pro pra montar num par de cubos Novatec 791/792.

Esperar chegar pra montar e ver.



Savio, ficarei muito grato se você puder postar suas primeiras impressões depois da roda montada. Estou namorando estes aros desde o seu lançamento mas, como são novos, ainda encontro muito pouco conteúdo sobre eles.
https://www.strava.com/athletes/1206610
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X