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Coversão suspensão ar para mola |
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TheLittle
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em relação a altura da frente, as fox costumam ser entre 0.5 a 0.7cm mais baixas que as pike do mesmo curso
ou seja, colocando a pike vai aumentar em até 1.5cm a altura da frente. na minha Camber eu aumentei de 110 pra 140 e achei que a bike ficou muito, muito melhor. Melhor inclusive que com a Fox 32 de 130mm. inclusive acho a camber uma bike sub aproveitada, eles tentaram fazer ela na pegada XC mas no fim das contas é uma Stumpjumper (o triângulo dianteiro é o mesmo) com balança e shock diferentes. quem tem uma, sugiro experimentar com uma suspensão 140 ou 150, fica muito melhor se for usar pra trail e enduro. Editado por TheLittle - 17 Out 2017 as 13:07 |
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Fabio
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Só o fato de diminuir o ângulo do garfo, já melhora em muito a condução. Pois começa a pegar os obstáculos mais na horizontal no momento do impacto. Minha Pike é de 160mm, mas acho que não tem como aumentar para 170 ou 180 usando as peças da Lyrik.
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TheLittle
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não dá, o damper não "estica" além de 160. Já testei nas minhas. A 27,5" de 160 ja tá no limite. A 29 de 140mm sobra exatamente 2cm de pistão pra dentro. os stanchions e o cartucho das lyric são mais longos.
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Fabio
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Rock Shox Pike RC 29 160mm Pelo garfo que é, é MUITO leve |
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TheLittle
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qual bike vai essa?
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Fabio
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Enduro 29. Desmontei toda agora, pois decidi que vou ficar com ela e dar uma repaginada. Não vou trocar por outra, pois as únicas coisas que eu querer de diferente era a Lyrik. Fiz o tópico dela lá no fórum de AM.
Editado por Fabio - 17 Out 2017 as 23:11 |
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jefmello
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Aproveitando o comentario da Recon, tenho uma Caloi Elite FS com a RS Recon 100mm. Curto essa pegada allmontain e por isso gostaria de aumentar o curso da suspensão dianteira...será que compensa pra essa bike? Meu role é bem curtição pra essa bike e tb tenho outra 29 de XC. Abraço. |
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TheLittle
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eu aumentaria. tanto é que fiz na Anthem 29 e achei que ficou bem melhor a bike.
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jefmello
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Obrigado, TheLittle...mas o limite da Recon é 120mm?
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TheLittle
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a minha q veio na giant era, e vi mais algumas pessoas convertendo. mas nao tenho certeza se todas recon convertem, tem que abrir pra ver
sobre angulo de direção, aa bikes xc modernas estão vindo com 69 aproximadamente |
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guilhermemtb29
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Minha Pike chegou, suspa top, não testei ainda mas domingo ela vai tomar um trato, no anuncio não dizia mas ela é Dual Position Air, melhor que eu esperava porque meu pedal é mais um AM mesmo, com bastante subida técnica, e essa redução de curso deve ajudar bastante. Paguei "apenas" R$1750,00 na suspa, na caixa com NF e todos os itens que acompanham(kit reparos e bomba), o único ponto "negativo" é que ela e branca kkk. Agora resta vender minha Fox...
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Fabio
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Nunca mais acha por esse preço. Kkk |
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TheLittle
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bom demais hein
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Nico
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Tenho uma suspensão RS Revelation Team 2010, 26, eixo de 20 mm e espiga 1.5 inteiriça – verdadeira relíquia! - e pretendo fazer essa conversão para mola, mas estou com dificuldades em identificar todos os componentes necessários.
A suspensão está em perfeito estado (pelo menos os componentes dela estão), comprei zero, na caixa. Só que ela usa o antigo sistema dual air e desde que adquiri foi um problema atrás do outro. Pelo que pesquisei, entendi que o dual air tem um problema de migração indesejada do ar entre as câmaras positiva e negativa. O que sempre ocorre com a minha é a perda de pressão na câmara negativa. A suspensão fica dura e em seguida o selo/raspador do lado esquerdo se solta e é empurrado pra cima na haste. Em uso normal, sem grandes saltos nem nada.
Diversas revisões em mecânicos treinados pela RS, problema voltava poucos dias depois, suspensão ficava mais parada que em uso. Cheguei a trocar o sistema u-turn air original pelo dual air convencional, mas o problema sempre voltava.
Pesquisando em fóruns gringos, vi que várias pessoas tiveram esse problema com as Revelations e fizeram a conversão para mola com sucesso, utilizando os componentes da RS Sektor, que – segundo eles – é bem semelhante à Revelation.
Até onde entendi, a conversão seria simples, mas alguns dizem ter feito alterações no lado direito da suspensão também, o lado do retorno, pois é necessário uma “negative spring” e aí eu já não entendi mais nada…
Eu já adquiri a mola, levei ao mecânico autorizado, ele até tentou montar, mas disse que faltam algumas peças e só. Não se interessou muito pelo meu caso, só fez a revisão corriqueira de sempre e devolveu a suspensão. Nem aindei ainda, pois a bike está desmontada pra uma reforma geral. Certeza que o problema vai voltar, já aconteceu até com a bike parada.
Pelo que observei
nas vistas explodidas do manual RS, parece que há umas
buchas/espaçadores de metal na parte inferior da mola, que ficam
dentro da canela da suspensão. Essas buchas eu não tenho. Achei que
era só colocar a mola e pronto. E também tem outro problema que não
resolve na revisão: quando a suspensão retorna após ser
comprimida, ela sempre atinge algum batente antes de parar e danifica
um anel de borracha. E não adianta ajustar a velocidade do retorno.
Claro que isso não deveria acontecer. Alguma sugestão? Obrigado |
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TheLittle
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provavelmente está faltando a mola negativa mesmo. ela q "segura" a volta do curso de certa maneira, pois faz força no sentido oposto a mola principal.
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guilhermemtb29
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Acho que tu precisa colocar uma mola mesmo ou até um batente de elastômero.
E dá pra retirar os anéis de vedação da mola pneumática, eles ajudam a segurar um pouco a suspa, diminuindo a sensibilidade em pequenos impactos. |
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guilhermemtb29
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Ah esse lance de mola ou elastõmero, é tudo do lado da mola, no outro lado acho que não precisa mexer em nada...
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Nico
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The Little, a mola negativa seria no caso de eu tirar a parte pneumática e instalar a mola de metal. Segundo os que fizeram a conversão, isso é necessário porque o sistema de retorno da Revelation, é diferente do sistema de retorno da Sektor. Seria algum tipo de compensação. Esse fato da suspensão atingir o batente quando estica apareceu recentemente. Já fiz duas revisões, com dois mecânicos diferentes e a suspensão voltou com o problema. O chato é que nenhum deles teve interesse em inspecionar e descobrir a causa do problema. Eu realmente gostaria de aproveitar essa suspensão, porque ela dá certinho no meu quadro Cannondale, não fica com cara de adaptação e a bike fica com a frente "imponente", apesar de ser uma bike 26" - a espiga é inteira de 1.5", não é cônica. |
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Nico
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Então, Guilherme, eu também acho que não precisa mexer em nada do lado direito, mas eu não tenho habilidade mecânica nem ferramentas para tentar fazer eu mesmo. Engraçado é que eu vi a suspensão desmontada na oficina e ela tem a aparência impecável, tanto por dentro quanto por fora. Já pensei até em comprar uma Sektor nova e passar todos os componentes para a minha - supondo que haja compatibilidade - só para aproveitar a espiga de 1.5", que é uma "mosca branca". Se eu não conseguir adaptar, só me resta adquirir outro modelo. Mas como a suspensão é 26", tá cada vez mais difícil encontar uma no mercado. |
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Nico
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Corrigindo meu último post: "Está cada vez mais difícil encontrar uma suspensão BOA para bike 26". Pelo menos com espiga cônica e eixo de 15 mm. Acho que a bike ainda merece. Suspensão básica 26" ainda acha.
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guilhermemtb29
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Nico, pesquisa ai no Google imagens, por "rock shox top out bumper" e "top out spring", acho que é isso que tá faltando ou danificado na tua suspa
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