Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > All Mountain / Enduro / Trail
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Coversão suspensão ar para mola
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Coversão suspensão ar para mola

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2017 as 13:03
em relação a altura da frente, as fox costumam ser entre 0.5 a 0.7cm mais baixas que as pike do mesmo curso

ou seja, colocando a pike vai aumentar em até 1.5cm a altura da frente.

na minha Camber eu aumentei de 110 pra 140 e achei que a bike ficou muito, muito melhor. Melhor inclusive que com a Fox 32 de 130mm.

inclusive acho a camber uma bike sub aproveitada, eles tentaram fazer ela na pegada XC mas no fim das contas é uma Stumpjumper (o triângulo dianteiro é o mesmo) com balança e shock diferentes. quem  tem uma, sugiro experimentar com uma suspensão 140 ou 150, fica muito melhor se for usar pra trail e enduro.



Editado por TheLittle - 17 Out 2017 as 13:07
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2017 as 13:43
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

em relação a altura da frente, as fox costumam ser entre 0.5 a 0.7cm mais baixas que as pike do mesmo curso

ou seja, colocando a pike vai aumentar em até 1.5cm a altura da frente.

na minha Camber eu aumentei de 110 pra 140 e achei que a bike ficou muito, muito melhor. Melhor inclusive que com a Fox 32 de 130mm.

inclusive acho a camber uma bike sub aproveitada, eles tentaram fazer ela na pegada XC mas no fim das contas é uma Stumpjumper (o triângulo dianteiro é o mesmo) com balança e shock diferentes. quem  tem uma, sugiro experimentar com uma suspensão 140 ou 150, fica muito melhor se for usar pra trail e enduro.



Só o fato de diminuir o ângulo do garfo, já melhora em muito a condução. Pois começa a pegar os obstáculos mais na horizontal no momento do impacto.

Minha Pike é de 160mm, mas acho que não tem como aumentar para 170 ou 180 usando as peças da Lyrik.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2017 as 13:54
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

em relação a altura da frente, as fox costumam ser entre 0.5 a 0.7cm mais baixas que as pike do mesmo curso

ou seja, colocando a pike vai aumentar em até 1.5cm a altura da frente.

na minha Camber eu aumentei de 110 pra 140 e achei que a bike ficou muito, muito melhor. Melhor inclusive que com a Fox 32 de 130mm.

inclusive acho a camber uma bike sub aproveitada, eles tentaram fazer ela na pegada XC mas no fim das contas é uma Stumpjumper (o triângulo dianteiro é o mesmo) com balança e shock diferentes. quem  tem uma, sugiro experimentar com uma suspensão 140 ou 150, fica muito melhor se for usar pra trail e enduro.



Só o fato de diminuir o ângulo do garfo, já melhora em muito a condução. Pois começa a pegar os obstáculos mais na horizontal no momento do impacto.

Minha Pike é de 160mm, mas acho que não tem como aumentar para 170 ou 180 usando as peças da Lyrik.

não dá, o damper não "estica" além de 160. Já testei nas minhas. A 27,5" de 160 ja tá no limite. A 29 de 140mm sobra exatamente 2cm de pistão pra dentro.

os stanchions e o cartucho das lyric são mais longos.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2017 as 22:44
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Aliás, hoje vou tirar a Pike e vou pesá-la pela primeira vez. Vamos ver quanto vai dar com o tudo de direção já cortado.

Rock Shox Pike RC 29 160mm

Pelo garfo que é, é MUITO leve


Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2017 as 23:07
qual bike vai essa?
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2017 as 23:10
Enduro 29. Desmontei toda agora, pois decidi que vou ficar com ela e dar uma repaginada. Não vou trocar por outra, pois as únicas coisas que eu querer de diferente era a Lyrik. Fiz o tópico dela lá no fórum de AM.

Editado por Fabio - 17 Out 2017 as 23:11
Voltar ao Topo
jefmello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2012
sorocaba-sp
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jefmello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2017 as 13:14
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

excelente tópico! nao imaginava essa treta em uma suspa fox... ja aprendi +1

aproveitando a discussão the little, estou usando uma RS recon ajustada pra 120mm... é minha primeira suspa a ar e não tenho outras referências

pessoalmente achei ela muito firme apos a revisão, troca de óleo e retirada do toquinho, feitas em janeiro... veio calibrada com a pressão da tabela da RS... não aproveitava nem 3/4 do novo curso e olha que sou pesado...

então dei uma pesquisada e fui baixando a pressão ela até achar um sag e fim de curso mais perto do que eu queria... no final ela obviamente ficou mais macia e com uma leitura ótima em qualquer situação... claro que como não há almoço grátis, aumentaram as situações em que eu pedalo com ela travada, o que não eh problema pois venho do garfo rígido e uso pneus 2.2 (que se tornarão 2.4 assim que esse par moer)

minha dúvida: esse tipo de ajuste "fino" também não amenizaria esse problema de damper das Fox com esta construção que vice explicou?!?!

abs e bons pedais

edit: postando do celular com maldito corretor sabido kk


ameniza um pouco sim, mas aí ela começa a dar fim de curso facilmente e afunda muito rápido mesmo em frenagens da dianteira. 

o ideal é diminuir o volume da câmara (colocando mais óleo) aí você pode usar menos pressão e ainda fica com um suporte intermediário e de fim de curso melhor.


Aproveitando o comentario da Recon, tenho uma Caloi Elite FS com a RS Recon 100mm. Curto essa pegada allmontain e por isso gostaria de aumentar o curso da suspensão dianteira...será que compensa pra essa bike? Meu role é bem curtição pra essa bike e tb tenho outra 29 de XC. Abraço.
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2017 as 13:21
eu aumentaria. tanto é que fiz na Anthem 29 e achei que ficou bem melhor a bike.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
jefmello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2012
sorocaba-sp
Offline
Mensagens:170
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jefmello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2017 as 13:28
Obrigado, TheLittle...mas o limite da Recon é 120mm?
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2017 as 13:35
a minha q veio na giant era, e vi mais algumas pessoas convertendo. mas nao tenho certeza se todas recon convertem, tem que abrir pra ver

sobre angulo de direção, aa bikes xc modernas estão vindo com 69 aproximadamente
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
guilhermemtb29 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Nov 2015
RS
Offline
Mensagens:74
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guilhermemtb29 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2017 as 09:48
Minha Pike chegou, suspa top, não testei ainda mas domingo ela vai tomar um trato, no anuncio não dizia mas ela é Dual Position Air, melhor que eu esperava porque meu pedal é mais um AM mesmo, com bastante subida técnica, e essa redução de curso deve ajudar bastante. Paguei "apenas" R$1750,00 na suspa, na caixa com NF e todos os itens que acompanham(kit reparos e bomba), o único ponto "negativo" é que ela e branca kkk. Agora resta vender minha Fox...
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2017 as 10:00
Originalmente postado por guilhermemtb29 guilhermemtb29 escreveu:

Minha Pike chegou, suspa top, não testei ainda mas domingo ela vai tomar um trato, no anuncio não dizia mas ela é Dual Position Air, melhor que eu esperava porque meu pedal é mais um AM mesmo, com bastante subida técnica, e essa redução de curso deve ajudar bastante. Paguei "apenas" R$1750,00 na suspa, na caixa com NF e todos os itens que acompanham(kit reparos e bomba), o único ponto "negativo" é que ela e branca kkk. Agora resta vender minha Fox...



Nunca mais acha por esse preço. Kkk
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2017 as 10:28
bom demais hein
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Nico Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2007
Goiânia - Goiás
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nico Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2017 as 16:31

Tenho uma suspensão RS Revelation Team 2010, 26, eixo de 20 mm e espiga 1.5 inteiriça – verdadeira relíquia! - e pretendo fazer essa conversão para mola, mas estou com dificuldades em identificar todos os componentes necessários.


A suspensão está em perfeito estado (pelo menos os componentes dela estão), comprei zero, na caixa. Só que ela usa o antigo sistema dual air e desde que adquiri foi um problema atrás do outro. Pelo que pesquisei, entendi que o dual air tem um problema de migração indesejada do ar entre as câmaras positiva e negativa. O que sempre ocorre com a minha é a perda de pressão na câmara negativa. A suspensão fica dura e em seguida o selo/raspador do lado esquerdo se solta e é empurrado pra cima na haste. Em uso normal, sem grandes saltos nem nada.


Diversas revisões em mecânicos treinados pela RS, problema voltava poucos dias depois, suspensão ficava mais parada que em uso. Cheguei a trocar o sistema u-turn air original pelo dual air convencional, mas o problema sempre voltava.


Pesquisando em fóruns gringos, vi que várias pessoas tiveram esse problema com as Revelations e fizeram a conversão para mola com sucesso, utilizando os componentes da RS Sektor, que – segundo eles – é bem semelhante à Revelation.


Até onde entendi, a conversão seria simples, mas alguns dizem ter feito alterações no lado direito da suspensão também, o lado do retorno, pois é necessário uma “negative spring” e aí eu já não entendi mais nada…


Eu já adquiri a mola, levei ao mecânico autorizado, ele até tentou montar, mas disse que faltam algumas peças e só. Não se interessou muito pelo meu caso, só fez a revisão corriqueira de sempre e devolveu a suspensão. Nem aindei ainda, pois a bike está desmontada pra uma reforma geral. Certeza que o problema vai voltar, já aconteceu até com a bike parada.


Pelo que observei nas vistas explodidas do manual RS, parece que há umas buchas/espaçadores de metal na parte inferior da mola, que ficam dentro da canela da suspensão. Essas buchas eu não tenho. Achei que era só colocar a mola e pronto. E também tem outro problema que não resolve na revisão: quando a suspensão retorna após ser comprimida, ela sempre atinge algum batente antes de parar e danifica um anel de borracha. E não adianta ajustar a velocidade do retorno. Claro que isso não deveria acontecer.


Alguma sugestão? Obrigado

Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2017 as 16:36
provavelmente está faltando a mola negativa mesmo. ela q "segura" a volta do curso de certa maneira, pois faz força no sentido oposto a mola principal.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
guilhermemtb29 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Nov 2015
RS
Offline
Mensagens:74
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar guilhermemtb29 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2017 as 17:17
Acho que tu precisa colocar uma mola mesmo ou até um batente de elastômero.
E dá pra retirar os anéis de vedação da mola pneumática, eles ajudam a segurar um pouco a suspa, diminuindo a sensibilidade em pequenos impactos.
Voltar ao Topo
guilhermemtb29 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Nov 2015
RS
Offline
Mensagens:74
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar guilhermemtb29 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2017 as 19:26
Ah esse lance de mola ou elastõmero, é tudo do lado da mola, no outro lado acho que não precisa mexer em nada...
Voltar ao Topo
Nico Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2007
Goiânia - Goiás
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nico Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2017 as 19:44
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

provavelmente está faltando a mola negativa mesmo. ela q "segura" a volta do curso de certa maneira, pois faz força no sentido oposto a mola principal.


The Little, a mola negativa seria no caso de eu tirar a parte pneumática e instalar a mola de metal. Segundo os que fizeram a conversão, isso é necessário porque o sistema de retorno da Revelation, é diferente do sistema de retorno da Sektor. Seria algum tipo de compensação. Esse fato da suspensão atingir o batente quando estica apareceu recentemente. Já fiz duas revisões, com dois mecânicos diferentes e a suspensão voltou com o problema. O chato é que nenhum deles teve interesse em inspecionar e descobrir a causa do problema. Eu realmente gostaria de aproveitar essa suspensão, porque ela dá certinho no meu quadro Cannondale, não fica com cara de adaptação e a bike fica com a frente "imponente", apesar de ser uma bike 26" - a espiga é inteira de 1.5", não é cônica.
Voltar ao Topo
Nico Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2007
Goiânia - Goiás
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nico Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2017 as 19:53
Originalmente postado por guilhermemtb29 guilhermemtb29 escreveu:

Ah esse lance de mola ou elastõmero, é tudo do lado da mola, no outro lado acho que não precisa mexer em nada...


Então, Guilherme, eu também acho que não precisa mexer em nada do lado direito, mas eu não tenho habilidade mecânica nem ferramentas para tentar fazer eu mesmo. Engraçado é que eu vi a suspensão desmontada na oficina e ela tem a aparência impecável, tanto por dentro quanto por fora. Já pensei até em comprar uma Sektor nova e passar todos os componentes para a minha - supondo que haja compatibilidade - só para aproveitar a espiga de 1.5", que é uma "mosca branca". Se eu não conseguir adaptar, só me resta adquirir outro modelo. Mas como a suspensão é 26", tá cada vez mais difícil encontar uma no mercado.
Voltar ao Topo
Nico Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2007
Goiânia - Goiás
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nico Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2017 as 19:59
Corrigindo meu último post: "Está cada vez mais difícil encontrar uma suspensão BOA para bike 26". Pelo menos com espiga cônica e eixo de 15 mm. Acho que a bike ainda merece. Suspensão básica 26" ainda acha.
Voltar ao Topo
guilhermemtb29 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Nov 2015
RS
Offline
Mensagens:74
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guilhermemtb29 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2017 as 20:12
Nico, pesquisa ai no Google imagens, por "rock shox top out bumper" e "top out spring", acho que é isso que tá faltando ou danificado na tua suspa
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X