Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Vai comprar a primeira bike? Leia aqui
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Vai comprar a primeira bike? Leia aqui

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Daniel Moreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:514
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Vai comprar a primeira bike? Leia aqui
    Postado: 24 Jun 2017 as 02:25
Se você chegou até aqui, provavelmente vai usar a bike pra fazer trilhas, se transportar, passear e/ou apenas se divertir/treinar em longas pedaladas na estrada.

Você pode usar a mesma bicicleta pra tudo, mas quanto mais pesado for o uso, mais caro vai ser, e cada tipo de bicicleta vai ser melhor para o uso que foi projetada.

Antes de comprar a primeira bike, é essencial responder as seguintes perguntas:

1 - Qual vai ser o uso com a bicicleta?

2 - Qual o valor máximo que pode gastar com a bike?

Essas perguntas vão definir o tipo e o nível da bike que você vai comprar. Os principais tipos de bicicleta são Speed, mtb (mountain bike), e hybrida, que é uma mistura das duas anteriores (é basicamente uma mtb sem suspensão). Diferenças e outras vertentes aqui: (inserir link)

Escolhido o tipo de bike, é importante descobrir o tamanho ideal do quadro (15 a 22), o que te trará mais conforto. Alguns recomendam fazer um bike fit, outros simplesmente usam uma bike que tenha o quadro do seu tamanho (ou próximo) outros já usam qualquer um. De maneira geral, quanto mais você for usar a bike, mais importante será o tamanho.
Sobre o bike fit:
Planilha de bikefit
Bikefit virtual
Regulagem ideal da sua bike

Agora vamos ao que interessa, a bike!!!

Montar a bike ou comprar inteira?

Pra quem está iniciando, é recomendando comprar inteira, pra não dar dor de cabeça, e geralmente sai mais barato. Depois, se necessário, você vai personalizando a bike do seu jeito.

Onde comprar?
Eu particularmente só compro usada de agora em diante, por vários motivos, pessoais e financeiros. Em loja física é mais caro. Tem gente que gosta porque dependendo da loja, você é bem atendido, faz bike fit, e ainda faz test drive na bike.

Quanto custa?
Depende do quão pesado você pretende pegar com a bike. Se for só passear de vez em quando, qualquer bike serve, agora se for fazer o famoso donwhill, aí meu amigo, prepara o bolso. Pra quem vai usar a bike pra se transportar, fazendo em média de 10km pra mais por dia, é recomendado uma bike de no mínimo 2000 reais (valor de bike nova) tipo essa. Se você pretende gastar menos que isso, é recomendando comprar uma bicicleta usada. Dicas para comprar bike usada aqui: (inserir link).

O tamanho do aro (26, 27,5, 29) também interfere no preço. Quanto maior, mais caro. Veja aqui a diferença entre o tamanho dos aros.

Como saber se a bike (nova) está com bom custo benefício?
Vamos usar as MTB como exemplo: As bicicletas gonew endorphine (NETSHOES) tem um ótimo custo x benefício (e ainda tem um ótimo desconto pra usuários do fórum. Juro que não é propaganda :P). Analise e compare os componentes com outras bicicletas do mercado.

Dependendo da marca da bike (que na maioria das vezes é só a marca do quadro) vai sair bem mais caro. Tem gente que acha a marca do quadro um fator muito importante, eu já não ligo tanto. Você decide. Veja mais infos sobre as marcas aqui: (Inserir link)

Avaliando os componentes:
No mercado, há duas marcas mais conhecidas para componentes, Shimano e Sram, e aqui no Brasil, principalmente pra galera pobre menos favorecida financeiramente, a shimano é ainda mais comum. Veja aqui um comparativo entre as duas marcas (inserir link).

Mas não se engane, não é só porque a bike é "toda shimano" que ela é boa, o buraco é bem mais em baixo. Veja abaixo os modelos dos componentes shimano, do mais caro pro mais barato:

XTR (M980, M9000, M9050)
Saint (M820)
XT (M780, M8000, M8050)
SLX (M670, M7000)
ZEE (M640)
Deore (M590, M610, M6000)
Alívio (M430, M4000)
Acera (M390, M3000)
Altus (M370, M2000)
Tourney (TZ, TX)

Além dos modelos, é importante considerar também a data que entraram no mercado. Na lista acima, entre parênteses, citamos os modelos de 2009 em diante (os números maiores representam os mais novos). Veja a lista completa aqui. Ou seja, uma bike anunciada "com componentes deore", não quer dizer muito. As vezes é só um cambio dianteiro deore, antigo.

O mais caro (e bota caro nisso) não necessariamente é o melhor, pois como eles são feitos pra competição (preocupados com leveza), alguns dizem que são menos duráveis. Mas o fato é que a reposição das peças é mais cara também. Você que decide se vale a pena.

Se você vai só se transportar, do tourney até o alívio já está de bom tamanho, acima disso, a melhora no desempenho vai ser muito pequena. Se vai pegar mais pesado com a bike, fazendo trilhas médias pra pesadas, já vale a pena procurar por bikes com deore em diante.

Recentemente eu comprei uma bike usada aro 26, com grupo alivio m4000, que custou 1200. Uma nova custaria mais que o dobro.

Mas qual a diferença entre esses modelos?
Basicamente: Mais opções de marchas, mais precisão, suavidade e conforto na troca das marchas, e menos manutenção. Veja aqui diferenças técnicas entre cada modelo: (inserir link).

Suspensão, vale a pena? Qual usar?
De modo geral, toda MTB vem com suspensão, mas dizem que se só a suspensão for menos de 500 reais, é melhor usar um garfo rígido. Veja mais informações aqui: (inserir link)

Qual freio?
Existem basicamente 2 tipos de freio, v -brake e disco, porém os modelos e marcas são vários. Alguns dizem que tem freio a disco pior do que v-brake, então não se iluda achano que o freio é top só porque é disco. Para quem vai usar a bike só pra passeio, v-brake é mais que suficiente. Pra transporte também, porém se você pretende pegar chuva, ou fazer qualquer uso mais pesado, aí já é bom pegar um freio a disco. Mais informações aqui: (Inserir link)


Se precisar de alguma análise comparativa de bicicletas, crie um tópico que a galera ajuda :)

Outros tópicos interessantes:

Bicicleta com suspensão no quadro/full suspension: (Inserir link)

Importação de peças, vale a pena? Dicas de como importar: (Inserir link)

Vale apena usar bermuda de ciclismo? Quais modelos bons e baratos?: (Inserir link)

Duas ou uma coroa, vale a pena? Como fazer?: (Inserir link)

Outros produtos para bike, lanternas, capacetes, bombas etc: (Inserir link)

...


(Dei um ctrl+c ctrl+v nos links do tópico antigo)
Iniciando no Mountain Bike.
Como melhorar em subidas.
Pedalando em pé e fora do banco.
Classificados de MTB.
Classificados de Estrada.
Lojas com bom preço e confiáveis.
Faróis led.
Alimentação.
Dicas de segurança:


Editado por Daniel Moreira - 24 Jun 2017 as 23:05
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2017 as 08:17
Legal, Daniel! Bem organizado, mas acho que daqui a um mês se perdeu no caminho. Infelizmente quase ninguém lê um tópico inteiro.

Minha sugestão é abrir um tópico com essas sugestões, pedir para um moderador fixa-lo e bloquear.

Assim a informação não vai ficar perdida.

Outra coisa que sinto falta é a objetividade por parte de quem responde, mas isso acho que da nossa cultura.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
Daniel Moreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:514
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel Moreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2017 as 09:36
Itadeu, vale pelo retorno.

Então, o Pedro Cury já deu um feedback positivo no outro tópico, então acho que esse aqui vai servir pra alguma coisa.

Eu não vou criar os outros tópicos se eles não forem fixados. Eu já adiantei esse aqui, mesmo faltando algumas coisas, exatamente pra galera ter um gostinho do que eu tô querendo fazer...

Eu sei que o povo não lê, e esse é um dos motivos por eu já ter criado esse aqui, que tá consideravelmente menor que o original, e com mais conteúdo.


Editado por Daniel Moreira - 24 Jun 2017 as 09:43
Voltar ao Topo
Paindinbuu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2017
junqueirópolis
Offline
Mensagens:139
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Paindinbuu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jun 2017 as 22:03
Grupo de MTB acima do Alivio tem as trocas rápidas,secas e muito precisas.

O grupo Alivio M4000 é extremamente macio e preciso, mas não passa de marcha tão rápido quanto um Deore XT por exemplo.
Voltar ao Topo
Mailsonfarma Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jun 2017
Caravelas
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mailsonfarma Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2017 as 14:54
Vou fazer uma pergunta aqui, se não estiver certo me encaminhem para um tópico mais apropriado;


estou querendo comprar uma mesa e guidão para colocar em uma bike que estou montando, e gostaria de saber qual marca e modelos vocês me indicam para pegar, principalmente a mesa, pois o guidão eu já tenho uma ideia de qual eu quero. Gostaria de saber mais ou menos tudo que se tem para saber sobre as mesas, pois eu vi umas que tem inclinação, lado positivo e negativo, enfim. Por causa dessas variantes eu ainda não sei qual pegar.
Voltar ao Topo
EduardoPenha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Ago 2019
Rondônia
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EduardoPenha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2019 as 22:24
Galera, aproveitando o post... gostaria de uma recomendação de bike até 1.000,00 que de pra usar na cidade pedalando uns 10km por dia, para se exercitar, nada demais... Achei a South Legend 2017... o que acham? Vi a RR340 mas deu 300 de frete, então gostaria de recomendações na Netshoes ou Centauro. Desde já agradeço.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X